O que é branding ou identidade de marca?

27.35k views857 WordsCopy TextShare
GCFAprendeLivre
O branding ou a Identidade de Marca é o que faz com que as pessoas reconheçam sua empresa, produto o...
Video Transcript:
A identidade de marca está ao nosso redor. Seja em sites, embalagens de produtos, propagandas diferentes e até em coisas pessoais, como documentos ou cartões de visitas. Basicamente, a identidade de marca é o que as outras pessoas pensam de você, da sua empresa ou do seu produto ou serviço.
Já a identidade visual é a aparência dessa marca, desde seu logotipo até suas cores, entre muitas outras coisas. Um bom impacto visual pode ser muito persuasivo. Pense na sua própria experiência.
Alguma vez você já escolheu um produto porque simplesmente gostou da sua aparência? Aprender sobre identidade visual pode ajudá-lo a tomar melhores decisões de design, independente do seu papel, experiência ou meio que você for usar. É como uma pré visualização da sua marca.
Cada parte do seu design é uma pista que informa ao espectador o que ele pode esperar. Ela pode ser clássica e refinada ou um pouco mais ousada. Não importa qual você escolher, cada elemento trabalho em conjunto para mostrar exatamente o que é sua marca.
Claro, nem tudo é negócio. Você pode aplicar o conceito de identidade a quase qualquer tipo de projeto, grande ou pequeno. Se você está atualizando seu currículo ou procurando maneiras de melhorar seu site, há muitos benefícios em ter um estilo visual consistente.
Algumas empresas usam uma guia de estilo para manter uma aparência consistente. Se você está apenas começando na área de design, é bom ter uma abordagem mais casual. Os principais componentes da identidade visual são: logotipo, cor, tipografia e imagens.
Um logotipo é o que identifica sua marca com um ícone, um tipo de design ou ambos. Os mais eficientes costumam ser simples, algo que o espectador pode identificar e lembrar. Cada elemento do seu logotipo contribui para a identidade da sua marca, incluindo o tipo de letra, cores e imagens que você usa.
Se apenas um desses elementos for alterado, sua marca pode ter um grande impacto na forma como é visualizada. Praticamente, existem logotipos em todos os lugares. Se você observar com atenção, vai encontra-los tanto em elementos corporativos, assim como em outros locais representando pequenas empresas, freelancers e empreendedores.
Um logotipo é quase uma marca. É como as pessoas reconhecem e identificam seu produto ou serviço. É por isso que é importante usá-lo com sabedoria.
Quando um logotipo está pixelado, distorcido ou muito pequeno para ser lido, ele pode causar uma má impressão nos espectadores. Salve uma cópia nítida, em alta resolução e grande o suficiente para qualquer tipo de projeto. Assim você estará preparado para qualquer coisa que possa surgir, seja uma simples impressão ou algo completamente diferente.
A cor também ajuda muito a definir sua marca. Não só chama a atenção do espectador, como também cria um senso de unidade quando você desenvolve projetos diferentes e usa outras plataformas. A maioria das marcas tem suas cores principais com base no logotipo da empresa.
Usar alguns tons adicionais pode ajudar a expandir a paleta principal e definir melhor o estilo e a personalidade da marca. Há muitas maneiras de usá-las, mas tenha cuidado para não exagerar ou ignorar os padrões básicos do projeto. Evite erros comuns como, cores vibrantes o que possam saturar seu projeto.
Procura incluir tons neutros na sua paleta como o preto, o cinza o branco ou o marfim. Já o texto é um dos aspectos mais simples da identidade, mas pode ser muito expressivo. Tudo o que você precisa é de uma fonte diferente para poder modificar sutilmente ou nem tanto o aspecto da marca.
Muitos escolhem duas ou três fontes como base, geralmente inspiradas no logotipo. Você também pode escolher cuidadosamente outros tipos de fontes criativas que serão um reflexo de sua identidade visual. Existem algumas fontes que os designers profissionais evitam, no passado eram muito populares mas agora são consideradas obsoletas e muito usadas.
Em caso de dúvida, é pouco provável que uma fonte atemporal e discreta prejudique sua mensagem. Sua escolha vai complementar a identidade da marca, mas mesmo assim ela deve ser a atual e profissional. As imagens são uma parte muito importante na hora de construir uma identidade única.
Cada foto, gráfico, ícone e botão, é uma oportunidade para mostrar a marca e define como ela será percebida. Em ambientes profissionais, as imagens são criadas especificamente para a marca, por exemplo, as fotos de um catálogo ou as ilustrações de um aplicativo. Uma pessoa que está começando pode ter resultados parecidos se escolher imagens com um aspecto comum, como uma cor específica, um tema ou um estilo gráfico.
O mais importante é evitar imagens comuns ou populares, o que é complicado se você usar bancos de arquivos, mas existem maneiras de fazer a diferença. Evite imagens que não tenham contexto ou que aparecem com freqüência em outros desenhos. Em vez disso, escolha imagens que sejam autênticas e que mostrem pessoas, lugares e coisas reais.
A identidade visual não é apenas uma ferramenta de marketing. É uma maneira de passar uma mensagem precisa. Tendo uma visão clara da sua marca, você saberá quais cores, fontes e imagens usar e assim poderá criar peças consistentes que as pessoas sempre vão lembrar.
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com