O que é Jejum ? - Luiz Sayão - Disciplinas Espirituais

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em jejum [Música] Ah quando Nós pensamos em certas virtudes da nossa caminhada cristã entre elas tradicionalmente a gente fala de algumas disciplinas espirituais e muitos gostam de ressaltar que o jejum deve estar incluído nisso é curioso é interessante e a gente até quando pensa sobre essa realidade do jejum parece que é coisa assim não se encaixa muito na nossa cabeça aliás muita coisa que tem a ver com a espiritualidade bíblica dificilmente a nossa razão digere com facilidade eu gostaria de me lembrar aqui de um texto do próprio Jesus no sermão do Monte quando nós lemos
Mateus 6 verso 16 quando o assunto do jejum entra em cena diz o texto quando jejuarem não mostrem uma aparência triste como os hipócritas pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa ao jejuar põe a óleo sobre a cabeça lá e o rosto para que não pareça aos outros que você está jejuando mas apenas a seu pai que vê no secreto e seu pai que vê no Secreto o recompensará é curioso porque quando a gente
pensa nessa relação com Deus e o jejum é faz parte dessa prática de espiritualidade a gente deve perguntar o que que ficar sem comer tem a ver com a nossa relação com Deus a nossa relação com o próximo e até mesmo em que medida isso de alguma maneira contribuem para o bem-estar da humanidade né que uma pessoa num canto fechada ficando sem comida e que como é que isso faz qualquer diferença curiosamente quando a gente lê a Bíblia é impressionante eu vou apresentar aqui uma relação de referências significativas sobre o jejum especialmente naquilo que a
gente pode chamar de pontos fundamentais de transformação da história Olha que coisa interessante Moisés aparece como destaque como alguém que vai mudar a história do seu povo ser protagonista na história da Redenção ele tem o famoso jejum dos 40 dias o povo de Israel é convocado a gente não entende isso direito especialmente nas traduções mais antigas que lá em Levítico 16 diz que naquele dia vocês devem afligir as suas almas literalmente que vocês devem fazer jejum que é o famoso João que por é a data a principal de reflexão sobre a nossa caminhada com Deus
e é marcada por jejum Elias também jejua por 40 dias Davi no momento difícil depois quando ele tá se recuperando do seu pecado e tem sete dias de jejum a grande mensagem vamos dizer de perfil missiológico de Jonas em nínive mostra os ninivitas jejuando Daniel naquele famoso caso ali de uma luta espiritual tremenda ele jejua por 21 dias Ester curioso livro de Ester não fala o nome de Deus não fala em oração não apresenta nem a palavra Deus mas tem um jejum de três dias de três noites lá o próprio Jesus a semelhança de Elias
de Moisés também tem o jejum de 40 dias o apóstolo Paulo na ocasião da sua conversão a Cristo conforme atos novos jejum por três dias e a própria Igreja Primitiva vamos assim dizer na sua caminhada missionária essa igreja em Atos 13 Tudo começa com jejum então é curioso a gente perceber como o jejum tá presente em todos esses vão ser pontos fundamentais da construção da história da Redenção como não existe assim uma referência é muito enfatizada de que olha Vocês precisam jejuar não se esqueçam de jejuar você não tem esses imperativos né sobre jejum o
que a gente tem mais é uma descrição do Povo de Deus jejuando e não uma recomendação nem de necessariamente estar se lembrando de fazer jejum e também não existe uma ideia de como exatamente ele deveria ser feito E além disso é essa realidade é do valor e do Poder da importância do jejum chega a ser tão forte que Marcos nós vamos ler que existe determinados tipos patrimônios caça de demônios que não saem-se não por jejum e oração Qual é o sentido de tudo isso por que que Deus apresenta essa situação e por que que Jesus
vai levantar para a gente essa questão de que tome muito cuidado quando você jejuarem porque os judeus religiosos jejuavam até mesmo a Igreja Primitiva também Manteve essa prática e no entanto essa prática que parece ser uma disciplina tão importante pode se tornar um problema como é que a gente entende esse cenário acho que a primeira coisa que a gente deve entender é que a lógica do jejum está no fato é de que a gente precisa ser confrontado com a nossa fragilidade facilmente nós caminhamos numa direção de uma espécie de loucura de em si mesma mento
a partir a nossa própria sensação de poder e força que não é realidade e quando a gente vamos dizer sente a fragilidade da limitação do nosso povo parece que é uma chance de cair na real é possível que por trás do jejum além dos elementos possívelmente favoráveis do ponto de vista de saúde e outros elementos mais a pessoa assim né esse tipo de prática que existe no judaísmo antigo no cristianismo primitivo aquela coisa de poder Zeta aquela coisa de separar de ficar em oração né Aliás o sermão do monte focaliza né tanto a questão de
dar esmolas ajudar o próximo a focaliza a oração e focaliza o jejum e apresenta muito bem uma uma oposição ao tipo de espiritualidade prejudicada que havia naquele contexto encontrasse com o ensino de Jesus então o que que acontece jejum é confissão de fragilidade é mais ou menos a oração do corpo que entende a sua insuficiência e tem um exercício concreto de percepção dessa realidade se coloca diante de Deus é fundamental para caminhada na condição de seguidor de Jesus Apesar interessante que o texto não fica dizendo vão fazer isso mas pressupõe que isso é uma realidade
pertinente a vida sugerindo para gente mais do que uma espécie de obrigação e responsabilidade é uma espécie de respiração que flui de uma vida que tá numa sintonia de espiritualidade saudável do ponto de vista do novo testamento agora como é que a gente consegue fazer esse exercício sem ter inflamação espiritual não Deus desdobramentos equivocados dois problemas surgem aqui o primeiro deles é aquilo que é tão comum onde a pessoa entende jejum no sentido Pagão da palavra Ou seja eu preciso machucar me martirizar para convencer Deus a me ajudar Aí surge uma digamos assim perversa atitude
de relação de troca em que a pessoa acha que se ele de alguma maneira cifra agilizar muito quer dizer que Deus de uma certa forma vai se sentir pressionado ao cara tá fazendo greve de fome lá embaixo Então vamos atender o pedido dele afinal de contas está doendo muito que é uma coisa comum do paganismo né as pessoas se machucavam literalmente para convencer a divindade uma espécie de espiritualidade muito fora do foco dos ensinos de Jesus a outra maneira complicada é o que Jesus denuncia que quando o jejum vira vamos dizer moeda do capitalismo espiritual
ele vira uma referência para dizer olha veja essas pessoas são as pessoas espirituais Então em vez de ser um jejum que tem sintonia com a preocupação com o sofrimento do próximo através das doações que se fazia a oração na busca e na dependência de Deus é que hoje é feita publicamente para passar pelo crivo da síndrome do holofote para ter uma exposição de modo que a pessoa tivesse uma glória perante todo mundo o que foi a enfermidade que atinge muitos religiosos na época de Jesus então Jesus vai colocar o teste quando você for orar faça
o favor de não né postar né não colocar isso publicamente você entra no seu quarto e fique você sozinho diante de Deus o jejum da mesma maneira porque surge o momento em que as pessoas começam não só jejuar mas fazer toda a cena né criar aí todo assim todo todo o ambiente para tentar projetar-se a si mesmo como referência de espiritualidade superior então isso macula a espiritualidade de uma maneira significativa e se torna o problema por isso quando a gente pensa em termos de jejum na nossa realidade a gente precisa resgatar essa questão a da
intimidade da particularidade do elemento que envolve a relação legítima e genuína entre a pessoa e o próprio Deus talvez o outro problema que pode acompanhar a realidade do jejum é que uma vez que a gente observa que historicamente né essa situação em que aqueles que foram usados por Deus na prática e confissão da sua fragilidade né é curioso porque que um demônio sai né quando tem jejum e oração parece que a lógica é que a gente abre mão da força e do Poder humano e confia plenamente no agir Divino e o jejum é tipo uma
se é possível falar essa cereja do bolo dessa prática em que concretamente a gente anuncia que o poder PE a Deus e não na nossa força naquilo que a gente entende que tá debaixo do nosso poder então com esse raciocínio com esse foco a pessoa pode facilmente caminhar na direção equivocada de que tipo o jejum é o elemento poderoso para resolver qualquer coisa jejum seria Pau para Toda obra se tem casta de demônio que só sai com jejum e oração meu amigo então tem problema familiar dificuldade de perdão o problema financeiro Qualquer coisa a gente
jejua e resolve isso simplesmente não está no texto bíblico não há nenhum conselho nem de Paulo nem de Lucas né dos outros Evangelhos né das cartas dizendo pessoal tem duas pessoas que não estão concordando aí na igreja então jejum para resolver isso não aparece isso aparece que elas devem concordar Parece que eles devem pedir perdão aparecem outras orientações então o jejum não é mágico do jejum não tem essa condição é de ser uma espécie de toque de Rei Midas espiritual que a gente qualquer coisa a gente pode correr o risco de ir numa direção mistificador
indevida achando que uma vez que a gente enfrenta situações que exigem o uso do bom senso exige o conhecimento entendimento da palavra Divina Exige uma atitude relacional adequada exige um planejamento correto Exige uma série de outras coisas a gente joga tudo no jejum e às vezes jejum e oração como se isso fosse Resolver tudo não é o caso bom entendendo isso que o jejum não pode se tornar essa essa coisa de fundamentação de relação de troca com Deus né em cima da culpa e do medo e que o jejum não pode ser entendido de maneira
alguma como um elemento mágico e nem pode se tornar medalha espiritual para ser publicada e divulgada que isso é corrupção da verdadeira espiritualidade a gente deve então pensar no seguinte como devemos fazer jejum como é que essa prática deve fazer parte da nossa vida bom em primeiro lugar o jejum é recomendável e não existe fórmula específica para isso é saudável é bom que Muitas comunidades cristãs por exemplo em determinados momentos definam um período olha pessoal nesse momento nessa ocasião nós vamos estar numa semana de jejum e estabelecendo isso e geralmente isso pode ser adequadamente aliado
algum tipo de propósito você vê que né Por exemplo em situações difíceis onde a gente não tem saída historicamente quem dependia de Deus jejuou numa confissão de fragilidade entendendo que a saída vem de Deus é uma espécie de confissão de que as nossas forças são limitadas e a gente se concentra Então isso é bom e é bom também no nível individual a pessoa decide pode fazer E aí uma situação muito importante o jejum é acompanhado de bom senso você vê o livro de Atos a obra missionária começa com jejum e oração mas não é porque
ela começa com jejum oração que ela não tem planejamento estratégico e organização não é porque ela tem essa espiritualidade que essa ação missionária não tem foco ou direção então a gente precisa jejuar com bom senso pessoas que têm problemas sérios de saúde pessoas que têm limitações muito específicas pessoas que às vezes querem se sujeitar a um jejum muito prolongado precisam tomar cuidado porque eu já vi casos de pessoas sim que se prejudicaram terrivelmente agindo de uma maneira inadequada e com pouca responsabilidade achando que o sacrifício do jejum era a única maneira de de alguma forma
ser atendido por Deus se nós jejuamos jejuamos em função da nossa relação com a graça de Deus jejum funciona com uma espécie de culto de dependência de gratidão e não como uma atitude de uma obrigação que quanto mais doer melhor porque aí de fato a gente descobriu que a nossa espiritualidade supostamente é séria Então nesse caso é importante que as coisas venham a ser feitas adequadamente com responsabilidade E além disso esse jejum de fato tem que estar em sintonia com essa proposta de espiritualidade Eu já vi pessoas na minha vida que tão trabalhando tão fazendo
outras atividades estão jejuando na verdade a pessoa não a pessoa tá sem comer eu conheço pessoas que por razões de saúde ou até mesmo por dieta né não come de manhã não comem à noite Isso não é um jejum se a gente está pensando em jejum Não Faz Sentido o indivíduo trabalhar 10 12 horas por dia está jejuando porque ele está se dedicando ao Senhor talvez até seja possível mas é muito mais difícil o jejum faz sentido se ele de fato é acompanhado daquilo que tem a ver com essa relação de profundidade de espiritualidade para
com Deus então se a pessoa vai fazer esse jejum que seja no momento de estar retraído de estar ali no momento separado diante de Deus com oração leitura bíblica meditação aí a coisa faz muito mais sentido dificilmente essa questão vai ser proveitosa se a gente não entender essa realidade portanto a gente descobre aqui que o jejum tem o seu valor é importante não é marca de espiritualidade principal o seu uso pode ser indevido e que a gente deve a medida em que a nossa relação com Deus permitir e quando isso foram Um Chamado de Deus
um propósito até ter momentos e períodos em que a gente dedica a nossa vida o nosso coração nosso coração em busca uma comunhão aprofundada com Deus e curiosamente mais uma vez a gente reforma é impressionante que a realidade da história da Redenção ela é pontuada por pessoas que ficaram numa situação de extrema vulnerabilidade e que no momento da sua relação com Deus jejuaram e jejuaram de uma maneira profunda Como o próprio Jesus e esse período se desdobra no momento extraordinário da ação Divina na história simplesmente para a gente entender que apesar das nossas boas ações
da nossas orações do nosso jejum que quando são feitos e são feitos sobre direção de Deus como em Atos 13 dirigidos Ali pela ação do Espírito Santo os desdobramentos espirituais são extraordinárias se forem feitos pela direção na nossa Glória na nossa carne na nossa intenção inadequada certamente nós não teremos qualquer desdobramento desse jejum na verdade esse jejum não terá proveito nenhum e não nos levará a lugar algum
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