Predador: A Caçada, o mais novo filme da franquia "Predador", foi extremamente bem recebido por público e crítica, sendo considerado o melhor longa desde o original de 1987. Com isso, se renovou todo um novo interesse não só pela franquia, mas pela misteriosa e assustadora figura do Predador, esse alienígena imparável que faz da caça o seu estilo de vida. No vídeo de hoje, trazemos 10 fatos sobre essa criatura, uma das mais icônicas do cinema.
O que é um Predador Para começar, é importante frisar que a palavra "predador" é apenas como os terráqueos se referem a essas criaturas. A linguagem deles parece ser uma série de ruídos e cliques representados por uma série complexa do que podem ser letras ou ideodramas, então não sabemos como eles preferem ser chamados. Bom, pelo menos nos filmes, já que o universo expandido da franquia revela que eles são conhecidos como Yautja, ou Hish-Qu-Ten.
Essa raça parece ser guiada pelo desejo de caçar por esporte. Frequentemente, eles procuram o que quer que se passe pelos maiores guerreiros em uma determinada área e os perseguem como um jogo por troféus (geralmente, crânios). Eles são conhecidos por ignorar seres humanos que não representam uma ameaça ou desafio imediato, insinuando que podem ser guiados por um senso distorcido de honra ou espírito esportivo.
De onde vêm os Predadores? Não se sabe muito sobre o local de origem dos Predadores. Eles são avançados o suficiente para viajar pela galáxia para caçar as espécies mais perigosas por esporte, mas já mostraram sinais de ter um mundo natal singular, bem como uma cultura e hierarquia próprias.
No entanto, nada disso é realmente explicado a nenhum dos seres humanos que encontram os Predadores - eles geralmente estão muito ocupados correndo para salvar suas vidas. Em vez disso, os humanos normalmente lidam com a classe guerreira dos Predadores – aqueles que deixam as naves furtivas para coletar troféus humanos por esporte, honra ou algum tipo de poder político. Em suma, parte do que torna os Predadores tão assustadores é o fato de que os humanos não sabem exatamente de onde eles vêm ou o que exatamente eles querem além de caçá-los e matá-los com extrema violência.
Os Super-Predadores Nos filmes da franquia "Predador", somos sempre introduzidos aos bons e velhos caçadores Yautja que aprendemos a amar. . .
e temer. No entanto, eles não são a única raça Yautja por aí. O filme "Predadores", de 2010, introduziu uma raça maior e mais feroz chamada simplesmente de Super-Predadores.
É apenas mencionado brevemente que os Super-Predadores eram muito semelhantes aos outros, mas tinham suas diferenças, incluindo o fato de que caçavam até mesmo outros Yautja. Eles não tinham um código de honra e caçavam de diferentes maneiras, incluindo o uso de cães extraterrestres. Existem fêmeas entre os Predadores?
As fêmeas Yautja são guerreiras temíveis, assim como os machos. Pouco se sabe sobre elas e existem apenas alguns espécimes notáveis. Quando têm um companheiro, preferem caçar juntos e às vezes até morrem juntos.
Elas costumam ser mais calculistas do que os machos, que tendem a ser mais imprudentes. As predadoras nunca foram apresentadas nos filmes, aparecendo apenas nos livros, quadrinhos e games. A representação da sociedade e da vida familiar dos Predadores é rara mesmo no Universo Expandido.
Do que já foi mostrado, as mães viviam junto com seus filhos em pequenas famílias. A série em quadrinhos "Superman e Batman versus Alien e Predador" trouxe uma visão um pouco mais fundamentada de uma sociedade Yautja escondida nas montanhas da América do Sul, com fêmeas cuidando de crianças Yautja enquanto viviam uma vida tribal simples. Os quadrinhos também mostraram caçadoras importantes entre seu povo, como Big Mama e Sister Midnight.
A Visão do Predador Algumas das imagens mais icônicas da franquia vêm do ponto de vista do Predador, mostrando suas potenciais vítimas em cores brilhantes que representam a intensidade do calor do corpo enquanto a criatura os caça. Isso levou alguns espectadores a pensar erroneamente que a espécie de alguma forma enxergava imagens térmicas. Se você prestar atenção, no entanto, fica bem claro que essa imagem infravermelha é tecnológica e está contida nas lentes das máscaras dos Predadores.
Em "Predator 2", o caçador extraterrestre tem vários modos de visão que ele pode alternar. E mesmo no filme original, na icônica cena em que o Predador retira sua máscara, temos um vislumbre de como ele enxerga: tudo em matizes de vermelho. Eles consideram os Xenomorfos como suas presas mais dignas Os Yautja são uma espécie que teve inúmeros encontros com humanos ao longo da história.
Apesar dessas batalhas contínuas entre as duas espécies, elas estão principalmente associadas às espécies alienígenas dos Xenomorfos que são conhecidos pela franquia Alien. Para os Yautja, os Xenomorfos são conhecidos como "kiande amedha" ou "carne dura", o que reflete o fato de que eles acreditam que são as mais dignas de todas as presas devido à dificuldade de derrotá-las. Aliás, os Yautja tem uma espécie de ritual de iniciação para jovens caçadores que estão atingindo a maioridade: especificamente, esses jovens caçam seu primeiro Xenomorfo.
O Sangue O aspecto mais estranho da fisiologia Yautja é seu sangue verde fluorescente. Embora os fãs do filme Alien possam estremecer com as implicações do que um sangue verde pode fazer, o sangue Yautja está longe de ser ácido. Na verdade, ele faz exatamente o oposto.
O sangue Yautja é adaptado para neutralizar o ácido dos Xenomorfos. É por isso que eles são capazes de caçar Xenomorfos e não morrer imediatamente de um ataque com ácido. O ácido rompe a pele, mas não os músculos, dando-lhes tempo suficiente para contra-atacar.
Além disso, os humanos que consomem sangue Yautja devidamente preparado recebem cura aprimorada. A tecnologia é conquistada, não dada A palavra que melhor define construção da sociedade do Predador é "equilíbrio". Sua sociedade constrói naves espaciais sofisticadas, mas que não são elegantes e altamente tenológicas como vemos em Star Wars.
Ao mesmo tempo, eles são uma cultura tribal, mas sua aparência não é primitiva como a dos Orcs de O Senhor dos Anéis. A tecnologia Yautja é uma mistura perfeita das grandes filosofias de fantasia e ficção científica. Eles têm o suficiente para permanecerem superiores, mas gostam do desafio de uma luta.
É por isso que os Yautja novatos na arte da caça não recebem todas as ferramentas que aquele Caçador tinha no primeiro filme do Predador. Eles precisam conquistar o direito de obter uma tecnologia melhor. Predadores vivem por séculos Os predadores têm uma vida incrivelmente longa.
Para eles, a maturidade física é alcançada por volta dos 50 a 60 anos. No entanto, isso não significa que eles são tratados como adultos. Os novatos são desordeiros, descuidados e ansiosos para ganhar suas marcas.
Isso significa que eles são obrigados pela lei Yautja a serem supervisionados por um caçador experiente, seja em florestas, selvas ou cidades. O sistema de castas de Yautja respeita muito os mais velhos. Um velho guerreiro significa que eles lutaram por mais tempo e mais duramente do que qualquer outro Yautja.
Seus líderes têm todos milhares de anos. Alguns têm até idade suficiente para relembrar as origens primitivas dos seres humanos. Sua sociedade é baseada em classe e ranking A sociedade dos Yautja opera principalmente em um sistema de classificação baseado na experiência de caça e proeza de cada membro individual da espécie.
Alguns desses títulos de classificação incluem: Un-blooded que são jovens Yautja sem experiência, Young Blood que são jovens adultos que ainda não são vistos como "verdadeiros caçadores", Blooded que já mataram seu primeiro Xenomorph, e Elite que são os mais perigosos da raça e são capazes de fazer coisas como matar vários Xenomorfos sozinhos. Considerando a sua rígida cultura guerreira e o quanto o combate não é apenas glorificado, mas é uma base integral da sociedade Yautja, esse sistema de castas não chega a ser uma surpresa.