Salmo 126: Como viver sempre alegre | Rev. Augustus Nicodemus

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Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia
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eu queria convidá los a abrir a escritura no salmo 126 estamos dando seqüência à nossa série de mensagens nos salmos de romagem salmo 126 esse é o sétimo salmo que nós estamos expondo na sequência são 15 o salmo 126 fala da alegria do povo de deus vamos ver todos juntos salmo 126 quando o senhor restaurou a sorte disse ão ficamos como quem sonha então a nossa boca se encheu de riso ea nossa língua de júbilo então entre as nações se dizia grandes coisas o senhor tem feito por eles foi feito grandes coisas fez o senhor
por nós por isso estamos alegres restaura a senhor a nossa sorte como as torrentes no neguev os que colaborem mais semeiam com júbilo ceifaram quem sai andando e chorando enquanto semeia voltará com júbilo trazendo os seus fiéis amem esse é um dos alvos prediletos do povo cristão é um salmo que fala de restauração de alegria de júbilo a palavra de deus nos convoca a vivermos assim sempre alegres muitas passagens do novo testamento falou a respeito disso como por exemplo alegrai vos sempre no senhor outra vez digo alegrai-vos esse desafio de permanecer alegres em toda e
qualquer situação tem provocado os cristãos através da história a buscar a deus por orientação de que maneira nós podemos sempre viver alegre quando a vida está cercada de dificuldades e problemas e adversidades conflitos angústias temores a orientação da escritura é claro deus deseja que o seu filho aqui nesse mundo sempre tem um espírito tranqüilo de regozijo de gratidão por todas as coisas a grande dificuldade é como fazer isso aqui esse salvo nos fala de que maneira nós podemos cultivar sempre um espírito alegre mesmo no meio das grandes dificuldades nós não sabemos quem compôs esse salmo
mas com certeza ele ao fazê-lo expressou muito bem os sentimentos do povo de deus depois que a nação de israel foi libertada do cativeiro da babilônia esse é o contexto em que esses são provavelmente foi escrito ele começa dizendo se referindo à restauração da sorte de sião no verso 1º que é uma referência libertação da nação de israel do cativeiro babilônico como vocês se recordam bem da história a ação de israel havia entrado na terra prometida sob a liderança de josué e pela graça de deus israel conquistou todas aquelas nações que já habitavam ali e
se tornou o poder dominante na terra terra passou a ser da nação de israel era terra prometida que deus havia jurado dar aos descendentes de abraão só que depois o povo de deus já na terra esqueceu de deus e começou a adorar outros deuses começou a se misturar com os povos pagãos começou a adotar os seus costumes deus mandou juízes deus mandou profetas de deus levantou reis piedosos que reformaram parcialmente a religião do seu povo mas o povo continuava idólatra e endurecido decoração até que finalmente usando o termo humano é paciência de deus se esgotou
e deus resolveu castigá-los expulsando-os daquela terra que ele havia dado com grande poder e glória através do ministério de moisés primeiro deus manda os assírios que eram na época a nação que dominava o cenário político e econômico mundial os assírios invadem o reino do norte o reino do norte tinha capital em santa maria naquele tempo israel estava dividido dessas duas potências não é o reino do norte um capital em samaria curioso que lá em santa maria tinha o culto ao bezerro de ouro eles em vez de adorarem adeus adoravam bezerros de ouro imaginando que foram
estes deuses que os tinham tirado da terra prometida de deus então manda os assírios como seu chicote para castigar o seu povo e leva o reino do norte em cativeiro e passar algum tempo o reino do sul cuja capital é ajudar da dinastia de davi continua nos mesmos erros do reino do norte deus então manda os assírios webco humanos babilônicos que já tinha dominado sá civis a essa altura e eles levam cativo restante do povo de deus para a babilônia ou seja eles foram presos muitos morreram morreram velhos crianças a nação foi assolado o templo
foi destruído os muros de jerusalém foram derrubados os judeus perderam tudo o que tinham e eles foram levados em massa para babilônia para servirem ali como escravos se com somente um resto de povo ali na terra e eles ficaram cerca de 70 anos como escravos lá dos reinos que dominavam a babilônia no começo foi o rei nabucodonosor depois veio ciro um peça que dominou a babilônia e durante esse tempo 70 anos lá no cativeiro os judeus ficaram sem o templo ficaram sem a terra ficaram sem os sacrifícios ficaram seus sacerdotes ficaram sem o seu rei
embora deus não tenha se esquecido deles deus mesmo que o seu povo estava no cativeiro ministrou a eles através do profeta daniel e outros que ele havia levantado como por exemplo o escriba ésdras passado cerca de 70 anos deu se lembrou do seu povo de deus de misericórdia do seu povo e moveu o coração de ciro o rei da pérsia que dominava o mundo naquela época que havia tomado babilônia e todos os reinos e o rei ciro então passou um decreto libertando os judeus e autorizando que eles voltassem para a sua terra deu presentes deu
dádivas inclusive guarda escolta para a viagem e disse vocês vão e reconstruiu sua cidade e reconstruam o templo ao deus de vocês deus moveu o coração daquele governante cerca de 70 anos depois do cativeiro e os judeus então é voltar ou não todos mas muitos judeus voltaram herrelko param aquelas cidades antigas que um dia lhe pertenceram e começar a reconstruir estas cidades as suas casas começar a reconstruir os muros da cidade começar a reconstruir o templo esse é o período de esdras é o período de mias e do profeta gil sacarias e malaquias que são
os três últimos profetas que nós encontramos do antigo testamento mas a vida não era fácil não é não estava fácil por um lado eles estavam muito alegres pela restauração da vida deles como nação como povo como é culto como os sacerdotes foram restaurados mas as dificuldades para recomeçar eram muitas primeiro tinha hostilidade dos povos ao redor ninguém queria os judeus de volta à terra não tinha ficado vazia né e saíram da até outros povos ocuparam e agora viu o problema de ter que conviver com um vizinho que não quer que você esteja ali e não
era fácil e havia também a tentação de eles voltarem a cometer os mesmos os pecados na verdade muitos dos judeus que voltaram do cativeiro eles já estavam se misturando com as mulheres daqueles outros povos e já estavam começando a praticar a idolatria a prática a idolatria de novo as dificuldades dificuldades financeiras eram muito grandes porque eles receberam permissão para voltar para a terra mas ainda era um povo subjugado era um povo debaixo do domínio do rei da peça ainda tinham que pagar tributos e impostos a serem pagos eles não podiam ter o seu rei de
volta sempre era um preposto alguém enviado pelo rei é da peça para poder dominar sobre eles e além disso muitos judeus haviam ficado lá na babilônia o retorno foi o retorno parcial então o salmista ele escreve e se são nessa situação ele olha para trás vê a restauração ver como deus mudou a sorte do seu povo libertou o seu povo ele relembra o sentimento que eles tiveram naquele dia a alegria que eles sentiram quando chegou a notícia de que eles podiam voltar a ele olha para a situação presente as dificuldades que eles estão vendo que
a restauração não é completa ele ora para que deus terminei a restauração e ele olha para frente para o futuro quando deus haverá de trazer uma restauração completa ao seu povo por isso saulo está dividida em duas partes na primeira a alegria pela restauração passada pelas bênçãos que deus já deu sair do verso 1 até o verso 3 ea segunda parte é a alegria pela restauração futura por aquilo que deus haveria de fazer o que eu quero dizer pra vocês nesta manhã é que aqui nós encontramos um padrão do procedimento de como nós podemos atender
a ordem de deus de vivermos contentes em todo lugar e sempre primeiro nos lembra tudo o que deus fez lembrando que deus fez da do que ele nos deu em cristo jesus e segundo olhando para o que ele ainda nos fará e no meio disso tudo orando para que ele cumpra a sua promessa vamos então passar a exposição do salmo em primeiro lugar o salmista se alegra o registro a alegria do povo de deus pela restauração passada versos de 1 a 3 eles na terra prometida olham para trás naquele momento da libertação e lembram os
sentimentos que tiveram os sentimentos que tiveram quando essas coisas aconteceram são três coisas aqui quatro na verdade verso 1º quando o senhor restaurou a sorte de sião ficamos como quem sonha então há o sentimento foi dizer eu não acredito nós estamos livres nós podemos voltar pra casa é esse é um sonho não pode ser verdade é bom demais pra ser verdade então a primeira impressão foi uma mistura cindy de uma incredulidade alegre com que a gente às vezes é é surpreendido por uma circunstância boa por exemplo o brasil tem ganhado ante a alemanha a gente
disse eu não acredito nem estamos com quem supunha não é possível que coisa a gente não imaginava um negócio desde então foi essa a sensação que o judeu sentiram quando chegou o decreto do rei dizendo vocês estão livres vocês podem voltar para a terra de vocês quando deus restaurou a sorte de sião sião é outro nome para jerusalém se é o nome do monte onde a cidade de jerusalém está construída né então quando eles dizem quando deus restaurou a sorte se está se referindo ao fato de que agora se ão com jerusalém e toda aquela
região voltou a ser deles e aí eles ficaram como quem sonha naquele estado de de uma alegria quase inacreditável pelo que deus fez um deus se lembrou de nós miseráveis pecadores que estávamos aqui ele tinha nos castigado nós estávamos aqui por causa das nossas faltas das nossas culpas nós merecemos tudo isso mas agora ele teve misericórdia de nós ele se lembrou de nós e eles ficaram como quem sonha com a notícia chegou a segunda reação está aí é no verso 2 ele diz então a nossa boca se encheu de riso ea nossa língua de júbilo
judeus começaram a rir à toa começar a rir à toa a felicidade entrou no coração dele eles batiam no ombro do outro e se juntavam para rir pra celebrar para agradecer a só felicidade porque a deus havia mudado a situação deles não é deus usa a via restaurado daquela situação tão difícil e complicada ea boca dele se encheu de júbilo ou seja eles começaram a falar da alegria do gozo que eles estavam sentindo por aquilo que deus havia feito a alegria era tão grande que eles não conseguiram se conter mas a boca língua se encheu
de júbilo ou seja eles expressavam para as pessoas chegavam para os vizinhos é que eram de outras nações lembra que lá na babilônia não tinha somente os judeus mas outros povos que haviam sido conquistados também pelos pelos babilônios assírios e peças e gerard você ouviu ou viu a boa notícia o rei nos libertou a não voltar pra casa e os outros povos olhavam e diziam puxa vida é a terceira o fruto disso aí no final do verso dois então entre as nações se dizia grandes coisas o senhor fez por eles é verdade olha só o
que o deus deles fez por eles eles eram escravos agora estão livres estão voltando para a terra deles grandes com esse deus desse povo nós continuamos escravos aqui mas o deus desse povo deu essa libertação e aí os judeus diz aí no verso três nem o testemunho de glória a deus este ano com efeito grandes coisas fez o senhor por nós por isso nós estamos alegres que dias gloriosos aqueles dias em que chegou ano disse coração alegre coração exultante coração em bandeirado boca em festa alegria testemunho lembrando de tudo o que deus fez de como
deus teve misericórdia língua cheia de júbilo e tudo isso redunda em glória pra deus de fato de eu sair foi deus quem assinou o decreto foi o rei mas a gente sabe que que segurou a mão do rei e mandou ele escreveu isso aí foi o nosso deus é ele que está por detrás de cada libertação de cada providence grandes coisas fez o senhor por nós por isso nós estamos alegres que diz gloriosos mas aqueles dias estava no passado porque agora veja no verso 3 no verso 4 ele hora e diz o que restaura a
nossa sorte ué mas deus não tinha restaurado não é o que diz o verso 1º quando o senhor restaurou a nossa sorte mas aqui no verso quanto ele ora senhor restaura a nossa sorte o que tinha acontecido é que passados os primeiros momentos os primeiros dias meses e anos e da euforia da alegria eles perceberam que a vida é mais ou menos como que retornará ao seu ritmo normal eu estava de volta na terra prometida mas a reconstrução da cidade era complicado é só ler o livro de esdras e anemias e vocês vão ver as
dificuldades que os samaritanos por exemplos amonitas estavam colocando para a reconstrução do tempo havia caluniar e armadilhas gente que ia lá o pro-reitor fazer fuxico dos judeus estavam lutando contra aquilo né além disso o povo parecia meio desanimado em vez de construir a casa de deus e trabalhar na reconstrução do templo pessoal tá preocupado em levantar lojinha abrir o seu negócio abrir a sua oficina e o que sobrava eles traziam para deus o profeta g1 levantou se nessa época dizer por que vocês estão preocupados com a casa de vocês e não estão reconstruindo a casa
de deus o profeta zacarias também reclamando do povo nesse tempo extra o escriba que deus levantou como líder juntamente com nehme se juntava o povo dizendo porque se estão devagar você que você estou e oprimidos irmãos de vocês estão casando com essas mulheres desses povos aí estão começando a cometer os mesmos pecados que nos levaram um dia lá como escravo na babilônia a situação não era fácil além do que eles diziam e muita gente ficou na babilônia muita gente não voltou e aí agora alegria se transforma em oração o deus restaurar a nossa sorte o
senhor já restaurou o nosso assunto mas ainda não completamente ainda há muita coisa a ser feita senhor muita coisa precisa ser avançada restaurar a nossa sorte e aí ele usa o salmista usa duas analogias nessa oração como expectativa daquilo que ele quer que deus faça a primeira está é ainda no verso 4 né ele diz restaura senhor a nossa sorte como as torrentes do niqab o negueba é uma região deserta que fica ao sul da judéia e ela passava a maior parte do tempo seca e tinha muitos riachos que ficam secos aponta do leito ficar
rachado boa parte do tempo aqueles ribeiros eles eram como veias mortas de um cadáver mas ressecados expostas ao sol duras não servia para nada de repente chovia nas montanhas vinham a inundação descendo a montanha baixo e aqueles ribeiro se enchiam de água que desciam como a torrente irrigava o deserto e era tempo então de eles começarem a semear eles começaram a semear quando um pouco antes daquelas águas chegarem o que o salve está dizendo com essa analogia é deus da mesma forma que inesperadamente de repente poderosamente tu mandas a água que enche aqueles ribeiros secos
lá no sul do neguev faz a mesma coisa conosco restaura a nossa sorte vem com o poder vem com graça vem com majestade e abundância restaura completamente o teu povo termina a obra que o senhor começou exatamente como aquelas correntes do neguev essa oração do salmista no verso 5 a 6 nós temos a segunda ilustração que ele usa da restauração completa que ele deseja que deus faça ele disse nos que colagrai mas semeia um conjunto de luz em farão quem sai andando e chorando enquanto semeia voltará com júbilo trazendo os seus feixes naquelas épocas de
seca eles tinham que plantar mesmo que o terreno estivesse seco à espera das torrentes do neguev e aí o agricultou ele saía espalhando a semente semeando em esperança em esperança porque depende das chuvas e enquanto ele semeava as lágrimas disse um dos olhos porque ele não sabia o que ia acontecer se a torrente viria se as chuvas viriam estava semeando em terreno seco e aqui o salmista lembrando da fidelidade de deus ele disse isso aqui os que com lágrimas e meio com júbilo ceifaram porque o neguev será inundado com as águas mandadas por deus quem
sai andando e chorando enquanto semeia voltará com júbilo trazendo os seus feixes note que ele se alegra olhando para trás quando deus restaurou a nossa sorte ficamos como quem sonha ea boca se encheu de júbilo e agora ele se alegra olhando pra frente dizendo se o nosso trabalho de semana a dura aqui nessa terra ela agora é feita com lágrimas essa semeadura mais um dia nós voltaremos trazendo os feixes com júbilo é a mesma palavra é usada no início do sal eu olho para trás vejo que deus fez e eu me alegro e eu olho
pra frente é o que ele fará e eu me alegra é assim que nós vivemos felizes nesse mundo a nossa alegria ela não está restrita aos bens materiais ou qualquer outra coisa que mais na ação de deus na história da redenção aquilo que ele fez por nós e aquilo que ele haverá de fazer é isso que o sal nos ensina quanto a viver alegremente nesse mundo ele nos lembra em primeiro lugar que devemos olhar para trás e no caso do cristão nós devemos lembrar o que deus já fez por nós em cristo jesus nós temos
mais motivo de alegria olhando o passado do que os judeus quando foram libertos do cativeiro porque deus nos libertou de um cativeiro pior do que o cativeiro político pior do que o cativeiro econômico deus nos libertou da escravidão do pecado em cristo jesus quando ele nos perdoa as nossas ofensas ele nos livrou do cativeiro de satanás quando nos tirou do reino das trevas e nos levou para o reino do filho do seu amor ele perdoou a nossa dívida que é muito dívida espiritual salário do pecado é a morte ele nos perdoou isso que é muito
maior e melhor do que o rei ciro ter perdoado as dívidas da nação de israel e ter liberado aquele povo ele nos fez parte do seu povo isso é motivo de sonharmos de rirmos e de falarmos e de darmos testemunho é isso que a bíblia se refere como a alegria da salvação a salvação é um fato consumado a vida do crente ela já aconteceu e nós olhamos para trás e dizemos como é que deus pode perdoar um pecador como eu como é que deus pode me restaurar a minha sorte eu miserável pecador debaixo do cativeiro
de satanás da escravidão do pecado condenado pelos meus delitos com uma dívida diante de deus que eu só posso pagar com a minha alma do inferno deus perdoou deus esqueceu deus me libertou deus me fez seu filho e mais do que simplesmente me dá uma terra como deus judeus ele me fez herdeiro dele ele me deu mundo inteiro cosmos inteiro e souza ribeiro de deus e portanto tudo isso me pertence gente a razão primeira da nossa alegria é olhar para trás e dizer grandes coisas fez o senhor por nós por isso estamos alegres sabe por
que a gente vive triste vivia batido desanimado porque a gente esquece do que deus fez razão tem aquele hino quando disse conta as bênçãos conta quantas são e você vai ver surpreso quanto deus já fez e eu sei que se não está se referindo a providência de deus aos cuidados que deus tem por nós aqui nessa vida mas essencialmente ele nos lembra da grande restauração que deus nos deu em cristo jesus é assim que nós vivemos alegres nesse mundo olhando para trás vendo que nós é nosso e vendo em que deus nos tornou mediam de
jesus cristo o samu também nos ensina que aqui nesse mundo essa restauração ela ainda não é completa a gente expressa isso da seguinte maneira o reino de deus já veio o reino de eu já começou a nossa salvação já teve início mas ainda não está terminado deus nos libertou do pecado mas nós ainda pecamos ele nos livrou da condenação da morte mas ainda vamos morrer ele quebrou poder de satanás sobre nós mas o diabo ainda anda ao redor procurando alguém a quem devorar ele já nos livrou da condenação eterna mas nós ainda vamos experimentar morte
já mas ainda não por isso o senhor restaurou mas ainda assim nós oramos restaura senhor já mas ainda não enquanto aqui nesse mundo nós oramos para que o ainda não termine e que ele venha completamente o reino de deus já veio jesus disse aos seus discípulos o reino de deus está entre vós mas ele nos ensinou a olhar como venha o teu reino o rei não veio mas ainda virá já nos restaurou mas nós oramos restaura no senhor e nós olhamos então pro futuro e pra que é pra aquele grande dia em que deus nos
dá a restauração completa quando ele nos ressuscitará dos mortos vencendo a morte definitivamente só ressurreição vai vencer a morte definitivamente quando ele nos dará a vida eterna ea morte será banida quando ele nos dará não a posse nem alguma parte desse planeta como ele deu a israel mas ele nos dará um novo céu e uma nova terra onde habita justiça quando estaremos com ele pra todos sempre com o senhor jesus o amado da nossa alma quando nunca mais haverá dor aflição doença angústia depressão nós oramos e olhamos para aquele dia eo nosso coração se alegra
porque nós temos certeza disso nós vivemos em esperança em esperança certa de que um dia deus vai fazer tudo isso conosco por isso o olharmos para trás e para a frente o nosso coração se enche de júbilo ainda que no presente nós temos que semear com lágrimas ainda que no presente o nosso coração se enche de temores de expectativas mas nós oramos o deus cumprir o que o senhor prometeu traz o reino eterno manda o teu filho liberta o mundo do cativeiro do pecado glorifica os que são deus manda aquela colheita plena enquanto não chega
àquele dia meus irmãos aqui nesse mundo a gente serve a deus falando dele para os povos deus fez grandes coisas por nós de fato grandes coisas o senhor fez por nós por isso estamos estamos alegres e nós servimos adeus aguardando o dia da libertação é assim que nós vivemos eu termino com duas palavras de aplicação prática primeiro eu quero perguntar pra vocês com toda franqueza em que se baseia a sua alegria o que faz você alegre o que faz você alegre queria que você pensasse nisso o que vai dar mais alegria talvez uma pessoa talvez
uma conquista pessoal talvez um carro que você tenha uma casa que você comprou talvez a um projeto de viagem que você tem talvez a conclusão do seu curso seu namorado a sua namorada seus filhos o que lhe enche de alegria queridos todas estas coisas materiais elas vão passar um dia você vai perder a sua mocidade um dia você vai perder a sua beleza um dia você vai perder a sua saúde onde se vai perder a sua esposa o dia você vai perder seu marido talvez perca filhos talvez perca propriedades tudo aquilo em que o seu
coração se foca como razão de alegria que nesse mundo todas estas coisas são passageiros todas estas coisas são secundários a única razão a única fonte verdadeira de alegria é deus ea sua obra por nós o que ele fez por nós em cristo aquilo que ele faz aquilo que ele fará por isso que jesus disse nós estamos no mundo mas nós não somos dele somos peregrinos é por isso que o nome de se salvar e salmo de romagem ele é cantado pelos peregrinos que não tinham lugar certo que vagavam nesse mundo em direção a jerusalém seleção
isso que nós somos nosso coração tem que desaparecer gar dessas coisas aqui do mundo não é que elas não são boas não é que nós não devemos agradecer a deus por elas mas a sua alegria não pode estar nelas porque o dia elas faltaram um dia elas irão embora e muita gente quando pede estas coisas caem de pressão e não retorna eu estou dizendo que toda a depressão é resultado de uma visão espiritual deficiente eu sei que há outras causas para depressão mas eu desconfio que boa parte da angústia da tristeza da solidão do tesouro
dos cristãos não é um problema clínico mas é falta de foco no que a palavra de deus de regozijo em deus e nas coisas de deus a segunda palavra é para aqueles que estão tristes abatidos desanimados e sem ânimo para continuar eu queria que hoje de manhã pensando nesse são você encheste o meu coração de juro que você olhasse para trás não importa as tristezas e angústias a dor eo sofrimento eu queria que você olhasse através dela se você visse a libertação de deus o perdão de deus em cristo jesus a reconciliação que deus lhe
deu mediante seu filho e que isso encheste o meu coração de julho a ponto de você transcender a dor ea agonia que agora aprisiona sua alma que isso liberta e você que por recordar a o que deus fez por você restaure o seu coração alegria da salvação então pra que você não viva dessa forma clientes desanimados sem esperança eles são uma péssima recomendação do evangelho para o mundo nós devemos fazer isso grandes coisas fez o senhor por nós por isso estamos alegres ainda que agora esteja doente sofrendo um solitário sem dinheiro sem perspectiva confuso mas
uma coisa eu sei eu sei em quem tenho crido eu sei o que ele fez por mim eo meu coração se alegra por tudo isso oremos para que deus venha como uma torrente no deserto do neguev inundando os ribeiros da nossa esperança com alegria trazendo aquela água e os frutos da semeadura em feixes de júbilo que o nosso coração fica em festa e que nós possamos mostrar ao mundo que no meio do desespero que nos cerca a motivo de alegria num grande deus que nos liberta e faz por nós muito mais do que nós podemos
pensar ou contar que nos encha do seu espírito lembrando que o fruto do espírito é alegria e paz o deus nós queremos agora pedir perdão ao senhor por deixar aqui o a tristeza o pessimismo eo desânimo desesperança murmuração reclamação encher o nosso coração aquele ressentimento e amargura que dura anos já o senhor perdoa lhes porque a gente nem lembra mais do que a alegria da salvação enche o nosso coração como a torrente que cai sobre o neguev enche de alegria dá nos o deus alegria da salvação para que sejamos um povo alegre o povo mais
feliz desse planeta abençoe essa igreja é que os seus membros possam encontrar em motivo de regozijo em todas as coisas o deus ouve a nossa oração euro pelos aflitos abatidos perdes o deus restaura sua sorte e que eles possam olhar para te encher o coração de gozo na presença do senhor e quando vamos celebrar a ceia que ela seja também um motivo de gratidão e de alegria é o que nós pedimos por amor de jesus amém
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