Já ouviu falar sobre imunocromatografia? Chega mais! Imunocromatografia, conhecida também como teste rápido ou teste de fluxo lateral, é um dispositivo diagnóstico capaz de detectar a presença de uma determinada substância-alvo.
Essas substâncias podem ser patógenos, como vírus, bactérias e parasitas, biomarcadores, contaminantes, alimentos e componentes animais ou vegetais. É um teste de baixo custo, simples de ser realizado e que fornece resultados muito rapidamente, a partir de 5 minutos! Além disso, não requer mão-de-obra especializada e o treinamento para uso é muito rápido e simples.
Outra vantagem é que é um teste que requer um baixíssimo volume de amostra. Ele pode ser realizado com diversos tipos de amostras, como urina, sangue, saliva, suor, leite e outros fluidos. Esses testes podem ser feitos tanto para identificar o agente ou substância, por exemplo os antibióticos, bem como anticorpos contra um determinado agente.
Eles são comumente usados em hospitais, clínicas e laboratórios. Um dos testes mais famosos que emprega a técnica é o teste de gravidez, que funciona detectando um hormônio produzido pelas gestantes. Outro muito conhecido é o teste-rápido para COVID-19, amplamente usado recentemente.
Também são muito empregados na segurança alimentar e ambiental para verificar a presença de toxinas, antibióticos e agentes causadores de doenças. Além de tudo isso, também ajudam no diagnóstico das doenças dos nossos animais, como no diagnóstico de duas doenças importantes em gatos, a Fiv e a Felv. Esse é um esquema do teste.
Eles são constituídos de uma membrana composta de nitrocelulose, nanopartículas coloridas e anticorpos. Quando a amostra é adicionada ao filtro de amostra, local onde ocorre a primeira absorção e filtragem, ela vai fluir através do teste por capilaridade. Em seguida, ela passa pelo suporte do conjugado, onde acontecerá o reconhecimento dos elementos, ou seja a interação entre antígeno e anticorpo.
A amostra passa pela região onde está a linha controle, que existe para garantir que o teste está funcionando propriamente e deve ficar colorida para que o teste seja válido; a outra linha é a linha teste, que só se forma se a substância-alvo está presente. Essa região contém a membrana de nitrocelulose, onde os reagentes podem se ligar à substância-alvo na linha teste. Por último, está o filtro de adsorção, que funciona como um ralo, sugando a amostra desde o filtro de absorção e mantendo o fluxo sempre em sua direção.
Isso também impede que a amostra volte no outro sentido, o que poderia prejudicar o resultado do teste. Os resultados podem ser: Reagente, ou positivo, quando a linha teste e controle estão coloridas Não reagente, ou negativo, quando só apenas a linha controle está colorida Se nenhuma linha aparece ou apenas a linha teste se colore, o teste é inválido, Já que para ser considerado válido a linha controle deve estar colorida. Além disso, existem três tipos de imunocromatografia: A primeira é o diagnóstico direto, na qual vamos detectar um agente etiológico, por exemplo um vírus, bactéria ou parasita, numa amostra clínica, que pode ser urina, fezes ou outras secreções.
As imunocromatografias para detectar o vírus da cinomose e para o vírus da parvovirose canina empregam essa técnica. O segundo é o diagnóstico indireto, e serve para identificar anticorpos específicos para uma determinada doença através do soro do animal. Um exemplo é o teste rápido para a leishmaniose canina.
O último são os testes múltiplos que detectam ao mesmo tempo várias doenças, por meio de antígenos e anticorpos. Um teste muito utilizado é o que detecta a presença de anticorpos específicos para o vírus da imunodeficiência felina e antígenos do vírus da leucemia felina, a FIV e a FELV. Agradecemos por ter assistido até aqui!
O Luz, Câmera e Ciência é um projeto realizado por alunos de graduação da USP com o objetivo de trazer conhecimento científico de forma acessível para o público através de vídeos. Quer saber mais sobre nós? Acesse nosso site e nossas redes sociais, que estão bem aí na descrição do vídeo!
Curta, comente e compartilhe, é bem importante pra nós!