Unknown

0 views10623 WordsCopy TextShare
Unknown
Video Transcript:
Boa noite pessoas muito obrigado por ter esperado até agora porque não erro técnico aqui com o áudio mas já está tudo resolvido vamos a nossa aula de Panorama da filosofia medieval muito boa noite e sem mais delongas vamos a ela vamos a ela que a gente vai falar hoje a gente vai falar um sou Marinho aqui o seguinte vamos fazer uma retrospectiva do que a gente já viu até agora é claro de modo bastante sucinto modo bastante sustenta a vão falar sobre Agostinho bom falar sobre boécio vamos falar sobre Anselmo de Cantuária vamos falar sobre
Tomás de Aquino vão falar sobre Guilherme oca e vamos terminar falando sobre o que que é o acidente no sentido Cristão o que que é contribuição cristã para prometi Dita e o que que é contribuição da herança católica propriamente dita só ajudar aqui a colocar o cabo da internet Então esse é o nosso itinerário hoje tá então o que a gente vai fazer e em termos de bibliografia você se você se recorda mas a bibliografia básica é esse livro aqui e se lembra desse livro O que é o ocidente o Felipe Nemo se vou falar
em português eu nem moço falar em francês Talvez seja o Nemo não tenho certeza se não for tão errado miseravelmente desde então esse é o livro é esse livro que eu tô tentando acompanhar Claro com todos os as qualidades e com todos os defeitos para a gente abordar essa questão do que é o acidente EA cada sinal de cedo como aconteceu na filosofia antiga eu tô aguardando as especificidades do que significa essa conceito de acidente Tá bom eu acho que a gente tem muito a ganhar Imagina isso cara no final do curso a gente vai
ter percorrido o livro inteiro esse livro inteiro e você vai ter uma ideia bastante bastante nítida porque essa essa noção de Ocidente que tanto falam por aí vamos YouTube volta aqui para os nossos slides guia a gente sempre faço momento Jeová rapidinho né que é assim isso aqui só bom graças às pessoas que nos apoiam e nos apoia financeiramente eu digo então eu sempre digo se você enxerga o valor o que a gente faz e Claro tá dentro das suas possibilidades econômicas os convido a sei o nosso apoiador no link do Catarse que tá aqui
tanto na descrição do vídeo quanto nos comentários para contribuir conosco você sabe que os nossos apoiadores tem direito a uma apostila semanal com cerca de dez páginas com aprofundamento do assunto tratado na aula e com indicação de bibliografia mais aprofundada então se você não tem condições econômicas não se afobe não porque a conteúdo para você também mais ainda do que no YouTube no nosso Instagram por exemplo a gente abre os nossos Stories com caixinhas de perguntas de todos os dias a gente vai tirando cada vez mais dúvidas de vocês dúvidas essas que a gente tem
se apaixonada cada vez mais não te convido aí por Instagram porque lá os Stories estão sempre abertos para você também tem no Instagram o nosso o professora Fabiana de responder em lives há dúvidas que surgem Nesta aula aqui sempre acontece aos sábados de 5 a tarde amanhã é o fechamento Desse nosso círculo que a professora Fabiana Já estou com saudade também tem o nosso telegram que é o nosso grupo onde a gente coloca dúvidas que não conseguimos responder nem nos Stories nem aqui no YouTube E aí geralmente em áudio mas também tem isso de vez
em quando você quiser têm mais acesso ainda a filosofia por favor bem conosco tem uma pesquisa que a gente sempre roda sobre o que você acha que que você gostaria de ver que no futuro se você tem uma reclamação isso aqui ajuda bastante a gente a ficar mais inteirado sobre quem é você tá bom é isso vamos a filosofia medieval a cronologia Primeiro vamos fazer uma revisão zona Vamos essa tabelinha aqui ela exprime mais ou menos mais ou menos muito mais ou menos o que que é a filosofia medieval no início é sabe uma coisa
nessa tabela só para você se inteirar ela começa ali em cima dizendo que a idade antiga Abarca a filosofia patrística a nota não sei se você se lembra mas eu que te falei o seguinte o Agostinho não é propriamente um medieval ele está situado na filosofia antiga o que acontece é que a filosofia antiga acaba no cristianismo Ah entendi o cristianismo surge no final da filosofia antiga surge no final do período helenístico de modo que os cristãos estão convivendo com os alérgicos os cristãos convivem com os helênicos a uma mistura ele se você se lembra
da hora de Agostinho aula de Agostinho mostra isso o bom é claro que não tem só o Agostinho tem muitos outros padres da igreja aqui mas eu só coloquei aqui na nossa tabelinha rochosos que nós aguardamos no curso se você quiser ter um Panorama dos filósofos que nós abordamos também quer dizer que nós não abordamos no curso no material dos apoiadores haverá um resumo inteiro assim inclusive dos filósofos que nós não abordamos de modo que você vai ter um Panorama de fato completo da filosofia medieval mesmo que aqui no vídeo a gente não tenha mencionado
esses nomes Oi e aí o completo o segundo nome com o boécio o boécio é considerado o último romano e o primeiro filósofo escolástico ele está situado ali entre 400 e 500 depois de Cristo e ele considera como o iniciador da filosofia medieval então a gente pegou uma parte da filosofia antiga com Agostinho e pegou o comecinho da idade média propriamente dita ali com boécio a filosofia patrística termina nesse nesse ponto e os anos 500 600 e 700 não há alguma produção filosófica pelo menos nessa parte da Europa significativa acontecer mencionada nos manuais com relevância
por isso que eu não coloquei nome algum aqui também vamos falar um pouco sobre esses dois só realizar a gente viu que o conceito de patrística significa o estudo da doutrina as origens dessa doutrina e suas dependências empréstimos do Meio cultural filosófico e da evolução o Zoológico dos Pais da igreja daí patrística os pais da igreja então esse período aqui ele é muito mais teológico digamos assim é muito mais teológico que propriamente filosófico porque ainda que ele se aproveite da filosofia o intuito o propósito de saída é fazer uma defesa da fé cristã que tá
ganhando terreno é o final da antiguidade começo ali da idade média quase né quase Então esse o contexto em que o Agostinho sujo quando você levou Agostinho você tem que ler numa chave que eu te dei na aula que eu quero te lembrar você é muito útil para que você se lembre eu coloquei aqui ó uma tabela com a seguinte chave de leitura a gente pode ler se quiser todos os filósofos antigos Ou pelo menos os principais bom Como que se eles tivessem buscando doutrinas da salvação lembra disso que a filosofia segundo Luc ferry pode
ser dividida em teoria tem um lado e de outro lado ética e de um terceiro lado doutrina da salvação teoria é quando você faz metafísica e epistemologia mas quando você descreve a realidade quando você tiver a capacidade do ser humano de conhecer essa realidade ética é quando você tenta investigar como é que nós nos relacionamos em comunidade e salvação salvação salvação é a tentativa de encontrar sentido da vivência humana tentativa de encontrar um sentido seja neste mundo seja no mundo que transcende este mundo então dessa perspectiva a última a gente pode ler Platão o amor
em busca do mundo inteligível que seria esse mundo da salvação por meio da episteme do conhecimento a gente exterior Stories em busca da eudaimonia da felicidade por meio da vida virtuosa e principalmente a noção de virtude dianoética você se recorda dela existem todos os agonistas os cínicos céticos dos epicuristas estóicos em busca da ataraxia como essa a versão ainda em vida cada um por um meio diferente os cínicos pelo desprezo completo As convenções os céticos pela suspensão do juízo pois e frigoríficos pelo prazer moderado e os históricos pela austeridade pela vida sem excessos se é
verdade essa chave de leitura eu tô te propondo então é possível encarar os cristãos como um todo de certo modo filosofando porque eles propuseram uma uma tese muito bem delimitadas sobre o que que é alcançar a salvação nesse sentido que para eles a salvação não é o mundo inteligível necessariamente a salvação não é da harmonia no sentido aristotélico a ataraxia no sentido helenístico mas sim a Plenitude espiritual a Plenitude espiritual no sentido de contato com Deus o contato Místico com Deus e se realiza por meio esse conceito de beatitude e a beatitude seria então comparável
a todos esses meios dos antigos todos seria esse estado em que nós chegamos quando entramos em contato com Deus A questão é dia inteiro vai partir dessa doutrina da salvação pelo menos no início pelo menos no início com base nessa chave a gente viu o Santo Agostinho principalmente com base nesse quadro alegórico aqui do Filipe de champanhe esse quadro alegórico mostra como é a concepção da teoria da iluminação Divina que a teoria que o Agostinho utiliza para explicar como é que é possível conhecimento humano ele se apropria do vocabulário filosófico de Platão o utiliza parte
do vocabulário filosófico grego e E propõe que o conhecimento é possível porque a uma iluminação de tanto quanto Místico lutando contra filosófico de Deus e preenche a mente humana com sabedoria e aqui a iluminação a Veritas lá em cima do livro sagrado ilumina a cabeça da gostinho vai e atinge o seu coração e em seguida a próxima linha imaginária da pintura é a pena que ele segura na mão direita essa pena então seria a expressão do conhecimento Augustin então é muito bem apresentado e essa figura é uma das mais famosas você se acorda dela alguns
time esse cara e a gente também Oi Gil Agostinho o que para mim é uma das maiores contribuições culturais que é parte da evolução do que nós entendemos hoje como indivíduo moderno ainda não é o indivíduo moderno é o indivíduo moderno vamos lá a palavra indivíduo eu te falei ela significa indivisível uma pessoa que é um núcleo essencial te fornece identidade fornece autonomia enfim é o que a gente é aquela noção né você é alguma coisa que só você sabe quem é essa Essência essa ideia surge na antiguidade mas era muito refinada por Augustin e
eu quero te mostrar aqui olha lá o problema são clássica do indivíduo encontro politriz na enquanto cidadão no sentido clássico depois no período helenístico ele passa a ser um cosmopolitas porque Pólis não há mais e aí ele já meio que se desterritorializa do seu da sua cidade ele passa a se ver bem mais como participante do Cosmos do que como participante de uma pós o Direito Romano agrega outro conceito que é o de Persona essa construção da individualidade contemporânea o que é o sujeito de deveres e de direitos e permanece no tempo porque a lei
assegura que ele tem é bem ir o cristianismo pessoalmente com a figura do Agostinho e sincera noção de que nós somos sobretudo não as leis que garantem os nossos direitos e deveres não a nossa relação com o Cosmos e não é nossa relação com a cidade tudo isso faz parte de nós mas somos sobretudo a relação que nós temos com Deus interna o homem é o homem interior a verdade reside dentro dessa verdade que eu falei para vocês que é tão presente no discurso de coutes hoje acho que começa com o Santo Agostinho é uma
noção agostiniana assim raiz raiz então essa contribuição maior de Santo Agostinho na minha humilde opinião na minha humilde opinião e se ele tivesse feito isso para mim já merecer o título de um demais dispensador de todos os tempos porque ele foi extremamente influente a nossa história e esse Augustinho e a gente viu também que essa concepção de tempo foi muito sistematizada por ele não foi inventada por ele porque está presente na Bíblia a Bíblia mais antiga que ele mas ele sistematizou principalmente na obra A Cidade de Deus a noção de tempo linear progressivo e portanto
a noção ou gérmen da noção de que nós progredimos nós acaba vez que o futuro chega ficamos melhores que no passado isso surge como uma noção de tempo que não é cíclica e armação do tempo antigo é cíclica mas como não são outra eu também uma herança aqui perdura até hoje a e os boessio lembro do Brasil Oeste aqui não tem sobrenome na outra menos nos manuais não é registrado sobrenome espera o nome dele era severinos mas ele não é atrelado a uma cidade assim como o gostinho é a e ponha o Anselmo é a
Cantuária O Tomás é aqui no o Edson não tem ele é o último Romano ele já está vivendo na corte de um rei Bárbaro então Rei Bárbaro é um rei que não nasceu em Roma já é portanto posterior as invasões bárbaras já tá servindo esse Rei Está fazendo a última tentativa de retomar a tradição grega ele tem o objetivo de traduzir tanto Aristóteles quanto Platão Bru latim e fazer com que eles sejam percebidos como concordando no essencial ele não consegue isso ele consegue todo dia apenas algumas obras lógicas do Aristóteles e essa a unidade meio
que a palavra determina forte mas já influencia fortemente o modo como vão filosofar depois eu não sei se você se recorda disso o Buzz você consegue traduzir só as partes da lógica aristotélica e os primeiros escolásticos Campos Quero ver os primeiros quase todos eles não posso dedicar quase que exclusivamente a parte lógica a filosofia grande medida por causa dessa impossibilidade do Oeste de não conseguir traduzir tudo é curioso tá aí o Márcio vem e tem ali algumas contribuições ele faz uma divisão da filosofia fica muito influente lembra que filosofia igual a ciência ciências só que
se desvincular da filosofia no século 19 muito perto da nossa época era dividir com base no Aristóteles em filosofia especulativa e filosofia prática e cada uma dessas ele divide em três aqui é um Os seres intelectivos Os seres inteligíveis e os seres naturais eles vivem de acordo com objetos de estudo né E ali estão o ano individual homem que social e o a cada uma dessas chefe tem o nome a que estuda os seres intelectivo Fez aqueles que são completamente forma nada de conteúdo são é a teologia EA ciência Suprema estudar deus aquela costura Os
seres inteligíveis que são seres que podem ser concebidos com separados da forma mas na realidade eles só estão acoplados na forma tipo todos os seres que nós vemos lá acaba ser desse é matéria e forma ao mesmo tempo mas se eu quiser eu posso abstrair a forma e considerar ela sozinha e ir seres naturais que ele chamou de física e ali é a parte do governo disse do Governo da República e do Governo da família e essa divisão da ciência é Oceana de Gamas assim que influencia fortemente a Idade Média a lógica também está presente
mas como um instrumento assim como tava no Aristóteles não como uma ciência esse ramifique desse tronco temos também que ele sistematiza um um campo de artes são chamadas de artes liberais que nada mais é do que o currículo básico de alguém daquela época nem que inventa Essa parada é ele que sistematiza isso aqui de certo modo já é um presente um de gregos mas ele sistema tiso e muitos posteriormente também vão dar o seu Pitaco aqui ali mas sempre se referindo ao boécio me chamou isso aqui de trivium e quadrivium vocês lembram o trivium Visa
a correta expressão do conhecimento ele ensina a dialética aqui para os medievais era a lógica ele ensina gramática e retórica ou seja dialética como pensar bem gramática como escrever bem a histórica como falar bem também ensinava o que eles chamavam de quadrivium quero conhecimento dos seres naturais a aritmética EA geometria e cada uma delas tinha uma ciência subordinada a música subordinado aritmética e astronomia hoje nada geometria Esse era o currículo básico de alguém que estudava na Idade Média quer saber essas sete coisas essas são as sete Artes liberais do sentido de aprendizados liberais tudo bem
temos também aqui o boécio traduzido só as obras lógicas do Aristóteles traduziu também uma introdução ao Porfírio melhor dizendo uma introdução do porteiro Qual filósofo um pouco anterior ao Aristóteles pobre chamada izlog quero uma água de introdução ao categorias do à distância essa tradução também foi extremamente influente na Idade Média É porque ela contém a linha um problema a gente ficou conhecendo como problema dos universais você lembra disso esse problema posteriormente todo e qualquer filósofo da Escolástica tentou responder de algum modo de algum modo que é o problema dos universais é um dos universais é
é é tripartido na verdade a primeira pergunta espécies e gêneros ou seja os universais os conceitos têm existência real ou são apenas conceitos o padrão de ver que tem Essência real mundo das formas o horário só tem diria que não eles existem na medida em que os indivíduos existem o que tem existência real eles são materiais ou imateriais se são conceitos eles existem apenas na mente ou de modo independente Esse é o problema dos universais cada um tem uma tese as teses se dividem em Realismo quando diz que o Universal existem sim e modo independente
em nominalismo quando diz que eles não existem coisa nenhuma nada mais são do que nomes nós atribuímos de modo convencional as coisas que essas sim existem e tem os Consultores diz que dizem que existem mais apenas enquanto o conceito da mente enquanto Abstrações as coisas individuais Mas o problema começa quando o boy é se chama atenção para ele na obra do poço filho o filho levanta o problema mas ele não responde o bairro vai lá e responde e como as obras de Goiás são influente todos os medievais que vão ler de algum modo respondem esse
problema e esse é o Écio e ele meio que é o último romano e o primeiro de plástico o quê Porque ele ainda fala latim porque ele tem um projeto de retorno dessa herança antiga mas ele não consegue é mesmo tempo ele é a meio que a pedra de toque de tudo aquilo que vem depois aqui já tá Idade Média propriamente dita nessa tabela que eu tô mostrando para vocês e olha só a idade média propriamente dita se divide em Escolástica primeira alta Escolástica Escolástica posterior em inúmeros filósofos/teólogos aqui ele também se recorda disso não
é e aqui tem órgãos Nossa Senhora mesma coisa e a gente viu o Anselmo de Cantuária na primeira Escolástica na auto escola e já vimos o Tomás de Aquino E na escola eu vou exterior vivemos o Guilherme de occam Eu gostei muito mais lógico tá para a gente fazer um currículo extenso de filosofia medieval Nossa demoraria mais do que o curso inteiro vai demorar demorar ele é muito mais o revisar cada um deles e qual a importância de todos eles roupa daqui você se lembra que a Escolástica se refere ao conjunto de métodos de investigação
a discussão ensino da Universidade medieval que é onde as Universidades nasceram ou seja na idade média é a forma que tradicionalmente chamamos Escolástica nada mais é do que a escola medieval que nada mais é do que a universidade na sua nascença ou no seu nascedouro então investigar Escolástica investigar o modo como se Estudava na Idade Média como é conhecer os principais métodos os gêneros textuais os gêneros de discurso gênero de debate em investigação depois que a gente fez na aula de Tomás de Aquino se você quiser revisar completamente tá lá essa aula a gente viu
aí question as questões as desputas You as disputas Gil varias vários a gente se deteve em uma quando viu o Tomás de Aquino em e antes de chegar lá eu quero lembrar para você um conceito muito importante o do Anselmo aqui você se recorda que muito ateu ficou dica de queixo caído porque é um argumento que é bem pessoazivo e sem falhas obviamente Inclusive eu acho que eu coloquei essas falhas no grupo do telegram exclusivo dos apoiadores aí se eu não coloquei me cobre vocês que estão me me vendo agora se eu não coloquei as
falhas me cobrem eu coloco que tem falha assim mas essas eu vou deixar só para os apoiadores tá Ah mas vou resumir para você como é que é aqui o argumento na base na base olha lá eu vou aguentar chamado de rácio Anselmi vocês lembram vou colocar de tudo logo aqui e ele parte de uma noção de um conceito de Deus para desse conceito concluir que Deus existe do conceito eu concluo que Deus existe então todo ateu concordaria que Deus é aquilo do comando a maior pode ser pensado mesmo que não acredite acorda bom o
que é pensado existe ao menos dentro da mente aliás tudo até o dia exatamente isso seu Deus existe apenas na sua cabeça e Crer não existe fora é maior que existe dentro Como assim existir fora é maior que existe dentro bom aquele tem existência fora da mente de alguém tem mais grau de perfeição é que quer dizer existe a maior do que o que existe apenas dentro que é presente apenas dentro no final então Delírio da mente de um maluco Portanto tem menos grau de perfeição que existe fora é mais perfeito que o desejo apenas
dentro se Deus existe apenas dentro da mente então a ver algo maior objetivo do como a maior pode ser pensado concorda ué e se você já concordou aqui que o conceito de Deus é aquilo do qual Nada Maior pode ser pensado como é que você diz que ele existe só na mente eles estão na mente ele não maior e você acabou de concordar que o que existe fora é maior é necessário que aquilo do comando melhor para você pensar desista fora da mente ao contrário do contrário não seria o que é Ou seja aquele do
Condado mas pode ser pensado portanto Deus existe não só dentro mais fora portanto Deus existe é mais ou menos esse o itinerário argumentativo que o Anselmo faz ele parte de um conceito e examinando o conceito chega à conclusão de que não há possibilidade de se o conserto e não qualquer conceito esse conceito não ter resistência não ter resistência está Esse é um dos principais argumentos da idade média e até hoje ele foi extremamente complexificado por filósofos contemporâneos é a versão complexa dele você só entende se você souber lógica modal é bem difícil é bem difícil
Nossa bom esse é um Anselmo e essa a contribuição mais forte e seguir a gente falou sobre Tomás de Aquino que é o filósofo escolástico mais digamos robusto em termos de obra em termos de influência é uma de reconhecimento a gente viu o Anselmo por via dessa obra que você se lembra é um quadro alegórico que mostra na base o Aristóteles oferecendo um ano escrito de ou Aquino pega e oferece a igreja aquela mulher sentada é alegoria da igreja e essa alegoria esta pintura mostra tanto a influência do aqui no quanto à relevância do aqui
no para igreja essa alegoria abriu a aula para gente dizer quais são as influências Joaquina e qual que era a função dele maior né CG afinal de contas é o cristianismo e depois disso a gente percorreu a Suma Teológica que é um gênero literário suma a teológica do aqui no foi uma das mais influentes nada mais é Trocando em Miúdos do Qui uma tentativa de fazer um resumo aí soma dos principais pontos os dogmas católicos mas não de modo só dispositivo E aí que tá aí é que tá e é por isso que eu insisti
tanto com vocês nessa parte do curso em dizer que aquele negócio de você dizer que medieval só é dogmático que nunca argumenta que que só quer implantar a sua fé em relação às outras e papo é mentira isso o existiu a inquisição obra que existiu existiu fundamentalismo de Claro claro Mas isso não é um fenômeno digamos assim e Deva se sobrepor a o esforço desses filósofos que foi extremamente argumentativo porque senão você vai também ter que reconhecer que a nossa época democrática ouvi pessoas e a pessoa e fundamentalistas e nem posições temos que agíssemos e
a principal característica da Nossa essa houve muito debate agora que você vai tirar restrita ao círculo acadêmico afinal de contas o o sabendo não era democratizado na época era elitista dentro dessa Elite ouviu bastante debate Inclusive a gente perguntou na nos comentários se na mesma época houve quem enfrentasse o Tomás de Aquino claro que houve óbvio que houve se você só perguntou isso porque você não precisa nem só na aula porque eu falei para você que a dinâmica própria da Universidade era justamente e os professores colocarem suas teses um sessões em que eles eram questionados
em excesso assim que eles eram questionados eles não publicar um livro do nada disso publicar um livro e depois de um trabalho que fazia parte do trabalho esse que que era dividido em partes nas quais o argumento era assim incontornável você tinha que argumentar então Joilson aqui é a estrutura das uma ela sempre começa com o tema ficou mais com o Ultron quem latim produzido significam se se a existência de Deus Pode ser demonstrado aí depois ele reconhecia ali o que algumas autoridades defendiam é o vidros é o parece parece que a existência de Deus
não pode ser demonstrada o que segundo fulano de tal E aí ele mostrar para quem era contra essa tarde seja contra mas em contrário E aí ele respondia e isso é argumento assim raiz raiz tem pessoas que pensam assim agora eu vou dar minha opinião talvez eu concordo com essa talvez Concorde com aquela mas independentemente de quem for objeto na minha concordância e eu vou dizer porque eu concordo eu não vou dizer quem tá certo tem algo metade aí que tá beleza da coisa e acabava contra-argumentando a pessoa da qual discordava e assim isso faz
muita falta no nosso procedimento filosófico atual e ele fazia e era medieval e em seguida a gente viu os 5 dias para a existência de Deus que é um argumento contido nas uma teológico aumentou esse bem diferente do Anselmo você se recorda porque tem umas é uma parte de um conceito você é um parte de um conceito desse conceito de deriva a existência de Deus o aqui no não ele parte da observação do mundo a observação empírica do mundo e tenta fundamentá-la essa observação empírica com uma teoria que segundo ele leva a crença em Deus
que o mundo se movimenta E se o mundo é regido por uma cadeia causal é a primeira e segunda via então ou essa esse movimento regride ao infinito ou essa causa essa cadeia causal região Infinito ou tem uma causa que não é causada ou tem um movimento movimento assim ser movimentada importante para não regrediu infinito existe uma entidade que movimento assim ser movimentada e causa ser causada essa entidade a Deus segundo ele e ele também recorre a vida o possível e o necessário ou seja as coisas são possíveis todas elas e ser possível significa que
a causa da possibilidade não está na coisa nela mesmo está fora todos nós aqui somos seres possíveis porque porque nós vamos causamos temos causou foi outra outro ser que não somos nós olha mas se só houvesse seres cuja causa não está neles mesmos né então será possível que eles nunca tivessem existido é mas existem portanto é preciso admitir a possibilidade de pelo menos um ser que não é somente possível mas que é necessário você já cuja causa está nele mesmo e não fora dele esse seria Deus a quarta via é degraus dos e que nada
mais é do que você dizer Esse a os intermediários os mais ou menos fez os mais ou menos inteligente os mais ou menos sábios e por aí vai é porque se eu sei que uma pessoa mais ou menos é porque eu tô tomando como parâmetro o máximo máximo olha se não houvesse o máximo eu não teria o critério para dizer qual que é o menos esse máximo Então seria o máximo a mente perfeito portanto Deus Esse é o último é a vida da causa final a dia da casa final é um conceito aristotélico que diz
que as coisas que existem se dirige a uma finalidade por exemplo ser humano se dirige a felicidade por exemplo com a gente abandonar As coisas elas se dirigem ao Centro da Terra as coisas que a intencionalidade tendo elas consciência ou não a hora a nossa intencionalidade explicada pela nossa razão mas a intencionalidade do mundo não é explicada por outra coisa senão uma causa final subsistia tudo que existe importantes essa causa é Deus essas vias como vocês podem ver todas as partes na observação e tentamos teorizar a observação chegando uma noção A Divina é assim que
o Tomás de Aquino prefere conduzir a Deus esse é o tomate esse automático mas nós acabamos a idade média com esta figura econô plástica se você não sabe o que é um iconoclasta é alguém que não aceita a ideia de que nós adoramos imagens e com nosso é uma imagem é um e colocou esse é um cara que destrói imagens aqui ó cão iconoclasta e sentido porque ele vai destruir algumas imagens que nós idolatra vamos lá e nós fazemos o curso inteiro idolatrando o Tomás de Aquino Santo Agostinho Anselmo eu fiz questão de exaltados você
sabe se você me acompanha eu não sou religioso que eu não acredito em Deus que eu sequer sou batizado não sei se já tinha contado para você não sou nada disso eu não é que eu me tornei ateu é que eu sempre fui é que eu nunca eu não sei nem o que é ser religioso Eu nunca fui religioso mas enquanto Professor eu penso que é um de fé de ofício meu de verdade apresentar as ideias e pensamentos dos filósofos da melhor forma possível e eu tenho até um prazer de ser o meio que O
Advogado do Diabo sabe como é que tá todo mundo querendo meter pau no final isso aí que o anime mesmo de defender ele eu fiquei tão de defender todos esses caras mas para seguir a mesma regra quando veio ao canal também o defende bom então vocês o que que aconteceu com o país foram os vidros que ele derrubou o a quem tem uma noção nome na lista em relação ao problema dos universais eu defendo que ele tem uma noção conceito horista na verdade mas ele entrou para os manuais como sendo o nome na lista que
ele diz que os universais os conceitos as espécies dos gêneros ou homem o gato E essas consciente mas Gerais eles não são existentes eles não existem como dizer o Platão e Como dizia Aristóteles de certo modo né não existe fora da nossa concepção intelectual a gente conhece as coisas via conceitos mas os conceitos não tem existência fora do nosso modo de conhecer e São simplesmente formas verbais por meio das quais a mente humana estabelece uma série de relações exclusiva dimensão lógica lógica é porque a gente pensa desse modo de modo conceitual que os conceitos existem
mas não existem existência fora da mente humana ele também tem um conceito ótimo que vocês adoraram conceito da Navalha de occam vocês levantar navalha de occam navalha de occam diz o seguinte não se devem multiplicar os dentes se não for necessário você lembra o que eu falei né a navalha de occam não foi algo que ele disse exatamente Tá mas é algo que se depreende de algumas outras frases ele aí sim disse só que tem vários é feito de filósofos que se encontra uma mesma categoria né É só sei que nada sei' Sócrates nunca disse
isso é os fins justificam os meios o Maquiavel nunca disse Exatamente Essa frase amor platônico para tomar um defendia esse amor enfim a parede oca não foi dita exatamente coloco mais capital do Espírito dele e aí o pessoal Prefeito é não se deve multiplicar os dentes se não for necessário ou seja se você quer ter o avisar sobre alguma coisa conto - entidades a sua teoria supor mais próximo ela tá da Verdade isso também era conhecido como princípio da economia da Razão ou princípio da parcimônia Ou seja você quer explicar alguma coisa quanto menos entidade
de você supor que existem melhor e agora a gente confundiu isso quando eu fui fazer a Live com a Fabi lá no sábado passado com o fato de com quatro não né com a ideia de rock em defender uma espécie de simplismo na espécie de aversão a qualquer complexidade não se trata disso não se trata disso não aversão a qualquer complexidade é uma versão a criação de entidades tem muito mais ver com um tô longe do que com complexidade ou se você precisa para explicar o funcionamento do universo do Cosmos recorrer a as cinco deuses
e tem um dado origem ao Cosmos e tem uma teoria que dá conta da explicação recorrendo a um Deus apenas é um segundo a navalha de occam é muito mais provável que a que recorre a um Deus apenas seja verdadeira e não a que recorre a 5 se elas explicam igualmente essa ressalva não se você quer ficar um fato da realidade esse fato precisa de um Há muitos conceitos multi conceitos para poder fazer sentido e existe uma teoria alternativa explica a mesma realidade com base em - conceitos a provavelmente diria navalha aqui tem menos conceitos
e mais verdadeira é isso que ela diz naquela é conta a complexidade ela é contra a a invenção de conceitos é preciso prestar atenção então é mais início mais início eu queria que você compreendesse então e aí primeiro a idade média muito mais complexo do que você pensava Oi e a partir de agora eu quero te falar um pouco sobre a herança grega grega não a herança medieval porque respeito a Quem Somos Nós os ocidentais segundo esta pessoa aqui o Felipe Nemo o que é o ocidente e de fazer uma ressalva eu quero que quer
dar um salve aqui para o meu amigo Pedro O Pedro fez mestrado com a Evelyn e ele pesquisou levinas que é um filósofo contemporâneo o olivinas ele tem uma noção bastante influenciada pelo judaísmo para o cristianismo ela Bíblia em suma eu e o Felipe mesmo lá pelas tantas fita esse cara é só que eu fui perguntar do Pedro se a situação era correta você fazer sentido mesmo se ele estava interpretando livre nade de modo correto e eu quero compartilhar uma coisa com vocês que não fazem filosofia principalmente vocês Abrir vocês vão saber uma dessas nuances
né Toda vez que um livro se propõe a falar de um tema tão amplo como esse de modo tão pequeno com isso aqui se você não acha que você quer pequeno acostume-se é pequeno isso aqui e tem uma consequência é coisas não saem pôneis Qual é a consequência adivinha qual que é a consequência a consequência meus amigos é que o texto não vai sair aprofundado não vai sair aprofundada ele vai sair de modo digamos assim panorâmico agora da palavra Panorama ainda usei essa manta falar com você outras vezes é a seguinte e eu gosto mas
é um outro pessoal meu de tratar Filosofia de modo panorâmico e não de modo específico e eu gosto não é que é o mais certo para fazer é o que eu gosto e que significa isso significa o seguinte significa aqui em vez de me especializar no que o Platão disse no banquete na linha tal na página tal existe essa especialização eu gosto de olhar para história humana e tentar identificar padrões Gerais é o que o Nemo faz falta só que como ele vai falar de falar as coisas específicos tem uma consequência ele ele utiliza o
filósofo específico pra dizer o que ele quer o que ele Felipe quer e não que o próximo quer entende nesse sentido o Felipe Nemo é muito mais cheiroso foram que Historiador muito mais me dá um pode ser que pode ser que eu fale aqui alguma coisa que tem a ver com que o mesmo eu pensava mas não tem a ver necessariamente com o que na real o texto do filósofo que ele cita o da Bíblia que não ser que queira dizer dessa vez eu quero que você entenda essa chave porque isso faz com que você
entenda melhor os textos que você lê e as pessoas que você escuta bastante na internet controlada internet lista essa distinção essa escolha e economia a gente chama isso de trade-off trade-off eu vou falar disso trade-off negócio é uma escolha que você faz que implica necessariamente em uma perda implica uma perda não numa implica uma perda ou seja se você tá misto se você escolher Olha só que coisa se você escolher o está me assistindo aqui agora programa de Faustão aqui exatamente as 6:56 bicho o que você escolheu significa que você necessariamente está perdendo outra coisa
nem que seja dormir nem que seja assistir à Netflix em que seja beber cerveja com seus amigos e agora você fica me vendo outro horário em outro dia tudo bem mas se aplica você mesmo eu estou gravando esse no dia quatro do Norte de 2020 é você que tá me vendo no futuro você também escolheu não fazer uma coisa para estar aqui isso é um troço é escolher uma coisa né somente perdendo o outro a vida é assim e esse livro assim eu quero fazer uma ressalva porque eu fiquei muito abalado com o que o
Pedro me falou em termos académicos e agradecido ao mesmo tempo porque não abre os olhos então tem esse mente tá pense em mente a defendendo desde que você lê você não deve esperar dele e especificidade mas sim Panorama assim para não perder o texto você não deve exigir dele Panorama mas sem especificidade tá bom é o caso que vamos lá que que o filho de Neymar fala sobre o que é ocidente do sentido de O que é a herança Cristã propriamente e aqui é curiosismo por quê se você você que é Progressista Progressista vai gostar
vai gostar olha a ideia do Felipe aqui E aí a nossa questão E aí começa um a inserção DIU que ele chama de moral da compaixão e que a moral da compaixão Bom dia moral da compaixão moral da compaixão segundo o Filipe Nemo é a moral que tenta Inserir a noção e o sofrimento não é normal o que diabo é isso Vita de hábeis Como assim sofrendo normal eu sei que sofrendo uma ovos o sofrimento não é normal sofrer ruim então nem sempre foi também sempre foi a mesma concepção antiga desde uma perspectiva antiga não
é não é algo que se Deva ligar ou se preocupar sofrer sofrer faz parte da vida portanto não é não é motivo de especulação reflexão faz parte do vidro É sim certa noção segundo levou a emoção de que o sofrimento deve ser evitado que é um senso comum hoje é o cristianismo através da Moral da compaixão através da Moral da compaixão armação de que o sofrimento não é dado e que ele precisa ser evitado e que portanto achamos que nos importar com ele seja conosco seja com próximo uma nação Cristã segundo filho né mor outra
nação Cristã nós herdamos é a moral da Misericórdia EA moral da Misericórdia a moral da Misericórdia seguinte e ao contrário da noção de Justiça clássica que ou é uma coisa por outra coisa passa um de igualdade né Se nós queremos fazer um contrato o justo é que você me dê um elemento que equivale ao elemento que eu vou te dar nessa mansão de Justiça clássica de igualdade ou tem uma junção uma noção de Justiça comutativa que é uma justiça que não é um para um mas mais ainda assim na justiça proporcional artista proporcional ou seja
às vezes para você fazer justiça não basta você dar uma maçã para cada um assim às vezes você tem cinco pessoas e você tem cinco maçãs mas nem todos os 5 pessoas estão com fome igual às vezes às vezes uma dela e já comeu e portanto não tem fome e às vezes uma delas das outras cinco não come há três dias portanto é justo nesse sentido proporcional você não da maçã o telefone idade duas maçãs para quem não comeu tens nesse caso você está tratando de modo diferente mas esse diferente é para aumentar a proporcionalidade
em vista de uma variável e estaria na ação no evento amar Justiça proporcional proporcionar o comutativa Essas são Justiça as clássicas que já estão presentes na de esportes e aqui a noção de moral da Misericórdia insere um novo conceito de Justiça é isso muito muito muito curioso porque você quer diz que ainda vai se identificar a instalação de Misericórdia enquanto competidor das Nações clássicas de Justiça noção de Misericórdia nesse sentido competindo com a justiça é a seguinte é que não importa não importa o dano que a pessoa tenha me causado não importa o que ela
esteja me pedindo se eu aceito misericórdia eu concedo a ela tanto que ela metade quanto o perdão independentemente do que ela tenha me causado isso misericórdia e portanto a misericórdia não segue a igualdade clássica nem a proporcional segundo a misericórdia é por definição desproporcional o que ela não olha para conceder e o que fez o outro ela simplesmente identifica que é um valor um CD A o perdão seja o senhor o que for ele tiver pedindo porque ele ele merece e porque é um valor Cristão que você conceda e esse valor da Misericórdia combate com
a justiça mas por exemplo segundo memória ele insere ele insere na mentalidade ocidental a noção de que as injustiças e as injustiças tem que ser reparados como assim Justiça tem que ser reparada é que eu tenho que alimentar os pobres eu tenho que tirar eles da condição de miséria independente deles merecerem ou não eu tenho que cuidar de pessoas estranhas independente delas merecerem ou não amassam de justiça social abstrata que a gente tem hoje deriva a noção de Misericórdia segundo o Nemo o som de justiça social não é óbvia para todo mundo você sabe disso
se alguém que está me observando vai pensar se não vai escrever no comentário o Vitor esse negócio de tratar bem todo mundo mesmo que eu não conheço não é minha não tá então porque você não é misericordioso funcionar misericordioso se você só liga para sua família e para sua tribo você não é misericordioso o misericordioso Liga para qualquer um essa pessoa merecendo ou não e essa pessoa merecendo não quem é quem sabe O Bom Samaritano bom samaritano o cara que ajuda o outro todo mundo passa pelo cara que está sentado tomando posso colocar que o
acidentado nem ajuda só uma ajuda é esse que ajuda me ajuda por quê se ele conhecia o cara que tava precisando de ajuda não é por isso porque filho é misericordioso e por isso não interessa quem vai ajudar a internet aqui hoje alguém ajudar esse uma nação Cristã é semana são Cristã e Jeremy promoção de justiça social é se você não tem misericórdia você você acha que todo o banheiro tem que morrer por exemplo na b****** aí não começa um creme morre Então isso é o contrário da Misericórdia a boca misericórdia conseguirá mesmo que a
pessoa não mereço era igual eu não igual um anjo é né é difícil né a gente fez nem todo Cristão tem misericórdia nesse sentido para você você sabe o que eu tô falando Ah tá bom E essas noções elas dão ensejo ao surgimento de dois 10 milenarismo e messianismo milenarismo e messianismo as duas não querem dizer a mesma coisa mas elas elas na Essência se relacionam e que é o milenarismo aqui que é o messianismo e o messianismo é a crença de que o Messias virá por judeus ele ainda não veio para os cristãos em
veio foi Jesus a câncer que o Messias virá Esse é o messianismo e virar e nos redimir a todos e salvar a todos portanto a o messianismo e milenarismo tem a ideia de que se alguém virá para nos salvar é a ideia de que alguém virá para nos salvar e instaurar o reino da Justiça O Reino que as coisas serão melhores e portanto fornece a ideia que não existia em regra no mundo antigo de que é possível que as coisas melhorem e que situações ideais sejam instaurados você consegue compreender que eu tô falando a noção
de que alguém virá nos salvar serão salvar neste mundo ainda neste mundo e não só quando morremos e vamos herdar o reino dos céus neste mundo essa noção é inserida pelo pelo judeus e cristãos e a informação de que alguém querendo salvar e que portanto a salvação ainda presente aqui nesse mundo o último faz é juntar essa noção um a outra noção já dessa vez lycra secularizado ou seja não religiosa eu tô pia olha só que interessante a noção de Utopia que nasceu para ficar aqui o Thomas Morus essa noção o segundo Felipe Nemo é
uma noção tributária estão vendo aí o que você ficou meio esquisito agora não é uma noção tributária melhor agora não não ficou melhor agora né a diminuir o que é o médico achou melhor não tá perfeito mas tudo bem Oi gente aqui pronto é uma noção tributária da noção de que algo sobrenatural quase Sobrenatural ou algo ideal melhor dizendo pode ser realizado neste mundo pode ser realizado neste mundo a rodovia é a noção de que segundo o Nemo tá segundo namorou é a noção de que o Salvador pode vir nos redimir e que é possível
que esse mundo seja muito maior do que ele é é só que é a promoção sem a ideia de Salvador a 100 ml Salvador Sobrenatural essa massa de Utopia e segundo memória ela só é possível porque o cristianismo insere primeiro o milenarismo e o messianismo primeiro na medida em que você acredita que o mundo pode ser muito melhor do que ele ia o que significa que você é sim influenciado pelo cristianismo essa ideia do Nemo essa ideia não Então ele continua ele continua ele fala assim essa é uma situação dele olha lá a essa tentativa
ilustrada inicialmente pela Utopia de Thomas more encontra-se em quase todos os grandes ideais políticos da Europa era moderna e contemporânea tendo sido secularizados serve de fundamento regularizada retirada do âmbito estritamente religioso serve de fundamento a fé no progresso E na possibilidade de construir pela ciência e pelo desenvolvimento econômico um mundo mais suportável um mundo mais importante que você se identifica com essa premissa e que é possível construir um mundo melhor segundo Felipe Nemo você é Sim estão de certo modo O que é Ser Cristão certo modo que quem inaugurou essa possibilidade de pensamento foi o
cristianismo é muito curioso lá uma curioso e aqui de novo né eu me identifico com isso eu sou ateu seja reconhecer a minha raiz Cristã não implica acreditar em Deus significa reconhecer minha raiz que está é isso enquanto ser que nasceu uma cultura Cristã Que hora que é o seguinte e o Nemo identifica duas tendências advém do milenarismo os tendencios bom e que passam pela Utopia uma tendência mais pacífica politicamente falando em uma tendência mais violenta praticamente forma em termos de ideologia política e eu eu não eu não consegui encontrar a imagem melhor para ilustrar
essas duas tendências uma pacífica e uma violenta que este quadro Este quadro quando eu génio de vaco a a liberdade guiando o povo a liberdade guiando o povo eu quero que você observa ele na íntegra Olha só na íntegra aqui ele geralmente é utilizado para para ilustrar as democracias liberais o início das democracias liberais tá uma das revoltas que deram início ao que hoje conhecemos como democracias contemporâneas a parte mais digamos assim a pacífica do nosso ideário de tentativas de implantar um mundo melhor certo quase o que se você pegar o quadro na íntegra você
vai ver e a parte debaixo dele se você já percebeu é extremamente violenta deixa percebido isso é mas é o outro viagem da mesma faceta segundo filho comemora esse ímpeto por tornar o mundo melhor você pode tornar o mundo melhor virar revoluções e se você entende o conceito mesmo de revolução você entende que a violência entre seca qualquer revolução porque ela Obrigatoriamente elimina opositores mas existe revolução tem uma mudança brusca e portanto perdas de vidas incluir ó e aqui aos pés da liberdade para a que custo ela se levanta cadáveres sempre assim ó esse seria
o aspecto mais violência evolucionário do utopismo é que seria o aspecto mais bonitinho democrático produz tendências que existem até hoje e que segundo Felipe né mor são influenciadas completamente pelo utopismo que deriva do messianismo o e portanto sim herdeiros somos todos cristianismo de certo modo bastante curioso isso bastante curiosis essa seria portanto Nossa herança política essa seria portanto a nossa herança política derivada dessas ideias cristãs que tomaram conta do ideário ocidental agora tem uma herança propriamente católica católica você já a Igreja Católica lá pelas tantas no início da idade média e não início da idade
média mas ali por volta do ano 1.000 empreendeu empreendeu uma revolução aos mal dos católicos nós conhecemos por dois nomes revolução gregoriana e o outro revolução papal simplesmente porque entende-se que o Gregório é o papel Gregório 7 iniciou mas ela foi conduzida por muitos outros Papas e muitos outros clérigos e muitos outros sacerdotes não só por ele tem uma revolução papal dar Standard inteira que que ela fez essa revolução é que eu te chamo para slide essa Revolução Por volta do ano 1.000 decidiu aqui a igreja teria a plenitude do poder tanto para decidir quem
que era Bispo Padre onde para decidir Quem era Rei é mas nunca foi nem sempre foi assim na Idade Média não não não tinha um conceito chamado cesaropapismo e o César o papismo tô Trocando em Miúdos os historiadores que me perdoem Trocando em Miúdos era a possibilidade de os reis e imperadores escolherem não só e não só o espadas mas também os bispos mas também os clérigos locais portanto havia uma relação intrínseca entre estado e igreja e mandava mais o estado que a igreja e isso resultou lá para instante sem condições venda de relíquias em
troca de lugar no céu é promiscuidade sexual significa opções corrupções e numa Por volta do ano 1.000 Surgiu uma reação da própria Igreja Católica Contra esse estado de coisas vindo por imposição o Papa seria um único que poderia nomear os bispos é dessa época Bispo de Pati é dessa época que surja a doutrina do celibatário Ou seja que os padres e claro que os em geral não podem casar nem fazer relações sexuais que mantêm relações sexuais isso já que a doutrina da infalibilidade papal na tudo que o Papa diz não pode ser contestado tem que
ser tomado como verdadeiro E é assim que começa assim começa a revolução papal Mas as consequências que o vitimou enumera e são que são se fazem sentir ainda hoje assim e é sobre ela que eu quero falar o que falar sobre elas segundo mesmo é falar sobre a própria possibilidade da gente hoje estudar direito e estudar filosofia e o Felipe Nemo não sei se você já percebeu Ele defende fortemente o cristianismo depende fortemente cristianismo ir para ele assim a gente só estuda direito romano e filosofia grega por por causa dos cristãos por causa dessa reforma
que começa aqui essa tentativa de implantar o poder da igreja aí ele fala assim e quando essa reforma começou a aparecer só nisso que ser interessante essa reforma começou o que reinava na igreja até então era uma noção agostiniana Olha só agostiniana derivado do algustin portanto de ação humana na terra nesse mundo pouco valia pouco valia essa reforma vem para mudar com essa concepção mas olha o que que o Nemo fala da nossa são agostiniana e para assim segundo Agostinho na segunda essa teologia agostiniana pré-revolução para pau é verdade que pela graça de Deus pode
salvar o homem E no entanto ninguém sabe quem será salvo e quem não será Oi e o homem nada pode fazer para mudar esse decreto eterno se deus condena nenhuma boa é são poderá salvar do mesmo modo que uma soma não pode impedir que Deus Alf a raça humana não tem nenhum valor segundo essa teologia agostiniana e interpretada por este cara que segundo ele isso aqui era uma mentalidade na Idade Média inicial de clausura e misticismo de irracionalidade segundo ele tá segundo ele e fazer com que a igreja Não tomasse a iniciativa de implantar o
reino dos céus aqui e para que isso tudo muda tudo muda um Anselmo olha só que curioso a gente não viu isso no Ancelmo na aula porque é mais religioso do que trófico mas a teologia Anselmi Ana olha só que doida isso ela vai frontalmente contra a teologia agostiniana na visão do Nemo porque ela diz o seguinte ela diz o seguinte olha lá a pronunciar uma salvação humana Deixa de ser uma simples perspectiva Oi para o gostinho a salvação só depende de Deus o homem não pode fazer nada para que Deus salve e a graça
de Deus já foi dada segundo Ancelmo Como assim quando Deus escolheu morrer por nós na cruz ali ele já nos salvou a comunidade está salva desde já pelo sacrifício de Cristo segundo Ancelmo se o pecado se o pecado original foi integralmente resgatado a cada homem só resta a cada homens o resto é resgatar os pecados atuais cometidos durante a sua própria vida entre os quais ele é individualmente responsável qualquer ação humana apesar de infinita conta por balanço bota que aqui ação humana pós passo volta a ser valorizado Como assim volta a ser valorizado é porque
antes a concepção Cristã segundo o Nemo sempre era de que se a graça só pode ser concedida por Deus e portanto ninguém controla Deus então ninguém controlar graça então não importa o que você faz na verdade Deus escolhe quem salvar e pronto acabou se não tem contestar ele quem escolhe e nesse sentido a ação humana que fica desvalorizada o Ruan Selmo ele senão a gente vai passar um toque Norte Deus nos salvou do pecado original e agora os seus pecados em vida é você quem salva o tanto meu amigo cuide para Que sua vida seja
o mais reta possível porque isso é sua responsabilidade e se você tem que fazer é isso aliado outro fato é curioso para caramba e é lá pelo ano mil papiloma mil segundo os milenares estas lembra do messianismo e milenarismo Deus voltaria Jesus voltaria é só que não voltou né não voltou é muito acreditavam que logo depois que Jesus morreu ali por volta do ano zero quer quando a gente começa a contar ele também volta ali ele não voltou até hoje Tem gente esperando ele voltar ele não volta mais uma tese que e sobreviveu bem gelada
essa aqui hoje muita gente acredita ainda é a de que Jesus não volta porque o mundo é iníquo o mundo é indigno de sua presença por isso que ele não volta portanto portanto cabe aos cristãos do donário mundo Digno e equânime para que Jesus Então se sinta à vontade de fazer aqui sua morada com essa concepção segundo o mesmo é basilar para que a Revolução papal aconteça porque a igreja tome as rédeas de novo e agora tomando hoje é dia de novo motivada movimentada por essa mentalidade de fazer de novo até a ser digna de
Jesus paixão que ela de novo eu volte a identificar valor na ação humana valor nessa humano você pode quanto essa missão do homem é preparar o terreno para que Jesus volte e isso faz comque várias modificações aconteça e o Nemo chega a a ao exagero segundo eu penso e dizer que por exemplo as Universidades são inventadas por causa disso o Direito Romano sua inventado por causa disso porque a igreja como ela precisa legitimar as suas ações para vai empreender pesquisas para fazer novos códigos e esses novos códigos vamos esperar no Direito Romano que estava muito
tempo esquecido e volta a ser enfim é tematizado traduzir tava tudo não ficar latim mas utilizado a filosofia grega ganha novo ímpeto porque inclusive à disposição espiritual por pesquisa volta para fundamentar a fé cristã daí a explicação da escola a dica é do interesse renovado pelos escritos de Aristóteles daí a fundação das Universidades porque se eu preciso estudar o Direito Romano eu preciso criar a faculdade de direito e de fato a primeira só cuidar de que é fundar o direito que a Universidade de Bolonha na lá na universidade de Bolonha depois vem toda a implantação
do currículo das Artes liberais do trivium e do quadrivium vem as outras faculdades e se instaura todo um currículo para Claro a gente na igreja mas que serve de molde para todos os estados que eu vou Renascer no final da idade média Inclusive a própria organização da idade da igreja na sua legislação segundo Memory serve de inspiração para os estados que começam a nascer importante turnê Mou e a igreja é a grande responsável no fundo no fundo o número do renascimento que houve depois da modernidade entendi porque tudo aconteceu nessa revolução papal e a gente
tem a herança que tem tanto dos antigos conta dos Romanos dos antigos gregos quando os antigos romanos aí ele falou lá pelas tantas o seguinte olha essa situação aqui e se no mundo ocidental se no mundo ocidental havia de um aperfeiçoamento Pacífico e progressivo na sociedade pela ciência e pelo direito entendeu a prevalecer sobre a via milenar está violenta e considerar apenas a vingança EA destruição os ocidentais o devem a escolha inspirada pelos homens da revolução papal de recolher a integralidade da herança da razão e razão e equilíbrio da antiguidade greco-romana unimor e faz um
lanchinho alma estava e fácil acho que ele faz sinceramente acho que ele faz mas o fato aqui depois da revolução papal as coisas começaram a acontecer em termos de conhecimento que temos de resgate da cultura antiga e não haveria renascimento nem modernidade ciência Resgate e emergência em Resgate ele faz isso ser tributário ser tributário da revolução papal imagem quem sabe as imagens que que Cristo que você vai nas igrejas como sofredor um sofredor lembra que na aula de Santo Agostinho falei que não é para o seu rosto não era assim as imagens de Cristo não
é um predominantemente essas de Sofrimento segundo o Nemo depois da revolução papal é que começou esse negócio de recortar Cristo sofrendo qualquer um intuito consegue imaginar e o intuito orar real retratar Cristo como alguém humano sofre e passa pelos aparecimentos que nós passamos o intuito era incentivar os seres humanos normais a empreender uma vida Santa a hora se o retrato Jesus como inalcançável eu desincentivo as pessoas A seguirem o exemplo de Jesus a paz que se o retrato como um ser humano que sofre eu me incentivo as pessoas a se identificarem com ele e portanto
A seguirem o seu exemplo é daí que deriva a noção de que eu preciso mostrar sim o sofrimento de Deus é para as pessoas percebendo que ele sim se tornou homem e que é sim possível seguir o seu caminho curioso isso curiosos suja que segundo filho Nemo nessa época e de modos que de modos que e aqui fechamos o nosso ciclo aqui fechamos nosso círculo vamos Agostinho e boécio na Patrícia inicial e na Escolástica Gomes Anselmo Ramos Tomás estudamos Guilherme de occam e agora fechamos a aula com o que é o ocidente na contribuição Cristã
primeiro a contribuição Cristã informa de certo certo modo bastante predominante as nossas tendências políticas se nós acreditamos na implantação de Um Mundo Melhor ou seja essa implantação revolucionária seja sem plantação via democracia liberal e e e a Igreja Católica e ao contrário do que a gente poderia pensar segundo o mesmo e já inicie o movimento de retomada da ciência do direito Sem o qual a modernidade sería impensável portanto nós devemos muito a cristão E aí as pessoas Espero que este ciclo de filosofia medieval tem ácido para vocês proveitoso issimo se vocês se sentiram acrescentados aquele
sentados por essas informações todas que a gente passou aqui só esse tipo de filosofia medieval e eu não sei se vocês perceberam nós estamos na metade do nosso curso que terá 30 aulas esse curso de história da filosofia temas e se sentiram é preenchidos em termos de conhecimento eu os convido eu hoje convido a se nosso apoiador ser nossos apoiadores né eu Convido você a nossa corredor o Catarse é a plataforma que nós usamos para que nós recebemos os nossos apoios à Só lembrando se você vem valor no que nós fazemos e tem condições econômicas
se você não tiver tá tudo certo você pode ainda nos acessar pelo Instagram eu te lembro que aqui a gente abrir Store e diz que me perguntas que vocês podem nos mandar a gente responde o senhor do sábado tem um encontro com a Fabi que vai encerrar amanhã o ciclo com ela eu estou uma até surpresa Quem vai ser a próxima quem vai ser o próximo mas Haverá e amanhã a gente vai entrar 5:00 da tarde no nosso Instagram uma live respondendo a dúvidas desta aula e nos despedindo também tudo certo e é isso pessoas
eu agradeço demais vocês também ficaram aqui peço desculpas pelo pela parte técnica do início e vamos ficando por aqui muito obrigado mesmo
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com