Neste vídeo, vamos falar sobre algumas atitudes que os ricos adotam e que muitos pobres ignoram, seja por falta de conhecimento ou por simplesmente não quererem. Criar riqueza é resultado de vários fatores, e os elementos que vamos mencionar nesta lista, embora não garantam o sucesso, certamente vão aumentar muito suas chances. Número 1: Pessoas ricas leem muito.
Eu já perdi as contas de quantas vezes falei aqui no canal sobre os CEOs mais importantes do mundo, que leem mais de 50 livros por ano, enquanto a pessoa comum lê apenas 1,5, e geralmente histórias de ficção ou romance. Ler 50 livros por ano é realmente muito, o que dá uma média de aproximadamente quatro livros por mês! Recentemente, descobri um dado interessante sobre os livros disponíveis na Amazon: em média, eles contêm cerca de 64.
000 palavras. Agora, vamos considerar que uma pessoa comum leia em média 200 palavras por minuto. Isso significa que levaria cerca de 320 minutos para ler um livro, o que equivale a aproximadamente 45 minutos por dia, se você quiser terminar um livro por semana.
Essa perspectiva parece um pouco mais realista. Mesmo assim se você não tem condição de ler toda esta quantidade livro, seja por falta de tempo ou dinheiro para comprar, se você ler qualquer quantidade acima de 2 livros por ano, você já está acima da média. Agora, imagine se eu dissesse a você que é possível absorver todo o conhecimento acumulado por alguém ao longo de uma vida, aprender com os erros dessa pessoa e entender o que a tornou bem-sucedida em apenas alguns dias ou até mesmo horas?
Seria demais, não é? Pois acredite, você pode. Livros, meu amigo, são exatamente isso: conhecimento concentrado e registrado.
Ler, principalmente para se desenvolver, é algo muito subvalorizado. Não importa qual seja a sua paixão, você pode aprender com os grandes nomes da sua área e ir além. Leia também histórias de sucesso de pessoas de diferentes áreas, porque nunca se sabe que ideia a história delas pode despertar na sua própria jornada.
Então, da próxima vez que você se perguntar por que um CEO de destaque ganha 10, 20 ou até 50 vezes mais do que você, lembre-se de que, enquanto você está estagnado, eles continuam se educando. Número 2: Eles sacrificam o presente pelo futuro. Pessoas ricas começam cedo, desde muito cedo mesmo.
O momento ideal para começar sua jornada foi há 10 anos, o segundo melhor foi ontem e o terceiro melhor é agora mesmo. Porque elas sabem, graças à sua educação e à quantidade de livros de sucesso que leem, que as coisas não acontecem do dia para a noite. Por isso, elas trabalham duro desde cedo.
Elas abrem mão de curtir o presente e investem no que é mais valioso para elas: o tempo, para chegar ao seu objetivo. Enquanto pessoas pobres saem para festas, os futuros ricos estão trabalhando duro. Enquanto os pobres assistem TV, os ricos estão lendo livros de crescimento pessoal.
Enquanto você desperdiça seu tempo fazendo praticamente nada, os futuros ricos investem esse tempo no desenvolvimento de suas habilidades. Número 3: Eles se dedicam totalmente às suas habilidades. Uma diferença importante entre os ricos e os pobres é que os ricos se esforçam para se conhecer ao máximo.
Eles reservam tempo para descobrir o que realmente querem fazer na vida e se dedicam ao máximo nessa área específica. Se você tem algum talento que lhe dá uma vantagem sobre os outros, aproveite isso. Não é necessário nascer com habilidades especiais, basta ter mais vontade e disposição para se esforçar.
Lembre-se: o trabalho duro supera o talento quando o talento não se dedica. Tentar se destacar em tudo é a maneira certa de não se destacar em nada. O sistema educacional e uma criação inadequada têm parte da culpa nisso.
Imagine que você tenha um filho na escola que é bom com computadores, mas tem dificuldades em português. O que os pais fazem? Eles contratam um professor particular de português.
Os pais fazem o possível para garantir que seus filhos sejam apenas medianos, ao invés de oferecerem mais recursos para desenvolver o que eles já são apaixonados. É surpreendente quantas pessoas têm apenas uma vaga ideia de suas paixões e, pior ainda, são poucas as que se esforçam para desenvolvê-las em habilidades úteis. Por outro lado, os ricos descobrem suas paixões e se dedicam completamente, acreditando que são responsáveis pelo próprio sucesso.
Número 4: Acreditam que são responsáveis por seu próprio destino. Pessoas bem-sucedidas confiam em si mesmas, enquanto os pobres buscam desculpas, culpando o governo, a crise econômica, a falta de habilidade, a falta de reconhecimento ou a falta de sorte. Todas essas são desculpas vazias.
O caminho para o sucesso e a liberdade financeira não é fácil, a menos que você nasça em uma família rica. Você terá que trilhá-lo por conta própria. Se você for inteligente, poderá acelerar o processo, mas não existem atalhos mágicos.
Pessoas ricas não colocam a culpa nos outros por seus fracassos.