prepare-se para uma revelação que desafiará tudo o que você sabe sobre Milagres e Magia Jesus era um Mago esta pergunta controversa vai sacudir suas crenças e trazer à tona verdades ocultas Neste vídeo mergulhamos nas profundezas dos Evangelhos e das práticas antigas para descobrir se os milagres de Jesus eram realmente atos de magia e ao final vou compartilhar com você uma prática poderosa inspirada no próprio Jesus que conectará você à natureza divina e ao poder curativo da Terra no Evangelho de João Capítulo 9 Versículo 6 Jesus Restaura milagrosamente a visão de um homem cego mas seu
método para realizar o milagre é um pouco Fora do Comum quando Jesus disse isso ele cuspiu no chão e fez lama com a saliva espalhando-a nos olhos do homem dizendo vá lavar-se na piscina de siloé então O homem cego foi lavou-se e voltou enxergando Este não é o único exemplo de milagres com saliva nos Evangelhos no evangelho de Marcos Capítulo 8 Jesus coloca saliva nos olhos de um homem cego para curá-lo essas histórias de Milagres podem parecer estranhas em comparação com a imagem comum dos Milagres de Jesus às vezes Jesus Apenas fala com autoridade e
as coisas acontecem como quando ele acalma uma tempestade no mar da Galileia apenas dizendo paz fique quieta outras vezes um milagre acontece pelo simples toque em Jesus no Evangelho de Lucas uma mulher é curada ao tocar suas vestes em meio a uma Mult ão Jesus percebe isso porque sentiu que o poder havia saído dele em outros casos Jesus realiza Milagres remotamente sem sequer estar presente como em Mateus Capítulo 8 quando Jesus cura um servo paralisado de um Centurião Romano sem estar na mesma sala mais saliva e lama Isso parece um pouco Rude mais precisamente Jesus
usa materiais Ele cura não apenas com palavras Sobrenaturais ou toques Sobrenaturais mas também com substâncias como um cataplasma de Iva e lama outros cristãos primitivos estavam confortáveis em retratar Jesus realizando milagres com objetos rituais em muitas representações ele é mostrado ressuscitando Lázaro ou transformando água em vinho enquanto aponta um bastão um objeto nunca mencionado nos Evangelhos essas representações de Jesus com um instrumento semelhante a uma varinha ou curando com uma substância inevitavelmente convidam comparações com magos em seu livro de 1978 Jesus o mago o historiador Morton Smith argumentou que Jesus era um Mago ele sugere
que as camadas mais primitivas das narrativas dos Evangelhos Originalmente retratavam Jesus como um operador de Milagres e Exorcista mas editores cristãos posteriores suavizaram essa imagem para apresentá-lo mais como um professor e Rabino bem arredondado Smith argumenta que isso foi feito para que o público externo não o confundisse com um Mago agora quero deixar claro que muitos dos detalhes no livro de Smith não são levados a sério pelos estudiosos hoje em minha opinião sua interpretação das evidências é muitas vezes especulativa demais e ele frequentemente faz saltos lógicos tentando provar que certas cenas nos Evangelhos eram rituais
Mágicos Mais especificamente seus argumentos muitas vezes se baseiam em encontrar Paralelos entre os milagres de Jesus e Evidências greco-romanas e Greco egípcias muito interiores por exemplo ele tenta traçar Paralelos entre Jesus e papiros mágicos gregos e coptas alguns dos quais estão na tela agora os papiros mágicos gregos e coptas são uma enorme compilação de fórmulas rituais para todas as sortes de façanhas Sobrenaturais como curar uma dor de cabeça se comunicar com um espírito se tornar invisível Mas eles datam principalmente do período Romano tardio centenas de anos depois de Jesus e a centenas de quilômetros de
distância no Egito Então embora sejam úteis para ilustrar a vida religiosa no Egito Romano tardio não são úteis para ilustrar a vida religiosa Judaica na Galileia do primeiro século portanto descarto grande parte do livro como impreciso mas o livro de Smith é valioso na medida em que questiona a categoria de milagre destacando que as linhas entre milagre e Magia Mago e operador de Milagres podem ser tênues Estas são categorias que tomamos como certas mas ao olhar mais de perto descobrimos que se um milagre é magia está nos olhos de quem vê hoje examinaremos Se Jesus
era um Mago primeiro vamos enquadrar nossa discussão quero deixar claro que não estamos discutindo se os milagres de Jesus realmente aconteceram estamos limitando o nosso estudo a perguntas que podemos responder usando ferramentas de análise histórica e literária Então estou enquadrando essa questão de duas maneiras através de uma lente literária e uma lente histórica antropológica porque mago levanta duas interpretações diferentes pode se referir a um personagem Imaginário ou arquétipo literário como Harry Potter Gandalf ou exemplos da literatura greco-romana como Medeia e circe que transforma a tripulação de odisseu em porcos na Odisseia em outras palavras a
esfera imaginária de magos Feiticeiros e operadores de Maravilhas mas para melhor ou pior mago também pode ser aplicado em um sentido antropológico a especialistas rituais como chams astrólogos artesãos que fazem amuletos ou tabuinhas de maldição vamos examinar ambas as interpretações primeiro consideraremos em que sentido podemos chamar Jesus de mago em um sentido Literário de acordo com as Convenções da literatura greco-romana como um personagem nos Evangelhos após ler sobre os milagres de Jesus nos Evangelhos alguns críticos antigos do cristianismo rotularam Jesus como um Mag quer os Escritores dos Evangelhos tenham pretendido isso ou não essa foi
a impressão que alguns leitores tiveram isso nos leva a debates categóricos interessantes sobre o que é um milagre e o que é magia em seus contextos históricos as audiências antigas distinguiam entre essas duas categorias você distingue entre essas duas categorias um dos objetivos centrais dos estudos religiosos é criticar as categorias que usamos declarar que Jesus é um Mago po de revelar nossos próprios preconceitos sobre o que um milagre realmente é a segunda metade da nossa discussão envolverá o próprio Jesus em um sentido histórico e antropológico Jesus se apresentava como um operador real de Milagres ou
magia e não simplesmente um Rabino ou professor para usar um exemplo moderno quer você acredite ou não na realidade dos demônios não há dúvida de que existem cristãos hoje que se apresentam como exorcistas eles se apresentam no palco e realizam rituais que chamam de exorcismo Você pode encontrar filmagens de Tais exorcistas no YouTube agora alguns observadores mais cínicos podem ser rápidos em descartar esses exorcistas como charlatões que estão tentando enganar seu público mas acho que essa perspectiva obscurece o que está acontecendo de uma perspectiva antropológica ou psicossocial esses especialistas rituais e os participantes são aculturados
em uma comunidade religiosa que está profundamente investida na na ideia de guerra Sobrenatural Entre Anjos e Demônios eu argumento que essas performances rituais São moldadas por pistas sutis de sua cultura religiosa que ditam como deve ser um Exorcismo e por devem fazê-los que as performances são realizadas por causa de preocupações sinceras sobre demônios de maneira semelhante como um homem judeu vivendo na Galileia do primeiro século Jesus vivia em uma cultura religiosa profundamente investida em defender-se contra o poder demoníaco um mundo onde morte doença ou outros males físicos poderiam ser prontamente atribuídos a demônios os Evangelhos
retratam Jesus como um exorcista e operador de Milagres isso tem um núcleo de historicidade Jesus se apresentava como tal e realizava rituais públicos nessa linha podemos chamar esses rituais públicos de mágicos Vamos começar com a análise literária o filósofo grego Celso é o exemplo mais explícito de alguém interpretando Jesus como um personagem Em algum momento no final de 170 EC Celso publicou um livro atacando o cristianismo tentando desacreditar Jesus como indivíduo e o cristianismo como um todo algumas décadas depois de Celso publicar Este trabalho o teólogo Cristão orígenes escreveu uma refutação chamada contra Celso o
livro original de Celso não sobreviveu mas sabemos o que ele escreveu Porque orígenes cita extensamente Celso palavra por palavra dessas citações aprendemos que Celso argumentou que quando Jesus viveu no Egito quando jovem escapando de Herodes o grande conforme descrito no evangelho de Mateus Jesus deve ter adquirido conhecimento de certos poderes miraculosos Jesus então retornou ao seu próprio país e por meio desses poderes proclamou-se um Deus em outro lugar Celso argumenta que Jesus trabalhou esses poderes por meio da feitiçaria chamando Jesus de e de Feiticeiro ímpio e odiado por Deus agora obviamente orígenes discorda de Celso
e defende fervorosamente os poderes de Jesus Então o que o desacordo deles pode nos ensinar sobre como as audiências antigas interpretaram a operação de Milagres de Jesus na minha opinião Isso demonstra que magia e milagres são categorias subjetivas estão nos olhos de quem vê orígenes e Celso estão olhando para o mesmo texto lendo as mesmas histórias sobre os poderes de Jesus andar sobre a água curar cegos ressuscitar os mortos orígenes argumenta que esses poderes são obra de Deus enquanto Celso argumenta que esses poderes são o resultado de demônios feitiçaria e treinamento exótico no Egito Observe
que nenhum deles está negando a realidade dos poderes de Jesus mas sim debatendo a categoria moral dos poderes como eles devem ser classificados podemos pensar nisso como um debate sobre uma categoria neutra desempenho tal taumatúrgico taumaturgia significa operação de Maravilhas e é provavelmente a maneira mais expansiva e academicamente neutra que eu poderia descrever todos os tipos de eventos Sobrenaturais ou paranormais realizados por algum tipo de especialista ritual levitando objetos taumaturgia curando alguém de um ferimento com um poder ambiguamente definido taumaturgia saltando de grandes alturas e sobrevivendo todos esses são exemplos de taumaturgia uma vertiginosa de
obras de poder inexplicáveis e frequentemente ambíguas Celso e orígenes estão discutindo sobre a categoria moral de feitos ambíguos de poder sobrenatural e Podemos ver isso nas palavras gregas que Celso usa a palavra que estamos traduzindo aqui como feitiçaria é a palavra grega goetia que é um termo inequivocamente negativo em toda a literatura greco-romana é um termo usado para descrever rituais prejudiciais malignos e ilegítimos portanto a melhor tradução é feitiçaria que mesmo em português carrega conotações negativas em grego alguém que pratica goetia é um Gois ou Feiticeiro os outros termos que Celso usa Mago e Magia
são traduções das palavras gregas Magos e Magia respectivamente você pode reconhecer este termo Magos o evangelho de Mateus descreve Magos ou magoi visitando Jesus Originalmente magoi ou Magos se referiam ao H uma classe de sacerdotes zoroastrianos no Império Persa magia portanto refere-se ao trabalho ou práticas dos magos autores gregos como Heródoto e Platão descrevem os magos como uma classe de sacerdotes que realizam deveres sacerdotais como sacrifícios o filósofo judeu philon descreve os magos como especialistas sacerdotais conhecedores mas eles também eram conhecidos por coisas mais estranhas Como interpretar sonhos ou astrologia e eventualmente ambas as palavras
assumem em conotações quase universalmente negativas na literatura grega e romana provavelmente influenciado por preconceitos gregos contra persas as palavras Magos e Magia eventualmente passaram a ter conotações xenófobas referindo-se a ritos exóticos assustadores e estrangeiros bem como ritos moralmente malignos como sacrifícios humanos ou preparação de venenos autores Romanos usam a palavra magia como um termo geral para o que viam como práticas supersticiosas ou ilegítimas como maldições encantamentos prejudiciais ou veneno este aqui na tela é um amuleto de bronze representando o ma olhado sendo atacado por cobras leões um escorpião e sendo perfurado por Flechas um motivo
antim olhado muito comum no período Romano aqui está outro exemplo uma fórmula protetora inscrita em um pedaço de prata que invoca o Deus de Abraão e Jacó para proteger uma filha chamada Alexandre de demônios e feitiçarias e tonturas e há também uma coleção inteira de tigelas de encantação da antiga Mesopotâmia tigelas de Barro inscritas com encantamentos que visavam neutralizar Demônios da casa de alguém muitas dessas foram escritas em aramaico e extraem frases do talmud e de outros textos judaicos esses exemplos são apenas uma pequena fração de um enorme corpo de evidências de rituais personalizados que
as pessoas antigas realizavam por uma Variedade de razões desde amaldiçoar rivais até proteger-se de doenças ou demônios mas quero que lutemos com as perguntas podemos classificar todos esses rituais como magia e podemos dizer que essas tabuletas de maldição amuletos ou tigelas de encantação foram feitos ou usados por alguém chamado mago eu argumento que esses termos obscurecem o contexto social desses rituais vamos usar o exemplo de Harry Potter e Gandalf novamente qual é o título de trabalho dessas figuras bem eles são Magos um termo que eles não apenas usam para descrever a si mesmos mas também
é um termo visto positivamente por seus pares e pelo público de seus universos ficcionais é uma coisa boa ser um mago considere também pagãos contemporâneos que se identificam como Bruxas é um termo positivo de autodescrição como já vimos esse não é o caso no mundo antigo com tantos termos gregos e latinos cada um com seu significado específico e muitos deles com ações polêmicas pejorativas ou depreciativas acho que é uma má prática histórica aplicar o termo mago de forma AC crítica às pessoas que criaram ou usaram esses objetos Vamos fazer um experimento mental aqui conhecendo a
conotação antiga dos termos Magos ou Gois quando olhamos para um objeto como este amuleto de prata que Visa proteger uma mulher chamada Alexandra de demônios ou esta tigela de encantação que Visa expulsar demônios de sua casa é mágoa a melhor maneira de descrever a p pessoa que fez esses objetos eu acho que não quem quer que tenha feito este amuleto era alguém educado o suficiente para saber sobre liturgia Cristã e citações bíblicas que tipo de pessoa seria essa um monge ou um sacerdote acredito que este exemplo e muitos exemplos semelhantes de amuletos com motivos cristãos
foram feitos por clérigos e esta tigela de encantação quem quer que tenha inscrito essa encantação dentro dessa tigela foi treinado no talmud em outras palavras um Rabino o que borra a linha entre e religião até o famoso médico Romano Galeno se envolveu no mundo da cura e das gemas borrando a linha entre medicina e Magia portanto os títulos de trabalho dos chamados Trabalhadores de magia na antiguidade não são mago ou Feiticeiro mas sim títulos de trabalho muito mais mundanos como Escriba sacerdote monge Rabino ou médico então tanto quanto aprecio Morton Smith por revelar a linha
tênue entre milagre e Magia acho que ele designar Jesus como mago obscureceu mais do que ajudou não é um termo antropológico útil ao estudar a religião antiga os estudiosos são rápidos em distinguir entre o mago do folclore e as pessoas comuns que podem ter encomendado ou criado os vários objetos e textos rituais de pequena escala que visam trazer sobrenaturalmente algum resultado desejado em vez de mago os estudiosos preferem o termo amplo mas mais neutro especialista ritual especialista ritual ou especialista em rituais é um termo abrangente para descrever as várias pessoas antigas que se envolveram nesses
tipos de rituais alguns estudiosos usaram o termo especialista ritual freelance para distinguir entre autoridades institucionais como sacerdotes e bispos e o guia local da rua sem qualquer conexão formal com um templo ou mosteiro local que é simplesmente muito bom em fornecer todas as suas necessidades Sobrenaturais seja um amuleto ou apenas uma uma boa encantação cantada sobre seu bebê doente o próprio Celso parece aludir a tais pessoas embora de sua perspectiva preconceituosa comparando Jesus aqueles que aprenderam com quem vendem seus ensinamentos reverenciados no meio do mercado por alguns óbolos e expulsam demônios das pessoas e afastam
doenças e invocam espíritos embora Celso esteja obviamente sendo tendencioso aqui ele provavelmente Está se referindo a um tipo real de pessoa que ele testemunhou pessoalmente algum tipo de especialista ritual freelance que se envolveu em exorcismos Públicos como nossos exorcistas do YouTube de antes então vamos fazer uma nova pergunta Jesus era um especialista ritual freelance a resposta para isso é bem possível mas agora estamos no reino da especulação estamos especulando porque os Evangelhos não são relatos de Testemunhas oculares descomplicadas da vida de Jesus lembrando o argumento de Robin Faith walsh de que os Evangelhos são biografias
subversivas com um objetivo retórico específico em mente não precisamos assumir que os escritores do evangelho estão registrando tradições precisas de Jesus como um exorcista público ou curandeiro de fé seu trabalho de Maravilhas antes de tudo é uma estratégia retórica usada pelos escritores do evangelho para retratá-lo como uma figura divinamente autorizada e divinamente poderosa mas a noção de um camponês Galileu agindo como um especialista ritual freelance certamente não está fora do reino das possibilidades Então vamos em frente a estudiosa de estudos religiosos Heid went define especialistas rituais freelancer como especialistas religiosos Auto autorizados Essas eram pessoas
que ofereciam seus serviços como astrólogos adivinhos exorcistas curandeiros e profetas ela não tem em mente autoridades religiosas que derivam sua autoridade e legitimidade de instituições religiosas como um colégio de sacerdotes em uma cidade Romana ou um monge em um mosteiro mas sim atores Independentes que derivam sua legitimidade por sua habilidade ou Carisma especialistas rituais freelance empregaram táticas como alegar Revelação divina ou inspiração demonstrar habilidades especializadas como confeccionar um amuleto ou tabuinha de maldição ou alegar ter habilidades Sobrenaturais como operar Maravilhas O cristianismo cresceu por causa de especialistas rituais frean o apóstolo Paulo sendo o exemplo
mais Óbvio ele era um homem que alegava Revelação divina e expertise em interpretação bíblica e ele era um homem que deve ter sido carismático o suficiente para convencer as pessoas ao redor do mundo Mediterrâneo a ouvir sua mensagem estudiosos como ramsey mcmullen argumentam que nos séculos após Paulo o cristianismo cresceu tão rapidamente não por causa de sua mensagem convincente mas porque os cristãos alegavam ter controle sobre espíritos malignos e os exorcistas cristãos teriam sido uma maneira comum para as pessoas no Império Romano encontrarem o cristianismo pela primeira vez portanto não está fora do reino das
possibilidades que o fundador do Movimento em si fosse um especialista ritual freelance agora não há realmente nenhuma razão para pensar que Jesus confeccionava qualquer um dos tipos de objetos rituais tradicionalmente e problematic classificados como Mágicos era necessário um certo nível de habilidade para um artesão fazer uma gema protetora amuleto ou tabuinha de maldição todos esses objetos foram provavelmente produzidos por oficinas especializadas Não há nada nos Evangelhos ou nas cartas de Paulo que sugira que Jesus se envolveu nesses rituais mais do que qualquer outro homem judeu Galileu comum com base nas evidências disponíveis é mais fácil
argumentar pela plausibilidade de que Jesus funcionou como algum tipo de orista público ou curandeiro de fé o que por si só não era fora do comum há algumas evidências de que pessoas semelhantes que se estilizamos como operadores de Maravilhas estavam operando na Galileia como hony o fazedor de círculos e ranina benda vamos ver essa questão do Exorcismo o evangelho mais antigo o evangelho de Marcos diz que os oponentes de Jesus alegavam que Jesus estava possuído pelo príncipe dos demônios belzebu e pelo governante dos demônios ele expulsava demônios esta chamada acusação de belzebub uma versão ligeiramente
diferente que também aparece em Mateus e Lucas pode nos dar algumas pistas sobre a historicidade de Jesus se posicionando como um especialista ritual público muitos estudiosos pensam que isso é histórico como diz o estudioso Giovanni basana em um livro recente sobre o exorcismo Cristão primitivo a maioria dos estudiosos tende a considerar a acusação de belzebu como um dos materiais relacionados à biografia de Jesus que tem a maior probabilidade de ser histórica se tanto seus fãs quanto seus oponentes pensavam que ele realizava exorcismos essa passagem pode indicar que Jesus realmente praticava exorcismos e foi acusado de
estar possuído por demônios enquanto o fazia alguns estudiosos como Morton Smith dizem que esta passagem indica que ele foi acusado especificamente de feitiçaria durante sua vida Smith vai ainda mais longe e argumenta que a feitiçaria foi uma das acusações feitas contra ele levando a sua execução uma tradição registrada no talmud de algumas centenas de anos após Jesus se esta passagem contém de fato algum núcleo histórico alguns estudiosos hipotetizar que ele pode ter sido motivado a realizar esses rituais pelas mesmas motivações empregadas por muitos especialistas rituais freelance para se legitimar como uma figura especial no plano
de Deus que falava por Deus e como um pregador apocalíptico para anunciar a vinda do Reino de Deus que os judeus no período do segundo templo viam como uma batalha entre forças divinas e demoníacas mas essas são especulações acadêmicas como diz basana enquanto a maioria dos estudiosos diz que a acusação é histórica Eles são muito hesitantes em dar o próximo passo e dizer que a acusação pode nos dizer algo sobre a prática exorcística real do Jesus histórico Bazana considera a questão da autenticidade da acusação de beelzebul como um impasse então o melhor que podemos fazer
é esboçar a plausibilidade de um exorcista judeu operando na Galileia do primeiro século para o qual temos algumas evidências além das narrativas do Evangelho considere por exemplo uma passagem Super Interessante do Historiador judeu Josefo Josefo afirma ter testemunhado um homem judeu chamado Eleazar realizando exorcismos diante do Imperador vespaziano o texto diz que ele extraiu um demônio pelas narinas de um homem colocando um anel inscrito com um selo salomônica so o nariz do homem e quando o homem imediatamente caiu Eleazar exortou o demônio a nunca mais voltar para ele repetindo o nome de Salomão e proferindo
encantamentos que ele compôs se acreditarmos em Josefo Este é um relato de testemunha ocular de um homem judeu realizando um Exorcismo no final do primeiro século se não acreditarmos em Josefo Pelo menos é uma evidência de que Josefo conhecia rumores de exorcistas judeus operando no final do primeiro século de qualquer forma muito interessante mais evidências concretas da prática exorcística judaica podem ser encontradas entre os manuscritos do Mar Morto o manuscrito chamado 11q 111 também conhecido como 11q Salmos Apócrifos contém quatro Salmos que foram destinados a serem usados para exorcismos um deles é simplesmente o Salmo
91 uma das fórmulas exorcística mais comuns tanto na prática judaica quanto na Cristã ele chama Deus de meu refúgio e minha fortaleza e diz que Deus o livrará do laço e da pestilência Mortal parece uma fórmula protetora super útil os outros três Salmos são conhecidos apenas a partir deste fragmento de pergaminho o terceiro Salmo instrui O Exorcista a confrontar o demônio quando ele vier até você à noite você lhe dirá quem é você afaste-se da humanidade e da descendência dos Santos pois seu rosto é um rosto de ilusão e seus chifres são chifres de fantasia
você é escuridão não luz maldade não Justiça o senhor o levará para as profundezas do xol Esses Salmos foram copiados em algum lugar Entre 50 e 68 DC dentro de 20 a 38 anos após a morte de Jesus embora sejam provavelmente cópias de fórmulas exorcística aproximando-os mais da vida de Jesus outra fórmula exorcística que aparece nos manuscritos do Mar Morto e 4q 560 agora este é um texto aramaico altamente fragmentário e difícil de traduzir mas parece abordar demônios chamando o visitante maligno que entra na carne e dizendo que os demônios causam febre calafrios e dor
no coração a fórmula depois usa comandos exorcística espírito eu te obrigo espírito nada disso é evidência conclusiva para responder se Jesus era um exorcista público ou um especialista ritual freelance mas indica que um exorcista judeu vivendo no primeiro século não era inédito Com base no relato de Josefo e nesses fragmentos dos manuscritos do Mar Morto Jesus certamente vivia em um mundo onde exorcistas públicos estavam ativos e fórmulas exorcística nos traz de volta a pergunta Inicial Jesus era um Mago Vimos que a resposta realmente Depende de como você está definindo o termo os escritores do Evangelho
retratam Jesus como um talm maturgo e dependendo do viés do público diferentes públicos interpretariam seu trabalho de Maravilhas como Divino ou desviante e assim exemplos de Milagres sancionados por Deus ou magia sancionada por demônios agora se estamos usando o termo como especialista ritual freelance então a resposta é potencialmente sim a acusação de beelzebul pode indicar que Jesus realizava sismos o que implicaria que ele era algum tipo de especialista ritual é pelo menos uma conclusão plausível quando examinamos a questão ao lado de fontes contemporâneas que demonstram que os Judeus do primeiro século copiavam fórmulas de exorcismo
e outros exorcistas judeus freelance enquanto os estudiosos geralmente evitam rotular essas práticas como magia considerando a conotação folclórica do termo devemos admitir que os feitos maravilhosos de Jesus não eram únicos na na literatura grega Romana e Judaica antiga e foram prontamente interpretados por leitores como Celso como Maia a arte e prática dos magos vamos agora nos aventurar em uma prática mágica inspirada em Jesus uma prática que conecte a natureza de Deus com o poder curativo da Terra imagine-se no silêncio de um jardim onde a natureza sussurra os segredos divinos Pegue um punhado de terra a
essência primordial da criação misture-a com água pura símbolo da vida e da Pureza criando uma lama Sagrada enquanto faz isso recite uma oração de conexão Deus todo poderoso criador do céu e da terra infunda nesta terra e água o seu poder divino que esta lama Sagrada cure e renove assim como teu filho Jesus curou com a simplicidade dos elementos naturais que este ato de fé Desperte em nós a conexão com sua energia curativa e amor incondicional aplique esta lama onde sente dor ou necessidade de cura acreditando plenamente no poder divino que atua através dos Elementos
da natureza sinta a presença de Deus ao seu redor trazendo paz e cura liberte-se pelo conhecimento transforme-se pela percepção e você Jesus era um Mago mesmo o que você acredita o que achou da nossa investigação considere assinar o canal para conteúdo transformador exclusivo