hã então estamos ao vivo estamos ao vivo estamos ao vivo eu não apareço Ainda não mas aqui a tela para mim não aparece que eu tô vivo não hein é no YouTube Ainda não e aí Gabi para mim não começou não é tá faltando um minutinho ó tá com segundos agora acho que é isso uhum enquanto isso eu vou botar água porque eu tô com pigarro absurdo já tá aparecendo Todo mundo tá ouvindo que vocês estão falando já tá aparecendo que maravilha estamos ao vivo então Olá pessoas tá com delayzinho bom falta um minutinho pra
gente começar eu e o professor Bernardo a gente tá com ah decidimos né a gente considera o seguinte tanto ele quanto eu nós temos os nossos cursos né depois ele pode falar dele eu falar do meu sem problema algum nós entendemos que nós somos colegas de trabalho né não existe nenhum tipo de de de de dilema impasse entre a gente né cada um né escolhe o curso por empatia por gostar do perfil eu acho que é isso aí né Essa diversidade polaridade é importante então nós somos colegas de trabalho e trabalhamos juntos né trocando ideias
informações e e Vida que Segue né então a gente decidiu juntar nossas forças quando a gente percebeu que é werge cancelaria o evento presencial E também o online né Poderia ter feito a gente conversou rapidinho e imediatamente decidimos oferecer isso a vocês né de maneira gratuita de maneira tranquila a gente vai tentar reproduzir mais ou menos o que acontece né com qualidade que os próprios professores da UE fazem para vocês tá bom a gente vai deixar aqui na na no chat vocês podem fazer as perguntas mas a gente tem uma ordem de apresentação eu faria
apresentação eh digamos da narrativa do texto destrinchando a obra e o professor vai pode falar Professor então Boa tarde gente boa tarde seja bem-vindos sejam bem-vindas a esse momento único em que dois professores desse Cabedal né se juntam para falar sobre um tema muito caro para vocês muito caro para quem tá realmente querendo passar para o werge Então como o professor fragali disse eh a partir do momento em que aerg né se viu impossibilitada de fazer aquela Live eh nós conversamos e resolvemos mesmo assim em cima da hora com pouquíssimo tempo eh tentar reunir material
suficiente para que vocês não ficassem simplesmente a ver navios simplesmente sem nada eh é claro que por exemplo eh O que nós vamos mostrar aqui nós vamos dividir uma parte a parte toda de eh de conteúdo de conhecimento sobre estilo sobre eh a própria vida e obra de Machado de Assis e Quim casas Borba que é a essência desse encontro e na outra parte nós vamos fazer eh alguns exercícios eh eu tenho que deixar claro o seguinte eh como foi em cima da hora nós resolvemos isso durante a semana não é eh eu não tinha
absolutamente nada preparado de exercício na dica de nada até me comprometi a gastar um dinheirinho e Corri atrás de alguns desses que vendem eu poderia fazer por inteligência artificial mas eu sei muito bem das limitações da Inteligência Artificial nesse sentido é preciso realmente que eh tenha havido ali na construção de cada exercício o empenho de um professor de um conhecedor da literatura brasileira mesmo assim eu acabei adquirindo um material que Olha sinceramente me deixou muito frustrado né uma coisa muito rasteira feita por Inteligência Artificial como é que alguém se preza a vender o material na
internet feito por Inteligência Artificial e a pessoa sequer conhece como a uerg produz as questões haja Vista que por exemplo as questões nesse eu não vou nem falar o nome para não ser antiético mas que eu tô meio revoltado por conta disso eu tô eh fizeram todos esses exercícios se propôs a fazer 100 exercícios sobre Quinas Borbas Quinas Borba e mais uns 200 outros vinculados a outras situações mas com cinco opções p a gente sabe muito bem que é acho com quatro opções não é então partindo desse sufoco todo aí e para garantir que as
questões sejam questões realmente muito boas muito fortes eu fui em busca de questões eh que já aconteceram em vários vestibulares eh escolas técnicas no nosso país e eu selecionei algumas não sei nem se vai dar tempo eu selecionei 25 eu acredito que se a gente conseguir chegar até a 20ª já tá de bom tamanho é isso aí fragal contigo bom vamos começar né que eu sei que vocês estão ansiosos e ansiosas nós vamos começar primeiro com uma análise né da obra Não não vou dizer que vai ser profunda porque a gente entende que uma Du
horas de aula aqui né de apresentação minha do professor ela ela vai tentar atingir uma uma uma a melhor abordagem possível Tá mas eu quero pelo menos destrinchar e deixar vocês mais preparados mas conscientes né a gente sabe tanto o professor Bernardo quanto eu os nossos cursos a gente trata isso com mais prof profundidade mas a gente decidiu fazer isso né Eh pra gente poder ajudar vocês então a gente tem aqui a primeira questão que é tratar da narrativa Por quê o Quinas Borba né Tem um caráter muito eh eh específico que é o narrador
né quem é esse narrador que tá ali na obra né de Kim casas bor então primeiro eu decidi trazer para vocês essa discussão dos elementos da narrativa né pra gente entender algumas questões e se apropriar disso dentro da obra quin casb primeiro tem uma questão da veros semelhança né Professor Bernardo pode contribuir fazer as intervenções necessárias tá então a gente precisa entender que a veros semelhança ela perpassa por uma questão do daquilo que é né a a verdade o espelho de uma verdade né o que pode acontecer ou não e dentro do do texto do
Quinas boba a gente pode imaginar se era uma veros semelhança interna ou uma veros semelhança externa E aí a interna né a gente tá muito ligado a a perspectiva né desse mundo né né e e eh do texto Dentro da narrativa coerência narrativa a externa é do mundo real né com a realidade dos fatos Então dentro do Quinas Borba a gente vai ver na verdade uma veros semelhança externa por que uma veros semelhança externa Porque Você percorre partes do centro do Rio de Janeiro bairros do da cidade do Rio de Janeiro as transformações urbanísticas não
é isso Professor Então você tem uma veros semelhança externa por que eu tô falando isso eu tô acompanhando o edital o edital ele pode eh destacar algum trecho da obra e perguntar para você né o tipo de veros semelhança o que a gente tem na obra de Quincas Borba é uma veros semelhança externa em determinados tros quando destaca né o espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro quer fazer algum destaque professor não tá perfeito pode continuar então a gente quando tem lá os nomes dos lugares gente eh demonstra uma realidade da a intencionalidade do
autor de mostrar uma realidade né entenderam isso gente tiveram semelhança externa é a base quando a gente tem por exemplo o narrador falando dos sentimentos das Sensações né das emoções das personagens a gente tem uma veros semelhança interna que é a coerência narrativa Ok gente vai sinalizando aí comentando Você tá entendendo né dá um like etc tá bom pra gente poder sentir que tá no clima que vocês estão conscientes e participando dessa dessa nossa Live aqui e aí a gente tem a veros semelhança externa que é a base dessa obra né do que Borba e
a gente tem também o tipo de narrador né Ou seja a gente tem vamos lá narrador personagem é aquele que participa da história ele é o protagonista né ele narra em primeira pessoa então a gente precisa entender vou te responder Vitória entender se a gente tem no Kim casb o narrador personagem eu já diria que não não temos um narrador personagem em Kim casb no caso Vitória que você tá falando de veros semelhança interna primeira coisa é uma veros semelhança externa terna a obra e quimas Borba principalmente treos que faz referências aos espaços urbanísticos da
cidade do Rio de Janeiro é um é um contexto história de transição né século XIX século XX Então a gente tem ali quando nomeia esses lugares né Ou seja que são lugares reais da cidade do Rio de Janeiro Você tem uma veros semelhança externa qualquer obra literária que faz referênciaa aos espaços externos da realidade dos fatos ela é uma veros semelhança externa a veros semelhança interna ela fala sobretudo da narrativa da coerência narrativa por exemplo o diálogo dos personagens né as Sensações os sentimentos as emoções a fala então só tá tratando da perspectiva interna a
base que você tem que guardar Vitória é que é uma veros semelhança externa em razão do contexto que Machado traz paraa obra de Quinas Borba foi cobrado né E aí a gente tem e o tipo de personagem primeira questão não temos um narrador personagem né porque na verdade eh o narrador personagem é aquele que narra em primeira pessoa e ele é o unista Será que a gente tem um narrador observador nessa história bom eu diria que sim também né esse narrador ele não participa da história Opa mas o Quinas Borba a gente tem um narrador
que às vezes faz umas intervenções Calma lá vamos deixar isso muito claro esse narrador ele é o ele narra em terceira pessoa ele narra apenas o que vê então quando ele narra apenas o que vê ele é um narrador observador né ele não participa da história ele não tem conhecimento total dos fatos mas em em Quinas Borba a gente tem aquilo que a gente chama de narrador onisciente guardando em Quincas Borba nós temos o narrador onisciente não sei se a banca ela vai dividir essa questão entre onisciente neutro intruso Mas vamos lá o narrador inicente
porque tá dentro do edital tipologia né da narrativa o tipo de narrador né ele pode perguntar que narrador é esse determinado trecho Quando é o narrador né em que ele vai falar né do dos fatos ele el vai narrar para você as Sensações os sentimentos e até a própria fala das personagens você tem um narrador onisciente a a diferença entre o narrador neutro e intruso é que o intruso muitas vezes ele interfere por exemplo narrador em quicas Borbas a gente vai mostrar alguns trechos ele convida o leitor quando ele conversa com o leitor e quando
ele opina ele é um narrador intruso ele é onisciente mas ele é um narrador intruso né então isso é muito importante que a gente entenda essa perspectiva né a gente tem um narrador onisciente quando ele só narra à distância né é o narrador observador Ou seja quando ele apenas narra os fatos sem fazer sugestões sem falar dos sentimentos e das Sensações mas a base de Quin casas boba é um narrador onisciente E aí Bernardo concorda perfeito é Então essa questão é uma questão que me deixou assim um tanto quanto eh preocupado e também eh admirado
pela forma como como Gustavo Bernardo Gustavo Bernardo foi meu professor no erge ele foi meu supervisor lá na banca de correção E aí eu adquiri esse livro aqui da werge né Quinas Borba eh em determinada parte no finalzinho do livro O Gustavo Ele tem uma fala que ele intitula Farrapos machadianos da realidade e em que ele vai dar né pela voz dele né pelo pelo posicionamento dele alguma eh situações vai falar sobre algumas situações inclusive e depois nós vamos chegar a ela eh sobre sobre essa questão de narrador quando ele fala eu marquei aqui quando
ele fala por exemplo eh ele diz assim sim quantos resumos de Quinas Borba consideram que seu narrador é onisciente em terceira pessoa a diferença por exemplo do narrador em primeira pessoa mas não confiável tanto de memórias exposta de brascubas quanto de Dom Casmurro aí ele continua pelos trechos acima porém parece que erram feio o narrador de Quincas Borba nem parte de terceira pessoa nem é onisciente isso na voz do Gustavo Bernardo tá o narrador de Quincas Borba diriam talvez leitores ingênuos seria o próprio Machado de Assis intrometendo-se na própria narrativa para melhor brincar com os
leitores E aí ele termina lá embaixo né já este comentador que vos fala depois de lecionar literatura por 50 anos não se trata de uma hipérbole é fato sente que recuperou sua ingenuidade perdida porque eu também acho que o narrador de Quincas Borba é o próprio Machado de Assis ou se insistirem seu alterego literário olha só a bomba que ele joga na mão da gente cara não é uniciente nem terceira pessoa é na mas na verdade eu acho que é uma bomba mas vou esclarecer o seguinte o que que eu entendo se o próprio a
a gente tem uma meta linguagem que tem um momento do trecho da obra de quinkas em que o autor ele fala né com a gente com o leitor né ou seja o autor quem Machado né Mesmo que a gente considere que é o próprio Machado fazendo essa narração eu considero que continua sendo um narrador uniciente por qu eu Imagina eu tô escrevendo um livro e eu começo como narrador uniciente a trazer as Sensações as emoções os sentimentos das personagens né eu não criei um personagem na narrador onisciente eu sou o narrador onisciente eu entendo que
a gente pode ir por essa perspectiva né Eh eh até por causa da pergunta que pode ser feito não dá pra gente falar assim não olha o narrador é de Machado de Assis é o Machado de Assis eu entendi o olhar né Bernardo eu entendi a perspectiva que ele quer criar mas eu não eu não não Considero que deixa de ser um narrador observador onisciente né exatamente luí a questão da a gente vai tentar aqui abordar a questão da Meta linguagem porque ela se apresenta exatamente talvez por isso que o professor de maneira também eh
muito interessante destaca a ideia de que é um narrador né Eh que o machado é o próprio narrador mas Ora se Machado é o próprio narrador e eu vejo isso também eh eh por exemplo em memórias fmas e em outras obras de Machado Por que não posso classificá-lo como narrador iniciante né como narrador inicente em trudo Com certeza Podemos sim podemos Sim podemos sim eh é uma visão dele eh inclusive ele fala sobre os resumos sobre eh obras feitas né que tratam dessa desse tipo de narrador onisciente desse tipo de narrador intruso e que não
mostram que eh pode ser o próprio Machado ou o seu alterego literário eh independentemente da fala dele que foi eh muito proveitosa é mais uma informação que a gente tem para até poder debater nós temos essa linha que nos leva de uma forma ou de outra sendo Machado ou não é um narrador que conhece tudo que tá acontecendo Então ele é observador e ele também conhece o que se passa na cabeça das pessoas portanto é onisciente além de se intrometer né na na narrativa e conversar com com o leitor Portanto ele é tudo isso na
verdade não ô Givanildo eh ele não é um narrador personagem porque ele não faz parte da história ele faz ele narra né como se fosse uma tela ele tá contando pra gente eu tô olhando ao longe vendo as cenas narrando pra gente né narrando para vocês e comentando olha só que interessante ia lá ela tá mal humorada olha caro leitor esse mau humor dela às vezes me incomoda eu não sou personagem entendeu o que eu fiz né Eu não sou personagem do livro eu tô contando para vocês né olha lá aquele casal esse casal José
e Maria são tão interessantes eles são apaixonados mas Maria parece que esconde alguma coisa cara do leitor eu se fosse vocês tentaria ver isso no próximo Capítulo acredito muito que essa essa junção desse casal pode ter num futuro Muito Suspeito para a gente eu tô falando de longe eu sou um observador nente intruso né mas tem outra coisa entendeu gente né O que a gente tá tentando mostrar beleza e a a b Mary falou ele não é um personagem Sim a gente vai vai comentar mas eu preciso passar por essa definição a gente vai eu
vou destacar trechos luí tá bom é importante também destacar a questão do curso porque tá na no edital o tipo de discurso Então a gente tem um discurso direto né o direto a gente já entende é o diálogo em si com travessões né com exclamação Com interrogação com dois pontos lá é é a conversa o diálogo entre as personagens como a gente fez ali o exemplo do discurso direto né você vai ter fala responder perguntar indagar declarar exclamar então lá os formados os formados repetiam prometo cumprir meus deveres respeitar meus semelhantes com firmeza e honestidade
o ré afirmou sou inocente isso o discurso de direto o que que a gente tem em Quim casp né O que qual a perspectiva do discurso que a gente tem então a gente vai ter em alguns pequenos trechos esse discurso direto como é que a gente identifica a gente o discurso direto como a gente tá vendo aqui ó aspas exclamação interrogação né travessão né é o diálogo é a conversa a interlocução os personagens falando não há nada da narrativa desse personagem entendeu é direto narrador personagem desculpa do narr só os personagens falando você tem um
discurso direto mas você tem um discurso indireto em que você vai ter também né dentro desse desse desse dessa obra kinas bor por quê esse discurso indireto é ele narrando em terceira pessoa então é mais ou menos assim ó O mesmo texto olha aqui ó os formados repetiam o réu afirmou S inocente Olha o que eu vai fazer os formados repetiam que iriam cumprir seus deveres e respeitar seus semelhantes com firmeza e honestidade isso aqui é um discurso indireto no direto é a reprodução literal do Diálogo feito pelo próprio personagem aqui ó o réu afirmou
que era inocente Olha o direto o réu afirmou dois pontos sou inocente o discurso direto é a reprodução literal do dialo grava isso gente discurso direto ó o nome é direto que que é o indireto é a conversa em que eu digo assim o professor Bernardo trouxe pra gente uma informação do professor Bernardo né sobre a questão da narrativa de que Machado provavelmente é o próprio narrador só eu tô reproduzindo indiretamente a fala do Bernardo quando Bernardo disse é discurso direto quando eu reproduzo eu tô fazendo um discurso direto certo Professor correto corretíssimo né Entendeu
gente entendeu um pouquinho a diferença tá se a gente se perder aqui no eu t vendo vocês falando Tá bom então tem muito direto livre aí agora a gente vai naquilo que é a carac básica de quas b o discurso indireto livre né o narrador assume o lugar da outra pessoa do discurso tem muito isso né É Vai ter as duas tá Sara mas essa presença do indireto livre tá tá muito presente né então ele assume que por quê Porque ele assume os sentimentos ele assume os pensamentos ele assume a própria narrativa vocês terem uma
ideia eu aqui já posso mostrar para vocês a subjetividade né quando ele fala assim aqui ele diz assim no capítulo 5 num trexo bem pequeninho né no capítulo 5 aí minha página não vou falar porque pode ser diferente Rubião deu-lhe o espelho o doente contemplou por alguns segundos a cara magra o olhar febril com que descobri os subúrbios da morte para onde caminhava passo lento mais seguro depois com sorriso pálido e irônico Ou seja a subjetividade do narrador o narrador né trazendo pra gente uma percepção né da personagem a gente vai ter outros momentos muito
mais clássicos né Por exemplo num trecho aqui que é o narrador que descreve as Sensações e as ações no capítulo no capítulo 10 no capítulo 10 tá ele diz assim Rubião mal sustin papel nos dedos passados alguns segundos advertiu que podia ser um gracejo do amigo e releu a carta mas a segunda leitura confirmou a primeira impressão não havia dúvida estava douo né pobre Quincas olha ele olha o o narrador pobre Quincas Borba assim as esquisitices a frequente alteração de humor os ímpetos sem motivo as ternuras sem proporção não eram mais que prenúncios da ruína
total do cérebro morria antes de morrer tão bom tão alegre tinha impertinência iso é verdade mas a doença explicava Rubião enxugou os olhos úmidos é o narrador descrevendo as Sensações e as ações do Rubião Então a gente tem aí né um discurso indireto Livre né esse discurso ele assume os sentimentos os pensamentos ele se insere na narrativa né Ele conta é onisciente ele sabe todas as falas os sentimentos as reações os pensamentos dos personagens tá claro gente deixa eu ver aqui se vocês estão como é que vocês estão querendo tirar alguma dúvida aqui né Eh
Quer fazer alguma intervenção professor não por enquanto tá ótimo eu tô adorando também ó numa outra página para você ver esse narrador uniciente esse discurso indireto Capítulo 15 Capítulo 15 é o último parágrafo e assim descendo e subindo às ruas da cidade sem guiar para casa sem plano com sangue aos pulos de repente surgiu n grave problema é o narrador falando aqui ó se iria viver no Rio de Janeiro ou se ficar em Barbacena o narrador reproduz o pensamento do Rubião de repente surgiu-lhe este grave problema se iria viver no Rio de Janeiro ou se
ficaria em Barbacena o narrador reproduzindo sentia cócegas de ficar de brilhar onde escurecer Olha o narrador aqui ó de quebrar castanha na boca os que antes faziam um pouco o caso dele principalmente aos que se riam da amizade do Quim cas Borba mas logo depois vinha a imagem do Rio de Janeiro que ele conhecia o narrador trazendo pra gente o sentimento o pensamento a perspectiva do Rubião que ele conhecia com seus feitiços movimentos teatros em toda parte moças bonitas vestidas a francesa aí o narrador finalmente traz outra percepção do próprio Rubião resolveu que era melhor
podia subir muitas e muitas vezes a cidade natal Então a gente tem aí um narrador uniciente um narrador com discurso indireto livre Qual a diferença do indireto e do indireto livre Então olha a diferença cara o do indireto eu só falo assim o professor Bernardo leu um trecho da discussão do professor Bernardo do vestibular da Ed a respeito do tipo de narrador que se insere na narrativa de da obra Kim casas bor o autor considera que Machado é o pró mais ou menos assim eu tô sendo uma reprodução né Bernardo disse pá pá pá pá
pá pá pá pá No Esse é o indireto Esse é o indireto o indireto livre é por que que ele é livre porque a palavra livre porque eu trago os sentimentos eu trago as emoções como nos trexos eu li eu trago as Sensações as as percepções da pessoa eu tô dentro do personagem por isso que ele é um uniciente intruso né porque eu trago assim olha ele o Bernardo trouxe a informação do professor da uerg mas ele encontra-se completamente chateado porque ele discord aí já sou eu né trazendo Bernardo ao ler o texto mostrou a
sua Total insatisfação e incoerência com o que foi dito ou Bernardo al leer o trecho demonstrou né a a a certeza de que havia também essa perspectiva tava nítido em seu olhar que ele concordava com o autor Olha só isso tão percebendo o que eu tô fazendo tá percebendo a diferença do indireto e indireto livre o livre permite que eu me posicione enquanto narrador Ok gente hein Stefany pegou isso e é exato né então vamos lá bom a gente e aí a gente né temos aí nessa questão narrador onisciente e o narrador tá eh eh
o discurso de indireto livro principalmente vamos lá é preciso para chegar na obra tá eu tô controlando aqui o tempo que eu tenho um tempo do professor né então em direto seria quant narrador se s mas o indireto livre tá Eduarda Ah sim o indireto seria quando o narrador se posiciona como personagem mas sem falar sobre as é se posiciona quando o narrador na verdade tá reproduz a fala do personagem tá Eduarda sem trazer perspectivas ele só reproduz ele faz uma paráfrase ele ele produz tá não tem travessão n nada Eduarda dos anjos disse que
será que o discurso indireto seria quando então aí eu vou fazendo uma reprodução disse que o discurso indireto seria quando o narrador tá beleza bom quais são a gente precisa entender essa obra e precisamos entender algumas características do realismo e do naturalismo no Brasil o lembrar características principais objetividade a objetividade ela é um princípio né da obra né Eh realista né Essa obra ela pressupõe retratar as personagens como eram dentro de um contexto histórico social nós vamos ver isso nas personagens principais dessa obra as suas nuances as suas diferenças as questões das divergências socioeconômicas então
a objetividade tava presente para mostrar a sociedade como ela era como é assim essa sociedade há um há um embate né ela uma fuga daquele princípio que tinha no romantismo né a romantização muitas vezes desses espaços a romantização das personagens né então por isso além dessa objetividade o racionalismo não à toa nós vamos discutir porque háo vencedoras batatas humanitas né a gente vai tentar traçar essa perspectiva Então tenta eh se colocar em oposição à emoção ao ao sentimentalismo notem que o kinas bom é um livro que fala muito né dentro uma ção do Darwinismo Social
né A Lei do mais forte a lei daqueles que vão vencer vamos tentar nessa discussão Então vai trocar de da maneira nul e crua como é essa sociedade a impessoalidade Por quê a tentativa de se manter neutro mas fragal esse narrador não se posiciona bom ele tem um posicionamento mas a neutralidade porque ele não vai criar nuances ele não vai né fingir ele vai dizer exatamente como é a sociedade né ele vai dizer assim de maneira clara quem são essas personagens o narrador inclusive ele fala da Sofia ele fala do palha ele fala do Rubião
ele ele ele menciona né alguns posicionamentos ou seja essa neutralidade não é na omissão é uma neutralidade de não mascarar a realidade dos fatos a realidade das personagens né Isso é muito importante a gente entender essa uma das características né do Realismo além disso a contemporaneidade a obra Quim casb é um uma história em transição do século XIX para o século XX isso é muito importante é uma obra de transição de mudanças urbanísticas na cidade do Rio de Janeiro né é o momento de fim da escravidão então é tocado nesse assunto quando por exemplo né
o Rubião vai contratar né pessoas né que os imigrantes né o próprio palha faz ele ele contraria discute essa questão e o o o Rubião ele contrata o o que vai ser se trabalha na casa dele é um francês se eu n agora eu acho que é um francês não é isso Bernardo trabalha um um francês né então ele tem um Liv é um livro que fala de um momento presente de nossa sociedade Além disso Quinas Borba faz uma crítica à burguesia né porque descreve uma realidade né dessas nuances dessas mudanças além das mudanças urbanísticas
as mudanças né da perspectiva socioeconômica de cada personagem vamos lembrar que Rubião né ele ele torna herdeiro de uma fortuna né espanhol Obrigado mar Então a gente vai ter uma crítica à burguesia né a gente tem ali né uma preocupação sobre a perspectiva dessa sociedade né E vai tratar também né de personagens em que esse amor não tá mais no amor né bonito do romântico da beleza da esse amor tá muito atrelado ao erotismo a Sexualidade né da ênfase ao aspecto físico né Essa é uma das características literárias do Realismo na nossa sociedade bom dentro
desse conceito a gente tem duas perspectivas dessa obra O realista né em que você Serra as cortinas usa a imaginação Então você julga moralmente né Você tem um naturalista que vai além né ou seja vai acompanhar com minúcias os detalhes com interesse do cientista E é isso que o narrador faz né Ele é o sociólogo ele vai invadir Então esse naturalista ele vai fazer análise das personagens né das características né físicas das características emocionais das características de comportamento né já o realismo na obra de Quinas vai analisar os aspectos sociais os problemas sociais é o
binóculo ele tá olhando aquela sociedade com mudanas no bairro os bairros vão crescendo os bairros vão se nomeando vão se alterando Inclusive tem uma narrativa que mostra a degradação de outros bairros a gente vai tentar entrar em alguns trechos tá o naturalista ele vai o quê vai perfurar né vai perfurar para libertar a sociedade né das perspectivas nu e cruas dos contextos né Isso é muito importante e aí né a gente precisa entender que um dos objetivos da obra Quincas Borba é a denúncia a uma enfermidade social né a enfermidade a decadência da sociedade contemporânea
isso é muito importante porque a gente vai falar de uma loucura o Rubião torna-se louco ao final por que será que ele tornou-se louco por que que ele ficou louco por que que ele ficou pobre gente vai ter spoiler né já dei spoiler aqui né então né a gente tem aqui em casb uma denúncia à enfermidade social e a decadência dessa sociedade contemporânea né bom então vamos lembrar aqui personagens né são geralmente burgueses Então a gente tem ali uma classe burguesa né uma classe dominante embora você vai ter outros indivíduos que estão surgindo ali das
classes menores né são configurados como elementos né Eh eh quase que coadjuvantes dessa categoria né Nessa versão de Quincas Borba a gente vai ter ali o a o objetivo de desmascarar o jogo das relações sociais as pessoas se interessam por Rubião porque ele tá rico as pessoas se interessam por Rubião né porque ele é um cara eu diria um cara bobo um cara que vai cedendo e fica apaixonado por Sofia aí cede mais ainda né E e aí isso tem a ver mas Ao Vencedor as batalhas a gente vai discutir isso da Rua da Harmonia
nessa depois se der tempo pode explicar da rua tá explico tá então a gente vai precisar perceber que vai ter uma discussão da hipocrisia social a gente vai falar da imperfeição da humanidade mostrando como essa obra tá dentro do contexto Realismo naturalismo vai mostrar os personagens com seus erros com seus equívocos com as suas imperfeições com as suas falhas né mostra que as causas nobres não são nobres está ocultado ali os interesses o p interessado em Rubião a Sofia ali né mantendo o Rubião ali meio apaixonado né porque os interesses impuros isso é muito importante
a gente destacar nessa perspectiva né então vamos lá eu queria fazer algumas reflexões sobre essa obra né sobre a temática da loucura vamos lembrar o seguinte né as personagens estão dominadas essas personagens de kin casas B pela obsessão de subir na hierarquia isso é o é o o foco né dentro dessa história né subindo na hierarquia porque justamente acredito que a ququ ilidade psicológica provém de uma imagem exterior e Pública construída a Prior conforme o posto ocupado na escala então uma fixação deles em subirem dentro de uma escala social só que a gente tem as
mulheres as personagens desta obra né Elas TM como fixação o que o casamento vamos lembrar que a gente tá numa sociedade de Séc final do século XIX início do século XX então o casamento era o único caminho para acender socialmente acender economicamente dos homens era o ganho monetário vocês vão perceber isso como o o o o o marido da Sofia o o Carlos Maia né Eu acho que é isso né você vai perceber exatamente luí eu acho isso né então você tem ali a perspectiva dessas da da obsessão de subir na hierarquia Como é que
é o nome Bernardo esqueci o nome é palha palha fogo de palha palha o palha é o marido da Sofia e tem outro que é o Carlos Maria é Carlos Maria é Eu só peço para decorar lembrar logo e aí a gente tem uma nuance entre loucura e sanidade né que é trabalhado por Machado de Assis a doença de Rubião gente vai estabelecer esse contraste que vai rodear também o próprio Rio de Janeiro a própria cidade a gente tem a ambição do palha o narcisismo de Sofia Sofia Era narcisista gente né Eh a o narcisismo
de Carlos Maria o Carlos Maria Se achava o deboche do filho do cocheiro o caráter interesseiro do Camacho tudo isso é conceituado como sanidade o perfeito estado normal eles são as pessoas normais ISO faz lembrar até O Alienista Quem são os loucos Rubião que é o cara que dá o dinheiro que é o mão solta né que é que é educado que salva de lind da Morte que não cobra as dívidas de palha só vai emprestando pro palha Rubião é louco Rubião é o é o louco bobo né É É o louco então é uma
sociedade com valores distorcidos né é uma crítica sobre essa essa o essa Norma estabelecida de quem é sano e de quem é louco né É uma um mundo moral às avessas em quem cas Borba né ou seja o louco né É o louco que cria o humanitismo Então tem um autor chamado ronaldes de Melo Souza que ele diz a ironia suprema do romance machadiano reside na elaboração de uma teoria atribuída a um filósofo louco que é o cara que vai ceru o Quincas né Que sede quando morre a fortuna ao Rubião mas que corresponde ao
comportamento Alien de homens socialmente considerados né normais Então quem é o louco né a loucura perpassa por essa análise em Quinas bor né E aí a gente tem uma questão o quando Rubião torna-se louco há uma representação de que é na verdade a não adaptação do Rubião à Vida do Capital porque vamos lembrar que é uma é um mundo de transição século XIX século XX né então esse o capitalismo ganha força e essa não o Bião é um homem do interior da cidade de de Minas Gerais vai para uma cidade Grande Rio de Janeiro ganha
uma fortuna então ele entrar num impasse né da cidade de Capital e ele com e ele não consegue se adaptar a Essa sociedade a sociedade de a lei do mais forte por isso que ele é levado a uma loucura Irreversível né porque ele né não consegue conviver quantos de nós não conseguimos conviver né com uma cidade n crua por a loucura é elevada porque ele quer fugir dessa cidade tanto que ele em alguns momentos ele pensa decide voltar paraa cidade pequena né então Rubião é uma alegoria gente de um país que ainda não se adaptou
a essa mudança é um país que tá atrasado mentalmente culturalmente mas aí perpassa por um conceito equivocado né que é a vencedor as batatas né Isso é muito importante então quando o Rubião por exemplo ele volta bar Barbacena sozinho gente pobre louco né no extremo da sua falência né aquele riso se desfaz é o quadro com o qual você vai ver de maneira nua e crua esse humor não vai ter mais lugar porque a doença do protagonista O Rubião né Ela é o retrato de uma sociedade cruel é o retrato né da Crueldade né Eh
que esse riso só agrava é o riso é é o cômico trágico é o cômico é é a tragédia Rubião torna-se louco aspas né pela crueldade porque ele é estimulado a a situações né que seriam consideradas normais mas que seriam consideradas loucas porque ele passa o que a bondade dele é uma bondade que desvirtua e que o desvirtua exatamente vai ter algumas questões por isso que é importante entender isso né é ó vou lembrar assim quem fez o primeiro exame a basicamente 90% das questões foi de interpretação do livro das Mentiras Que os eh as
mentiras que que os Homens Contam tá por isso que eu tô fazendo essa análise porque basicamente foram de interpretação não é isso Bernardo né teve assim 10% ex de vamos dizer assim gramática 10% que foram as figuras lá etc então isso aqui é muito importante gente para quem não fez o primeiro exame é só baixar lá no no canal do vestibular da uer né É apenas né a 90% de interpretação é exatamente né Então queria falar uma coisinha aqui rapidamente Po falar po fazer intervenção aproveitando aproveitando aí o gancho sobre a questão eh do homem
como objeto do homem ou seja dessa coisa de se aproveitar do do outro coisa que é muito Evidente nessa nessa narrativa aí de Quinas Borba a aja Vista que o o Rubião ele foi totalmente eh estraçalhado né toda sua fortuna acabou sendo destruída ou remanejada colocada para outro lado lado Claro do Cristiano palha mas o próprio Eh Gustavo Bernardo ele também numa passagem ele fala da importância da Escolha dos nomes dos personagens na sua n suas obras e aqui ele falou não deixou de falar claro sobre Quinas Borba ele diz assim ó eh naquele mesmo
livro que eu mostrei e Machado o significado dos nomes é muito importante Araripe Júnior já sugeriu que Rubião representasse o próprio Brasil o seu nome Rubião é uma referência ao café planta que pertence à família das rubiáceas e de que dependia a riqueza do país riqueza essa que tende a ser dilapidada pelos capitalistas bem a propósito Cristiano palha é apresentado como empreendedor e investidor enfim um capitalista promissor o nome Cristiano que significa Cristão mostra ironicamente a associação Estreita entre o capitalismo incipiente do país e a sua instituição mais forte à igreja católica Sofia palha merece
um parágrafo a parte diria o próprio Machado apresentada como belíssima e Ostentando um nome que significa sabedoria usa sua beleza para seduzir e roubar Rubião mostrando que sua sabedoria se resume em enganar quer nas relações amorosas quer nas relações financeiras o sobrenome do casal palha por sua vez sugere que suas iniciativas T consistência do fogo de palha aquele que se apaga tão rápido quanto antes se acender muito interessante essa passagem perfeito perfeito Professor perfeita análise e aí a gente quer falar do Human humitas né humanitas gente éa uma filosofia que falava sobre a luta da
humanidade né Ou seja é a luta da humanidade pela sobrevivência é o tal do d vinismo social é a luta da humanidade por recursos materiais além da Honra e da Glória essa luta vai mostrar que inclui humanitas inclui o quê a existência das adversidades Como superar assim é a competição entre os homens segundo tal filosofia vem os mais preparados os mais fortes os mais hábitos quem vence ganha tudo Quem Perde nada leva quinc as Borbas sintetizou a filosofia que desenvolveu em uma máxima ao vencido ódio ou compaixão Ao Vencedor as batatas e aí eu vou
ler um trecho da página 25 26 que na verdade é o capítulo 6 que quando ele tá trazendo pro Rubião esse sentido da do do do do humanitas né E aí ele começa né que universo é o homem Inclusive a gente tem aqui uma metáfora né universo é o homem Ele diz não há morte o encro de duas expansões ou expansão de duas formas pode determinar a supressão de uma delas mas rigorosamente não a morte a vida porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra e a destruição não atinge o princípio
universal e comum ou seja ele diz não há morte na verdade o mais forte se sobrepõe ao mais fraco não há morte né daí o caráter conservador e benéfico da guerra ou seja o manas diz que a guerra até é importante é o tamos o tamos pega lá aquela aquela luva né e diz que era preciso eliminar metade da da população da terra né para melhorar eh vão ficar só os mais fortes né então eu o TAM né supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas Olha a analogia que ele faz tem um
campo de batata e duas tribos as batatas apenas chegam para alimentar uma das Tribos que assim adquire forças para transpor a montanha e a outra vertente onde há batatas em abundância se as mas se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo não chegam a n TR suficientemente e morrem de nação Aí ele diz o seguinte mas se essas duas decidirem dividir as batatas eles vão sucumbir as duas sociedades vão sucumbir porque não vão se alimentar suficientemente Então ela diz que uma delas é que vai ter que comer mesmo vai ter que comer
muito mais batata não vai sobrar nada é a tal da da da meritocracia invertida porque não existe meritocracia não é isso então a paz nesse caso é a destruição parece até 1984 a paz é a destruição ou seja eu preciso superar o outro para adquirir a paz a guerra é A Conservação eu vou comer mais porque é a luta pela sobrevivência que se dane os outros uma das Tribos extermina a outra e recolhe os despojos daí a alegria da Vitória os hinos aclamações Recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas se a guerra
não fosse isso Tais demonstrações não chegaria dse pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é pr sível vantajoso E pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói ao vencido ódio compaixão Ao Vencedor as batatas ou seja é o sujeito que se porta numa sociedade ostentando uma máscara que é o caso dos das personagens de kinkas né com uma que aparent o que não é e essa mas protege esse homem da sua fragilidade biológica mas essa fragilidade biológica também vai esconder né os os
atos excusos eu vou superar É aquela ideia de que né ó você que hoje em dia né esses coachs aí que me incomodam me D Rio olha temos que acordar às 5 da manhã né produzir enquanto você a gente acorda os outros estão dormindo vamos é a lei do mais forte aqui ó tô aqui 5 da manhã já correndo já vou pro trabalho ninguém é feliz acordando 5 hor da manhã gente isso é mentira pô quem aqui fica feliz acordando 5 hor da manhã quem aqui é feliz acordando 5 hor da manhã pô entendeu cansei
de acordar 5 hor da manhã é horrível você sair essa hora aí ficam esses Coach inventar Você acredita né ah ao vencido ódio ao compaixão vencedor as batatas né Você acredita nessa realidade né que tem que aí você não consegue acordar às 5 da manhã você se sente um um um um rupi um cara que tipo assim pô sem condições não consigo acordar então não vou vencer na vida aí você é porque você tem que fazer o Minds o mindful o Mind que Mind gente que Mind gente né Aí você se sent um fracassado como
tá falando aí né Eu odeio o Coach gente odeio o Coach porque eles ficam eles eles é isso Quinas B já falava lá sobre esses caras é ao vencido óo a compaixão ao do as batatas né E aí tanto que o o Rubião pergunta mas e opinião do exterminado não é exterminado desaparece o fenômeno então né quem não consegue sente-se fracassado você não é exterminado você não é a morte em vida necropolítica mas você vai continuar na sua situação social e aí vamos dizer assim para você é essa por quê Porque você não acorda 5
da manhã na verdade 5 da manhã não tem que acordar 4:47 da manhã porque a gente tem um negócio que eu não entendi por tem que acordar o horário quebrado né 4:47 da manhã e aí né você tem que acordar 4:47 da manhã vai vai pra academia né academia nem abre S hora vai caminh AB né então enfim aí né você é um fracassado porque você não consegue acordar 4:47 da manhã você então é é é essa ideia esses personagens de King dividem entre essas Convenções né e tentam disfarçar para poder eh ganhar as coisas
então a gente tem aí um monte de coach e us humanitas né Essa Ideia do alcido ódio compaixão alcid do as batalhas as pessoas acreditam né É Deus ajuda quem sero Madruga é mentira porque coitado as pessoas mais pobres acordam de madrugada vão Pega um ônibus gastam 6 horas por dia de transporte público chega tarde da noite e ninguém tá enriquecendo estão trabalhando para caramba feito escravos é um trabalho quase análogo à escravidão aí fica dizendo que é só trabalhar não não é só trabalhar não porque senão vou falar assim com todo carinho e respeito
as pessoas mais moderadas trabalham para caramba já estariam ricas milionárias né Mas e aí eles ficam dizendo para quem eles estão falando para uma classe média burguesa que é o caso de Quinas bor tá falando de uma classe social média burguesa que né vocês perceberam as personagens Quincas não trabalham é fragale fragale Hã poxa eu eu sou um fracassado cara eu sou um fracassado diante né dessa E efusiva aí tomada de postura em relação a ser fracassado queem acorda às 5 eu acordo às 500 da manhã até antes cara para ir trabalhar que vida maldita
então hein meu pai do céu mas é isso eu corroboro a sua fala cara é isso mesmo tá tá certíssimo É isso mesmo é a grande a grande hipocrisia a grande mentira da da da sociedade das relações né relações de poder relações de classe É isso mesmo e a humanitas a a Luísa lembrou de uma pessoa que eu não vou citar o nome aqui todo mundo tem as mesas 24 horas aquilo foi ridículo né então humanitas o que que é humanitas justificar desigualdade social gente é por isso que na nossa sociedade contempor justificam a desigualdade
social A negação da as bolhas transitórias né é justificativa né tipo assim sabe por quê aí todo mundo tem as mesmas 24 horas pô tu não acorda porque não quer cedo entendeu É só correr atrás olha lá o garoto do do iFood de bicicleta o cara tá correndo atrás ao vencer do ódio compaixão Ao Vencedor as batata pô o cara faz o quê 20 horas fazendo entrega na bicicleta esse cara aí é um empreendedor vai vencer na vida Mentira gente infelizmente é mentira é essa é a crítica de Quinca já na olha como é que
o machado era essa é a crítica Contra esse capitalismo selvagem né E aí a gente tem né um autor que diz o seguinte o magalen azereiro que foi um texto que Ele publicou no Estado de São Paulo ele vai dizer o seguinte todas as complicações se resolvem pela regra de hobs todo mundo aqui já usou né todo cansei de ver no ENEM fazendo parte de banca né o Robs que que falam o Robs vocês Qual qual é o texto que vocês gostam que vocês colocam o HS é o quê o homem vai escreve aí gente
todo mundo já sabe né Qual é o o escreve aí porque eu sei que vocês sabem todo mundo lá o homem é o lobo completo aí para mim é isso né todo mundo o mais forte devora o mais fraco logo a maior felicidade é ser forte Olha isso Olha isso gente descender do peito dos Rin de humanitas a única Desgraça não ter nascido o homem é o lobo do homem cai né todo Ou seja é isso que a obra trata é o humanitismo d vinismo social a seleção natural seu acordo de madrugada seu trabalho o
mais cabeça positiva que tristeza nada chora não hein chora não Homem Não Chora principalmente sobrevivência dos mais hábitos Ô é isso né então justifica a evolução dos seres porque eu sou mais forte mas é é fácil falar que humanitas né é a a ideia do sobrevivente o mais forte quando esse cara vive de renda acorda cedo porque vai para fazer uma caminhada na praia ou na Lagoa Rodrigo de Freitas depois volta toma o seu brunch E aí depois né Vai trabalhar na sua empresa que trabalhou 8 horas 10 horas Ok mas sabe que não precisa
ter problemas de conta bancária não tem dívidas né não tem problemas de pensão não tem né frustrações tem plano de saúde do mais caro né tem todo acesso Inclusive tem um detalhe alguns andam de helicóptero Olha que interessante né ah que vida tranquila ó o vencedor as batatas né Então essa é a ideia do mantismo né a ideia de que é o potencial que que é ali tem um reflexo da ideologicamente racista gente ao reducionismo biológico é vamos lembrar que Quincas Borba fala de uma transição de uma cidade transição social né O fim da escravidão
E aí vai justificar de maneira implícita Infelizmente o lugar desses negros né qual quando os negros são libertos não foi dado a eles as condições existenciais mínimas Eles foram para as ruas eles foram pros curti depois foram expulsos doos curtiço mas aí é dito que é o dar vinismo social é a lei do mais forte notem que aquelas pessoas isso tem Quincas substituem os negros para não pagar salário poros Imigrantes é o embranquecimento tá subtendido ISO Quincas bor né Bernardo quer fazer algum comentário se não eu tô eu tô adorando aí a sua eh sua
inclinação à né Falando como tal Ah eu gosto eu gosto eu goand decido mas eh com toda a verdade aliás em se tratando de verdade as questões machadianas né Eh em Don Casmurro por exemplo em em Memórias Póstumas em Quincas Borba a gente tem que desconfiar muito do que é dito por causa da ação a gente tem que ver que por exemplo eh a própria questão do Realismo a própria questão do Realismo o o Machado de Assis ele se colocou contra ele falou não isso não tem nada a ver com Realismo isso não tem nada
a ver com o realismo porque por exemplo quando você fala do chicote é o ponto de vista que vai dizer né o lado de quem que tá eh no foco agora então é preciso desconfiar sempre o próprio Machado disse isso vamos deixar de lado o o o o realismo enquanto arte estética né Eh e falar da realidade da realidade do que realmente acontece E aí ele quando ele coloca isso eh para fora essa ideia da ar estética Realismo eh para fora ele consegue trabalhar com uma ideia que eh ele mesmo poderia dizer por exemplo que
essa fase que envolve o quas Borba ela seria uma uma fase eh de tipo uma a outra facee do Romantismo que seria seria algum tipo ligado a ao viés burguês apenas isso só que com focos diferentes porque quando quando a menina perguntou aqui em algum momento aí sobre aquela questão lá da Rua da Harmonia foi ali justamente o ponto de vista a perspectiva é que criou um embaraço enorme na cabeça do Rubião que ele começou a Aim a a aia tava indo se encontrar lá com o Carlos né com Carlos Maria e na verdade foi
uma perspectiva do do do coeiro né ou seja uma história remendada talvez por coisas que ele possa ter imaginado então Eh o realismo ele não não é de acordo com o Machado de Assis mesmo eh não é eh não é isso o que se julga querer que todo mundo eh fala que é o realismo não vamos o realismo enquanto eh estética é uma coisa agora tratar da realidade A gente nunca vai dar conta de tratar da realidade na sua totalidade com todas as suas verdades porque vai depender muito exatamente da perspectiva né Isso é um
grande lance próprio Machado de Assis tá eu não tô inventando nada não é o próprio Machado de Assis que falou falou sobre sobre isso boa intervenção Professor gente eu queria deixar fazer um uma coisa importante pedir para vocês né quem tá assistindo compartilha a Live com os amigos com quem precisa se vocês estão gostando se não tá gostando quieto quieto curte o canal aqui do do tio Bernardo do tio fragal curte aí gente dá uma moral pra gente entendeu se vocês estão gostando ó algumas pessoas estão dizendo que quem tiver assistindo aqui ao vivo vai
arrebentar tirar a nota máxima nessa prova de linguagem eu não vou falar nada mas vamos lá então em Quincas Borbas gente já temos um personagem né temos a personagem que dispensar da necessidade de trabalhar desenvolver uma filosofia que é o próprio kinas né E aí Rubião é o herdeiro desfruta né de um elegante ócio Olha isso né dedica seus dias a adquirir hábitos elegantes Alguém já falou o Rubião faz é só visitas ó fazendo recebendo visitas comprando artigos de luxo lendo livros revistas frequentando baos ch SOS Ou seja é o vencedor as batatas ou seja
é óbvio né interessantíssimo esse processo do mindfulness mindness né sei lá o que Coach né 5 horas da manhã né Car Maria já é o jovem abastado não trabalha também gasta o dinheiro da sua família numa vida edonista e as mulheres as mulheres também eram osas né na medida em que trabalhar fora de casa era impensável em razão dessa sociedade século XIX século XX transição né mas elas viviam a to improdutivas Mas elas também não realizavam trabalhos domésticos essas mulheres né eram feitos por quem por criados então Sofia Fernanda né dona Fernanda Maria Benedita se
ocupavam de quê leituras de romances estrangeiros não à toa o na nador que é unicent entrudo sempre fala cara leitora porque os as a os eram fole dins né que eram escritos em jornais para sobretudo as mulheres adquirirem e lerem né eram para as mulheres Porque então o machado reproduz isso essas mulheres que são de uma classe média alta né são aquelas que se ocupam das leituras dos romances né o estudo da língua francesa da língua inglesa aulas de piano pintura bordados além da decoração da casa Cuidado com os respectivos maridos né Assim como baes
chas e outras notem que é aquela série brington Sabe aquela série gente brington acho que é isso tô falando certo é aquela série né das mulheres ali buscando casamento né Tendo alguns comportamentos que eram assim para espelhar a mulher bela e recatada do Lar né na verdade essas mulheres A Sofia tá dentro desse conceito bela recatada do Lar Mas é uma bela recatada do Lar falsa né a Sofia não é essa bela recatada do Lar ela tem interesses excusos ali vamos lembrar disso eu diria que o Rubião é elevado claro que o Rubião criou a
ideia de que Sofia tinha interesse né mas ela provoca essa situação tá a gente vai ter a única que trabalha né que é a dona tonica né trabalhava em casa mas ela não possuí criados né então ela ela ela ela foi poupada de de da necessidade de trabalhar fora ela passa a fazer o trabalho em casa então os trabalhos prestigiosos nessa obra eram relacionados gente muito mais o que parecia nas cenas era quem médico e eh Dire ligado à área do direito à política notem que vão tentar fazer com que Rubião tornasse eh um político
né o osso então tem papel relevante nessa obra por quê vai significar né que você tem que ter tempo livre para desenvolver habilidades que são valorizadas socialmente né quais habilidades vamos lembrar de bridon a etiqueta né O Domínio das regras de etiqueta a proficiência em outros idiomas né a dança isso era o valor daquela sociedade né esse era o valor daquele da da da dessa narrativa que a gente encontra E aí a gente tem esse casal p o desejo por ascensão social tá eu tô meio que correndo só pra gente ajudar aqui né ter todo
mundo tem o tempo certinho tá então a gente tem uma um caráter específico desse casal é um casal que tem o desejo de acensão social um autor chamado fauro ele disse o seguinte o que há de singular áa na sua falta absoluta de escrúpulos palha não tem escrúpulos gente é o abandono de um valor quase sagrado na sociedade do segundo reinado o recato do casamento ele não tem o grande capital de palha é quem Sofia gente capital fixo não circulante a mulher Sofia é o capital do palha ele usa Sofia para fazer ascensão social e
política então palha ele é um interesseiro que faz sociedade com Rubião com objetivo de se apoderar do dinheiro do ingênuo capitalista ele é um ingênuo capitalista né então enquanto o professor de bar cena nutre uma paixão por Sofia ele se aproveita dessa condição né e manipula o palha manipula o Rubião faz uso da Sofia para isso né então né Sofia que não quer perder esse cortejo do Rubião que isso aí invade né Eh além dele ser rico né e ele começa a presenteá-la fartamente etc e tal empresta o dinheiro vai emprestando mais dinheiro né E
ela também não quer encorajar ela fica naquela não chove não molha né porque ela na verdade também quer se posicionar como se fosse uma mulher honesta Então ela né é sou honesta é aquela mulher né dessa sociedade aí conservadora brasileira que é bela recatado lá mas que por trás não por trás tem atitudes escusas né Tem atitudes equivocadas na sociedade então essa trajetória assonal do casal né acontece por exemplo mudando de bairro inclusive né a gente tem as mudanças eles moram em Santa Teresa vão mudar lá pra Praia do Flamengo depois eles vão terminar num
palacete de Botafogo tudo isso né em razão do dinheiro do coitado do Rubião né então a gente tem ali uma situação que mostra essa essa esse lado excuso né esse lado pernicioso de uma sociedade que só pensa no valor que é o dinheiro Ao Vencedor as batas é le do mais forte eu vou ser o esperto eu vou eu vou ganhar dinheiro nem que seja né enganando o outro Ué a gente tem aí personagens coachs enganando as pessoas enriquecendo né a gente tem a gente tem você nomes não preciso né exatamente né é Não sei
se ela não traiu é não traiu Porque Carlos não quis Ah é provável né Luciana ex exatamente eu concordo com você então a gente tem dentro desse contexto deixa eu mudar aqui a folha eu vou avanar um pouquinho porque é importante um uma fala aqui que eu queria falar do processo Engraçado que o espelhamento para vocês tá dando diferente o texto ficou diferente aqui eu queria falar um pouquinho da da cidade né do contexto vamos lembrar que é um livro que é narrado entre 1867 e 1871 né a gente tá numa fase de transição né
do século XIX século XX né então o rio é uma cidade em transição é uma Sociedade Rural escravocrata que vai ser uma um sistema vai adotar um sistema capitalista né com surgimento de uma nova Elite financeira isso é importante então a gente tem uma uma mudança o o machado vai documentar isso primeiro o papel da mulher na passagem de um rio eminentemente Rural para um rio internacionalizado né Ou seja a gente tem um contraste Mariana e Sofia no contto Quem é Mariana e Sofia né Você tem um Capítulo dos chapéus em que para além dessa
questão central Você tem uma diversidade do chapéus né verifica Sofia né que circula confortavelmente na Cidade do Rio de Janeiro né na Rua do Ouvidor e Mariana né ela levava essa alma doente dos encontrões ela esbarra ela ela não consegue se adaptar né Essa diversidade essa mudança né Eh Então mostra essa transição entre uma cidade Rural para uma cidade do Capital Como o Rio de Janeiro né a gente tem o narrador da casa velha que destaca o quanto essa casa que era governada por Dona Tônia por exemplo né E que vai se modernizando sai do
mundo da Casa Velha para da cidade de chapéus a gente vai vendo essa transição né que vai percebendo de cada personagem dentro dessa desse espaço público desse espaço urbano vai surgir uma nova Elite Urbana que surge com costumes que vão se consolidando né modos europeus né e e e vai querendo também buscar a uma crítica de Machado né Essa perspectiva que há uma intencionalidade pós escravatura do embranquecimento da sociedade né a gente vai ter uma progressiva eh sociabilização da mulher essa mulher já vai transitando na rua né É É meio que há uma permissão dela
transitar nesse espaço urbano né Eh porque na verdade por exemplo a Sofia ela participa De quê De comissões filantrópicas isso era o que era possível pra mulher daquela época né dos teatros dos bailes né das relações públicas da casa com esse mundo exterior isso é bem específico dessa personagem bom eu queria voltar tá E falar do narrador em terceira pessoa para encerrar aqui L alguns trechos tá E para depois abrir agora pro professor tá bom bom essa figura né o professor Guimarães ele diz que o narrador em terceira pessoa além de apresentar a cena e
comentá-la rapidamente se coloca na posição de intermediário entre o leitor e a verdade então a gente tem aqui um narrador sádico narrador que é perverso inclusive né que se intromete se sistematicamente na narrativa né ele incomoda o leitor é o artifício preferido do Machado tá é uma característica do Machado né ele quer fazer com que você leitor participe dessa história então o narrador vai dialogar vai criar embate com os interlocutores né então por exemplo eu destaquei aqui ó deixemos Rubião na sala de Botafogo batendo com as borlas de Chambre nos joelhos e cuidando na Bela
Sofia vem comigo leitor vamos vê-lo meses antes a cabeceira do Quinas bor então é um narrador que vai conversando contigo é um narrador né que chama a atenção PR as cenas e ao mesmo tempo você tem a meta linguagem dentro de Quinas Borba é aquele que narra por isso que eu acho que o o professor o Bernardo da werd fala isso né e ele é ele narra e também é o que lê mas ainda na condição de autor né então ele apresenta uma visão que é crítica Lúcia quando ele diz assim ó fazer um capítulo
só para dizer que a princípios convivas ausente Rubião tá no trecho isso é um trecho da obra tá tá fazer um capítulo só para dizer que a princípios convivas ausentes ausente o Rubião fumavam os próprios charutos Depois do jantar parecerá frívolos aos frívolos mas os considerados dirão que algum interesse haverá nesta circunstância em aparência mínima Então a gente tem aqui a meta linguagem machad deana ele mesmo se apresenta criticando o capítulo que ele tá escrevendo pô por que que eu tenho que fazer esse capítulo né Tá mas eu vou fazer esse capítulo para vocês entenderem
melhor essa história é um narrador exatamente provocativo né Isso é muito importante ao mesmo tempo que ele vai criticar a superficialidade da cena ele demonstra a importância de narrar O que é oculto no texto né O que relata a hipocrisia dos amigos Rubião né Então nesse sentido aqui ele vai provocar você leitor a ser usado Olha esse trecho ainda não disse porque os capítulos atrelam-se debaixo da pena aí é a dúvida né Pera aí é o narrador né onisciente ou o machado falando eu acho que tem aí configura nessa mistura aí ó né tá ali
ó né Aí ele di mas aqui está um para dizer que pior que por aquele tempo as relações de Rubião tinham crescido em número ele aqui já fazendo um convite uma reflexão para você então ele conversa com o com com o leitor senhora minha leitor curioso leitura amada o tempo todo né usa de tratamentos cordiais né Eh eh que são de manchadas muitas vezes com certa ironia com certa zombaria né então tem a cena em que o ruão conversa com o cocheiro a respeito do quando ele pensa né que vai é que vai rolar um
caso ali caso Maria Sofia ele consegue induzir o seu Ino leitor uma conclusão mas depois que os fatos são esclarecidos gente ele simplesmente joga toda a culpa de criar os personagens errôneos Olha o trecho eu vou ler o trecho né para o protagonista se eu não me a página 125 é o capítulo aqui o capítulo tá diferente para vocês né mas eu vou ler o trexo que tá aqui ó ele primeiro fala assim pra gente né que é um leitor desorientado né é um calúnia do leitor ele faz uma crítica né ele ele é sádico
ele é ele é perverso ele tá fazendo essa crítica pra gente nesse sentido Então a gente tem aí né um trecho que é assim ou mais propriamente Capítulo em que o leitor desorientado ó ele falando que é você nós leitores somos o culpado por fazermos inferências sobre as personagens né com o capítulo que eu lei elitor desorientado você elitor desorientado não pode combinar as tristezas de Sofia com a anecdota do cocheiro e pergunta confuso então a entrevista da Rua da Harmonia Sofia Carlos Maria esse socalo de rimas sonoras delinquentes é tudo calúnia ah calúnia do
leitor e do Rubião não do pobre cocheiro olha ele conversando com a gente e criticando a gente sendo sádico que não preferiu nomes não chegou sequer a contar uma anedota verdadeira é o que terias visto se lesses com pausa a el diz assim leitor fica com calma presta atenção leitor Então essa ironia a banca pode perguntar né a gente tem aqui uma ironia uma a sádico é uma figura que a gente tem aqui tá sendo irônico irônico com quem com o leitor Ok gente essa há uma ironia com o leitor tá é muito importante que
vocês percebam isso tá bom gente e aqui a gente tem essa conversa íntima né É muito importante que eu acho que essa questão vai ser apresentado sei lá Duvido que não faça alguma pergunta sobre essa questão do narrador né Essa conversa é entre o narrador e o eleitor sente-se à vontade para criticá-lo chamando de curioso apressado mal intencionado fofoqueiro ao longo de toda a narrativa de Quinas Borba e isso a gente vê Queres o avesso disso leitor curioso ah vê este outro convidado para o almoço Carlos Maria ele vai apresentar tá no Capítulo 31 Não
senhora minha quem é a senhora minha você leitor ainda não acabou este dia tão cumprido não sabemos o que se passou entre Sofia e Palha depois que todos se foram embora tende paciência é vira agora outra vez a santa aí ele manda você vamos a Santa Teresa Vamos ver outra história aqui ó que eu vou contar isso Natália isso né a precaução Sublime piedosa da natureza que põe uma cigarra viva ao pé de 20 formigas mortas para compensá-las essa reflexão é do leitor do Rubião não pode ser Olha que interessante e eu tô destacando assim
para vocês terem a percepção de que é o narrador né por isso que eu tô lendo com uma certa Interpretação para ficar claro aí o narrador de novo e Sofia interrog paciente a leitura Como se você tivesse assim me conte de Sofia narrador e Sofia a Interroga paciente a leitora tal com Tal Qual órgão ET tart Ai amiga minha amiga minha quem a leitora a resposta naturalmente a mesma também ela comia bem dormia lá fofo coisas que Aliás não impedem que uma pessoa ame quando quer amar se esta última reflexão é o motivo secreto de
vossa pergunta Quem leitora deixai que vos diga que sois muito indiscreta chamando vocês de indiscreta a gente indiscreta e que eu não me quero senão com dissimulados ó ninguém aqui é dissimulado É pode ser sim é possível tá é possível E aí né Deixa eu só pegar aqui o aqui o último trecho que eu acho que tem é muita coisa gente é porque assim uma hor Zinha a gente tem que dividir aqui o espaço né e e deixa eu só falar desse espaço urbano que eu acho que é bacana para fechar aqui a nossa deixa
eu ver aqui escolhi aqui uma coisa já falei a questão psicológica é importante falar é importante a intertextualidade tá a intertextualidade ricas Borba mas deixa eu só só pegar um trecho que eu gosto aqui que do espaço urbano mudar aqui tem muita coisa para falar mas vamos lá espaço urbano esse espaço urbano que eu já falei né Eu quero só destacar a o espaço a cidade tá sendo descrição do mais perverso da realidade social então a gente encontra nesse trecho um destaque sobre esse lado da distonia social foi ainda a pé durante Largo tempo passou
o saco dos Alferes passou a Gamboa parou diante do cemitério inglêses com seus velhos sepulcros trepados pelo morro e afinal chegou à saúde viu ruas esguias outras em Ladeira casas apinhadas ao longe e no alto dos boos becos muita casa antiga algumas do tempo do Rei comidas gretadas estripados o cas encardido e a vida lá dentro ou seja ele mostrando nessa descrição né uma realidade social aiutante né mostrando né as diferenças sociais desse espaço urbano isso é muito importante pra gente entender o quanto isso est liado né Você tem uma elite agrária que tá chegando
né que era no Rio de Janeiro né o Império Brasileiro não se identifica com uma classe que é cultivada Urbana dessa burguesia e aí você tem né uma necessidade de embranquecimento dessa cidade Isso é isso é é uma característica se apresenta na obra né de quim casb como eu já venho falando e aí um outro trecho tá eu tô olhando para lá e para cá porque aqui tá cortado né Gente esse espaço do romance né ele vai mostrar pra gente né a cidade como distinção guardem isso a cidade a descrição da cidade de Quincas boro
marca a distinção social né ao local de moradia dos personagens marca esse lugar da da sociedade do perfil desses personagens né associado aos equipamentos urbanos né a mostra o quanto eles estão né dentro de uma mudança de transição né dos níveis sociais Então a gente tem assim ó Rubião fitava Enseada eram 8 horas da manhã quem o visse com os polegares metidos no cordão do Chambre a janela de uma grande casa de Botafogo cuidaria que ele admirava aquele pedaço de água quieta Você precisa casar Maria Benedita disse filha dali e há dois dias de manhã
na chára em matacavalos Maria Benedita tinha ido ao teatro com ela e passara lá à noite vou mas já não estamos na mesma casa mudamos noos para os cajo iros Rua da princesa casaram-se alguns meses veio a guerra franco pro Siana e as crises de Rubião tornaram-se mais agudas e menos espadas quando as salas a as as as salas na Europa chegavam cedo Rubião saía de Botafogo antes do almoço e corria a esperar os jornais comprava a correspondência de Portugal ia lê-la no canceler quaisquer que fosse as notícias dava-lhe o os sentidos da Vitória Então
esse momento de transição social e a tentativa de uma Rio de Janeiro tornar-se uma Paris né uma parix eu vou abrir pro professor agora tá caso abra espaço a gente faz alguns comentários mas a ideia gente é essa né A gente tentou percorrer um pouquinho não dá tempo de fazer tudo mas a gente quer pelo menos iluminar a cabeça de vocês o que for possível tá bom professor Bernardo quero fazer as suas considerações sobre alguma coisa que eu disse e dando continuidade aí bom apesar de você ter um vasto material né que você gostaria de
apresentar hoje e havendo havendo realmente tempo a gente retoma isso que você precisa ainda falar Eh você mostrou a essência mesmo né tudo o o que é extremamente importante que Possivelmente a werd vai pedir e em uma das falas eh você disse que cerca de 90% das questões serão em torno da interpretação assim como foi também no primeiro livro eh enfim Realmente realmente eu tenho analisado as as questões da werge e eh Há uma tendência muito grande a questões interpretativas e questões eh muito vinculadas a tudo isso que foi falado metalinguagem também a intertextualidade a
interdiscursividade também eh o foco discursivo a temática enfim eh essas abordagens elas são mais estão mais em evidência e a partir disso eh eu disse no início que eu busquei questões haja Vista que o tempo era muito curto para elaborar questões inéditas e as que eu adquiri com Brando do meu dindim n de de de um trabalhador fracassado que que tramita numa sociedade em que o homem é o objeto do homem né eu quando eu recebi o material fiquei realmente chocado com o a desorganização e a falta de preocupação realmente com o outro com o
comprador com o aluno e muito mais uma preocupação capitalista de ganhar dinheiro vendendo qualquer porcaria que é feita com o o uso inadequado inclusive da Inteligência Artificial eh enfim vamos aqui às questões e eu espero que o enquadre porque eh nesse encontro a gente tá usando uma plataforma e que agora eu vi o professor fragal falando que o enquadre parece que não tá dando conta de todo o texto né lá no finalzinho eh andou cortando um pouquinho esse enquadro vou ver aqui como é que fica no meu deixa-me colar colocar o compartilhamento de tela não
me não funcionou tive que ficar olhando a outra tela aqui deixa-me ver aqui buscar o compartilhamento de tela com é o meu parece que também não está funcionando cara impressionante bom deixa eu botar vai dar certo apresentara no final vai acabar dando certo pera aí uhum gente não tá aparecendo aqui para mim né tá vendo apresentar tel a janela tá aqui tá aqui a janela slide lá Pronto pronto já já consegui agora consegui isso eu vou por compartilhar a tela que tá assim eh vocês estão conseguindo ver ela por inteiro deixa me Agora é só
você colocar na adicionar o palco Eu acho que eu posso colocar isso aqui para você tô vendo pera aí onde é adicionar ao palco vai em cima da tela adicionar ao palco Ó coloquei para você você maravilha maravilha então é isso aí obrigado deixa me colocar aqui em tela cheia para ver se vai ter o mesmo problema ali de corte porque mu porque muitas questões elas envolvem textos né de base e aí as Quest acabam pegando todo o todo o quadro né botar aqui em tela cheia para verificar se vai comer quando a gente chegar
lá vamos ver bom essa é a capa não é a capa que a gente quer tá aparecendo aí primeira questão ainda não tá aparecendo a capa Já devia tá aparecendo a primeira questão tem uma setinha você já fez o empurrou o slide uhum na setinha já que coisa ABS Clique em cima do slide que você quer não na verdade Na verdade eu estava eh eu coloquei tudo em tela cheia e ia falando eh um por um vamos lá agora foi agora foi agora foi tá mas não tá em tela cheia quando eu boto em tela
cheia ele não não aparece né então mas eu acho que dá pro pessoal enxergar é vamos ficar vamos ficar por aqui mesmo assim tá Eh claro que não sei se vai dar para para todo mundo ler porque não está em tela cheia mas eu ajudo esse essa primeira questão aí eh diz assim tem o enunciado ali Leia o trecho do capítulo C no qual Quinas Borba faz uma síntese da sua filosofia o mantismo a outro personagem no caso Rubião o seu discípulo e aí ele diz não há morte o encontro de duas expansões ou a
expansão de duas formas pode determinar a supressão de uma delas mas rigorosamente não a morte a vida porque a supressão de uma é a condição de sobrevivência da outra e a destruição não atinge o princípio universal e comum daí o caráter conservador e benéfico da Guerra supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas as batatas apenas chegam para alimentar eu não vou repetir tudo porque inclusive o fragali já leu esse trecho né vamos direto então para paraas opções Marc alternativa ó alternativa que não se refere corretamente ao trecho lido gente é uma questão
puramente de interpretação e também de conhecimento de algumas características eh estruturais machadianas né Então o texto machadiano Ele trabalha ele tem sempre recorrente algumas características e a gente sabendo dessas características eh e que foram faladas aqui a gente mata essa questão rapidamente lembrando bem que lá no dia nós teremos que 20 2 23 questões de linguagens alguma coisa assim né então são 60 questões total e d dividindo o tempo de 4 horas dá mais ou menos 4 minutos para cada questão de toda a prova e pensando nisso você tem que realmente marcar seu tempo e
tem que conhecer bem essa estrutura do texto machadiano Então a alternativa que não se refere marque bem ess essa palavrinha não se refere então tem três aqui que estão corretas e uma que é a que a gente tem que marcar porque não tem uma relação direta letra a presença da ironia machadiana Tom humorístico e filosófico pelo que a gente percebeu aí com a fala do professor fragali isso tudo aí está bem clara né e quer dizer está bem claro na narrativa de Quincas e também eh nas nas narrativas machadianas letra B A Sobrevivência dos mais
fortes fundamenta-se na violência do homem Eh vamos pensar sobre essa questão o o humanitismo Né o humanitas Ele trabalha com a ideia da Sobrevivência né esse esse texto aí de base ele fala justamente dessa luta de duas tribos e que se eles dividissem as batatas não não conseguiriam chegar lá nenhuma das duas tribos conseguiria chegar lá por isso a ideia da Guerra produz eh paradoxalmente a felicidade ou a paz e nesse caso não necessariamente essa ideia de fundamenta-se na violência do homem está inserida na ideia do humanitas não é tudo a sobrevivência dos mais fortes
tudo isso envolve simplesmente violência né questão do humanitismo é só uma Uma abstração para que a gente consiga chegar em algum tipo de dinâmica social que acontecia e que o o Machado de Assis colocou aí na sua obra portanto logo de cara essa daqui eu já suspeito dela mas vamos às outras para ter certeza letra C fatos sociais são consequência de leis naturais que regulam a preservação da espécie olha os fatos sociais eh as coisas que acontecem né tudo que está no nos no na nossa convivência no nosso mundo no nosso dia a dia são
consequências de leis naturais que regulam a preservação da espécie isso tá dentro dessa ideia aí da preservação da espécie né de que a vida ela não se não se encerra na morte como o humanitismo Fala não sincer A vida está em todos os outros lugares a inclusive no cachorro né inclusive no cachorro quin casas Borba Então essa daqui Aparentemente está ligada depois uso do paradoxo paz destruição guerra sobrevivência é um paradoxo mesmo e o trecho mostra isso e nós já vimos aqui na fala do professor fragali algo trabalhando essa ideia aqui de paradoxo né então
figuras de linguagem também eh são um alvo muito bom na na prova da werge né De vez em quando cai uma lá cai até mais de uma portanto indo pra resposta nós teremos aí a letra B realmente é a que se afasta completamente eh de uma ideia do humanitismo não é que a sobrevivência está fundamentalmente ligada à questão da violência não né Essa violência inclusive ela pode ser até simbólica né mas existe Como acabou eh acontecendo em alguns momentos da narrativa se vocês tiverem alguma dúvida alguma sugestão vão escrevendo aí porque eu posso voltar segunda
questão aqui também eh foi falado na eu me lembro da fala do professor fragal alguma coisa foi falado aqui né sobre a questão da criadagem né Eh mas vamos ver a questão tá sim no capítulo três um criado trouxe café Rubião pegou a xícara na xícara enquanto lhe deitava açúcar ia disfarçada mirando a bandeja que era de prata lavrada prata ouro era os metais que amava de coração não gostava de bronze mas o amigo palha disse-lhe que a matéria que era matéria de preço e assim se explica este par de figuras que está na sala
mefistófeles e um Fausto isso daqui é de uma eh de uma obra né uma obra fantástica alemã e mefistófeles e Fausto mefistófeles era tipo demônio né e Fausto que queria ter o conhecimento sobre todas as coisas inclusive a eternidade ele acabou no no início se entregando ao fazendo um pacto com o demo fazendo pacto com mefistófeles isso aqui só para eu falar rapidamente porque que ele tratou aqui de mefistófeles e Fausto tivesse porém de escolher escolheria bandeja Primor de argentaria execução e acabada o criado esperava teso sério Era espanhol e não foi sem resistência que
Rubião aceitou das mãos Cristiano Por mais que lhe dissesse que estava acostumado aos seus criolos de Minas e não queria línguas estrangeiros em casa o amigo palha insistiu demonstrando-lhe a necessidade de ter criado os brancos Rubião cedeu com pena o seu bom P que ele queria na sala como pedaço da província nem pode deixar na cozinha onde reinava um francês Jean foi degradado a outros serviços Então veja nós temos aqui eh algumas questões né que são retratadas aí explícita ou implicitamente nessa parte nesse trecho aí e a gente sabe também da questão que o professor
fragal falou da época em que nós em que se vivia né era uma época de transferência de uma realidade para outra uma época de novas eh situações uma sociedade eh nova ou informação e ali existe uma questão também que nota que o o Rubião ele era muito apegado a Ao seu passado né a sua origem ao ao ao pagem aquela criadagem em que tinha lá aquela aquelas pessoas que ajudavam lá ao Quinas Borba quando né ele morava lá com Quincas Borba que estava ajudando na na na doença então ele tinha essa ligação ainda mesmo inserido
em uma nova realidade em uma sociedade capitalista e ele né se vendo se vendo como um novo capitalista mesmo assim ele não se esquecia da da da sua or a partir dessas informações vamos lá quas Borba situa-se entre as obras primas do autor e da literatura brasileira no fragmento apresentado a peculiaridade do texto que garante a universalização de sua abordagem reside em que primeiramente no conflito entre passado pobre e presente rico que simboliza O Triunfo da aparência sobre essência Opa Triunfo da aparência sobre Essência isso é simbolizado nesse conflito entre o passado pobre em que
ele eh ele retrata ali com a figura do pagem né com aquela coisa lá do do interiorzão e o novo mundo em que ele estava inserido nesse momento então a letra A está perfeita para essa eh para para essa resposta agora ter certeza de que ela é a que nós vamos marcar temos que ler as outras no sentimento de nostalgia do passado devido à substituição da mão de obra escrava pela dos Imigrantes olha Eh nostalgia vem cá o tudo bem que o o Rubião eh ele tava vivendo uma nova época ele tava na na capital
eh a questão da escravatura da libertação dos escravos eh era bem recente e eh também a havia muitos imigrantes chegando mas a ideia que de que trata esse trecho não dá conta não dá conta de uma nostalgia dele em relação aos novos contratados às novas pessoas e isso eh envolvendo aí o final do do do sistema escravocrata com a vida de imigrantes para o Brasil letra c na referência a Fausto e mefistófeles que apresenta o desejo de eternização de Rubião Ah bom o trecho em si não não não quer dizer que Rubião queria se eternizar
na verdade se houve alguém que quisesse pelo menos eh deixar o seu nome para a posteridade esse nome esse cara foi o Quincas Borba quando ele botou o nome do cachorro né o nome dele no cachorro pelo menos daria pouquinho de sequência mas daí a dizer que o Rubião queria ser eterno Não jamais e na admiração dos metais por parte de Rubião que metaforicamente representam a durabilidade dos bens produzidos pelo durabilidade dos bens produzidos pelo trabalho não pelo amor de Deus né então gente olha só eh em eh via de regra via de regra eh
não vou dizer que a uer adota isso 100% Mas a gente pode pescar algumas situações eh as questões elas tendem a serem trabalhadas da seguinte forma uma normalmente uma opção ela vai contrapor ela vai se contrapor à ideia que tá sendo eh mostrada no texto ou no enunciado uma oposição direta uma outra opção seria uma extrapolação do que está sendo eh mostrado no trecho ou eh no enunciado ou seja tem alguma coisa do que está que está ali no trecho no enunciado mas há algo muito maior muito mais muito acima então tá extrapolando as informações
do texto portanto não é a certa a certa vai ser aquela que se dirige diretamente ao texto a essência do texto ou do enunciado e em oposição a extrapolação tem a opção a ideia da opção em que as informações elas não chegarão à essência vai ter alguma coisa talvez que dê conta ali mas ela vai ser bem menor não vai ser a informação da Essência Total então ó Oposição extrapolação a contradição e quando há uma um um efeito mínimo né ou seja você dá o mínimo para que o cara lá do o o aluno o
candidato Ah eu vi isso tá no texto vai marca e erra entende é assim que muita gente se dá mal muita gente se dá mal exatamente por causa disso agora a partir do momento que você começar a perceber pô isso aqui tá contradizendo isso daqui tá extrapolando isso aqui tá diminuindo isso daqui né enfim aí você vai começar a ficar mais esperto mais esperta na hora de resolver as questões além Claro de marcar sempre o que eh eh essencialmente a questão tá pedindo tem sempre lá um não tem sempre lá um isso ou seja palavras
que são norteadoras que vão te orientar como são orientadoras norteadores vão te orientar a a um caminho menos árduo para que você consiga acertar a questão isso uma questão eh de interpretação se for uma questão que carece de conhecimentos prévios de estrutura por exemplo aí você não vai precisar nem passar por todo esse percurso Ok então vamos lá outra questão eh eh vamos ver qual vai ser essa daqui tá então a banca deu essa como a resposta no conflito entre o passado e o presente rico que simboliza O Triunfo da aparência sobre a essência ou
seja ele não nega não nega o passado existe um conflito em que ele era pobre no passado mostra ali a ideia do P ele faz uma referência lá a ao momento em que ele vivia em outra cidade e agora momento em que ele tá cercado de luxo né de prata de ouro de monte de coisa que simboliza Claro Essa sociedade eh burguesa capitalista e dona dona da da da riqueza dos meios de de produção também daquela época até agora tudo bem Estamos somente na segunda eu falei que eu fiz 25 e eu acho que não
vai dar tempo não Qualquer coisa gritem aí tá gritem aí e fragal se tiver também algum tipo de intervenção pode fazer à vontade Professor a intervenção é simples pessoal tá pedindo para disponibilizar o material e aí eu pensei o seguinte eu vou elaborar aqui Tanto para você quanto para mim uma estratégia a gente vai entregar desde que eles possam curtir comentar mandar uma mensagem é o máximo a gente tá oferecendo gratuitamente a gente só quer isso né mostra lá faz um comentário da aula Coach E aí a gente vê um meio de um e-mail alguma
coisa eu disponibilizo par do material acho que você também pode disponibilizar as questões né mas uma contrapartida gente dá uma curtida no nosso Instagram nos dois Instagram tô falando dos dois um comentário alguma coisa só isso a gente só tá pedindo isso sabe só uma cur só um comentário né mas se não quer comentar mal mal for mal escalado só isso aí a gente entra Mas a gente não vai conseguir fazer isso hoje mas manda noos comentários a gente vai tentar mandar o mais rápido possível para vocês mas depois eu vou fazer uma outra divulgação
vou perguntar o professor Bernardo deixa ele continuar a aula dele aqui tá bom mas por enquanto tá tudo bem professor não vou descordar em nada porque tá tudo certíssimo valeu valeu obrigado então é isso não é fácil material já tá produzido só transforma em PDF fica mais fácil ainda is então Tranquilão a questão número três tá aí ó entre as concepções científicas que influenciaram a estética realista naturalista está a teoria de Charles Darwin sobre a origem e evolução das espécies como consequência do processo de seleção natural para o qual sobrevivem os mais hábitos mais fortes
eh Leia o Cartoon e marque a alternativa que não o interpreta adequadamente aí tem aqui um cartão Berardo algum aluno tá falando aqui para apertar a tela a tecla f11 que mande a tela vê se você consegue deixa eu ver aqui hum f11 não foi não ô ô luí Braga não foi não f11 pera aí não aí me deu outra coisa aqui totalmente diferente bom mas valeu valeu aí a tentativa mas legal tudo bem eu eu leio e vocês depois vão receber esse material de qualquer forma Então aqui tem uma eh tem uma ah Cartoon
deixa-me ver deixa eu só ampliar ampliá-lo aqui só para que a gente possa ter uma visão melhor então ó tem um cartum aí eh dois macacos numa árvore lá embaixo ao fundo eh pessoas guerreando tem Bandeiras tem avião soltando bomba aqui a a artilharia Infantaria né todo mundo guerreando e aí o macaco fala pro para outro Possivelmente são eh um casal de macacos aí um fala para outro é muito triste a gente põe filho no mundo eles crescem depois olha só no que dá uma uma crítica muito muito interessante né Muito bem feita Então essa
esse Cartoon Mostra aí a questão da e tem ali escrito também a Teoria de Darwin né em cima do Cartoon E aí fica muito fácil de de resolver essa questão quando quando ele já nos dá quando ela já nos dá tantas informações assim então mas é o que não interpreta corretamente adequadamente Então vamos lá letra A visão irônica do processo evolutivo letra B crítica a violência e a guerra letra C visão otimista do processo evolutivo letra D alusão à Teoria de Darwin então o que que pode ser isso daí gente ó visão irônica crítica a
violência e a guerra tá criticando a violência e a Guerra tem uma crítica aqui é uma visão otimista do processo evolutivo veja processo evolutivo que cria guerras Então nesse caso visão otimista vamos lá é uma visão irônica é tem a ver é uma crítica violência e à guerra é porque tá criticando aqui tem uns povos guerreando ali embaixo é uma alusão à Teoria de Darwin É tá muito bem claro o próprio Cartoon diz ali a Teoria de Darwin agora é uma visão otimista do processo evolutivo Claro que não né Muito pelo contrário totalmente pessimista pessimista
né nós evoluímos ou evoluímos a a chegar a esse ponto que nós chegamos hoje Portanto levando em consideração isso tudo o gabarito não poderia deixar de ser esse mesmo gabarito que a faculdade deu de onde eu tirei depois seguindo essa daqui veio da Universidade Federal de Minas Gerais tá assim analise alternativa em que no trecho transcrito de Quincas Borba se faz referência a Rubião Essa é difícil só quem leu o livro consegue responder tá essa é muito difícil é muito importante que as pessoas entendam gente que cas tenho certeza de que vocês vão só conseguir
responder as questões Se tiverem lido o livro e terem participar de um trabalho bom de interpretação que a prova do das Mentiras Que os Homens Contam quem só eh não leu e nem trabalhou a interpretação do livro com algum colega teve dificuldades né Bernard teve dificuldades então é muito importante essa análise que o professor tá fazendo de maneira brilhante tá porque assim eh a ues percebi que ela vem encaminhando Desde o ano passado com uma questão para segundo primeiro e segundo exame de interpretação e obrigando de fato vocês a lerem até porque ela indicou uma
obra né gente se ela indicou é para ler só para fazer essa intervenção aqui ISO valeu valeu é isso aí então ó essa daqui realmente é difícil se não leu o livro eh vai acertar no chute talvez vamos lá assinale a alternativa em que no trecho transcrito de quem as Borbas se faz uma referência a Rubião então um dos quatro aí se refere a Rubião de alguma maneira e quem leu o livro vai se lembrar do momento em que eh momento lá talvez até mesmo em em que parte do livro se foi no início no
meio do fim mas vamos ver assim o contato de Sofia Era para ele como a prosterna de uma devota não se admirava de nada se um dia acordasse Imperador só se admitiria da demora do ministério em vir cumprimentá-lo olha só que questão que que opção macabra e cheia de vou te desviar da atenção para que você opte por essa primeiro Fala aqui fala de Sofia né fala se um dia acordasse Imperador pode sugerir que é o Rubião porque quando ele enlouqueceu ele né se chamava se colocava como Imperador só se admiraria da demora do ministério
vir cumprimentá-lo gente quem é que era um Narciso Fantástico tremendo totalmente Narciso nessa narrativa se nós soubermos Quem é esse Narciso o cara que só se admiraria da demora do ministério em vir cumprimentá-lo ou seja ele acha que ele é o centro do mundo Ele acha que é o Bambam da situação é o último biscoito do do do saquinho a última coca-cola do deserto enfim não é por aí a letra B desde o passo Imperial vinha gesticulando e falando alguém que supunha trazer pelo braço e era a Imperatriz Eugênia ou Sofia ambas em uma só
criatura ou antes a segunda com o nome da primeira ou seja mostrando aí traços de falta de dez mas aqui também fala de Imperatriz né Imperador ou seja pode-se também confundir a cabeça da pessoa porque lá na letra A tem a palavra Imperador e aqui tem a palavra Imperatriz Olha só como pode confundir a cabeça do candidato vamos lá letra C era o caso do nosso homem tinha um aspecto baralhado à primeira vista mas atentando bem por mais opostos que fossem os matizes lá Se achava a unidade moral da pessoa bom unidade moral né o
Rubião ele engo né ele tinha alguns aspectos Morais que eram evidenciados mas nem todos também claro mas enfim essa daqui fica mais difícil ainda de saber de quem se trata pode ser Rubão Não sei depois formado em Direito bom aqui não é Rubião porque ele não é formado não era formado em Direito ele era professor aí a gente já poderia descartar essa letra D mas vamos saber então a quem se refere cada fala dessa daqui pronto olha na letra A Era o Carl o Carlos Maria o grande Narciso o grande Deus né todo poderoso Supremo
a letra B era o próprio Rubião E aí a questão a opção a ser marcada a letra C era o Cristiano palha né lá se achava a unidade moral da pessoa é onde que ele tinha unidade moral né Eh formado em Direito era o Camacho pronto então gente para eh fazer certinho essa a gente teria que ter lido o livro ficaria muito difícil e pelo chutômetro não daria mesmo ficaria realmente difícil Beleza deixa eu ver aqui meu eu tô acompanhando pelo celular e às vezes ele apaga tá beleza então Eh Belem tinha falado que primeiro
era Carlos Maria acertou cheio hein n complicado a lembrar trso Paulo Sales falou que é ser olha só é out d b enfim tá vendo como confunde essa da da Universidade Federal de Minas Gerais realmente pegou pesado porque eh sem que se Leia o livro não dá para responder de pronto assim não mas aí valeu muita gente acertou vamos a outro então a número cinco também da UF FMG Com base na leitura de Quinas Borba é correto afirmar que o narrador do romance letra a adere ao ponto de vista do filósofo pois professa a teoria
do humanitismo ele adere ou não adere ele aceita logo de cara ele sai eh falando para todo mundo que aquilo dali ele vai professar aquilo pensem a respeito apela sentimentalidade do leitor no último Capítulo em que narra a morte de Rubião apresenta os acontecimentos da mesma ordem que estes se deram no tempo narra história em terceira pessoa não participando das ações como personagem então aqui a gente tem que saber é que tá se tratando do narrador o narrador ele adere não narrador el só narra eh eh ele não me lembro de nenhum momento em que
ele foi a favor do humanitismo enfim não me lembro realmente eh apela sentimentalidade do o leitor no último Capítulo em que narra Pô pelo que eu me recordo o último capítulo é a morte do cachorro a morte do Rubião é no anterior no penúltimo apresenta acontecimentos na mesma ordem que estes se deram eh não existe eh eh existem situações ali que são digressões né são retomadas ou seja inclusive o o essa narrativa estruturalmente ela e é começada do meio né já começa a narrativa no meio do percurso é o que é chamado de media em
media R né Ou seja é como como no no filme Pope Fiction melhor filme que eu já assisti de todos os tempos começa e quando tudo já tinha acontecido muita coisa já tinha acontecido E aí vai regredindo vai regredindo volta e depois vai depois enfim muito show aquele filme e por fim letra D narra a história em terceira pessoa não participa das ações como personagem veja eh ele narra em terceira pessoa a gente discutiu isso aí fragali falou bastante não participando das ações como personagem isso eh realmente ele não era personagem então sobra pra gente
qual falem aí a resposta tá ali logo abaixo eu queria ter colocado tudo em em tela cheia justamente para não ter a possibilidade de aparecer a resposta porque a resposta está justamente no quadro abaixo né tá em verdinho ali mas nem tudo dá certo nem tudo dá certo vai fazer o qu né então gente vamos lá já marcaram aqui letra D letra D ã é estamos indo pela letra D vamos vamos abrir Vamos abrir Vamos abrir letra D portanto Quem marcou letra D se deu bem a gente não vai conseguir chegar a a a 20ª
vamos a outra número se você clicar aqui ó apresentação de slide que eu tô vendo que você tá no aqui embaixo da tela onde você tem um aumento de de de de tela tá vendo o aumento de tela 100% ao lado você tem apresentação se você clicar vai aparecer uma tela só vê só apresentação de slides não tem nenhum slide Não é esse aí que fica só apresentar vou parar o compartilhamento aqui por enquanto então vamos lá ser que saiu não eu eu parei o compartilhamento por enquanto para ver isso aí a a a slides
não aparece slides A não ser que eu suba do computador deixa vamos assim mesmo eu vou eu vou dar o material pra galera tem problema não esse material vai ser dado pra galera então não tem problema nenhum eh deixa eu só voltar onde é que estava Eu acho que eu fiz cois Deixa eu ver se eu consigo pera aí mexer aqui para você pera aí deixa assim meso Deixa assim mesmo cara ah então tá bom deixa assim mesmo o material vai ser entregue pra galera então Eh eles vão ter tempo de de mexer nesse material
aí até o sábado que vem eh número seis com base na obra de Quinas borb de Machado de Assis assinal V como verdadeiro o f para falso as afirmações a seguir então típica questão essas questões são difíceis às vezes mas às vezes a gente também mata simplesmente pela por uma lógica ali na na na sequência vamos ver a primeira frase ao declarar seu amor por Sofia na festa da casa de palha Rubião vive uma crise moral oscilando entre a culpa e a inocência e ele realmente depois ele fica se remoendo né ele fica se mordendo
lá eh mas pô é o amor então ele se culpa pela pelo pelo ato mas tudo em nome de amor então vale tudo para ele então vamos ver para mim é verdadeira Na tentativa de justificar sua atitude Rubião atribu a Sofia a responsabilidade da declaração do amor ao mesmo tempo que em que procura suavizar a culpa da mulher ele faz Exatamente esse movimento pendular sim ele eh joga a responsabilidade eh da declaração de abor para cima da Sofia porque afinal de contas eh ela também né é Insinuante ela dá algumas né algumas situações lá no
início que fazem com que o Rubião Ache que ela tá flertando com ele enfim aí ele vai e joga tudo né todas as suas fichas em cima dessa declaração e ao mesmo tempo em que tenta procura suavizar a culpa da mulher eh Em alguns momentos sim ele vai tentar de alguma maneira mostrar que não ela não tinha culpa nenhuma que não sei o que foi tudo culpa dele blá blá blá blé blé blé Então para mim essa também é verdadeira e vocês podem duvidar de mim porque eh eu eu que escolhi as questões então se
eu falo para mim essa daí é verdadeira eu posso também est mentindo tá então vocês duvidem de mim porque eu quero que vocês pensem comigo quando Sofia relata palha a declaração de amor que Rubião lhe fez o marido reage violentamente jura Vingança isso daí é exatamente o oposto Ô jurar vingança de quem ele queria tirar tudo como é que ele ia perder a possibilidade de tirar o dinheiro do cara então que nada ele simplesmente só eh deu mais gás pra mulher pra mulher continuar né espetando se insinuando pro Rubião coitado Então essa Com certeza é
falsa depois apesar do Jogo de Sedução Sofia não comete Adultério com Quinas Borba mas o faz com Carlos Maria por quem se apaixona perdidamente veja o Carlos Maria simplesmente ele esnoba ele não quer a Sofia se ele quisesse ela teria traído numa boa se ele quisesse mas ele simplesmente não quis esnobou entendeu então ela não comete Adultério nem com Quincas nem com o Carlos Maria tá mas se ele desse oportunidade certamente pelo caminhar da Carruagem ela cometeria e aqui eu não tô falando por exemplo da dúvida que pairou sobre a capit lá em não porque
em Bentinho a gente teria que duvidar até mesmo da do Person do narrador personagem o em primeira pessoa lá que era só a voz do Bentinho aqui a gente tem o narrador mostrando as situações e que tudo acabaria levando realmente a Sofia cometer com Carlos Palhas Se ele deixasse mas ele era um snob ele não tava nem aí para ela o narrador no último capítulo da obra afirma a indiferença da natureza aos risos e as lágrimas humanos eh para saber isso daqui você precisaria ler o último capítulo tá né e mas só para lembrar o
último capítulo quando fala lá do da morte do cachorro né o narrador ele vai fazer um um um um processo digamos assim de afastamento do do mais próximo para o mais longe ou seja ele vai dali de onde ele estava e vai subindo até os céus e a tudo e de lá de cima se dane não dá para perceber se se a pessoa tá rindo ou tá chorando então é indiferente pra natureza isso né dentro desse escopo portanto verdadeira mas para chegar a isso era preciso realmente ter lido o último capítulo nesse caso deixa eu
abrir aqui meu celular tá fechando toda hora meu Deus do céu nesse caso vamos lá se responderam estão respondendo aí questão letra B todo mundo b b b b então é letra B mesmo vamos ver é letra B mesmo isso aí olha fragala se quiser parar a gente já tá com faltando só 5 minutos como nós Prometemos 2 horas eu tô na questão seis eu fiz 25 Mas eu posso já tá tudo com gabarito eu posso simplesmente a gente para por por aqui e entrega a gente entrega o material pra galera eh tudo prontinho mastigadinho
faz mais uma hein Bernardo faz mais uma a gente encerra gente a gente vai fazer assim ó e até Bernardo você chegou a oferecer no seu curso O curso de Quincas não não não eu Normalmente quando eu faço quando eu faço Live sobre livros de exame de qualificação eu não faço como curso eu faço simplesmente Live ao vivo mostrando Live não não porque eu ia falar para você faço Live ao vivo é redundância né eu faço Live gratuita é isso que eu queria dizer é não entendi é também faço então gente a gente vai fazer
o seguinte tá eh eu até eu tenho o meu curso né Tem vai ter a sexta aula a sexta aula agora Sábado à 14 horas tá 1 hora e me de aula com material muito mais completo né com também com questões etc e tal tá eh até fiz a descrição ali baixei o valor para vocês eu não é não era para fazer isso aqui não divulgar nada não mas como eu sentir que vocês querem o material decidi falar e baiti até o valor para facilitar a vida de vocês dá para assistir as aulas tá eh
por isso que eu perguntei o professor Bernar para ele também oferecer mas ele não não não fez o curso dele mas ele tem o curso dele de redação né então a gente eh quem quiser dá tempo de assistir essas aulas são seis aulas sexta aula será sábado agora tem questões aquele material de I PDF é muito maior do que vocês possam imaginar com trechos da página dos do livro trechos destacando comentários de por exemplo de figur Bur de antítese paradoxo tem muito paradoxo antítese tem eh eh eh ambiguidade meta linguagem a gente tem muita coisa
falando mas não dá para fazer isso em em em eh em duas horas Tá mas é só porque quem ofereceu tá não tô aqui no papel de vender hoje a gente tá fazendo isso de graça mesmo de boa mesmo de coração mas quem quiser a gente passa o link tá que às vezes a pessoa acha que dá para estudar tá bom eh Então os capítulos Stephanie e o Bernardo também pode falar eu penso que todos eles são fundamentais por causa da das narrativas né são capítulos muito curtos né Eh eu destaquei no meu curso os
capítulos Tá mas assim eh que com com possibilidades de perguntas para o eg tá bom Aqui não daria pra gente falar de todos porque o livro tem pelo menos o meu livro que é esse aqui tem mais de 400 páginas né Eh eu eu clica no meu WhatsApp tá bom yasmir tá bom eh e ali as figuras estão dentro do edital gente o edital eh o Bernardo posso espelhar aqui o edital para eles o próprio edital da w você consegue aí o Bernardo explica Você Vai disponibilizar como Bernardo você pretende é então Eh esse esse
material aqui eh basta entrar em contato comigo eu vou Assim que terminarmos aqui eu vou eh salvar em PDF e del Vou salvar em PDF e vou fazer o seguinte para ficar F melhor aí eu mando para para você fragal você coloca aí na na descrição desse desse dessa dessa Live tem como fazer isso botar na descrição V fazer o seguinte vou fazer o seguinte PR as pessoas que ficaram aqui 107 Teve gente que assistiu né Eh vou fazer uma senha vou falar a senha agora para todo mundo que mandar a senha a gente manda
o material eu eu vou com minha social mídia como é que a gente pode mandar o seu material meu E aí Por Justiça né a gente quer ver os comentários a gente vai olhar na página do professor e na minha quem comentou quem etc e tal mas a senha também para quem assistiu Quem tá aqui agora né pô o jogo do Mengão tá quase começando então assim se ficou aqui é porque Valeu então é é só fazer essa senha que eu tô mandando que é a cenha da minha tatuagem um bunton aí eu mando o
material do professor Bernardo e o meu para vocês em parte tem que falar essa cenha se não não fala essa ass errada não tá Ah onde a gente vai Tem como sim equipe frag equipe fragar falou Tem como sim como como é que a gente manda da equipe fragale nem sabia que a minha equipe tava aqui mas vamos lá eh fala a senha e manda eu falo ficou gente eu nem tenho como sabe eu deixo na mão da equipe hernar Então é isso manda na DM equipe equipe sumiu mandou a mensagem mas sumiu né equipe
mas assim a gente manda ou no Direct ou manda no meu WhatsApp eu dou um jeito de enviar esse material tá a gente envia surgiu você pediu um bunton falou que tava até o final gostou da aula curtiu comentou falou assim fragale Bernardo parabéns aí a gente manda o material para vocês quem não tá conseguindo o link fala comigo no WhatsApp tem no meu no meu Instagram a na bio o meu telefone eh pedagógico tá clica lá se não der na DM tá bom gente eh ó quer ver Vou espelhar aqui Bernardo rapidinho o material
não esse material a gente vai mandar de graça esse material que a gente espelhou aqui na aula a gente manda para vocês não é isso Bernardo isso isso tá a gente manda tá Olha só eu vou posso espelhar o edital só para responder a pergunta de quem falou ali das figuras Bernardo Sim claro você tem que interromper aí ó aí gente só para você entender existe um edital deixa o professor Bernard tirar a gente já tá fechando tá rapidinho tá existe aqui ó vou espelhar aqui o edital pera aí como é que faz aqui compartilhar
a [Música] tela isso olha só esse é o edital da prova tá que tem do da prova que vai acontecer então no edital vocês TM que ter a conexão de abrir e ler e aqui tem as figuras olha aqui ó aqui isso aqui ó tá mostrando aqui o que que vai ser né tem ali ó sinonime antonim ambiguidade polisemia metalinguagem eh metáfora metonímia só vai estudar o que tá aqui personificação hipérbole antítese paradoxo eufemismo ironia né então assim basicamente eh o conteúdo é extenso mas eu não acredito eu acho que tá muito ligado à questão
quin casas Borba essa primeira parte aqui né ó essa primeira parte aqui é muito provável cair né Bernardo eu tô mostrando aqui tem tem alguns procedimentos de coesão também que pode perguntar principalmente né Eh caiu na outra aqui anáfora catáfora Pode ser que caia E essas outras questões que estão aqui Principalmente eu acho que as questões verbais nem diria tanto essas aqui ó vocês têm que est e perspectiva literária né gente não pode esquecer aqui tá para quem tá chegando na reta final né Eh eh fazer o o o uma análise aí do que vai
cair mas aí no eu explico com mais detalhes tá bom gente ó a gente quer agradecer de coração tá não posso enviar D depois é precel que o professor me ensa então envi ah tá eh Desculpa se a gente foi muito rápido mas a gente de fato até Quero Agradecer uma pessoa pediu para vocês darem like que a gente tá aqui no domingo Sim a gente ocupou nosso domingo eu poderia estar me preparando pro jogo do Mengão o Bernardo não sei qual é o time do Bernardo Qual é seu time Bernardo tá sem som Bernardo
é que eu eu silencio enquanto você tá falando para não ter ruído aqui é Mengão cara claro então a gente tá na a gente vai assistir vai sair daqui vai assistir o jogo mas a gente fez isso de coração tá que a gente ficou assim eh teve uma empatia assim Poxa não vai ter a Live né Eu espero que a gente tenha atendido minimamente tá muito rápido se a gente soubesse antes a gente teria feito pelo menos umas duas antes tá para vocês Tá mas eu acho que deve ter iluminado eh divulgue Nosso trabalho se
vocês curtiram Sigam a gente e a gente tá junto aí tá pode conversar com a gente que a gente tá sempre à disposição um beijo no coração né Professor Bernardo Muito obrigado Professor Bernardo por essa presença a gente é parceiro a gente não acredita nesse negócio Ao Vencedor as batatas Exatamente isso aí então a gente tá aqui por isso é e eu quero agradecer também a você fragal pela por essa oportunidade por essa dupla dinâmica que nós acabamos nos tornando né nesse para esse momento e agradecer aos que ficaram também até até agora aqui eu
vi que havia muitas pessoas e eu sei também que todo mundo tem eh seus afazeres no dia a dia e eu já não aguento mais beber água tá na hora de começar a tomar minha cervejinha Então vamos finalizar por aqui Bernard manda manda o seu Instagram tão pedindo meu Instagram eh @prof P Bernardo onde é que eu vou colocar eu vou botar aqui aqui no chat publicar botar tá aqui eu já vou botar aqui pera aí @ profe Eita ponto Bernardo Pronto coloquei É isso aí já tá lá Tá certo então é isso grande abraço
e daqui a pouquinho daqui a pouquinho fragal eu mando para para você aí essa parte toda em PDF Tá certo isso aí gente valeu gente Live vai ficar salva Rafaela tchau tchau um abraço Professor só terminar gente a gente vai terminar tchau tchau gente um abraço aí tá bom tchau tchau