g1 e vamos agora para nossa terceira aula de metafísica eu queria fazer nesta aula uma distinção importante cima que é a distinção entre uma filosofia espontânea né e uma filosofia mais científica o e uma filosofia que tem uma relação profunda com a fé talvez eu consiga ficar só nos dois primeiros e para ser mais mais exato uma metafísica espontânea e uma metafísica científica talvez seja o tema dessa aula para ser mais exato né não com certeza é o tema dessa aula metafísica espontânea e metafísica científica pessoal a como uma espécie de metafísica espontânea entre as
pessoas já que todos os seres humanos se questionam sobre a existência sobre coisas que não são tão substanciais na vida sobre causas de diversos fenômenos e também sobre deus no fundo assim cada ser humano é uma espécie de filósofo natural a essas questões surgem mais cedo ou mais tarde se pode dizer da seguinte maneira que o homem é naturalmente um filósofo e para ser mais específico o ser humano é naturalmente o metafísico estamos cheios de metafísicos e espontâneos naturais bom então é isso é assim a gente se questiona sobre as coisas se pergunta sobre os
porquês se perguntas sobre as causas últimas e isso é muito bom isso é muito bom porque já mostra que em nós existe como que algo natural né que a base para que nós possamos depois fazer ciência esse é o que acontece é o seguinte esse conhecimento natural ele pode ser influenciado ele não ele pode ele é influenciado pela nossa retidão moral e pela nossa retidão moral então é uma pessoa que não é sincera né uma pessoa que não busca retamente a verdade ela acaba distorcendo esse senso espontânea essa essa direção espontânea para verdade né é
o que o apóstolo paulo fala em romanos no capítulo 11 né que os seres humanos conheceram conheceram os efeitos né mas não conheceram o aquele que produziu esses efeitos né eu vou até tô aqui com sagrada escritura eu vou ler porque são paulo diz melhor do que eu né e é bom que a perceber que a filosofia não está fechada a fé muito pelo contrário né se abre a pé então em romanos capítulo 1 ele nos dá notícia dessa realidade natural né quer dizer descer oi tá físicos espontâneos desses filósofos espontâneos olha só romanos capítulo
12 versículo 19 é porque o que se pode conhecer de deus é manifesto entre eles pois deus deu revelou sua realidade invisível seu eterno poder estou a divindade tornou-se inteligível desde a criação do mundo através das criaturas quer dizer as criaturas são teofane as do divino né as criaturas manifestam algo de deus mas então continua apóstolo no versículo 21 tendo conhecido a deus desta maneira de maneira natural e espontânea inclusive essa passagem é muito importante para a teologia natural o teu odisseia porque como eu disse né na a metafísica se divide em três partes né
ou nós podemos fazer três distinções dentro da metafísica e a odontologia o ser-em-si i e a gnoseologia ou teoria do conhecimento ser na mente oi e a pelo de senha ou teologia natural os e o sumo seus textos existentes que é deus então é nesse terceiro nível da metafísica que são paulo trabalha em romanos capítulo 1 para que vocês vejam que a metafísica que está bem presente também nossa grave escritora não com esse nome metafísica né mas esta metáfise e fez ponto a linha natural está presente está presente olha só tendo conhecido a deus não
o honraram quando como deus nem lhe renderam graças pelo contrário eles se perderam em vamos arrazoados e seu coração insensato ficou nas trevas e depois o apóstolo fala que exatamente porque não souberam aproveitar essas manifestações de deus através da criação não souberam perguntar as causas dessas belezas na criação eles então é deixaram e as realidades naturais por realidades antinaturais e o apóstolo fala por isso deus os entregou a paixões aviltantes suas mulheres mudaram as relações naturais por relações contra a natureza igualmente os homens deixando a relação natural com a mulher arderam em desejos uns para
com os outros praticando torpeza homens com homens e recebendo em si mesmo apaga de sua aberração né só uma passagem sem dúvida alguma muito polêmica né para as nossas mentalidades modernas e no entanto tá aí e ninguém vai passar a borracha na escritura só por causa da nossa sensibilidade moderna né eu queria chamar a atenção que inclusive o apóstolo coloca os pecados contra a natureza como consequência de não estar atento a própria natureza o primeiro então o filósofo espontânea filósofo natural atenta a natureza das coisas ele vai retificando a sua intenção mas toma da sua
vontade reta vai tendo um coração reto vai tendo sinceridade e essa retidão essa sinceridade abre a mente para o conhecimento do cê abre a mente para o conhecimento de deus também que é os e subsistente por si mesmo né então quer dizer que tem o conhecimento espontâneo que se a metafísica espontânea ela é respeitada é buscada então como consequência natural a pessoa poderia até chegar a uma espécie de metafísica científica né pessoas sinceras que buscam retamente a verdade realizam de maneira mais próxima é de se aproximam mais de a metafísica científica que é o nosso
caso aqui nessa matéria tá bom é bom talvez essas pessoas que são esses metafísicos e espontâneos né que se pergunta pelos e pelas causas pelas finalidades né pelo que realmente é necessário pelo que não é tão necessário essas pessoas talvez não façam de maneira reflexa por isso se chama metafísica espontânea exatamente por que fazem de maneira natural talvez não muito ordenada e então vem a filosofia e vai colocar ordem vai fazer de maneira mais centrada mas organizada vai estruturar melhor a nossa mente né as pessoas apegadas à vícios facilmente tendem a negar as últimas finalidades
ah tá bom pessoas ligadas a vícios elas tendem a ficar relativistas a aderirem a sistemas filosóficos equivocados e a negar a existência de deus também a negar a existência de deus porque porque aparece as pessoas deus se manifesta como aquele que é contrário aos seus prazeres por isso eu santo tomás de aquino fala que a o ateísmo é o péssimo quer dizer o ateísmo é desculpem o ódio a deus é o péssimo pecado um né pessoa passar onde era a deus esse é um pior pecado que existe já que a maior virtude é o amor
então contrário deve ser o ódio né e que o ateísmo é algo antinatural é contra a natureza pressionante isso aqui né oi oi eu vejo o seguinte que está tento essa filosofia espontânea né está a tentar retidão moral das pessoas é estar atento também às causas ao ser e é estar atento a a substância aos acidentes tem uma relação a abertura mental aos e a existência aos dentes e as causas são estresse sentido abertura aos e e portanto também abertura a deus né isso não é uma pregação tá não é uma meditação eu estou conectando
vocês com a realidade do c eu e você em último é definitivamente você é deus é importante uma filosofia do real como é a metafísica ela chega necessariamente a deus e por isso eu dizia que o último momento a última escala digamos assim na metafísica é a teologia natural é falar da existência de deus dos atributos de deus porque nós chegamos aquele que é massivamente o ser como dizem os filósofos o y éste subsistens ou seja o mesmo sei que subsiste por si mesmo né eu vou aqui tá essa é uma chave de leitura da
sociedade na qual filósofo vivem cada momento e o autêntico filósofo filósofo vive inclusive incompreendido por que o filósofo ele faz perguntas que ninguém faz normalmente ele está atento à realidade que novamente ninguém está atento e quem se preocupa com você a não ser nós que estamos aqui e poucos mais o que se preocupa com a substância e os acidentes e quem se preocupa com a causas eficientes e as causas finais os filósofos os estudantes de filosofia o aquelas pessoas que vão cada vez mais se perguntando o porquê das coisas bom então o filósofo acaba sendo
uma pessoa às vezes um pouco isolada né porque as outras pessoas estão no nível físico em algumas no nível matemático poucos no nível da especulação e no nível metafísico então existe uma certa solidão do filósofo e o filósofo tem que aprender a conviver com ela ou a solidão do metafísico né já que a metafísica ea filosofia primeira que é preciso aprender a conviver com essa solidão né e quanto é essa metafísica mais científica que aqui nós vamos estudar aqui como eu já disse em aula anterior parmênides foi o primeiro a estabelecer os e como princípio
de todas as coisas ea esperteza de parmênides é justamente essa né que ele pego mais geral aquilo que é mais denominador comum de todas as coisas oi e aí ele disse que isso é o princípio de todas as coisas tá certo para ver parmênides né e depois baseado justamente nessa filosofia dos e aristóteles vai chamar essa esse estudo entornar o cd filosofia primeira que a metafísica o android cubo de roda que é um dos sucessores de aristóteles na sua escola é ele que vai colocar o nome do estudo do ser de metafísica tá bom e
finalmente mais tarde vão chamar a metafísica de odontologia para vocês têm aí os distintos nomes né estudo dos e parmênides filosofia primeira em aristóteles metafísica em andronico de rodas a antologia entre os filósofos modernos né é a mesma coisa com nome diferente porque os nomes para nós têm excesso e manifesto nas coisas numa filosofia realista não cabe o nominalismo de oca né do do nome na lista guilherme dioca tomás de aquino foi quem talvez melhor entender o aristóteles é melhor que talvez o filósofo que mais que melhora entendeu aristóteles sério mesmo sério mesmo porque é
porque só um exemplo disso aqui né vocês sabem que santo tomás de aquino ele não sabe um krebu ele sabia muito bem latim dominava muito bem mas ele não sabia grego bom e então ele trabalhava muito na obra filosófica de aristóteles e ele queria muito saber traduções exatas da obra de aristóteles e então ele pediu a um contrário de seu chamado chamado como se chamava o o confrade né bom talvez eu lembro daqui a pouquinho né então ele pediu a um confrade seu que traduzisse as obras de aristóteles do grego para o latim é interessante
que santo tomás de aquino ao trabalhar aristóteles ele não é um servo de aristóteles ele corrige aristóteles e ele corrigirá os erros de aristóteles em filosofia e era genial porque ia além de aristóteles em filosofia no momento fantástico a e então quando o teu confrade é apresentou a tradução de aristóteles a ele e se viu que na verdade é aquilo que se julgava correção de aristóteles na verdade e santo tomás de aquino sem saber o grego tinha penetrado tanto a filosofia de aristóteles que aquilo não era correção em tomás de aquino sem saber estava traduzido
corretamente aristóteles porque as traduções que ele tinha não eram traduções boas então ele é o corrigir aristóteles na verdade não estava corrigindo aristóteles estava devolvendo aristóteles ao seu original isso é que entrar na mente do filósofo né é impressionante por isso eu tomás de aquino talvez talvez não com certeza é porque melhor entendeu aristóteles e e além do mais não só entendeu traduziu explicou escreveu mas também podemos dizer sem medo de errar que eles forem genial em metafísica genial por isso na próxima aula eu vou fazer aqui uma apresentação da metafísica aristotélica e tomista por
falar sobre aristóteles e santo tomás na próxima aula tá e não na próxima imediatamente mas na próxima que ajuda da semana que vem tá certo que eu vou na próxima aula imediatamente após essa eu tenho mais coisas para falar da introdução à metafísica tá estamos apenas entrou dulcina introduzir na metafísica ainda tá bom então é em aristóteles realmente foi muito bem a obra de aristóteles foi muito bem utilizada por santo tomás de aquino e santo tomás de aquino ele mesmo como metafísico foi realmente original é bom pessoal então é inclusive é lugar comum afirmar que
a contribuição de santo tomás de aquino a ciência metafísica foi o conceito de participação e o conceito de participação porque é tão de santo tomás de aquino hora porque essa tomás de aquino é cristão e ele estrada do mistério da criação aristóteles é pagão e criação não tá muito presente na obra de aristóteles claro tomás de aquino pegando aristóteles se batizando aristóteles ele tem que introduzir o mistério da criação e ao introduzir o mistério da criação na metafísica de aristóteles nós temos o conceito de participação isto é quando deus cria na verdade a criação é
deus deixando que todas as coisas que existem participem nos seus e não de maneira panteísta como se tudo é na nasci de deus e tudo fosse deus e assim não mas de maneira que se dá uma emanação sim mas é sem esse panteísmo né uma emanação de deus de tal maneira que fique claro que deus é deus e as criaturas são criaturas que eu sei que subsiste por si mesmo tem que existir para que existam seres que não subsistem por si mesmo ou seja que participam esse conceito de participação parece que é a maior contribuição
de tomás de aquino a metafísica e com relação às ciências naturais nunca foi possível desligá-la dos primeiros princípios da finalidade comum do ser humano isso também é importante tem conta né tô mais ao virar diz o seguinte o livro do thomas ouvidas tô mais altura e os mesmos cientistas ao buscarem a plena inteligibilidade do seu objeto de investigação passam frequentemente da ciência particular a considerações de caráter filosófico não é estranho por isso que muitos dos físicos contemporâneos tenham escrito ensaios filosóficos então vou citar alguns que cita o ao vira né e companheiros lá no livro
de filosofia e físicos que escreveram ensaios filosóficos heisenberg que é o homem da física quântica né e aí tem que eu físico da teoria da relatividade clã que também é do ramo da física quântica debrouille bora frozen gere na famoso o homem do gato de scherzinger a gente estuda isso em física estudou também filosofia da natureza alguns alunos se lembraram dele e tem todos eles escreveram ensaios filosóficos isso é muito interessante muito interessante mesmo então é bacana a gente vê e é muito bom que a gente veja é que existe uma metafísica espontânea a uma
metafísica científica aqui aqui nós vamos trabalhar aqui estamos apenas na introdução essa metafísica ah e também que o ensino quiser a filosofia especialmente a metafísica ela ela ela acolhe né essas perguntas da humanidade a essas perguntas da humanidade ea humanidade que está no mundo aí da ciências e tal essas pessoas fazem constantemente perguntas metafísicas e filosófica pelo menos aqueles que são abertos né aos e que são abertos a a realidade por isso eu citei esses físicos aqui tá bom agora nós precisamos já que a ciência dos ea filosofia dos e a filosofia primeira é tão
aberta realidade eu precisaria então dá um salto aqui né não salto muito grande não mas é um salto é que é preciso ser feito também que é a relação entre a metafísica dos essa metafísica científica essa metafísica espontânea também para as coisas de fé como qual é a relação entre filosofia e teologia ou mais exatamente que nos interessa aqui qual é a relação entre metafísica o e fé metafísica e teologia metafísica e conhecimento sistemático da divina revelação isso também nos interessa aqui nessa aula tá deixa eu ver se eu faço aqui para vocês um pequeno
resumão do que nós vimos até agora tá então nós definimos o que que é metafísica metafísica ea ciência dos e das causas e dos princípios certo e nós definimos o objeto da metafísica se o objeto material é um c e o link se objeto formal é o estudo doente o estudo dor entre enquanto entre ou seja na sua existência enquanto é se tem quanto tem ser e esse objeto formal da nossa ciência tá bom falamos ainda de uma metafísica e espontânea que é o que todos os seres humanos podem ser de fato muitos em todos
têm prática a não ser que a pessoa pague pelos seus próprios manias vícios etc e falamos de uma metafísica científica falamos também que ciência e metafísica ela se comunicam e eu falei do nome desses filósofos tá bom basicamente a nossa introdução tocou e sistemas e ressaltei a importância que santo tomás de aquino e aristóteles ou melhor aristóteles e santo tomás de aquino tem nesse mundo metafísico né nessa nessa pergunta pelo ser nessa pergunta pela substância nessa pergunta pelas causas que vai além daquelas coisas que a gente vai além dos fenômenos né a gente está analisando
algo mais profundo e nesse algo mais profundo especulativo e filosófico sem dúvida alguma a estou feliz é um mestre né eu não tô mais aqui não mestre e o pensamento moderno que se desligue desses dois grandes mestres ele só tem a perder não sou contra o pensamento moderno ao contrário já falei que é preciso ter uma abertura ao pensamento moderna só que seu pensamento e se desliga da base fica parecendo uma casa que tem telhado que tem parede mas não tem alicerce uma filosofia desse jeito não se sustenta e por isso tantos sistemas equivocados de
filosofia sim é possível falar de sistemas equivocados errados e filosofia porque não tem base não tem fundamento isso cai e isso é derrubado então eu queria também que a gente observa as coisas dessa maneira de uma maneira mais ordenada né que a gente observasse que é a capacidade do homem de conhecer é uma capacidade que está em nós que veio de alguma realidade e que a abertura para esta mesma realidade tá bom então na próxima aula a gente continua aí