Como Sair do Zero em Classes no Python - Self e Init Explicados

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Video Transcript:
e fala galera nessa aula eu quero te ensinar como que você vai sair do zero em classes no Python o que que é classe o que que é orientação objeto Quando que você tem que usar orientação objeto que que é selfie o que que é início tudo isso eu vou explicar nessa aula até essa hora você divida em três partes na primeira parte é uma parte de explicação em que eu vou te ensinar o que é classifique orientação objeto e quando você tem que usar isso na segunda parte gente vai fazer um exemplo de datico
um exemplo em que eu quero que você sempre mente se preocupe nesse exemplo e entender os conceitos entender as coisas que estão acontecendo e na terceira parte dessa aula a gente vai fazer um exemplo completaço aí sim com códigos em Python de forma completa você aplicando no seu computador e usando ele no seu computador igualzinho você tá vendo aqui na tela Beleza então vai ser uma aula bem completo e esse a gente começar a sala eu queria deixar um material muito especial para você aqui embaixo já Aproveita e pega esse material e depois você volta
aqui para para Esse é um material muito eu separei algumas séries de conteúdos para você que está aprendendo orientação objeto por exemplo se você pretende aprender a criar sites em Python você precisa sem aprender orientação a objeto então uma das séries que eu separei para você no link aqui embaixo é uma série de criação de site com python usando Django por exemplo uma outra Lira eu quero usar o pai então para criar jogos também separei uma série Zinho criando um jogo no país onde você usa os conceitos que eu vou ensinar essa aula para criar
um jogo Então você parece as duas séries para você nesse link aqui embaixo tá super fácil de acessar clica lá as essa pega para você e depois você volta para cá e vamos para o conteúdo vamos lá Primeira coisa eu queria falar para você tá Se você tá aprendendo o pai então agora começando aprender Python eu não recomendo que uma das primeiras coisas que você aprenda seja orientação objeto Eu fiz um vídeo só sobre isso no canal vou deixar o link dele aqui embaixo também mas eu não acho que a primeira coisa que tem que
aprender a passo objeto por quê Porque não é a parte mais simples de pai então acho que tem alguns conceitos mais básicos algumas coisas você tem que aprender a usar o pai tem uma fazer mesmo compacto para depois repartir para orientação objeto mas dado que você naquele vídeo vou ensinar que é o meu objetivo bom o que que é orientação objeto que que são classes e assim vai no pátio existencialmente duas formas de você criar os seus corpos a primeira forma de você criar o seu código você sai escrevendo as coisas que você quer fazer
a por exemplo produtos é uma lista de produtos onde eu tenho lá por exemplo iPhone eu tenho aqui um pode e eu tenho aqui um iPad e aí eu vou percorrer essa lista de produtos e fazer alguma coisa com ela então você escrever comandos linho um baixo do outro essa é a primeira forma que você tem de programar em Python que é essencialmente criar o que a gente chama de scripts ou seja códigos que fazem uma uma função né servem para resolver um problema é aquele código ele resolve o seu problema e tá tudo bem
tá feio dentro desse código você pode criar funções não Criar e assim vai ficar seu critério uma outra forma é você programar da forma que a gente chama orientada a objeto o que que é isso ao invés de não chegar aqui direto e escrever assim produtos é uma lista de produtos e assim vai preço eu tenho que uma lista de preço e assim vai eu vou fazer para cada produto dentro de produtos eu quero fazer não sei que você que ela ao invés de você fazer isso é você fazer em duas partes a sua programação
na primeira parte você vai criar os seus objetos você vai criar classes que a gente vai explicar agora nessa aula na segunda parte do seu código você vai usar essas classes para fazer as coisas que você quer fazer então você vai entender isso melhor ao longo essa aula porque você vai ver essa diferença na hora que a gente for programar orientado a objeto aqui nessa aula de novo se você quiser entender mais um detalhe essa de o quanto tem que aprender trás objeto assistir o vídeo que deixei aqui embaixo agora vamos partir para entender o
que que é uma classe o que que é selfie o que que é nit e assim vai então programação orientada a objeto orientação objeto é você criar várias classes por exemplo criar uma classe de clientes eu vou criar uma classe de produtos e aí eu vou usar a minha classe de cliente para criar vários clientes diferentes usar uma classe de produtos para criar vários produtos diferentes e depois de interagir essas duas coisas dentro do meu código percebeu a diferença ao invés de sair criando cria um cliente criou três períodos por outros queria produto por produto
eu crio as classes que vão basicamente dizer como o que que tem que ter informação dentro de um cliente como que um produto funciona e depois você só coloca as duas coisas para interagir entre si de uma forma mais organizada então normalmente na prática acaba acontecendo é quando você constrói algum código simples para resolver um desafio específico você não aumente e de costas agora se você for construir um sistema foi construir um site para construir um jogo algo maior assim provavelmente vai precisar de classes por quê Porque você precisa criar as regras do seu sistema
as regras de como que o seu site tem que funcionar como que o seu jogo tem que funcionar E aí dentro dessas regras criar a ordem os acontecimentos as coisas que vão acontecendo ali dentro então vamos ter isso de forma bem prático um exemplo que o pessoal de programação gosta muito de usar e eu trouxe até um controle remoto aqui e justamente exemplo do controle remoto no Python uma classe uma classe que você faz assim ó classe cliente isso daqui é um objeto então classe é a mesma coisa que um objeto no pai então quando
a gente falar programação orientada a objeto por quê que é programação orientada a objeto porque você vai primeiro criar os seus objectos criar as suas classes para depois usar essas classes e um dos grandes exemplos para explicar o que que é um objeto que que é uma classe o o controle remoto isso aqui é o controle remoto a minha televisão daqui de casa e ir para o seguinte esse controle remoto ele tem algumas coisas nele ele tem algumas características e ele tem algumas funções aguarda comigo então pensa comigo esse controle remoto é preto mas ele
poderia ser cinza ele poderia ser azul ele poderia ser branco mas no caso é preto então uma característica desse controle Acompanha comigo que essa explicação importante uma característica desse controle remoto é que ele é preto outra característica desses controle remoto e altura dele a largura dele assim vai então esse controle remoto ele tem várias características Várias Vários atributos Então quando você ouvir esse nome atributo característica e assim vai eu quero que você pense nisso nas características daquele objeto o caso do objeto ao controle remoto então o exemplo né digamos assim virtual que eu quero fazer
com você para você entender é que se eu quisesse criar Esse controle remoto dentro aqui do meu pai tem que criar uma classe chamada controle remoto tá vendo e aí eu tô o nome dessa forma assim tá vendo com letras iniciais maiúsculas E que juntos que quase uma convenção do pais é uma padronização você não é obrigado a seguir mas é recomendado que você siga que é nomes de classes eles têm as iniciais maiúsculas e obviamente não pode ter um espaço no meio do nome de nome mas Normalmente eles têm iniciais maiúsculas de seu comum
de nomes de classes no quarto então estamos criando nosso controle remoto Esse controle remoto vai ter características a cor dele a altura a profundidade assim vai mas ele também vai ter métodos ou seja ele vai conseguir fazer coisas cada botão desse que tem no meu controle remoto é um método que tem dentro da minha classe Ou seja é uma coisa que esse controle remoto consegue fazer então toda classe no pai com ela vai ter essas duas coisas ela vai ter atributos e ela vai ter métodos atributos são as características daquele objeto as características do controle
remoto e ela vai ter métodos que é o que o que que ela e segue fazer o que ela faz exatamente o controle remoto com essas características dele ele é preto ele tem celular os três centímetros de profundidade um 15 cm de altura nos 2 cm de largura beleza Quais são os métodos que tem dentro dele o método de aumentar volume o método de diminuir o volume o método de selecionar um canal o método de entrar na Netflix o método de voltar para página anterior e assim vai eles são os metros então se eu quisesse
criar esse sisteminha esse controle por isso que eu falei que você usa essas classes com essa criando sistemas maiores pensa inicialmente assim quando está querendo sistemas maiores é para seguinte eu não vou pegar o meu controle remoto e criar um código inteiro que vai mandar o meu controle remoto fazer uma série de coisas tá vendo é diferente eu tô querendo criar um sistema que as pessoas vão querer usar eu não tô querendo usar o criar um código para automatizar um processo específico e pronto eu não tô querendo criar um código para enviar um e-mail e
pronto eu tô querendo criar um sistema em que as pessoas possam entrar no ao clicar no botão e quando eu explicar em nesse botão vai acontecer alguma coisa isso é uma classe no pai tem um objeto eu tenho meu controle remoto com o objeto ele tem as características deles atributos e cada botãozinho de se há como se fosse um código em Python cada botão desse é uma função que vai fazer alguma coisa dentro do pai Então como que a gente queria esse controle remoto dentro do nosso código em Python a gente queria primeiro aqui as
características dele as características do controle remoto então se dentro das características dele a gente aqui que lá configurar ia ter configurar cor e tem configurar a altura ia ter configurar a profundidade ia ter que configurar a largura pronta que são as características dele e a gente também ia ter que criar os métodos do controle remoto os métodos controle remoto Quais são os métodos de controle remoto por exemplo passar de canal a mexer no volume eu abrir a Netflix e desligar a TV ó tá vendo novamente um negócio que pode facilitar a pensar é que os
métodos são sempre os verbos é o que que ele vai fazer ele vai passar de canal e vai mexer no volume vai abrir Netflix que ele consegue fazer e as características são coisas fixas são coisas que ele sempre tem independente do que ele tá fazendo naquela hora ou não e assim vai beleza normalmente é isso agora Como que você cria isso termos de parto vou ter que criar suas características e criar esses métodos Bom vamos lá as classes no parque elas seguem alguns padrões o primeiro deles é que Normalmente quando você está criando uma classe
em Python a primeira coisa que você faz é definir uma função que a função init tá vendo aquilo no pai eu aqui tô usando o pai Charme para criar esse meu código se você quiser instalar para tirar no seu computador vou deixar um vídeo aqui embaixo de instalação do paixão e não ali é obrigado a sua parte ar não qualquer editor de paz não vai funcionar recomendo normalmente que você usa um editor de Python que não seja um editor de scripts né Ou seja que seja um editor completo e crie projetos e assim vai então
normalmente o pessoal quando vai criar classes acaba preferindo usar o pai Charme o verso com o dia assim vai eu ligo eu gosto muito do pai Charme Olha eu vou trabalhar com classes então eu uso o pai já tá se instalar de graça tá aqui embaixo link acessa lá então eu passo a passo da instalação voltando para explicação o que que essa função init aqui por enquanto ignora esse selfie Zinho tá querendo parentes tá o parte Ah não colocou ele automaticamente depois eu vou explicar nele porque vamos passo a passo a primeira coisa que você
faz quando você cria uma classe é você criar a função init tá E aí o que que essa função init Como o próprio nome já diz emitir de iniciar ela vai inicializar aquela classe Ou seja quando eu for criar um controle remoto você tem que pensar o seguinte é o que acontecer para eu criar Esse controle remoto então dentro dessa função init você tem que colocar as características do seu controle remoto por padrão no Python todas as características do seu objeto do controle remoto que está querendo Elas têm que estar elas têm que ser criadas
dentro da função init então aqui dentro da função init eu teria que dizer para ele seguinte olha a cor do meu controle remoto vai ser tal coisa a altura do meu controle remoto vai se tal coisa a profundidade é do meu controle remoto vai ser tal coisa e a largura do meu controle remoto vai se tal coisa pronto aqui dentro da função init você inicializa o seu controle remoto então dentro da função init você cria você coloca aqui dentro todas as coisas que já tem que existir quando você cria um motor remoto quando eu creio
sem pensar nisso quando eu creio controle remoto O que que tem que existir Tem que existir a cor profundidade e tal não sei que você traz a furadeira mas também tem que existir os botões calma lembra os botões são o que que esse controle remoto consegue fazer mas pelo criar o controle remoto do zero sem funcionalidade Nenhuma ainda só para eu criar ele só para ele poder existir eu já tenho que falar para ele olha só ele vai ser de tal cor ele vai ter tanto de largura tanto de altura tanto de profundidade ele vai
ser de plástico ele vai ser não sei o que tá só acho que informações tem que dar para ele poder existir é isso bom então pensa lá quando você entra por exemplo site a Netflix e não sabe clique em criar uma conta o que que você tá fazendo na Netflix está criando uma classe ele está criando o objeto e quais são as informações tem que passar para você criar um cliente na Netflix o seu nome o seu e-mail o seu cartão de crédito e sua data de nascimento e assim vai então são essas informações que
provavelmente estão dentro do limite de uma classe lá no site da Netflix só para dar um exemplo aqui mais tangível beleza show agora vamos voltar aqui para parte do para a sua função Então dentro da Elite você vai colocar todas as características que esse objeto tem que ter tudo que ele precisa para ele existir agora é para o seguinte vamos lá o primeiro o nome da função ele é underline underline underline underline nessa aula daqui vou dar uma introdução para vocês sobre faces tem bastante coisa sobre classe eu fosse falar tudo que existe teria basicamente
um módulo grande de um curso aqui de Python então eu não vou explicar todas as inscrições todas as coisas que a gente ainda de classe aqui meu objetivo é explicar o que ela é como que ela funciona como que a gente usa para você entrar nesse mundo e aí depois você vai evoluindo mais em cima disso mas por padrão a função init ela tem que ter underline underline antes dela não ela depositou o nome da função não é só emitir o nome da função é underline underline ninguém tinha levado ele vai é isso Beleza é
padrão do Python sempre tem que ter sempre vai criar ela todas as classes não tem uma função gente tá beleza agora o que que acontece eu sei se você reparou quando eu coloquei a função init aqui dentro ele aqui automaticamente escreveu no selfie dentro do parênteses o que que é esse e esse selfie aqui é o seguinte ele é o próprio controle remoto então esse selfie ele faz referência a esse controle remoto que você tá querendo eu sei que se parece confuso e eu quero dar alguns exemplos de coisas acontecendo para você visualizar que então
por enquanto eu vou fazer o seguinte eu vou comentar essas linhas aqui só para elas ficarem anotadas E aí a gente vai criar um controle remoto tá então até agora que a gente fez a gente chegou criou o nosso controle remoto e falou que ele vai ter essas informações aqui então vamos passar valores aqui dentro por exemplo cor preto controle remoto vai ser preto altura ele vai ter 10 cm de profundidade ele vai ter dois centímetros de largura ele vai ter dois sentidos por exemplo pro você quer meu controle remoto e aí como que eu
faço para criar Esse controle remoto do meu código lembro eu falei são duas etapas primeiro você cria e suas classes e agora você vai usar essa classe poderia ser nesse mesmo arquivo pai não poderia ser outra que limpar Então mas na hora de usar essa é mas é assim ó controle remoto vai ser a minha classe controle remoto tá vendo pronto e isso daqui me frente criar um controle remoto Esse controle remoto que eu criei ele tem uma corpo e a cor preta ele tem uma altura que é de 10 ele tem uma profundidade que
é de dois ele tem largura que é de 2 Esse controle remoto eu crer pois eu poderia criar um outro controle remoto poderia criar o controle remoto 2 que vai ser também um controle remoto então qual é a vantagem de você criar uma classe quando você cria o seu código dentro de uma classe Você pode ter várias variáveis vários objetos vários itens dentro do seu código que são controles remotos e para o seguinte na prática Eu tenho um controle remoto e outro controle remoto você tiver duas televisões Você pode ter dois controle remoto você pode
ser três controle remoto para mesma televisão eles são objetos Independentes eles são coisas diferentes e para esses dois caras aqui eles são controle remote os dois são pretos e esse aqui é a cinza não sei se dá para vocês verem na câmera mas isso é preto e cinza esse daqui tem uns 2 cm de largura esse aqui tem uns 5cm de largura tá vendo eles têm diferenças entre si mas os dois são instâncias da classe de controle remoto e ele o que que é uma Instância de uma classe olha só a gente criou um controle
remoto tá vendo e aqui eu criei uma primeira instância da classe controle remoto e na 2ª Instância da classe controle remoto que que a distância é basicamente um controle um objeto um controle remoto ele é uma Instância da classe controle remoto Ou seja é um objeto que usou a classe controle remoto para ser criado esse outro controle remoto e é uma outra Instância da classe controle remoto ele é um objeto uma coisa que usou a classe controle remoto para ser criado então aqui no nosso código a gente acabou de criar duas instâncias da classe controle
remoto essa primeira instância aqui é o o controle remoto e essa minha Segunda instância aqui é o meu segundo controle remoto então aqui no meu código eu posso fazer coisas completamente diferente com controle remoto 1 e controle remoto 2 Porque apesar deles dois sem controles remotos com essas características aqui e eles são motores de moto separados Então se o editar esse primeiro controle remoto aqui eu não tô editando e segundo controle remoto beleza eles são coisas diferentes tá só que esses dois controles remotos como eles são instâncias da minha classe controle remoto quando você roda
essa linha de código aqui ele automaticamente roda essa função de inicializar então que essa linha de código aqui tá fazendo é ele tá rodando essa função inicializar e criando essa variável controle remoto então Sempre quando você crie uma Instância da classe ele inicializa ela rodando essa função init Então nesse momento esses dois controles remotos tem as mesmas características de dois são pretos 2 tem mesma altura Os dois têm mesmo profundidades do isso é mesma largura pra ver se vai pensar o vai Lira Mas e se eu quisesse criar Esse controle remoto aqui ao invés de
ser da cor preta ele ser da corpo de Cinza O que que você teria que fazer aí que vai entrar importância desse céu Então vamos lá nosso desafio agora vai ser esse povo queria criar um controle remoto só que esse controle remoto eu não quero que os dois controle remoto sejam preto com 10cm de altura dois profundidade dois largura eu quero que eles tenham características diferente como que eu vou fazer isso vão você passaria essas informações dentro dos parentes da hora de criar então aqui dentro eu já vou explicar esse selfie deixa ele ali mas
aqui dentro do parênteses teria que passar para ele uma cor altura a profundidade EA largura quando você coloca presta som quando você coloca dentro do init essas informações aqui dentro o que que você tá dizendo para o pai Fazer a seguinte olha só e sempre que você for inicializar a classe controle remoto sempre que você for criar um objeto que usa e a classe controle remoto você tem que me passar Qual é a cor Qual é a altura qual é a profundidade e qual é a largura desse objeto então aqui na hora de criar esses
objetos você teria seria obrigado a passar Qual é a cor preto qual é a altura 10 cm qual é a profundidade dos centímetros e qual é a largura dois centímetros a mesma coisa séria obrigado a fazer isso sim obrigado não é opcional é obrigatório obrigado a fazer isso aqui também e aí se eu quiser que esse controle remoto aqui seja cinza só tem que mudar isso aqui para cinza beleza e aí pronto os dois controles remotos e estão sendo criados usando a mesma classe controle remoto só que agora isso diferente isso é preto e esse
cinza beleza e aí classe já deve estar imaginando olhando aqui o ele era mas é que tá falando que a cor dele tem que ser preta como é que eu vou mexer nisso Agora que vai entrar assim esse cara do céu que é o seguinte eu não sei se você já viu isso acontecendo mas quando alguém cria uma classe normalmente a gente faz assim é selfie ponto cor vai ser a cor selfie ponta altura não sei se já viu isso acontecendo selfie que aqui que a galera começa a ficar muito doida muito confusa selfie ponto
altura selfie ponto profundidade selfie ponto largura e aqui você vai colocar a sua profundidade que você vai colocar sua largura beleza e aí Nessa hora galera buga porque que ele era burra porque você olha para que essa cara primeiro porque raios numa hora eu tenho que escrever selfie no outro eu não escrevo selfie segundo porque eu tô falando a sua curva faz sentido nenhum agora eu vou explicar o que que é esse self Como que funciona esse selfie ele fala ele faz referência a essa Instância do controle remoto está criando por exemplo dentro desse cara
daqui selfie. Cor é a cor desse controle remoto dentro desse cara daqui selfie. Cor é a cor desse controle remoto então o que que é esse selfie daqui ele tá fazendo uma referência a uma característica do controle remoto então como você quando você tá assim só cor igual a cor você não criou ainda essa característica do controle remoto para ele saber que cortar uma característica do controle remoto você tem que colocar esse selfie antes então esse selfie antes de expor pai tão seguinte Olha só esse cara que tá vendo Depois do ponto ele é um
cara que ele é do controle remoto tá vendo ele é uma característica do controle remoto e se você só coloca assim como o corpo o que que o pai tem um ver se aquele ver cara você tem uma variável que tá dentro de uma função mas você quer uma variável que não é uma característica do controle remoto quer ver a diferença Olha só fazer o seguinte quando ele é uma característica do controle remoto depois de criar esse meu controle remoto eu posso fazer assim ó print controle remoto. Cor Tá vendo como uma característica do controle
remoto Eu posso pedir ó 30 para me mostra para mim a cor desse controle remoto e olha lá Silva da escola digo agora que que vai acontecer olhares código Olha lá Ele pintou para mim preto tá vendo esse eu chegar nesse outro controle remoto aqui em bar aqui embaixo colocar controle remoto dois. Cor ele mostra para mim a característica do controle remoto ó preto e cinza tá vendo controle remoto. Cor controle remoto 2.4 agora se eu não tivesse colocado esse selfie aqui na cor Olha o que teria acontecido vou dar esse código pode E aí
e olha lá controle remoto não tem um atributo cor ele não consegue reconhecer que o controle remoto tem essa característica da cor por quê Porque aqui antes do cor não tem o selfie. Então esses como você eu não quero que você pensa em selfie ponto cor como sendo a eu tenho colocar a cor e colocar o céu só que é uma coisa só que que é isso aqui isso aqui é a característica acordo com controle remoto e aí aqui você tá colocando qual é o valor dele qual é o valor que eu por exemplo quando
olha lá olha lógico do que tá acontecendo aqui ó quando você chegou aqui no seu código e escreveu Preto ele definiu que a variável cor era preta e aí você definiu aqui dentro falando a sua característica cor do meu controle remoto ela vai ter o mesmo valor da variável cortar aqui dentro então cor e selfie ponto cor são coisas diferentes não é a mesma coisa que poderia ser por exemplo valor da ó e aqui valor da cor então o que que eu tô falando tá falando olha a característica a cor do meu controle remoto ela
vai receber o valor da cor que eu passei aqui dentro é que normalmente as pessoas quando criam classes colocam no nome aqui da variável o mesmo nome da característica da classe o mesmo nome só para padronizar a cor é a cor da classe a largura a largura da classe a profundidade a profundidade da classe só que selfie. Cor é diferente e cor São coisas completamente diferente porque porque aqui a cor é um valor a uma variável então é o valor que você passou aqui ó aqui a variável cor é o texto preto e aquilo está
falando olha a característica a cor do controle remoto vai ser preto Então a partir do momento que você fez isso daqui se você escreveu seu controle remoto. Cor controle remoto 2.1 ele vai conseguir reconhecer essa bom então para o seguinte preste atenção esse selfie aqui ele só existe quando você dentro da criação da classe aqui fora não faz sentido escrever selfie ponto corpo que ele não sabe quem é selfie selfie É o controle remoto que você está criando naquele momento Então na hora de pensar eu sei que é mais difícil mais confuso do que a
programação padrão por isso que eu tô falando você quer maior de introdução eu só quero que você entenda o que tá acontecendo mas eu sei que é difícil você tem que praticar tem que fazer mais exercício tem que construir umas coisas e a por isso que a gente já já vai fazer um outro exemplo criando do zero e eu acho que só ficar um pouco mais claro na sua cabeça mas nesse momento eu tô Só te explicando a lógica para você conseguir entender o porquê de cada uma dessas coisas beleza então na prática a gente
sempre a fazer isso quando você for criar uma classe você vai criar a classe vai definir a função init vai passar dentro do parênteses da função init todas as E aí Chico todas as informações que esse essa classe que você tá querendo tem que receber para ela poder ser criada Então quais são as informações que eu tenho que dar para o controle remoto controle remoto por esse criar eu tenho que passar para ele a informação de cor que altura de profundidade de largura beleza e e você vai reparar que é o seguinte todas as funções
que estão dentro de uma classe tem esse selfie Zinho aqui dentro esse selfie aqui dentro então esse selfie ele basicamente vai estar dentro de todas as funções estão se eu chegasse aqui agora e fala assim eu quero definir uma função que vai ser a função passar de canal passar de canal e abriu parentes Olha só automaticamente não fico escrevir automaticamente o pai Charme coloca para mim no céu só que depende do editor de códigos você tá usando Mas é por isso que eu gosto do pai Charme para que a classe porque é automaticamente ele já
lembra olha não esquece de colocar o selfie aí dentro que você vai precisar dele porque ele é uma função que é dessa classe uma função do controle remoto repara o seguinte Olá tudo que dentro do Código da classe você coloca um selfie antes da minha não selfie anti você vai conseguir acessar aquela informação depois quando você for usar classe eu coloquei no selfie antes da altura tá vendo Então você chegar aqui agora e botar o controle remoto. A altura eu consigo descobrir quem é a altura desse cara eu consigo acessar ele olha opa pera aí
que eu tenho que tirar esse aqui né que a gente construiu o rodar de novo ó eu consigo acessar altura dele tá aqui ó altura dele é 10 cm tá vendo Então todo mundo que você escreve selfie dentro dentro das criação da sua classe todo mundo que você bota um selfie antes aqui todas essas características que você cria que antes você consegue acessar essas características depois quando você for usar essa classe Como que você vai acessar ela só você vai criar a classe atribuindo atribuindo essa classe é uma variável de você vai colocar variável. Qual
característica dela você quer a ponta altura Então você vai substituir o self pelo nome da variável ó se antes na hora de criar cor eu botava selfie ponto cor vai ser igual algum valor na hora de ver qual é essa cor na hora de olhar aqui embaixo eu vou olhar como variável. Cor variável. Altura Então você vai substituir o self pelo nome da variável quando você for usar esse cara dentro do seu código beleza show Então nesse momento a gente já aprendeu a criar as características da minha classe então a gente criou os atributos agora
a gente vai criar os métodos ou seja o que que essa classe consegue fazer o quê que meu controle remoto consegue fazer Ó o meu controle remoto ele consegue passar de canal porque eu vou criar a função no passar de canal tá vendo e aqui dentro do parênteses Pensa numa função normal do Pai então na função comum do Python uma função comum do Python ela pode receber ela pode precisar de informações para funcionar ou não na hora de passar de canal a gente pode o que ela precisa de alguma informação para funcionar o que ela
não seja informação nenhuma mas por padrão o Celso vai ter que estar aqui dentro então aqui dentro você vai colocar o que que tem que acontecer para esse cara daqui passar de Carol e aí nesse momento quando você começa a construir os métodos você começa a perceber algumas coisas para por exemplo vou apresentar aqui ó por exemplo passa aumentar um aumentar o canal vai aumentar é um canal e aparece aqui vai passar o é eu tenho uma função passar de canal como que ele sabe que eu tenho que passar esse canal para cima ou para
baixo né ou seja o cara tá clicando no mais ou ta clicando no menos do meu controle remoto como que eu sei disso dentro da função passar de canal a gente pode colocar aqui ó qual vai ser o botão que ele apertou qual vai ser o botão que ele apertou E aí eu vejo aqui ó se o botão que ele apertou lembra a gente tá querendo ir só um exemplo fictício tá Depois a gente vai para o exemplo mais pé no chão no Python mesmo com as funcionalidades garantir que as coisas estão conectadas entre si
assim vai então a se o botão que ele apertou foi o botão demais então o que que eu vou fazer então eu vou aumentar o Carol aumentar o canal agora se o botão que ele apertou foi o botão de menos então quê que eu vou fazer eu vou diminuir diminuir o canal tá vendo Então aqui ó a função que ela permite o passar de Carol e aí aumentar o canal ou diminui o canal como que eu uso essa função lá do lado de fora da mesma forma que a gente usa cada uma das características selfie
ponto cor também é um atributo se eu quiser usar eu vou botar aqui ó vou botar aqui ao controle remoto lembra a gente troca o self pelo nome da variável. Agora aparece aqui a função passar de canal tá vendo passar de canal só que é para o seguinte qual a diferença de uma característica para um uma função Qual a diferença de um atributo para um método A diferença é que a característica ela não tem aquele abre e fecha parentes no final aqui as funções dos métodos eles sempre tem se abre e) Então esse abre e
fecha parentes que às vezes você coloca aqui no final e nem sabe por quê que está colocando ele aqui ele disse que a gente olha esse cara que você tá fazendo aquilo é uma função ele faz Ah pois ele executa algum comando beleza Esse cara é uma função nesse nosso caso a nossa função pede que dentro no parentes você passa para ele qual é o botão que você tá apertando então vou passar aqui ok então demais tá vendo que repara seguinte rodeio código pa rodeio code vai lá Ele pintou a altura foi de 10 centímetros
e ele aumentou o canal beleza e r para o seguinte como você criou isso dentro de uma classe agora todas as instâncias dessa classe ou seja todo mundo que usa essa classe daqui todas as variáveis que estão usando essa classe elas estão bem conhecimento do passar de Carol então tanto meu controle remoto um quanto o meu controle remoto 2 tem essa função de passar de Carol então lá controle remoto dois. Passar de canal e vou passar o canal menos tá vendo que a gente rodar agora código aqui ou ela que ele vai falar Ah tá
cinza e diminuir o canal por isso que quando você começa a construir sistemas mais complexos a gente usa classe Tá vendo porque eu queria o código uma única vez e agora eu posso usar esse código não vários caras diferentes tá vendo Então pensa que está construindo lá o sistema da Netflix se tiver gostando sistema Netflix você vai criar uma classe que a classe do seu cliente e aí nessa classe do seu cliente você vai definir o que pode acontecer com todos os clientes e aí no seu código você vai usar cada um dos seus clientes
como sendo uma Instância da classe cliente e é exatamente esse exemplo da Netflix que eu quero construir com vocês agora então eu sei que essa aula até agora Ela foi um pouco mais difícil do que as aulas normais que a gente fez aqui dentro Mas ele mora na verdade mais conceitual mesmo eu quero que vocês entendam umas coisas o porquê de cada uma das coisas dentro das classes do peito beleza e aí agora a gente vai o tempo para tentar tangibilizar isso um pouco melhor então vamos pensar juntos aqui agora Digamos que a gente esteja
criando o site da Netflix e na hora de criar o site da Netflix a gente tem que criar os clientes da Netflix como que eu vou criar o meu sistema de clientes que eles vão colocar lá no site deles Bom vamos lá vamos pensar aqui primeiro a gente vai te criar uma classe vai ser a classe com os clientes na Netflix então vou ter minha classe cliente beleza até lá na classe cliente e aí pronto e aí para o seguinte tá não tem diferença se você no lado do nome da classe coloca o abre e)
ou não coloca tá vendo que nem eu fiz aqui não precisa colocar eu vou ter que a classe Cliente sem abre e fecha parentes beleza e aí agora a gente vai fazer lembra primeira coisa que você faz quando se cria uma classe primeira coisa que você faz é definir a função init é só definir a função início e aí vamos lembrar o que que tem dentro da função init Deus da função init tem que ter todas as informações Tem que criar o cliente se você tem que pensar o seguinte faz são as informações que eu
preciso para poder criar aquele cliente bom informações que eu preciso para criar aquele cliente opção Provavelmente o nome do cliente o e-mail do cliente e Qual é o plano de assinatura dele o plano do cliente Beleza vou daqui plano desce o cliente é base que seja Plus ser é crime um Qual é o plano do cliente então o nome o e-mail e Qual é o plano do cliente tá beleza e aí se eu vou criar Esse Cara vou fazer uma selfie ponto nome e vai ser é o nome que a gente definir o nessa variável
daqui selfie ponto Opa selfie ponto e-mail vai ser o e-mail que a gente tem Fini nessa variável daqui e selfie. Clã vai ser o plano que a gente define Nossa variável aqui pronto que que significa isso significa aqui agora se a gente for criar lá no nosso sistema um botão que quando o cara clica ele cria um cliente que que ele vai fazer esse código vai ser o cliente vai ser o meu cliente pronto criei meu cliente e dentro do parente de ter passar essas três informações do cliente então se eu quiser criar o cliente
do Lira eu vou botar aqui ó Lira a lira@gmail.com que não é o meu e-mail lógico é meio aleatório eu escrevi aqui e o meu cloro é o plano Basic por exemplo tá vendo Então repara o seguinte de forma bem tangível o que que tá acontece quando você entra no site da Netflix preenche o cadastro e clica naquele botãozinho de fazer login o que tá acontecendo exatamente isso daqui na Netflix tá rodando essa linha de código lá dentro do sistema dela cliente vai ser um novo cliente com o nome que o dinheiro é preencheu lá
no site um e-mail primeira preencher lá no site e o plano pedir a preencher lá no site aí tá fazendo isso E aí obviamente ele tá armazenando essa informação no banco de dados no nosso caso aqui como eu tô focando só na parte de classes ele não está armazenando isso no banco de dados mas na prática o que ele faz é que depois ele chega aqui e bota assim o cliente. É the two-day a base ele faz alguma coisa desse tipo aqui para adicionar esse cliente que você fez aqui né esse cliente que você acabou
de ó e vai adicionar esse cara no seu banco de dados tá vendo é sempre assim ela o cara que você construiu o controle remoto ponto que que você quer fazer com ele mesma coisa vai ser aqui agora ele provavelmente Netflix ele tem um método aqui dentro que é adicionar cliente no banco de dados no banco de dados E aí ele roda esse método aqui as suas informações armazenadas no banco de dados e pronto você se tornou um cliente dentro do sistema da Netflix beleza mas vamos voltar aqui para o nosso exemplo vamos continuar aqui
tem algumas coisas interessantes que vão começar a aparecer agora no nosso exemplo que é o seguinte foi esse o livro tivesse aqui a invés de Basic se ele tivesse aqui chegar chegou aqui foi assim não não vou escrever bens que não vou escrever aqui é blá blá e faz uma macumba não tem como porque a Netflix que tá escrevendo esse código aqui realmente não tem como só aqui quando você está criando da sua classe você tem que pensar em como deixar ela mais Redondo possível mas certinha possível que eu quero dizer com isso eu quero
dizer que sim algum momento algum programador na sua equipe tentar criar um cliente que não tenha um plano o seu código tem que tratar esse caso por exemplo nesse por enquanto City vou dar esse código aqui o cara tenta criar um cliente que não tem plano ele dá um erro que realmente faz sentido ele dá um erro porque eu não posso criar um cliente que não tenha um plano só por exemplo o que que diz que o meu programador não pode chegar e falar que o plano vai ser blablablá não tem nada que trata essa
condição E aí obviamente vai fazendo escolhas das coisas que você quer tratar das coisas que você não quer tratar o digamos chuteira trata ao cara só tem dois planos possíveis o plano Basic e o plano Premium que eu teria que fazer eu teria que aqui dentro da minha função init tratar esse caso eu tenho que falar aqui por exemplo olha só eu vou criar uma nova característica ele que vai ser uns planos disponíveis para aquele cliente Quais são os planos disponíveis o plano Basic e o plano Premium pronto tá vendo essa característica aqui é uma
característica fixa de qualquer cliente que eu crio então eu não preciso pedir para o usuário me dá essa informação quando ele está criando a classe tá vendo aqui a diferença Olha só o nome o e-mail e o plano ele é diferente para cada cliente então eu preciso colocar eles aqui dentro dessa função Elite porque são informações que o meu código tá vendo aqui o lembra isso é são dois códigos separados aqui o código da gente criando a nossa classe esse aqui é o nosso código que vai usar essa classe para mexer no nosso sistema para
quando o cara que cara botou do site tal só que são dois códigos separados porque eu tá até em é completamente separado então eu coloco dentro da init as informações que eu preciso receber para eu poder criar um cliente eu não tenho como criar um cliente eu não sei o nome desse cliente agora as informações que são fixas para todos os clientes elas não precisam ser uma variável aqui dentro eu vou passar porque os clientes a 42 planos o plano básico de pano primo Então por definição se eu fosse olhar a lista de planta vamos
chamar aqui de lista de planos a lista de planos de qualquer cliente a lista de planos de qualquer cliente vai ser mês que prima então por isso que eu passei aqui como sendo um valor constante E aí eu verifico Olha só se o plano tá dentro de repara seguinte se eu comprar aqui lista de plano vai lá e ir até reclama comigo o pai Tiago tá vendo aí subo em vermelho até que uma comigo porque lembra a variável não é lista planos a variável é selfie ponto de vista planos aqui é uma coisa só sem
sem pensar a lista de planos é uma característica do cliente então não é uma variável que existe fora essa função se ela fosse uma variável que as histórias dentro dessa função eu faria assim ele está falando vai ser assim e plano em está pulando um E aí eu falo se o plano que o cara colocou um plano válido tá aqui dentro caso contrário caso não seja um plano válido aí você pode por exemplo exibe uma mensagem de erro Vamos botar um print aqui só para escrever mensagem de erro plano invalido tá vendo e aí rapaz
seguinte Só se eu rodar o código dessa maneira ele vai criar meu cliente ó não fez nada aqui tá vendo não apareceu nada aqui mas ele rodou e criou o meu cliente com sucesso se eu chegar aqui botar o print cliente. Nome eu consigo ver agora o nome do meu cliente o nome do meu cliente vira tá vendo agora se eu chegasse aqui colocasse um plano blá blá que rodasse o código eu estou aqui em baixo tá vendo e aí rapaz seguinte ele tá com o plano inválido eu só queria ainda assim tá criando o
meu cliente se você quiser que ele não crio seu cliente ao invés de botar aqui um print por exemplo tem que colocar um erro tipo ekseption não sabe alguma coisa do tipo você teria que colocar aqui um etc Então seria que é um Raise Exception E aí se você rodar agora aqui olha lá que acontece ele dá um erro para você agora ele nem crio cliente ele dá o erro falando a senhora eu não posso porque esse é o plano que está ali dentro é um plano exato então é para aqui você vai ter que
fazer uma escolha a lira eu quero essa variável só preciso ela dentro da função init você só precisa dessa variável dentro da função init você pode definir ela como sendo uma variável normal está pulando estão pulando mas por exemplo se eu quisesse Agora criar um método mudar de plano porque o método mudar de plano que vai ter que receber o novo plano que eu saber se a pessoa vai mudar de plano ou não tô tô querendo metro por exemplo imagina que seja vai chegar lá no site da Netflix e eu quero fazer o upgrade para
o plano Premium Então eu tenho que bom oi ou então dá um rede né você já estavam com primo eu quero voltar para o plano básico Então eu tenho que ter uma função mudar de plano que vai permitir aquele cliente mudar de plano dele para sempre assim você pensa com as funcionalidades que eu quero poder dar para o cliente a eu quero que o cliente possa mudar de plano eu quero cliente possa ver um filme por exemplo a gente vai ter que ter a função aqui ver um filme o que provavelmente vai ter que receber
qual filme que ele vai querer ver e assim vai então todas as coisas que você quer com cliente possa fazer dentro do seu site você tem que dar para ele como funções Tá vendo como métodos de coisas que aquele cliente pode fazer aí vamos voltar para nós exemplo do plano aqui ó se eu quero que a gente mude de plano o cliente ele pode mudar eu poderia chegar aqui e falar assim olha só o meu cliente vai mudar de plano para o plano blablablá não não posso fazer isso se eu não posso fazer isso aqui
dentro teria que verificar se o novo plano tá dentro da minha lista de planos concorda comigo né se eu quero impedir que o cliente faça isso esse cliente Ele só pode mudar para um plano que tá dentro da minha lista de planos só que agora repara o seguinte isso daqui uma função Apesar está dentro da mesma classe e isso é uma função Isso aqui é uma outra função Então essas duas coisas elas não com eu sempre se apesar das estarem dentro da mesma classe elas são função funções independente e agora repara que interessante que você
tem dentro das classes foi muito legal dentro de classe e aqui dentro como você criou ele como uma variável Vista planos ele não é uma característica do cliente se ele não é uma característica do cliente aqui lista planos é algo completamente diferente dessa variável está falando porque lembra uma variável dentro por isso que eu falei essa parte orientação objeto é uma parte mais avançada tá vendo pra você conseguir entender tudo que você tá vendo aqui na aulas tem que saber o que que é uma função do Python sem saber o que que é um parâmetro
de uma função do Python você tem que saber o que que é uma variável tem que saber uma série de coisinhas que já tentar o seu domínio para você poder partir para orientação objeto se você tá tentando assistir esse vídeo com você no primeiro vídeo é um dos primeiros vídeos de paz não sente essa base Talvez esteja agora perdi dar só achando que o viram péssima o professor pode ser que não esteja muito bom mas saiba que você tem que ter essa base para conseguir entender bem Beleza então vamos voltar próximo tá aqui ó essa
variável ele está planos é uma variável completamente diferente dessa variável está pulando por quê Porque uma variável o dentro de uma função só existe dentro daquela função só que hora que interessante esse aqui é o invés de ter criado ela comunista planos eu tivesse criado ela como selfie.de está falando olha que legal selfie.de está planos que eu tô falando tô falando é só o meu cliente a minha é a minha classe cliente tem uma característica que a lista de planos que pode ter dentro dele então aqui dentro dessa outra função eu posso verificar se o
novo plano que eu tô tentando atribuir para ele tá dentro dessa lista de planos que é uma característica do cliente então as classes Elas têm uma forma organizada e muito inteligente de você conseguir editar uma variável dentro de uma função e pegar essa variável dentro de uma outra função tá vendo que legal porque porque desde que você Garanta aqui na sua função init o padrão que a gente sempre recomendo é esse na sua função emitir você vai criar todas as variáveis da sua e na sua função mítica você vai criar todos os atributos da sua
classe Então minha lista de planos ela tá criada dentro da Minnie ti se eu foi criada dentro da Minnie ti eu posso agora em qualquer outra função usar essa lista de planos usar o e-mail usar o nome usar qualquer uma das características do cliente foram criados aqui dentro Vitória lá se o novo plano tá dentro da lista de planos que é uma característica desse cliente então eu vou modificar o plano dele então vou fazer o seguinte Olha lá eu vou modificar o plano dele então selfie ponto plano porque selfie Lira porque o selfie ponto plano
é o plano do cliente a característica do cliente então eu quero modificar o plano do meu cliente o selfie ponto plano para o novo plano tá vendo Caso contrário eu vou simplesmente pintar o plano inválido E aí aqui ó modifiquei o plano do meu cliente se eu chegar aqui agora em botar o cliente. Plano e olha lá que legal eu vou botar aqui ó cliente. Plano e cliente. Planta e aí eu vou mudar aqui ó do prêmio que a gente vai criar o cliente com plano bem Então olha que a gente está fazendo aqui a
gente criou Nossa classe vou comentar o ver filme E aí aqui embaixo o que a gente fez eu criei um cliente e a gente vai ver qual é o cliente que tem esse plano E aí aqui no botão dia pigraid por exemplo a gente vai colocar essa função cliente ponto mudar de plano por cliente por e-mail E eu logo que vai acontecer Olha lá que legal o cliente ele era do plano bem Basic agora eu fiz ele mudar de plano para o plano por e-mail então agora o plano do cliente é o plano primo e
se eu tentasse chegar aqui agora e botar para lá em que rodar ele vai criar o cliente conplan desde que tá vendo todo base ele vai falar olha esse povo nem válido e vai continuar comprando besta então ele não vai me dar o erro Ele só tá tratando aquele o erro Olha você tá tentando mudar o cliente para um plano que não existe coloca um plano que existe então plano primo e aí agora o cliente vai conseguir tá vendo mudar para o plano Premium beijo agora vamos criar a função do ver o filme do cliente
ó ver um filme digamos eu não sei que tens na Netflix ou não mas eu gostei um filmes que sejam restritos só para clientes Premium cliente bens que podem ver alguma coisa os clientes Premium podem ver mais coisas então vou falar aqui ó o plano do filme ou seja quando eu cliente clica para ver o filme tem que verificar qual é o filme que ele quer ver E qual é o plano que aquele filme está exigindo porque para eu ver se o ponto do cliente é igual ou melhor do que o plano do filme Beleza
então a gente vai verificar o primeiro a gente vai verificar é o plano do cliente Lembrando que é o plano do cliente é o céu ponto plano pensa nesse cara como ser uma variável só não pensa no nome plano pensa o plano do cliente para o cliente ao céu com planície o plano do cliente foram igual ao plano do filme então ele pode ver o filme concorda comigo então ele pode ver o filme então vou botar print a ver filme e a gente vai recebi aqui para ele a qual é o filme Vou botar aqui
a variável a gente vai exibir aqui para ele qual é o filme eu vou ter que será vizinho para poder editar colocar uma variável dentro de uma string E aí eu coloco a variável dentro de Chaves para ele poder vir então ó se o plano do cliente do cliente for igual plano que o filme exige então ele vai poder ver o fio caso contrário a vamos ver aqui ó caso contrário se o plano do cliente foram plano Premium ou seja se o cliente for no plano Premium ele pode ver qualquer filme Beleza porque tava falando
máximo Então print também a mesma coisa print ver filme e agora caso contrário se o plano do cliente se o plano quente foram plano Basic eu ir é o plano do filme é o plano do filme for o plano Premium Então o que acontece então o cliente não não pode ver o filme então você vai falar o que para ele falar assim olha só eu faça eu peguei di para prêmio para ver esse filme tá vendo E caso o cliente e caso o plano do filme seja um plano que não tá nem registrado no sistema
Caso contrário eu vou botar senha o Cláudio Braga a beleza que era lá gente criou a função de ver o filme obviamente dentro do sistema na Netflix ele não chega aqui simplesmente e printa ver o filme ele te redireciona para uma página onde vai abrir aquele filme ele permite você acessar aquela página beleza no nosso caso aqui eu tô sempre ficando por nosso exemplos mas olha lá criei o cliente com plano beijo tá vendo e agora eu vou tentar fazer isso cara ver um filme que é do ponto primo então vou fazer assim o cliente
o ponto ver filme qual vai ser o filme o filme vai ser por exemplo Harry Potter Olá Harry Potter e Harry Potter é do plano Premium então Harry Potter o plano Fino vamos ver se o cliente consegue ver esse filme Rodeio e ela rodei faço uma pergunta para prima para ver esse filme aí o cliente foi e fez outro grande nele vamos ver se ele consegue depois de ter feito o upgrade dele ver o filme do Harry Potter no plano Primo vamos ver ó botei aqui embaixo e a rodeio olha lá o cliente ele foi
criado com toda vez que ele fez o upgrade para o plano Premium Então agora ele tá no pano primo e aí agora ele consegue ver o filme do Harry Potter ele consegue ver o filme do Harry Potter tá vendo Então aqui a gente está criando várias funcionalidades do cliente e aí obviamente dentro do sistema da Netflix vão ter várias outras funcionalidades E como eu falei para vocês galera em termos de classe Isso aqui é uma introdução que Desse exemplo um pouco menos tangíveis porque eu acho que eles eram um pouco mais de didáticos no sentido
de para mostrar para vocês como que a lógica do pai não tá funcionando o que eu quero que você está aqui da sua aula entendendo É como que a lógica no pai então tá funcionando eu não quero que você está em aqui dessa aula já pulga Maitê a Gra qualquer classe agora comigo não tem problema toda programação que vou fazer eu fazer orientado a objeto não é isso eu fiz a sala convite de ajudar vocês a entenderem de uma vez por todas o que que é o init o que é o self como uma classe
Funciona porque uma hora eu tenho que botar selfie.no outro ela não bota selfie ponto porque uma hora eu coloco o cliente ponto e notório boxcell. E assim vai eu queria que tentar explicar para tirar as principais dúvidas que vocês têm essa estrutura de classes só que dentro de classe ainda tem uma série de outras coisas que vocês podem aprender que eu falei que vou fazer um vídeo só disso para poder explicar bem aí vai ter que fazer um vídeo de por 8 10 horas aqui para explicar direito mostrar todos exemplos todas as aplicações e assim
vai foi por isso que eu deixei aquela série Zinho aqui embaixo você vai falar assim gira e se quiser ver uma aplicação bem prática de coisas acontecendo Eu construindo coisas com classe em Python Pega essas duas 7 que deixei aqui embaixo a de site e a do criação de um jogo porque aqui o jogo eu se fosse você se tiver um pouco com chip da gente eu comecei a entrada de criação de jogo tu acha que ela é mais simples Até que nela a gente cria a classe do jogo a classe de cada objeto cada
personagem do jogo tá pessoal como está jogando um jogo tem a classe do personagem do jogo quando você tá entrando no site é a classe do cliente a classe dos filmes no site a quase dos produtos e assim vai e vai variando beleza então eu queria fazer essa aula justamente para tentar explicar de uma forma didática para vocês espero que eu tenha conseguido me deixa aqui no comentário de verdade opinião de vocês foi o vídeo bem mais conceitual bem mais pesado mesmo assim que a gente mais difícil mas eu espero de verdade vocês tenham gostado
que tenha ajudado vocês a entenderem melhor como funcionam as classes como vocês saem do zero nesse mundo de Classe A partir de agora a gente começar a fazer mais exercícios e mais exemplos com classes e vela outras coisas é óbvio que tem exceções a essas regras que eu falei para vocês máscara não tenta começar aprendendo E aí você vai ficar maluco Beleza espero de verdade vocês tenham gostado grande abraço e até essa
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