olá bem-vindos ao doxa e episteme hoje temos mais um episódio do bloco filosofando em casa como resumo da obra a política de aristóteles o homem é por natureza um animal político referências a política aristóteles inaugura a filosofia política propriamente dita buscando pensar as questões humanas em suas particularidades e a vida política em sua autonomia ele propõe uma teoria ao mesmo tempo descritiva e normativa da cidade o livro um anuncia sua tese central a cidade é a comunidade perfeita que permite aos seres humanos realizar plenamente a sua natureza e assim atingir a felicidade o paradoxo em
que cidades gregas estão naquele momento em pleno declínio conquistadas pelos reis da macedônia e o pior é que elas vão dar lugar a monarquia centralizada mas nem por isso a tese perde a sua força como testemunha o interesse que ela suscita entre os mais importantes pensadores da filosofia política seja para inspirar-se nela ou para criticá-la ela sempre será no objeto de reflexão problemática o que é uma comunidade política para que enfim ela existe procedência segundo o método analítico o que significa decompor o todo em seus elementos e com uma postura genética que é estudar o
desenvolvimento de uma realidade a partir da sua origem aristóteles vai descobrir a especificidade da cidade em relação as outras formas de comunidades humanas teses essenciais o ser humano é por natureza um animal político os seres humanos tendem que se reunisse para preencher uma falta que os impele de realizar a sua verdadeira natureza eles formam comunidades porque não podem bastar-se a si mesmo a cidade é a comunidade mais perfeita porque ela permite atingir o nível máximo da autarquia assim o bem supremo e remédio não somente a satisfação de todas as necessidades a subsistência mas sobretudo a
felicidade os bem viver a cidade é o fim o objetivo ea realização das comunidades que a compõem famílias e outros grupos e explica o seu desenvolvimento o que mostra que o ser humano é naturalmente destinado a viver não só socialmente como os outros animais gregários mas politicamente isso porque diferente dos outros animais nós somos dotados de logos isso é linguagem razão o que nos torna capaz de conceber as noções de justo e injusto e discutir o outro a comunidade política de férias nas sociedades animais porque os seres humanos partilham nela não somente necessidades mas também
valores comum bem temos aqui uma parte absurdamente polêmica a justificativa de aristóteles para a escravidão todos nós sabemos que a escravidão é um crime é de ombro absurdo e é difícil acreditar que nós seres humanos tivemos essa prática por tantos séculos só para lembrar a escravidão começou a ser discutida e questionada a pouco mais de um século feito essas observações vamos então finalmente para a justificativa de aristóteles para a escravidão escravidão é uma instituição que consagra a desigualdade alguns seres humanos são privados de todos os direitos e excluídos da cidadania e é infelizmente admitida por
boa parte dos pensadores da antiguidade alguns sofistas é contrária à natureza porque é fundada natura convenção o direito subjugaram vencido aristóteles me responde mostrando em que a escravidão é natural necessária e para ele legítima alguns seres humanos são feitos para comandar outros para obedecer em virtude de uma diferença de natureza e em vista de uma vantagem mútua a inferioridade do escravo depende da sua incapacidade de deliberar ele não pode comandar se assim mesmo mas somente servisse seu próprio corpo destinar por sua força ao trabalho pesado sendo assim um instrumento animado ele serve para reprodução dos
bens necessários à manutenção da vida e assim deixa livre o seu senhor destinado a atividade política mas da maneira como é praticada à escravidão real pode ser contrária à natureza toda a lei faz escravos seres humanos que não merecem a servidão ou quando os escravos são explorados além do quadro do méxico fecha aspas é a riqueza não é uma finalidade em si para atingir a autossuficiência que permite viver bem a cidade as famílias que a compõem devem dispor de bens materiais suficientes para prover as necessidades de seus membros a arte de adquirir riquezas é conforme
a natureza se ela permite libertar os seres humanos da necessidade a fim de que possam consagrar-se a sua vida de cidadão mas como desenvolvimento das trocas e com a introdução do dinheiro apareceu uma forma pervertida de arte de adquirir a climática aquisição de bens tornou-se um fim em si mesmo e não se trata mais de outra coisa senão aumentar sem limites a quantidade de dinheiro se possuem em outras palavras de tirar o máximo de proveito dele deste modo o dinheiro foi desviado da sua função natural que é facilitar a troca e tornasse o princípio e
o fim da troca não se trata aqui de condenar moralmente o lucro mas denunciar o risco que o núcleo faz pesar a cidade quando a riqueza se torna uma finalidade em si nós temos um quadro patológico uma doença que precisa ser tratada para que tenhamos uma cidade saudável conceito cidade temos traduzido do grego polis comunidade política e constitui a forma acabada da vida social ela permite ao ser humano livre praticar a virtude de atingir assim o bem mais elevado uma vida boa e feliz climática arte de aumentar a riqueza sem limites pelo comércio e pela
a especulação tira uma outro fim senão o enriquecimento a ganância altura segundo aristóteles é um grave defeito que precisa ser corrigido o mais rápido possível para que a comunidade possa funcionar da sua melhor forma muito obrigada você que é se o vídeo até aqui gás tem gostado demais assim o canal e compartilhe com os amigos todo comentário é bem-vindo eu faço e vitória sempre a a mamãe mamãe