Olá você que me segue no Rodrigo Silva arqueologia estou mais uma vez com você pro nosso bate-papo semanal sobre Bíblia teologia arqueologia e eu estou mais uma vez aqui em Jerusalém a cidade santa aquela que abrigou boa parte da história bíblica e também da história do cristianismo e hoje eu quero mostrar para você um achado arqueológico revolucionário para entendermos uma parte do evangelho você vai conhecer hoje onde provavelmente Jesus foi julgado diante do Povo você ficou curios Mas calma que para mostrar tudo isso eu quero contar com a minha amiga aqui Aline do canal Israel
com Aline que a gente tem um bate-papo muito legal aqui né Aline então Shalom realmente o assunto hoje é muito interessante e eu posso dizer também pessoal controverso é verdade porque ainda muita polêmica sobre isso o que vamos mostrar é algo inédito que ainda está sendo discutido mas tem detalhes assim que chamam a atenção da gente e ajudam a compreender melhor a Bíblia então Fique atento porque nós temos muita coisa legal para mostrar para você Aline Então nós vamos bater um papo aqui sobre eh esse achado recente essa discussão na academia também sobre o local
aqui mas antes vamos situar a galera de casa onde nós estamos porque eu falei que nós estamos em Jerusalém mas Jerusalém é uma cidade grande você deve estar até impressionado pensando que o lugar do julgamento de Jesus tem a ver com aquela torre ali atrás que lugar é isess que torre é aquela onde é que nós estamos agora a gente tá agora do lado de fora das muralhas da cidade velha de Jerusalém bem próximos do portão de jafa o portão de Jope que é um dos oito portões da cidade velha de Jerusalém o portão tá
justamente atrás dessa Torre E essa torre é a famosa torre do Rei Davi aí ela usou aspas vocês viram né Por que a ASP porque não é torre e não é de Davi vamos explicar Então o que sim é esse local o que a Gente Tá Vendo Aquela pequena torre na realidade é o minarete é uma torre de uma mesquita o que a gente chama de minarete num período relativamente moderno a gente tá falando da época do período turco otomano embaixo do minarete sim tem uma torre fortificada mas que não foi construída pelo Rei Davi
e sim ela foi construída pelo rei Herodes Então aquela torre o nome original dela é faça ou em hebraico patel Então aquela é a torre de patel construída pelo rei Herodes o grande há 2000 anos atrás quer dizer 1000 anos depois de Davi mas Davi acabou ganhando a fama apesar de quem ter realmente apesar de quem realmente ter construído foi o rei Herodes Olha que legal o vento Aqui passa e a gente vai fazendo e vai vai construindo a narrativa Mas você percebeu então né É porque na época dos otomanos que a l está falando
eles começaram a colocar carimbo os próprios otomanos em coisas que não eram necessariamente bíblicas mas pegaram uma tradição errada e muitos peregrinos naquela época julgavam que ali era o palácio do Rei Davi e ali foi até chamado também de cidade de Davi embora nós saibamos que a cidade Davi fica no outro lado lá embaixo tá certo bem distante de onde nós estamos e agora veja que interessante quando ela fala também recente recente pra História de Israel que é milenar mas estamos falando algo de perto de 500 anos de idade ou seja Quase a idade da
descoberta do Brasil então lá nós temos uma torre do período otomano o período otomano começa aqui em Jerusalém em 1517 17 anos depois do Brasil ter sido descoberto e abaixo você tem a estrutura de um Palácio de Herodes que é descrito por Flávio José fo havia outras Torres como de mariam também ele colocava nomes até de pessoas que ele mandou matar Herodes er um camarada complicado ele mandava matar familiares e colocava nome dessas pessoas nas Torres e uma delas sobreviveu que é exatamente a de Fael a pel em hebraico é mais difícil pronunciar bom agora
nós temos ali abaixo e vocês podem perceber que há já estruturas de uma Muralha essa Muralha é uma mistura de muralha da época de Herodes muralha da época dos asmoneus que é da época anterior até o nascimento de Jesus e muralhas também até da época do primeiro templo porque quando quando a gente fala da cidade velha de Jerusalém é bom também explicar Aline que nem sempre a cidade Velha está tendo o mesmo Contorno da Jerusalém bíblica Há alguns momentos que aquela chamada Cidade Velha hoje coincide como muralhas da época bíblica Há momentos em que ela
não coincide mas aqui coincide com muralhas da época de Salomão da época dos macabeus e também da época do Rodes vamos chegar mais perto ali vamos ver alguns pedaços dessa Muralha para você entender vamos lá lá agora Aline você conhece muito bem a história de Herodes você estudou isso inclusive e todo mundo sabe que Herodes ah essa barulheira aqui eu quero parar para explicar gente bem-vindos ao trânsito de Israel tão vendo os carros parados aqui ó é porque alguém tá tentando entrar na cidade velha mas ele não está autorizado então a cancela não abre para
ele vai formando a fila aqui e o pessoal mete a mão na buzina que o pessoal gosta de uma buzina em todo Oriente Médio Israel não é exceção a questão que às vezes as pessoas chegam aqui e não sabem às vezes são até turistas e não sabem que para entrar na cidade velha tu precisa ter autorização que normalmente é pro pessoal que trabalha ou mora lá não é qualquer um que simplesmente pode circular na cidade velha com carro mas eles podem estacionar aqui e seguir caminhando aproveitar essa cidade maravilhosa CL e e inclusive algumas pessoas
que dizem que a buzina é o terceiro idioma oficial de Israel Você tem o hebraico tem o árabe e tem a buzina se você tirar a buzina a pessoa não sabe dirigir mas vamos conversar assim mesmo se a buzina tocar somente bem-vindo a Israel TR daqui mas como eu estava falando e o Herodes o que ele tinha de perverso de maquiavélico de mau caráter ele tinha também de exímio Construtor ele mandava fazer coisas faraônicas e ele aproveitava também construções e antigas como até hoje faz pessoal aproveita um alicer e constrói por cima e nós vamos
mostrar para você um um pouquinho da construção de Herodes o que ele reaproveitou aqui atrás nós temos na esquina Ah pedras do estilo herodiano como é que a gente sabe que são herodianos que elas têm Essa barriguinha aqui essa protuberância no meio tão vendo olha e tem um framing como se fosse um uma moldura em volta moldura em volta aqui isso é típico de Herodes então ele mandou construir aqui uma espécie de muro de arrimo para segurar a estrutura do Palácio dele que estaria atrás dessas muralhas essas muralhas aqui não são da época de Herodes
elas são do século X tá certo mas elas estão no local onde no passado haveria Um M uma muralha de Herodes só que ele também aproveitou outros muros mais antigos aqui atrás você tem uma Muralha do período asmoneus que é antes de Herodes e você vê que as pedras são diferentes Então você tem muros de uma época muros de outro porém ambos muito antigos e aind ainda mais antigo do que o muro rasmo que tem aí por volta de 2200 anos é o que tá embaixo vocês podem ver aqui pessoal que a gente tá vendo
sepulcros isso aqui são sepulcros cavados na rocha a gente pode ver que tem um do lado do outro Essa maneira era como os judeus eram sepultados na época do primeiro Templo de Jerusalém que é parecido também como era feito nos tempos de Jesus José de arimateia quando ele dá o sepulcro dele a Jesus se diz era um sepulcro Cavado na rocha então o sepulcro que de José de arimateia que vira o sepulcro de Jesus era parecido alguns elementos com esse Então como funcionava eles cavavam na rocha um sepulcro no lugar de dentro agora a gente
tá tá fechado a grade a gente não pode entrar mas se a gente as buzinas fazem parte verdade se a gente entrar ali dentro a gente pode ver que tem espaços para colocar os corpos Então os corpos eram trazidos para cá fechavam aqui a entrada quer dizer a tampa ela desapareceu com tempo mas se fechava essa entrada depois de um ano se voltava se recolham os ossos e se colocavam os ossos à parte então isso aqui mostra a presença Judaica aqui em Jerusalém na época do primeiro Templo de Jerusalém quer dizer pode ser até 3.000
anos esses sepulcros E olha que interessante com poucas exceções as pessoas eram sepultadas fora da cidade com poucas exceções Davi Por Exemplo foi sepultado na cidade de Davi e alguns reis também mas as pessoas comuns mesmo que tivessem condições financeiras eram do lado de fora e aqui a gente está do lado de fora das muralhas uma outra coisa curiosa alind pro pessoal entender é que nós temos dois Vales principais no entorno de Jerusalém o Vale do cedrom e o Vale do rinom ou Vale do geena geena e nesses Vales no entorno de Jerusalém havia muitos
túmulos muitos túmulos cheios de quê de ossos ossos secos porque muitos desses túmulos não eram familiares eram coletivos várias pessoas eram colocadas ali então você imagina Jerusalém cercada de túmulos cheia de ossos secos um vale de ossos secos que que isso lembra isso lembra Justamente a profecia que fala da volta à Vida do Vale dos Ossos Secos que justamente se encontrou em escavações arqueológicas se encontrou em cumer e também se encontrou em ada justamente esses pergaminhos exatamente Ou seja quando Deus fala com o profeta profetiza a esses ossos para que voltem E aí o vento
de Deus vem e os ossos voltam Ou seja a imagem Profética que O que O Vidente pode perceber era baseado naquilo que ele também conhecia só que nós temos muita curiosidade aqui Aline você falou do túmulo antigo É verdade mas esses túmulos Originalmente eles ainda tinham uma outra capa que vinha aqui a pedra foi cortada na na antiguidade eles deixaram de ser túmulo e eles cortaram aqui por alguma razão para fazer Talvez o próprio muro de arrimo de Herodes que talvez passasse a tendo alguma parte aqui para segurar o seu palácio Eu até imagino que
isso deva ter causado na época um grande distúrbio religioso Porque mexer em lugar de mortos mas Herodes não estava muito preocupado com a opinião pública ele estava mais preocupado com a sua glória exatamente quer dizer Herodes ele constrói grandes construções até os dias de hoje os maiores achados arqueológicos da Terra Santa são todos de Herodes a gente pode ver por exemplo herodion ele constrói uma montanha artificial e dentro dessa montanha artificial uma fortaleza e também nela ele coloca o seu mausoléu ele constrói massada que é uma Fortaleza em cima de uma montanha no meio do
deserto ele constrói a construção por cima do túmulo dos patriarcas da caverna de marpel ele constrói a cidade cesareia marítima com ti hipódromos um dos maiores portos do mundo antigo e a lista segue a torre de Davi também que não é de Davi a gente falou de Herodes quer dizer ele faz construções colossais nos nas poucas décadas que ele reinou ele conseguiu deixar uma marca histórica muito grande tanto pela sua maldade mas também pelas suas construções e a gente consegue reconstituir como é que isso aqui seria por duas fontes principais esses outros Palácios que a
Aline mencionou porque a gente sabe que o estilo arquitetônico era o mesmo por exemplo aquela questão que eu falei do tipo da pedra a gente sabe que é herodiana então a gente faz comparações arquitetônicas dos palácios e a segunda fonte Flávio Josefo um Historiador judeu do primeiro século que viveu aqui que viu Jerusalém sendo destruída pelos Romanos e ele escreveu As antiguidades judaicas e a guerra dos judeus e nessas obras ele descreve como era Jerusalém como ele viu em detalhes então ele fala das Pedras e ele descreve o palácio que fica aqui e nós temos
outras informações importantes de Flávio Josefa que depois da morte de Herodes os governadores Romanos quando vinham até Jerusalém se hospedavam no Palácio de Herodes isso é importante porque deixa-me explicar para você que muitas pessoas confundem na Bíblia quando leem Herodes mandando matar as criancinhas em Belém depois leem Herodes participando do julgamento de Jesus e eles pensam que é uma pessoa só não é Aline mas há vários Herodes explica um pouquinho isso aí pra gente então existe quando a gente fala Herodes normalmente não fala nada mais a gente normalmente se refere ao rei Herodes o grande
que foi o primeiro da dinastia herodiana então queem construiu tudo isso Quem fez a 99% das construções realmente é Herodes o grande e depois que ele morre o rein é dividido entre os seus filhos entre eles está Herodes antipas Herodes Filipe também tem Herodes archelaus depois os seus netos como Herodes agripas n tem agripas Herodes agripas primeiro Herodes agripas segundo e por isso a gente vê bem tardin na Bíblia também por exemplo quando Félix tá junto com Herodes na realidade não é o Herodes o grande não é que Ele viveu séculos e sim houve vários
e vários Reis chamados o rei Herodes tem o rei Herodes o grande e os outros levam um segundo nome é como césares você tinha Augusto César Tibério César Calígula César Cláudio César Nero César Herodes também queria que o nome dele fosse perpetuado vamos continuar andando aqui porque o Flávio Josefa Vai contando da suntuosidade desse Palácio e quando a gente vai cruzando Flávio Josefo com uma parte da Bíblia que eu vou ler daqui a pouquinho você vai vendo que a história se encaixa a Aline mencionou que esse achado aqui ele ainda está causando polêmica entre historiadores
e arqueólogos isso é verdade por quê eh eu tenho que explicar para vocês quem já veio em Israel a lina é guia aqui há muitos anos ela sabe disso normalmente as pessoas passeiam dentro de Jerusalém numa parte chamada via dolorosa eh a gente respeita a fé de todas as pessoas e há toda uma questão emotiva sobre a via dolorosa mas do ponto de vista histórico e Arqueológico eu sou obrigado a dizer com todo respeito não é tirando a fé de ninguém nem a Line quer fazer isso que do ponto de vista histórico a via dolorosa
não é Definitivamente a rua pela qual Jesus passou então aquela ideia Jesus passando com a cruz nas ruas da cidade de Jerusalém que a gente vê hoje não faz sentido porque essa via dolorosa está metros acima do piso da época de Jesus o tracejado dela foi mudado várias vezes e quando vai pela via dolorosa você tem várias Estações e até muitos padres tanto da Igreja Católica como Ortodoxa Grega reconhecem que ali são símbolos da Paixão de Cristo e não necessariamente eventos históricos e tem as estações E numa dessas paradas da via dolorosa tem um lugar
chamado eomo eomo em latim significa Eis o homem essa passagem ela é tirada da versão Latina dos Evangelhos quando Pilatos apresenta Jesus à multidão E a multidão pede para crucificarem Jesus e Pilatos fala Eis Aqui o homem eomo e lá foi encontrado Principalmente quando H padres da da congregação de Notre dam de Sion que era uma congregação católica afundada pelo padre rsb pelos seus irmãos pelo seu irmão Eles vieram e compraram terrenos aqui em Jerusalém a congregação de ratsbone e eles compraram dentro da Cidade Velha esse prédio e quando eles estavam limpando ali as freiras
para poder fazer uma estrutura descobriram um pavimento de pedras muito grande daqui a pouquinho eu vou mostrar para vocês no Evangelho de João fala que Jesus foi ah condenado e ele foi Ah flagelado pelos Soldados no pavimento de de pedras que em grego chama-se litost trotos depois eu mostrei isso na Bíblia para vocês como encontraram aquele pavimento falaram Opa então foi aqui Jesus foi julgado depois esse lugar foi identificado como a Fortaleza Antônia que é um prédio era um prédio adjacente ao templo e esse prédio era onde os soldados Romanos ficavam vigiando o que acontecia
dentro do templo se houvesse qualquer tumulto qualquer confusão eles sairiam e cercaram o templo Então por muita por muito os anos acreditou-se que ali na Fortaleza Antônia seria o lugar do julgamento de Jesus lá dentro da Cidade Velha porém do ponto de vista da arqueologia sempre tivemos dúvidas a respeito disso então em resumo o que acontece a gente sabe que a via dolorosa o que a gente chama Hoje em Dia da via dolorosa é o caminho que Jesus fez do local do julgamento no momento a gente sabe que Jesus foi julgado condenado por Pôncio Pilatos
e ele carrega a Cruz até o local da crucificação então agora a pergunta é onde esse julgamento aconteceu e há duas teorias a teoria mais tradicional que vem também das irmãs de Sião que é o local que a maior parte das pessoas realmente vai e conhece é justamente a Fortaleza de Antônia agora a pergunta é se Pôncio Pilatos ele estava dentro da Fortaleza de Antônia no momento do julgamento ou se ele estava no Palácio de Herodes então justamente Essa era uma dúvida e e também por muito tempo ninguém nem sabia onde era o Palácio de
Herodes a redescobrimento do Palácio de Herodes é uma coisa dos últimos anos e também justamente o que se achou aqui nos últimos tempos mudou a visão de muita gente em relação à via dolorosa aonde realmente julgamento aconteceu e é isso que o Rodrigo vai nos mostrar agora exatamente e pra gente ir para uma outra parte aqui lembremos a confusão na época que o império turco-otomano tomou conta de tudo isso aqui e construíram aquele minareto que a Aine já mostrou eles também construíram lá uma Fortaleza com estilo vou chamar de medieval porque a idade média já
tinha passado mas parecida com aquelas fortalezas medievais Então ela tinha toda aquela estrutura de pedra e muita gente pensava que tudo isso era construção dos otomanos até que estudos mais recentes viram que uma parte da estrutura de baixo de Torre não era otomana era do próprio Herodes os otomanos apenas fizeram a continuidade agora vamos continuar andando porque aí entra uma peça importante do quebra-cabeça que faz sugerir uma nova hipótese para o lugar onde Jesus foi condenado por Pôncio Pilatos vamos lá que você vão conhecer vamos lá já peguei a minha Bíblia mas a gente parou
aqui no meio do caminho porque eu acho que tá bem mais didático aqui para vocês verem a sobreposição de Muralhas aqui embaixo nós temos bem claro a Muralha da época do rei Herodes e veja que as pedras são diferentes no meio Tá certo já de um período posterior e mais em cima período otomano aqui a gente pode ver Justamente a linha do tempo e a gente consegue ver os diferentes períodos históricos como um vai cobrindo o outro como a gente consegue ver nesse desenho é o que a gente tá vendo na realidade camada após camada
da cidade e assim a gente vai escavando ao longo do tempo e Descobrindo a história da cidade exatamente agora vamos chegar mais perto ali onde tem esse achado que colocou mais uma peça no quebra-cabeça O que que a Bíblia diz A esse respeito e Flávio josefe também vamos continuar vamos [Música] lá eu acho muito fascinante Aline quando a gente começa a comparar o que nós estamos vendo hoje com o que escreveram aqueles que viveram no passado isso é um mapa para ajudar a gente a entender tudo isso por isso que a gente tá falando muito
da Bíblia do novo testamento e também de Flávio Josefa acho que é interessante as pessoas conhecerem Mais é para quem não conhece Flávio Josefo como foi dito ele foi um Historiador da época do primeiro século justamente aí na época de Jesus um pouquinho depois ele foi um dos líderes da rebelião Judaica contra os romanos ele coordenou a rebelião na cidade de ot fat no norte de Israel mas como a gente sabe quer dizer os judeus perderam essa batalha e os romanos levam ele como Prisioneiro e ele vai viver todo o resto da sua vida como
Prisioneiro dos Romanos mas ao mesmo tempo ele vai ter muitas regalias que outros não tinham então durante esses anos que ele vai ficar em cativeiro vai ficar preso pelos Romanos ele vai escrever toda a história da época que Ele viveu e também de alguns séculos anteriores Então a gente tem uma descrição nos mínimos detalhes de como era Jerusalém porque ele tinha todo o tempo do mundo na prisão para escrever os livros e Ele viveu aqui e realmente conhecia de perto a realidade daquela época é ele funcionou como uma espécie de repórter de guerra sabe no
Brasil Você conhece o livro da Batalha de Canudos escrito por Euclides da Cunha os Sertões né de Euclides da Cunha e ele escreve descreve como que Antônio Conselheiro foi morto com todos os seus seguidores ali e esse depoimento virou um livro importante aí da literatura brasileira de Euclides da Cunha o Flávio Josefo fez algo para ele também escreveu e tem até um episódio curioso já que a Aline mencionou isso que Jerusalém teve duas intervenções romanas mais agressivas nessa época aí uma foi por Vespasiano Vespasiano veio com o exército cercou a cidade e Flávio Josefo já
estava com ele nessa época mas num determinado momento conta-se que Flávio Josefo saudou a Vespasiano que era apenas um general romano como sendo o Imperador ave César e vaziano assustou com aquilo e pouco tempo depois de fato o vespaziano foi chamado de volta a Roma porque ele seria entronizado como o novo Imperador de Roma então vespaziano ficou uau aí ele até aumentou o prestígio de Josefo em em virtude disso aí Vespasiano sai com o exército mas depois eles Retornam agora sob o comando de Tito que realmente vai provocar a destruição de Jerusalém Mas voltando a
um período antes dessa destruição do ano 70 vamos falar da época Deus algumas informações de Josefa são muito precisas uma delas já falei que o Palácio de Herodes o grande Depois da sua morte Serviu de lugar para governadores Romanos acho que é bom eh Aline também explicar um pouco pro pessoal eh que Herodes ele perdeu os filhos dele melhor dizendo perderam a autonomia o direito de governar Jerusalém estamos falando de um deles de Arquelau porque quando ele morreu o reino dele foi dividido dentre dos seus filhos Arquelau seria o governador da Judeia e daqui de
Jerusalém mas Arquelau foi péssimo administrativo que que os romanos fizeram então quer dizer Herodes divide o reino em três entre os seus três principais filhos Herodes Arquelau ganha aqui o governo da Judeia quer dizer Jerusalém e ao redores mas ele realmente vai ser um administrador muito ruim e olha pros Romanos gostarem de Herodes acharem o filho dele ruim realmente o filho devia ser muito ruim administrador e por isso eles tiram ele do poder e colocam a partir de Então a partir do ano 6 depois de Cristo governadores pagãos Romanos a governarem a Judeia e esses
governadores por serem pagãos eles não se sentiam muito bem aqui em Jerusalém Jerusalém no final das contas era e continua sendo a capital do povo de Israel uma cidade Judaica demais para eles né exatamente o templo aqui que tinha era um templo judaico era uma cidade Judaica e qual era a maior cidade Romana pagã da Judeia cesareia marítima e por isso eles tiram a capital de Jerusalém e passam para a cesareia marítima onde tinham templos pagãos Imaginem a primeira coisa que as pessoas viam quando chegavam em cesareia marítima era um templo enorme dedicado ao Imperador
Augusto e a deusa Roma tinham jogos pagãos hipódromos jogos de gladiadores e por isso esses governadores preferiam governar de lá então Pôncio Pilatos não vivia em Jerusalém ele vivia em cesareia marítima mas por causa das celebrações da páscoa Judaica que é uma época muito propícia para rebeliões judaicas ele vem a Jerusalém e ele se hospeda aonde no Palácio de Herodes isso é importante houve uma intervenção Romana sabe quando um país tem uma intervenção sobre o outro e coloca um administrador de fora aí Lembrando que essa cesareia marítima que Aline mencionou foi mais uma das mega
construções de Herodes o grande ele quis fazer um Porto aqui para rivalizar com o grande Porto da Via Ápia de Roma e de fato de todo o império romano o segundo maior porto ficava em cesareia marítima incrível a construção que ele fez ali e Herodes como era muito voltado politicamente pros Romanos pagonis muito daquele lugar lá colocando tudo de bom e de melhor ou de ruim e de pior Depende do ponto de vista da cultura Romana por isso que Os Procuradores prefeitos Romanos ficavam melhor instalados ali e só viam para cá e festas religiosas Aí
nós já temos essa informação Então se os governadores Romanos ficavam aqui não faz sentido dizer que eles ficavam na Fortaleza Antônia mesmo porque nesse lugar que a gente sabe que é a Fortaleza Antônia não tem nenhuma estrutura palaciana como a gente encontra aqui não há nenhum luxo não há nenhuma casa de banho não há nenhuma piscina nenhum banho romano e aqui a gente tem essas coisas então se eles ficavam aqui e entre esses Procuradores romanos que vinham para cá um del foi Pôncio Pilatos Ora se Pôncio Pilatos era procurador romano e eles vinham para cá
então foi atrás dessas muralhas que Pôncio Pilatos ficou hospedado se foi aqui faz todo sentido que aqui eles trouxeram Jesus para ser julgado por Pôncio Pilatos mas para contar essa história a gente tem que chegar um pouco ali para mostrar o que que Flávio José fala a respeito de tudo isso tem uma placa ali que vai mostrar um desen de como era para vocês entenderem melhor vamos dar uma olhadinha lá Aline essa placa Aqui não está nada bonita tá riscada Mas ela é didática pro pessoal de casa entender o que está logo atrás da gente
ali está desenhado aqui aliás é bom até deixar também claro o registro aqui que um dos principais pesquisadores por detrás de tudo isso aqui é o arqueólogo shimon Gibson um famoso arqueólogo israelense que mora nos Estados Unidos Mas ele tem muita contribuição na arqueologia do segundo templo que para nós é a época de Jesus nós temos aqui a a Muralha da época herodiana Tá certo os muros estão aqui como eram Aqui está a torre de Fael que nós vimos lá atrás e aqui existia Originalmente uma outra torre essa torre que é importante porque ela é
mencionada por Flávio Josefa de acordo com Flávio Josefo havia o Palácio de Herodes no muro ocidental que é exatamente Onde nós estamos e aqui havia uma torre de proteção e uma entrada com duas eh partes de uma de uma mesma entrada é como se fosse uma ala chamada cesarion e a outra agripon ou seja seria uma porta com duas bandas e ela ficaria aqui essa torre que Flávio Josefo menciona e que apareceu ali no desenho ela seria justamente aqui atrás então atrás dessas muralhas Originalmente ficava o o Palácio de Herodes um grande Palácio desde a
esquina até aqui isso ajuda a entender também uma outra coisa porque no julgamento de Jesus não é só Pôncio Pilatos que aparece aparece também Herodes mas exatamente Herodes o filho mas esse Herodes morava aqui ou não não Herodes antipas ele morava na Galileia justamente eles todos ali eram políticos no mau sentido da palavra quer dizer Pôncio Pilatos ele tenta jog essa responsabilidade do julgamento para Herodes antipas ele diz olha Jesus Ele é Galileu esse homem tá sendo acusado ele é Galileu tu Herodes antipas é o governador da Galileia toma a responsabilidade é tua mas o
que que então Herodes antipas vai responder ele vai dizer não ele esse homem que tá sendo acusado ele é Galileu mas os crimes que ele está sendo acusado foram feitos na Judeia e por isso a jurisdição é tua Pôncio Pilatos então tem justamente esse diálogo entre os dois que ninguém realmente quer levar culpa entre aspas de ter crucificado Jesus e por que isso é o seguinte gente imagina tudo que a Line tá falando o jogo político da época vamos vir mais para cá Aline Jesus era uma figura controversa porque os líderes e judeus daquela época
queriam a morte de Jesus eu estou falando especialmente os escribas fariseus saduceus que controlavam o templo mas Jesus tinha uma grande parte da população que o apoiava lembra que dias antes ele havia entrado em Jerusalém montado um jumentinho com pessoas gritando Hosana ao filho de Davi Então imagina agora com a cabeça de um político Pilatos estava aqui para resolver os problemas de rebelião dos judeus então não era fácil manter o povo com os ânimos acalmados se ele mata Jesus podia provocar uma guerra civil dos simpatizantes de Jesus se ele poupa Jesus o os políticos judeus
da época iram entregar a sua cabeça de bandeja para César olha ele Tá apoiando alguém que está querendo ser rei no lugar de César então nessa situação para livrar-se de qualquer problema quando ele viu que Jesus era da Galileia ele julgou o abacaxi pra mão de de Herodes Herodes que não estava nem aí com a com a cor da banana devolveu o caso para Pilatos e aqui é mais uma evidência de que esse episódio não tem sentido de ter ocorrido lá na Fortaleza Antônia porque além de não ter uma estrutura palaciana ela era apenas uma
Fortaleza para a troca da Guarda do soldados que vigiavam o templo então não faz sentido que isso teria acontecido ali agora a Bíblia fala que Pilatos e Herodes estavam brigados um com o outro mas ambos estavam em Jerusalém certamente Aqui nós temos uma estrutura que justifica um Palácio grande o bastante para dois governantes ocuparem cada um uma parte do Palácio quem sabe Pilatos ficava do lado de cá e Herodes ficava no outro extremo do Palácio e também grande o bastante para comportar os dois governadores coisa que não dá para fazer na Fortaleza Antônia mas ao
mesmo tempo perto bastante para Pilatos mandar Jesus para Herodes e Herodes devolver Jesus para Pilatos tudo isso nas poucas horas de uma manhã de sexta-feira exatamente quer dizer muita coisa aconteceu em poucas horas é interessante porque quando Jesus Ele foi preso Ele foi preso primeiro Por caifas que era Sumo Sacerdote do Templo de Jerusalém mas que ele era ali braço direito de Pôncio Pilatos quer dizer Quem escolheu hã Quem escolheu caifás como Sumo Sacerdote não foi o povo de Israel não foram judeus sim nessa época quem elegia boa parte da elite do templo eram os
romanos porque os romanos entendiam quanto essa Elite tinha poder e influên na cidade então quando o caif faz ele tem Jesus consigo durante a madrugada ele também não quer matar a Jesus por quê Porque ele também tem esse lado político que ele não quer que eles sejam acusados de terem feito isso e por isso caifás passa para Pilatos caifas passa Pilatos Pilatos para Herodes Herodes volta para Pilatos então nenhum deles quer assumir a culpa no final das contas pela morte de Jesus justamente porque sabia que isso podia causar uma rebelião uma coisa que eu sempre
Acho interessante é que eu acho que o medo que o Pilatos tinha é muito justificado a festa da páscoa Judaica ela é chamada na Bíblia também como hag aut a festa da liberdade é uma data que o povo de Israel Celebra a liberdade como Deus tirou o povo de Israel com mão forte da escravidão do Egito a gente tá celebrando a nossa liberdade enquanto naquele mesmo tempo o povo estava em opressão na mão dos Romanos Então esse medo de pilatos de uma rebelião eu acho completamente justificável e eu vejo como esse pensamento judaico não mudou
ao longo do tempo porque durante a segunda guerra mundial durante o holocausto quando houveram várias rebeliões durante o holocausto mas a a maior rebelião durante o holocausto foi a rebelião do Gueto de Varsóvia ela demorou bastante tempo para ser planejada e quando ela come no primeiro dia da festa da páscoa Judaica quer dizer os judeus há 2000 anos atrás já tinham esse essa vontade de se rebelar contra os romanos e ser um povo livre na sua própria terra a gente vê também essa vontade de ser naquela época pelo menos ter a dignidade de poder sobreviver
então a gente vê que esse sentimento não mudou e que a rebelião do Gueto de Varsóvia também acontece justamente no primeiro dia da Páscoa Judaica mesmo Passando quase 2000 anos entre um evento e outro olha que interessante eu vou até aproveitar isso antes de entrar na parte que eu quero fazer uma pergunta paraa Line mas antes colocar mais uma nota histórica na dificuldade que eles tinham pela legislação Romana da época as autoridades judaicas não tinham poder legal para sentenciar alguém à morte e aí tinha um problema ético religioso porque quando uma pessoa cometia um CR
um crime de blasfêmia por exemplo de acordo com a lei de Moisés ela deveria ser apedrejada fora do mas como é que você vai apedrejar alguém sendo que você não pode pela legislação Romana fazer isso então uma técnica que havia era o seguinte você jogava a pessoa do precipício porque jogando o precipício para Roma ou ela caiu e para a lei de Moisés apedrejam porque bateu na pedra não importa se a pedra que bate em você ou você na pedra você foi apedrejado de qualquer maneira agora então eles não podiam Eles podiam prender Jesus mas
eles não podiam sentenciar Jesus à morte precisava de pilatos para fazer isso agora já que a Aline falou essa questão dos judeus até fazendo a comparação com o Gueto de Varsóvia é bom esclarecer uma coisa fala-se muito por aí aos judeus Mataram Jesus os judeus crucificaram Jesus a Bíblia fala os judeus Mas vamos entender um pouquinho isso Aline eh como é que funciona você é judia como é que funciona isso os judeus Mataram Jesus Vamos refinar um pouquinho essa história que judeus eram esses eram toda a população O que que você acha então Sem dúvida
nenhuma não é era toda a população a própria Bíblia nos fala disso fala que Jesus ele estava na Galileia e milhares de pessoas o seguiam quando ele tá em Jericó uma multidão seguia a ele tem a Entrada Triunfal a gente tem tantas provas que haviam judeus que amavam a Jesus haviam discípulos de Jesus a maioria na realidade a maioria dos discípulos de Jesus eram judeus mas também haviam judeus que não eram boas pessoas eu acho que é isso que as pessoas têm que entender ah os judeus são um povo como qualquer outro povo se a
gente pegar hoje a nação brasileira Eu acredito que a maior parte da nação brasileira são pessoas de bom coração e são pessoas boas mas há pessoas más também no Brasil e a mesma coisa o povo de Israel é um povo e há pessoas muito boas eu acredito que a maior parte do povo é bom mas também há pessoas ruins e corruptas isso nos dias de hoje nos tempos antigos e eu acho que a gente consegue ver o Claro exemplo de pessoas corruptas e osas com anás com caifas com outras pessoas da Elite mas a maior
parte do Povo justamente sim ã queria o bem de Jesus ou pelo menos não queria o seu mal não todas as pessoas da terra de Israel sabiam Quem era Jesus Mas a gente pode ver que na entrera Triunfal há milhares de pessoas ali acompanhando e aqui no dia do julgamento Sim há uma pequena minoria que tá gritando pedindo a crucificação de Jesus mas eles não são a maioria a primeira coisa e segundo eu sempre vejo isso quando Jesus estava dentro da prisão a própria Bíblia nos conta que quando Jesus tá dentro da prisão Pedro tá
do lado de fora e ele vai negar Jesus três vezes quer dizer um dos discípulos de Jesus um dos 12 apóstolos de Jesus Ele não tem coragem de dizer que conhecia a Jesus e agora o que que tu vai esperar da maior parte do Povo ou das pessoas que estavam aqui quem ia ser a aquele que ia desafiar as autoridades que ia desafiar Pôncio Pilatos que ia desafiar os sacerdotes e gritar lá Não não solta Jesus então sim haviam pessoas ruins que queriam condenar ele e as pessoas boas estavam com medo e eu acho que
isso também é importante uma lição pros dias de hoje pro mal acontecer não é necessário que a maior parte das pessoas queiram o mal mas sim é necessário que a maior parte das pessoas fiquem em silêncio eu acho que isso também aconteceu aqui além de alguma minoria que queria condenar Jesus a maioria ficou em silêncio naquele momento isso é claro má Luter quing falava que o que ele mais temia não era o abuso dos maus mas o silêncio dos de bem então acontecia eu não gostaria de ter o Brasil ah representado por alguns maus exemplos
de brasileiros que está por aí então quando me perguntam Por que os judeus rejeitaram a Jesus evidentemente estão pensando em caifas aná Eu pergunto em volta espera aí aí porque os judeus aceitaram Jesus pensando em José gerer mateia Nicodemos o apóstolo João a Virgem Maria todo mundo eram judeus o Novo Testamento inteiro com provável exceção para Lucas foi escrito por judeus Então temos que cuidar para que a minoria barulhenta não se torne o todo da história Agora já que estamos falando em História já aprendemos muita coisa aqui no vídeo né Vamos mandar para cá nós
já Vimos que eh Herodes ficava aqui Pons Pilatos também o palácio deles ia até aqui olha bem era bem grande eu não sei se eh pelo vídeo dá para pegar mas tenta mostrar lá na frente o minarete de novo pro pessoal ter uma ideia de quanto nós andamos de lá até aqui e toda essa Muralha que vocês estão vendo até mais ou menos a altura de uma árvore que está ali atrás aquela árvore ali até ali era um imenso Palácio de Herodes agora como eu falei o Flávio joséo menciona esse lugar essa porta que ficava
aqui e ela também é chamada de pretório é uma palavra que vai aparecer no Novo Testamento eh pretório é ainda por isso que tem uma certa polêmica O que é o pretório que é a guarda pretoriana apesar de uma opinião diferente aqui outra ali de maneira mais ou menos consensual a guarda pretoriana é aquela guarda que são os guarda-costas pessoais do governador aqueles que ficam mais próximos dele sabe lá no Vaticano que tem a Guarda Suíça que fica cuidando dos aposentos Papais seria mais ou menos isso eh nós temos por exemplo lá em cesareia marítima
que a Aline mencionou tem também a guarda pretoriana que ficava perto ali então quando o governador o Imperador o rei o líder se deslocava aquela guarda pretoriana era que ia com ele e quando ele se instalava em um determinado Palácio a guarda também ficava acampada ali havia até quartos para a Guarda pretoriana que eles ficavam ali protegendo meso aqui provavelmente era o lugar da guarda pretoriana porque o que Flávio José falou é o que nós encontramos aqui Aline ele fala da escadaria que havia aqui pelo lado de fora e nós temos uma escada aqui vejam
bem nós temos uma Muralha aqui uma mureta de pedras aqui vocês estão vendo do lado de cá também tem outra mureta tá conseguindo mostrar tá tranquilo aí no vídeo pessoal de casa tá vendo e agora a surpresa Aline Vamos andar aqui vamos subir em de 2000 anos auau olha aqui olha um degrau outro degrau outro degrau você vê que havia uma escada aqui e não era uma escada comum era uma escada muito suntuosa tanto é que os degraus são bem amplos aqui evidentemente que essa escada colapsou Mas é interessante que essa escada continua aqui continuava
aqui e ali na parede ela tem mais uma outra escada que leva um lugar que eles chamam de porta escondida Por que porta escondida você vai entender de casa o monte vai chegar perto aqui a gente vai ver tem restos evidentemente que 2000 anos de história muita coisa colapsou mas consegue ver aí MTE que aqui tem restos de degrau de uma escada que não dá em lugar nenhum porque tem a parede ali evidentemente a parede do século X essa parede do século X está tapando uma entrada original que havia aqui talvez aquela entrada de duas
portas que Flávio joséfa mencionou e não é só isso aqui também nós temos logo ali acima um pavimento de pedras ali naquela altura que parece realmente com aquela plataforma ou litros que é mencionado no Evangelho de João agora olha que interessante o governador podia sair aquela escada Tá certo ali em cima tem um pavimento de pedras um pavimento de pedras e ele descia até aqui e a escadaria continuava agora uma pergunta se havia essa escadaria aqui mas o palácio estava lá dentro vamos raciocinar um pouquinho Qual a função de uma escada dessa você em casa
Pense comigo e a Aline aqui o que que você acha o palácio tá lá dentro uma porta especial com uma abertura com uma plataforma de pedras ali em cima e a escada continua suntuosa até uma parte pública o que que parece esse aqui é um local que no Originalmente o rei Herodes ou os reis depois dele podiam sair e falar diretamente com o público exatamente o político gosta de mostrar né o palanque o palanque agora vamos ao evangelho de João Aline Olha que interessante quando eu leio o evangelho de João Capítulo 18 Versículo 28 diz
assim depois levaram Jesus da casa de faz ah outro detalhe importante lembra que eu mostrei que o palácio ia até perto daquela árvore ali quando nós vemos na maquete de Jerusalém a casa do sumo sacerdote de Anas caifas ficava nessa direção ali na frente no que hoje o pessoal chama de eh Monte Sião ou galicanto aquela região ali mais ou menos naquela direção ali ficava a casa de caifas Então faz sentido Jesus é levado do Monte das Oliveiras para lá no outro dia de manã cedinho é tirado de lá e levado para Pilatos quem sabe
Jesus não foi trazido até aqui por Olha bem depois levaram Jesus da casa de caifas para o pretório lembra que eu falei da Guarda pretoriana era cedo de manhã eles não entraram no pretório para não se contaminar Pois somente assim poderiam comer a Páscoa então Pilatos saiu para falar com eles gente faz todo sentido eles não entraram no Palácio de de pilatos e a única o único acesso ao público que havia era esse não há outro é o acesso que é descrito por Flávio Josefa é o acesso que nós descobrimos pela arqueologia então eu não
posso provar para longe de qualquer questionamento mas é altíssima a possibilidade que Pilatos veio até aqui por essas mesas escadas por essas mesas escadas para saber qual é a demanda que vocês têm qual é o problema e aqueles líderes do Povo estavam com uma turba aqui então Pilatos saiu para falar com eles e perguntou que acusações vocês trazem contra este homem aí eles falam né esse homem quer ser rei no lugar de César etc etc e ficou aquele jogo Pilatos talvez pegou Jesus levou Jesus lá para dentro a multidão esperando aqui um um veredicto lá
ele manda Jesus para Herodes do outro da outra ponta Jesus passa por Herodes mas Herodes devolve para Pilatos E aí diz o seguinte Vamos ler mais uma uma passagem que diz aqui olha vejam bem eh por isso capítulo 19 verso 1 Pilatos tomou Jesus e mandou açoito os soldados teceram uma coroa de espinhos e a puseram na cabeça de Jesus também vestiram um manto de púrpura chegaram-se a ele e diziam salve Rei dos Judeus e davam-lhe bofetadas Pilatos saiu outra vez vez e disse aos judeus Eis que eu apresento a vocês para que saibam que
eu não encontro nele crime algum então Jesus saiu para ele sair ele tinha saído do Palácio Jesus saiu provavelmente naquela parte de pedras ali onde o povo podia ver naquela plataforma Jesus saiu trazendo a coroas de espinhos e o manto de púrpura e Pilatos lhes disse Eis o homem Quando viram Jesus os principais e os guardas gritaram crucifique-o crucifique-o os judeus responderam tenho temos uma lei e segundo essa ele deve morrer porque se fez filho de Deus ouvindo Pilatos tal declaração ficou ainda mais atemorizado o que você disse e entrando outra vez no pretório por
aqui perguntou a Jesus de onde é você aí Jesus falou que ele era da Galileia e é o momento em que Pilatos Então tenta eh levá-lo de volta para Herodes e o resto aqui nós já vimos ou seja toda essa parte que a bíblia descreve ela encaixa muito bem com o que nós estamos vendo aqui a polêmica maior eh fica a seguinte Aline sendo esse do ponto de vista Arqueológico um candidato forte eu diria Fortíssimo do julgamento de Jesus isso pode mudar boa parte da compreensão histórica até de onde seria o Calvário Mas isso seria
assunto para um outro vídeo para uma outra oportunidade Pois é realmente ano após ano que passa as escavações vão avançando a gente tem um um entendimento muito maior e por isso quando a gente quer saber onde realmente passaram as histórias bíblicas a gente tem muitas maneiras de saber a gente tem escritos antigos a gente tem a própria Bíblia a gente tem as escavações arqueológicas a gente tem tradições também as tradições TM a sua importância mas às vezes as também podem estar erradas então é justamente montar esse quebra-cabeça esse quebra-cabeça do pretório como este local realmente
como local do julgamento de Jesus é uma teoria que tá sendo já sendo desenvolvida e com essas novas escavações realmente ela tá se fortificando E também porque a gente tá agora do lado de fora das muralhas Mas pelo lado de dentro também se fizeram escavações arqueológicas e se encontrou pátios das piscinas do rei Herodes se encontraram pátios das Fundações do palácio do rei Herodes então não são só as provas que a gente tá vendo aqui pelo lado de fora também tem provas do lado de dentro e eles estão montando esse quebra cabeça e a pergunta
agora que fica é onde realmente Jesus foi julgado eu acho que a gente não tem como ter certeza absoluta eu acho que tem que voltar no tempo para realmente presenciar onde tudo aconteceu mas a gente tá realmente num candidato muito forte para ser o verdadeiro local e para terminar o nosso vídeo eu quero mostrar para vocês essa plataforma Que tantas vezes Eu mencionei de pedra que tá ali em cima para você entender o fechamento desse julgamento de Jesus vamos ver essa última parte vamos lá então vem com a gente ó posso só mostrar uma coisa
aham olha aqui pessoal a gente onde a gente caminha aqui em Jerusalém a gente encontra pedaços de cerâmica Rodrigo tu consegue sim não essa aqui não ela é diagnosticável é do período Romano eu não sei se no vídeo vai dar pro pessoal ver a Line mas ela tem umas ranhuras aqui umas linhas típicas vou colocar nas sombra assim para ficar mais fácil pro pessoal ver que é o indicativo que é uma cerâmica do período Romano ou seja de 2000 anos por essas linhas aqui dentro dá pra gente perceber que é do período Romano então vejam
aqui pessoal isso aqui é um pedacinho de cerâmica que a gente achou aqui no caminho vamos devolver pro mesmo lugar mas isso só prova quanta coisa ainda pode ser descoberta aqui sim amanhã pode haver um outro achado arqueológico que ainda vai mudar muita coisa mas vamos conhecer agora essa parte do pavimento de pedras Aline perceba que aqui tem uma plataforma de pedras E que provavelmente é do segundo templo herodiano nós temos uma continuidade dela aqui tá vendo olha com pedras maciças Josefo descreve que eram pedras grandes e para você que tá assistindo de casa imagina
que aqui é eu espero que esteja dando para vocês verem que é um piso todo de pedras antigo é uma plataforma que havia aqui e nós temos também alguns degraus nesse canto aqui que faziam às vezes de uma Tribuna Então imagina que a pessoa tinha essa plataforma de pedras uma Tribuna da qual daqui ele podia se dirigir ao povo lá ele podia sair dali para estar mais perto do Povo ou seja tudo isso aqui Coopera com a descrição do pretório herodiano ou usado por Pilatos aí quando a gente vai pro Evangelho de João a gente
tem essa outra passagem aqui que chama muito a atenção eu vou ler para vocês aqui Evangelho de João Capítulo 19 Versículo 13 quando Pilatos ouviu essas palavras trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal no lugar chamado pavimento que em grego é litost trotos litost trotos litos em grego é pedra stros é plataforma você não fala estrada não é isso estratigrafia então pavimento de pedra e e João ainda vai mais além ele dá o nome hebraico ele diz o seguinte Pilatos sentou-se no tribunal no lugar chamado pavimento em hebraico gabat era o dia da preparação
da festa da páscoa Por volta do meio-dia e Pilatos disse novamente aos judeus Eis Aqui o rei de vocês como você falou não podemos ter certeza absoluta mas a chance ou pelo menos como candidato Esse é um lugar muito forte agora mesmo que a gente não possa bater o martelo aqui acolar não temos como voltar no tempo uma coisa é fato o que aconteceu naquela Páscoa da morte de Jesus alguns colocam no ano 31 outros põem no ano 33 aquilo revolucionou de tal maneira a história que até hoje esse episódio não é esquecido eu fico
muito feliz por estar aqui com você Aline tendo a oportunidade de mostrar esse local para que as pessoas vejam a Bíblia Vejam a Bíblia de uma maneira tridimensional realmente a gente pode entender ainda mais como a história aconteceu quer dizer pegar e poder ler os versículos e entender como as coisas aconteceram quando tu falou que ele se senta quer dizer uma boa chance de se sentado aqui então realmente a Bíblia ganha ainda mais cores e ainda mais vida estando aqui em Israel exatamente bom Espero que você tenha gostado desse conteúdo e lembre-se sempre de seguir
a a Aline no canal Israel com Aline e ar e Rodrigo Silva arqueologia estamos juntos um abraço pessoal Shalom [Música] abç a [Música]