GRANDES EDUCADORES BRASILEIROS (COMPLETO) - Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo

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Rani Deives
Um pouco da vida e da história de três grandes educadores brasileiros.
Video Transcript:
são três pessoas que nascem no final do século XIX que vão se engajar na educação por volta dos 20 anos de idade cada uma delas vai ter mais ou menos 20 anos quando entra na educação [Música] Educacional tá praticamente formado mas não tá constituído de fato então eles vão estar nesse movimento de transição de Constituição desse estado de Constituição desse ministério de educação Lourenço Filho por exemplo vai ficar no Ministério da Educação e saúde por uma longa duração com vários anos atuando Fernando de Azevedo granizo vão ter atuações mais pontuais mas eles também vão ser
reformadores estaduais então eles vão estar no âmago da construção da consolidação do sistema escolar brasileiro [Música] em 12 de julho de 19 filho de Deocleciano Pires Teixeira e Ana Espíndola Teixeira estudou até a conclusão do secundário cogitou entrar para Companhia de Jesus mas o pai o queria político mandou estudar no Rio de Janeiro o que eu sei é que ele foi sempre um menino muito estudioso brilhante se destacou desde a infância Né desde pequenininho né então a família falava nisso com as pessoas que me contam e hoje inclusive mais pessoas me contam sobre isso né
agora um menino de certa forma tímido interessante isso porque meu pai ele era recatado reservado o que ele herdou da educação jesuítica que ele teve né ele foi educado Jesuítas a vida inteira não só em casa até onde ele nasceu e de onde ele sai aos 14 anos para estudar também Colégio Jesuítas Em Salvador né e ele guarda muito isso essa coisa da simplicidade do atletismo quer dizer para ele nada um luxo em uma exuberância em uma vaidade né então ao longo da Infância e da adolescência esses traços foram sendo marcados e ele é adulto
[Música] a nisso ingressou na faculdade de direito da Universidade do Rio de Janeiro diplomando-se em 1922 Góes Calmon assume o governo do estado da Bahia conhecendo o jovem Bacharel convida o para administrar a diretoria de instrução pública em 1925 a Anísio Teixeira viaja Europa e observam sistemas escolares de vários países como a Espanha a Itália Bélgica e França Em 1927 vai aos Estados Unidos e em 1928 faz um curso de pós-graduação na universidade de Columbia é a nísio Teixeira que traduzirá esse sistematizará para o público brasileiro as ideias do filósofo e pedagogo norte-americano em 1931
muda-se para o Rio de Janeiro e assume a diretoria de instrução pública do Distrito Federal [Música] Manuel Bergson Lourenço filho nasceu em Porto Ferreira interior de São Paulo em 10 de Março de 1897 filho do comerciante português [Música] na Escola Normal secundária de Pirassununga em 1917 neste mesmo ano matricula-se na faculdade de medicina para estudar psiquiatria dois anos depois abandona o curso ingressa na Faculdade de Direito de São Paulo em 1921 é nomeado o professor da cadeira de psicologia e Pedagogia da Escola Normal de Piracicaba na década de 20 surgem as grandes reformas educacionais nos
Estados precedidas pela reforma Sampaio Dória realizada em São Paulo em 1922 o dirigente do Ceará Justiniano de Serpa pede auxílio ao Governo do Estado de São Paulo foi convidado Lourenço Filho professor de 25 anos para a função em 1924 foi fundada a Associação Brasileira de educação das novas ideias e passou a promover conferências nacionais grande foco de debates e dis cussões entre 1924 e 1932 nascem seus dois filhos [Música] a diretoria Geral de instrução Pública de São Paulo e é convidado por Anísio Teixeira para organizar e dirigir no Instituto de Educação do Distrito Federal [Música]
Fernando de Azevedo nasceu em 2 de abril de 1894 em São Gonçalo do Sapucaí Minas Gerais Filho de Francisco Eugênio de Azevedo e Sara Lemos de Almeida ingressou no curso ginasial em um internato jesuíta no Rio de Janeiro prestes a concluir seus estudos Fernando desejou ser Jesuíta e entrou para a companhia de Jesus na cidade de Campanha Minas Gerais em 1914 renunciou a vida Religiosa e ingressou na faculdade de direito no Rio de Janeiro voltou para Belo Horizonte onde assume ensino de latim e Psicologia no ginásio do Estado volta para o Rio de Janeiro e
novamente para São Paulo onde conclui o curso de Direito em 1918 em dezembro de 1916 Azevedo conhece a jovem Elisa a Assunção Amarante Cruz casaram-se em setembro do mesmo ano tiveram quatro filhos Lívia lúlia Fábio e Clélia entre 1917 1926 a tua paralelamente como professor e jornalista nos jornais correio Paulistano e o estado de São Paulo Em 1927 assume a diretoria de instrução pública da capital [Música] o problema da instrução pública se coloca de uma maneira mais contundente não que eles não venham se preocupando com isso antes ou como professores enfim mas ele vai se
colocar como um problema mais contundente nos anos gente é aí que eles no cargo de reformadores vão ter que lidar com o problema real de que é distribuir ou de organizar esse sistema educacional num determinado estado ou no distrito federal Então nesse momento eles estão se constituindo é aí que eles vão no meu entender que eles vão enfrentar de frente à questão e vão começar a perceber como que vão Qual os quais poderiam ser soluções para aqueles problemas então eles estão se deparando com essa questão como formar professores para a instrução pública e como ampliar
o acesso à escola pública e o qual é o lugar da escola pública na Constituição desse cidadão para o estado toda a discussão em torno de se a escola deve ser integral se a escola deve tratar esses conteúdos tratados conteúdos escolares na sua maior dimensão O que que significa a escola e Justamente a discussão da escola nova vai aparecer no âmago dessa década de 20 é o que que se espera da escola na construção do estado brasileiro Qual é o lugar dessa escola e não é uma escola pontual mas é a escola de massa ou
seja a escola para toda a população brasileira em 1932 Anísio Teixeira Lourenço Filho e Fernando de Azevedo São signatários do famoso Manifesto dos Pioneiros da escola nova O Manifesto de 32 vai ser uma das das evocações houve uma das evidências desse movimento então uma Manifesto de 32 na minha compreensão né O Manifesto dos educadores dos Pioneiros da Educação de 32 ele tem uma dimensão de afirmação de princípios da escola nova mas ele também é uma carta documento no sentido de que ele é uma carta política de uma proposta de organização da Educação no país e
ele também é uma carta memória porque ele acaba entrando uma representação do que que deve ser a educação nesse país a proposta de uma educação que seja laica que seja obrigatória que seja gratuita que seja dever do Estado uma educação que seja Nacional de cunho Nacional de caráter Nacional então que seja uma educação que você possa ter no Rio Grande do Sul ou no Rio Grande do Norte a mesma educação então esses princípios e os princípios de uma escola democrática ainda que a noção de escola democrática possa variar de um para o outro e possa
até ser polêmico no caso do Lourenço Filho mas eu acho que é uma questão pontual de qualquer forma a noção de uma escola democrática vai estar na série das preocupações dos três educadores a escola nova no Brasil ela tem três dimensões bateu pelo menos acredito nisso né uma dimensão pedagógica uma dimensão política uma dimensão e finalidades né uma dimensão filosófica se a gente quiser chamar assim então na questão do pedagógico a escola nova é a compreensão ou seja ela surge como uma recusa do que vai ser chamado genericamente de escola Tradicional em que a criança
fica imóvel em que o professor é o centro da atividade em que o ensino é o ensino verbalista em que a criança deve memorizar o conteúdo aprendido ou seja ela aprende pela memorização e que o professor assume esse essa posição central de ser um grande expositor né ele que tem o conhecimento e ele vai passar o conhecimento para criança então encontra a posição a essa essa esse grande conjunto de ideias surge um outro grande conjunto de ideias que a gente pode chamar de escola nova então a escola nova é aquela que vai olhar para o
educando como aquele que vai construir o seu saber a partir da sua própria experiência aí você tem várias matrizes né Você tem uma matriz de Rihanna Você tem uma matriz você tem vários tipos de matrizes Mas se a gente puder tudo isso no Caldeirão a ideia mais ou menos geral bem grosso modo é que ela vai prever a atividade da criança ou seja a escola nova muitas vezes se confunde com uma ideia de escola ativa então não só de ensino ativo mas de escola ativa então a criança tá no centro da aprendizagem a criança vai
experimentar a criança vai produzir o conhecimento o professor é aquele que é o mediador aquele que ajuda a criança fazer mas é aquele que mobiliza mas ele sai da cena né e fazer é muito mais do que ouvir então você passa de uma escola do ouvir para uma escola do ver e fazer Então essa é grosso modo a diferença que a gente poderia dizer então essa proposta de escola nova você vê que ela é uma coisa assim extremamente lata abrangente e que a gente poderia dizer que é uma ideia que até hoje está presente na
Educação Nacional né que é a criança poder a partir da sua própria experiência construir o seu conhecimento no Brasil foi o único país do mundo em que a escola nova assumiu o lugar do estado que que eu quero dizer com isso em todos os lugares do mundo em que a escola nova foi mencionada ou foi intentada ela sempre foi pensada como uma experiência pontual Então você tinha uma escola que dizia que fazia a escola nova você tinha uma escola geralmente particular né criada por um educador em Y né que a gente vai aí vai ter
vários nomes que aparecem aí enfim e que vai defender desses princípios da atividade da Criança no centro do conhecimento e tal vai propor uma escola nova então uma experiência pontual no Brasil ao contrário esses educadores que a gente vinha mencionado Fernando de Azevedo Lourenço Filho nisso Teixeira eles vão de maneiras diferentes se apropriar desse ideário da escola nova e vão nas suas reformas do aparelho dos Estados Unidos né se você falar mais profissionais feitas a partir do aparelho do Estado vão propor a extensão da escola nova a toda a população e idade escolar Então ela
é uma iniciativa do Estado então ela tem uma dimensão aí política fortíssima não é só uma dimensão pedagógica dos princípios pedagógicos que estão envolvidos mas aí ela subiu o lugar do que a gente vai fazer com o sistema educacional então nisso ela passa a ser também uma carta de princípios né então manifesta pela Manifesto dos educadores pela Escola Nova é representativo disso de uma grande carta de princípios desse movimento mas ela também surge como alguma coisa que galvanização política então eu percebo que esse termo Escola Nova ele passa a ser usado de uma maneira mais
frequente a partir de 1927 no Brasil quem que vai usá-lo particularmente o Fernandes Azevedo no Rio de Janeiro e Francisco Campos em Minas Gerais em Belo Horizonte né e da onde que eles estão partidos tem concepções inclusive é interessante porque a escola nova mineira ela é muito mais Católica do que a escola nova carioca então elas têm dimensões diferentes elas aparecem de maneira diferente mas elas aparecem com aquela noção de frente De Frente política que a gente vai ver muito bem discutida pelo Edgar dedeca Por exemplo quando ele fala da Revolução de 30 que é
esse momento dos anos 20 que você constrói frentes né então a escola parece como uma grande frente que a frente da de uma certa unidade então nacional e de uma certa unidade da escola isso não quer dizer então que eu tô negando os princípios pedagógicos Não tô dizendo mas tô dizendo que a ele se associa uma dimensão política que é justamente impor um novo modelo escolarização ou uma nova forma de escolarização a essa ao sistema de educação pública mas a escola nova nesse processo dessa dimensão política e particularmente a partir de 30 quando se cria
o Ministério da Educação e saúde né E que você vai ter uma disputa então para quem vai estar nesse aparelho estatal que já não é mais de cada estado ou do Distrito Federal mas que é diâmetro Federal né Aí você vai ter uma outra dimensão dessa disputa que vai ficar mais evidente que até aquele momento ela não tá vivente que era praticamente Porque ela tinha essa noção de frente né Essa constitui essa grande frente dos educadores que para que nós vamos fazer essa escola nova Quais são as finalidades dessa escola os educadores liberais como Anísio
Teixeira vamos dizer nós estamos fazendo mais com a nova para preparar o homem para permanente mudança o mundo muda e nós vamos mudar com ele e o homem precisa pela sua própria experiência aprender a mudar com o mundo mudar constantemente Nem sempre é um valor para alguns grupos por exemplo alguns educadores católicos começaram a perceber que nessa finalidade né e particularmente o anisiocheira vai ser um ponto mesmo de discórdia entre entre esses educadores então que essa finalidade da mudança constante ela pode levar a o apagamento de algumas referências prévias por exemplo Quem que tá na
base dessa educação Ah então agora é o homem e as suas mudanças Mas aonde está a presença Divina a inspiração Divina ela inspira o homem ou não Então essa educação que é preparar o homem para mudanças uma sociedade e mudanças ela é uma educação que vai colocar os homens contra os homens é uma educação que vai ser individualista e os princípios da Solidariedade cristã e os princípios por exemplo dessa inspiração né Então essa discussão começa a aparecer como um problema grande justamente porque uma vez que está criado o Ministério da Educação e saúde e que
a gente precisa dizer então Quais são suas finalidades dessa escola nova aí a gente precisa discutir os princípios e esses princípios nem sempre são idênticos Então a gente vai ver por exemplo que a gente vai ter um conjunto de manuais como o manual de pedagogia do everado bacoes é que é um grande educador católico e que se apropria do conjunto das ideias da escola nova dissemina isso no seu manual mas associa isso alguns Primos da educação católica então não dá para a gente dizer que a disputa entre católicos e Pioneiros que é uma coisa que
só se evidencia a partir de 32 com essa força que a gente conhece hoje nessa disputa entre católica O que foi memorizada como eu já disse anteriormente né foi torrada memorável para Fernando de Azevedo na cultura brasileira ela só aparece mesmo a partir ela fica evidente a partir de 32 mas quando você olha o material produzido por esses educadores você vai ver que é alma permeabilidade dos princípios pedagógicos que atravessam um e outro ou seja não dá para você dizer que a educação que os católicos não tivessem sensíveis as novas perspectivas do ensino que a
escola nova trazia mas o que eles não queriam é que aquilo subvertesse um conjunto de valores que eles tinham anteriormente né o que eles achavam que era importante a mesma coisa vai acontecer com os liberais eles vão dizer não mas a escola nova porque ela vem do estado e porque ela deve ser porque ela está sendo colocada no estado Veja a situação específica do Brasil ela sai do Estado então porque ela é de caráter estatal e esse estatal está separado da igreja então ela tem que ser laica e ela tem que e ela ela tem
que ser obrigatória tem que ser lá que é dever do Estado e direito do cidadão então aí entra em conflito a escola pública com a escola particular o princípio da educação da educação religiosa eu acho que são três dimensões que a gente se a gente não compreender essas três dimensões quando a gente olha pra escola nova no Brasil a gente não entende o que tá no Ceni da disputa porque o cérebro da disputa não é necessariamente não são necessariamente os princípios pedagógicos mas às vezes são os lugares políticos de embate ou essas ou seja os
valores que estão envolvidos nessa escola a partir daí você vai a gente pode entender a atuação deles nos vários níveis que eles vão ter depois ao longo da sua trajetória de vida porque é são essas discussões iniciais que os vão constituir mesmo Enquanto o reformadores enquanto políticos da educação não somente enquanto professores que cada um deles os três vão ser o tempo todo professores mas enquanto políticos da arena Educacional né então é nessa É nesse conjunto que a gente vai entender por exemplo depois a atuação do Lourenço Filho no estado ou seja a preocupação com
a construção do Ministério da Educação e saúde em 1930 a preocupação de criar uma educação que fosse uma educação semelhante na verdade igual para todo o país e o Ministério da Educação e saúde seu lugar a partir do qual essa se vão emanar as leis que vão reger essa Educação Nacional né Isso vai fazer com que eles de uma certa maneira se interessem ou namorem com esse estado com esse Ministério educação e saúde no caso do Lourenço Filho esse namoro vai ser um namoro mais concretizado então ele vai entrar para o estado já em 1932
o 31 32 Lourenço Filho já está no Ministério da Educação e saúde e ele vai inclusive ir a empréstimo para a diretoria de instrução pública do Instituto Federal para auxiliar o Anísio Teixeira que o Anísio Teixeira vai fazer uma reforma no Rio de Janeiro Então são várias reformas isso é às vezes é confuso porque são várias reformas a gente Teixeira vai faz a reforma na Bahia nos anos gente mas nos anos 30 ele vai estar no distrito federal fazendo também uma reforma de instrução de educação pública no distrito federal Fernandes Azevedo vai estar no Rio
de Janeiro de 26 de final de 26 até 1930 fazendo uma reforma no distrito federal na instrução pública do Distrito Federal e vai estar em São Paulo em 1933 fazendo uma reforma da instrução pública em São Paulo Lourenço Filho vai estar no Ceará em 20 fazendo a reforma do Ceará mas vai estar em 30 participando fazendo uma reforma em São Paulo da instrução pública sendo reformador de São Paulo em 31 assumindo um posto no Ministério da Educação e saúde e 31 mesmo também auxiliando a reforma do Teixeira Ou seja você vê que eles estão se
transando tão se encontrando o tempo todo né aonde um começa o outro continua no primeiro grau de satisfação de memória de importância para ele a reforma da Educação no distrito federal no antigo distrito Federal que foi feita no governo Washington Luiz que ele mencionava pouco talvez todo um quadro de política conservador que não agradasse muito mas com apesar disso com reconhece muito um reconhecimento muito grande pela cobertura que foi dada já pelo Governo Federal que estava sediado lá já pelo governo do Distrito Federal que era o Antônio Prado Júnior no sentido de compreenderem O que
foi várias vezes quase uma batalha campal e foi uma batalha durante os quatro anos de Mandato já do Presidente da República já do prefeito do Distrito Federal na época me parece indicado não é pelo presidente Esse foi um momento de que não sei se a palavra ele seria ele se orgulhava mas de que ele tinha no mais alto grau de memória como um momento de batalha quando estava mais moço e de batalha vencida graças a compreensão de uma estrutura que no fundo era final mas da República Velha ainda e o apoio dado por gente das
mais diferentes Áreas Aí de todo o Brasil um detalhe disso ou uma materialização disso eram grandes amigos que ele fizeram nesta época o Venâncio filho Francisco Venâncio filho hoje tem um filho na academia ou a poetisa então jornalista Cecília Meireles que entraram através do jornal ou da luta no âmbito da educação um na luta política mesmo em termos no movimento pela Escola Nova depois se desdobrando Manifesto de 32 etc entraram numa grande composição em apoio a essa reforma [Música] a obra de Anísio Teixeira se exerceu em todos os planos desde o ensino pré primário até
a criação da Universidade do Distrito Federal em 1935 quando o Instituto de Educação ganha nível universitário integrado a ela como Escola de Educação Fernando de Azevedo que se recolheram magistério foi um dos organizadores da Universidade de São Paulo em 1934 dirigindo o Instituto de Educação e ocupando a cadeira de sociologia na faculdade de Filosofia Ciências e Letras grosso modo a gente também podia pensar num segundo período que vai mais ou menos de 1935 a 1945 que engloba então o Estado Novo mas que antecede um pouquinho o estado novo porque queria antecede porque em 35 você
já tem um conjunto de questões que já estão de questões sociais políticas econômicas enfim que já estão aproximando que vai ser depois a Constituição do tal do estado novo em 37 pelo Getúlio Vargas né então assim em 35 você já tem um curso de perseguições políticas a preocupação com Os Comunistas vai ser muito grande então você vai ter um conjunto de educadores perseguidos é o caso do Edgar Mendonça é caso do Pascoal Leme e é o caso do Anísio Teixeira que inclusive em 35 ele vai ter que ele vai se demitir do cargo de diretor
de instrução pública do Federal e vai sair fugindo do país em direção à Argentina e depois vai continuar fugindo durante todo o estado o Anísio Teixeira a partir de 35 ele abandona a Arena Educacional ele vai passar por um período em que ele vai ficar trabalhando numa empresa de mineralogia enfim ele só vai voltar em 1946 a chamada da Unesco e também a chamada do Governo do Estado da Bahia para assumir de novo a secretaria de educação [Música] nesse período nascem seus quatro filhos Marta Maria Ana Cristina Babi Carlos Augusto e José Maurício [Música] nunca
não me lembro de ter ouvido ele fazendo o queixo ele não era uma pessoa amarga não era mágoa ele dessa época mesmo na repressão da década de 64 em diante ele falava dos Horrores que ele achava que era aquela situação mas não pessoal não se lastimando Ai que me fizeram isso comigo não fizeram fizeram isso como meu país será de todos os educadores o que até hoje né ficou com a hora de educador de escola noviça de esquerda né que aquele que tem a mais aura de esquerda porque ele foi muito perseguido ele foi perseguido
durante esse período e ele acabou ficando aleijado das questões educacionais nesse período você vai ter então cada vez mais a Constituição de um estado forte a preocupação de que essa educação também ela é chamada a fazer parte do estado claro como já estava antes nas reformas educacionais mas é essa essa educação ela vai assumir um caráter nacionalizante cada vez maior né então A Perseguição fechamento das escolas estrangeiras no país a preocupação de movimentos de movimentos de manifestação pública então desde 35 a partir de 35 mais claramente as manifestações de coral por exemplo do Villa Lobos
no Rio de Janeiro esses movimentos nacionalistas e a escola vai aparecer como lugar fundamental de Constituição desse ser Nacional então esse vai ser uma grande aposta do ministério Capanema fundamentalmente do ministério Capanema de preparar essa nação dentro de princípios que vão falar pelogeneria pelo controle da prole pelo controle da mulher do casamento por uma noção de relação entre estado e educação muito Estreita em que o estado também é responsável pela construção da segurança nacional e a escola também Lourenço Filho permaneceu no governo de Getúlio Vargas o que ele rende críticas até hoje É nesse campo
um dos episódios mais marcantes é a presença do Lourenço Filho no estado no ministério educação e saúde e a famosa conferência que ele faz sobre educação e segurança nacional que está publicado no livro tendências educação brasileira e que foi uma conferência aquele pronuncio em 1939 para os militares em 1939 e na qual ele vai chamar atenção da importância da educação como da escola como Aquela que pode assegurar a segurança nacional e das Forças Armadas enquanto também aquela instituição que pode assegurar a segurança nacional E nisso ele estabelece uma espécie de casamento entre as duas instituições
a escola e a e as forças armadas no momento particularmente complicado do Brasil no qual o estado é um estado autoritário né a gente tem que lembrar que fora do Brasil a gente tá vivendo também a Segunda Guerra Mundial em que essas Nações autoritárias também estão e emergência né estão em conflito né E que esses modelos de estados estão emergindo e estão de Fato né quer dizer como que o estado administra nação Qual que é o modelo de administração que esse estado deve ter E como que ele vai lidar com seus cidadão e qual o
papel da escola nesse lugar nesse estado e qual o papel das Forças Armadas nesse estado Então essa conferência é uma conferência pela qual o Lourenço Filho é muito criticado foi muito criticado na época e continua sendo muito criticado nos anos que se seguiram né então se o Anísio Teixeira ao ser ido em 35 assumiu essa hora de esquerda que permaneceu até os dias de hoje o Lourenço Filho Ao proferir essa conferência em 39 assumir uma aura de direita que acabou carregando para o resto da sua trajetória educacional [Música] o meu pai tinha um grande respeito
talvez pelo Getúlio e mais talvez pelo que representava o movimento que deu a educação uma uma participação diferente né creio eu e talvez uma orientação de que ele participava de que ele achava que era a melhor que era uma mudança do tempo anterior a 30 telhado entusiasmado com o movimento né pela educação que foi o que eu trouxe São Paulo para o Rio e aquele encontrou como participar no Instituto de Educação como diretor de um centro importante formação de professores né [Música] vamos esquecer aquele tempo que era a capital da pública e eu me lembro
dele alguma vez eu teria mais tarde né perguntado mas então quer dizer que o senhor serviu Getúlio foi da foi funcionário esse não eu era funcionário eu aceitava ser funcionário eu não tinha que recusar a direção do Instituto né mas meu pai ainda ficou no Instituto cação quando saiu ao contrário do meu pai que não se metia em política no sentido de partido de orientação específica fazer ele Talvez dissesse assim era a minha política é da educação eu sou educador e o Lourenço Filho acreditava numa educação para todo o país ele acreditava em modelos de
educação e ele acreditava em princípios educacionais e eu acho que ele também acreditava que o fato dele estar no estado permitia que essa educação tomasse cores tomasse aspectos mas formas que não seriam tão autoritárias se ele não estivesse lá eu acho que uma boa parte dos intelectuais que assumem o estado durante a sua encargos no estado durante o estado novo como Carlos Drummond de Andrade como Lourenço Filho tinha uma crença poderosa de que era importante ele estarem naquele lugar assumindo aquele papel porque era a maneira deles assegurarem a manutenção de vários mas Neste período Fernando
Azevedo irá declinar de convites na administração e escreverá a série de livros a cultura brasileira nesse período o Fernando trabalha como professor da universidade de São Paulo e vai publicar em 43 a famosa cultura brasileira que vai ser um dos livros sínteses e um dos livros mais importantes desse período a cultura brasileira é um livro enorme são três volumes é no último volume chamado transmissão da cultura onde ele fala do processo educacional ele foi escrito a título de introdução ou recenseamento que tinha sido feito tava sendo feito no Rio de Janeiro sobre sobre o Brasil
como todo né o recenseamento e ele fez esses três tomos para comer introdução e essa e essa essa obra cultura brasileira vai ser publicada em vários países do mundo e ela vai se tornar uma grande obra de referência não só para os estrangeiros conhecerem o Brasil então a cultura brasileira justamente né mas ela vai se transformar numa obra memória sobre a educação Nacional então durante todos os anos que se seguiram até os anos 70 toda vez que anos 80 vez que se falava de educação a obra de referência número um era a cultura brasileira ali
que estava a grande síntese que estava grande de memória [Música] em 1946 Anísio Teixeira assume o cargo de Conselheiro da UNESCO nesse mesmo ano volta ao Brasil e torna-se secretário de educação e Saúde do Estado da Bahia em 1950 cria o Centro Educacional Carneiro Ribeiro em Salvador conhecido como Escola Parque ele vai criar nessa Secretaria Estadual da Educação uma das experiências que vai ser uma experiência de mais renome que é o Instituto Educacional Carneiro Ribeiro que é uma escola parque então a famosa Escola Parque da Bahia que a gente sempre vê falada e tudo que
é que tudo que é programa sobre educação na Bahia aparece a escola parque escola parque só foi desativada em 1998 Então teve uma longa duração e ela retoma um princípio que tava posto já em 301 quando o Anísio faz a reforma no Rio de Janeiro no distrito federal era de que a educação primeiro que você de verdade educação integral para as crianças mas essa educação integral devia ser pensada dentro das condições específicas do estado brasileiro ou seja dentro do Estado pobre como o Brasil então como você viabilizar uma educação de cunho integral então A ideia
é que você tivesse uma escola parque que fosse nucleada que fosse nuclear de quatro escolas classes que estavam aí elas associadas Então como funcionava então crianças da escola classe iam por exemplo duas escolas clássicas tinham aula de manhã e à tarde essas crianças as escolas classes iam para escola parque usufruindo dos equipamentos então ali aprendi uma Artes dança música enfim um conjunto de esportes educação física já as outras crianças que teriam das outras duas escolas classes teriam aulas à tarde e no período da manhã elas frequentariam e teriam esse conjunto de outras atividades e a
escola parque tinha uma característica também importante da Bahia que ela previa nas instalações que as crianças pobres as crianças que não tinham poder aquisitivo enfim pudessem inclusive ficar na escola que ela podia ser inclusive o lugar de acolhimento dessa população para ficar na escola enfim e viver Então essa essa experiência da escola tá que ela vai estar no Imaginário das outras experiências de educação integral que a gente vê depois então por exemplo quando dá se Ribeiro vai fazer o brisolão no Rio de Janeiro a escola parque é uma referência que está presente né quando bom
aqui vai fazer o céu é o brisolão que está presente mas o Brizolão traz a noção da Escola Parque Então essa essa preocupação com a educação integra gral ela tá enunciada desde os anos juntos anos 30 mas ela se parece que se consubstancia nessa experiência do Carneiro Ribeiro Então vai ser uma experiência visitada Vai vir gente tudo que é lugar do mundo é UNESCO vai Patrocinar vai divulgar enfim é uma experiência reconhecida mundialmente como uma experiência eficaz uma experiência importante e enfim uma experiência que deu frutos em 1951 Anísio Teixeira cria e dirige a Capes
e no ano seguinte assume o cargo de diretor do INEP onde ficou até 1964 Anísio foi um dos idealizadores da Universidade de Brasília fundada em 1961 com golpe de 64 Vai para os Estados Unidos lecionar nas universidades de Colômbia e Califórnia Voltou ao Brasil em 1965 a nísio Teixeira morre em 11 de março de 1971 de modo misterioso seu corpo foi achado no poço de um elevador a polícia considerou a morte acidental mas a família suspeita de que ele foi vítima da repressão [Música] eu acho que que não foi um acidente né meu pai foi
encontrado todo mundo já caiu no elevador não o elevador de fato tinha um defeito né tinha apresentado esse defeito de 6 meses antes a porta se abria sem a pessoa sem elevador está então poderia como meu pai tinha essas coisas de distração a família às vezes ficou naquela dúvida será que foi mesmo ele abriu a porta e não estava e dizem criar um vácuo então ele poderia ter caído mas há várias coisas né meu pai foi encontrado assim sapato meu pai não cai em um posto em cima da Viga aqui dividia o poço né Ele
é encontrado embaixo dessa briga ao tópsia diz que ele morreu da pancada se ele morreu da pancada e naquele momento da queda ele não poderia ter passado para baixo para passar para baixo ele não conseguiria passar por um pão de 20 cm no seu corpo ele é encontrado três dias depois em posição fetal há vários contradições né uma coisa que difícil até para eu falar nisso que me mobiliza muito mas eu acho que meu pai teve algum outro tipo de morte né ele sai da Fundação Getúlio Vargas para fazer uma visita protocolar Aurélio Buarque de
Holanda e não chega lá o que aconteceu aí eu só quero lembrar que meu pai morre no desaparece desaparece no dia 11 de Março é encontrado no dia 14 11 de março de 1971 em 20 de Fevereiro desaparece o Ruben pai pedagogo sociólogo insalista biógrafo Historiador jornalista Lourenço Filho escreveu dezenas de livros sua obra é uma das mais importantes contribuições para a construção de uma reflexão psicológica e sociológica sobre educação em especial uma educação brasileira Lourenço Filho viveu seus últimos anos no rio aonde faleceu em 3 de agosto de 1970 [Música] Fernanda Azevedo a convite
de Anísio Teixeira organiza o crp Centro Regional de Pesquisas educacionais Professor Queiroz Filho em 1956 fica ali até 1961 em 1966 volta ao jornalismo escrevendo para várias jornais Fernanda Azevedo faleceu em São Paulo no dia 19 de dezembro de 1974 nesse período que vai de 45 a 70 você vai ter primeiro a redemocratização quer dizer que depois de 64 você tem de novo a ditadura mas a ditadura militar mas nesse primeiro momento 46 é um momento de redemocratização Ou seja é o fim do estado novo é o começo de um novo governo de uma nova
proposta de sociedade e nesse bojo de um novo governo de uma nova proposta de sociedade começam as discussões em torno de uma primeira lei geral de educação no Brasil quer dizer que a gente vai chamar de lei de diretrizes e bases que vai ficar conhecida como a 4.024 que vai ser ai proclamado em Dezembro de 1961 ou seja então de 46 a 61 é não de 46 47 a 61 você vai ter um longo período de trâmite dessa nova dessa nova lei que seria que é pensada como uma grande geral que vai reger toda a
Educação Nacional então aí as disputas de novo continuam acirradas porque é de novo na construção dessa lei que você vai organizar o estado brasileiro e mais o que organizar o estado brasileiro nesse caso organizar a Educação Nacional então os grupos esse o Lourenço Filho vai ser chamada presidir a comissão que vai elaborar o anti-projeto da Lei esse projeto é elaborado e aí por invas e Vindas esse projeto se perde esse projeto ninguém encontrar mais esses projetos desaparece ele tem que ser feito aparece o famoso substitutivo Lacerda Ou seja é todo são 13 anos de discussão
13 anos de disputa 13 anos de de luta mesmo então do que será o grande projeto da educação e é interessante que finalmente ela a LDB a primeira LDB ela é proclamada né promulgada em 1961 E aí três anos depois você tem a ditadura militar e um novo processo de reconstrução e uma nova discussão em torno de uma nova lei de diretrizes e bases que no final vai ser instituída em 1971 que é a 5692 que cria o que a gente chama de primeiro e segundo grau que agora já é diferente mas enfim Então esse
longo processo até chegar em 1900 até chegar ao fim da LDB é um processo de Idas e vidas no que é o grande projeto da Educação Nacional então o substituto de Lacerda que vai ser das coisas mais comentadas desse período ele vai tender a favorecer o caso ele é um substitutivo imposto pelo pelo caso Lacerda que pretendia dizer que o estado não estava acima da família na organização da educação mas que a família precediu o estado no que devia ser a compreensão do processo educativo né então nessa nessa mudança do estado da proeminência para família
da proeminência na diretriz na organização anormatização do processo educativo estava também de uma certa maneira né a presença da Igreja Católica né que ao favorecer então a família e dizer a família pode escolher Que tipo de educação pode dar o seu filho será que é uma educação de cunho ou de cunho religioso se a família quer uma educação pública ou privada e o estado deve da mesma maneira contemplar os vários grupos essa disputa né vai mobilizar muitos educadores ao longo do processo né em 1959 a gente vai ter um segundo grande manifesto que vai chamar
mais uma vez convocados também elaborado pelo Fernando de Azevedo e que vai reiterar os princípios que estavam postos no Manifesto de 32 no centro de uma educação laica de uma educação única da do dever do Estado de uma educação obrigatória e gratuita bom e 61 ela é ele é promulgado mas logo três anos depois a gente começa ao golpe de estado de 64 né E essa Educação de novo vai ser repensada na construção da outra lei de diretrizes que vai ser de 71 em que você vai ter aí sim a divisão entre primeiro e segundo
grau e pela primeira vez no Brasil a extensão a educação obrigatória para oito anos então são várias as características dessas duas dessas duas ldbs acho que não é a questão da gente e ficar enfatizando é só a presença então desses educadores nesse momento da Educação Nacional se a gente pensa esses três grandes educadores né Lourenço Filho e Fernando de Azevedo durante esse longo período dos anos 20 aos anos 70 acho que o que mais evidencia como diferença entre os três pelo menos uma das maneiras de perceber isso é as Vertentes de pensamento que fazem com
que eles cheguem as ideias de escola nova então Fernandes de Azevedo vai chegar à escola nova por uma matriz que é a matriz mais de caminhada uma matriz mais de caráter sociológico uma preocupação mais com a sociedade Fernando Azevedo inclusive algumas pessoas podem achar polêmico mesmo engraçado mas ele se afirma como um socialista Então essa é a ideia de essa preocupação com a sociedade tanto que a escola nova do Fernando de Azevedo é uma escola nova que se preocupa com a escola do trabalho é a escola única né é a escola que tá ela tá
muito ligada também a o question sai a ideia de uma escola para o trabalho então a escola para você produzir né as coisas que você vai tornar o cidadão cidadão um homem eficiente né um cidadão produtivo por uma sociedade produtiva o Lourenço Filho já tem um olhar para essas escola nova que é mais pelo primado da Psicologia isso é bem explicado isso os três foram fizeram direito os três fizeram a faculdade de direito e os três se formaram em direito mas o Lourenço Filho foi o único que começou uma faculdade de medicina então primeiro ele
tem essa influência da medicina ele só fez dois anos mas ele tem essa influência da medicina e Lourenço Filho é um único que fez Escola Normal ele fez Escola Normal primária e fez Escola Normal secundária ele é um professor ele foi formado professor e ele foi professor de psicologia e pedagogia então toda a formação do Lourenço Filho é a partir da Psicologia então ele vai olhar pela escola nova e acho que de todos é o que tem essa função tecnica mais arraigada mais presente o que o que inclusive explica o fato dele ficar o tempo
todo no estado né Ou pelo menos uma boa parcela da sua trajetória no estado é porque ele tem essa esse caráter técnico muito afirmado então a preocupação dele é com a psicologia e com os ganhos que a psicologia os conhecimentos que a psicologia adquiriu e formou sobre a criança e como que isso influencia na construção das práticas pedagógicas Então esse olhar de dentro da escola que é o olhar mais característico do Lourenço Filho ele tá sempre dentro da escola ele tá na administração mas ele tá dentro da escola né o Fernando de Azevedo tá muito
mais na administração do que dentro da escola o Lourenço Filho não o Lourenço Filho tá dentro da escola do Teixeira é aquele que vai olhar para todas essas questões da escola nova a partir de um primário mais filosófico então é interessante que o Fernando Azevedo introduz na escola normal no Rio de Janeiro e 28 A disciplina sociologia da educação o Lourenço Filho vai ser professor de psicologia e pedagogia na escola normal de São Paulo e depois no Rio de Janeiro e o Lourenço Filho e o Lourenço e Louise Teixeira vai ser professor e filosofia da
educação ele vai dar aula de filosofia da educação o contato que ele tem com jue quando ele vai para os Estados Unidos ele não encontra do Hiper pessoalmente ele tem um contato com a literatura Ele lê muito e ele vai traduzir vai algumas obras do Brasil também então é ligado com esse olhar mais filosófico por isso que a coisa do de formar o indivíduo com uma sociedade em constante mudança do que o Patrick por exemplo vai estar sempre presente na fala do Anísio porque aí a preocupação é quais os fins dessa educação então quando o
Anísio abandona a noção de uma escola nova e diz muito mais do que uma escola nova do que a gente deve pensar é numa escola progressiva o que ele tá dizendo é exatamente dentro desse primato do que o Patrick e que uma escola não deve parar e voltasse para trás mas ela se volta sempre para o futuro porque a criança vai ser o futuro então é esse olhar para o futuro para a finalidade para o fim dessa dessa educação Que tal o Anísio Teixeira Então se o Fernando ele tá mais preocupado com a sociedade né
o Anísio tá mais preocupada com a finalidade para onde que vai caminhar esse homem E é isso que os que é isso que mostra a maneira diferenciada como cada um deles se apropria desse ideal e isso também explica a maneira como cada um deles vai atuar quando assume os cargos de direção quando assume os cargos de como reformadores ou professores etc porque Eles olham para essa educação por maneiras diferentes eles têm perspectivas diferentes de encarar essa mesma questão que a questão Educacional isso para mim ajuda a entender as diferentes abordagens as diferentes aproximações e mesmo
as diferentes realizações de cada um deles nas suas atuações políticas são homens que atuaram enquanto homens que defenderam ideais que acreditaram na construção de uma educação pública e uma educação democrática de uma escola de qualidade que atuaram na esfera pública em prol desses ideais que erraram como todos os homens Erraram e acertaram como todos os homens acertaram mas que estiveram o tempo todo presos ao ideal acreditando no Ideal [Música] [Aplausos] [Música] vejam meu pai portanto genro dele morreu muito cedo era comandante da panera e morreu num acidente morreu no comando Isso foi um choque muito
grande porque ele revelava um carinho por minha mãe e pelo genro e o trauma não é de uma morte acidental que provoca Inclusive a minha vinda do rio aonde nasci aonde meu pai era baseado para São Paulo as pressas deixando uma filha de 10 meses portanto de de colo e senti essa atenção muito grande essa preocupação constante no sentido naturalmente de cobrir como ele podia com mil atividades mil encargos e já com projeção cobrir um pouco a falta do pai isso me garantiu um certo privilégio de uma proximidade maior talvez a primeira visão é de
uma figura distante e autoritária realmente era um homem de muita energia na fala na voz talvez ligado a essa história já pública de vida que ele teve que foi de luta luta pelas questões da Educação de uma renovação de por uma educação pública né luta pela introdução no âmbito da Ciência Sociais que hoje não sei porque nós chamamos de humanas não é mas especificamente como um dos introdutores se não introdutor no caso da sociologia e luta em termos de atuação ativismo mesmo político não partidário mas sempre pronto a entrar ou em geral a escrever um
Manifesto um abaixo assinado Nas questões candentes aí da nossa República essa é a primeira imagem a segunda é um outro lado da moeda absolutamente fascinante de que essa pessoa e os depoimentos de quem trabalhava com ele dizem a mesma coisa ou quem participava desses manifestos desses momentos de engajamento de luta e aí gente muito variada mostravam aquilo que eu via em família e de que ouvia na família um coração de manteiga uma preocupação de pai de avô constante em relação por exemplo uma coisa banal a um simples resfriado qualquer coisinha desse tipo era motivo de
um telefonema dois três durante o dia melhorou Passou a febre e tal o que era realmente o reverso da medalha Porque como é possível aquela imagem aquela energia toda até numa conversa que podia ser gostosa e esse lado de muito carinho de muita preocupação com que se passava com os familiares ou com os amigos aliás dos amigos me ocorre uma coisa muito marcante além desses grandes nomes não é da luta pela uma renovação de do ensino e particularmente da presença do ensino público entre nós havia outros ligados a tudo isso mas em outros âmbitos como
por exemplo uma figura sempre presente mas do dia a dia com o telefone um telefonema obrigatório no mínimo por dia que era o professor João Cruz Costa filósofo e amicíssimo Mas é missíssimo em termos de todo dia um telefonema um contato com um balanço que faziam que por vezes eu ouvia Maravilhado e muito instrutivo sobre os jornais do dia sobre a situação política a situação econômica muito além da educação em si e lembro aí que meu avô no livro de memória tem um capítulo um capítulo dedicado a figuras que marcaram o livro chama-se figuras de
meu convívio E aí um capítulo chama-se Anísio ou a inteligência essa coisa fulgurante do Anísio Teixeira mas com uma maneira mais simples mais direta de falar que ativava de imediato e a mim que ativou criança eu me lembro como uma conversa era uma homenagem no Automóvel Clube ali essa criança começando adolescência que era eu ver um discurso uma fala carinhosa acabando de ser apresentado ao Anísio Teixeira em que imediatamente num salão imenso os adultos todos e grandes nomes presentes estavam quando eu reparei fazendo um círculo e ouvindo aquilo que com simpatia com carinho me falava
Anísio Porque minha mãe me apresentou dizendo pois ele tá chateado que ele tá demorando para crescer e tal tiram e as coisas maravilhosas com a nísio falou eu não me esqueço até hoje era um outro tipo de montanha era um figuras que hoje a gente talvez tenha mesmo dificuldade de encontrar numa pessoa acostumada a não digo a racionalizar mas usar a razão no seu trabalho em impulsos que impressionavam qualquer criança ou adolescente mas era de imediato tem um problema no portão eu vou resolver né uma briga de namorados ou alguma coisa preocupando a rua imediatamente
levantava e ia lá ver era um homem de combate num sinal ele ir atrás ou em geral assumir a dianteira com prazer de varar a noite por exemplo na redação de um Manifesto para o dia seguinte e claro em composições nacionais sempre uma coisa difícil você tem uma opinião você tem outra e assim é procurando esse digamos uma plataforma comum e por outro lado atitudes de carinho e de aconselhamento não indo partindo da iniciativa dele mas quando a ele cutucava no sentido de perceber um neto um filho triste um amigo mesmo uma percepção talvez aliada
uma intuição política é muito forte que ele tinha de um estado não estou bem né e com muito jeito isso aqui várias vezes se aproximando e chegando como um trator mas de maneira delicada e conseguindo abrir a pessoa não é E aí esse momento a gente já Não assistia porque se retiravam tá mas ele conseguia quebrar o gelo a defesa que todos nós temos com algum problema tal e ir conversar com a pessoa que voltava como aliviada me impressionava muito num sentido de uma visão de sempre avanço e avanço social em relação a mulher por
exemplo tinha o maior Rigor com as suas filhas na educação das filhas de uma maneira digamos a mais ortodoxo digamos convencional não é em termos de formação educação casamento a atitudes e tudo mais entretanto via como uma coisa crucial e um atraso imenso no Brasil dessa Ascensão da mulher termos de por exemplo direitos políticos que isso vem depois da Revolução de 30 né e vem tardiamente entre nós mas não tanto assim se pensarmos no mundo europeu não é um avanço muito se não só ou para valer do século passado do século 20 a postura dele
eu diria com o termo datado né Porque eu já tenho minha quilometragem era muito pré-frentex sempre no que tangia aos direitos da mulher a mulher no trabalho a contribuição intelectual aí já muito próximo do tipo de atividade dele como educador a contribuição notável de algumas mulheres que ele mencionava né no plano das Artes no plano da ciências isso era muito frequente no bate-papo mesmo na casa dele em termos políticos é um homem que sempre recusou o engajamento partidário mas que era muito cortejado à esquerda em termos inclusive de candidaturas até mesmo a presidência da república
e vi sempre a ponderação dele a conversa com a mulher a conversa com filhos a conversa com amigos entre parentes presenças constantes em visita eram dos dois assistentes deles grandes figuras que são figuras notáveis e cada uma diferente muito da outra nos estilo um Antônio Cândido e o outro o florestan Fernandes de Saudosa memória né de imensa contribuição os dois o estilo polido lapidado do Antônio Cândido de um lado e a maneira mais tosca sincera e muito verídica no falar do florestan eram coisas que não escapavam adolescente absolutamente a mim e a outros netos né
a respeito por essas figuras não tinham ainda o nome que viriam a ter mas já tinham um Claro potencial de que se revelava na conversa eu estava num primeiro grau de satisfação de memória de importância para ele a reforma da Educação no distrito federal no antigo distrito Federal que foi feita no governo Washington Luiz que ele mencionava pouco talvez todo um quadro de política conservador que não agradasse muito mas com apesar disso com reconhecimento um reconhecimento muito grande pela cobertura que foi dada já pelo Governo Federal que estava sediado lá já pelo governo do Distrito
Federal que era o Antônio Prado Júnior no sentido de compreenderem O que foi várias vezes quase uma batalha campal e foi uma batalha durante os quatro anos de Mandato já do Presidente da República já do prefeito do Distrito Federal na época me parece indicado não é pelo presidente Esse foi um momento de que não sei se a palavra ele seria ele se orgulhava mas de que ele tinha no mais alto grau de memória como um momento de batalha quando estava mais moço e de batalha vencida graças a compreensão de uma estrutura que no fundo era
final mas da República Velha ainda e o apoio dado por gente das mais diferentes Áreas Aí de todo o Brasil um detalhe disso ou uma materialização disso eram grandes amigos que ele fizeram nesta época o conhece o filho Francisco Venâncio filho hoje tem um filho na academia ou a poetisa então jornalista Cecília Meireles que entraram através do jornal ou da luta no âmbito da educação um na luta política mesmo em termos do movimento pela Escola Nova depois se desdobrando Manifesto de 32 etc entraram numa grande composição em apoio a essa reforma que foi como se
dizia acho que é datado também um pererê de briga né Depois eu faria uma menção Ao que se segue logo depois no fundo com o retorno dele é São Paulo para morar em São Paulo e o movimento de 32 e que eu não ouvi falar muito pelas características que tinha ou certas ambiguidades não é aí mas com alguma coisa que é de venda derrota do Estado já de São Paulo né na República Federal com o entre outras coisas o projeto de criação da Universidade de São Paulo ele tinha uma isso no primeiro plano da memória
como um momento marcante e como uma esperança enorme de organização e o Brasil tardio aí também de uma universidade em moldes modernos em termos de internacionais em termos mundiais como um recado aquilo Aonde o Brasil estava muito atrasado é de se lembrar que a universidade do Brasil é criada em 20 como uma justaposição de cinco ou seis faculdades existentes no Rio e aqui também aconteceu isso mas em torno de alguma coisa inovadora que era um Core Central não é que é a faculdade hoje de filosofia jamais limitada hoje faculdade filosofia letras e ciências humanas mas
querem então reunir vários órgãos que hoje são institutos Independentes filosofia ciências todas inclusive as duras como se fala hoje no anglicismo meio cafajeste mas assim se usa até no nosso dia a dia acadêmico e as moles não é as humanas as quais eu pertenço sou arquiteto portanto eu tô na fronteira disso tudo e as letras essa esse Core com a visão Lindíssima estou até no prazer de falar aqui numa sala de exposição do museu de arqueologia e tecnologia e a pouco nós assistimos a visita de uma escola essa coisa voltando a ideia da filosofia de
ser um centro um coração acadêmico voltado sobretudo a formação de professores para o âmbito secundário atrelando por tanto a nova Universidade a essa formação de professores do ensino médio eventualmente básico Esse foi um segundo momento em que eu tenho certeza ele que ele eu tenho certeza que ele colocava numa primeira linha de frente o processo de cegueira veio paulatinamente uma queda de visão e eu não sei atribuir todos os fatores que estavam no caso porém sim que um Primeiro passo seria absolutamente simples hoje ainda mais simples que seria operar a catarata houve na operação e
eu Visitei no dia em que ele não consegue dormir por efeitos de medicação sei ativos o que foi que deram um efeito contrário e é um tombo da cama no hospital o que abalou a a vista já operada e uma outra operação que não foi feliz isso provocou não mais tirou essa e avanço da cegueira do Paulo Latino foi uma queda abrupta e naturalmente prosseguiu o processo era como a lutar contra uma fatalidade crescente em processo e que ele lutava a tremendamente com a arma mais óbvia mas no caso complicadíssima que era o trabalho acostumado
a trabalhar em casa mantinha esse ritmo até que precisou do auxílio de outras pessoas e aí no fim da vida entrou minha mãe secretariando né é preciso ser forte é preciso encarar a vida como ela é a circunstâncias e Tocar em frente sempre no sentido de é preciso lutar isso impressionava muito era constante não era choramingas ele chegava até a cortar uma fala quem ficava com muito trejeito com muita coisa com muito cuidado no sentido de dizer não há que enfrentar mas é terrível eu usava os adjetivos assim simples mas capaz né é terrível é
brutal etc mas sem o choro amiga sempre dizendo tenho que enfrente vou trabalhar vai para o escritório Vou sim tem que continuar e eu imagino a dor que isso não implicava né em síntese e acima de tudo foi uma referência que poucas pessoas ou poucos trajetos de vida podem oferecer alguém Eu tenho algumas poucas e me dou por feliz a primeira é a dele no sentido de energia para e vontade de combate para enfrentar a vida seja no cotidiano seja nos grandes projetos e aí no caso dele era um Grandes projetos mesmo nacionais e Como
dividir ou pegar alguns aspectos dessa característica referencial uma energia imensa como eu ressaltei várias vezes uma dureza e firmeza muito grande na batalha e essa candura que surpreendia em termos de proximidade entre seres humanos de carinho mesmo e que surpreendiam dentro daquele quadro que Eu mencionei de montanha não é e a sensibilidade de do momento da oportunidade e da pessoa para quem ele dedicava essa atenção essa personalidade fortíssima com essas fissuras não é na tempera que surpreende o contacto diário era era né porque ele trabalhava 25 horas por dia então essa era a circunstância mas
ele não era inteiramente fechado ele não tinha era muito tempo mas eu gostava de conversar com ele ele mais perguntava até do que contava né nesse nesse aspecto ou nessa época uma coisa sobre a escola quando ele ele começou a ler por exemplo ele aprendeu a ler com o professor particular você não havia escola ainda no tempo ele nasceu em 97 isso deve ter sido em 1905 1904 por aí então ele ele depois é que foi criado um grupo escolar bom ele era tinha eram pouco Seco não era mas ele era afetuoso mas era um
pouco secos pelo menos na lembrança mais na infância a gente tinha essa ideia e ele como ele não tinha muito tempo Acho que sobrava alguma coisa só no domingo né no fim de sábado no domingo em que ele podia estar com a gente conversar a diferença de idade que eu tive um irmão eu nasci em 25 Ele nasceu em 30 então quando eu tinha 10 anos ele tinha cinco então não dava muito para ser companhia um do outro mas de qualquer modo em casa havia um ambiente de Por exemplo quando ele podia ele fazia almoço
com a gente sentava mesmo né então conversava nessa hora o antes e depois e não havia muita muitas outras oportunidades até quando em São Paulo na capital 19 32 32 32 já temos vindo para o Rio foi um pouco antes aí eu tenho vagas lembranças né de uma ou duas pessoas que eu lá em casa os irmãos dele morava morava em São Paulo menores que ele mais moço que ele mas da minha mãe não a família da minha mãe era toda de casa branca uma cidade do interior então Raramente eu só fui conhecer casa branca
ou cinco ou seis anos ele de certa forma provocou assim uma certa irritação né já era adolescente eu não tô entendendo isso mas o que o que o que eu percebi é que a Inovação do que a escola nova trouxe irritava algumas alguns professores algumas pessoas em que não não aceitavam as ideias mas essas não eram do convívio diário em casa era ao contrário acho que estavam de acordo que apoiava que tava então eu vinha perceber isso já Mais maduro do que na época mas quando eu comecei a perceber havia havia assim uma comecei a
entender a importância que é o que me pergunta que a importância do que aquilo representava na história do país né na educação né que era alguma coisa nova não só no nome do movimento Escola nova como de fato de da maneira de usar os livros de usar o tempo na escola com os alunos e com relação aquele ele trabalhava eu vi algumas vezes isso de pessoas de São Paulo ou amigo de São Paulo que vinham em casa etc quer dizer foi onde eu percebi que havia assim uma coisa diferente mas ele ele participou do movimento
da Revolução de 30 da Inovação que a Revolução trouxe a intenção foi nessa época que ele foi levada a ser diretor da shampoo em detalhe na época não percebia mas depois quando eu vinha perceber já no Rio de Janeiro eu entendi que em São Paulo ele tinha inovado né tinha contribuído para esse movimento e aqui no Rio também porque eu estudo de educação onde eu tava estudando era um Era um modelo apresentado como escola nova a presença do Getúlio no governo e o meu pai não tinha relação de modo nenhum próximo do presidente né Mas
pela própria maneira dele fazer a referências eu me lembro talvez eu construa uma ideia assim né de que a gente dizendo o Getúlio e ele teria dito que Getúlio ser amigo dele você conhece já falou com ele alguma vez não é ele é Presidente da República tem que falar com respeito se eu devo ter ouvido é interessante quando é que eu vi teria sido no instituto foi ao Instituto do Coração fazer uma visita nesse tempo deve ter sido por 34 depois eu ver fotos dele nessa época visitando o Instituto eu naturalmente eu era da escola
primária não te vi de longe mas o meu pai tinha um grande respeito talvez pelo Getúlio e mais talvez pelo que representava o movimento que deu a educação uma participação diferente né creio eu e talvez uma orientação de que ele participava de que ele achava que era a melhor que era uma mudança do tempo anterior a 30 ele era entusiasmado com o movimento né pela educação que foi o que o trouxe de São Paulo para o Rio e aquele encontrou como participar no Instituto de Educação como diretor de um centro importante formação de professores né
[Música] vamos esquecer que naquele tempo que era a capital da pública e eu me lembro dele alguma vez eu teria mais tarde né perguntado mas então quer dizer que o senhor serviu Getúlio foi da foi funcionária esse não eu era funcionário eu aceitava ser funcionário eu não tinha que recusar a direção do Instituto né mas meu pai ainda ficou no Instituto cação quando saiu ao contrário do meu pai que não se metia em política no sentido de partido de orientação específica mas é ele Talvez dissesse assim era a minha política é da educação eu sou
educador o que eu sei é que ele foi sempre um menino muito estudioso brilhante se destacou dele desde a infância Né desde pequenininho né então a família falava nisso com as pessoas que me contam e hoje inclusive mais pessoas me contam sobre isso né agora um menino de certa forma tímido interessante isso porque meu pai ele era recatado reservado o que ele herdou da educação jesuítica que ele teve né e ele guarda muito isso essa coisa da simplicidade da do atletismo quer dizer para ele nada nem um luxo em uma exuberância em uma vaidade né
então ao longo da Infância e da adolescência esses traços foram sendo marcados e ele é adulto mantém isso ele queria ser padre os pais não deixa na realidade meu avô não permitiu porque ele já te entregue uma filha a religião católica eu tinha uma tia que foi freira né tive uma tia que foi freira Então o meu avô achava que já tinha dado o seu quinhão e meu avô era um político do interior l no interior da Bahia né meu avô era amigo do governador eu ia ser eleito que era eu gosto Calmon então ele
ele vai lá para um emprego que o meu avô teria indicado né de ser alguma coisa na área jurídica meu pai se formou em Direito ao conversar com o governador vai ficar um o governador fica tão impressionado ele já sabia que esse amigo dele que era o meu avô né neocleciano Pires Teixeira grande amigo dele político tinha um filho assim privilegiado ele aí convida meu pai para ser o diretor de instrução da Bahia que na época é o carro que corresponde hoje a secretaria de educação então na realidade interessante porque essa coisa de que meu
pai não ia fazer essa carreira de educador né é o acaso que leva isso eu inclusive eu só vou me dar conta da importância do meu pai justamente aos 18 anos eu fiz uma viagem com eles com ele minha mãe né eu não falava inglês minha mãe não falava inglês Então meu pai ia fazer uma viagem percorrendo Universidade dos Estados Unidos né convidado para fazer conferência E aí lá eu descubro Quem era realmente o cheiro porque meu pai começa a ser recebido pelos reitores das Universidades de uma forma tão assim não diria pomposa porque não
quero criar essa ideia da pomba né meu pai era ver sua homenagem às vezes a pomba mas de uma forma tão com tanta reverência que eu disse a ele meu pai você deve ser uma pessoa importante isso mas como é que a gente em casa não sabe né porque em casa né eu sou eu sou uma pessoa nasci em 39 então não era como hoje o jovem de hoje é muito mais presente no mundo na vida por causa da própria televisão né que difundiu isso então eu vou descobrir isso e ele disse para mim assim
não minha filha isso é tão exagerando não é nada disso eu só faço trabalhar e tal eu gosto é do meu trabalho ET digital agora ele era um pai muito presente ao mesmo tempo que ele meu pai trabalhava demais horários enlouquecedores né até de madrugada e tal mas o tempo que ele dedicava a gente era era integral tinha muita qualidade e ele era Ultra avançado eu nós filhos dele não temos queixa nenhum de pai repressor nada disso pelo contrário ele vivia 50 anos na frente da do da idade dele né do mundo da frente das
mudanças do mundo então ele tinha um respeito enorme pelo filho pelo jovem pela criança né ele tinha uma convivência outra harmoniosa meu pai nunca foi brigando nunca foi minha mãe que não era brigona que era muito alegre e tal era quem controlava aquela coisa ela dizia assim Anísio você é educador da porta para fora porque aqui dentro de casa sou eu que tenho que dar as regra E você tá sempre passando a mão na cabeça agora nós não éramos meninos rebeldes nós fomos bastante tranquilos tranquilo porque tínhamos essa liberdade né que não tínhamos um diálogo
total e eu sentia essa diferença com as amigas né estudei no benet Então minha convivência só feminino Então essa essa coisa que eu via Como eram os pais das outras meninas né controladores coisas de horário meu pai não tinha esse problema o filho tinha que ser independente tinha que ter sua própria autonomia seu discernimento e ele dava chance de você pensar e a outra coisa que você podia discutir com ele Aliás ele só gostava de quem enfrentava ele meu pai não aceitava submissão ele queria que alguém retrata muitas vezes ele numa conversa assim com amigos
e tal a gente percebia que ele mudava de opinião mas vai defendendo uma situação e mudava aí às vezes quando ia embora dizia mais meu pai você no meio da conversa você mudou aquele aquele negócio que você tava colocando mudei porque tava todo mundo acomodado tinha que provocar ver se havia alguma reação quer dizer a coisa dele era dessa conversa né ele aliás dizia isso eu sou um grande conversador é o que eu sou um grande conversador eu acho que os meninos Talvez tenham tido mais isso com ele eu não tinha muito muita ligação com
meu pai era uma coisa muito profunda não era de piano mas entendeu mas era assim uma admiração Quando eu quando eu descubro Quem foi a minha Cecília eu realmente me tomo de admiração né e é uma admiração que às vezes me traz uma grande responsabilidade Principalmente agora né que o Brasil da fundação de ser cheia dessa coisa do resgate da memória da de passar isso como tava passando nessa entrevista Quem era ele né é uma coisa até um pouco às vezes difícil para mim por isso porque eu acho que até onde a gente tá sendo
verdadeiro ou tá passando a imagem correta não é melhor a imagem porque a imagem dele era boa mesmo era uma pessoa interessante culta é simples obstinado né preocupado com a causa que ele tava defendendo dedicado aquilo integralmente né ao mesmo tempo afetivo né os amigos também revelam isso muito nas cartas a correspondência de meu pai revela uma pessoa de uma grande afetividade embora no dia a dia ele era contido essa contenção vem da religião jesuítica né que amarra pouco né Foi conhecer essas cartas Realmente parece incrível depois da morte de meu pai quando nós doamos
o acervo de meu pai pessoal ao cpdog onde está localizado essa correspondência né é que aí depois que eles trabalharam isso é que eu fui descobrir ele se ele termina as cartas com os amigos os amigos com ele do seu Anísio né querido Darci da mais mais atual mas eu digo dos mais antigo né querido Fernando e Fernando de Azevedo Lourenço etc Lobato então a correspondência de Lobato é um livro que tá esgotado essa correspondência dos dois que é precioso tanto de um do quanto de outro há um momento que meu pai volta da América
que Lobato diz tá comenta né que ele por natureza que era a esposa dele não tavam sabendo mais viver não se não posso viver sem você quer dizer era uma coisa assim entendeu a coisa da Necessidade dessa dessa troca intelectual que eles tinham muito forte né A idade dele para os Estados Unidos quando ele vai fazer o mestrado na Columbia né é quando eles eu acho que assim a cabeça dele se abre com a América mas tem que pensar Qual era essa américa era América daquela época né que tá se abrindo para o mundo a
democracia coisa turista lá estava Lobato onde meu pai conhece Lobato Lobato foi uma influência importantíssima na vida dele foi assim quem eu até fez eu acho que fez a cabeça do meu pai no sentido assim de libertá-lo de Todas aquelas amarras porque ele começa essa vida pelo exterior que você comentou e ele vai a Bélgica França acompanhar sistemas educacionais dessa desses países mas ele ainda está muito preso essa coisa da religião né no fundo ele queria voltar e conseguir que o pai deixasse ele ser padre mas lá ele deu um novo mundo um novo mundo
da América naquela naquela época né então ele se deslumbra eu acho com isso e as ideias quando ele vai fazer o mestrado na Columbia com DIU e né que o padre que esses educadores aí Leva ele para esse caminho do Loren by doing você aprende fazendo Fernando de Azevedo é assim um guru né para ele né ele tinha maior admiração eu não convivi com Fernanda Azevedo mas meu pai a vida inteira um grande amigo Lourenço Filho igualmente agora é interessante observar Darci nem se fala Foi uma convivência direta anos de trabalho junto aqui no Rio
com ele sim quando assim como vive muito né e Lorenzo também porque morava no rio próximo de nós então sábado domingo meu pai ia para lá né A minha mãe íamos conversar você ouvia eu ficava ouvindo aquelas conversas dele né interessante eu era menina nessa época né agora o que é interessante é observar a diferença entre eles né porque você vai de Lourenço que é um pouco mais conservador do ponto de vista da educação e vai A Darci e chega outro você entendeu Até mais à esquerda né então meu pai não era radical isso é
eu acho que é uma coisa importante destacar ele ele era capaz de conviver com com quem não pensava igual como pensava como ele né ele queria ouvir o que o outro tinha a dizer discutir e essas pessoas foram fundamentais na vida dele Lourenço é um colaborador discutia discordavam da Si que era muito mais próximo o pensamento dele com meu pai mas meu Deus como brigava a gente assistia não era briga de briga né briga que eu queria Quando eu digo briga que meu pai adorava discutir né discussões intelectuais né Aí ele pensou essa escola porque
ele imaginou que a escola Iria ser reproduzida né na Bahia ele consegue fazer uma depois as escolas Parque de Brasília e tal mas isso ficou muito pouco para o que ele desejava né São 50 anos atrás com essa escola foi criada né era a primeira escola da América Latina tempo integral aí ele tinha ficado na escola de 8 horas da manhã às 5:00 da tarde sair para ir dormir né em casa era cinco refeições por dia toda a roupa criança tinha assistência médica dentária né odontológico né todas as atividades né num turno a educação formal
no outro a educação complementar essa educação é mais estimuladora né dessas aptidões a única coisa que eu lembro que a única pessoa que ele digamos assim falava diariamente era coçam Gustavo Corsa meu Deus do céu meu pai ia todos os dias Gustavo corçam para reclamar do que coçando tava escrevendo tá entendendo ele tem carta também trocada uma duas vezes tá na Biblioteca Virtual nesse chefe alguém quiser consultar tá lá na internet aí eu dizia mas meu pai para que que você lê você vai se aborrecer com isso larga para lá tal ele dizer não minha
filha a gente tem que ler o que uma pessoa que pensa de uma outra forma que não é a sua você tem que ouvir e tem que ler que é justamente para saber o que que é como é que é essa diferença Por que que ele está pensando aqui então eu me lembro mágoa de ninguém não me lembro me lembro de disso de meu pai você quase obsessivo com essa coisa do Gustavo coração porque meu pai era muito distraído né ele tem coisas assim é por exemplo eh sempre até acidentes tanto que a morte dele
tem aquele lado discutido porque ele era uma pessoa assim por exemplo uma vez era até época de Natal e tal nós estamos reunindo a casa de uns tios né e meu pai sempre chegava depois porque porque eu tava trabalhando claro né então 10 horas da noite ainda não tinha chegado no jantar de repente a gente ia ver aquele barulhão estavam começando a ser difícil com Blindex tá começando no Rio de Janeiro meu pai entrou no Blindex né eu o porteiro de dentro fazia sinal para ele não entrar ele entrou o Blindex partiu inteiro ele corta
o dedo quase perdeu esse movimento desse dedo Acabou a festa de Natal porque todo mundo foi para o hospital com ele né ele todo ensanguentado e tal agora o mais interessante é que quando você ouvir o barulho a minha mãe que era muito engraçada disso podem ir lá fora porque seu pai acabou de entrar em alguma porta Olha era muito interessante a outra coisa ele não foi nunca aprendeu a dirigir direito dirigia mal né que teve que parar Então quando a gente tava almoçando Às vezes a gente ouvia aquele barulhão aí minha mãe dizia assim
vão lá que seu pai acabou de arrebentar o portão não era outra meu pai tinha batido no portão Você tá entendendo minha mãe era incrível ela tinha um senso de humor aliás uma coisa interessante para contar é a admiração do meu pai pela minha mãe minha mãe tem assim do ponto de vista de educação formar o curso primário e depois o curso de piano né ela foi estudou no Conservatório de São Paulo era piano piano e música e tal tocava violão que era uma beleza que uma voz linda cantava então meu pai se apaixona exatamente
por isso tudo que ele não sabia fazer né ela cantava lindo ela tocava ela era uma exuberância extrovertida Alegre na família contava caso muito engraçado então ele ele chamava nas cartas Eu só fui saber nas cartas esse lado isso que eu vou lhe dizer agora ele dizia que minha mãe nas cartas para ela quando era noivo né você é minha professora alegria é uma coisa linda porque ele tava ele tava com aquela coisa jesuítica nessa época ainda naquela coisa forte dos Jesuítas e ele sentiu que ela deixava ele desabrochar né então ela era sempre assim
uma presença fortíssima em casa e assim de uma força de uma energia ele o intelectual ela intuitiva mas interessante essa combinação né O que o que eu também senti a gente sente é que no final da vida a decepção dele com a América né A Guerra do Vietnã aquela questão toda tem texto dele nos livros que ele tá visivelmente chocado com tudo aquilo né como que uma civilização dessa chega a fazer isso em relação à Guerra do Vietnã né Então essa questão a gente percebe nos textos e tudo não meu pai não se queixava nunca
não me lembro de ter ouvido ele fazendo o queixo ele não era uma pessoa amarga não era não tinha mágoa ele dessa época não recordo mesmo na repressão da década de 64 em diante ele falava dos Horrores que ele achava que era aquela situação mas não pessoal não se lastimando Ai que me fizeram isso comigo não fizeram fizeram isso como meu país Olha eu não gosto de falar sobre a morte do meu pai eu acho que foi a repressão pelas contingências todas levam a gente a ter esse pensamento mas como não é a prova concreta
nem de que foi né que não foi a família nunca tomou uma atitude né agora muitas jornalistas procuram querendo nos levar tomar uma iniciativa de descobrir ou então por causa da questão dos Anistia dos direitos e tal eu sempre disse isso ao meu irmão eu não vou fazer não vou por esse caminho eu vou eu vou trabalhar a obra dele o que ele fez né procurar preservar a memória e tal respeitar isso e esse outro lado se alguém quiser depois se aventurar é muito doloroso né o elevador de fato tinha um defeito né tinha apresentado
esse defeito de 6 meses antes a porta se abrir assim a pessoa sem elevador está então poderia como meu pai tinha essas coisas de distração a família às vezes ficou naquela dúvida será que foi mesmo ele abriu a porta e não estava e dizem criar um vácuo então ele poderia ter caído mas há várias coisas né meu pai foi encontrado sem sapato meu pai não cai no posto em cima da Viga que dividia o poço né Ele é encontrado embaixo dessa briga ao tópsia diz que ele morreu da pancada se ele morreu da pancada e
naquele momento da queda ele não poderia ter passado para baixo para passar para baixo ele não conseguiria passar por um pão de 20 cm no seu corpo ele é encontrado três dias depois em posição fetal há vários contradições né uma coisa que difícil até para eu falar nisso que me mobiliza muito mas eu acho que meu pai teve algum outro tipo de morte né ele sai da Fundação Getúlio Vargas para fazer uma visita protocolar Aurélio Buarque de Holanda e não chega lá o que aconteceu aí eu só quero lembrar que meu pai morre no desaparece
desaparece no dia 11 de Março é encontrado no dia 14 11 de março de 1971 em 20 de Fevereiro desaparece o Rubem Paiva então nós estamos na época pior da repressão né eu guardo assim o pai realmente muito especial não só eu como meus irmãos né nós nós três temos essa imagem de um pai um pai tão avançado tão afetivo tão tão presente não é o pai herói não é isso não é o pai pai mesmo amigo sabe solidário ali em todos os momentos que a gente teve dificuldade tava sempre presente para para não só
ajudar mas para compartilhar né das tristezas das alegrias dos acertos da dos erros nosso realmente eu tenho uma lembrança assim muito especial muito gostosa inclusive faz muito bem inclusive lembrar dele
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