O Grande Problema do Indivíduo moderno - Carl Jung

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A Psique
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o homem moderno em busca de uma alma foi publicado em 1933 e é uma introdução abrangente ao pensamento de kau Jung Enquanto alguns rejeitam a religião completamente e buscam na ciência uma nova era da razão outros esperam por um renascimento espiritual O livro é composto por 11 ensaios a primeira parte aborda A análise dos Sonhos em sua aplicação prática os problemas e objetivos da psicoterapia moderna e também a teoria dos tipos psicológicos de Jung a parte do meio trata das crenças de Jung sobre as fases da vida e o homem arcaico Ele também examina as
diferenças entre suas teorias e as de Sigmund Freud nos últimos ensaios Jung discute psicologia e literatura os postulados básicos da psicologia analítica bem como o problema espiritual do homem moderno comparando psicoterapeutas e clérigos começando com o primeiro ensaio Jung fala sobre os sonhos como fatos para diagnóstico quase metade de nossas vidas é passada no reino noturno da psiquê E os sonhos nos dão insights inestimáveis sobre nossa vida interior e personalidade oculta enquanto permanecerem desconhecidos Eles perturbam nossa vida desperta deve haver uma assimilação consciente dos conteúdos inconscientes acabando com a dissociação da personalidade e a ansiedade
que inspira a separação dos dois reinos da psiquê consciência e o inconsciente levando um passo mais perto da individuação ou autorrealização para isso é necessário manter um registro cuidadoso dos próprios sonhos bem como das interpretações desses sonhos focando nas imagens e padrões dos sonhos enquanto se renunciam todas as opiniões preconcebidas Hung Chama sua abordagem de psicologia analítica inspirada tanto por Freud o fundador da psicanálise queem Iza o princípio do Prazer quanto pela psicologia individual de Adler que enfatiza a vontade de poder surgida de um senso de inferioridade a psicologia analítica de Jung é baseada em
quatro estágios confissão explicação educação e transformação a ideia do pecado abriu caminho para o surgimento de repressões por isso é necessário passar por uma Catarse ou limpeza a etapa de explicação restaura os conteúdos inconscientes à consciência enquanto a etapa de educação é a adaptação social o último estágio o da transformação Depende de dois tipos de pessoas aquelas que são malsucedidas e se esforçam para ser normais e aquelas que são normais e se esforçam para levar uma vida anormal o que liberta um é para outro uma prisão Jung se interessava por psicologia primitiva mitologia arqueologia e
religião comparativa dando origem à sua ideia de arquétipos que pertencem ao que ele chamou de inconsciente coletivo essas imagens primordiais foram gravadas no homem desde tempos imemoriais e constituem a base da psiquê humana a sabedoria é uma redescoberta desses arquétipos o homem acredita que cria ideias mas na realidade elas o criam em sua teoria psicológica dos tipos Jung menciona dois de seus termos mais famosos extroversão e introversão intimamente relacionados às ideias de pensamento sentimento sensação e intuição ele também fala sobre sua ideia de complexos esses têm uma certa autonomia em nossa psiquê e influenciam nossas
intenções conscientes embora surjam de conflitos permitem-nos Abrir novas possibilidades de realização o primeiro complexo que se tem é o complexo parental ou O que Freud chama de complexo de Édipo pois os pais são a primeira realidade com a qual a criança entra em conflito Jung enfatiza três grandes fases da vida puberdade Juventude e meia idade ele não fala da infância Pois é governada pelo impulso e essencialmente se vive no inconsciente poucos ou nenhum problema são encontrados pois se depende dos Pais ele também deixa de lado a Extrema velice pois nos tornamos novamente um problema para
os outros é só quando a criança cresce e e reconhece que tem um ego que ela pode começar a ter dúvidas sobre si mesma a fase da puberdade põe fim ao sonho da Infância no entanto se permanecermos fixados em uma fase de gratificação instantânea podemos desenvolver uma neurose na última fase por volta dos 35 anos uma mudança significativa na psiquê humana está em preparação é aqui que as pessoas podem experimentar uma crise de meia idade assim para transformar um ser humano em um novo um Homem do Futuro deve-se permitir que as antigas formas de vida
desapareçam existem vários contrastes entre Freud e Jung Jung acredita na importância das ideias religiosas e espirituais no inconsciente coletivo nos sonhos como reflexo de muitos aspectos diferentes da vida humana bem como não ter uma noção unilateral do princípio do Prazer Jung é frequentemente acusado de misticismo no entanto isso é injustificável pois a que humana tem se desenvolvido através de ideias espirituais e religiosas desde tempos imemoriais Jung dedica um ensaio ao homem arcaico que se refere à mentalidade primitiva no entanto todo ser humano civilizado ainda é um homem arcaico nos níveis mais profundos de sua psiquê
pois faz parte do inconsciente coletivo o homem moderno é cercado por um mundo que obedece a leis Racionais ressentimos Aide ideia de forças invisíveis e arbitrárias pois não faz muito tempo que escapamos desse mundo assustador de sonhos superstições e ocorrências aleatórias o homem primitivo no entanto assume que tudo é causado por forças invisíveis que pertencem ao seu mundo de experiência a magia é a ciência da selva Quando o homem moderno que Celebra a Páscoa é questionado sobre o significado desses Ídolos e ovos ele não sabe ele é como o homem primitivo o homem Caico faz
o que faz e apenas o homem civilizado sabe o que faz em seu ensaio sobre psicologia e literatura Jung afirma que toda pessoa criativa é tanto um ser humano com uma vida pessoal quanto um processo criativo impessoal a arte em si é uma experiência primordial genuína uma verdadeira expressão simbólica que existe por direito próprio mas é conhecida de forma imperfeita através do artista não é G quem cria Fausto mas Fausto que cria GTE Jung foi a primeira pessoa a se afastar da Psicologia sem a psique e criar uma psicologia com a psique que é o
postulado básico da psicologia analítica no entanto não é uma psicologia moderna mas sim uma que retorna aos ensinamentos de nossos antepassados ao Espírito como uma força vital acreditamos apenas que somos Mestres em nossa própria casa para nos lisiar o inconsciente está sempre lá antes como um sistema potencial de funcionamento psíquico transmitido por gerações de homens A consciência é um descendente tardio da psiquê inconsciente a ideia de realidade psíquica é a realização mais importante da Psicologia moderna mas raramente reconhecida como tal o problema espiritual do homem moderno É talvez mais relevante agora do que nunca o
homem moderno é aquele que superou as fases da consciência pertencentes ao passado alcançando uma plena consciência do presente o homem moderno consciente reconhece o poder das forças psíquicas É verdade que o homem moderno é um culminar mas amanhã ele será superado Jung viu desdobrar-se as duas guerras mundiais mostrando-nos o quão finas são as paredes que separam um mundo bem ordenado do Caos grande parte do mal do mundo é porque o homem é desesperadamente inconsciente com um aumento da percepção podemos combater esse mal em sua origem dentro de nós mesmos até lá estamos essencialmente em guerra
conosco mesmos e o maior perigo é a psiquia do homem uma lei fundamental da vida enantiodromia a reversão ao oposto é o que permite a reunião das metades da personalidade de alguém e põe fim à guerra Eterna no entanto a aceitação do lado sombrio da natureza humana é um processo constante e ao longo da vida o Oriente está na base da mudança espiritual pela qual estamos passando hoje e é das profundezas de nossa própria vida psíquica que novas formas espirituais surgirão Enquanto estamos dominando o Oriente de fora ele está nos dominando de dentro devemos nos
reconciliar com a verdade misteriosa de que o espírito é o corpo vivo visto de dentro e o corpo a manifestação externa do Espírito vivo os dois realmente sendo um só muitas pessoas sofrem de falta de sentido pois permanecem em uma estagnação espiritual a futura tarefa da Psicologia afirma Jung é a investigação dos determinantes espirituais do paciente Jung sugere que o clérigo que representa o curandeiro é o salvador do corpo e da alma e as religiões são sistemas de cura para doenças psíquicas elas devem unir forças com o psicoterapeuta para enfrentar essa grande tarefa espiritual o
homem só pode ser ajudado de seu sofrimento por revelações de uma maior do que a sua é isso que o tira de sua angústia Fé esperança amor e percepção são as maiores realizações do esforço humano e são encontradas dadas pela experiência
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