E aí [Música] o Olá pessoal muito boa noite sejam bem-vindas bem-vindos mais uma sessão deste nosso curso sobre teorias do direito história teorias da justiça e história perspectivas desafios contemporâneos teóricos e práticos da Justiça de nós temos uma aula dedicada a honrou autor importantíssimo do século 20 extremamente influente e que autor de uma obra que neste ano completa 50 anos uma teoria da justiça e as 11 ménage à trabalho este grande Professor americano o dinheiro alguns as pernas da sua teoria da sua teoria da justiça Sabe hoje é o dia quatro em abril de 2021
nós estamos em plena bandemia Dako 20 constrangidos o medidas inevitáveis necessárias na embora tristes com consequências muito importantes e termos de Justiça também as medidas de distanciamento social aqui é o obrigou a fazer as coisas de uma forma diferente na medida em que isso seja possível é se há algum. Positivo a decorrer difícil é registremos aqui a oportunidade de estamos juntos nessa noite o meio às tecnologias que permitem que pessoas de lugares Tão Diferentes né lugares do Brasil e do mundo os óculos é tão distantes umas das outras por seus estar aqui reunidos nessa noite
juntos aqui dentro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo para trocarmos juntos para pensarmos os desafios do direito hoje nós teremos a participação do professor André Luiz Pereira Spinelli o like é Mestrando em direito pela UNESP de Franca Nossa faculdade o irmã nós estamos aqui na USP em Ribeirão Preto não é estamos aqui a poucos quilômetros é deste programa de desta falha deste curso de Direito tão importante como é o curso de Direito da Unesp é que tem que professores cobras tão importantes alunos ou transitórias então importantes fazer receber um
aluno aquela casa aqui para debater conosco hoje eu juro Coelho farei apresentação inicial de desta neste livro As alguns conceitos fundamentais este livro é tão influente como foi uma teoria da justiça de John rawls escrita ou publicada em 1971 professor André e o grupo de Estudos em filosofia e direitos humanos sediado na UNIP da cidade de Manaus as vejo como as tecnologias estão fazendo muitas ligações e muitos contatos possíveis Obrigado André seja bem-vindo mais essa seção aqui quase não eram só que fique à vontade para interromper sempre que quiser É vamos manter a informalidade que
caracteriza que os nossos outros em que já está aqui também presente o professor César né meu colega aqui na Faculdade de Direito da USP muito boa noite pessoa prazer revelo tivemos juntos essa semana não é na estamos juntos nessa semana de volta às aulas deve de RPG Pois é tivemos juntos e hoje tiver alegria de participar da recepção dos novos alunos da Faculdade de Direito de Ribeirão bom e foi muito bom não é de enxergar nos olhos esperançosos da dos nossos graduandos dos iniciandos na na na nossa faculdade e o acolhimento dos Professor eu maneira
muito especial professor-aluno o professor André foi meu aluno e meu amigo de longa data eu tenho alegria de escrever alguns textos com ele e de compartilhar com ele algumas das inquietações filosóficas que eu sou o André é brilhante brilhante brilhante brilhante brilhante faz russa a grande Universidade Paulista Júlio de Mesquita filho Muito obrigado abraço André abraço no Tadeu é muito obrigado futebol é vou comprei aqui a a a minha é a minha obrigação a minha responsabilidade é Inicial nas fazer apresentação desse texto Lembrando que o nosso desafio aqui em estudar autores da história da filosofia
do direito é sempre um compromisso com o presente aqui agora nós estamos hoje nós vamos estudar o autor contemporâneo vamos te dar um autor que é hoje a obra é agora ele já falecido ou se apresenta como uma obra aberta ainda o que é uma obra já interpretação é desafia é muito os intelectuais e nosso tempo Nobre discutida No Mundo Inteiro é uma obra dedicada uma teoria da justiça de John é uma obra dedicada a entender os fundamentos da experiência jurídica e política e constitucional aqui pra ter Isa o regime político e jurídico em que
ele escreveu o americano ou paradigma não é político jurídico ocidental moderno e contemporâneo ocupado especialmente com as condições nadar legitim a legitimação do poder político do Poder jurídico no nosso tempo é o que é um tempo pós essencialista que é um tempo marcado pelo pluralismo o tempo em que a inevitavelmente muitas concepções diferentes acerca do bom e acerca do justo convivem conflitam é um grande Mary mais uma grande dos Reis deste trabalho de Orós eu de lidar exatamente com este problema que ele percebe como seria um problema político por Excelência Nossa do nosso tempo é
que o problema da divergência da correspondência na divergência gostaria de destacar neste aspecto da sua filosofia política tá bom se é percebeu o bebê nos oferece alguns instrumentos teóricos para compreender como é possível a partir da divergência não é construir uma sociedade que se caracteriza pela cooperação participe como uma reunião de pessoas que apesar de terem visões diferentes a respeito do que é justo feito o que é bom que é bom para as suas próprias vidas do do que é justo para a sociedade uma sociedade deveria se organizar apesar de haver a essa divergência é
integram uma comunidade é caracterizada por princípios de Justiça pública oq significa princípios que são reconhecidos por essas pessoas que vivem em divergência o critério e para resolver os seus as suas disputas e dar assim com a diferença importante né temos de filosofia política um mapa é uma palavra que nos traga Lucidez a ser cabeça dessa questão tão importante é a nossa diferença Nossa divergência é muito boa mas que pode trazer problemas à sempre Jads e Platão e Aristóteles nós falamos um pouco já sobre isso não é é desde Platão e Aristóteles nós temos uma Lucidez
acerca de como a vida em sociedade e se vê ameaçada não é por uma possibilidade de Facção na divisão que transforma a cidade em duas vai como o Platão falava né seu tempo é contemporânea continua as cores diferentes é vamos lá a teoria da justiça vou trazer aqui uma uma apresentar aqui uma eu vou precisar para vocês e o próprio texto do seguia essa apresentação Nossa é fazendo vossas altezas tentar homenagear o nosso autor seguindo o seu texto de muito perto é claro que nós não poder Poderemos falar sobre muito nova pouco tempo Acho que
devo que alguém pode ir dedicar cursos internos não anos de pesquisa os destacarão os apps aqui o primeiro lugar Pense em tudo no título como é o Alma humildade não é nas foram o título uma teoria da justiça na desde então tem sido muito comum as pessoas que se dedicam a esta parte da filosofia política Marcos o coração se falarmos em teorias da Justiça próximo o autor pode propor é uma arroz a palavra que traga algum esclarecimento acerca deste problema tão desafiador porque se deixa perceber vamos do diversos item objeto de uma enorme encontrou uma
teoria da justiça que se concebe como Justiça consegue da justiça como Equidade ou essa ideia basta da justiça como instauradora de princípios ou consistente em alguns princípios que constituem uma sociedade marcada pela igualdade Esse é o conceito fundamental da sociedade política mas também já vimos isso já competição em outras oportunidades o curso anterior que tiveram sobre a atriz na política estratégica por exemplo em são os gregos em batizavam e orgulhava-se não é de ter inventado a polícia política uma forma de convivência é marcada pela igualdade a igualdade entre os cidadãos não é aonde todas as
pessoas naquela época é assim como ainda não não há entre todas as pessoas hoje lá da ideia básica como o norte nos carros de ar ou um é o desafio a enfrentar né álcool a procurar a igualdade enquanto o princípio básico organizador da sociedade agora muitas formas diferentes de pensar nisso isso e também precisa esclarecer igualdade em que a dica é que se trata só Custom a idade em que é importantíssimo destacar isto sempre presente e quando a gente ouviu falar de filme da filosofia política na de justiça como Equidade onde provavelmente estar certo fazendo
uma referência filosofia política Roseana né Vamos lá ver do que que ela trata é ela killa já vou na abertura do capítulo ou os esclarece que o objeto dela é a justiça não é a estrutura básica da sociedade então isso aqui nos diz algumas coisas e mesmo lugar até o dia da Justiça não vai tratar de todos os aspectos possíveis da vida social mas não vai dar resposta para todas as muitas questões que se podem ponto de vista regulatório da organização da vida uma das pessoas do a sua na sua convivência com a internet aqui
é dar uma resposta é uma proposta de visão sobre como as estruturas básicas da sociedade deverão organizar né É e aqui vamos vamos lá é observar a jogo já o os primeiros grandes contentores ou tem dores leva aquelas aquelas teorias que House enfrenta a equipe com quem diálogo e para quem diante de quem propõe-se como uma alternativa né essa teoria vem para trazer uma alternativa ao utilitarismo e ao imprimir Sur Tom são duas é teorias Morais e duas teorias Poli o pretende dar resposta é para o meu devo decidir na como eu decidir no campo
moral no campo data do falecimento das leis também também como das decisões judiciais né o grande opositor aqui é grande e essa razão da importância de voz no pensamento político ocidental esta que nada que ele faz é tirando o Consenso não é rompendo ou a hegemonia EA perspectiva utilitarista apresentava já desde o do século anterior já desde o final do século 19 uma teoria que é uma teoria da justiça como Equidade a uma teoria que leva os pressupostos básicos da do e vai aqui qual é o grande problema do italiano na medida em que ele
conserve como correto uma política pública uma decisão judicial uma decisão moral né é de acordo com o critério que leva em consideração a maximização da utilidade ou do prazer vai que aquela é decisão é o aquela político aquela lei Posso trazer né é surdo é os problemas gravíssimos do ponto de vista da justiça e da e do respeito às pessoas humanas enquanto livros de responsáveis e detector hastings favor aqui não pode ser colocado na numa balança e não pode ser é calculado temos e assim ser objeto de uma de uma preferência e eventualmente ser destruída
a pessoa no seu valor no seu na sua liberdade na sua igualdade ainda que isso vem a trazendo maior utilidade para muito mais pessoas o outro é o que rolou se compromete não é Com estes postulados do pensamento liberal não é que estão ali na génese é do consumismo moderno E ai que vem se desenvolvendo há Digitam que afirma o valor da pessoa humana com o valor político vai o valor moral é que é deve ser pensado como um absoluto pode ser colocado na balança outro já é esclarecer um pouco melhor o que é que
isso significa é um esclarecimento eliminar que preciso fazer é também aqui assim aqui esta concepção de justiça como Equidade aqui né considera a justiça como uma atitude das instituições sociais antes mas desde que a palavra virtude está aqui empregada no sentido diferente daquele que nós estudamos quando citamos a justiça empatam por exemplos dando da Justiça em Aristóteles não se carro a virtude como uma qualidades da alma humana é como um hábito é bem construído por meio do exercício prático de decisões e habituado alguém a dar a cada um o que é seu a ser sim
jeito ou Ah não a justiça como Equidade ela não está principalmente preocupada com a justiça de seres humanos ela está preocupada com a justiça encontra uma qualidade das instituições E isso não significa que não haja também espaço para pensar o caráter humano nesse processo de decisão ética no Exercício da Razão prática é individual o texto de sociedades justas existem quando aparecem na obra aparece e é esclarecermos pouco geral opressão do caráter estudar As instituições ou para pensar é aplicações ou condições de possibilidade e vamos lá é tô com meu dizia né é vejo que igual
a subir o paradigma antes utilitarista não é que está radicado lá no pensamento Iluminista E especialmente em Kant marcante ao motor muito importante para nós entendermos = é que assim afirma roça outra utilitarismo cada pessoa possui uma inviolabilidade fundada na justiça que nem mesmo o bem-estar da sociedade como um todo pode ignorar e a teoria da justiça a SIM não permite e os sacrifícios impostos aos poucos tenho menos valor que o valor total das vantagens de disputadas eu poderia pensar trazer delicioso em termos muito prático vai poderia pensar assim é e é eu sempre seu
excluir a vida dessa pessoa nasceu essa pessoa Deixar de existir se ela for assassinado muitas outras pessoas dentro dessa sociedade poderão ser ser grandemente beneficiado utilitarista pensaria é essa gosto certificar esta pessoa a alguém quer assumir a perspectiva política da justiça como igualdade para é deve sempre Reconhecer essa inviolabilidade da pessoa que se expressaram o primeiro princípio manda a justiça comum é Equidade que é exatamente a titularidade destes direito é próprios de liberdade que nós conhecemos como o o os mais essenciais direitos individuais como o direito à Vida o direito à ele o direito à
propriedade é qual a propriedade dos bens necessários à Vida Google é existencialmente necessários vamos não se trata não está aonde estão inseridos nos outros direitos e garantias básicas e liberdades básicas do primeiro princípio da justiça como igualdade de Rose a direito de propriedade dos bens de produção como marxista de essa questão ela deverá ser discutida dentro de cada a sociedade mas dentro da sua desta perspectiva ao princípio está portanto é fora retirado do cálculo né é impedir de qualquer negociação é que o Essas atividades básicas internos a liberdade a a verdade das coisas necessárias à
vida mas também a liberdade de contratar a liberdade de expressão liberdade de religião e esse a gente tem aqui uma uma teoria Liberal não é comprometida Com estes fundamentos mas não se deixe enganar Pela expressão se não significa que é uma teoria Liberal nos módulos do século 18 né liga a palavra Liberal aqui tenha qualquer compromisso deste autor e dessa teoria ou o neoliberalismo ou perspectivas deste tipo que deram direitos sociais deixar nós não será essas a perspectiva de LoL não é o contrário ele exatamente avança na construção dos princípios de Justiça de uma sociedade
bem-ordenada com o segundo agregando segundo princípio a justiça tem como nós veremos exija a igualdade específica profunda a igualdade enquanto a igualdade de acesso às oportunidades Ana na primeira parte do segundo princípio depois com o princípio da diferença que diz que as eventuais diferenças econômicas ou de acesso aos bens produzidos pela comunidade não é se surgirem se por acaso alguém Viera ter mais acesso a esses bens vocês tiverem A enriquecer mais do que outra outra é por herança ou por acaso o mesmo por força de seu próprio caráter de trabalho etc isso só se justifica
do ponto de vista da Justiça política se esta diferença que surgem essa desigualdade que Sul beneficiar e é também mais é aqueles que estão e só que estão pior posição na sociedade talvez não é aqui interessantes a ter o limite ainda vamos explicar melhor essas esses princípios na base Que Nós salvamos direitos individuais que vem lá do liberalismo não é do século 17 e 18 que isso foi o é indicado conquistado pelas refeições português Isso é uma conquista importante está presente não é mas é também estão presentes aqui as exigências de justiça social como nós
passamos a dizer e o século 20 como exigências de igualdade igualdade de oportunidade de igualdade também de desfrutar é do daquilo que é produzido coletivamente lá dos bens que são produzidos pela economia que não podem ser porém simplesmente é acumulado por uns em detrimento de outrem mas há alguma possibilidade de desigualdades na no acesso a esses bens ou todas todas as pessoas devem ter direito a exatamente a mesma quantidade de bens aí resposta de igual Zé é possível manipular e não é mas essa é desigualdade soci legítima e quando era surgiram seja todo o império
mais os outros isso também elevar a condição pelo menos elevar a condição daqueles que estão na base da pirâmide social e econômica que e nós temos aqui algum uma o teu dia também que eu gostaria de destacar não é é é uma teoria que tem muita importância para nós no Brasil foi muito bem recepcionado Por que também porque dá uma resposta fundamentadora para experiência do Estado democrático de direito como um estado na paradigma funcional nova forma de organização política que é a levar a sério as conquistas o as promessas no estado liberal né E fica
expresso o primeiro princípio da justiça por o horário né mas que são bem quer levar a sério os as promessas e as conquistas do estado social e no que diz respeito assegurar condições de acesso a esses bens em questão é os bens produzidos conjuntamente o pela sociedade que só insistem que foram produzidos socialmente é preciso maior justiça social É nesse ponto né e é isso é exatamente o aquele com que o estado democrático de direito se compromete tá democrático direito aqui no Brasil por exemplo ele sujo em 1988 junto com isto geopolítico em que esta
constituição Surge mais 1989 que o muro de Berlim Caiu né os anos 80 final dos anos 70 e os anos 80 assistiram ao a vitória do Quilombo das duas grandes potências é uma história pública não é uma uma vitória é o guarda as potências capitalistas lá é aqui então alcançaram para o discurso de radicalização do capitalismo assim surgem as surgir a doutrina neoliberal surge em suma a outra ordem mundial é caracterizada pelo rompimento das Barreiras para o capital não é fazendo com que então as possibilidades de acumulação é se tornasse é infinitamente maiores não é
é isso que leva ao situação que nós vivemos hoje em dia de um monte e no Brasil e uma desigualdade Econômica integrado não é é impensável é nós temos esse esse momento de Vitória não é do sistema capitalista de as duas socialismo real as últimas décadas vinho.dom experimentando um Grande Debate na filosofia política entre estas duas alternativas o estado social é é objeto de uma é a oposição extraordinário não é a surgem teorias é muito importante que para que que criticam o estado social desde vários pontos de vista que este criticam o estado social do
centro que ele é é caro demais ele é ineficiente que ele é corrupto e autoritário naquele a cliente e lista aquele mantenha as pessoas pobres da pobreza e da dependência não cloze acidentes dentre essas pessoas não é É Mas por outro lado continua assistindo e a justiça social de igualdade política de igualdade Econômica ao mesmo tempo é surgem é transformações nos movimentos reivindicatórios de direitos e deixam de ser reivindicação apenas de igualdade Econômica mais passa a ser a luta das pessoas com deficiência a luta das mulheres a luta de negros e negras A Luta dos
povos originarios a luta de todos os povos tradicionais de gays lésbicas travestis e assim movimentos e desenvolvem uma outra teoria é política Não é esse essa discussão toda levará ao em alguns lugares a implantação de um sistema neoliberal não é o feijão que tá que faz na Inglaterra não faz os Estados Unidos em outros lugares o socialismo comunismo real é o consegue manter seu os lugares vem alguns pequenos países com exceção da China vai ser completamente estrategicamente a sua inserção global e neste quadro que será que eu vou comer o liberalismo é a capitalismo e
comunismo e etc desenvolve esse essas at the whisky trabalham com senso trabalham reformas de compatibilizante e de levar a sério tantas promessas estado liberal quantas promessas do estado social e isto é o essencialmente a meu ver o que caracteriza o estado quem de direito se nós virmos um a Constituição Brasileira não cobrar se compromete tanto com direitos sociais como Conde ou direitos individuais que nós vimos lá na fundamentos da República no artigo 1º da nossa Constituição lado a lado não é os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa como fundamentos da República do Estado
democrático de direito esta autores como House depois nós veremos é do outro também e outros autores importantes da da filosofia política ocidental é trazem contribuições para entender este compromisso esta perspectiva é que a que e assim esclarecendo Quais são os fundamentos e expressando na verdade Oi gente recuperam ter parte da filosofia política acontece lá desde os anos 60 em diante eu desde os anos 40 em dia antes com o que leva ao consumismo o estado democrático de direito Eles estão uma Notas Sobre a importância de voz para entender um estado democrático de direito Muito bem
vamos lá é quero quero destacar também como esses princípios de Justiça no pensamento de voz né Ele se aplicam uma sociedade que é Concebida de uma certa forma Clara vai fazer uma teoria da justiça e vai dizer o preço por que os seres humanos são nesse jeito que a sociedade é desse jeito da que ela tem esta finalidade que ela tem esta origem né as diferentes concepções de sociedade ou de ser humano levaram a diferentes concepções diferentes sobre a justiça natural Notas Sobre a concepção de sociedade de Hall né Eu já falei aquilo e o
que ele levar a sério a divergência Rua é característica da sociedade né para a qual ele busca é princípios de Justiça né pois ele pensa essas sociedades como sociedades auto-suficientes seja a sociedade dispensadas de uma forma mais ou menos fechada é para que o seu modelo é ter algo que elas possam ser será se compreende dias né É mas autossuficiência aqui não significa só que a turma da Justiça de rawls não se aplica a a pensar a Em uma sociedade política o estado o país net Banco do Brasil em seu relacionamento com outros não é
é e tem esse esse significado Inicial também mas Auto suficiência das pessoas na sociedade política também é respeita lembremo-nos né aquela ideia é aristotélica a que nós Já estudamos antes de que a sociedade política se caracteriza o ser uma sociedade e busca auto-suficiência é coletivamente uma vez que nós individualmente não somos capazes de sermos autossuficiente sozinhos nós nem sequer sobreviveríamos não é imagina uma criança nascendo Quanto quantos anos precisa para que possa viver por suas próprias decisões e e pela sua própria força não é verdade Nenhum de Nós sequer dificilmente sobreviveria mesmo qualquer idade nesse
no auge da força x abandonado sozinho né natureza tá só sobreviveram e nós só temos as condições de viver uma vida própria e te mando quando nós tivermos e comunidades em comunidades nós atingimos o auto-suficiência que sozinhos nós não somos capazes de conseguir depois compreende e assim compreende a sociedade como sendo uma reunião de humanos que vivem juntos Cooper 1 e nós estamos falando aqui uma comunidade mas estamos perante uma associação não de pessoas estão justapostas uma do lado da outra cada uma perseguindo o seu próprio interesse assim cada um de nós preocupado Só com
a própria e felicidade um sobrevivência Nenhum de Nós seria feliz e Nenhum de Nós sobreviver Ele tá é a sociedades humanas é conseguem garantir para nós vida e vida boa da é tudo aquilo que temos é hoje entende de Tecnologia em termos de saúde de Educação de arte e etc lá porque nós cooperamos para construir estruturas aqui o iir é resultado é de uma cooperação de quem todos nós mais ou menos lá né participamos contribuintes a é isso que permite dizer mar vida dele outra característica da sociedade é é só com preço e posta Lógico
o fato de essas pessoas que vivem ali né E como agradecer Elas têm visões diferentes acerca do que é ser feliz que era do que o bem que é também justo Porque como a sociedade deveria se organizar mas apesar de viver ele se orientarem a sua vida por diferentes concepções éticas é conhecem e vive numa sociedade que é o mundo mesma comunidade que é que nós temos em comum ou serviço regras que nos atingem e do Oprimido ó e aqui funcionam como uma é como um critério comum de julgamento das nossas decisões dos nossos comportamentos
essas pessoas admitem como está aqui nessa outra parte página uma é uma concepção pública de Justiça isso é importante vejo nós estamos falando de uma concepção pública ou seja uma concepção política de Justiça isso já está muito presente na obra de house 1971 vai ser mais ainda em batizado nas outras versões da teoria da justiça nas décadas seguintes nós já está presente aqui com essa concepção pública de Justiça significa que é reconhecer que todos nós vivemos numa sociedade sabendo antes sabendo e todos nós é deveremos ser julgados pelos mesmos critérios então não existem critérios de
justiça que se a pequena 11 que quer justiça que se apliquem a ou isso não significa que Todos nós concordamos como os quais serão os critérios de Justiça Mas isso significa que se que é o que nós admitimos que esse critério de justiça São os mesmos organizar a sociedade toda né é isso eu uso incorreto função é uma pessoa infinita sobre como a sociedade deve faltar se desde ontem Vista desses critérios fundamentais existe né é a ideia também de que as instituições sociais básicas com essa estrutura básica a sociedade é exatamente a like se expressam
esses princípios de Justiça alguns dos quais nós fazemos exigências uns em relação aos outros vai ser este critério que permite criticar essas exigências está doendo se elas são quando elas são eventualmente exercícios aqui é o reconhecimento de que as pessoas podem poderão é muito bem a levantar outro de vista completamente guri já é em um de nossos cor da adi que isso efetivamente acontece é mas ainda esta pessoa não sei que ela seja completamente louco mas sabemos que existem muitas pessoas completamente loucas eventualmente se tornam presidente da república e os era uma pessoa normal sabe
e as suas pretensões essas pretensões egoístas a é elas se expõe acredita pública e Elas serão julgados por critérios como eles lá é avançar é um pouquinho mais a respeito disso é esse dia especial uma questão e a iva já responder aqui no nosso chat vocês por favor é Escreva o que vocês tiverem questões mas por enquanto ainda não e os meus companheiros de bancada você ia te falar já alguma coisa E aí o André César querem fazer intervenções agora desse nessa faz ainda não Não ainda não muito bom amor claro que você você disse
eu gostaria de fazer só uma observação né na verdade é como você mesmo fala ela trouxe ele parte de um princípio de justiça que ele tem por finalidade exatamente estabelecer espaços iguais critérios iguais para pessoas ainda que diferentes a isso é fundamental daí na minha folga coisas vou retomar isso é ele utilizar bastante h&h premissa né aquele é digamos aquele hipóteses ela importa se nós fosse um momento histórico mas uma hipótese do Véu da ignorância né e a vocação desse véu da ignorância sobre a mentes as pessoas fazem com que as pessoas não saibam exatamente
onde caíram daí a necessidade de nós pensarmos é princípios de justiça que sejam de fato juntos para as diferentes condições sociais a diferentes condições Economy as condições humanos e um ótimo ótimo vamos passar por isso vamos vamos com certeza tentar tentar entender isso vai ser o que significa não é este é esse contrato é prova é que é Rose postula como é uma experiência experimento Mental para tentar a se reconstruir as as partes desta sociedade cooperativa Bora furar a divergência na que apesar da divergência mas para poder funcionar e forma é cooperativo e estabelece o
princípio de justiça porque eu disse rapidamente foi são esses princípios o som é porque eles são o que é só esse aqui o nosso chorou da cabeça dele por isso simplesmente não é piti é a uma questão central muito famosa e e com justiça é muito importante do pensamento Roseane aqui é a a ideia do da situação original na é que que nós poderíamos imaginar uma situação hipotética ou usar entrar neste esse assunto tão é importante não é é preciso saber quais são as os critérios de justiça e os princípios que organizaram uma sociedade desta
forma não é uma cidade que tem estas características o Posso saber quais são é o ponto de partida para pros pensar essa esses princípios não é um ponto de partida a história o ponto de partida dele na verdade é e é são os nossos juízos reflexivos é hoje a respeito do mundo eles esses dias só o que uma pessoa razoável o pênis é o que uma pessoa é razoável é consideram é leve em consideração isso é um isso sempre estará presente como uma Instância crítica como o palco note sempre deveremos recuperar é como o espécie
de paralisadores assistir limitador de conclusões a que nós possamos chegaram não é é e está pensando na numa pessoa do nosso tempo que vive uma uma sociedades condicionais liberar espuma as nossas tive que é razoável no sentido sentido me parece aqui interessante até fazer uma pesquisa sobre Hotel razoável para o hotel ser razoável para nós não é mais e parece que é ponto de vista razoáveis são pontos para Ele são pontos de vista publicamente defensáveis e o Hugo aqueles que que alguém a pessoa normal não é não é o presidente da república Fascínio é tua
né hoje uma pessoa normal teria é vergonha de dizer por exemplo em público que ele orienta o seu da sua forma que comportamento ali no trabalho da família na eleição lá do Parlamento e serve como sempre totalmente voltado dos seus próprios interesses e da sua família ainda que assim morro ou morresse sem ter as milhares de pessoas tá é uma pessoa normal não tem coragem de falar isso não tem coragem de uma discussão familiar fazer uma proposta daí dizer assim é porque você defender de se autodefender nesse porque a gente vai beneficiar vai prejudicar todas
as outras pessoas né é essa isso é um exemplo um contra-exemplo vamo poço e que é de parece que o nosso chama de uma posição é razoável juízo azul o moderado acerca da moral o campo da moral ou da política é esses meses vocês peça de senso comum mas é um senso comum refletido e o sucesso comum publicamente discutido na ele ela sempre importante nós vamos pensar que logo ignora completamente a é o o perspectiva do do nosso próprio tempo mas se nós fosse mas ele ele coloca a seguinte dificuldade se nós fossemos reunir essas
pessoas né É para discutir com juízes com trazendo os seus juízos ponderadas de razoáveis acerca de como a sociedade deveria ser nós nunca chegaremos à conclusão a uma conclusão Imparcial o quê porque aquela pessoa que é é muito que é rica ela inevitavelmente defender ele em vista o quadro de evitável mente o Muito provavelmente não é naturalmente defender um ponto de vista aqui agora seria a propriedade privada a possibilidade de transmissão Sem Limites sem imposto para os herdeiros não ter Impostos sobre a propriedade do que as pessoa é alto interessado Não é esse amor concepção
do ser humano com a cola Ele trabalha o outro que é é alto É talvez diria que o poder de nesse ser dado aos autos o outro que é homem aos homens o outro que é branco devia os brancos né É E nós temos as pessoas não precisam é precisaríamos de alguma estratégia é que nos permitisse ultrapassar esta é parceiro idade na que compromete a a possibilidade de pagar e é uma uma as expressões a de uma organização básica da sociedade que fosse efetivamente justa como fazer a proposta de vamos imaginar aqui essas pessoas razoáveis
Às vezes as pessoas com a característica que ele que só razoável isso e dizer em Alto interessadas Pega essas duas características lá do Santo moro é só as características que toda a filosofia política Liberal raio e pensamento econômico Liberal também trabalha né e é de que eu sempre vou com o mercado em busca de menor preço se eu vou comprar o maior preço vender sempre procurando com razoabilidade é proteger os Meus interesses imagina uma pessoa ou com esta capacidade é que vai escolher Como será a constituição Como será a organização dos impostos a organização do
sistema de saúde organização do sistema escovar é demais é o sistema de heranças Federal Não é todas essas instituições básicas se haverá vão o programa de renda mínima ou não se haverá proteção para as pessoas da o caso de deficiências ser a professora infância se haverá é se o celular que sobrou todos iguais porque senão serão né algumas pessoas poderão ser mais ricas do que outras Se todas terão direito à liberdade e todas terão direito à propriedade ou não imagina essas pessoas tomando essas decisões sem saber e se elas são homens ou mulheres se ela
se tem ou não deficiência se elas são ricas ou pobres se elas são pessoas talentosas ou não pessoas inteligentes ou não se elas são elas vêm de famílias Pulgas dowgram sem saber até mesmo se elas terão o bom-caráter sentido de ter após o trabalho só nasceram preguiçosas é mais ou menos como aqui como lá em Minas a gente faz é pra gente vai dividir o queijo né a gente é meninas e meninas de maneira geral é lá em Ouro Preto duas filhas da ser lado do pedal cidade chamada Mariana né brincadeira que cordimarianas é que
não divide o que ele não sofre de ser visita chega a coloca o texto tem que pagar dele já ver essas essas vezes que tem uma gavetinha assim baixo mesa de jantar e cadeira pessoas de variar loja Rio Preto o chateada corrente gente sabe eu sou seja que é um grande restaurador além de ser rosa Espírita restaurador de objeto de arte se você pretende já já viu essas essas mesas com gaveta do que casa tem uma aqui em casa tem uma mesa grande o tempo do Brasil império e o que é imagina a situação que
você vai de limpar Preciso fazer uma divisão perfeita do queijo né eu faço é eu que bati o queijo a última escolher então se eu vou dividir o que a gente dois pedaços Eu quero uma divisão perfeitamente justo então é uma em três pedaços que que eu faço é eu entrego sempre fala certo quanto esse queijo em três pedaços vai ser o último a escolher e ele vai cortar o que corretamente mais correta do que ele porque ele sendo razoável e ele não sei e ele sendo alto interessado e não vai querer o pedaço menor
de queijo dá mais ele sendo lá de São Sebastião do Paraíso e que já é maravilhoso e e adoro aqui Então veja lote né se você não sabe qual posição na sociedade que você estará você vai criar uma sociedade que é tem gente dos sonhos é boas Ou pelo menos aceitáveis para qualquer um e o que pode ser que pode ser que depois for você Chile vai é se está vendo este véu da ignorância que o professor André estava lembrando não é fiel a expressão que vão utiliza para representar esta condição de Nós não sabemos
a posição que estaremos na sociedade é quando cremos as regras básicas dela né Pode ser que quando eu tire o véu da ignorância o óleo para o senhor eu sou uma pessoa que não tem o eu não tenho 11 eu só o alfabeto e não consigo o seu preguiçoso é um beijo para família pobre E aí e talvez o que interessante é por isso é uma uma doutrina contratualista não é como o Muitas pessoas dizem não adulto Manel Atualiza aí claramente se filia essa tradição não desiste logo no começo da teoria da justiça as torres
Fernando a esta concepção contratualista uma concepção que pretende reconstituir racionalmente hipoteticamente vai que tem havido algum momento que isso aconteceu na rua em no momento é evidentemente pensar numa coisa dessa é simplesmente uma forma o experimento mental o a forma de nos reconstruirmos não é o modo de legitimá-la a sociedade pensar na sociedade e de assim estabelecer um Norte para nós criticamos a sociedade em que nós já nos encontramos e termos por a ideia que regule o modo como nós tomamos as nossas decisões quando fazemos leis quando fazemos é como é fazer de políticas públicas
quando tomamos decisões judiciais e assim era forjamos as estrutura básica não existe condições básicas da sociedade então Quais são as os princípios básicos de justiça aqui Estas pessoas alto interessadas mas ao mesmo tempo razoáveis é chegariam para a quais funções que daria é e com se inventassem uma sociedade sem saber qual o lugar dela né É qual seria o lugar tem a primeira é o primeiro princípio da Justiça Disk tostem iguais direitos de liberdade e diz mais do que isso a formulação de house é exatamente a mesma formulação de Kant do conceito de direito é
muito interessante pra gente poder quando faz a pergunta é Qual é o conceito de um direito perfeitamente Ju seria um sistema de leis perfeitamente Ju resposta de Kant é muito muito interessante diz assim justo é o sistema de leite direito que oferece a todas as pessoas a mesma quantidade de liberdade Oi e a maior quantidade de liberdade que é possível então qual é a ideia de Kant o direito existe para assegurar a liberdade então o direito tem que dar a maior quantidade de liberdade possível agora é é possível dar a liberdade plena para todas as
pessoas não é possível porque se eu tiver na verdade inteira Vocês não tem nenhuma então o conceito de Kant articula liberdade e igualdade dizendo é a maior quantidade possível de liberdade que é possível outorgar a todas as pessoas igualmente um lápis ou um sistema que é marcado pela igualdade mas que não respeita esta esse conceito de direito justo é que Kant trás imagine um sistema que diz que ninguém tem liberdade nenhuma eu cheguei um sistema igualitário um cheirinho ninguém tem liberdade vocês estão brigando muito por causa de verdade estou dizendo que não tem mais liberdade
para os outros então tá fácil resolver esse problema ninguém mais tem liberdade nenhuma é o teste muita gente nossos pais né muitas vezes mãe outras esse resolvemos os as brigas dos nossos filhos desse modo o filho utilizar você deixa ele fazer mal visto que eu outros não você deixa ele fazer mais histórias e resolve ser assim tão ninguém pode mais fazer nada disso então ninguém mais pode sair o que eu não quero resolver com o igual dar mas é uma Mas isso não assegura a liberdade o que eu coloquei a liberdade no mínimo e o
conselho de Direito de Kant pretende levar E levar ao máximo a liberdade que é possível ter igualmente por todas as pessoas é esse consciência é o primeiro princípio de Justiça de igual a maior quantidade de direitos de liberdade que é possível tornar e momento ou dobrar antigamente para todas as pessoas e Aqui nós temos aquela esta Porque será que mostra certa pense vocês aí vocês concordaram por isso para a gente se você tá numa está construindo uma sociedade quer saber como é que a cidade mais organizar a hora que eu vou dar mais liberdade para
uso ou para outro dentro das provas para mulher os filhos homens homens alguns filmes para assistir as mulheres não os meninos eu vou deixar sair vou deixar se divertir as meninas nossa obrigação entrar e se você não sabe se você vai ser filho ou filha você provavelmente esse problema é essa conclusão de Hall concluiria que você faria uma lei dizendo que uma distribuição da Liberdade exemplo que os dois teriam mesma quantidade de liberdade se precisares que o nosso Tá certo faz sentido e já é a lógica dele para para é o ruir com Kant não
é é você primeiro o princípio da Justiça os outros dois não tem a ver com essa inviolabilidade na essa essa fundamentação no tocante Ana da dignidade é já vai usar o termo mais 7 ano mesmo né e é do primeiro princípio segundo o princípio por isso dos dois princípios estão reunidos num só porque eles dizem specht agora é a distribuição de bens são produzidos coletivamente a sociedade ela é um sistema de cooperação nossos juntos produzimos coisas que nos tornam muito mais felizes e nos torna nos tornam a nossa vida muito maior muito mais longa e
com muito mais comodidade e muito menos sofrimento não é o esse óculos aqui foi produzido quantas pessoas gerações de cientistas e depois alguém que tirou o petróleo o boot que transformou a areia e leite e disseram das de pessoas contribuíram para o sul cada coisa que estar Nossa exposição a gente esse computador é que a gente usa e permita a nós a Sofia em comum aqui precisa da filosofia com a ciência todo todas as ciências são resultados operação e certo irmã como se tipo O Infeliz e não são só os bens materiais os bens espirituais
são também os poderes Eu também os carros ou jeito é juiz o outro é advogado o outro é professor outro é estudante existiriam o lugar social com seus direitos com seus poderes as suas prerrogativas da né com as suas obrigações do Estudante se não houvesse sociedade O estudante não é uma posição social é que que traz um bem a resultante da cooperação de muitas pessoas o jeito que é advogar tem poderes sempre rogativas esse atenção essa certos bens tive que juiz funcionário público legisladores certo e tem a sua e tem este é estes poderes não
é é resultado da cooperação de todos Quem deve ter acesso a esses cargos E quem deve ter acesso a essas dignidade E quem deve ter acesso a estas oportunidades e não devemos pensar pena citarmos públicos antes mas Devemos pensar em todas aquelas funções que são é impossibilitada mpç3 vida em sociedade é como cooperação o função de sócios um preso é resultante da cooperação a sociedade inteira a função do Trabalhador de uma empresa a distância da cooperação da cidade inteiro e como deve acontecer a distribuição disso se você estivesse numa situação de em e tem que
ter que criar essa lei tem que escrever esse artigo da constituição sem saber qual é a sua posição a regra você que criar não vamos reservar os esses cargos apenas as pessoas sem deficiência podem ser pensar de sinal o gosto pelas pessoas com deficiência porque é lá que eu sou tira uma tenda xerodermica desculpa tá se eu morrer baixo só para os homens eu vou reservar só para grupos assim ou assado pessoas dessa daquela religião a conclusão de Rosé pessoas tatuadas e alto interessadas chegar em alguns usam de que essas esses ela essas oportunidades devem
ser franqueadas igualmente enquanto oportunidades a todas as pessoas e o segundo critério é desrespeito não é esta segunda a segunda parte do segundo princípio lá hoje o pé três só dois princípios muita gente De so3 né Eu acho que tá certo ao dizer que são dois mas depende da perspectiva Mas é porque eu te respeitar sempre a habilidade da distribuição igual de direitos e liberdades a vida segurança pessoal direito ao longo dos direitos da personalidade e eles eram é é direitos políticos direito participação pedra segundos pelos os é mais tem a ver o segundo princípio
que se dirigem dores tem a ver com distribuição do que é produzido pela cooperação o primeiro sempre o respeito que a comunidade tem que ter com seus membros o limite da da sociedade é o George está indo pela qualidade dos seus membros o segundo se divide em dois que tratam ambos de como distribuir esses bens que sobrou o centro pela cooperação O primeiro é isso que eu acabei de fábrica falar o segundo diz respeito ao problema mais difícil ainda como distribuir mais polêmicos como distribuir bens de natureza econômica e É mas não só os principalmente
E tu como distribuir esses bens são produzidos e é devo devo deve ter total igualdade pega são aqueles a ignorância será vou fazer vou criar uma sociedade que todo mundo vai ter a mesma coisa todo mundo vai ter a mesma quantidade de propriedade só eu quero uma sociedade aqui todo mundo tem o mesmo carro Em uma sociedade que todo mundo tem a mesma quantidade de dinheiro quem será o E aí uma pessoal que interessada e razoável de voz é pensar o seguinte olhos e pode ser que um pouco de desigualdade seja bom para o funcionamento
da sociedade e eu digo isso mesmo correu da ignorância porque se eu imaginar que uma pessoa ganhando mais pode eventualmente gerar mais 15 e faça com que aquela pessoa que está na base A mais pobre também tem a sua condição melhorada e eu aceitaria seria melhor porque eu estou comparando duas situações uma situação em que todo mundo é absolutamente igual e Então ninguém tem estilo para não tentar por isso aí ninguém tem cima para trabalhar ninguém tem estímulo para organizar Presidente sempre vai ficar todo mundo é por isso E se o teste um outro sociedade
aqui eu pergunto as pessoas acender curar bem Podemos conversar aqui se vocês quiserem para isso é só tenho algumas pessoas têm mais que as outras não é se isso as pessoas ao fazerem isso produzirem mais riqueza de modo a elevaram ainda que um pouco aqueles que estão na base eu posso aceitar isso mesmo seu imaginar que eu tiro a venda tira o véu e ver se eu tô na base o quê que isso terá me ajudar ajudar a também todo e qualquer pessoa e essa esse é o Biel que voz chama de o princípio da
diferença o que é algo a segunda parte na do segundo princípio de Justiça as desigualdades são admitidos E desde que com elas sempre se altere também pelo menos é necessariamente Só pele se incremente melhore também a posição daqueles que estão em pior situação da sociedade eu tô essa seria conclusão daquele chegaria aquele aqui nós jogaremos com seres razoáveis alto interessados sem saber em que sociedade nos acusar vivos vou tirar tirar assim isso aqui o pa A exposição é e o devolver a passar a palavra novamente para a os meus companheiros de bancada nós temos algumas
questões aqui eu ver se o processo pudesse depois de ver para nós para a gente conversar e ver aqui o que que a Juliana tá dizendo Lucas João Gabriel Bom dia Alexandre eu só muito obrigado pela sua participação é né é bom para que a gente possa esclarecer mais o quê a Sandra quer falar um bom professor sim na verdade eu preparei um material na apenas para repor algumas questões na parte daquelas pessoas que já havia conversado e eu vou transmitir esse material para gente fazer esse debate e acrescentar mais alguns pontos em relação ao
longo e principalmente as críticas que ele recebe a partir de outros autores né a que eu um foca na pista Claro ele recebe críticas de várias várias vários lados né das teorias da Justiça inclusive no próprio rolante do Horto só que eu vou focar mais na no quesito da Marta não estão inclusive vai ser uma das pensadores na discutidas durante o corpo mas eu vou focar em mel sabe tá bom peço apenas que confie em mim se tá se apresentado para mim por favor sim a gente tá vendo perfeito então nós partimos aqui né desse
ponto de vista para retomando algumas questões Claro E agradecendo desde já a muito ao convite feito pelo professor do Uno a presença do professor César a organização de uma forma geral que possibilitou esse esse debate tem possibilidades semanalmente esse debate é um debate carente lá nós sabemos muito bem disso não Bate bastante carente em relação à as Universidades nossas né E nós tentamos aí tem tem tem um centavo cada vez mais trazer essas questões né No início o professor comentou inclusive que eu estou né como coordenador do grupo de Estudos em filosofia direitos humanos em
quando a UNIP Manaus e lá a gente tem que ser lá imagina que tem alguns dos colegas dos alunos e fique acompanharam o primeiro ciclo do ano passado e e na estão identificando algumas coisas semelhantes certamente identificaram também algumas coisas semelhantes na minha fala né como que eu apresentei lá alguns critérios algumas questões da minha proposta aqui apresentar três questões fundamentais para de todos jogar lenha na fogueira né Desse debate sobre João grossas esses 3 esses três quesitos as três possibilidades pensar aqui elas estão focadas lá primeiro na questão do mínimo existencial se seria possível
afirmar nossa existência de um mínimo existencial na pensamento oceano em segundo lugar a qual é a posição dos críticos em relação a teoria da justiça de rawls e principalmente não funcionou Bateu bem nessa tecla da pessoa com deficiência na das deficiências nas pessoas que não têm capacidades terminar a sua vontade como que ficariam né as posições esses sujeitos dentro dessa sociedade de ida igualitária segundo o jornal né in 3º lugar o que de dentro do seu teoria a ideia de uma arbitrariedade moral e como que isso teria ou não na é o que nós buscaremos
responder a capacidade de se caracterizar a teoria da justiça é ideológico pois bem apenas retomando alguns critérios e algumas falas mesmo Professor a já a gente ficou bastante principalmente em relação a esse próprio desenvolvimento na doutrina Bush são o próprio esse movimento é teórico Talvez uma perspectiva também prática como nós poderíamos enxergar em isso quando nós poderíamos verificar isso numa dimensão prática eu recupero né em primeiro lugar que a ideia de volta mais cedo que fazer uma teoria da justiça outra atual de Matriz contratual ao longo da história da filosofia a gente encontra a matrizes
né de contrato social também sou mais reconhecido o principal que nós tenhamos aí até mesmo pela obra A que leva esse nome é o Russo na ponta qual seria o a rede de contrato social para Rousseau e depois pra gente tentar ver as diferenças ou semelhanças que existem entre essas duas concepções para o som o contrato social nada mais seria do que um mecanismo de ordenação da sociedade a partir da qual o sujeito que sai daquele daquele período primário daquele período histórico na primário de teu estado de natureza ele encontra na sociedade um novo estado
organizacional lá então a as concepções tradicionais aí da história da filosofia não No que diz respeito às aos princípios de de contratualismo né e aqui eu poderia citar o próprio Hobbes né que participa de um preceito de que nós somos pessoas são sujeitos sociais que vivemos na era uma briga constante uma luta constante pela sobrevivência na luta de todos contra todos né o homem como lobo do homem e isso faz com que nossos tem ó a necessidade de ofertar parte da nossa liberdade mais uma vez o outro né da Liberdade na história da filosofia e
Nossa a doemos parte da liberdade para O Leviatã né esse esse órgão máximo diria e vai ter por finalidade ordenar a sociedade absolutista na sociedade absolutista pois bem o campo de trabalho dele principalmente o período contexto que ele está trabalhando ele está publicando essa obra principalmente através da justiça e claro as outras obras né né dele pensando sistematicamente todos ou a tomografia Roseana a gente dá um período muito propício nos Estados Unidos estão período em que determinados standards gata demais padrões normativos e jurisprudenciais jurídico sociais principalmente né de uma filosofia social vão mudando outra por
nesse período em que a gente tem a publicação da é isso né na década de setembro começo a década de 70 o meu ele já assistiu a partir da do seu próprio país a partir do dos avanços né da suprema corte norte-americana pelo menos dois grandes julgamentos cirrê interpretaram as ideias de direitos humanos é claro a isso não tem direto mantido uma relação direta ainda a gente nem poderia afirmar isso dá uma relação Direta com a obra dele eu só quero mostrar aqui é exatamente que esse período que ele está situada num período histórico em
que está situado é um período muito propício não terreno muito propício muito bem adubado para que ele comece a desenvolver o seu pensamento sobre a a questão da justiça não pensamento talvez revolucionaram a gente não havia visto até então na história da filosofia e que demarca muito bem os novos as novas nuances na da filosofia política que passa então a ter viesses tanto no campo uma das Teresa de Justiça os campeonatos ele na democracia e também no campo da teoria do reconhecimento Então esse espaço propício eu chamo né nos Estados Unidos construído a partir das
decisões da suprema corte norte-americana são informadas por pelo menos dois grandes carros vai ficar bastante famoso que até hoje a gente tem aplicação deles como precedentes engordante precedentes para a afirmação de direitos fundamentais no país o primeiro caso é o Brown versus a a bancada de educação Roberts board of education daquela desrespeitam caso de discriminação racial que nega né o grande o grande quem nesse caso exatamente A negação da de uma doutrina né dos separados mas iguais e fariam fazer com que é sujeitos negros pessoas negras pessoas brancas SC situação da em posições diferentes na
sociedade inclusive em relação à educação que é o fruto Messi e dessa questão que foi discutida e até hoje tem grandes repercussões browser support of Decay e o segundo caso que é mais próximo do de volta é mais próximo do tempo ele desse contexto descrito da obra dele é o caso Miranda versus Arizona o caso Miranda vs Arizona ele estabelece alguns critérios nas de processo penal alguns critérios de igualdade no processo penal principalmente com base na ideia de que a pessoa tem o direito de ser informadas sobre seus direitos fundamentais processuais Então esse primeiro momento
nada o pensamento do Oceano esse espaço não pode para situar com o professor principalmente estão tendo acesso né a essa essa cultura está vindo essa cultura jurisprudencial Sakura de precedentes está vindo né reformando todo uma história norte-americana de desigualdades sede de grandes abismos entre pessoas brancas e pessoas negras Oi e Claro né aí também no campo Processo Penal e ver exatamente para identificar que o grande a grande Matriz é o grande ponto da sua teoria o grande ponto na sua teoria da justiça nada mais é do que a afirmação de um consenso entre indivíduos de
diferentes indivíduos tem como o soro bem colocou ele acaba sendo né uma uma volta a a um critério de uma posição original na então a metodologia como coloca aqui né que apenas uma explicação bem direta sobre o que eu tô comentando né aqui eu gosto muito da sua imagem na tela mostra muito bem talvez uma uma forma simplificada que uma forma característica ainda na Ainda o tanto distante mais ela mostra muito bem né O que seria essa essa ideia no véu da ignorância ou seja o nosso retornando sou a posição original de sociedade eu não
sei construiu a sociedade a partir de critérios a partir a partir de critérios dos quais são as não conhecemos propriamente critérios a partir dos quais eu não sei onde eu vou estar né como professor do bem colocou eu não sei exatamente onde eu vou estar eu não sei se quando eu tirar esse esse Bel mas ficou bom ser uma pessoa aqui pro Peça uma religião minoritária na religião que sofrem discriminações nesta nossa sociedade se eu vou estar do outro lado os vocês eu vou estar do lado dos economicamente favorecidos se eu vou estar do lado
daqueles né que tem algum tipo de deficiência que são pessoas com deficiência aí cotidianamente sofrem com os problemas de acessibilidade com os problemas de desigualdades sociais na das mais diferentes igualdades sociais oi ou então se eu vou ser uma pessoa negra né como casa do bordas do queixa né do grau nas portas of detection né que sofrem cotidianamente também com a racismo missionárias com discriminações é de toda ordem né não entender justiça como Equidade né que alguém tipo aí do primeiro capítulo que a nossa leitura da semana é exatamente mostra que o indivíduo se devem
aceitar os seus princípios é princípios originais princípios fundamentais que vem exatamente para firmar na uma posição de igualdade dessa dessa nesse primeiro momento e é curioso né para o seu irmão começou a falar dele nesse sentido quem vai fazer uma crítica ao utilitarismo não é isso decorre Exatamente porque o utilitarismo ele parte do princípio de que a gente tem que agir em sociedade assim como governos aqui e-social mesmo tem que a gente sociedade a partir de critérios que pautem né que estejam voltados não princípio de custo-benefício Isso fica muito claro o porquê né que que
essa essa teoria Roseana ela vai de encontro a perspectiva do utilitarismo Exatamente porque a partir do momento em que eu não sei onde eu vou cair ou não ou nascer da em beijo na ciência o berço é pobre são berço rico ou se é um berço das religiões é minoritária das religiões majoritárias certa eu necessariamente busco dar uma maximização das oportunidades a todos então a mesma que não tem que o bucho né afirmar as liberdades fundamentais na sua máxima dimensão eu busco também garantir nada aí no professor não vou falar muito bem aqui em viés
tanto Liberal dados dos direitos de primeira dimensão WhatsApp como direito somente segunda dimensão o direito é socioeconômicos e culturais e eu deixo Será mesmo segundo aumento eu tenho de garantir a igualdade de oportunidades para todas as pessoas Então isso acaba sendo um Marco né do do pensamento de um louco porque ele vai exatamente. Utilitarismo utilitarismo a partir do momento em que ele fala né aí o seu tio Nilde aqui dentro não certa sol utilitarista sair que a gente é geralmente se aproxima a enquanto eles falam né que a sociedade ela se constitui por meio né
de um padrão de custo-benefício nas práticas sociais elas são construídas por meio de um padrão de custo-benefício curou só não não é possível a gente construir esse padrão custo-benefício do que traz mais felicidade traz mais mais benefícios à sociedade porque nós não sabemos onde nós conseguimos então o princípio é exatamente garantirmos uma igualdade a todas as pessoas para a partir né Desse princípio de maximização das oportunidades e também a partir de um princípio a respeito às liberdades fundamentais tô pensando aqui nessa ideia no do mínimo existencial que é o primeiro ponto que eu trago para
vocês nessa breve Fala minha filha sozinha é essencial é fundamental Talvez hoje para os direitos humanos eu tenho eu tenho pensado ultimamente na bem desenvolvido algumas teses nesse sentido estilo é essencial ele tem até mesmo uma flexibilidade né que ele não é unitário para todas as pessoas digamos o seguinte sentido uma pessoa com deficiência na ela tenha nos seus critérios de mínimo existencial totalmente diferentes daquelas pessoas que não têm deficiência então pensamos aqui um exemplo a mas eu conheci ela exige né ela necessita de medidas de acessibilidade uma sociedade para que ali essa as possibilidades
de uma forma bem amo nessa cidade arquitetônicas as habilidades comunicacionais acessibilidades atitudinais principalmente né que parte das atitudes das pessoas para que haja a inclusão o que não nossa mente está né com ponto nesse mínimo existencial de uma pessoa sem deficiência então aqui né pensar mínimo existencial exatamente pensar ele para aqueles que são do direito e consequentemente devem dar a peça Associação o mínimo do mínimo existencial a a perspectiva dos direitos sociais econômicos o que nós temos aqui nada mais é do tão lucro fundamental dos Direitos Humanos como todos os direitos fundamentais como um todo
e consequentemente ou um conjunto é um complexo de direito complexo de garantias que efetivadas na prática que materializados elas têm por finalidade exatamente garantir que as pessoas tenham uma vida digna pensar né isso entendeu LOL é equivale consequentemente a trazer né normalmente para o debate o que o professor não falou povo não é o princípio da diferença ou seja Será mesmo que a gente não poderia tolerar as desigualdades eu fiz o Bros muito claramente como vai o senhor tudo bem cocô que na verdade as igualdades socioeconômicos são benéficas para desenvolver na sociedade mas isso claro
desde viagem uma razoabilidade desde que não inviabilize né o princípio da justiça como Equidade e constantemente os grandes estratos da sociedade os grandes espaços sociais nos quais essas pessoas estão colocadas A então o jornal as ele diz muito claramente né em uma passagem da obra a essa possibilidade nós pensarmos desigualdades então a desigualdade elas vão existir né ela solta mesmo Pelé segundo ele está desenvolvimento da sociedade mas a gente tem que garantir isso de uma forma razoável E aí o conceito de razoável Talvez seja uma indefinição que nós temos aqui nós podemos até de Mateus
né Quais quais seriam essas países os quais seriam essas premissas para se afirmar o razoável né esse mínimo razoável dentro Peças Ah pois bem Daquele dizer que isso deve-se aplicar de uma forma mais efetiva nela ser esse mínimo existencial essa garantir direito deve-se aplicar de uma maneira mais efetiva aqueles que estão nas margens das sociedades vulneráveis áreas e pessoas de dentro dessa sociedade né da sociedade se constrói elas não estão numa posição de Privilégio daí então eu retirar aqui da obra né por isso sim diretamente porque ele não fala pra mente domingo especial mas é
ultimamente né eu tenho eu tenho lido alguns textos etc principalmente do professor Tadeu beber é do Rio Grande do Sul que ele mostra muito bem a como que seria possível ou se não seria possível afirmação desse mínimo existencial no pensamento de graus daí ele dizer também né e trazer esses três argumentos e argumentos também aqui estão presentes em outros trabalhos que escondem essa questão o primeiro na concepção política de Justiça né porque eu mostro é uma concepção que até certo ponto ela ela vai net em couro para ela vai contra a perspectiva moral né da
assinatura pelo cante Então deve dessa concepção política de Justiça torna-se extremamente imprescindível a concretização de necessidades básicas E então beijo né que o mínimo existencial essa premissa do mínimo existencial nada mais é do que garantir ao cidadão é um conjunto complexo de direitos que tenham por finalidade regrar né a participação das pessoas na sociedade e consequentemente fazer com que eles vivam é indignidade né tanto que a gente chama também de um mínimo principal né o mínimo da vida legal pessoal pois bem Além disso né a dizer aos também que abaixo de certo nível de bem-estar
no material e aí aqui pensando né uma concepção mais Ampla de bem-estar enquadrando também os princípios o princípio de acesso à saúde de acesso à moradia é de outro gente sociais e concorriam esse mínimo para uma vida digna ele disse abaixo desse nível ser a parte dessa dessa essa grande nuvem né de direitos as pessoas elas não podem participar dessa sociedade na condição de cidadãos igual o iguais perdão e isso tem um impacto direto porque se a sociedade ela é Cooperativa se ela parte do princípio de cooperação então a tendência que nós incluamos o máximo
de pessoas embora mas a frente eu vou falar disso o Dr House ele ele acaba sendo alvo de crítica não é da marca Não exatamente por conta disso né porque ele acaba classificando pessoas que teriam ou não condição de servir a sociedade dentro desse padrão the cooperatives nada ainda esse padrão de igualdade um terceiro lugar né o conceito aqui onde se consegue fundamentais também que ele trabalha é o conceito de bem e não é que nada mais seria do que as possibilidades e aí Que ele dá uma piada né nesse conceito de bens primários não
como o mínimo existencial nosso né que a gente conhece aqui mas como algo um pouco mais amplo pensando que esses bens primários se referiam tanto as possibilidades de exercício da Cidadania exercício dados várias formas de cidadania do Egito na cidade de religiosa a Sunny racial cidadania sexual etc mas também chorou um ponto de vista de Constituição desse mínimo essencial mesmo os bens primários né ao mesmo tempo aqueles fundamento uma ideia de uma de uma certa cidadania é uma possibilidade de ser de cidadão que ter esse esse acesso a direitos fundamentais Nós também temos na segunda
dimensão do acidente Depende de Maio que seria exatamente a Constituição do mínimo existencial esse mínimo essencial como lastro a se materializar direitos fundamentais não seja e aqui o mínimo existencial como um critério formal a princípio mas que ele tem necessariamente que trás dele essa dimensão fundamental da dos direitos fundamentais de reconhecimento e de prática de materialização desses direitos fundamentais na ordem da sociedade cooperativa justa é igual é e livre Ok tranquila tá bom Eu não tomei o tempo de falar dos colegas não continuo a um segundo. Aqui que eu chama atenção é exatamente as críticas
né que o Blocks recebe em relação ao superior da Justiça principalmente por meio da marca 12 eu tenho aqui minhas boas é uma obra é o nome da obra obra da marca lançou o nome da obra Fronteiras da Justiça deficiência nacionalidade pertencimento a espécie nessa nessa nessa obra né ela faz toda uma nova teoria da justiça e consequentemente ela faz uma crítica direta aos fundamentos Tirol utilizou para bom então reconheça claro que apelido Hall seja fundamental para que usasse contemporânea principalmente para essas novas dimensões que é política a gente tem um problema de Déficit a
gente tem problema de as Palhas de lacuna e determinados bens e aqui é o que ela vai atacar a perder na justiça do vídeo ou não directamente né no na obra a uma teoria da justiça mas sim e principalmente no liberalismo político é uma obra também ficou bom hein nessa sistemática da teoria da justiça dentro da obra do liberalismo político John rawls ele segunda a marca mesmo ele cai um gravíssimo erro esse erro exatamente classificar as pessoas nas várias pessoas que compõem a sociedade de acordo com as muitas capacidades que essas pessoas podem ser dar
o Dori página espécie de uma régua não é uma regra social Abatida qual pessoas que têm uma capacidade maior oi oi acaba sendo considerada cidadã e consequentemente um membro operativo dessa sociedade no entanto pessoas que tem impedimentos que têm deficiências da que pensando o próprio conceito nós limpar mente de sabe ele sai da cama debaixo também que tem no campo de pessoa com deficiência no cenário internacional a gente chega né a essa crítica da marca mesmo que ela diz olha o que o nosso produziu na verdade foi uma um dieta para a cientista ou seda
sobre o que as pessoas que podem de fato contribuir para a sociedade Nesse quesito de cooperação é que devem ser um quadrado esses cão ou seja as pessoas que não não então né nesse Nesse quesito por exemplo é um ponto tela discutir também que outros pesquisadores hoje no Brasil tem discutido ele não pode mestre possível a exatamente que a pessoas com deficiência intelectual por exemplo nesse intelectual grave que não conseguem serenar a sua a sua Oi mais né a sua os seus os seus direitos obrigações e principalmente as suas vontades aos acabam sendo vítima desse
desse movimento House ano da justiça e de certo modo coloca as pessoas com deficiência intelectual é é um critério para pacientes isso né Ela diz que a personalidade daí né ela pegar bastante do de Rose fazer essa crítica com base na obra dela de joia faz bolso a personalidade ética das pessoas que participam nessa sociedade justa que participam da construção dessa nova sociedade a nada mais é do que baseado em critérios de saúde mental saúde redor toda de isola é a né dentro dessa concepção Roseana bons pontos a própria construção de uma nova sociedade é
um ponto fundamental agregar dele porém ele acaba é pecando né nesse ponto de trazer e nada as pessoas principalmente pessoas que têm graves deficiências intelectuais não conseguem serenar como pessoas que não podem contribuir de forma alguma para Essa sociedade ele colocar solução que ela encontra essa obra né na fronteira da Justiça a obra a fundamento da encontrar solução que ele encontra exatamente olhar né aprendendo justiça a partir de um enfoque de capacidade é o a banda antes dessa de sobre assim foto das capacidades um toque da aí né onipotência trazer propriamente a ideia de deficiência
como algo a ser discutido deficiência na sua nacionalidade e o pertencimento a espécie a que ela acontecendo aqui é totalmente aqui esse olhar não era dona da Justiça depende necessariamente de uma mobilização social o sentido de que e haja uma garantia mais água para que essas pessoas também tenham a sua o seu direito seu direitos fundamentais eventualmente obrigações as suas vontades eventualmente necessitadas e levadas em consideração dentro desse contexto social então a gente pensar né eu li aqui antes de começar a minha fala de alguma algumas as contribuições daqueles que nos assistem nada eles falam
alguns deles falou claramente que isso é num plano formal né acaba sendo maravilhoso através da Justiça Ela traz todos que para tossir traz todo um tempo direito também que faz quando a gente pensa até certo ponto isso sempre é possível né daí a outra as pessoas acabarem tá achando também o jornal The O tópico porque a própria concepção de Justiça essa concepção da volta na aula princípios originarios não seria como procurar no Google e arruma a dimensão histórica né não seja um momento da história que a gente voltaria para fazer fazer a sociedade Na verdade
é um exercício de pensamento mas lustração que utiliza para que nós tenhamos a capacidade moral e intelectual de jurídica também porque não trazer né de trazer a esses princípios a top então é o questionamento base que a gente tem que fazer exatamente Se fosse eu nessa nesse princípio de sociedade quais os mecanismos ou traria para discussão quais princípios que o elegeria na para serem esses princípios dias a sociedade não é será que a gente levar em consideração mesmo a as diferenças ou não né que é esse é um grande papel da TV notícia dos jogos
que exatamente mitigar um pouco as diferenças não recebeu dado a diferença não existam vocês tem até certo. Eles estão num patamar igualitário a ele pega na verdade não dá não e a por esse parece que é isso né no liberalismo político de trás Então essa régua da régua capacetes de certo modo das pessoas que não contribuem de alguma forma para a construção dessa sociedade se ela é uma sociedade cooperativa em que as pessoas devem cooperar aba o seu avanço essas pessoas não teriam então a capacidade é física moral intelectual de contribuir com essas com essa
nova sociedade e o terceiro. Então na hora que a gente traz aqui à tona que é o conceito de arbitrariedades Moraes né você tiver vitalidade de Moraes LP ele perpassa toda a obra de João Rosa então não só a teoria da justiça mais todos o seu sistema não é o sistema bibliográfico seu sistema de obras que ele vai dizer olha a determinadas questões né Por exemplo talentos naturais a própria as próprias oportunidades as condições sociais aquela e é os arranjos institucionais que beneficiam da dengue as pessoas em detrimento de outras né e situações fortuitas acabam
sendo arbitrariedades Morais ou seja isso acaba produzindo determinadas desigualdades sociais aí ele pensar Então como que a gente pode compatibilizar esse essa grande pergunta que eu faço porque a gente poderia compatibilizar por exemplo talentos naturais lá Pensa numa sociedade desigual lá então vamos pensar da seguinte maneira Eu sempre gosto gosto trazer né esse esse exemplo dragão exemplo aqui para vocês imagem né Pra ficar mais claro eu sei como pensar no primeiro momento que a crianças crianças no grande crianças migrantes e refugiados e o refúgio E ai que será que elas teriam a mesma capacidade né
Por mais que eu tenha nascido com um talento mais que nesse nessa concepção da desse nicho da sociedade né Elas tenham o mesmo talento que uma criança que tem estudo e tem uma família que não sofre violência Sem Fim por mais que ela tem esses talentos é um talento por exemplo de cantar não talento de cantar vamos lá que as crianças sejam boas cantoras Será que essas crianças refugiadas a que vivem né cotidianamente diferentes formas de violação de direitos diferentes formas de violência na violências simbólicas e são disseminações a certo mas também violências materiais né
que a gente tem aqui caso leva muito claros aqui na nossa região região latino-americana consegui no Brasil não é um contingente bastante expressivo de pessoas migrantes e refugiados Será que essas crianças né crianças que nas um talento refugiados nasci com esse talento canto dar um talento para música Será que ela seria uma mesma capacidade de chegada né ao ponto final de uma pessoa que nasce em uma família mais bem estruturada economicamente aqui não sofre violências cotidianas e tem uma capacidade né de trazer à tona né ah o estudo de possibilitar o estudo LED de angariar
esses Fundos que o estudo dos filhos Será que haveria de Fato né a mesma capacidade veja aqui são talentos as duas na consequentemente a pessoa também tem o mesmo talento talento também para cantar valer entre super certo pelo menos no Talento só que são pessoas que estão em marcas da sociedade diferente é mesmo pensando uma corrida aqui na corrida até o topo na até onde a pessoa ao mesmo chegar São pessoas que embora não tem um mesmo o talento a mesma a questão né nesse bacia do mesmo que sou e nada são pessoas que estão
um patamares diferentes da sociedade daí ele pensar então que isso não é esse critério de a liberdade de Moraes pensar né Essa esses talentos que cada pessoa pode ter as condições sociais socioeconômicas cada um pode ter as condições fortuitas da vida da pessoa a gente acaba gerando um pacto fundamental na escolha dos princípios de Justiça isso porque a ele diz né uma forma de mitigar talvez essas diferenças essas impossibilidades Né tava de pessoas que são imposições sociais diferentes alcançaram o mesmo nível dentro da sociedade igual já que a gente está pensando a igualdade é exatamente
de dentro deste contexto nada da do Véu da ignorância nós fazermos um retorno né a esses princípios a pensar olha as empresas devem Oi Gi mas nesse primeiro ano Ou seja a gente deve levar em consideração para a construção dessa sociedade necessariamente critério de talentos naturais critérios de condições socioeconômicas critérios de uma notícia de fato igualitária da Íris dizer né uma das perguntas que eu formulo aqui né se haveria possibilidade por exemplo de uma meritocracia né o critério meritocrático ser de fato justo e diz olha assim como o libertarianismo da Graça essa essa grande massa
né intelectual essa grande massa filosófico aqui certo módulo é a Maria Luiza distribuição de riquezas entre pessoas e contribuem mais ou menos pra sociedade e consequentemente isso gera uma série de fatores de caráter desigual nas pessoas que ocupam posições igual a legendária as pessoas contribuem Diferentemente para a sociedade é tão isso não é a maior unidade moral Será que mesmo uma meritocracia ou seja nós garantimos por meio por exemplo de programas de assistência lismo programas a de correção de injustiças históricas por exemplo né as ações afirmativas para pessoas negras das pessoas é estudo né escolas
públicas e tem problema bem aí né uma uma desigualdade em termos de ensino de qualidade de ensino Será mesmo que a gente fazer esses programas nós buscarmos esses programas traria essas pessoas que estão na posição social em são vítimas da cotidianas dessas qualidades Morais e essas coisas sociais mais baixas e aqui isso para a linha de fato é igual a Paty que a gente tá procurando ele disse assim como libertarianismo a gente tem um problema também aqui em si pensando o a meritocracia pensar em meritocracia nada mais seria do que trazer à tona né princípios
a desigualdade da mesma forma né esses princípio da desigualdade é que devem ser corrigidos lá no primeiro momento dentro da esse primeiro momento da formação né dessa teoria um x na formação da sociedade Justa e certo então eu coloco aqui nessa inovações e divisão não igualitária bens como coloca aqui também amizade ela é extremamente influenciada por essas arbitrariedades Moraes então é necessário né ele disse a área de farra essa notícia compensatória nessa essa correção histórica dos problemas sociais a partir de um critério de meritocracia justa mas ao mesmo tempo insuficiente o suficiente para garantir a
igualdade para nós acabamos convivendo de fato com essas desigualdades na sociedade nós devemos fazer ondas É nesse primeiro momento mitigar e reduzir a brandade certo modo esse esses mecanismos de igualdade então encerrando a minha fala o hall a partir do Superior da Justiça o que ele fazia nos convidar dentro de um contexto muito frutífero dos Estados Unidos um preço muito de bons ventos é na jurisprudência bons ventos para os direitos humanos Estados Unidos para correção mais uma vez de igualdades históricas nos Estados Unidos eles combinam a pensar quais seriam é hipoteticamente quais seriam se nós
tivermos tivessem essa possibilidade de de uma volta aos princípios originados situação originária que princípios que nós enquanto sujeitos é essa aí meu questionamento e fica com uma pergunta né para gente refletir saco quais princípios que vocês é traiu né que vocês buscariam na construção dessa sociedade injusta Mas será que a gente buscaria a má distribuição de riquezas mais igualitária não é uma situação de riquezas mais equânime o gente traria uma por exemplo Me coloca lá na mameri teocracia justa né certo modo faria com que essas pessoas estão imposições sociais diferentes se tivessem uma mesmo a
possibilidade de alcançar né Ou pelo menos uma possibilidade de mitigado né ainda de alcançar essas poses mesmas posições sociais então fica aí como questionamento a gente pensar eu agradeço mais uma vez a possibilidade no espaço que me foi dado e devolva a palavra oficina Muito obrigado obrigado tá chorando né eu trazer o viro podemos contar com a sua participação também no dia que nós vamos falar sobre eu vou falar exatamente sobre esse livro é é é é muito bem Vamos lavar muita muita coisa muito interessante aqui eu fiz algumas anotações e conseguiu uma outra ordem
para tratar desses assuntos porque assim também eu não consigo disfarçar que eu não vou responder aquelas suas perguntas que eu não sei responder mas vou trazer alguns elementos aqui para a gente poder discutir é que assim a gente leva e consegue alargar um pouco a compreensão aquele nosso contro fazendo alguns Alguns temas é que são parecidos para ele lol então eu quero primeiro destacar não é propósito desta contraposição ao utilitarismo é que você explicou é uma lembrar aqui uma característica do relação entre os princípios de justiça é que que a pensada também explicada também é
em função da necessidade de superar os limites Morais adjust São do utilitarismo O que é a ordem serial a prioridade lexical entre os os princípios da Lembrando que a gente tem primeiro princípio Todos devem ser tratados com igual respeito vamos e pela habilidade Essa é a máxima liberdade que se pode dar Igualmente para todos depois disso estando assegura ato nós vamos no segundo o princípio da igualdade de oportunidades e que dá é equilíbrio a possibilidade de desigualdade ao incremento a melhoria da situação do do daquele se torna pior situação fazendo então com que se torne
da inadimissível que para por exemplo o incremento econômico da condição de todos o mesmo da condição do menos é beneficiar mais pobres na sociedade é mesmo para fazer isso eu não posso ver o lar é aquelas liberdades confirmadas no primeiro princípio e é todo o Jackson que falamos sobre as pessoas que estão na pior situação na sociedade que é isso que eu quero tratar disso é para explicar aqui o como lhe né como entende a exclusão que Ross faz da consideração de situações peculiares é que nenhuma teoria da justiça eu poderia desprezar mais que ele
para fiz de construção do modelo é textualmente despreza né é que com a situação de pessoas com deficiência de pessoas de certas etnias são certas pessoas mesma situação das mulheres Por que que ele faz isso porque ele diz né que ele precisa para que ele possa para que esse critério Esse princípio da diferença funciona né eu possa da o pêssego é o que eu posso aplicar essa regra difícil de aplicar né É só posso admitir que alguém suba na socialmente em relação aos outros deixa os outros para trás aquele que ficar para trás também subir
um pouquinho como é que eu posso estabelecer isso nessa quem é este último é preciso de uma estratégia simplificadora e aí meu mestre estratégia significado daquele Desenrola assim para vendo esses é trabalhar com posições sociais relevo desse traduzir português Essa é eu vou escolher aqui uma o uma posição social relevante de quem se encontra do ponto de vista distributivo econômico está na pior situação e o gol então é complexificar o ventando uma palavra né e o modelo colocando outras posições é aqui é sociais é relevante está bem tu traz uma uma deficiência incrível para a
teoria não é igual à toa que os críticos não tem tipos do ouro do movimento de direitos de negros de mulheres eu recebi lista tem dicas muito acertadas o respeito a escolher próprio de um modelo também esse indicador é pois falar sobre esse tema importantíssimo das arbitrariedades Moraes você destaco aqui seu coração daqui da teoria da justiça Na minha opinião o que é e aqui vai totalmente contra as teorias meritocráticos né quem vai dizer e esse trem de meritocracia isso não é justo pessoas razoáveis e alto interessada se tivesse no meu dela da ignorância não
admitiria o início mas nós defendemos isso na verdade porque nos conhecemos as nossas posições acabamos o defendia que arbitrariedades são essas subunidades das quais nós desejaríamos nos proteger se nós não soubéssemos das nossas condições físicas familiares e mesmo do que por acaso venha a acontecer e essa acontecer conosco ao longo da vida o três tipos de habilidades que ele tá a internet natural algumas pessoas são mais capazes do que outras ele vai restaurantes excelentes jogadores de futebol são excelentes é eu sou inteligente sou tem Fininho aptidões que fazem muito grosso para que a pessoa por
exemplo grande dinheiro ou poder não tô falando de ser milionário às vezes soft 2 para conseguir uma vida básica que é Nossa aqui felizmente é temos que ser estamos aqui nessa poder me dedicar algumas horas a filosofia vamos que eventualmente falta faltam algumas pessoas algumas pessoas não tem aptidão física para cuidar da própria vida é isso é e que mérito existe nisso que m**** alguen tem por ser mais inteligente por ter uma logo não tem médico absolutamente nenhum nisso e portanto uma condição é de uma situação original e nós temos as diferenças causadas por isso
exigimos não que esses dons para trás não pudessem ser exercícios o que eles sendo exercícios trarão benefícios para todos mas eu sou admitiria que ele pudesse criar uma uma diferença seria efetivamente trouxesse benefícios ao clube que tem uma questão que eu acho que vale a pena ainda que não seja igual ao benefício que traga 14 ainda que possa ser maior para quem é a pessoa que eu dou Aqui tem uma questão importante mesmo esses dons naturais ele ele explica eles não são nada sem a cooperação e isso é muito importante a gente pensar pessoas muitos
detalhes fazer seis vezes essas teorias liberdade mas tá dormiste tá Morais da liberdade e que enfatizam a a só totalmente individualistas de e etc né acredito que uma pessoa pode ser tão ou mais inteligente para as outras que a quem é capaz de consumir qualquer coisa sozinho ninguém um inventor nenhum nenhum desses modelos é é mitos do do neoliberalismo e teriam sido capazes de construir grandes empresas a partir da sua inteligência talvez porque acordei mais cedo que a gente ou etc ninguém um deles teria possui absolutamente nada se não houvesse o todos os e o
operação social que permite que exatidões se manifesta em que ser que levem a resultado ele uma uma criança prodígio como um bolsa que com 4 anos de idade escrevi assim ou minhas Ah não seria nada se não estivesse integrado numa comunidade uma sociedade que Coopera inventando a música construindo um piano ensinando o menino a tocar piano Desde quando nasci séculos ensinou a família dele não fosse uma uma comunidade cooperativas EA cidade não fosse uma se dar uma uma comunidade cooperativa eles é ninguém nenhum talento possuiria absolutamente nada ele também esses talentos naturais estão expostas são
políticos eu estou importante deve se submeter um critério justiça e depois é esses essas habilidades são sociais também o que é ele explica que essas são as mais importantes lá na verdade né as habilidades naturais elas eram sociais vocês sabem muito bem que o principle é totalmente no nunca ouviram falar disso né Pantene ser ver a questão da justiça estudar lá o ponto de vista da educação né é cima dizendo hein vamos Qual é o principal critério para saber se uma criança vai ter um bom desse termo solo não Cristiano número um da que tem
mais eficaz depois ver se está triste é saber a história da que os pais e olha escolaridade dos Pais ali e você é terá é quase que certamente que se você certeza estatística o destino dos filhos bom então o isso mostra como a naturais produzem e finalidades sociais é porque esta é a diferença igual é o colega estão básico aqui que só tinha o direito de herança como um problema político nós temos o tipo que o direito de herança não é criticado no ponto de vista político ele leva a uma radicalização ampliação das liberdades das
atividades é naturais é transformando-as em sociais e pre e o Finn nós temos as arbitrariedades tem corrente sua caso que aconteceu ou encontrar um tesouro alguém encontrar um não houve sofreu um acidente perder completamente a capacidade O que é essa a vitalidade fechando aqui das arbitrariedades do ponto de vista Positivo né as pessoas habilidades sociais no ponto de vista negativo eu chego a senhora Marina Baobá solta uma professora Nossa da usp-ribeirão show da Psicologia forense da lá na psicologia na ser olho direito o zenfone contribuição dela é uma pesquisadora brilho é tenho que dar um
prêmio primeiro Álvaro Conselho Nacional de Justiça uma pesquisa sobre adolescentes em conflito com a lei e fez esse exame o estatístico das condições que podem fazer com que uma criança ou adolescente ganha a reincidir no em casos de conflito com a Lei tá é E essas essas condições são as companhias que ela tem a estrutura familiar é a renda as cola o lugar da cidade particular é elementos que dividiram em grupos E por incrível que pareça pessoal a conclusão é aqueles critérios que são decisivos para saber se uma criança ou adolescente vivem em conflito com
a lei ser vai parar lá na Fundação Casa eles são quase todos os os principais essa todos Independente de uma decisão que a criança pode tomar o que a família tem que tomar porque essa totalmente sociais o totalmente eterno determinados isso então ver se eu fosse uma criança nessa situação estaria no sistema provavelmente sabe sistema penitenciário hoje depois de ter passado pelo que o Akuma a minha mãe muitas vezes nem me achou dele colocar lá e ela fazer isso com Raça Então essa deve tá legal são muito é a parte importantíssimo né que você destacar
é que mostra aqui não existe nenhuma Justiça dessas teorias pretensamente meritocráticas elas são Na verdade uma espécie de aristocracia de pensamento aristocrático profundamente antidemocrático profundamente injusto o certo diga uma questão para a gente colocar um pouco mais de calor na nossa discussão entre essa questão da igualdade e da famosa meritocracia é geralmente ele nos apresenta essa possibilidade de igualdade e e agora dentro dessa dessa igualdade Em uma sociedade que é completamente desigual como a nossa sua multiplicidade de sujeitos uma multiplicidade de orientações de opções políticas religiosas orientações sexuais afetivas a diversos câmpus é como é
estabelecer uma regra grand-mere tô craca dentro de uma sociedade amplamente desigual é visando uma premiação uma contribuição do Estado de uma forma justa é mais que muitas vezes você não não leva em consideração peculiaridades o situações próprias da dakini o que ela se passou veja eu não estou aqui tentando o justificar um cão um casuísmo e cada caso é um caso de regras e regras e normas que abranjam a totalidade mas como como como trabalhar essa abrangência normativa é em uma sociedade tão diversa com essa opção de igualdade como estabelecer essa igualdade evidentemente eu tenho
uma tendência mais é tô Mística aristotélica para ver a questão das diferenças e da Igualdade mas nessa situação específica como é que nós poderemos refletir e do ponto de vista da distribuição dos bens produzidos operativamente não é possível responder essa pergunta se Nossa continuamos pensando por o a justiça desde uma perspectiva individualista como o libertarianismo por exemplo fora e as pessoas acreditaram que qualquer tipo de conquista pessoal que exista antes de de qualquer ação iniciativa da qual resulta algum bem antes de riqueza como reconhecimento alguma honra certo é parecida da contribuição de todas as outras
pessoas vê-lo sistema jurídico nosso sistema educacional nós proctocolite o fim da lei de marcar por essa concepção é Rendido a lista em pela cegueira essa do caráter operativo da de todas as nossas profissões de humanas né eu o uma empresa é uma empresa e o resultado da contribuição de várias pessoas mesmo por vocês eventualmente milhares de pessoas contribui para a Constituição de uma empresa e não são só os seus empregados e os seus sócios não são todos os outros agentes econômicos e os Agentes políticos que tornam possível aquela empresa quero empresa existe porque existe alguém
quiser ela pela Segurança Pública Porque existe A outra pessoa que passa varrendo a Rua que existe alguém que dirigia o ônibus e que leva o empregados para trabalhar pô o que que fez a projetor o carrão que o presidente da até a empresa Dirigir à ré o que que eu ganho o motorista dele e assim sucessivamente nosso acho que é a recuperação da politicidade do caráter político da daquele que é construído de todos os bens né Precisa se recuperar para que a gente tenha uma visão não e não distorcida possa ser justo a respeito disso
acho que sistema de fato extremamente importante diga professor André Gomes tentando também esses trazer à tona uma possível resposta a partir de house naquilo para pergunta do professor César a ele diz o seguinte né que a nossa vidência social ela não tá mais aqui com a loteria natural Élcio já a gente está exposto aí dia mais dia né pessoalmente o nosso Nascimento nossa nossa é o surgimento nesse nessa sociedade agente tá exposto às contingências de tanto de caráter natural do homem de caráter social e agora deixavam na pouco mais isso influencia tanto Parabéns normal vai
tem uma diferença tanto positiva quanto negativa então ele vai dizer olha daí dizendo que há a questão da meritocracia Brasil mas não funcionaria porque mesmo se a gente em pano como sistema meritocrático como você conte a bateria distribuição de riquezas e de bens para aquelas pessoas que ou contribuem mais ou sobre a posição social de relevância e isso pode não sendo prejudicial continua sendo ela desigual eu não é alguns teóricos de vão criticar nós vamos cozido nesse ponto né da da questão da deficiência a resposta talvez que a gente poderia utilizar né E aí fica
também um grande uma grande interrogação aqui na frente pensar S aqui alguns teóricos diz olha a gente deveria colocar limites nessa das celebridades seja ocorre limites nessas contigências naturais as pessoas ou seja se a pessoa é um bom corredor se a pessoa é um bom alunos pessoa a gente tem que criar um nivelamento social de tal modo que seja possível fazer pão que de fato haja uma sociedade igualitária Ou seja a gente me ver ela aqui Oi para o menos ou menos para nós e agradeço ambos Obrigado Eu que agradeço é quero quero net uma
uma pergunta que todo mundo da Mayara Amorim Boa noite Mayara Obrigado pela sua participação é olha só aquela pergunta que interessante é possível aplicar o princípio da diferença é no caso da vacinação no período poder Olha que interessante como isso nos permite é na capital exatamente como o experimento mental Duo é a situação original do Véu da ignorância é serve para nós permanentemente repensarmos as nossas instituições e as decisões que temos que tomar se você for pensar a questão a da vacina quem vai tomar certo pode ou não ai o exemplo que que tu pode
mais comprar que já viu um beijão Tiraria o linda figalli etc é como o experimentos serve para atenção problemas assim como o véu da ignorância e pensa como eu e distribuiria é essa esse bem a vida proteção a diminuição drástica do risco de morrer na é a que resulta da vacina Será que eu vou distribuir isso de acordo com o critério econômico dos mais ricos e os amigos do governante vaidoso por exemplo quem tem contato com o prefeito ocidental de saúde ou eles hetero ou procurarei outros critérios ou colocar acho que eu não sei se
eu vou ser médico quando eu tirar o véu mais com esses caras médicos estão lá e nós precisamos deles vivos para cuidar de todo mundo enquanto a vacinação Então eu acho que ir então certo Observe como o só são original né pô essa posição original que ele imagina não é um gente são da cabeça cabeça dele é uma forma de descrever os nossos juízos Morais e políticos é de forma Imparcial Informa a gente e o assunto sabe essa definição do interessante muito obrigado Nós temos muitas aqui muito interessante cadeira Lucas Nascimento deve Quino e diz
assim proposta do esse experimento vai bom dia que tá falando isso eu mesmo tento um esforço e protético e coletivo como auxiliar Olha que interessante para espetáculos Coloco hoje eu tô em casa tô como é que corre o chão experimento então uma pessoa em imaginar eu estou pensão E qual seria o acordo que esses contratantes fariam Então o que o Lucas tá fazer trazendo é a crítica de solipsismo que o século 20 traz outras teorias contratualistas né que no final das contas acaba o revelar um indivíduo é o indivíduo Qual é o copo santificou os
povo certo com seus próprios botões Eu apenas reduzindo da razão do que aqueles seres Racionais são os confrontantes Eurides concluído na presença de uma forma completamente Felipe cita como compatibilizar nisso com a SS esse caráter coletivo de discutido né de discursivo se faz pela discrição e é uma uma questão de certa forma de respondido e este fato parece que acaba por cair na mesma em certo sentido na mesma crítica do solipsismo mais isso quando a gente vai ser no Rosa escrevendo um livro sozinho e chegou nessa estou com os outros e quando isso vai entrar
negócio são né não gosta já trazemos os administração um instrumento para nossa à nossa disposição mas nós pregamos a ferramenta teórica não é Assumimos a posição hipotética ou para discutirmos paz com por exemplo da Rocinha e é uma questão interessante quero falar alguma coisa sobre isso é só me engano não entendo já que eu não olhei mas não me conhece a própria política do Samba lá do Michael Sanders lá da tarde né sobre essa questão do dia Lógico que como poderia uma pessoa apenas decidir por todas né a gente tem um problema nesse dia que
se aproxima até certo ponto do próprio problema do capitalismo né que é uma pessoa decidindo o que que é o custo benefício empresa com aquele caso né o geralmente utilizo oficial o caso do Dilema do Bonde né que é bastante famoso em filosofia a o dia muito bom ver claramente uma perspectiva de dar para usar né é uma perspectiva de uma teoria da justiça do ponto de vista utilitarista Então quem tem que deve decidir ele quem morre não morre por onde que o bonde passo para o do próximo então me parece muito quê que é
essa recuperação né o eu tava atendendo aqui a pouco é tem uma parte é uma passagem da mesma ela coloca muito bem ela diz olha é as pessoas dentro de uma foto dela exatamente as pessoas com deficiência intelectual a chama de incapacidade não é de entendimento melhor entendimento dos mentais ações como impedimentos mentais são se dança então consequentemente elas estão fora dessa régua do Rosa tá pegando esse troço porque ela não tem capacidade para contribuir na e Mas quem decide isso é esse é o ponto né que eu acho que a gente tinha que ir
pensar que que o Lucas contribuir nesse sentido quem que é quem decide afinal de contas o que que é o quê né se haveria a costurar essa liberação é coletiva dentro também nivel enfim souber o próprio já é uma questão coletiva também é o tempo que uma outra pergunta que traz que fala sobre o valor formas e também permite uma o reflexão Aqui Nós pensamos eu vezes crescemos o o e o funciona esse experimento Mental é o João Rodrigues Obrigada João diz assim essa teoria da bonita formalmente é mas como aplicamos essa massa digamos A
monopólios onde você tem que restringir a liberdade de um parentese aumentar a liberdade de ouro onde imaginava o monopólio natural alguma coisa que é só pode ser produzida se for produzida por uma pessoa só nós não vamos voltar aqui nos estado atual da nossa área aqui da nossa técnica a distribuição de água por exemplo na cidade e é esse esse tipo de monopólio Rua Ibitinga o que alguém fique com esse poder de cuidar do teu a posse e fazer o trabalho de distribuição da água mais regime de monopólio o PSP é eu já consigo haverá
distribuição de água cientifici monopólio for estabelecido então eu poderia aceitar esse a existência desse bloco e o resultado ao vivo agora às vezes outros monopólios que não sejam É talvez aqui eu não sirvo naturais sentido de não serem inevitáveis Mas eles podem também se revelar uma vez só e tu tem a ver com o exercício da razoabilidade na razão prática na consideração do que seria aceitável é para qualquer um é é o que estou eu vou essa sim delícia quero tirar 01 há mais alguma pergunta que eles querem trazer mais algumas perguntas do chat do
YouTube PSOL e de alguma alguma delas era de tempo aí na bolsa exercícios Gerais e nós temos é uma provocação aqui do Alberto Benício daqui a gente agradece pela participação interessante por exemplo do que adiantaria o talento se o sujeito não tiver o mérito e capacidade de utilizar ao o pênis que ele fácil para você André Esse é o Rose ele tá pensando né exatamente desse ponto de vista de que a gente viu uma loteria ao natural né e a partir do momento que a gente vive nessa loteria consequentemente a os méritos naqueles tem essa
digamos assim esses as contingências naturais dessas como ele fala sobre as deficiências né Ele fala na natureza notícia que as deficiências são desvantagem desmerecidas né e por isso tem necessidade de determinadas compensações a essa população pois bem quando ele fala sobre a questão da da capacidade ou da possibilidade dos esforços Inclusive a ponta e toca nervosa do esforço lá ele diz que a e essa ao ser né ao sermos escolhidos para estar em um lugar ou em outro isso faz com que a gente tenha não enfrentar né esse Esse princípio esses princípios de que nós
nascentes tons na verdade essas contingências de pedra como mecanismos de gamos é demérito não é vocês na verdade são questões que podem vir tanto também coisa para mal alguma medida né então de fato você não tem dentro dessa sociedade a capacidade de utilizar a capacidade né isso aí bem naquela perceber que ele estava comentando se ele não tem capacidade de fazer essa diferenciação ou então de consegui parar sujeitos a consequentemente a gente de nada Valeria esse talento Além de que ele não ao mérito à ele é uma característica mas ele não mérito Rosa um trato
eles como mérito é o mesmo que vai criticar fortemente a ideia da meritocracia E aí E aí e é nós temos ainda mais mais um tempinho para mais um emprego isso é E aí [Música] é claro fazer uma observação sobre É sobre esse fracasso e igualitarismo devemos retomar e lidar com a dialética no sentido de rede ou Max na vida social alma uma luta difícil falar da dialética dialética da significa coisas muito diferentes na diferentes autores nesses dois autores gente duas coisas bem diferentes Eu amo vão lá nos gregos buscar e entre os gregos tudo
se dizia dialético não sofistas o hotels.com não temos falado sobre isso né mas é uma coisa importante aqui a dialética é uma arte de lidar com a diferença da opinião e nesse sentido interpreta a sua a sua pergunta para dizer que ele se já tá desafio da filosofia política na verdade o desafio é tá experiência política hoje a lidar com o a diferença sempre foi essa Sei Que coisa é essa a dificuldade o desafio para o clima né da convergência crítica nós vivemos em comodato por isso que pelas cooperamos e para fazer coisas juntos mas
nós não cooperamos com um senhor e escravo o pé mas como iguais iguais têm direito a dizer falar Esse é o animal por Espero que é o animal que tem o Logos lá e instauram uma uma situação de divergência que existe uma técnica para ajudar Claudia Leitte pode falar boa muito boa saída para nós é um charme já ouvi lidar com a diferença e nesse sentido quero também destaca aqui ó Eu gosto da pergunta e o Rafael fez na sobre a diferença entre as teorias democráticas de Rosa errado uma pergunta difícil demais de responder né
Outra coisa aqui a há muita coisa em comum né Nós temos dois autores que deliberadamente pulsão e depois é fundamento para pensaram o poder político contemporâneo não é mas não parece de modo nenhum nas pontas poderíamos é colocar abro mas como o autor de caráter contratualismo é aquilo que igual Jaci a passo vamos lá muito claramente estamos agora é i.a. Brumas uma o hotel Linha discursiva pela teoria aqui nos esclarece da legitimidade decisões políticas e jurídicas na também a partir de reconstrução das condições da construção da decisão é bem diferente daquele que mostra os faz
né é sem postular uma uma posição originária e etc mas também preocupado cocô Roses tacos explica como é nós podemos construir está a situação original com gráficos é o também em árvores está com algumas pouco da também diferentes e admitir absolutamente nenhum véu da ignorância mas algumas coisas que abre as cutículas vai bastante importante lá e na tapete que tem que fazer ó a muita coisa a respeito disso é de fato uma ligação interessante ó os carros a palavras finais para nós erramos agora que já chegamos 10 horas da noite o Álvaro César nós começamos
é uma vez mais agradecer né a Universidade de São Paulo faculdade de direito da Universidade de São Paulo e o nosso querido professor Nuno que não se preocupe se o nesses encontros é esses debates Nos quais podemos conhecer-nos aprofundar neste momento nas teorias da justiça e uma vez mais Agradeço ao professor Nuno essa oportunidade de uma maneira especial agradeço envio meu grande abraço a Meu amigo querido o André Spinelli E agradecendo na pessoa do Tadeu todo o pessoal da técnica que nos proporcionam é esses encontros semanais Muito obrigado eu vou de igual maneira gostaria muito
de agradecer a oportunidade tanto a Faculdade de Direito de Ribeirão preto-usp como os professores especial Professor Nuno que enfim acatou as minhas colocações né hoje nós conversamos ele atua nas posições sobre que eu queria comentar muito feliz de alguma forma contribuir Espero que tenha ficado Claro Espero que enfim tenha vencido o rosto não é com que o grupo espera e principalmente porque o curso espera principalmente também por César amizade de longa data a possibilidade estar junto e mais uma mesmo é nós somos aí o autores direto não é uma mesa de não me lembra pelo
menos de ter participado e conjunto muito feliz mesmo que esses passos e também agradeço a todos aqueles que nos acompanharam e espero que tenha de uma forma a aclarado as ideias sobre europa.eu é muito obrigado pelas contribuições excelente muito muito obrigado desejo a todas as pessoas presentes the world in E aí [Música]