e aí os irmãos amados nós vamos abrir a palavra de deus bom na carta de tiago no capítulo 5 em versos de 13 a 20 tiago 5 13 a 20 é pela graça de deus estamos então concluindo a exposição desta carta em alguns de vocês é participaram conosco durante toda a exposição oi e a determinado os textos que se nós não estivermos expondo em sequência um livro a nossa tendência para o texto é porque esse texto traz talvez o lúcio versículos mais complexos do novo testamento alguns estudiosos e a condizer o que tiago 5 14
eu versículo mais complicado de todo o novo testamento e há muitas ideias há muitos pensamentos a muitas correntes para entender esse texto mas como nós estamos na sequência eu não vou pular esse texto vamos trabalhar juntos com ele dá uma bíblia aberta por favor tiago 5 13 a 20 já está alguém entre boy sofrendo a passo oração está alguém alegre cante louvores se alguém entre vós doente chame os presbíteros da igreja e estes façam oração sobre ele ungindo-o com óleo em nome do senhor e a oração da fé salvará o enfermo e o senhor o
levantará e se houver cometido pecados ser-lhe-ão perdoados a compensar pois os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados muito pode por sua eficácia e a sua aplica do justo elias era homem semelhante a nós sujeita aos mesmos sentimentos e orou ou instância para que não chovesse sobre a terra e por três anos e seis meses não choveu e eu não de novo e o céu deu chuva oi e a terra fez germinar seus frutos meus irmãos se algum entre vós se desviaram da verdade e alguém o converter sabei que
aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá a multidão de pecados e eu quero tratar com vocês então nesta noite sobre o tema e aí ficasse é da oração e só neste parágrafo lito tiago menciona a oração sete vezes tô mostrando para nós que um cristão maduro e é aquele que tem uma vida plena de oração com este livro que é chamado provérbios do novo testamento portanto uma carta prática começa com oração e termina coração e em outras palavras em vez do crente viver amargurado desanimado reclamando
ou de mal com a vida ele coloca a sua causa diante de deus eu e deus responde a oração e dessa forma eu gostaria que você olhasse esse texto comigo porque aqui quatro situações onde tiago nos orienta orar oi e eu gostaria que então com a bíblia aberta você pudesse acompanhar o raciocínio da exposição desse texto primeiro lugar nós devemos orar por aqueles que passam por problemas por aflições por angústias e o sofrimento por favor olha comigo versículo 13 e está alguém entre vós sofrendo faça oração nossa tem a expressão entre vós e se ele
está escrevendo aos peregrinos aos crentes dispersos ele está falando de um sofrimento que está no meio da igreja e não sofrimento dos crentes é um sofrimento dos alvos é um sofrimento que atinge a comunidade da fé esse é um sofrimento que ataca aqueles que são de deus e que tal maneira aqui sofrimento é algo compatível com a vida cristã e não pense você que você está sofrendo você não é um crente verdadeiro ou você não tem fé ou deus não ama você e o sofrimento é o nosso cálice qual é a marca da vida de
um homem e de uma mulher na caminhada breve entre o berço a sepultura ah mas não tem esse sofrimento pode ter diversas fontes por exemplo problemas de saúde os problemas financeiros os problemas familiares problemas de relacionamento problemas de decepções a inveja fazemos o que está no verso 9 do capítulo 5 se queixar os outros vai devemos orar a deus a orar a deus e talvez até orando conforme o início do livro 15 pedindo sabedoria a deus e agora não tem mais deus pode deus pode transformar problemas em triunfo por meio da oração é porque quando
nós estamos sofrendo primeiro o natural é pedir para deus aliviar nos do sofrimento tirar o sofrimento está encarar causa da dor e se é uma doença pedimos cura se é um problema financeiro pedimos recuperação financeira o que é um problema familiar pedimos a solução do problema familiar se é uma decepção pediu para que deus trate do assunto é mas pode ser que deus resolva não remover o sofrimento bom e nos capacitar com poder para enfrentar o sofrimento quando o apóstolo paulo pede para deus procurá-lo daquela enfermidade física que ele chama espinho na carne e ele
pede três vezes deus disse não não eu não vou tirar o sofrimento eu vou te dar graça a minha graça te basta o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza o terceiro nem todas as pessoas passam por problemas ao mesmo tempo nós tem isso por favor no próprio versículo 13 diz está alguém alegre cantores e aqui está irmãos o grande mistério da igreja o e pastor arival é o grande privilégio grande peso ser pastor e eu tenho apenas um de ser pastor há 35 anos e algumas vezes algumas vezes já fiz um funeral de manhã e
um casamento à noite eu já chorei com a família de manhã já celebrei com outra família da igreja à noite na mesma comunidade e no mesmo dia que nasce uma criança é uma festa para a família nesse mesmo dia morre alguém da igreja interramos alguém querido mas a vida é assim deus tempera na nossa vida alegria e tristeza sorrisos e lágrimas saúde-doença vida e morte é assim nossa caminhada ah mas não tem vocês que mesmo quando nós estamos passando pelo sofrimento além de orar nós podemos ainda ter alegria é porque aqui está o ponto e
para nós até paradoxal do cristianismo não é assim que tiago começa a sua carta no capítulo 1 versículo 2 meus irmãos tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações e não é isso que já disse do torvelinho da tempestade que atingiu do mais profundo vale da sua dor que deus inspira canções de louvor nas noites escuras e é isso que paulo e silas perceberam onde estavam presos com corpo machucado e ferido por açoites tão cruéis e violentos cantando e orando a deus a meia-noite e não foi isso que o rei josafá experimentou
quando ele estava entrincheirado emparedado pelos inimigos confederados que estavam na iminência de atacar jerusalém e deus o orienta para colocar cantores à frente o exército enquanto eles louvavam a deus deus deus barato inimigo bom então nós temos a ordem de no sofrimento orar é mas temos o privilégio de mesmo sofrimento nos alegrarmos não pela circunstância o faz por sabemos que deus está no controle das circunstâncias e em segundo lugar e depois de orarmos por aqueles que passam por problemas agora temos a orientação de orar pelos doentes pelos doentes e é o que tá escrito nos
versos 14 e 16 e eu peço a você que lê em voz alta comigo versos 14 e 16 vamos juntos e está alguém entre vós doente chame os presbíteros da igreja e estes passa uma oração sobre ele ungindo-o com óleo em nome do senhor ea oração da fé salvará o enfermo e o senhor o levantará e se houver cometido pecados ser-lhe-ão perdoados compensar e pois os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados muito pode por sua eficácia à súplica do justo bom então aqui algumas perguntas para nortear a exposição
primeiro o que faz o inferno o que faz um inferno e não tem vocês a pessoa no caso em tela que está doente por causa do pecado você vai começar a perceber que o contexto aqui é de doença é de confissão é de oração e é de cura é um dos problemas mais sérios que nós temos irmãos da interpretação da bíblia e que leva tanta gente a muita confusão é pegar uma parte da verdade dizer que essa parte da verdade é toda a verdade e por exemplo o fato de tiago aqui está tratando de uma
doença eu vou usar uma palavra aqui é uma transliteração e não a tradução é uma doença hamartiagênica e eu explico hama tia é uma palavra grega para pecado doença hamartiagênica é uma doença provocada pelo pecado esse é o caso aqui e não é verdade que todas as doenças são provocadas por um pecado específico e na verdade as e a doenças que são provocadas por demônios é mas não é verdade que toda doença que existe é provocada pelos demônios bom então o que nós não podemos fazer é pegar parte da verdade dizer que essa parte é
o todo bom então a segunda coisa que é importante entender e o doente é reconhece no caso aqui a autoridade espiritual dos presbíteros da igreja está alguém entre vós enfermo eu não atendi novo entre vós e o inferno é o que aqui um os crentes o cristão o saldo entre voice enfermo chame os presbíteros da igreja em nota que não chama o presbítero que a mãe os presbíteros esse é o conjunto o porquê que chame os presbíteros os perfis são médicos não e a medicina não é importante é é um crente quando fica doente aí
o médico deve deve fazer exame deve o remédio coisa boa é é coisa boa que se ser usada se ser usado é mas notem vocês que thiago está tratando aqui de uma doença cuja causa cuja origem é o mercado doenças hamartiagênica gás e se eles entendem que os presbíteros são autoridade espiritual ó e esses presbíteros são chamados chamados aonde muito provavelmente na casa desse crente que está doente e por que chama porque possivelmente esse crédito que tá doendo não pode a igreja o terceiro o nosso tio doente além de chamar os presbíteros ele confessa seus
pecados versículo 16 compensar e pois os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados aqui outra coisa importante esclarecer o thiago não tem ensinando aqui que existe um sacerdote kuhn e o presbítero um sacerdote que todo crente tem que conversar pegar para ele não é isso que o teatro essa não não existe isso essa questão da confecção confissão auricular não é um ensino neo testamentário e não é e a confissão ela deve ter um limite da ofensa e em outras palavras se ofende o orival eu vou confessar o meu pecado
olival e aí e se eu ofendi lourival eu não vou confessar o meu pecado para todo mundo e isso é o que nós chamamos nesse ponto não se lava a roupa suja em casa é super cadê público então a competição é pública porque se ele atingiu todo mundo a construção deve esclarecer todo mundo mas se o o pecado foi particular a confissão é particular é isso que tá ensinando aqui e agora vamos ver o segundo ponto valeu tio é que o doente faz agora vamos ver o que os presbíteros fazem e eles oram pelo enfermo
com imposição de mãos e oração da fé olha aí o versículo 14 e 15 estes façam oração sobre ele ungindo-o com óleo em nome do senhor ea oração da fé salvará o enfermo e o senhor o levantará e se houver cometido pecados ser-lhe-ão perdoados então nós aqui uma coisa importante os presbíteros eles são os bispos ou pastores aliás este é um ponto muito importante é porque embora o novo testamento trate de presbíteros docentes e presbíteros regentes a e os docentes são aqueles que se afadigam na palavra e hoje nós para distinguir em ter presbíteros regentes
docentes chamamos os presbíteros docentes de pastores o crente que está doente que chama os presbíteros entende a autoridade espiritual de seus presbíteros porque são eles que velam pelas almas é só aqueles que cuidam só aqueles que pastoreiam é só aqueles que velam e agora não tem que eles oram com imposição de mãos num gesto de autoridade espiritual o e diz o texto que a oração da fé e o que é oração da fé o que é oração feita na plena convicção da vontade de deus você quer um exemplo disso só passa algumas páginas da sua
bíblia aí vai comigo para primeira carta de joão capítulo 15 é versículos 14 e 15 a primeira joão 5 14 15 é e esta é a confiança que temos para com ele que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade ele nos ouve e se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos estão certos de que obtivemos de que o que temos os pedidos que ele temos feito então é esta oração feita na convicção da vontade de deus e a segunda coisa que o presbítero faz é um giro enfermo com óleo em nome
do senhor versículo 14 agora volta para thiago por favor em volta para tiago 5 14 a que horas são da fé ou 14 e estes façam oração sobre ele ungindo-o com óleo em nome do senhor a nossa em vocês que não é oração que cura enfermo é mas a oração da fé quem levanta o enfermo não é o óleo é o senhor o óleo que é apenas um símbolo da ação de deus e eu queria parar um pouquinho aqui para explicar a questão um pouco dessa questão da unção com óleo o primeiro desvios quanto ao
ensino bico de unção com óleo o primeiro 13 acontece lá no século 12 13 quando a igreja romana cria ideia de extrema unção a extrema-unção o que seria a extrema-unção e era exatamente a preparação desse doente para morte e é bom são preparatória para a morte no último caso se preparar a pessoa para morrer então dava ela a extrema-unção e mais tarde para vocês terem uma ideia já não consigo vai ficar um segundo essa ideia foi mudada de extrema-unção a e dado uma outra conotação outra conotação o que conotação a conotação de unção de enfermos
não era mais a extrema-unção mudou a partir do concílio vaticano segundo porque o que tiago não está falando de unção para morte ele tá falando de unção para vida não é para mover é para restabelecer é para cura é a segunda maneira que está equivocada nesse ponto irmãos talvez hoje é a ideia muito comum no meio evangélico em alguns setores evangélicos de que toda doença tem a ver com o diabo esse toda doença tem a ver com o diabo é claro que então toda a pessoa doente é da vontade de deus curá-la é porque dá
vontade deus fazer as obras do diabo a hora se toda doença é mais líquida então é claro que deus quer curar tô doente que deus vem para se resolver para desfazer as obras do maligno só que volto a dizer isso é pegar uma parte e dizer que essa parte é o todo ah pois é e pensa que o big ana mulher de elcana é de onde procede a doença dela e a esterilidade é do diabo e não tem algum pecado não confessado não e de algum descuido da saúde não e de algum vírus ou bactéria
que eu tô no corpo dela e provocou o problema não e o texto é claro beber samuel 15 deusa deixou stereo primeiros também 16 deus fechou a sua madrid é de tal maneira que tem doença que não tem a ver com o demônio não tem a ver com o pecado não tem a ver com o clima não tem a ver com descuido não tem a ver com bactéria não tem como vírus tem a ver com deus bom fica com deus a segunda coisa é gata equivocada é a prática da unção generalizada e eu já tive
em comunidades e em que tem um grande vidro de óleo e todas as pessoas presas fazem uma filha e hoje indiscriminadamente todo mundo sem exceção e não há nenhuma é base neo testamentária para essa prática o e precisamos cingir a nossa fé o que cremos e aquilo que praticamos pelas escrituras e outra coisa a luz do texto e-mail novo testamento e vocês não verão a prática da unção realizada por todas as pessoas que estão vendo aqui são os presbíteros da igreja autoridades espirituais da igreja pastores do rebanho não é qualquer não é qualquer pessoa que
está ministrando a unção quem são os líderes pastores daquele retalho e quando você vai tratar da questão da unção com óleo na bíblia você vai ver com muita clareza que é unção com óleo dia três aspectos primeiro o óleo no novo testamento ela é lhe dado como cosmético meio com cosméticos por exemplo mateus 6:17 tu porém quando jejuares unge a cabeça unge a cabeça aí é passam olhos zinho lembro da brilhantina na passada tem gente que os objetivo aqui tem certeza bom então era alguma coisa esteja apenas cosméticos em qualquer aplicação espiritual o segundo aspecto
do óleo o óleo como remédio e o óleo era usado como remédio oi e aí você pode encontrar na bíblia lucas 10 2537 ou na parábola do samaritano aquele homem samaritano ver aquele camarada à beira do caminho para pensar aliás feridas e com azeite com óleo ali é remete a linha terapêutico como é terapêutico também isaías capítulo 1 versículo 6 de um gesso e lindas com óleo mas o óleo também no novo testamento ele é um símbolo espiritual esse é o terceiro significado da unção com óleo instalar em marcos 6 13 e os apóstolos experiam
muitos demônios e curavam numerosos enfermos ungindo-o com óleo e é claro que aqui óleo não é cosmético que olha que não é remédio que olha que é um símbolo espiritual oi e a tese que nós defendemos é que esse texto de tiago 5 14 não é remédio mas é um símbolo espiritual e o que é que eu estou trazendo essa aqui porque a no meio nosso de linha mais conservadora a ideia e talvez trazida por um grande pensador americano de alto conceito doutrinário e teológico chamado.de adames no seu livro conselheiro capaz onde ele defende que
a palavra que em tiago significa remédio porque o texto um giro aqui é a lei forró em abril 12 palavras para ungir a lei foi crio oi e essa palavra haley fohr traz a ideia de friccionar mais limpo gordura então era a palavra usada por exemplo para as ginásticas não se aplicava a óleo e dá um atleta que você fixe o naquele olha aquele para fazer uma massagem e que se isso tinha um aspecto medicinal ah é verdade isso é e essa palavra significa também isso e entretanto meus amados irmãos a palavra crio nunca é
usada no novo testamento nem mesmo velho testamento concentrados a septuaginta a promoção física palpável concreta com material com óleo sempre no sentido metafórico o senhor me ungiu para pregar boas-novas aí a crio mas todas as vezes que unção é feita é a palavra haley fohr e aqui eu gostaria de dizer para vocês por que que eu entendo que esta unção aqui é um símbolo espiritual o primeiro mateus 6:13 a palavra que aparece lá não é crio é lei forró o e teríamos que forçar muito entendimento texto para entender que os apóstolos ao expulsar demônios e
curar muitos enfermos ungidos com óleo que aquele era medicina e era um símbolo espiritual em josefo usava lei foi crio como palavras sinônimos na septuaginta traduza lei frio como sinônimos e respectivos o óleo portanto em tiago 5 14 não é medicinal porque não é o óleo que cura nem o óleo mais a oração que curam mas a oração da fé e não tem mais nada imagens são os presbíteros autoridades espirituais e não autoridades sanitárias médicas que são chamadas e se fosse um instrumento de medicina o óleo qualquer outra pessoa poderia ser chamada para aplicar é
mas aqui são os presbíteros e na tem mais o óleo precisa ser aplicado em nome do senhor oi e aí nós temos que admitir irmãos que têm da graça comum de deus os médicos ateus são instrumentos para cura sim mas no caso aqui não apenas suas autoridades espirituais dos presbíteros mas este aplicado olha em nome do senhor ah e não é o óleo que cura nem o óleo mas a oração que cura mas é oração da fé e nem mesmo a oração da fé é o senhor que levanta o inverno sim mas mais e o
óleo o medicina era usado apenas para algumas doenças enquanto para outras doenças era totalmente ineficaz mas é o caso mencionado por thiago a doença hamartiagênica o ou seja o caso no caso aqui o óleo não teria qualquer valor terapêutico o e desta maneira meus amados irmãos a conclusão que nós chegamos é que este caso aqui o óleo é um símbolo espiritual assim enxergava por exemplo reformador joão calvino muito embora ele tenha entendido que esta prática não era mais uma prática vigente na igreja bom e como não é hoje uma prática tão comum no nosso meio
é o que deus faz deus cura o inferno através da oração da fé deus levanta o enfermo e deus faz mais deus perdoa o enfermo que confessa o seu pecado porque no caso aqui por ser uma doença hamartiagênica o pecado estava na base desta doença e eu vou me vou parar um pouquinho aqui porque eu tô fazendo exposição do texto não tome pretendo só aqui mas vale a pena depois você estuda um pouco melhor esse assunto eu não gosto muito de recomendar material mesmo não entretanto se você quiser conhecer um pouco melhor esse assunto no
meu comentário de tiago no último capítulo eu faço uma exposição mais detalhada dessa unção com óleo vamos voltar então o texto primeiro nós estamos falando que nós devemos orar por aqueles que sofrem segundo vamos orar pelos enfermos terceiro lugar nós devemos orar pela nação versículos 17 e 18 quem pode ver comigo todos vamos juntos 1718 elias era um homem semelhante a nós sujeita aos mesmos sentimentos e orou com instância para que não chovesse e por três anos e seis meses não choveu e orou de novo e o céu deu chuva ea terra fez germinar os
seus é brutos nota e vocês que elias e levantado por deus num contexto em que a sua nação estava caminhando a passos largos para apostasia e para perseguição religiosa ao assumir o governo depois de vários atos de conspiração e morte dos governantes anteriores acabe que reina 22 anos e foi o pior cair da história de israel sua mulher jezabel perseguia e matava os profetas de deus e deus levanta o elias para fazer duas coisas para orar oi e para pegar e o que horas são em pregação caminham juntas oi e ele hora para que e
para não chover o irmãos e é uma coisa impressionante cima né porque não é região árida como aquela é uma região que depende da agricultura sobretudo para sobreviver alguém orar para não chover é é é jogar contra o patrimônio e vai por quê que ele hora para não chover é porque aquele hora para não chover e é porque a naquelas alturas israel estava rendida ao e baal era um ídolo terrível chamado na época de um padroeiro da prosperidade e quando você fazia as colheitas quando as vacas ou ovelhas davam crias lá no campo atribui a
e sabão se não chovesse deve estava quebrando as pernas dobal bom e então ele ora para que deus manifeste o juiz da nação o senhor irmãos que a nação precisa acolher o fruto da sua semeadura insensata é aquela cai em si e perceba que o caminho da rebeldia contra deus é um caminho insensato e tem consequências destruidoras é mas lá tem uma outra coisa importante os crentes embora não perfeitos podem ter vitórias ou vitória na oração porque veja como e quer elias versículo 17 elias era homem o que semelhante a nós sujeita que os meus
sentimentos o que que ele tem cabimento e ele fugiu e diremos uma linguagem mais moderna hoje eu tenho depressão e eu queria morrer e ele olhou para a vida com os óculos escuros do pessimismo só eu fiquei e você pensou que ministério já tinha acabado deus não camarada o melhor tá pela frente ainda você ainda vai ter que fazer alguma coisa ainda vai ter que um rei israel você tem que um sonho de ouvir na síria você vai ter que chamar um profeta para substituir você e aliás você quer morrer nem morrer você vai é
é a tomar tem os irmãos tem hora essa ideia na igreja que é muito comum ao formato é poderoso na oração é um cara parece um guru espiritual e tem que parar com isso irmãos tem que parar com isso e esse personalismo então vai botar holofotes em cima de alguém negócio de botar um crente é um líder espiritual em cima do pedestal e parar com isso o elias era homem semelhante a nós e não tem um homem poderoso o tipo de você é deus e não tem oração poderosa poderoso é o deus que responde a
oração e se nós entendermos isso nós vamos entender o que é o sacerdócio universal de todos os crentes e você pode ter nascido de novo hoje a sua ação é tão ouvindo com o coração daquele não tem 50 anos vida cristã e agora lá tem elias hora fundamentado na promessa de deus eu acho maravilhoso lá em lá em primeiro reis 18 versículo 1 a deus aparece para elias e mandou elias manifestar-se acabava e manifesta-te acabe porque darei chuva sobre a terra e depois de três anos e meio de seca oi e aí você encontra uma
cabe o elias confrontando o rei confrontando o povo confrontando os profetas de baal tirando bau do caminho e subindo alto do carmelo ele enfia a cabeça no meio do joelho e começa a orar porque aquela hora a chuva e é porque que ele era para o chuva porque deus havia dito para ele aparece tia cabe porque darei chuva sobre a terra sabe quando você hora vitoriosamente confiadamente triunfante médico quando você olha em cima da promessa de deus é mas elias além de orar fundamentado na promessa de deus ele hora com persistence e aliás ele orou
com persistência para não chover aí está escrito aqui no texto olha aí por favor veja comigo orou que com instância para não chover e não choveu e aí olha vai ser 18 e orou de novo e agora não fala que foi com instância mas você que conhece o texto o saco que ele orou 7 vezes pelo mesmo pedido sem esmorecer e o céu deu chuva ea terra fez germinar os seus frutos melhorou com persistence ele orou com intensidade e agora não tem amados e olha para o brasil o que vocês acham que o brasil está
vendida falsas crenças o que vocês acham que no brasil autoridades políticas promovem falsas crenças ou facilitam a promoção de falsos kansas o que vocês acham que os meios de comunicação de massa promovem para os falsas crenças o que vocês acham que os instrumentos de lazer promovem falsas crenças e o que nós devemos fazer as duas coisas nós devemos confrontar e nós devemos orar e nós somos profetas de deus e falamos da parte de deus e nós somos intercessores o e falamos desta causa para deus a a a nação brasileira precisa da igreja irmãs e a
igreja é uma presença saneadora é por isso que a situação sal nós somos luz e eu termino eu termino quarto e último lugar primeiro nós oramos por aqueles que sofrem segundo nós oramos pelos enfermos terceiro nós oramos pela nação quarto e último lugar nós oramos pelos desviados veja comigo por favor agora verso 19 e 20 vamos juntos meus irmãos se algum dentre vós se desviar da verdade e alguém o converter sabei que aquele que converte o pecador do seu mau caminho do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá a multidão o
que pecados então vamos entender algumas coisinhas aqui antes de em avançar um pouco mais se alguém o converter essa linguagem parece para nós sua meio estranho não sim ou não eu me lembre de boot boot um dia tava fazendo uma campanha evangelística e quando chega na igreja de um bêbado o alan pastoso meio cambaleando vezes o mores olá eu sou jorge forte só que me converteu eu falei a verdade fui eu mesmo que se fosse jesus não tá desse jeito aí e a linguagem aqui é estranha para nós sabe porque meus irmãos se algum entre
vós se desviar da verdade é alguém o converter converter aqui não é conversão de conversão novo nascimento se você não pode entender sim se converter aqui é alguém da comunidade da fé e se desvia e tropeços que cai que se afasta e você vai lá e ajudas irmão que caiu e se desvie ou a voltar para o caminho e a voltar para comunhão da igreja o tiago usa essa palavra converter aqui não é aqui existem você em mim em qualquer um de nós o poder de converter alguém e não a conversão o novo nascimento é
uma obra exclusiva do espírito santo só ele pode regenerar só ele a segunda explicação aqui para não haver dúvida saber que aquele que converte o pegador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá a multidão de pecados essa multidão de pecados que a coberta essa pessoa que foi usada para trazer de volta o desviado ou multidão pecado desviado que voltou a e de quem é que são cobertas essas essa multidão de pecados aí da pessoa que foi usada por deus para trazer de volta ou daquele que estava desviado e voltou oi
e o entendimento quase que unânime dos estudiosos da bíblia é que obviamente essa multidão de pecados que é perdoada é da pessoa que se desvie ou e voltou é porque não tem isso não há mérito e em você e em mim pelo fato de sermos usados por deus por sermos agência reconciliação é mas no momento em que uma pessoa desviada volta os pecados que ela estava cometendo a deixa de cometer e quem tem agora chama sua atenção para alguns pontos o primeiro devemos orar pelos membros que se desviam da verdade das pessoas que se afastam
da comunidade e se apartam dos preceitos e princípios da palavra de deus e às vezes mas quando a pessoa se afasta se desvia cai a postura muito mais de censura condenação se alguém já disse com muita assim pesar até que a igreja é o único exército que a parte seus membros feridos ah eu queria que você parasse um pouquinho agora e puxa o fio da sua memória você conhece lembra de algum irmão e já foi da igreja foi seu colega de igreja foi seu irmão de igreja se afastou e se desvio e a pergunta é
esta que ação nós como igreja adotamos para trazer essa pessoa de volta e quem sabe nós poderia sus pensar no ministério na igreja o ministério restauração e o ministério da a centésima ovelha e o ministério de lá e buscar aquele que se disse oi caiu a buscar os pródigos oi oi é com esse o thiago estamos alertando o perigo é de uma pessoa se desviado da verdade a rua necessidade você e eu estamos firmes e eu já pegaram com mais firmeza as verdades ouvidas para que dela jamais nos desviemos é porque o resultado desses rios
é pecado e possivelmente a morte e portanto irmãos devemos ajudar os membros que se desviam da verdade me ajudar o fogo jesus disse para pedro quando te converteres fortalece os seus irmãos ela essa ideia o tiago judas aliás chega dizer o seguinte salvar e os do fogo oi eu gostaria agora de encorajar você meu irmão nós vemos aqui para o culto para dizer prática na prática que de nós aqui poderia dizer seguir meu deus eu quero ser usado nas suas mãos para trazer de volta alguém que eu conheço se desviam eu quero ser esse instrumentos
para ter essa pessoa de volta você gosta de orar por isso é de comprometer-se é isso e eu concluí então eu concluo o tiago respirava parágrafo deu sua última instrução primeira oração pelos que sofrem segunda oração pelos enfermos terceira oração pela nação e quarta oração por aqueles que se desviam então você vai notar algumas coisas primeiro o indivíduo em oração já está alguém sofrendo a sua oração segundo os presbíteros e oração já os presbíteros da igreja e estes orem oração da fé depois os amigos em oração olha comigo aí orar e uns pelos outros ah
tá certo e os curados e amigos e oração 4 profeta em relação a gente humano um resultado sobrenatural e finalmente a busca da comunhão pastoral cuidado para que haja resta oração daqueles que se afastaram e caíram a eficácia horas são se você crê que deus responde a oração se você tem na sua vida alguma evidência disso você já viu deus fazer coisas sobrenaturais humanamente impossíveis por meio da oração e talvez nós pudéssemos ficar e hoje à noite vamos embora com essa palavra finalzinho do verso 16 você pode ler comigo a última frase do verso 16
muito pode por sua eficácia à súplica do justo tem ao justo aqui esse é o que foi justificado esse é o que está debaixo da justiça de cristo a competir com ênfase com convicção essa vez essa frase muito pode por sua eficácia à súplica do justo que deus nos ajude e que deus nos abençoe amém e aí e aí