QUEM SÃO OS IRMÃOS DE JESUS MENCIONADOS EM MARCOS 6:3 E MATEUS 13:55-56? – Professor Responde 24 🎓

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Prof. Jonathan Matthies
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[Música] sejam muito bem vindos a mais um vídeo da série professor responde aqui do canal em que hoje eu iria responder a uma pergunta que foi realizada por muitos de vocês inscritos aqui no canal em relação à família do jesus de nazaré é uma pergunta mais especificamente direcionada em tentarmos identificar o grau de parentesco os irmãos de jesus que são mencionados anima os evangelhos sinóticos mais especificamente no evangelho de marcos um capítulo 6 verso 3 e também no evangelho de mateus no capítulo 13 e verso 55 e 56 em ambos estes textos nós encontramos além
a descrição de quatro irmãos de jesus inclusive sendo mencionados os seus respectivos nomes e também encontramos uma breve menção a respeito de irmãs de jesus mas sem mencionar os seus nomes mas pelo fato de a frase se encontrar no plural nós podemos identificar de que ao menos temos ali junto ao grupo duas irmãs também consideradas como irmãs de jesus ea pergunta então que muitos levantaram com base nestes textos além de outros que se encontram no novo testamento como por exemplo na carta de paulo aos gálatas que ele menciona o thiago o irmão do senhor é
se estes irmãos que são mencionados no novo testamento se eles deveriam ser considerado realmente irmãos de sangue de jesus por parte de pai e de mãe e filho de josé e maria se eles deveriam ser considerados apenas como sendo filho de josé isto é sendo meio irmãos de jesus e simaria teve então de sua vida apenas jesus como seu único filho ou se estes irmãos animem funcionários nestes textos deveriam ser identificados como parentes próximos a jesus como por exemplo primos de jesus qual seria a resposta histórica a respeito desta pergunta o que a história poderia
nos ajudar a responder esta pergunta com base naquilo que nós temos documentos na antiguidade e também com base na compreensão a respeito da sociedade nesta época e esta pergunta de princípio uma pergunta muito interessante ela pode parecer de certa forma em relevante para muitos cristãos que pertence a uma tradição protestante isso porque faz parte da fé da maioria dos cristãos protestantes de que o mais importante é a respeito da virgindade de maria especialmente no período de sua concepção pelo espírito santo conforme mencionado nas histórias da atividade de mateus e lucas e também durante a sua
gravidez até o momento então do nascimento de jesus o que para muitos cristãos em relevante se ela teve outros filhos ou não se ela deu continuidade a seu casamento normal com josé conforme nós podemos ali entender com base nos evangelhos mas esta é uma pergunta que tem uma importância fundamental especialmente para os cristãos de tradição católica o que faz parte da fé católica e também é um dogma da igreja de que maria ela era virgem antes durante e após o nascimento de jesus então algo também muito interessante neste aspecto é que faz parte da fé
cristã dos católicos de que nós não temos unicamente um milagre relacionado à concepção de jesus e no espírito santo mas que também temos um segundo milagre que seria a partir do seu nascimento em que a integridade física de maria permaneceu intacta ou em outras palavras seria como o hímen pertence ao seu órgão reprodutor não teria se rompido teria então prometido tudo intacto e ela seria considerada sempre virgem esta é a idéia que faz parte da fé católica enquanto para os cristãos protestantes o mais importante em relação à sua virgindade especialmente até o momento do nascimento
de jesus no entanto a história ea pesquisa histórica ela não se baseia em fé de grupo x ou y quando nós vamos procurar uma resposta no campo da história nós se baseamos em evidências naquilo que os documentos antigos podem nos ajudar e nos trazer informações bem como também em todo o estudo relacionado à sociedade naquele tempo e com base nessas evidências assim como também dos próprios inscritos no novo testamento o que nós podemos encontrar de resposta em relação a esta pergunta relacionada a um grau de parentesco dos irmãos de jesus bem como a sua própria
família inicialmente em resposta à pergunta relacionada à se estes irmãos deveriam ser considerados filhos de josé no novo testamento nós não encontramos nenhuma informação que corrobora em favor desta perspectiva seria no caso apenas uma mera hipótese não há nada de novo testamento que nos ajude a identificar sobre se estes irmãos seriam apenas filhos de josé esta ideia mais especificamente ela começou a surgir entre os cristãos primitivos especialmente a partir do segundo século e nós encontramos um espírito muito importante que é um escrito apócrifo ao novo testamento mas que influenciou o pensamento de muitos cristãos ao
longo dos séculos inclusive artistas que se baseram nesta tradição para conceber a idéia de josé como normalmente sendo um homem já bastante idoso e se casou com a jovem virgem maria e por conta disso eles não tiveram qualquer relação ou quaisquer filhos após isto quem especialmente algo proveniente do chamado pronto evangelho de tiago no caso o próprio evangelho porque vem antes do evangelho ele é um texto que menciona aquilo que teria ocorrido com a família de jesus de nazaré antes ainda de seu nascimento em um pouco depois e neste texto especificamente nós encontramos ali a
descrição de josé como sendo um homem que já tinha filhos que posteriormente então deu-se em casamento da virgem maria mas não tiveram qualquer relação ou qualquer filho com base neste casamento especialmente também por conta de ele ser idoso também um outro detalhe importante sobre este próprio evangelho de thiago que é datado da metade do segundo século tão estamos ali provavelmente há mais de 100 anos das histórias de jesus de nazaré é de que este evangelho menciona a história inclusive virgem maria ou maria ainda menino junto a seus pais que permaneceu um tempo de jerusalém sendo
cuidada pelos sacerdotes até o período em que ela encontrou a sua maturidade no entanto em relação a estes detalhes em relação a maria a virgem maria permanecendo o tempo enquanto ela era ainda vila nós simplesmente não temos nenhuma evidência em relação a tudo aquilo que nós temos de história e tradições relacionadas ao templo sagrado de meninas sendo cuidadas no tempo então a partir da indy que muitos especialistas propõem que provavelmente o autor do próprio evangelho de tiago assim como também outras idéias que se encontram neste velho é de que ele não tinha uma familiaridade com
relação à história dos períodos do segundo tempo provavelmente ele não era um judeu que estava desenvolvendo este escrito muito provavelmente estas idéias se baseiam nas virgens vestais de roma ao invés de ser uma descrição histórica sobre o que acontecia com algumas meninas no período do segundo templo em jerusalém então com base neste texto nós não temos qualquer informação de relevância histórica talvez alguma informação possível seria em relação aos nomes dos pais da virgem maria mas qualquer coisa relacionada a isso seria apenas mera especulação nós simplesmente não sabemos que é um material que está muito distante
dos eventos e pertence mais a uma cide que os cristãos tinham pra poder entender os anos vindos de jesus que propriamente uma ideia histórica a respeito da família de jesus no caso de identificar os irmãos como sendo apenas os filhos de josé é algo que é rejeitado pela grande maioria dos historiadores mas que influenciou muitos artistas especialmente no período medieval no período da renascença também a desenvolver josé como sendo um homem bastante e 12 agora em relação a identificar estes irmãos ali descritos como sendo parentes próximos a jesus nós temos algumas idéias interessantes especialmente identificando
a familiaridade que nós temos com gols dos nomes encontrados ali dos irmãos de jesus então inicialmente para nós conseguirmos identificar esses nomes vamos então realizar juntos a leitura do evangelho mais antigo o evangelho de marcos no capítulo 6 inverso 3 e percebemos ali o nome destes irmãos de jesus de nazaré para nós temos então outras informações que poderiam talvez ser uma base para eles serem considerados prêmios vamos conferir ali então o texto de marcos entre os seis e verso 3 não é este o carpinteiro o filho de maria irmã de tiago josete juntas e simão
e suas irmãs não estão aqui entre nós neste texto nós podemos observar a dimensão destes quatro irmãos do céu tiago josé judas e simão é algo que nós temos que é muito familiar a forma que a mencionada estes nomes é um outro verso ainda no evangelho de marcos especialmente relacionado à crucificação de jesus em que nós encontramos junto à cruz observando de longe três mulheres e uma delas é maria e uma maioria que não é a mãe de jesus que é mencionada como sendo a mãe de tiago em josi ti especialmente na no capítulo 15
e verso 40 vamos observar o que este textos em forma e também estavam ali algumas mulheres olhando de longe entre elas maria de magdala maria edith algo menor e de josi e salomé então neste verso nós observamos ali a grande semelhança que existe entre estes dois nomes nós temos thiago e josi que também são mencionados em marcos no capítulo 6 versículo 3 ea pergunta talvez que em primeira instância se faria é como nós podemos identificar de que estes não seriam irmãos de jesus sendo que o próprio texto nos informa de que são irmãos e a
idéia a partir daqui é porque a própria bíblia hebraica por exemplo em algumas situações ela menciona a palavra irmãos sem necessariamente significar o irmão que provém do mesmo útero como sendo filho da mesma mãe e do mesmo pai nós encontramos por exemplo em relação a isto os textos do antigo testamento como é o caso de gênesis no capítulo 13 verso 8 em que nós temos a descrição de abraão que considera ló como sendo o seu irmão no entanto se nós observarmos por exemplo o verso 12 e ainda outros versos de gênesis que mencionam o parentesco
entre abraão quiló nós observaremos de que abram era na verdade o tio de ló e não necessariamente irmão significaria aqui que nós temos então alguma espécie de pista para relacionar estes irmãos adi mencionados no capítulo 6 de marcos como sendo talvez primos ou algum parente próximo que jesus de nazaré e para nos ajudar a entender isso nós temos também o evangelho de joão que ajuda a corroborar talvez em favor de uma perspectiva muito semelhante a esta porque nós encontramos ali também maria a mãe de jesus na cruz com ainda outros detalhes muito interessantes relacionados a
isto vamos conferir então de início o que nós temos no evangelho de joão agora no capítulo 19 e verso 25 perto da cruz de jesus permaneciam de pé sua mãe a irmã de sua mãe maria mulher de copas e maria madalena o que nós observamos neste texto de joão ao contrário dos sinóticos que venceram apenas três mulheres é que aqui em joão nós temos quatro mulheres uma delas que não é mencionada nos sinóticos de maria a mãe de jesus e algo muito interessante que nós encontramos aqui é sobre uma mulher que era a irmã de
maria então a pergunta que nós podemos inferir a partir disto é será que maria que é mencionada a de marcos como sendo a mãe de tiago e josi não seria na verdade a irmã de maria mãe de jesus e com base nisto não seria necessário nós identificarmos de água e josi como sendo então primo de jesus de nazaré por parte de sua mãe e isso é uma ideia muito interessante que foi adotada por muitos cristãos especialmente de tradição católica ao longo de muitos séculos especialmente esta ideia começou a ser levantada em identificar estes irmãos como
sendo primo de jesus de nazaré a partir do quarto século em diante porque muitos outros cristãos e ainda contra as vertentes porque o cristianismo era muito variado neste período da atividade eles eram contrários à idéia de que maria permaneceu sempre vejo enquanto outros utilizavam este tipo de raciocínio para defender a idéia de que eles seriam na verdade primo de jesus e também além destes versos que nós identificamos aqui existe um outro detalhe muito interessante que se encontra posterior a um verso 25 do evangelho de joão nos dá ainda uma descrição maior em favor de corroborar
uma perspectiva de que eles seriam primos de jesus que é o verso 26 em diante no capítulo 19 de joão vamos observar o que nós temos neste texto também jesus então vendo sua mãe e perdendo o discípulo a quem amava disse à sua mãe mulher e seu filho depois disso o discípulo em sua mãe que a partir desta hora o discípulo recebeu em sua casa com base neste texto outros cristãos também a partir deste período da atividade especialmente a partir do quarto século em que começou a existir estas polêmicas é em relação a esta questão
de maria aparentar estar sozinha porque jesus teria pedido para o discípulo a quem amava receber em sua casa se ela teria já vários irmãos e irmãs que poderiam muito bem cuidar de maria ao que tudo indica ela aparece então estar sozinha e talvez realmente aqueles irmãos ali mencionados em barcos 6 3 assim como mateus no capítulo 13 x 55 56 deveriam então a partir destas exigências serem considerados como parentes próximos de jesus ou mais provavelmente como sendo primo de jesus esta é a ideia que é muito aceita especialmente nos cristãos de tradição católica no entanto
de uma perspectiva histórica em relação a esta ideia apesar de ela ser uma ideia clausi viveu e ser corroborado com base nos textos que nos encontramos no novo testamento ela encontra algumas dificuldades de uma perspectiva histórica ea primeira destas dificuldades especialmente devido ao texto grego no novo testamento porque a identificação de irmãos que nós temos não apenas em marcos e mateus mas também como sendo utilizado pelo apóstolo paulo em gálatas assim como inclusive por flávio josefo ao identificar tiago como o irmão daquele a quem consideravam como sendo cristo ou no caso jesus de nazaré ele
sempre utilizam o termo grego a dell sus este termo grego a delphos ele significa literalmente aquele que provêm do mesmo útero então existe essa dificuldade em entender o porquê que estes cristãos que estavam sendo direcionados a um público grego a um público de fala grega não utilizaram o termo anexos que significa primo inclusive utilizado em outros lugares no novo testamento como por exemplo em colossenses no capítulo 4 versus 10 para designar um primo que é a palavra que significa primo realmente em grego eles insistiram em utilizar o termo a delphos significa literalmente aquele que provém
do mesmo outro por que não utilizar o termo anexos e esta é uma questão que se encontra aí uma certa dificuldade de resposta por conta desta diferença de termos gregos e nós podemos observar aqui que a palavra a delphos é utilizada em todas essas ocasiões enquanto a palavra anexos que significa prêmios é utilizado apenas em colossenses no capítulo 4 universo 10 porque isto acontece é uma questão difícil de ser explicada se nós entendêssemos eles como sendo apenas primo de jesus de nazaré e não necessariamente irmãos de sangue uma outra dificuldade que nós temos em relação
a estas duas palavras especialmente a palavra a delphos que utilizando constantemente para identificar os irmãos de jesus em relação à sociedade a qual jesus de nazaré e sua família pertence ao nesta época que era uma sociedade judaica e com base no pano de fundo social cultural e religioso de jesus de nazaré a qual a família dele estava integrada é difícil imaginar uma mulher que se case e não tenha nenhum outro filho especificamente porque fazia parte de um mandamento divino de que uma mulher deveria casar e ter muitos filhos este é o primeiro mandamento em um
dos mais importantes que encontraram inclusive na lei de moisés a idéia de que a virgindade de uma pessoa seria superior ao estado de casado é algo que foi se desenvolvendo gradativamente no pensamento do cristianismo primitivo mas que não se encontrava ainda na ideia dos pais de jesus de nazaré a idéia de que a virgindade seria superior é baseado especialmente na carta de paulo aos coríntios no capítulo 7 assim como também mateus no capítulo 19 em que ali nós temos o próprio jesus mencionando de que alguns poucos se tornaram desta forma em favor do reino dos
céus e também paulo menciona na carta aos coríntios que seria preferível de uma pessoa não se casar se em virtude especialmente expo se dava a toda a urgência escatológica do ensino dos primeiros cristãos que também era uma urgência escatológica em relação às idéias de jesus de nazaré e o próprio jesus de nazaré da história o jesus histórico enquanto na sociedade judaica de forma geral era considerado inclusive proibitivo que uma mulher não consumar se o seu casamento com seu esposo e não tivesse muitos outros filhos que era um mandamento muito importante da lei de moisés e
além destas idéias relacionadas ao termo grego que nós encontramos um novo testamento chamado a delphos e também ao próprio pano de fundo social e cultural à qual pertencia à família de jesus de nazaré uma outra dificuldade que nós temos também no campo da história e identificar estes irmãos como sendo primo de jesus de nazaré em relação ao evangelho de joão que é o evangelho que possui a menor historicidade de todos os sinóticos então nós não podemos colocar como relevância ou como uma espécie de fonte histórica propriamente dita a idéia de que mariah estaria sem qualquer
um dos seus filhos durante a crucificação de jesus e de que jesus teria pedido ao seu discípulo amado para cuidar dela isto porque nós carecemos neste aspecto de múltipla gestação este acontecimento não é mencionado por nenhum dos evangelhos sinóticos o que denuncia em muito a plausibilidade histórica em relação a ele significando talvez muito mais um aspecto teológico que o evangelista joão queria demonstrar a todos os seus leitores ao invés de um aspecto propriamente história é por conta disto destas três evidências mais especificamente de que grande parte dos historiadores com exceção de historiadores que pertencem a
uma fé católica e tem a necessidade de defender especialmente automática da igreja de que grande parte dos historiadores não comprometidos com qualquer visão de fé religiosa defende que o mais provável é de que estes irmãos mencionados e marcos mateus assim como em outros inscritos do novo testamento as cartas de pau e até mesmo flávio josefo em relação a tiago deveriam ser identificados realmente como filhos tanto de josé enquanto filhos de maria que seriam uma família tradicional judaico padrão do primeiro século com isto eu agradeço muito a todos os que acompanharam mais esse vídeo aqueles que
quiserem se aprofundar ainda mais nestes conteúdos eu vou deixar aqui logo abaixo fixado ali na área de comentários no youtube também as fontes de referência para que vocês possam observar os livros encontraram estas informações e também as quais eu utilizei para pesquisa juntamente com links de sites de internet que eu considero confiáveis para se aprofundarem ainda mais nestas pesquisas porque obviamente que um pequeno vídeo não é suficiente a abordar toda a profundidade e muitos dos conteúdos aqui do canal isso até mesmo porque eu vou começar a deixar todos estes links referências bibliográficas para aqueles que
quiserem então se aprofundar ainda mais possam ter a oportunidade de saciar seus conhecimentos agradeço muito a todos convido sempre a conhecerem o apoia se bem como agente professor que são formas de ajudarem o canal a crescer ea se desenvolver cada vez mais e também convido a deixarem o joinha aqui no vídeo que aqueles que gostaram agradeço muito a todos e nos vemos até o próximo vídeo hum [Música] ah
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