EBD | 06ª LIÇÃO: “O FILHO É IGUAL COM O PAI”.

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Nesta aula teremos a oportunidade de esclarecer alguns termos teológicos que surgem em face do tema ...
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[Música] queridos irmãos a paz do Senhor Jesus estamos começando o programa Escola Bíblica Dominical Obrigado por sua audiência este programa está sendo transmitida em Recife e região metropolitana através do canal 14 e em todo o estado de Pernambuco pouco pelas repetidoras da Rede Brasil também pelo Spotify e nosso canal no YouTube Rede Brasil oficial sejam bem-vindos que Deus abençoe você e toda a sua família através desta programação hoje estudaremos a sexta lição com o título O filho é igual com o pai e para comentar esta lição contamos com a presença do pastor Valber Gustavo P
Senhor Pastor Valber sempre um prazer tê-lo aqui conosco pastor alegria e o prazer é nosso também aqui com a presença do presbítero Jonatas Éder pateu irmão Éder pateu pastor Jackson é um prazer estar de volta com a presença do irmão e auxiliar e professor irmão Jonas Santana parte sen irmão Jonas Senhor Pastor n Jackson nesta lição veremos que esta porção Bíblica do Evangelho de João é uma das mais contundentes em mostrar que o filho é igual ao pai afirmar que Jesus é o filho de Deus mas não O próprio Deus é uma contradição em si
mesmo o combate de Jesus com os religiosos no templo de Jerusalém revela esta verdade é isso que a presente lição pretende mostrar e explicar com sólidos fundamentos escriturístico pastor Valber sen eu poderia ler por favor o texto áudio para nós pois não pastor está em Hebreus Capítulo 1 Versículo 8 mas do filho diz ó Deus o teu Trono subsiste pelos séculos doss séculos Cetro de Equidade é o cetro do teu reino eh Presbítero edder Qual a verdade prática desta semana muito bem pastor a lição pode ser resumida né que é a verdade prática com a
seguinte frase o termo teológico filho de Deus é título sendo assim a existência de Jesus é desde a eternidade junto ao pai irmão Jonas Quais os objetivos da lição desta semana os objetivos são três mostrar a doutrina Bíblica da relação entre Deus pai e o filho unigênito refutar biblicamente a heresia do subordinacionismo exemplificar como o subordinacionismo está presente na atualidade a leitura bíblica em classe para a lição de hoje está no Evangelho de João Capítulo 10 Versículos 30 ao 38 acompanhe conosco Eu e o pai somos um os judeus pegaram então outra vez em pedras
para o apedrejar respondeu-lhe Jesus tenho vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu pai Por qual dessas obras me apedreja os judeus responderam dizendo-lhe não te apedrejem por alguma obra boa mas pela blasfêmia Porque sendo tu homem te fazes Deus a ti mesmo respondeu-lhe Jesus não está escrito na vossa lei Eu disse s Deuses pois se a lei chamou Deuses aqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida e a escritura não pode ser anulada aquele a quem o pai santificou e enviou ao mundo vós dizeis blasfemas porque disse sou filho de Deus se não
faço as obras de meu pai não me acrediteis mas se as faço e não credes em mim crede nas obras para que conheça e acrediteis que o pai está em mim e eu nele irmãos estamos iniciando o seu programa Escola Bíblica Dominical esta semana estudando a sexta lição que tem como título O filho é igual com o pai semana passada estivemos estudando a lição de número cinco que teve como título Jesus é Deus e naquela lição nós podemos aprender sobre a a doutrina Bíblica da divindade Nós aprendemos também a explicar a heresia do arianismo estudamos
o arianismo tanto ponto de vista histórico falamos um pouquinho sobre áre e o contexto histórico como também no terceiro tópico Nós aprendemos sobre as implicações do arianismo na atualidade bem como aprendemos também a refutar a visão arianista que ainda em nossos dias esta semana a lição seis o filho é igual com o pai é uma lição que de alguma forma Nós Vamos retomar a os argumentos que utilizamos semana passada né porque Ah quando nós falamos que o filho é igual com o pai estamos reafirmando aí a divindade de Jesus mas de maneira específica hoje estaremos
combatendo a chamada da teoria subordinacion dista e o que é isso pastor se preocupe não que nós estaremos comentando aqui bem como abordaremos aqui as bases ou os versículos bíblicos que este esta teoria utiliza estes defensores melhor dizendo utilizam para desconstruir a divindade de Jesus e colocá-lo como inferior ao pai mas pastor Valber o filho é igual com o pai é uma lição que vai requerer também do professor fazer uma revisão rápida revisão no conteúdo da lição passada considerando de que abordagem desta lição embora que o foco lá tenha sido o arianismo esta lição ela
vai eh trabalhar a ideia do subordinacionismo que de alguma forma de alguma formando que diretamente nega a divindade de Jesus sim pastor então fazendo aí rapidamente esse repasso é isso eh o arianismo que nós combatemos né na na lição passada negando a divindade do filho e nós provamos biblicamente que fique bem claro isso não há como refutar não há como desdizer não há como eh dizer o contrário o filho sim é Deus não é e provando que o filho é Deus o arianismo está refutado porque I dizia dentre outras coisas que houve o tempo em
que o filho não era em que o verbo não era e nós provamos aqui à luz dos atributos exclusivos da divindade que o filho sim é Deus e dentre outros atributos ele é eterno então se ele é eterno Nunca Houve um tempo em que o filho não era E hoje como o senhor disse o subordinacionismo que remete tanto a lição anterior como também remete a lição é quatro não é que falou sobre o Deus triuno isso Onde nós vimos aqui também e provamos a doutrina da trindade biblicamente e mostramos que apesar de haver uma clara
distinção entre as pessoas e uma clara distinção na função de cada uma dessas pessoas não a hipótese alguma uma subordinação quanto à essência mas uma subordinação quanto a função Então é isso aí pastor que a gente vai trabalhar eu tô falando só as ações iniciais né Vamos trabalhar com mais profundidade na lição de hoje claro sempre usando a Bíblia como a nossa ferramenta principal não é para provar aquilo que nós estamos dizendo porque contra a Bíblia ninguém pode né E essa sua frase aí que a subordinação não é em Essência mas a subordinação é em
função em função Então guarde Esta palavra aí subordinação não em Essência mas subordinação em função Essa é a palavra-chave eu digo aí que é a chave hermenêutica sim pra compreensão de maneira clara e objetiva do tema que está sendo abordado hoje né irmão Éder perfeito Pastor eu também gosto muito de falar que essa subordinação é em amor não é e Jesus deixa isso claro diversas vezes quando ele fala do Pai com um carinho muito grande um respeito muito grande isso pode ficar bem mais claro com o texto de Filipenses Capítulo 2 eu vou ler só
um versículo né pra gente a gente vai comentar mais à frente isso aí mas segundo capítulo de Filipenses versículo de número C estou lendo na na diz o seguinte tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus verso 6 que mesmo existindo na forma de Deus não considerou ser igual a Deus algo que deveria ser retido Qualquer Custo verso 7 pelo contrário ele se esvaziou assumindo a forma de servo tornando-se semelhante ao seres humanos e reconhecido em figura humana ele se humilhou tornando-se obediente até a morte morte de Cruz então é uma é
em amor que Jesus subordina em amor é voluntária né é voluntário não é algo forçado é algo acordado entre eles né perfeito pastor e isso deve ser entendido não como uma distinção de e Menor Mas como a Trindade funciona em relação a si mesma e isso ensina uma característica muito importante Jesus ensinou e a gente estava comentando aqui em off né Jesus ensinou muitas verdades se subordinando muitas vezes aos discípulos e o pastor Valber citou aqui em um dado momento a gente conversando sobre aquele momento que Jesus lava os pés doos discípulos e ele chega
dizer o seguinte vocês sabem né Depois de tudo né porque Pedro quer entender na hora Jesus disse Deixa eu fazer primeiro e depois eu explico né O que o que você não sabe agora você vai saber depois E aí no final Jesus volta a sentar veste sua roupa e pergunta assim eu não sou o mestre de vocês mas eu servi vocês então vocês devem servir uns aos outros essa essa subordinação também nos serve para ensinar que a gente deve servir uns aos outros eu acredito que Deus está sempre nos ensinando verdades espirituais através até mesmo
das suas ações não é Jesus veio para ser esse tipo de de agente de nos ensinar como nos portar agora isso em momento nenhum diminui a sua divindade ou torna ele inferior ao Deus pai até porque o o evangelista Marcos 10:45 que diz assim que o filho do homem não veio para ser servido mas para servir servir e dar a sua vida em resgate de muitos então a subordinação nós estamos falando ainda da subordinação pai estamos falando da subordinação Jesus se subordinou aos discípulos neste ato isso grande lição de serviço Marcos Eh vamos dizer assim
que esse texto é o texto aur de Marcos ao ver o ministério de Jesus é Jesus em Ação é Jesus como servo nós vemos Jesus também se subordinando também as autoridades daquela questão dos impostos né é aqu devo pagar a César e disse ó de quem esses finge César daí A César o que é dis e daí a Deus o que é de Deus então irmão irmão Jonas esta essa breve introdução já nos mostra eh e nos aponta uma das grandes missões de Jesus que é de servir de servir de se submeter e de e
de se subordinar até no dia do julgamento dele quando eh a autoridade Romana disse assim olha eu teria tenho o poder de fazer o que eu quiser com você disse olha nenhuma autoridade Glória Deus Elia é sobre mim se lá do alto não te fosse concedido então glória a Deus a Ministério de Jesus a vida de Jesus foi uma vida de serviço e consequentemente subordinação certeza uma vida de serviço e uma vida que demonstra duas coisas que são as lições que ficam pra gente De Humilhação e de obediência o capítulo 2 de Filipenses e o
Versículo de número 8 diz assim e achado na forma de H homem humilhou-se a si mesmo sendo obediente até a morte e a morte de Cruz Então essa virtude do serviço essa virtude da Obediência faz parte justamente desse momento que o Senhor está subordinado ao pai não em Essência mas em função em função porque o que é que acontece a chave para se entender essa lição é mostrar que a essência do pai é igual a essência do filho não tem tem como ISO isso é bíblico agora na a função aí muda sim nas funções isso
fica claro para tirar qualquer tipo de dúvida de qualquer Versículo que vai ser trabalhado lá na frente que vem a mostrar que Jesus é inferior o pai não é inferior é igual agora o grande a questão são as funções é eu me lembrei pastor de de um texto me permita perdão e 17 de Mateus versos 24 ao sete o senhor comentou Jesus subordinando as autoridades em um dado momento um dos discípulos que é o Pedro ele é indagado Se Jesus pagaria ou não o imposto as drá quimas né as duas draquimas e aí alguém chegou
e disse ol teu mestre não paga e aí Pedro diz assim ele paga sim é quando ele entra para falar com Jesus Jesus já diz ô Pedro vão cobrar esse valor dos filhos ou dos escravos daqueles que servem ele dos escravos mas para que eles não se escandalizem o filho vai pagar também Pegue uma linha pegue o peixe abre a boca dele vai ter lá quro denários Aí você paga a minha e paga a sua então é é Jesus ensinando né que que realmente se pode ser grande mas se fazer menor para servir essa eu
acho que esse é o ponto áudio dessa Encarnação de Jesus vamos para a próxima tela por favor E aí nós temos pastor walber a o mapeamento do de toda a lição né de todos os argumentos e tópicos da lição isso pastor temos aí olha temática cristologia temos ali mostrar a doutrina Bíblica da relação do filho com o pai ideia de filho significado teológico o filho é Deus tudo isso nós vamos ver não é com mais calma e e e trabalhando sempre os textos bíblicos mas eh Vamos mostrar isso segundo refutar a heresia do subordinacionismo Então
já ficou claro né que o subordinacionismo é uma heresia é uma doutrina heterodoxa é uma doutrina antibíblica E aí fala sobre orígenes também o período preno e os métodos usados pelos subordina nacionalistas e por fim exemplificar como o subordinacionismo se apresenta hoje né nos dias atuais é o contexto islâmico E também o movimento das Testemunhas de Jeová próxima tela E aí nós temos a palavra-chave né a palavra-chave é unidade e os objetivos da lição isso pastor eh nós temos aí os objetivos mostrar a doutrina Bíblica da relação entre Deus pai e o filho unigênito refutar
biblicamente a heresia do suborn nacionalismo e como já foi dito também não é exemplificar como o subordinacionismo está presente na atualidade porque essa lição não é não tem a ver apenas com os tempos bíblicos e com o contexto histórico a história da do cristianismo ou a História do Pensamento Cristão mas tem a ver também é claro com nós conosco nos dias de hoje porque que lamentavelmente parece que vez por outra pastor há um recrudescimento né Há um reavivamento dessas heresias e elas vem hoje nesse mundo de redes sociais tudo é potencializado então lamentavelmente essas heresias
estão sendo aí novamente pulverizadas estão sendo espalhadas Estão vitimando muitas pessoas inclusive cristãos sinceros vamos pra próxima tela na próxima tela nós temos a palavra unidade palavra apropriada para unidade absoluta e a rid né e sim que traz a ideia de solitário e isolado Mas essa não é a palavra usada em Deuteronômio 64 para um veja que em Gênesis 224 a palavra errad é usada para dizer que o marido e a mulher são ambos Uma Só Carne É nesse sentido que entendemos o monoteísmo no antigo do antigo testamento é interessante eh pastor que e quando
nós falamos de de língua estrangeira estamos falando especificamente do hebraico aqui Sim é claro que existem palavras que a depender do contexto ela tem um outro significado por exemplo vamos usar o Novo Testamento a palavra por exemplo eclesia que é a palavra para igreja palavra igreja predominantemente ela é utilizada para designar a igreja exato entretanto no contexto lá de Atos Capítulo 19 daquela turba que se levanta contra Paulo de deusa de Diana e tal o termo que é usado ali é eclesia para designar aquela aquela reunião aquela Assembleia é a palavra eclesia e não era
igreja ali né pelo contrário era Os Perseguidores de Paulo perfeito então nós entendemos perfeitamente que esta palavra que essa palavra é é rade e a rid essa ela pode em algum contexto ter significado como nós falamos aqui palavra errada e justamente no Credo judaico né chimar Israel Adonai Adonai elrad Então essa palavra errad ela no contexto no contexto de Deuteronômio 6 ela tem sim ela é sim uma unidade composta isso ninguém pode negar pode até usar o argumento de que olha essa palavra errada em outro contexto quer dizer único Ok mas no contexto de Deuteronômio
6 ela tem um significado plural até porque está em plena harmonia em plena Harmonia com a revelação do Gênesis perfeito façamos o homem conforme a nossa imagem e semelhança Gênesis um em um No princípio Deus criou os céus e a terra Elohim Elohim também em perfeita Harmonia Sobretudo com o Novo Testamento porque por que que nós entendemos a unidade composta não apenas unidade no sentido único por causa da Revelação Clara e explícita do novo testamento nós temos aí o que nós estudamos senhor bem comentou aqui a lição quatro que tratou dessa questão da da doutrina
da trindade é na revelação do novo testamento que vemos de maneira mais clara de maneira mais explícita essa doutrina vou dar por exemplo um outro exemplo vou dar um uma uma outra situação por exemplo nós temos aqui a a composição do homem né alguns defendem não o homem é decomo o homem só é corpo alma ou espírito aí uma infinidade de de de termos no antigo testamento para dizer aqui aqui ó porque o hebreu não via essa separação ele fazia a separação entre o mundo material e o mundo espiritual aí nós vemos no Novo Testamento
o apóstolo Paulo em Tessalonicenses falando sobre a pureza sobre a santidade e dizendo que se deve conservar espírito alma e corpo ol olha essa doutrina que já estava no antigo testamento implícita Ela está de maneira mais clara e explícita no Novo Testamento da mesma forma se dá com a doutrina da da Trindade é possível que alguém eh que esses grupos em nenhuma forma acabem compreendendo isso Isso é fato mas nós estamos aqui com a escritura nós não brigamos com a revelação apenas deixamos a Bíblia falar por si só né pastor exato pastor eh como o
senhor disse não há dúvida de que esse termo errado Veja a alguém pode dizer mas vocês são são especialistas no hebraico Mas a gente pode consultar quem é a gente pode consultar os grandes hebraísmo Capítulo 6 não tem como errado significa uma unidade com composta assim como também em Gênesis Capítulo 2 se referindo ao casal significa uma unidade composta e eu e porque ele é composta não é porque ela é plural porque há vários deuses não quem escreveu Deuteronômio 6 foi o maior Expo do monoteísmo que foi Moisés e é o mesmo que escreveu Gênesis
exatamente capí não é então se Moisés é o maior expoente do monoteísmo não é e ele aplica a palavra errad para Deus alguma coisa tem é como por exemplo e eh o Pastor Ezequias comenta também muito Gênesis Capítulo 1 no princípio que criou Deus só que Deus ali é Elohim isso e Elohim é o plural não é então é uma pluralidade de deuses não é uma pluralidade em Deus isso então tanto o termo Elohim como aqui o termo errad aponta para uma pluralidade em Deus que pluralidade é essa O contexto amplo das escrituras vai mostrar
que é a doutrina da trindade Pai Filho e Espírito Santo Então apesar de alguns críticos dizerem não é que a gente tá usando esse termo errado de forma uma descabida os grandes grandes hebraísmo não é ele deixa Claro errado em Deuteronômio Capítulo 6 é uma unidade composta apontando para a doutrina da trindade próxima tela E aí na próxima tela eh irmão Éder nós temos a declaração de fé né isso citação da declaração de fé eu queria que o Senhor pudesse ler por favor comentar eh nesse trecho tirado da página 41 o o a declaração vai
tratar de três problemas não é A negação ao unicismo unitarismo e triteísmo negamos o unicismo sabelianismo Divina que é o tema da aula passada né do que a gente estudou semana passada seriam Deus se manifestando ou emanações de Deus aparecendo como pai como Filho e Espírito a gente nega isso porque está escrito que as três pessoas são distintas né se é o primeiro ponto então unicismo dá ideia de que Deus Ou eles pensam né que Deus se apresenta como pai Deus se apresenta como filho e como Espírito Santo aí continua negamos também o unitarismo pois
essa doutrina afirma que somente o pai é Deus e assim vai negar a divindade do Filho e do espírito santo que é o tema da nossa lição de hoje não é ao passo que as escrituras sagradas ensinam a divindade do Filho e do espírito santo que a gente já viu também na lição da Trindade Como disse o pastor Valber por fim também negamos o triteísmo Ou seja que existem três Deuses separados pois a Bíblia revela a existência de um único Deus verdadeiro nãoé aí Vamos citar Marcos 12:32 que diz mais um só Deus e que
não há outro além dele todavia para nós há um só Deus primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 8 verso 6 essa doutrina monoteísta tem implicação para a salvação conforme João 17:3 que diz e a vida eterna é esta que conheçam a ti por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo aem enviaste então nós temos três destaques aqui unicismo a ideia é que Deus se manifesta como pai no antigo testamento como filho agora e como Espírito Santo nãoé descabida o unitarismo a ideia de que só Deus pai é Deus o filho e o Espírito Santo
não seriam Deus e a ideia do triteísmo é não são três Deuses né as três estão equivocadas isso você pode conferir na página 41 da nossa declaração de fé que seria o Regulador do Que Nós cremos ou como Nós cremos nas escrituras E Aí aproveitamos a oportunidade para eh conversar aqui com o professor da escola aluno da escola dominical que possam adquirir a sua declaração de fé sua declaração de F neste endereço que está aparecendo aí na sua tela esse esta declaração ela é de suma importância que o aluno Professor o líder da igreja esteja
familiarizado com aquilo que nós acreditamos a aquilo que defendemos principalmente que esta lição esta declaração ela tem sido uma ferramenta indispensável ao professor da escola para a exposição deste assunto em sala de aula veja que já foi citado aqui página 40 página 41 três heresias com relação à a à doutrina da trindade você tem UNIC unitarismo e o triteísmo então exato o professor da escola dominical que estuda sua lição estuda sobretudo a Bíblia que a bíblia é o livro didático da escola dominical ele precisa também utilizar nesse trimestre a sua declaração de fé buscando lá
o capítulo capítulo 3 da sua declaração de fé que fala sobre a Trindade e também nós temos Capítulo 4 vai falar sobre a identidade do Senhor Jesus Capítulo 6 falar sobre o Espírito Santo além do Capítulo dois que vai falar sobre Deus então são capítulos essenciais que o professor precisa visitar capítulo 2 da nossa declaração de fé sobre Deus Capítulo 3 sobre a Trindade Capítulo 4 sobre a identidade do Senhor Jesus e Capítulo 5 e Capítulo 6 Capítulo 6 especificamente sobre o Espírito Santo no próximo bloco nós estaremos comentando próximo tópico da nossa lição primeiro
tópico de nossa lição não saia daí nós Voltaremos depois de um rápido intervalo voltamos já já [Música] queridos irmãos estamos de volta em seu programa Escola Bíblica Dominical esta semana estudando a lição 6 que tem como título O filho é igual com o pai e no bloco anterior nós trouxemos aqui uma introdução rápida sobre a nossa lição e vamos agora para a próxima tela próxima tela a ideia de filho vamos pedir a próxima tela por favor E aí irmão Jonas a doutrina bíblica da relação do filho com o pai o nome filho de Deus senhor
poderia por favor ler e explicar Sim senhor pastor e o primeiro tópico da lição que tem por título a doutrina Bíblica da relação do filho com o pai logo abaixo a gente coloca o nome filho de Deus Observe bem o nome filho de Deus tem diversas aplicações nas escrituras dependendo do contexto em que o mesmo é empregado referindo-se a pessoas piedosas é o caso por exemplo que em Gênese Capítulo 6 Versículo 2 Salmo 73 e o Versículo número 15 a palavra filho de Deus também pode ser aplicado ao povo de Israel que de maneira expressa
tá lá êxodo Capítulo 4 Versículo 22 Jeremias Capítulo 31 Versículo 9 Oséias Capítulo 11 Versículo número 1 e também aos oficiais de Israel especialmente ao prometido rei da casa de Davi segundo o livro de Samuel Capítulo 7 Versículo 14 e Salmos 89 e o Versículo 27 eh o que fica claro pastor nessa tela que nós estamos vendo aqui que essa expressão filho de Deus é uma expressão que está sendo utilizada né entre tantas vezes que aparece na Bíblia porque essa não é a única não são as únicas ocorrências da expressão filho de Deus são algumas
tomadas como exemplo como por exemplo pessoas piedosas são são chamadas de filho de Deus o povo de Israel foi chamado de filho de Deus como já foi mostrado aqui eh oficiais de Israel também são chamado filho de Deus no entanto a expressão filho de Deus aplicada à pessoa de Cristo Já remete à sua divindade aí já é outro aspecto da palavra filho de Deus porque considerar Jesus quando disse assim que era filho de Deus que ele tava compartilhando a mesma natureza do pai não só comp tinha mesm a natureza do pai em termo de essência
para quem tá em casa nos entender melhor é a mesma coisa meu filho dizer assim dizer assim papai Ora eu não sou mais humano do que ele nem ele é menos humano do que eu nem mais humano nós somos humanos o que que acontece a essência da humanidade é a mesma entre eu e ele mas a diferença está justamente nessa atribuição de papel de papéis quando Cristo disse falando assim vou para o aí ele está falando deixando bem claro ali que ele tem a mesma essência do pai também que nesse caso se o pai é
Divino logicamente Jesus também vai ser Divino e isso foi que causou um grande problema se o senhor me permite no livro de João Capítulo 5 Versículo 16 até o versículo de número 18 diz assim a palavra de Deus e por e por esta causa e por esta causa os judeus perseguiram Jesus e procuravam matar porque fazia essas coisas no sábado Versículo 17 e Jesus lhe respondeu meu pai trabalha até agora e eu trabalho também por isso pois os judeus ainda mais procuravam matar-lo porque não só quebranta o sábado mas também dizia que Deus era seu
próprio pai fazendo-se igual a Deus ou seja O Judeu entendeu perfeitamente que ele disse os judeus nesse período aqui nesse esse contexto quando Jesus disse é meu pai tá trabalhando P se você tem a mesma natureza dele isso seria para um judeu uma blasfemia né uma blasfema nessa época aqui então a expressão filho de Deus poder fechar minha fala ela tem várias aplicações agora que só em Cristo remete Justamente a sua natureza Divina uma coisa que eu achei interessante ali irmão Jonas e bem esclarecedor ali o texto Gênesis 6 E2 pessoas piedosas é importante destacar
isso porque há uma interpretação equivocada de que a tá se referindo a anjos houve um relacionamento entre mulheres e e Anjos e e gerar não tem sentido nenhum porque o próprio contexto próprio contexto do texto de Gênesis 6 mostra que a esse texto Está se referindo a pessoas piedosas alag de sete no caso né isso a geração de sete vamos para a próxima tela por favor aí na próxima tela aí continua a a a aplicação do termo filho de Deus há diversas acepções do termo filho de Deus dep a depender do contexto em que são
empregados volta aí a tela anterior por favor a tela anterior nós temos aí filho de Deus aplicado a pessoas piedosas filhos de Deus aplicado ao povo de Israel filhos de Deus aplicado a oficiais de Israel passa a tela por favor filhos de Deus aplicado a anjos a anjos e aí por desta acepção aí colocam lá no contexto mas quem vai dizer como eu devo interpretar o texto o próprio contexto próprio o próprio contexto aí filhos de Deus se refere a anjos e os filhos de Deus também se referindo aos salvos naquele aqueles que são nascidos
de novo João 1:12 é um texto bem elucidativo né ele vai dizer ele veio para aquele que para aqueles que eram seus mas os seus não o receberam mas a todos qu o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos filhos de Deus Filhos de Deus então o termo filho de Deus no sentido geral da Revelação el aplicado a parte de A depend do contexto pode ser dos salvos pode ser os anjos pessoas piedosas pode ser Israel povo de Israel ou pode ser também os líderes de Israel mas o senhor colocou aqui pontuou que o
termo filho de Deus o título filho de Deus no contexto da própria ah do do próprio contexto judaico eles entendiam perfeitamente quando Jesus se referia a Deus como pai como pai eles entenderam pelo próprio texto que o senhor apresentou aí eles entendiam perfeitamente que Jesus estava ar rogando para si ou reivindicando para si a natureza divina com certeza pastor e João o apóstolo do amor que é um evangelho bem teológico né que trata de Jesus enquanto filho de Deus nessa questão de natureza esses primeiros textos são fundamentais para se entender por exemplo oração sacerdotal Para
se entender por exemplo o Capítulo 16 o próprio Capítulo 10 porque ali é filho João tá dizendo olha eles entenderam perfeitamente O que Jesus estava dizendo quando disse Deus é meu pai disse eu tenho a mesma natureza dele quer dizer a mesma origem a mesma natureza a mesma essência aí O Judeu entende isso com tanta facilidade que vai pegar pedra para matar Jesus que não por isso que João disz não foi só porque quebranta o sábado o problema maior é porque além do sábado que estava sendo quebrantado como diz o texto faz referência aqui à
mesma essência então tentaram procurar matar o filho de Deus me permita ler o texto é o texto bíblico da lição tá bom Jonas Está se referindo João 10 verso 33 os judeus responderam dizendo-lhe não te apedrejam por alguma obra boa mas pela blasfêmia Porque sendo tu homem te fazes Deus a ti mesmo então e o contexto imediato nos aponta de que quando Jesus disse ser filho de Deus os seus ouvintes entenderam que ele não estava se referindo a eu sou uma pessoa piedosa ou eu sou descendente de Israel ou eu sou um anjo como alguém
vai crer não Jesus está dizendo eu ten a mesma essência do Deus Pai isso pastor me permita só colaborar também um pouco essa questão de o filho ter a mesma essência do Pai a gente vê isso de uma forma muito clara na própria no próprio Evangelho de João no capítulo 1 Versículo 14 que é um texto conhecidíssimo que fala também sobre a Encarnação do verbo mas ele diz o seguinte e o verbo se fez carne e habitou entre nós e Vimos a sua glória como a glória do unigênito do pai cheio de graça e de
verdade então essa palavra unigênito veja ela só é aplicada para Jesus Cristo é o filho unigênito do pai e essa palavrinha aqui unigênito no original é monogenes ou seja ele é o único do seu tipo isso ele é da mes do mesmo Gene da mesma natureza do pai Glória sendo portanto Deus não é por isso que quando ele diz assim eu sou o filho do de Deus Deus não é o Deus é o meu pai no pensamento judaico tá muito claro e esse é o primeiro tópico da lição tava muito claro que ele estava se
fazendo igual a Deus e jamais não é não mas e porque filho de Deus Então significa que ele foi o primeiro a ser criado não de forma alguma porque eh o próprio João no Capítulo 1 Versículo 1 ele deixa Claro a eternidade do verbo ISO No princípio era o verbo e o verbo estava como Deus e o verbo era Deus veja eu eu costumo dizer pastor e queridos companheiros né que eh João Capítulo 1 Versículo 1 é anterior a Gênesis Capítulo 1 Versículo 1 por quê Porque Gênesis Capítulo 1 diz No princípio criou Deus mostra
Deus criando tempo espaço né exatamente só que João Capítulo 1 Versículo 1 não mostra Deus criando mostra Deus sendo então eles ele sendo Deus na eternidade então o verbo com Deus na eternidade Ora se ele é filho mas é eterno significa quer dizer que ele é eternamente filho e não que ele foi em algum momento criado por quanto ele é eterno perfeito pastor inclusive aquela proposta da Bíblia cronológica o primeiro versículo da Bíblia cronológica é esse ah João Cap João 1 João 1 e o colos colocam João um em um No princípio era o verbo
e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus aí depois vem ele estava no princípio com Deus aí depois vem isso aí depois vem o texto de Gênesis gênes Capítulo aosta da da Bíblia cronológica é tentar ordenar a Bíblia pela sequência dos eventos que a Bíblia como nós temos aqui ela não está organizada De maneira cronológica n existem diversos por exemplo a queda de satanás queda de satanás foi revelada lá em Isaías e Ezequiel tá lá na frente então eles colocam lá então a proposta dessa Bia interessante é interessante interessante para para quem
já está familiarizado com as escrituras pegar um novo convertido e pegara Bíblia vai dar o Pipa na cabeça é uma proposta bem interessante porque eles procuram ordenar a Bíblia a partir de eventos cronológicos então é como se fosse a revelação geral sendo apresentado por exemplo Gênesis João 1:1 No princípio era o verbo e o verbo estava com de e o verbo era Deus então esse texto ele cronologicamente antecederia do princípio criou Deus os céus e a terra porque está aqui falando de um status da eternidade não está falando ainda da criação está falando da eternidade
então viria antes da criação e assim eles vão desenvolvendo eh todo todo o restante das escrituras vamos pra próxima tela por favor aí na próxima tela nós temos aplicado a Cristo o nome aplicado a Jesus em três sentidos diferentes eh primeiro sentido é o sentido messiânico pastor pois não pastor no sentido messiânico né o Messias pode ser chamado filho de Deus como herdeiro e representante de Deus vemos isso em diversas passagens como Mateus 2436 e aí seguem-se as demais eh passagens no sentido trinitário a Às vezes o nome é utilizado para indicar a divindade essencial
de Cristo como tal ele indica uma filiação pre-existente que transcende absolutamente a vida humana de Cristo e sua vocação oficial como Messias o que tá claro aí pastor é o que o professor Jonas já disse não é que e eh a expressão ou o nome filho de Deus quando aplicado a Jesus é SUS gêneros Ou seja é singular tem aquelas demais aplicações e os textos mostram que tratam daquelas pessoas enquanto criaturas de Deus mas quando é aplicado a Cristo ela tem um sentido e de de fazer de eh Cristo Deus igual com o pai o
Messias o Messias não é Divino isso então Deus conosco né Emanuel Pois é então se o Messias é Divino e a expressão filho de Deus é aplicado a Cristo e Cristo é o messias logo Cristo é Divino não é e no sentido trinitário aí sim não é somente a segunda pessoa somente a segunda pessoa da Trindade que também é Divina não é Então e nós já vimos isso quando estudamos a a a doutrina da trindade o Deus triuno próxima tela o sentido Natalício Cristo é chamado de filho de Deus em virtude também do seu Nascimento
Sobrenatural Exatamente Essa concepção virginal Sobrenatural faz de Cristo Um Ser gên único da sua espécie não é ele só é Divino porque a sua concepção foi miraculosa porque se a concepção dele fosse a junção de um homem com uma mulher ele teria nascido contaminado com o pecado não é logo ele não seria Divino então o nascimento único de Jesus irrepetível de Jesus não é mostra a sua divindade também a expressão filho de Deus apontando para a sua divindade e a mesma natureza que ele recebeu no ventre a mesma natureza que Deus deu a Adão né
perfeito uma natureza perfeita perfeita um um Nascimento Sobrenatural E aí é importante que não tem que se estar discutindo de mão em sala de aula que às vezes as pessoas perdem tanto tempo discutindo se tinha o sangue de Maria se tinha os olhos de Maria se parecia com Maria E aí surgiu até ao longo da história da humanidade a a a doutrina do tecos né que era Mãe de Deus eh já que Jesus é Deus Maria gerou Jesus logo Maria é mãe de Deus e não tem fundamento nenhum até porque como já foi exposto aqui
de eh com diversas eh eh diversas referências bíblicas de que Jesus sempre existiu ele é Deus ele é Deus João 1:1 deixa isso bem claro Então Deus não pode ter mãe Deus não pode ter mãe então vamos para o próximo tópico próximo tópico da nossa lição E aí vamos a heresia do subordinacionismo que é o cerne hoje claro embora que seja o cerne do tema da lição como já trabalhamos aqui alguns argumentos vai bater no triteísmo vai bater também no unicismo unitarismo de alguma forma vai trabalhar isso aí eh 2.1 ores segundo no período preno
e métodos usados pelos subordinacion vamos para a próxima tela próxima tela é importante né irmão Éder Que professor esteja tenha clareza do que é cada coisa certo o que é subordinacionismo que são os unitários Porque a partir da compreensão conceitual de cada de cada movimento de cada heresia ele vai poder de maneira mais cirúrgica isso fazer a refutação ensinar os seus alunos a refutação bíblica a esse a essa heresia exato pastor e e assim como os nomes São muito parecidos muitas vezes né unitarismo E unicismo aí às vezes há essa confusão Então essa tela aí
que vai ficar em tela cheia para você é importante que você dê print a tela né Para que você entenda e depois possa repassar isso paraos seus alunos por exemplo a ideia do subordinacionismo não é é a cristologia dos unitaristas né de ontem e também as de hoje é o nome que se dá a tendência teológica muito em VGA no período preno e aí a gente volta novamente para orígenes né Já falamos dele semana passada e hoje de novo que considerava a Cristo enquanto filho de Deus feriu ao pai e na lição o ponto dois
vai trabalhar Exatamente isso através do pensamento do orígenes que ele é muito influenciado pelo neoplatonismo pelas filosofias Gregas e ele tinha a ideia de que como Deus era um só Jesus não poderia ser um com esse Deus mas Deus separado de Deus e é por isso que como o senhor disse na lição passada ele disse o seguinte através das canções né havia um tempo que ele não era Deus para que isso fosse é ário né perdão ário o o orígenes ele é da escola Alexandrina da mesma escola aonde o ário aonde o ário também posteriormente
vai ser e essa ideia e esse pensamento de interpretar o texto de forma alegórico trouxe grandes problemas pra igreja né Inclusive a primeira decisão da Igreja Cristã e Igreja Ortodoxa exatamente por conta dos Pensamentos desse desse origens então voltando à questão do unitarismo a ideia presente aqui é o seguinte existe uma hierarquia na divindade né Deus Pai inferior Deus filho e posteriormente também o Espírito Santo é importante a gente dizer quando a gente chama Deus pai de primeira pessoa da Trindade nós não estamos Ar rogando ao pai uma proeminência no sentido de ele é o
primeiro o filho é a segunda pessoa da Trindade então ele é inferior não não seria isso a ideia aqui é é uma questão mais pedagógica de entender Pai Filho e Espírito e suas funções né então quando alguém diz assim Jesus é a segunda pessoa da da Trindade alguns pensam que Jesus é inferior mas a ideia aqui não seria isso essa é a ideia do unitarista ele entende que Jesus é sim inferior ao pai os os unitários não devem ser confundido com os unicistas que foi o que a gente estudou semana passada os unicistas pensam em
quê E o o autor coloca aqui que isso aqui é o Pastor Ezequias não é em seu livro os primeiros ou seja os unitários entendem que Deus é é um e único Ou seja é o pai de Jesus então Jesus não seria Deus com o pai já os unicistas entendem que o pai o filho e o Espírito Santo São como emanações manifestações de Deus ao longo dos séculos é como o teatro por exemplo é é assim ele no antigo testamento vestiu a roupa de pai uhum no Novo Testamento ele troca a roupa de pai e
se veste com a roupa de filho f e depois ele tira a roupa de filho e se veste com a roupa de espírito qual é a diferença que aqui eu só tenho um personagem isso que ora se apresenta pai Ora se apresenta como filho e ora se apresenta como espírito então er seria uma pessoa só mas com três manifestações que se manifesta e e é importante essa questão terminológica que quando se diz assim Deus que se manifesta em três pessoas está apontando justamente para essa doutrina porque ele é uma que ora pode ser o pai
ora pode ser o filho ou ora pode ser o espírito mas nós defendemos e a Bíblia eh Clara claramente apresenta que o pai e o filho e o Espírito Santo eles existem ou subsistem é o termo que a declaração de fé usa ou coexistem subsistem ou coexistem não se manifesta quando alguém diz assim ele se manifesta está falando dos unicistas né sim que se manifesta quando diz subsiste ou coexiste nós estamos apontando pra doutrina da trindade uma outra coisa irmão que que de repente o professor pode dizer assim mas o que é o período Pré
Que negócio é esse é a questão do Concílio de nissia vamos voltar novamente a linha é a seguinte E aí um pouquinho de hermen história da hermenutica né a igreja em Antioquia e a igreja em Alexandria tinham duas formas distintas de pensar a igreja em Alexandria ar rogou para si o método alegórico para interpretar as escrituras então eles trouxeram muita coisa da filosofia grega né foram influenciados pelos gregos já os irmãos de Antioquia continuaram aquela forma de Esdras de Jesus dos discípulos de pregar a escritura dentro do seu texto e o contexto do seu período
não é que que acontece com o passar dos anos surgem expoentes filon para os judeus e origem para os alexandrinos orígenes ele é alguém que sempre vai olhar pro texto e procurar algo escondido dentro do texto né que é a questão da alegoria e é essa problemática da hermenêutica de orígenes que vai trazer esse problema do subordinacion unitarista por qu dentro dessa percepção ele consegue enxergar Deus e ele olha para baixo e vê Jesus inferior né existem pelo menos quatro formas do do do pensamento de origem de ser aplicado né e a primeira seria a
interpretação literal Depois a alegórica depois a questão ética e moral e por fim uma questão escatológica então ele dizia que o texto Tinha quatro sentidos e dentro dessa forma dele interpretar a Bíblia acabou por colocar Jesus inferior ao pai ou seja você via na realidade Jesus aqui mas na realidade ele é inferior ao próprio Deus e isso vai criar essa tendência o Isso vai ser resolvido quando aí vem ário né com a sua heresia que gente estudou semana passada que Bebeu bastante de orígenes E aí no Credo niceno que é quando se reúnem os grandes
líderes da igreja eles vão fazer o seguinte eles vão se reunir e vão defender biblicamente é importante dizer isso vão defender biblicamente a divindade de Jesus Cristo e nós temos aí o credo desse período nisseno que é chamado de Credo atanasiano que você encontra também por exemplo na declaração de fé que nós mencionamos aqui mais cedo eu ouvindo o professor jas eh Jonatas falando sobre essa questão da da preno né ou seja antes do Concílio de niceia E aí veio o Concílio de niceia para resolver a questão cristológica mas não deixou também de de pontuar
ali ainda que muito timidamente a questão trinitária sim sim mas a resolução desse desse Credo pastor é é belíssima mas me permita aqui ler tá na declaração de fé na página 218 é o credo NC cremos em um só Deus Pai onipotente criador de todas as coisas visíveis e invisíveis então reafirmou o monoteísmo não é mas aí ele vai no no segundo parágrafo e em um só senhor Jesus Cristo filho de Deus não é o unigênito do pai que é da substância do pai ou seja é Deus igual com o pai isso aí usa essa
expressão eles usam essa expressão poética que eu acho belíssima né Eu me emociono todas as vezes que eu leio ele diz assim que Cristo é Deus de Deus luz de luz luz é verdadeiro Deus de verdadeiro Deus gerado não feito de uma só substância homoousios não é com pai por meio de quem todas as coisas vieram a existir as coisas que estão no céu e as coisas que estão na terra que por nós homens e por nossa salvação desceu e foi feito carne e se fez homem sofreu e ressuscitou ao terceiro dia subiu aos céus
e virá para julgar os vivos e e os mortos e ele bota uma frasezinha pontuando muito timidamente que depois vai ser abordado em outros concílios ele diz assim e também no espírito S espí não é então assim belíssimo uma uma expressão belíssima que ele chegaram vejam ainda no Século IV né isso 325 depois de Cristo deixando claro que o filho é Deus igual com pai Glória a Deus vamos paraa próxima tela próxima tela nós nós temos a heresia do subordinacionismo métodos usados pelos subordinacion istas Mas isso é claro nós estaremos comentando depois do nosso rápido
intervalo Voltamos [Música] já queridos irmãos estamos de volta para o último bloco de seu programa Escola Bíblica Dominical esta semana estudando a lição de número seis que tem como título O filho é igual com o pai e no bloco anterior Nós deixamos aqui uma tela para comentarmos estamos comentando a o segundo tópico de nossa lição sobre a heresia do subordinacionismo mas eh é é importante destacar de que os argumentos que nós trabalharemos agora são argumentos que são aplicáveis também ao terceiro de nossa lição eu queria chamar a tela anterior por favor a tela anterior anterior
a essa por gentileza isso aí vamos lá essa tela aqui ela é de uma relevância muito grande para trabalharmos abordarmos o o segundo tópico e o terceiro tópico nós estamos aqui abordando de que vamos apresentar aqui o método os métodos que os subordinacion geralmente utilizam para constuir a divindade de Jesus há esses dois textos aí Romanos 1 1 ao 4 e 95 eu gostaria de ler primeiramente e depois nós continuaremos aqui com a nossa abordagem Romanos Capítulo 1 Versículos do 1 ao 4 veja o que Paulo nos diz Paulo servo de Cristo Jesus chamado para
ser Apóstolo separado para o evangelho de Deus que ele no passado prometeu por meio de seus profetas nas escrituras sagradas este evangelho diz respeito a seu filho o qual segundo a carne veio da descendência de Davi e foi designado filho de Deus com poder segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos a saberes Cristo nosso senhor Romanos Capítulo 9 Versículo 5 nos diz o seguinte deles são os patriarcas e também deles descende o Cristo segundo a carne o qual é sobre todos Deus bendito para sempre amém então nós vemos aí nesses dois textos a
reafirmação da divindade de Jesus ok mas nós temos também textos na Bíblia que vão destacar essa subordinação os irmãos estão lembrados que no início do programa nós falamos sobre a subordinação de Jesus pela pela sua missão de servo de servo a subordinação às autoridades a subordinação aos discípulos nós comentamos isso no início do programa Então nós vamos agora citar textos que são utilizados por por estes grupos para desconstruir a divindade de Cristo e vamos explicar o que de fato esses textos Estão dizendo porque a forma como eles utilizam estes textos é como nós colocamos aqui
aqui nesta tela é que eles procuram pinar das escrituras aqui e ali se utilizando de passagens do novo testamento ou seja eles pegam o texto isolado porque todo texto tem seu contexto contexto imediato e um contexto amplo o texto ele tem um sentido dentro da da sentença ou da da própria construção onde ele foi produzido então eu não posso pegar um texto que está descrito aqui com vários Versículos tirar ele daquele conjunto de Versículos interpretá-lo separadamente porque aquele texto está dentro de uma história de um contexto Então nós vamos para a próxima tela na na
próxima tela nós temos aí irmão Jonas a heresia dos do subordinacionismo métodos usados pelo subordinacion istas todos textos textos utilizados pelos unitaristas para enfatizar que Jesus é a criatura e aí nós temos pelo menos os seis tem tem mais mas pelo menos os seis principais né com certeza Pastor tem seis textos que são muito utilizados inclusive É bom deixar claro que até os unicistas se apropriam dele também mas quem faz mais uso desses textos são na verdade os unitaristas eh merece antes de lir cada texto desse também algumas considerações Porque como é que eles fazem
já que o Pastor aqui está falando de métodos né utilizado geralmente esses textos são retirados do seu contexto imediato são retirados do seu contexto geral das escrituras muitos desses textos são ressignificados a partir de uma de uma visão já pre-existente e outros textos que confrontam a realidade ou melhor são textos que se colocar lado a lado mostraria Jesus Enquanto Deus geralmente são colocados de lado esses textos eles não são enfatizados então é muito comum logo na primeira abordagem fazer uma pergunta do tipo assim João 14 verso 28 o pai é maior do que eu ao
ponto de dizer já chegam argumentando dizendo olha Jesus está dizendo é a palavra de Jesus onde Jesus diz que ele ele é menor Então já usa aquele chavão a Bíblia está mostrando assim a Bíblia está mostrando os mesmo a mesma forma argumentativa que nós utilizamos a Bíblia mostra a Bíblia diz a bíblia fala Jesus falou se utiliza também só que se utiliza com outra intenção e e muitas vezes como o senhor mesmo disse né foi o pastor pensando Pens pensando que essa expressão pensando que aquele texto que é justamente da da escola dominical da revista
da escola dominical é aquela coisa S ano e vem justamente com essa confrontação já diz a bíblia diz Jesus disso Jesus está dizendo que ele é menor Então logo ele não pode ser Deus agora mas só tem esse único texto se eu pego por exemplo Mateus Capítulo 28 Versículo número 18 quando o próprio Senhor Jesus disse assim é me dado todo poder no céu e na terra Então como é que ele pode ser menor do que do que Deus então também vem aquela situação Apocalipse também mostra de maneira muito clara onde Jesus diz eu sou
o primeiro sou o último o início e o fim que é uma fala também utilizada usada por Deus aí você tem versículos que aparentemente É bom deixar claro são aparentemente parecem que são contraditórios né me permite até a redundância porque uma hora Jesus tem todo o poder e a outra hora ele tá dizendo que é menor do que Deus então como é que se concilia não se concilia a partir de uma visão minha se concilia para a visão da Bíblia Ora se ele é a mesma essência do pai a gente já viu isso em em
João Capítulo Capítulo 9 se ele tem a mesma essência do pai se ele é a mesma a mesma natureza então a diferença aqui está na função e não na natureza em nenhum momento quando Jesus disse assim o pai é maior do que eu ele não tá dizendo o seguinte eu tenho uma uma natureza diferente da natureza dele o que ele está dizendo de maneira clara é enquanto o filho ele está subordinado justamente ao pai mas a natureza Divina é a mesma outra coisa para não não passar batido aqui Observe que dentro dessa discussão todinha não
é citado o espírito santo por quê quem vai pro lado unicista ou pro lado unitarista vai ter que negar que o Espírito Santo também seja uma pessoa aí já se constitui isso vai isso fica para o a lição de número oito é número nove para eu não errar isso aqui tem uma lição somente sobre isso é justamente a lição de número nove que vai falar sobre o Espírito Santo mas esses são os principais textos mas entenda que aqui é questão de função e não questão de natureza Então eu acho que e a a a chave
para compreender isso é Filipenses dois a doutrina do esvaziamento então ele se esvazia ele se humilha ele se faz serva Claro enquanto servo ele é menor do que o senhor não é ele é menor do que do que o pai agora em momento algum ele se esvazia essencialmente é o mistério é é porque essencialmente ele continua deu e e Paulo vai usar uma expressão assim que é de de a nossa mente ficar assim trabalhando e e e e ficar assim até cansativa porque Colossenses 29 disz porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade não
é então que ele se esvaziou se esvaziou se esvaziou de quê da Essência não Deus não pode deixar de ser Deus então ele abre mão das prerrogativas Divinas temporariamente para cumprir a missão de maneira voluntária amorosa obediente ao pai e uma vez cumprida essa missão ele recobra a glória que ele tinha com o pai antes que o mundo existisse is está muito claro lá em João Capítulo número 17 então eh não tem como a gente pregar a o subordinacionismo porque o próprio Jesus na leitura bíblica em classe ele começa dizendo né João 10:30 Eu e
o pai somos um então ele tá se colocando em pé de igualdade com o pai então em que é que o pai é maior do que ele é justamente esse toda essa discussão que está havendo aqui é simplesmente em função temporariamente para o cumprimento da missão da da da Redenção na cruz do Calvário eu acho que que que é isso aí é simples assim esse outro Versículo né Deus o exaltou soberanamente Filipenses 2:9 que é o texto que a gente tá tá comentando aí os os os unitaristas né os unitaristas eles vão dizer o seguinte
Olha aí é Deus tá exaltando mas esquece de ler o contexto né não sendo semelhante a Deus não usou por usul passação ser igual a Deus mas humilhou-se é uma uma atitude do próprio Cristo de se humilhar sendo servo é interessante que o termo servo aparece antes de homem Jesus vem com o sentido de servir e para servir ele precisa ser homem um segundo Adão Porque infelizmente pastor nem todo homem quer ser servo mas Jesus já vem com essa prerrogativa de servo sendo homem e achado na forma de homem humilhou-se a si mesmo sendo obediente
até a morte mor de Cruz aí por que Jesus fez exat ente o projeto que o pai deu para ele fazer o texto vai dizer por isso verso 9 também Deus o exaltou soberanamente ou de sobremodo e lhe deu um nome que está acima de todo o nome para que o nome de Jesus se dobre todos os joelhos no céu na terra e debaixo da terra olha que coisa forte e toda a língua confessa que Jesus Cristo é kirios é o senhor senhor para a glória de Deus Pai então e mesmo o texto tirado de
seu contexto ele diz ó Jesus é Deus mesmo aí Me permita pastor eh junto com essa Doutrina do esvaziamento não é de Filipenses Capítulo 2 O que vem não é apenas uma subordinação funcional não é mas o que vem é Cristo mesmo na condição de Deus se colocando na condição de dependente é Então veja mesmo sendo Deus todo o ministério de Cristo dependeu da unção espito Espírito Santo da ação do Espírito Santo Então veja que coisa extraordinária ele sendo Deus não apenas se humil mas ele se colocou na total dependência e pastor Valber me permita
Isso fica muito claro por exemplo na tentação sim quando quando Satanás diz assim e se tu és porque Deus tinha dito no batismo né pastor Jackson Deus tinha dito tu és tu és o meu filho aí Satanás diz se tu és faz aí diz assim Nem só de pão ele sempre usa a prerrogativa de dizer que vai depender de Deus vai depender de Deus vai depender de Deus não é três vezes Jesus diz isso e e Deus o honra então é exatamente isso essa subordinação vai dizer assim eu vou deixar que Deus seja glorificado em
mim embora eu possa mas eu deixaria que Deus faça ele se coloca na dependência do Espírito para desenvolver o seu ministério e se coloca na dependência do pai para recobrar a Glória que ele tinha não é antes da fundação do mundo e nenhum dos dois frustram ele né nem o espírito santo nem o paió é tem um texto aqui de e quem bem expressou isso foi o escritor carismático Lucas Lucas Lucas é terrvel né Lucas Aleluia Lucas expressou aqui em Atos atos 10:38 ele diz como Deus Pai ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito
Santo e com poder Jesus andou por toda parte fazendo bem e curando todos os oprimidos do diabo porque Deus estava com ele e no Evangelho de Lucas nós vemos comumente e Eh Lucas falando sobre sobre esta questão sobre a ação do Espírito Santo no ministério de Jesus eu vou citar pelo menos uns dois rapidamente assim ah rapidamente Eh Lucas 4:1 diz assim então Jesus no poder do Espírito voltou para a Galileia e a sua fama correu por toda aquela região e ensinava nas sinagogas sendo elogiado por todos aí no mesmo Capítulo Versículo 18 ao 19
ele vai dizer o espírito do senhor está sobre mim porque ele me ungiu para evangelizar os pobres enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos para pôr em liberdade os oprimidos e proclamar o ano aceitável do senhor nós temos também Lucas Capítulo 5 Versículo 17 que diz assim aconteceu que num daqueles dias Jesus estava ensinando e acharam-se ali assentados fariseus e Mestres vindo de todas as aldeias da Galileia da Judeia e de Jerusalém e o poder do senhor estava com ele para curar então a gente vê a ação do do Espírito
Santo na vida do ministério de Jesus e fica muito mais claro entender essa subordinação pela sua missão de se tornar servo o princípio do esvaziamento deixa muito claro isso de Filipenses dois mesmo sendo Deus não deixou de ser Deus não usou de usurpação ser igual a Deus abriu mão do uso temporário dos seus atributos divinos e esses atributos foram ressaltados foram vamos assim dizer potencializados na sua vida através da ação do Espírito Santo por isso que nós temos textos que em que diz assim olha ele conhecia o coração de todos o espírit coração de todos
a questão da moeda Olha você pesque o peixe e tal como é mas se ele se autolimitado ter tido esse conhecimento Lucas explicou a ação do Espírito Santo o o contexto dos Evangelhos vai mostrar isso claro tanto essas passagens que o senhor eh citou como por exemplo a passagem que se fala sobre a blasfêmia contra o espírito santo né Não vamos falar sobre a blasfêmia Pelo menos eu não pretendo mas eh eh nesse texto fica claro que Jesus expulsava os demônios pelo Espírito Então veja ele pregava pelo Espírito ele ensinava pelo Espírito ele libertava pelo
Espírito ele revelava pelo Espírito Santo porque uma vez que ele se humanizou Lucas vai dizer ele crescia em conhecimento como é que ele vai crescer em conhecimento se ele era onisciente porque ele abriu mão temporariamente is aender como homem e Se o Espírito Santo não revelasse a ele ele não saberia não é E aí a gente pode explicar Marcos 13:32 ninguém sabe porque Por inel que pareça eu acho que essa é das passagens mais intrigantes para as pessoas em relação à divindade de Cristo não é principalmente para as pessoas assim mais mais leigas quer dizer
assim como é que ele não sabia ele não sabia porque el saber né Exatamente porque ele na condição de humanizado Se o Espírito Santo não revelasse é não saberia Mas uma vez recobrada a glória e o exercício dos atributos não tem como ele não saber e é por isso que em Atos em Atos Capítulo 1 me permita pastor em Atos 1 quando os discípulos voltam esse assunto e diz assim não compete a você saber do tempo e as horas que vocês precisam e do poder que estava sobre mim Vocês precisam ser cheio do Espírito Santo
para fazer essas obras então e eu acho que isso também explica paraa igreja como ela pode ser usada por Deus perfeito se Deus utilizou-se de Jesus através do Espírito Santo e o Espírito Santo está sobre nós é por isso a gente pode fazer as obras não porque a gente tem poder mas porque o espírito santo também está sobre nós a unção que estava sobre a cabeça em Atos dois deceu pro corpo né oh glória Deus irmão Jonas rapidamente ali nós temos subo para meu pai e vosso pai para meu Deus e vosso Deus na mesma
na mesma linha de pensamento que não tem como fugir dessa realidade bíblica João Capítulo 20 Jesus está já no seu corpo ressurreto está dizendo sub para o meu Deus se ele tivesse colocado aqui sub para meu pai Seria a mesma coisa ISO a mesma coisa então o fato de dizer assim ele tem Deus disse ele também tem pai tem pai então assim no eh a o princípio é o mesmo ele subro para o meu pai eu subro nosso Deus porque tá nessa condição de filho nessa condição ainda de subordinação primogênito de toda a criação primogênito
ele não é a primeira criação de Deus como áo dizia de jeito nenhum Mas é claro primeir primeiro não em criação mas o primogênito no sentido da sua filiação Aí sim mas não de criação filiação de filho eterna como foi mostrado o princípio da criação de Deus eh Apocalipse 13 e verso 14 isso é bom deixar claro pegar também Apocalipse Capítulo 1 livro de Apocalipse acho que el lucida bastante isso deixa eu pegar Apocalipse Capítulo um onde ele vai dizer que é o princípio ele vai dizer que eu sou começo fim eu sou alfa e
ôa o alfa e o ômega eh o texto um e oit eu gocho bem interessante é 1 e oit eu sou eu sou o alfa e o ômega o princípio e o fim usar esse texto para dizer que Jesus teve o princípio eu vou ter que também usar o texto para dizer que Deus teve princípio porque lá em Isaías 44 Versículo 6 ele diz eu sou o princípio e sou o fim quer dizer Deus não tem início nem Deus tem fim então assim muito cuidado com esses trocadilhos de palavra para não querer anular Justamente a
divindade do filho rapidamente vamos paraa próxima tela a próxima tela é a tela dos textos que eles utilizam né para dizer para tentando lá mas esses textos são reafirma ções de tudo aquilo que nós já estamos já temos falado é que o que é que acontece pastor Geralmente quem quer negar a Trindade que a gente tá falando de unitários e unicistas porque existe sim grupos que se identificam claramente como sendo unitaristas que não estão ligad a nenhum grupo muito muit À vezes é evangélico conhecido né geralmente são grupos menores mas existe aqueles que estão no
meu Evangélio e que até de maneira inocente mesmo por falta de conhecimento estão lá sustentando mas geralmente quem quer ligar quem quer combater a Trindade Primeiro vai utilizar aqueles textos que é uma forma de fragilizar e colocar Jesus como infero depois reafirmar com ess e depois reafirmar com esses textos aqui olha nenhum em nenhum momento esses textos estão errados por outro lado a gente afirma que nós u R da trind runa da Trindade tá justamente aí vamos pra próxima tela que o nosso tempo já já tá bem apertado é atela próxima tela eh a outra
tela outra tela próxima isso como o subordinacionismo se apresenta hoje vamos fazer um ping-pong lá primeiro pastor Valber pois não eh através de ensinos que combatem a doutrina da trindade combateu a Trindade tá se estabelecendo Por conseguinte o subordinacionismo isso eh através de ensinos que colocam o seu Jesus como criatura e e e é importante entender né Jesus se se colocou como como homem não foi uma imposição divina ele fez isso por amor e os textos que a gente já apresentou já demonstram que ele fez isso apenas para servir a Deus no propósito salvífico através
de ensinos que negam a personalidade do Espírito Santo consequentemente quem vai pro lado unicista e quem vai pro lado unitaristas vai ter que negar a pessoa do Espírito Santo porque admitir que ele é uma pessoa vai ter que admitir também a Trindade Então o que é muito comum é dizer que o Espírito Santo é uma força e biblicamente falando isso se constitui uma heresia gritante porque o espírito santo fala sente sente tem uma série de versículos bíblicos e não adianta dizer que foi personalizado se entristece né o Espírito Santo se entristece foi personalizado e eh
eh literalmente eh literariamente não o texto não demonstra isso mostra uma pessoa real Capítulo 13 Versículo 2 diz de maneira muito clara o espírito santo falou disse ali chamou para uma obra que separou para uma obra que é dele a gente vai estudar Isso lá na lição número nove mas aí tá o perigo o pastor para o professor da escola dominical chegar e dizer seu aluno encaminhou para esse lado vai ter que negar o espírito santo pastor Válber nosso tempo já foi embora eh O que é que o senhor poderia orientar o professor que vai
abordar este tema em sala de aula é sempre procurar pastor ter muito cuidado com interpretação do texto bíblico Não é porque que Jesus é Deus não é na lição passada eh eh e no esboço da Superintendência eu acho que tem mais de 100 textos bíblicos provando a divindade de Cristo então não tem como como negar isso e esses textos aparentemente contraditórios à divindade problema de interpretação e ter ter cuidado com interpretação ouvir não é o nosso pastor eh comprar declaração de fé V de que fonte está bebendo irmão Éder é não não se deter muito
na questão histórica é importante ser citada tá eu tô falando aqui do ponto dois mas eu acho que o foco principal da aula de hoje é o ponto um e o ponto TR tá bom embora a gente não tenha trabalhado o ponto TRS de forma explícita implicitamente quando você ler lá os dois subtópicos você vai entender que nós trabalhamos sim o ponto TR e explicando como é que esses grupos heterodoxos pensam é o professor da escola dominical deve enfatizar a O tópico um que mostra Jesus como sendo filho de Deus no sentido de que ele
tem a mesma natureza do pai e essa ênfase deve ser dada a partir do texto bíblico use bastante texto bíblico e vai uma recomendação aqui também se vê alguma interpretação que não está batendo não tá de acordo com aquilo que a gente sustenta pega a declaração de fé procura Justamente a Superintendência das escolas bíblicas dominicais porque muitas Às vezes o problema está na interpretação o problema não está no texto bíblico e a gente viu aqui que é muito claro o texto bíblico fala quando o p bíblico tá falando então ele disz que é Deus e
sempre praticar o que nós conhecemos como exegese né exegese é esperar o texto falar eu não tenho que vir com pressupostos sobre o texto eu tenho que esperar o texto falar comigo quando eu vou olhar o texto bíblico já previamente com uma teologia formada É como se eu colocasse este óculo com a teologia formada e através deste óculos teologia formada eu vou olhar para o texto bíblico então só vou conseguir enxergar aquilo que essa lente me permitir mas quando nós nos debruçamos com a escritura nós tiramos a nossa lente e Esperamos que o texto fale
profundamente a nossa alma Bíblia ela é suficiente existe uma regra bem básica da hermenêutica de que a bíblia interpreta a si mesmo que Deus continue Professor querido irmão irmã lhe abençoando em nome de [Música] Jesus queridos irmãos depois de uma lição tão maravilhosa vamos orar ao Senhor Presbítero senhor pode me dar nos dar Amém pastor vamos orar querido Deus pai de nosso senhor e salvador Jesus Cristo te louvamos por este momento tão maravilhoso aonde podemos comentar a tua palavra e sentir a sua presença aqui nos estúdios da Rede Brasil é tão bom senhor saber que
essa palavra é viva e eficaz e que verdadeiramente opera em nossas vidas eu te peço pela vida de cada professor que estará ministrando essa aula no próximo domingo usa eles poderosamente te agradecemos por esta porta aberta pela Rede Brasil pela vida do pastor da igreja pastor Aílton pela Superintendência Senhor e Te pedimos continua nos ajudando a fazer a tua vontade Senhor também abre a mente daqueles que pensam diferente que Como disse o pastor Jackson eles possam tirar os óculos e enxergar a tua palavra como ela é para glória do teu nome nós Te pedimos isso
em nome de Jesus amém chegamos ao final do programa Hoje estudamos a sexta lição com título O filho é igual com o pai na próxima semana veremos a sétima lição com o tema As naturezas humana e Divina de Jesus o programa escola bíblica dominical vai ao ar na TV toda sexta-feira 21:30 e no sábado às 16 horas também está disponível no formato podcast no Spotify e em nosso canal no YouTube Rede Brasil oficial se inscreva Ative o Sininho E compartilhe nossa programação Obrigado por sua companhia e até o próximo programa que a graça do nosso
senhor Jesus Cristo o amor de Deus nosso pai a comunhão do seu santo espírito estejam com todos hoje para todo sempre amém [Música]
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