E aí E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] é mais um dia pareceu lembrar dos tem passado é e [Música] naquele tempo tinha tanta coisa boa E aí o tempo que não volta mais né [Música] E aí [Música] E aí [Música] há a predominância do negro é fatal não é Congo e na Bahia que a gente tem dos portugueses é pouquíssimo graças a Deus e muito do índio que a gente por uma questão de pouca vergonha não enaltece e não mostra o trabalho do índio o trabalho também a
belíssima [Música] mas o negro foi a predominância porque tem a ver com a ver com as características do brasileiro é que sabe que o Recôncavo é uma fonte matricial uma só da cultura baiana né como mudar cultura brasileira né sente falar muito no samba do Rio de Janeiro né na casa da tia ciata né E ali na verdade algumas daquelas tias deram moradora do recôncavo né de Santo Amaro de cachoeira e também tiveram um papel fundamental nessa e na formação da cultura popular brasileira a cultura negra no Recôncavo ela é praticamente sem por cento e
não poderia deixar de ser de outra forma devido à predominância da escravidão a época aqui nós tivemos aqui nem nos cabinas negros banguela podemos Congo nego jêje é na maioria pela situação geográfica da até dá onde eles vieram da África falando o yorubá negros de Angola uma época você não ele não é um lugar ele não é um lugar isolado né nunca foi isolado da capital da Metrópole né Então até porque das fazendas né dos Canaviais né e da produção Econômica da cidade né do Estado né todos tinha muita dependerá muito do recôncavo Então essa
ligação Bahia Salvador Recon é só muito constante não é muito próxima né efeito tá basicamente pela pela pela pela Baía de todos-os-santos né Essa aí que ela vai até algum tipo de navegação Saveiro né que vai ser bem característico dessa dessa região você olhar para mim assim essas festas populares todas elas eram abastecidos né pela comida do recôncavo pelas as frutas que meu repouso além das manifestações populares né E essa ligação ela vai ela se dá quer dizer você tem um contato constante inclusive nas próprias e rebeliões escravas né a participação das pessoas de recompra
é muito grande a gente tem uma um registro interessante de 1835 que é na revolta dos malês que há uma penetração no Recôncavo para buscar força do negro do recôncavo o embate direto na capital baiana porque não tinha homens negros capazes de tá desenvolvendo essa luta o suficiente o contingente não era suficiente para tomar capital baiana E eles vêm Aonde eles venham República Mais especificamente aonde em Santo Amaro o que como eles eram extremamente inteligentes e criativos eles criaram essa história de dança quando na verdade não é a capoeira é uma luta para se defender
do feitor e por isso que se dizer hoje que a capoeira é de Santo Amaro que veio de Santo Amaro as primeiras notícias é de Santo Amaro porque são as primeiras levadas de negros primeiros cultivos foram desenvolveram nesse Tabuleiro do recôncavo Sul onde a entrada é Santo Amaro Aí você pega os baixinhos do do Paraguaçu chegando até Cachoeira Jaguaribe Maragogipe E aí a gente tem essa força do negro aqui mais presente para muitos aqui a Pode parecer com o mestre cobrinha verde né O Mestre Bimba a ver com que seria a África da capoeira que
ele ver a capoeira na manifestação dos africanos mais que queria ser se tem alguma fonte de geração o recontro qual é a cor da Bahia [Música] já joguei muita capoeira que me ensinar quando eu estava no me ensinar a jogar capoeira com o mestre que me ensinou capoeira já morreu foi para Itaparica chamava ficar Casimiro e ele ajudava a gente e ensinava a gente jogar com a tôa capoeira quando a gente tava Granada diz agora eu vou lhe bater a gente tem que se livrar quando ele sabia que a gente tava mesmo na medida eu
disse agora eu vou lhe bater que ele ensinava mas nunca batia você faz o sinal né e eu sei que eu aprendi um bocado de jogar capoeira então quando eu comecei a capoeira aí fica insistindo só em jogo quero o meu canal ativo mesmo encostava dentro de garoto que eu achava bonito muitas vezes eu tava assistindo e apreciando o velho Popó o pai do vive Popó foi o mestre dele ensinando os meninos na porta e ficava parado olhando ele chamar [ __ ] Caraca eu estou envergonhando a bom e depois chegava nas festas Treze de
Maio a festa aqui da fralda eu vi aqueles só por isso oficial os mestres da quem tirar o paletó passar para buscar aí na roda me dava aquela vontade também de fazer algo mesmo [Música] eu comecei na capoeira eu olhava para comer Olhava O pessoal brincar parava parava para assistir o pessoal brincar às vezes eu dava um pulo Zinho também sabe como não estava dando aí o que que é feito é feito quem não é olha e daquele puruzinho só não pode cair e eu não sabia se eu cair a pra calcinha cair para cá
eu levei uma chupeta na boca do vidro é que eu vi ao combate burro permite [ __ ] tudo entendeu então foi de quem do que viver ele não explicou para tirar da que eu ia eu barbeiro no encontro recebi o pé abateu no ouvido Então as lágrimas e começou a cair em 4 em 4 o pai dele quero propósito parou a roda e deixe-me ver você quer matar o menino e eu vi ensinei assim se você matasse o filho dos outros e me ver porque era muito aceso muito aqui vai meu pai no seu
tempo tem que aprender não sei o quê não sei o quê [Música] se eu fosse um cara covarde um cara frouxo nas paradas eu queria passar [ __ ] você estava aqui eu passava lá pela outra rua lá para mim conversar com ele mas pelo contrário eu perguntei a barreira e quando quando eu fiz 20 anos Valeu disse assim Padre eu disse eu disse você pode ser médica por em qualquer lugar viu pai como é que você mexe ainda tem muita coisa para aprender eles ser o que o senhor sabe dá para tudo bom E
aí é vai eu para falar com vardo em Salvador eu gosto de jogar capoeira aí como é que você me dar um preto o rapaz lá lavar caixa d'água cheguei E aí [Música] e naquele tempo te amo muito Valente e quanto já ferir então [Música] avaliação corria só tanta brincadeira não a saudade é [Música] E aí a roda aqui na praça aqui na praça dia no mercado é Treze de Maio e os domingo quando se fazer uma roda é em algum lugar no pé de árvore que envia da água fresca boa sombra boa e de
formar uma roda aí Fala comigo eu me lembro da capoeira capoeira era forte aqui nesse Iguape aqui é daqui até a Campina barandão essas canto aqui era tá em Bongo tinha também era bom Oi gente conhecedor aqui eu gostava de sair de dia de dia Sininho de domingo pela vou chegar lá no pouco da igreja fazer a roda não é plante subia me papá conta da hora aí na praça para mim tudo bem diante grava dinheiro na roda capoeira quando a gente jogar na rua não hoje academia cada um vai fazendo da sua academia Ninguém
joga dinheiro na rua lá o dinheiro era o Cruzeiro o Cruzeiro era eu vou levar vocês a roda de capoeira em [Música] E aí você [Música] vai largar joelho eu sou trabalho ficar [Música] contigo foi aqueles que já foram música ainda é já tem um bocado de se criar foram embora já morreram É quieta primeiro tinha simples sentir essa rota tudo já o meio vive Zezinho has an Badoo Miranda é costeleta tinha voz rapaz conhecido por dói minha Joaquim tampinha de bingo e outros mais e aí vamos que chamar buca vou te chamar Miranda vou
te chamar você abre aquele de mangueira do lado Santo Amaro Oi tá cansei ele brincando e nesse tempo ele tava que tava brincando não brincava ainda o que eu vi uma vez que fazer aqui foi não chegou aqui ele se embaraçou como que chamava manezinho caranha que embaraçar a nessa nessa praça aí pois chata de viagem de mangueira bomba esse manei manei cara ainda era melhor aqui no meio da praça aí eu somente tenho que o nego comeu ele era fechado né aí pagaram a pagar uma mulher perdida a e ele entrou foi fazer isso
e o cara quando na saída dele que o alfabeto eu fui embora no passou a palito os outros tipos então Valdemar Rodrigues da Paixão nasce de 1916 aprender capoeira com altura de Manguinhos Canario paro e fico imaginando a beleza que foi cada tipo de se às vezes eu paro para imaginar em Santo Amaro é o tipo de se vivendo chegando no boteco batendo um papo alegria é a maneira solta de ser de andar de chegar com as pessoas falam de sempre chega o santo guerreiro é um bom capoeirista aqui Centro Grande daqui do ocupe jogar
Todo Mundo Quase todo domingo onde vinha para que jogar foi eu contando o Biro é esse nego Tonho nego Tonho Santo Binho final do Thor o Dr seleção Finados já o exame tudo jogar capoeira aqui o resto daí essas pessoas né ele vão ser é pessoas de fundamentais na da Capoeira da capoeira em Salvador né como mestre cobrinha verde como traíra como na Gé né que são República né um de coqueiro e Traíra que é de Cachoeira né um bastante forte né e o outro é muito ágil né é um jogador muito ágil há referências
a eles são sempre de grande que capoeirista perigosos né de grande que a perita respeitados né porque eram bons de capoeira aí também né Principalmente na jec vai carrega uma fama muito de valente né eu traíra sempre de perigoso também e quando você vai olhar essa essa Capoeiras tem alguma coisa diferente né o modo de cantar tem uma forma de cantar diferente né Tem uma forma de jogar o linguajar diferente né ele falou pular capoeira gritar capoei Eu quero um lugar de dizer a portagem né onde o pessoal vinha com pescado conta nua que encostava
até hoje a gente ainda tem essas escadarias no cais do Rio Subaé e era onde era feita as rodas e as dia de festa o dia de feira no movimento conforme eles iam chegando e aí tem um registro da presença do né canário pardo e do traíra aqui mas não é só se nesse período de feira tal quando pessoal se juntava é o problema ele ele fica né como daqueles que seriam ligados ao besouro né ele ficou com uma grande pressão a grande figura do como se fosse assim o responsável pelo legado né e além
de ter sido também né um grande capoeirista um grande cantador de capoeira né o uma personalidade né muito presente também na capoeira da Bahia né da capital da Bahia durante as décadas de 30 40 a lavar a mão de onça que é filho de Popó também do maculelê chamava mão de onça é um apelido era mão de onça porque enquanto você tava preocupada com as pernas com os pés dele ele tinha um jogo de mão ele tinha uma uma jogada que quando você tava pensando no pé dele ele entrava com a mão e uma mãozada
daquela aqui era fatal Acho que ele tava com mulando toda força você tá me esperando a perna ele tava acumulando tudo aqui em cima ele tava com morando aqui em cima quando você virava que ele fazia assim velho quando ele jogava esse cotovelo misericórdia mas a gente tem uma outra figura interessante na roda de capoeira em Santo Amaro e que começa até invadir Salvador porque trabalhava como embarcar disso E aí começa a ter uma vida mais na capital que o otenilio que é remanescente em Santo Amaro nascido na vila de Oliveira dos campinhos hoje um
dos distritos de Santo Amaro o mundo dos relâmpagos da capoeira regional sem falado E aí E aí chegando até os dias de hoje por incrível que pareça você é novo que tá com 80 anos é o médico Felipe Felipe Santiago a capoeira dele é tão bonita eu a capoeira de Angola ele ele dança tão bonito ele não tem aquelas bobagens daquela exibição é uma coisa que você vê que é de quem sente que é de quem traz a capoeira aqui dentro a toda uma concentração [Música] [Música] [Música] era aquela briga na capoeira II eu tava
o balanço aí enrolando ele corria imprimiu botar dá para pegar uma cunhada de pé que brava aí nessa chuvas tudo na base do efeito naquele tempo para isso eu quero amor procura mais tá um dia eu tenho um negócio de eu querer mostrar que era melhor do que ele tá explicando ele é [Música] [Aplausos] [Música] o forte do dia deixar registrado aqui a primeira escola de capoeira de Santo Amaro foi ali Amaral na década de final da década de 50 até o final da década de 60 aproximadamente 15 a 20 anos o Amaral é que
fundou a primeira escola de capoeira de Santo Amaro reclamar a fazer tinha 10 anos de idade e eu vi aquele menino brincando com a poeira entendeu então eu tinha vontade de aprender né Aí eu falei com ele lá no grupo e disse que eu não podia entrar no grupo que eu era bloco e era tudo escuro Preto tenho que eu não podia nós você mas eu quero assim mesmo vai você vai apanhar muito mas é não é fácil não deixou entrar ele deixou em casa comecei a praticar praticar praticar de Amaral partiu escola é de
Ferreirinha a escola de Carcará até a gente chegar às escolas de hoje minha mãe aí tirou uma grana e pagou minhas feirinhas uma quantia de dinheiro só eu só tenho isso aqui e daquele daquele pouquinho que ela deu eu fiquei aprendendo com ele até 88 daí para cá eu eu peguei o comecei a ensinar ele mesmo antes de morrer mandou que eu abrisse uma boa cozinha biboca é uma coisinha pequena vamos pra ensinar aí daí o seguir com a capoeira II E aí E aí E aí oi oi [Música] E aí [Música] o meu marido
[Música] meu marido meu [Música] e eu sinto saudade eu sinto saudade da capoeira de ontem dia de hoje não me deixa uma certa saudade porque até as cantorias e o sistema de jogo para mim eu não vou porque primeiro a rapaziada que tá começando agora eles estão querendo a voar e avó é perigoso na minha maneira de pensar voada de apoio é perigoso porque tem coluna tem pescoço e o camada vai voar pegou é passarinho eu não vou eu vou na maldade na maldade lá na malandragem que ela perde porque alegria ficar poeira tempo para
um [Música] quebra tuto a [Música] investir alguma briga minha mãe na paz do desaforo mesmo é galera que eu tenho o cara provocar porque ela capoeirista e provocar para ser valente não é isso aí até hoje existe onde é um desaforo e sua não suporta tanto faz no capoeirista como não capoeirista como Federal e de um rabo de Arraia nele o primeiro e o segundo a gente sai na na terceira é difícil né bateu aqui para tudo isso aqui mas nunca bati e o negócio de louca faz um baiano e vai ali na travessa da
a Siderúrgica e e desconfiado por algum motivo Oi e aí entraram em brincadeira entender os dois e aí meteram o louco quando navalha o nome de engorda na borracha e o outro com a pistola de dois times descreveu a polícia chegar para apartar tava todos duas molhados sangue com terra acabou dando nome de amigo os dois nenhum vencemos os outros né o baiano venceu louco e nem louca venceu empatou né mas tirando disso secar amigo que acabou a briga que o outro mudou para Salvador cortar não tem amigo é a mesma da hora mesmo dia
e o baiano viesse aqui não fosse na casa de novo aí na casa de baiano era a mesma coisa e Já brinquei com uma faca nos dentes Grande e para não furar ninguém não furar e não matar eu sou era tirando fino só como é que o outro também é ligeiro capoeira mata um Besouro Cordão de Ouro capoeira mata um zum aqui só que me pegou aqui no final toma ver é porque ele pulava de roupa branca engravatado ninguém te escala nele e ele tinha uma fé em mim mais chumbinho demais ele brincava com a
gente nunca deixa com a gente não tirar a roupa e Paletó de tudo todo de branco e eu faço de ter de um saco ele me deu uma cabeçada no juros em ferro passou um ano passou dois passou três esqueceu de capoeira aqui no culto eu esqueci quando ela ia virar uma corrida de cavalo ali quando estou ali correndo cavalo formar a capoeira lá quando eu cheguei lá ele parou ele tá jogando que eu não me enviou parou E aí família botões fique jogando comigo também daí sai isso com tanto brilho quando eu saí com
santo brilho ele tomou tomou aí vai gente vai a gente vai no quando ele ele escape o que ele deu certo aqui Pan e colar ficou assim eu digo da água de giro mais rápido aí levo aí acabo algo tá entendendo água aí ficou uma bacia de um uns 3 meses 4 ele morreu e ele morreu naquela cabeçada E aí eu digo é essa vai ficar para mim para sempre nunca mais voltei a cabeça em castigado dessa nunca mais voltei eu eu faço que vou botar a cabeça e sai mas para empurrar um pouco Oi
e ele eu botei a cabeça aí ele caiu lá Pedindo água e natural muito tempo não E aí [Música] e eu tive a oportunidade de ver o Messias mas não na roda e eu digo assim se a gente tivesse hoje aproveitar o melhor essa coisa até da expressão onde mexe Messias com toda particularidade dele do dentro da roda de capoeira a gente teria uma capoeira em Santo Amaro também muito forte ou até mesmo ali naquela local pequena localidade do Distrito de São Brás aí parquinho disse assim como buscar por meio da gente aí vieram mais
vagos tinha comprado o terreno e da Capanema e eu tava com 10 cabeça de vaca aí quando ele veio embora com o pai embora para o interior de compadre eu não vou não não vou não cortei meu bicho aí não vou de jeito nenhum eu te chamo Vicente Ferreira pastinha Deus na cifra Capoeiras ou deixa a criança quando eu morrer eu amo hino a outra coisa Miguel da minha vida no resto minha vida é bem mais gato preto a torre do Rei amor não tem prova a prova tá aqui né como é que ele ficou
afincado um dos grotões que sai um dos grandes capoeiristas da marca mais gato Messias ficou por lá ainda fazendo capoeira gato foi aluno de Leon é um Leon fica nem bem aluno foi um vai aprende dele ó também assim como mestre inicia de São Brás também que eles também têm uma participação grande nós joga muito muito mesmo não é bem com dois irmãos e na capoeira perdemos um jogar não depois que ele foi para Salvador que ele pegou que ele botou academia dele lá em Salvador diz abril de mim eu fiquei com as sombras ele
passou a frequentar academia de pastinha e da academia de pastinha a ele uma pessoa muito bem instruída todo troca de bem bom esse negócio aí passou a ser portador de berimbau de México acima maior é Deus e maior é Deus pequeno sou eu o que eu tenho foi Deus que me deu o que eu tenho foi Deus que me deu na roda da capoeira raiz grande pequeno sou eu o que garantiu né a chegada até nós da capoeira e foi essa força né que esses nomes tiveram essa força esse guerreiro que tu vive dentro de
cada um deles que Manteve a capoeira viva [Música] que há muito não dinheiro e ficou por fechado preparar de oração a gente que virava um cachorro aqui virava um pouco de pau para escapar das princípios são [Música] meu patuá meu pai do ar e os vídeos o desmonte as coisa e de muitas cachoeiras E aí E ai tinha que tem a mandinga nunca é aqui que a mandinga muito tinha minha a gente que virava bicho gente virava bicho não teve aqui eu conheci Lourinho também conheceu um cara que ele virava e nenhuma caixa de roupinha
um vai vir amanhã uma caixa de cupim E aí nós que o animal bravo para mim ver você ele vem para lhe pegar mas você chamou por Deus viu olhou para o céu ele para ali ele pode vir doido como ele vier e você pediu então em uma folha colocou atrás da orelha de para ninguém ver é aquela que faz o bem ele fica lá ele levanta ele e Honra e ele corre e você passa o meu já me transformei em um santo os braços aberto é não desacredito é porque pa o lado bom é
muito difícil e tem gente para ensinar marcar o lado perverso eu vou eu vou lhe responder Da mesma forma aqui os caras antigo realmente ele tem um dia naquela pelo que ela leva risada então que só essas mandingas né Eu não eu não sei eu sei que tem né que a cana não sei quais são né se seguia todo preceito com relação e ainda se segue nessa região esse PC do corpo fechado como se fala da proteção os santos os orixás ainda existe até os dias de ouro tem mistério é preciso junto não tem mistério
EA preciso junto preciso que o sujeito de desenvolver o sócio tônica tá se livrar o seu jeito vai jogar capoeira meu correu dentro dentro para dar um supapo nele não pega o que sabe jogar capoeira e não pega nele não cachorro geralmente o grande o mandingueiro é aquele que sabe fazer as coisas são os considerados a elite da capoeira né são considerados os caras mais que sabem lembra se você pode hoje em dia você pode ter um cara que tem uma técnica fantástica de aprender a jogar capoeira mas que não tem uma diga né ele
não sabe como aplicar aquelas coisas do próprio jogo não é só de sabo lindo com astral com o feitiço com essas coisas e no meu corpo fechado filme de Deus abençoado quero que me de licença eu aqui no meu cenário é tá chovendo aí YouTube Tiago aqui Não se culpe a Estrela do Céu quem manda bem ser com aquele que tem o seu do Bonfim aqui né nessa Cruz né faz chuva e sempre partilhamos uma cá certinho tivessem seu pescoço e também não pode você tá louco e comerciais comida muito pesada eu não gosto de
pescoço se não der e não pegue estou indo bem que você sério e você sabe sair para qualquer canto também você não o que você tem que botar aqui né E aí O Besouro Mangangá eu nunca desapareceu ninguém como ele por essa banda daki e eram a cabra danado é e levava desaforo para casa [Música] o hino gostava de polícia é um totem dentro da capoeira é o cara assim que é uma referência básica não é quando geralmente quando escapole a história da capoeira Pelo menos quando eu comecei a pensar a me interessar por isso
a tesoura Ela será ela como você sair esse da da história parlenda né Besouro Mangangá é uma espécie de besouro ele mede aproximadamente hoje de 3 A 4 cm e Riam besouro assim que a gente descreve como um inseto é muito feroz porque as Estacas antigamente das cercas que eram feitas nessas regiões dos Passos eram feito com Massaranduba e ele consegue furar até essa Massaranduba esse besouro de falar muito do soro é área de Santo Amaro é veja é esse olhar de Santana o nascido em Santo Amaro remanescente de uma área quilombola que hoje a
comunidade do Ouro PE nascer mil a provavelmente 1895 pelo registro que a gente tem com relação ao processo que da data da morte dele tem um processo de 22 da justiça comum e o procure as pessoas mais velhas que poder é ser contemporâneo de besouro primeiro com treino com a Jacó que viveu assim próximo de besouros últimos dias de vida dele o que eu descobri Caetano Pereira e esse Caetano Pereira era irmão do Besouro e tive a oportunidade de fazer algumas pesquisas com ele e ele diz Olhe o que eu posso lhe dizer o seguinte
meu irmão tem uma vida muito distante da nossa ele saiu de casa aos 13 anos de idade nós morávamos no roçado no urupi Eu já nasci por lá e meu irmão veio para Rua para viver com uma de nossas madrinhas na estrada hoje conhecida como Ruy Barbosa e não ficou aí mais que seis meses ele ganhou o mundo e a gente só ouvia falar quando ele tava sendo amado quando era dia de feira que tinha roda de capoeira porque ele não apareceu nem para mim visitar a nossa família eu fiz um cara quente ou no
facão brigador você me falar isso e aí tá tudo bem com a vida é doido a história de novo que eu sabia disso Quê besouro era um capoeirista de primeira classe né televisor preto o Besouro Preto Dourado né e eu tinha sempre sempre a milícia o alguém das Freitas para pegar o Besouro Esse é o troféu pegar besouro né agora porque pegar zueira bom de capoeira dava pau mesmo velho é não é perigoso ou não era ligeiro né já era sabido né porque tem uma os sabido iniciar ele também ah é porque é capoeira não
tem sabe né e esse negócio de fato a essas coisas é era O que besouro que esse que chama de soro chamada de zona tem a minha tia aí era os bons capoeirista os bons era eles E aí o que ele fazia diga-se coisas tão absurda aqui acho que as pessoas chegaram a esse ponto aí E aí E ai meu Deus [Música] ele tinha um tatu a aqui que a mãe de santo dele deu amarrado de cordão a tatuar e ele tinha aqui que o pessoal dizer que ele tinha o corpo fechado ele dizer que
eu vou poder era fechado por conta daquele para atuar a turma dinheiro né então só pela capoeira capoeira tempo é mandinga também mas que ele era Tratado de dinheiro porque não tinha teu papato ah ah e era tuas orações que ele tinha tá linda e aí ó e era o que fazia de Virado eu tô com um besouro no pé de árvore de qualquer coisa assim é uma multa de Deus e mato era a agora ações que eu usava ele era um personagem antigamente lendário quer dizer tudo que a gente sabe que a sua besouro
né referência junto muito fragmentárias que dava a história oral né o relatos orais mas não tinha ninguém tinha documentação sobre o soro Então hoje né Por Conta do da pessoa que faz os Antônio liberar aqui né ele encontra um documento sobre Besouro e nesse essa documentação que eles ver besouro é como se agora é que interessante isso é que ele vai deixar que ser um personagem lendário para virar um personagem né histórico mesmo né E tu nessa nessa documentação aparece uma episódio que é muito a história não falava muito de besouro né é de pegar
o quepe do policial né tirar eles falavam de skate ao autoridade seria uma forma de você desmoralizar uma dá para você mandar você pegar o PEP do cara pegar o PEP e jogar no chão entendeu então dessa documentação isso aparece é isso tá ligado a uma no relatos horários né Há o que se falar em Santo Amaro um episódio dele que ele fazia isso queria de moralizar o policial e pegar ela o chapeuzinho do cara aí e diz frete água né Eu tenho esse documento aqui que é um processo que encontrado no próprio arquivo é
um processo da Tábua de 1922 onde ele é findo é findado em 1924 com a morte de besouro e esse processo ele faz um registro de de uma agressão que ele faz ao indivíduo na fazenda do Rio Fundo é hoje município de Terra Nova e que vem ser fundado em 1924 com a morte dele que aí a gente tem uma prova aqui que é a existência de fato de besouro é o Manoel Henrique Pereira fiz a fita de Maria Alta Pereira essa documentação por exemplo até hoje ela não anulou Muitas das coisas que a história
oral falava né besouro besouro vir aqui buscar a cama lá em cima no banco e esse divisor uma mão Preto conheci ele é isso tudo era a cana não tem esse mundo todo aí tudo era cana se você tem que respeitar os mitos EA história de Besouro ela mantém isso né e até porque a documentação nada o da documentação também é minha é um mito e a gente que conta aquela história que virgem mais velho contar a gente não temos a certeza que o bairro velho assistiu àquela cena mesmo foi por conta da casa tinha
também que ele contou aquilo então é e eu quero um tempo para passar fiz mais velho mentiu a gente também tá mentindo não é porque você encontrou uma documentação papai dizendo que aquela documentação traga a narrativa do episódio que aqui que por conta disso aquilo seja a verdade né então a verdade ela tem várias vários tipos de leituras né A Lenda um mito é uma forma de você também tá sabendo tá lendo essas coisas né besouro besouro fazia porque era chefe da do da capoeira era o homem como é que diz que tinha que dar
valor ao povo visando som é um grande e o companheiro de capoeira o negócio deles ou era uma polícia ele não guria com pequeno estava com academia dele lá brincando quando naquele tempo o soldado tem aquela volta com a em cima com aquele Beco danado aí ele dizia é bem lá carro quem quiser ficar fizer tem que ele não tiver vai embora e a notícia da época que besouro estava bebendo E numa dessas momento de bebê dele e tal ele se nega a pagar uma dose de cachaça e começa a fazer aquele aqueles estardalhaço se
chama atenção e aí a polícia da época é convocada para poder contê-lo e são aproximadamente nove guardas que estavam ele desarma esse pessoal dentro ainda do recinto dessa dessa biboca e passa para o lado de fora ele junta as armas passando para o lado de fora e não largo ele das costas naturalmente tem continua andando ele recebe a voz de prisão o e os guardas em punho porque já tinham sido desarmado empunham as armas e aí começam a deflagrar alguns tiros contra ele e o seu Antunes diz do momento o seguinte que ele se põe
simplesmente a pular de um lado para o outro e não sabe se até mesmo pelo medos os policiais não conseguem atingir Lu e aí ele se enveredar correr por dentro da ruela que é um antigo beco da Caixa Econômica em direção à ponte do Xaréu e ali na ponte do Xaréu ele pula pro outro lado da margem que é um matagal já é a Fazenda Recreio pula pro lado do outro lado da margem do rio e ali ele desaparece [ __ ] no mato na Fazenda [Música] O Besouro vivia de Deus do céu onde ele
achava uma pousada para trabalhar ele ganhava até a hora que irritavam ele que criava um caso com ele brigava deixava dois quebrado eu tinha que ir embora tinha que fugir para ir para outro lugar pedir emprego em outro lugar para sobreviver para se manter pelo menos para comer ele era o homem mais Justiceiro e eu não gostava de ir que eu não época o cobre para o Rico eram um cachorro burro porque o cachorro dele e se tratava até muito bem mais Oi e aí o divisor ouvir o fazendo uma injustiça com uma pobre foi
deitar ele não gostava é a época os o negro era realmente humilhado espezinhado a ponto de trabalhar o mês todo no fim do mês o patrão dizer que tem dinheiro cada dia ela quase eu já tô lhe dando comida já tô dando muito ele que brava e ele queria o respeito dele como homem como cidadão como trabalhador EA lá e resolve a parada e agora a polícia pegava doido para dar um pião de dois três soldados plantando piano aquele ele não resisti a ver aquilo Ah então tava na frente EA reta Mais Achava ruim aí
a hora que o palco é brava porque ele ia liberar opinião mesmo eu ia tocar com ele É mas ele era sempre espezinhado porque todos eram só que todos abaixavam a cabeça ele não ele não ele reagir a G1 E aí G1 E aí E aí e quando o marcar William em cinco mil maracangalha hoje chama 5.000 um amarelo com a faca get 1 e ele enfim bem ou pelo Mato adentro correndo do tiroteio da polícia Mas esta pessoa Ficou atrás de uma bananeira eu espero ele lá dentro a e na passagem lhe deu a
estocada [Música] [Música] YouTube do que morreu de quê [Música] bom então o que eu tenho de registro da chegada de besouro em Santo Amaro no momento que ele chega ferido é que ele é desembarcado no caso do Araújo Pinho trazido por uma canoa e ali colocam ele na na carroça e a trazido à Santa Casa e ele veio para Santo Amaro para Santa Casa de Misericórdia vivo o Deixaram ele morrer na pedra fria do hospital já de pronto Levaram ele para pedra fria do necrotério não deram Socorro Isto é ouvir de um senhor e do
neon que não posso dar o nome dele porque a família ainda vive aqui não quer que eu diga que ele teve a confiança em mim de na época pelo meu entusiasmo pela forma como defende a capoeira de besouro ele um dia me convidou para ir à casa deles então ele contou a história ele disse eu vi besouro morrer à míngua na pedra fria da Santa Casa isolado pelo médico ainda me deu o nome do médico é tu que não atendeu deixa morrer ele sangrou até a morte ficou com a segunda Live score lhe quer mal
assim de dia vida mas ninguém com tá esperando que o primeiro e-mail vou contar o negócio de grande pequeno apertado e você vê que algumas alguns documentos que relatam a morte diz que ele chegou pela manhã e só morreu há 19 horas E a Certidão de Óbito diz que ele morreu causa de uma perfuração perfuração é essa que não teve um médico capaz de estancar a sangria e E aí E aí [Música] E aí é é e a capoeira antigamente tinha muita história E aí é mas a História Continua a nego se continua a tô
[Música] tomando só bater você já sabe por isso quer me bater Eu somando somando tomar se você já sabe por isso querem parei tomando tomando em você já sabe por isso quer me bater eu tô mal tô manto numa se você já sabe por isso quer me bater falta para quer me bater porque eu não tô dizendo nada mas eu não queria ver você na mata fechada bem agora você fala nenhuma o Fulano Tatuapé aí eu queria ver tomando tomando em você já sabe por isso quer me bater eu tomando tomando tomando E você já
sabe por isso quer me bater bota porque a mesma tempo que eu não falei nada mas eu só queria ver você tava apertando minha vó você me fala tem uma porta mala de uma organizada rolando na sua frente aí eu queria ver só mando tô [Música] a escolha isso quer me bateu somando somando somando em você sabe por isso quer me bater quando você me bater porque eu não tô deitada mas eu só queria ver você na mata fechada nem agora não precisa só tem uma porta-mala também o mal também cada Pula Para tu abrir
aí eu queria ver [Música] tô vendo a viola em casa tô vendo a viola em casa tô vendo Abril além carro comendo a violentá-la [Música] o cantor da banda pura não tem nada no pizzaco problema de ordem cargo o bem da viola em casa homem