Brasil Paralelo - Historia da Música 1

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Alvaro Siviero Oficial
This first episode covers the evolution of musicm from Ancient Civilizations to the Renaissance
Video Transcript:
g1 e aí e aí e aí e aí e aí e aí ah entendi eu vou te perder e aí e aí e aí o olá a proposta deste curso é que nós façamos uma viagem no tempo e no espaço pela história da música eu sou pianista a música é uma paixão que eu trago dentro de mim a minha companheira de viagem e como bem a difusivo as coisas boas a gente tem que dividir com as pessoas eu quero dividir o que a música qual que importância da música o que acontece com tantas pessoas que
não entendem o que é a música de concerto a música clássica a música chamada de erudita ela é muito acessível e o que eu quero com essa nossa conversa é trazer vocês pela mão para que vocês me acompanhem nessa viagem uma coisa que tem que me chamou atenção sempre né é o que é a música muitas pessoas me perguntam o que é música a música uma linguagem simples assim é uma linguagem é uma forma de comunicação é uma linguagem tão real quanto a que eu estou utilizando agora para mim comunicar com vocês é só que
na linguagem aqui vai além o victor hugo por exemplo um grande dramaturgo escritor disse que a música expressa o que as palavras não conseguem e o que não pode deixar de ser dito aldous huxley o escritor inglês formidável que viveu grande parte da sua vida nos estados unidos ele dizia que depois do silêncio o que mais consegue se aproximar e expressar o inexprimível é a música eu estou a gente começa a perceber que a música ela tem um poder a música ela de fato comunica e lute por exemplo filósofo alemão ele dizer que se no
mundo não houvesse música esse mundo seria um exílio e são considerações de pessoas que pelo seu conhecimento pela sua sabedoria para nossa experiência nos fazem pensar beethoven o compositor alemão é que no ano que vem nós vamos estar fervendo 250 anos de nascimento ele fala alguma coisa muito séria ele dizia que muitos o cultivo uma música mas o que muitos ele dizia o alemão milhares e milhares curtir uma música poucos porém receberam a revelação de como a conhecer poucos sabem como conviver com ela poucos sabem como absorver o conhecimento que essa linguagem nos traz e
é por isso que concordando com beethoven eu quero dizer para vocês que a música existe entre os homens desde que o homem é homem fosse uma linguagem ela existe necessariamente entre os seres humanos tanto assim que por exemplo fazendo um apanhado histórico as primeiras civilizações as primeiras grandes civilizações que nós temos conhecimento a nossa vemos que elas existiram aproximadamente três mil anos antes de cristo no antigo egito e essa civilizações elas já tinham instrumentos variados dentro da sociedade como por exemplo tambor a harpa flauta basta verificar por exemplo e em referências econô gráficas que existem
hoje no museu de alexandria a gente até sabe dentro desse conhecimento que a música nessa região e nesse período antigo egito tava mais reservado conhecimento musical ao sacerdote mas a gente pode sair um pouquinho dali e para cultura mesopotâmica e foram encontrados objetos raros em argila gravuras de músicos e todas essas gravuras feitas e escrita cuneiforme você sabe que a escrita cuneiforme junto com os hieróglifos egípcios é escrita mais antiga que o homem tem conhecimento a escrita cuneiforme ela existiu em 3.200 inventada pelos sumérios mas estas pessoas já registravam a existência de músicos é nessas
horas então feitas em argila e vocês vem que inclusive heródoto que é um escritor grego ele chegou até dizer que nessas escritas cuneiformes os músicos eram muito bem tratados né porque em todos esses desenhos eles têm que estão sendo representados junto com algum monarca nas festividades religiosas nas festividades sociais dentro dos palácios mas enfim passando de civilização e civilização dentro dessa história da música que a gente está fazendo aqui junto hoje a gente cai na cultura grega no berço da cultura universal que a cultura grega os gregos e levaram a música a um outro patamar
eles perceberam que a música possuía um enorme valor educativo é moralizante através da música as pessoas poderiam se tornar pessoas as pessoas mais preparadas pitágoras por exemplo que todos os conhecimentos da matemática famoso teorema de pitágoras ele mesmo dizia que se mundo não houvesse música alma adoecer ia a música era como uma medicina para alma platão na sua obra o banquete ele faz referência às contínuas a interferência da música na vida das pessoas e dizer inclusive que dependendo da música que você está ouvindo isso pode afetar o estado anímico de uma pessoa uma pessoa pode
ficar mais interesse tecida uma pessoa pode ficar mais feliz dependendo da música que está ouvindo eu me lembro agora antes de dar continuidade num concerto que fazer em o chile e um concerto bastante romântico o segundo o conceito de racionalismo e quando acabei o conserto as pessoas não me conheciam e eu nunca tinha visto aquela plateia e no momento e depois de um concerto as pessoas em conversar complementar fazer considerações eu me lembro de uma pessoa que junto com sua esposa muito bem apessoado bem-vestidos ele se dirigiu a mim e isso me fez essa pergunta
álvaro o que que eu tenho que fazer para mudar no que tenho que a ser para cambiar obviamente não responde nada não conhecer a pessoa não sabia nem o nome nunca mais ouvi mas isso mostra como de fato aquela música transformou aquela pessoa e a gente por essa transformação percebe e entende melhor aquilo que outro filósofo grego aristóteles chegou a afirmar e chegou a definir que eu conceito da catarse grega a catarse é aquele estado de deslumbramento um estado tão de encantamento que a pessoa se sente transformada eu como artista quando me envolvo obra musical
no meu caso como intérprete eu posso sair um ser humano melhor a plateia que está ouvindo uma obra uma obra que tem a profundidade que tem a densidade que tenha poder transformador música de verdade pela pode sair uma pessoa melhor a e é por isso que a música é uma linguagem a palavras que ferem a palavra escrita use as mão a palavras que desanimam a música por ser linguagem possui esse mesmo poder e agora eu volto que beethoven falava milhares de pessoas a cultivam poucos porém são aqueles que conseguem ter acesso a revelação que a
música traz e eu é questionou porque são poucas as pessoas que têm pouco acesso a revelação que a música pode trazer eu acredito que isso pode acontecer por dois motivos isso é uma consideração pessoal minha a primeira dela tem que escuto muitas pessoas falando né é que elas não tem sensibilidade para esse tipo de música beethoven no whatsapp eu não tenho sensibilidade para isso a minha sensibilidade foi desenvolvida em outras áreas musicais mas não nessa dos clássicos não e eu pessoalmente discordo porque a sensibilidade ela sempre pode ser desenvolvida ela se pode ser cultivada é
o que acontece com o café e com vinho todas as pessoas no primeiro contato com café ô povinho não mostram empatia até a uma certa o café e o vinho presente o primeiro gole de vinho e patins bom mas depois você vai tomar um segundo pode o terceiro e você acaba se deliciando e conhecendo e sabendo que existe o vinho seco vem rosê o vinho doce vinho tinto o vinho branco e você começa a ser um quase um sumner por quê porque você conhece e esse conhecimento de dezembro até se esse conhecimento chega e fina
então veja essa história de que eu não tenho sensibilidade que eu já tentei eu não consigo não é verdadeira mas o que pode acontecer também não é só um problema de receptivo de quem recebe mas o problema de quem transmite a música e quando ele música ponto é verdadeira ela sempre emociona sempre emociona e me lembro de uma história do meu irmão o que não segue a carreira musical e ele me disse uma vez num casamento tava lá com a esposa a noiva entrou a bênção das alianças aquilo que todo mundo conhece e um determinado
momento em que no casamento começaram a tocar a ave maria de schubert ave maria que todos vocês conhece aquela ave maria tradicional dos casamentos tem que ele já tinha ouvido dezenas de milhares outras vezes mas ele me comentou e não sei que aconteceu naquele momento ou aquela ave maria por um nó começou a subir na minha garganta e eu não consegui conter as lágrimas mas eu comecei a chorar e ele é uma pessoa emotiva não muito mas naquele momento aconteceu música e quando a música acontece acontece a catarse ao qual aristóteles se referia essa transformação
este encantamento esse deslumbramento do ser humano e é por isso que agora a gente volta ao que victor hugo certa vez disse que eu dividir com vocês início dessa nossa conversa de que a música ela expressa o que as palavras não conseguem e que não pode deixar de ser dito e eu acho interessante as pessoas hoje em querendo aprender o alemão mandarim o inglês porque não aprender música porque não aprender a linguagem musical por cultura até por conhecimento eu me lembro que em alguns países musicalmente avançados adiantados onde existe um investimento real e música de
qualidade e beleza em berlim por exemplo tava com algumas pessoas que não conhecia tinha acabado de chegar e eles um cantar uma música por uma situação específica e uma das pessoas que organizou aquele momento escreveu a música as notas musicais na pentagrama e deu para todo mundo que tava lendo aquela festa e todo mundo começou a contar ninguém conhecer a música e ler uma partitura e cantaram a música assim como quando você tem um livro e você é alfabetizado em letras você lê a muitas pessoas e usadas minhocas porque uma linguagem e quando eu por
exemplo me deu foto a ler a estudar uma sonata de moça e por e no livro o livro com muita história onde a minha imaginação pode chegar níveis insuspeitados é muito interessante é por isso que cada intérprete a cada intérprete quando você está com um livro que é uma partitura ali tudo tá em caminhado mas a minha participação em querer fazer com que aquilo bem-vinda porque uma parte de tudo que é o a partir de um papel com um monte de bolinhas pretas o que vai fazer com que aquilo virem vida é o papel de
intérprete e é por isso que todos nós intérpretes temos consciência da enorme responsabilidade diante da música da música verdadeira da música que dezembro tece da música que enriquece da música que interioriza da música de verdade a todos nós temos um enorme responsabilidade por um lado compositor que compôs aquela obra e que não está mais aqui deixa tudo que fez em papel e nós do outro lado da história ou intérpretes recriando veja eu não estou dizendo rir produzindo recriando porque o artista ele cria ele traz a existência algo são letras mortas que é uma partitura e
eu acho muito interessante verificar uma divisão que uma vez me explicaram fala sobre as obras de arte dentro dessa uma só grande conversa no início dessa nossa viagem que as obras de arte elas podem ser divididas estão divididas em dois grandes blocos nas artes do espaço e nas artes do tempo o que são as artes do espaço são aquelas que necessitam de um espaço físico geográfico para acontecer o teatro a dança a escultura etc eu preciso de uma geografia eu preciso de um espaço físico a música não precisa e a música ela é classificada como
uma arte do tempo ela só existe naquele momento ele está sendo fabricada e por esse motivo pela imaterialidade de uma sinfonia pela imaterialidade de um concerto do quarteto de cordas dessa música que somente existe naquele momento está sendo fabricada a transcendência dela acaba sendo muito maior a música das manifestações de arte é a mais transcendente é a mais espiritualizada e é por isso que normalmente a que mais emociona porque além disso ela mais facilmente aquele referências o que é bonito véi eu acho muito interessante quando o portão na sua obra o banquete quando aristóteles sócrates
mesmo e antes mesmo filósofos pré-socráticos quando todos eles falavam sobre o ser humano eles dizem que o ser humano tá apoiado em quatro transcendentais 4 unidade verdade bondade e beleza uno verão bom no sepulcro como eles chamavam o que seria um novo é unidade e nada atrai mais uma pessoa quando essa pessoa é feita de uma peça só aquela pessoa que é mesmo em qualquer lugar onde ela tá ela pode estar sozinha ela pode estar com muitas pessoas ela é ela como decepciona né quando a gente encontra uma pessoa que é uma coisa no lugar
e é outra coisa é outra pessoa tem um outro comportamento em outro lugar da república afasta um pouco e é por isso que a unidade o uno é uma característica do ser humano não ter essa unidade não é um ato humano é verdade o verbo eu acho que as explicações sobram aqui uma pessoa que não é verdadeira com os outros consigo mesma uma pessoa que numa firma de modo consistente sempre os mesmos fatos diante das mesmas realidades é uma pessoa que não é digna de confiança e é triste a pessoa que mente a pessoa que
é dupla a pessoa que é um pouco esquisita seila a pessoa mentirosa como a gente chama é uma pessoa menos humana é verdade verdade bondade o bruno e o bruno é aquela característica das nossas avós das nossas mães tem pessoas que têm isso de uma maneira sem tão forte dentro desse que ganha ao todas as pessoas ao redor de si é interessante né pessoas que que não se preocupa você está entendendo pessoas que se preocupam mais com os outros do que com elas mesmas pessoas que se podem ajudar ajudam essas pessoas são mais humanas e
elas vão fazem algo para passar recibo elas não alugam elas dão são pessoas que tenha bondade e não é verdade que essas pessoas que têm a bondade são pessoas que nos conquistam mais e todas as vezes que nós procuramos nem um erro de outra pessoa numa situação de desacerto de outra pessoa tenha cometido quando a gente mais o que recriminar mas o que punir a gente abre os braços e acolhe essa pessoa na verdade que essa pessoa fica extremamente promovida e a gente vê essa pessoa muito mais do que se a gente tivesse dado uma
bronca uma recomenda como que a gente gostaria de ser tratado como nós erramos e é por isso que quando nós tratamos os outros dessa mesma forma a gente encanta a gente que ativa a gente é mais humano mas agora vem a quarta característica que a que mais me interessa dos transcendentais do ser humano bom e que isso a a música dentro da escola grega tinha muito claro a beleza o pulcro bom e quando fala aqui de beleza não falo de beleza no sentido de atração no sentido instintivo da palavra eu falo no sentido mais profundamente
filosófico que essa palavra pode ter o homem necessita da experiência do encantamento o homem necessita assistir com paz e com calma o pôr do sol e o homem necessita por exemplo em nova york olhar aqueles prédios aqueles skyscrapers aqueles arranha-céu maravilhosa enormes e de igual é e esta finalidade das obras de arte uma obra de arte concretamente a música no momento que ela tá acontecendo ela traz o homem para uma realidade insuspeitada o homem aquela percebendo que por detrás dessa vida em que nós vivemos que maravilhosa existe muito mais a uma realidade em mim superior
que justamente é a transcendência então veja a necessidade da experiência com belo a necessidade da experiência com a beleza não é opcional não é o que eu faço se eu quero ou não assim como a experiência com a unidade com a verdade e com a bondade não são opcionais é porque elas fazem parte do ser humano o contato com essa obra artística musical é uma necessidade se até hoje você ainda não é descobriu talvez passar nossa conversa eu espero te conquistar e te mostrar a beleza que ela traça e é por isso que ela recebe
o nome de clássica a música clássica normalmente quando as pessoas vão ser referência tipo de música veja música uma linguagem musical substantivo toda vez que a gente conversar desativar a gente empobrece o conceito a música popular a música clássica a música de entretenimento isso sobra eu preferia muito mais chamar música existe música boa e música ruim música mas dado que nós estamos adjetivando para poder entender melhor essa nossa conversa muito chama de música clássica e porque chamou essa música de música é porque o clássico é um permanente o sinônimo de clássico é permanência o que
tem um clássico por exemplo num casamento é o bolo da noiva é o vestido da noiva a troca de alianças enfim isso é um clássico sempre em qualquer casamento isso vai existir o que é um clássico no cinema é aquele filme que passa os anos perdura há muitos filmes que a gente assistiu hoje amanhã não se lembra mais ruim do nome né e não sabe nem quem são os atores e por outro lado existem luz movies existem filmes em que a gente nunca mais se esquece a gente comenta e gerações em gerações assim isso é
um clássico e a polícia motivo tem beethoven é o clássico música é um clássico a list é um clássico da é o plástico agora existem cantores existem músicos entre 300 aspas que hoje até comercialmente podem fazer algum tipo de sucesso mas kid clássico e de permanência não tem nada deixa passar poucos anos vocês vão ver que nem ver mas se lembra dessas pessoas basta a pessoa envelhecer um pouquinho basta a pessoa deixar de explorar a sensualização que de música não tem nada a pessoa não tá vendendo a arte a pessoa não tá pelando para as
potências superiores do homem de encantamento de catarse mas está apelando para instituto a finalidade da obra de arte não é fazer a pena instintivo é fazer a pelo anímico é puxar para cima não acorrentar para baixo vocês vão ver que essas pessoas que hoje podem até fazer um sucesso aparente em muito pouco tempo em outras pessoas chamam essa música com a cola vamos conversar de música erudita e é o nome interessante porque vem do latim ex hold on e é uma música que tira a tua ea minha rodesa olá do bruto que muitas vezes alguns
podem tem maior quantidade é uma música portanto que te refina é uma música que te dizem embrutece é uma música que te inferior isa ou seja é uma música que te enriquece então veja independentemente se você chama essa música de música clássica ou música erudita é sobre essa música de hoje nós vamos conversar e aos gregos nos devemos uma gratidão enorme e não vem aqui é o caso a gente continuar aprofundando na análise e filosófica do que o crom e da importância da música e das obras de arte na vida de cada um porque senão
a gente conseguir para nossa conversa mas é os gregos a gente deve um enorme agradecimento foram eles que trouxeram para um patamar superior o entendimento de que a música porque ela refina porque ela educa e porque ela muraliza é muito interessante isso inclusive análises sobre como que a música interfere nas potências superiores da humana a inteligência ea vontade e como que a música a tua a inteligência conhece e a vontade quer a contribuição para o pensamento sobre os conceitos musicais filosóficos por parte dos gregos é inestimável aconselha profundamente que cada um aprofunde e conheça cada
vez mais as relações das potências superiores do homem inteligência vontade o transcendental por grosso belo como tudo isso se relaciona dentro do ser humano veja é por isso que a música ela é viva é por isso que a música é vida porque ela vai ao encontro do que o ser humano a gente não tá conversando aqui de algum conceito artificializado postiço forçado a gente está falando de uma realidade da vida que a realidade do ser humano o transferir então pulcro incidindo sobre as potências superiores do ser humano a inteligência vontade mas os gringos vão paraguai
e eles resolveram organizar casa de alguma forma até acreditar de guarda ordem ea ordem se guardar a tentar vamos organizar tudo essa experiência que foi acumulada vendo os egípcios mesopotâmicos a gente sabe que um vai se apoiando nos outros né a própria cultura grega obviamente se apoiou nos conhecimentos musicais etruscos essa fotamecus egípcios para formar sua cultura mas foi crescendo mas muito organizar isso uma organização sonora com vocês vejam que a música modal desenvolvida pelos gregos nada mais nada menos era do que uma organização sonora lá em cima de sete sons que eles conheciam e
trabalhavam em e esses axles to veja a a música modal não está preocupada com cada nota em si com cada sol em si e essas notas nem nome possuíam os nomes dessas notas dó ré mi fá sol lá si só veio acontecer muito tempo depois como a gente vai analisar quando chegarmos em ruído da edson e o que os gregos queriam era entender o intervalo sonoro entre um som e outro uma análise bastante matemática né então por exemplo nas notas e isso é uma definição para que vocês conheçam enfim essa nota branca e anota subsequente
preta nos definimos em música que elas possuem meio-tom e essa bota preta ea subsequente branca nós definimos em música que elas possuem meio tom e assim por diante e interessa branca ea subsequente preta meio tom ou seja simples de uma nota para subsequente seja preta ou branca a definição é que o intervalo é de milton então veja daqui para cá eu tenho e-mail daqui para cá eu tenho meio daqui para cá meio daqui para cá meio daqui para cá meio meio meio meio meio meio meio e assim e até o final milton milton é assim
que funciona os sons nesse instrumento no piano agora veja a música grega modal trabalhava somente com as teclas brancas entendam a senha é com essas sete notas agora eu pergunto pra vocês o intervalo entre o primeiro saul qual qual os gregos trabalhavam e o segundo daqui para cá quanto que eu tenho meio mais meio um tom e daqui para cá meio mais meio um tom vai vir aqui para cá veja não tem nenhuma tecla preta aqui então daqui para cá é meio tom e daqui para cá meu mas meio um tom daqui para cá meio
mais meio um tom daqui para cá nem mais meio um tom e daqui para última meio tom então veja esse intervalo um tom um tom meio tom um tom um tom então e milton e era essa nariz de um tom e milton com a qual os negros trabalhavam eles sabem que o primeiro intervalo era de um tom o segundo intervalo o terceiro intervalo era gmail o terceiro intervalo e o sétimo terceiro e o sétimo então essa combinação onde o primeiro intervalo era de um tom o segundo de um tom o terceiro de meio-tom e assim
por diante recebiam nomes e se eu começasse por exemplo não nessa nota que a gente sabe que se chama dó mas se eu começar a ser nessa josé e fosse até o final daqui para cá o primeiro intervalo seria um tom o segundo intervalo agora já seria meio percebo que se eu começo nessa nota o intervalo de meio-tom só vai acontecer da 3ª para 4ª nota mas se eu começo nesta nota o intervalo de milton já acontece da segunda para terceira tudo depende da onde eu começo e foi isso aqui os gregos fizeram como eu
tenho 17 shows eu vou criar 7 formas diferentes de começar posso começar no primeiro só no segundo sol e o que interessa é o intervalo de um tom o meio tom e onde que esse intervalo tá e é por isso que os modos gregos são vários existe modo dórico modo johnny com módulo é o óleo e o modo frígio lídio mixolídio intenção sete e por que tantos porque a valorização musical na grécia como nós conversávamos é imensa era imensa então na região da jônia na região da dória pessoas independentes sem nenhum tipo de controle começavam
tentar entender a sua organização sonora e em função de pão nota elas escolhessem para seu início dessa análise de qual é o intervalo do som por seu sou subsequente meio um tom eu tive todo uma divisão sonora que a gente chama de música a modal e assim que a música funcionou por muito disse nos anos até o final do renascimento a música era música modal inicialmente instrumental como nós vimos mas quando adivinha o cristianismo ea salmo dias e o canto chão e os cantos monologicos começam a ser explorados de uma maneira maravilhosa levando até como
nós chegamos a cláudia não tiveram e palestrina aqueles motetos são maravilhosos a prioridade lá é a voz humana então no final renascimento a música vai ser modal vocal e nesse momento que nós estamos ela é modal e instrumental e aí o interessante foi perceber que está indo agora do império grego da cultura grega helenística e a gente entrando a cultura romana obviamente os romanos não eram poucos assim era um pé licos eram bélicos mas não eram bobos e eles se utilizaram de tudo conhecimento construído pela cultura grega para só pra cultura a força do império
romano veio em grande parte das conquistas realizadas indubitavelmente se vocês olham o mapa é como o mapa mundi ficou sob o domínio romano é impressionante chegaram a todas as partes todas as portas é surpreendente mas se apoiaram na cultura helenística na cultura grega e a grande sacada dos romanos foi começar potencializar mais a construção de um teatro desses que a gente vê pô a pena de verona é que impressionante né o próprio coliseu em roma é uma grande arena mas eles utilizavam essas arenas para peças de teatro o romano ele valorizava o teatro onde nessa
atuação cênica a música possui um papel fundamental o teatro sempre se apoiava na música mas claro é a música ganhou um papel menos importante que o que existia na cultura grega sem o romano ele priorizava mais a parte bélica parte das conquistas e menos a parte cultural tempo é assim que essa três valorização do que a cultura eu quero fundo é a desvalorização do céu ser humano e fui e talvez justamente para as invasões germânicas é a principal causa da ruína do império a gente sabe que no ano zero a gente estava falando de antes
de cristo e depois de cristo a aparição da pessoa de jesus cristo na história da humanidade se transformou um divisor de águas e o cristianismo e começou a propor valores que eram bastante contrários aos vividos no império romano as orgias os vomitórios até horrível falar isso mas eu tive visitando em roma um vomitório para que você sabe o que que é isso as pessoas em roma na roma antiga dentro das orgias elas comiam comiam comigo e voltavam dedo para botar tudo para fora para poder voltar comer o hedonismo a busca desenfreada descontrolada horrorizante né do
prazer pelo prazer foi uma das causas desse declínio daqui um moral que propiciou declínio do império como todo e obviamente nesse exato momento a gente vê que a música com o crescimento e com a expansão das comunidades cristãs que se expandir é a força do cristianismo viu justamente para contrarrestar talvez o desgaste que o hedonismo que o paganismo que o vazio existencial daquelas pessoas que moravam naquela sociedade propunham e e a gente vê surpreendente até né eu em roma fiz questão de visitar a casa de cecília que tá no trastevere vale a pena hoje foi
construída uma basílica enorme é sobre a casa onde morava essa nobre romana cecília que hoje a padroeira da música santa cecília a história dela brevemente ponto né dado que o nosso tema é música ela é a padroeira da música uma nobre romana e que nos determinado momento percebeu que o que ela queria fazer era jogar a vida dela e essa proposta cristã eu não quero me casar eu quero propor para as pessoas a vivência do cristianismo e ela disse para o noivo dela faz queria que ela se casasse sim ou sim com aquela pessoa com
aquele pretendente e ela não estava interessada e ela contou para o pretendente olha não tô interessada em me casar com você a minha proposta é essa ele era pagão e adorador dos deuses e aqui no chão de tal forma a atenção dele que ele se converteu naquele momento e quando ele chegou em casa e contou para o irmão dele o futuro cunhado é tudo que tinha acontecido que a cecília havia contado para ele o cunhado também se converteu e claro só chegou aos ouvidos do prefeito de roma que mandou botar os dois uma câmera fervente
e colocou cecília uma câmera fervente também ela saiu viva aí deu três golpes de machado no pescoço da cecília e durante três dias ela ainda ficou viva nessa situação enfim quem é a padroeira da música santa cecília veja cecília uma nobre romana riquíssima ela pediu para que todo o dinheiro toda a fortuna dela fosse entregue aos pobres a proposta cristã a essa nobre romana ela respirava os mesmos ideais que muitas pessoas respiravam naquele momento muito para contrarrestar esse vazio moral ético que existia no império romano e que fez um ano 476 entrar em total declínio
a música portanto que começou bem a força era música surgida nas comunidades cristãs e interessante a gente vê como a o poder temporal o poder governamental o estado no caso a expansão de roma propiciou que o cristianismo se espalhasse e por toda a conquista romana do império romano a gente vai para jerusalém a gente tá naquela região é enfim do oriente porque aquela região pertencia ao domínio romano quando a gente leu os relatos a gente vê que havia com governadores romanos pôncio pilatos enfim e cobradores de impostos que pegavam taxas dos judeus por exemplo e
daqueles povos e levavam para o coração do império que estava em roma e toda essa unificação política que aconteceu graças a conquistas romanas fui o estopim foi a pólvora para que o que os cristãos usavam como sua música que era uma salmo dias eu quero melodias monodicas às vezes não havia as notas musicais ainda eu quero ver um sons o que começaram a ser nesse momento estruturados essas são os dias esses cantos monóicos apoiados em é simplesmente nice oi gente os modais absorvido da cultura grega e para voz humana essa é a nossa amor dias
que teve como representação principal o cantochão a e a música proposta pelas comunidades cristãs que era força daquele momento o império romano tava em gritante declínio um declínio moral como nós falávamos ea força da proposta cristã era o novo grito do momento os cristãos eles utilizavam a salmo dias são os dias que são melodias monóicas apoiadas nos modos na música modal grega com muito pouca variação uma das representações da são os dias é um canto chão que como o próprio nome diz chão e apresenta praticamente nenhuma variação sonora e por exemplo esse é um canto
a melodia o que vou fazer agora o piano de uma tradicional canção cristã baseada no canto tchau e aí e aí e aí g1 e aí e aí e aí o riso a simplicidade da linha melódica e a pulga flutuação sonora isso que nós falamos de tanto o chão e o cantochão e foi-se desenvolvendo veja no ano 476 houve declínio do império romano a proposta da música do canto chão da música monolítica baseada na música modal grega vocal extra música que os cristãos utilizavam a técnica vocal ela foi dentro do corpo foi vendo o corpo
e se espalhando rapidamente por todas as comunidades cristãs até que ku600 com a vinda de um novo pontífice de um louvor romano pontífice o papa gregório primeiro a chamada de gregório o magno e gregório magno em toda essa análise musical vi esse tipo de obra foi reinventado foi aprofundado e foi espalhado e adotado como sendo a linha melódica ser utilizada pela liturgia católica romana ocidental o tal canto gregoriano vocês vejam nesse exato momento canto gregoriano em homenagem ao papa gregório primeiro nesse exato momento se viu a necessidade de se possui algum tipo de escrita musical
um pouco mais clara o pouco mais organizada assim como não humanidade a gente sabe que a idade antiga no quatro meses de cristo foi marcada pelo até o advento da escrita e o homem aprendeu a se comunicar e escrevendo a escrita da mesma forma musicalmente uma necessidade de ter alguma forma de eu poder materializar um papel esses sons e e dessa melodia célebre na gregoriana que toquei para vocês mostrei a linha melódica fui que surgiu a figura do cinemas e os mil mas eles são como que o aperitivo do que seria mais para frente a
nota musical nesse exato momento com o desenvolvimento já surgiram a figura das pentagramas que são essas cinco linhas só que as notas musicais ainda não existiam o que existiam nos cinemas próprios para música do cantochão do canto gregoriano e e aí e após esse período como nosso comentávamos até agora de florescimento musical apoiado pelo crescimento do cristianismo a expansão das comunidades cristãs o advento do papa gregório i o primeiro o gregório magno que fez do canto monódico do cantochão o canto gregoriano a diferença entre um e outro simplesmente o investimento a preocupação e interesse que
foi dado para esse tipo de melodia que começou há de fato vem a corpo e consistência em todas as comunidades e se espalhar era interessante perceber que as pessoas exploravam as vozes humanas muito mais do que como aconteceu no passado os instrumentos musicais estão cores as harpas começaram a ganhar uma importância secundária a instrumentação secundária em comparação a voz humana a e foi precisa mexer nesse período perto do ano mil agora depois de cristo que surgiu um outro monge católico numa cidade muito pequenininha na itália chamada ares o nome dele era gordo e ficou conhecido
como cuido da rede som da cidade de areia ele resolveu dá nome para esses seques sons e foi aí com ruído da arezzo que pela primeira vez esses são os receberam nomes os nomes que nós conhecemos hoje das notas musicais insisto quando lá na grécia antiga os modos a música modal foi organizada nos intervalos sonoros como nós analisamos entre uma nota e outra e essas notas esse sons eles não tinha o nome eram simplesmente sons que os gregos tentavam organizar uma organização musical os modos gregos são simplesmente a música modão uma organização entre os intervalos
sonoros agora a consistência já tava ganhando uma outra característica e o vocal ganhar o espaço o instrumental perdi espaço e guardar eso resolveu dá nome para essas sete notas apoiado no hino de são joão você se vocês sabiam mas a nota sí o que significa sante yohannes am e essa outra assim a última ele pegou do hino de são joão era um poema com sete linhas refletindo para ele as sete notas musicais visualizo foi um monstro no bom sentido da palavra o investimento da cultura musical e o hino de são joão corrente lá quis ut
point laxis resonare fibris mira gestorum famuli tuorum solve polluti labii reatum sancte ioannes esse é o hino de são joão do latim então as primeiras sílabas roots ré mi fá sol lá si anteriores em santa leonice originalmente no início as notas musicais eram chamadas uchiha mi fá sol lá si anotador não existia ela seja nova ute ute ute é mi fá sol lá si mais tarde posteriormente porque falar útil é um pouquinho criativo demais elas falador então ficou a nota também já aguenta dar isso tem uma importância fundamental nesse período e a gente percebe que
a igreja católica na sua expansão cultural começou a fazer um trabalho maravilhoso para humanidade a gente começa a perceber que por exemplo na arquitetura né já tá chegando aqui no ano 1.300 1400 aquitetura gótica foi toda feita e criada pela própria igreja ela proposta de construção das suas catedrais essa arquitetura gótica que nós conhecemos a abóboda sacadas então a gente vi que o cristianismo de fato foi um ponto de inflexão a história eu acho que ela é bastante interessante quando ela resolve se separar dois momentos antes e depois tendo como marco o cristianismo porque de
fato foi o fator transformador a gente veio mais para frente por exemplo que cuida gente entra no humanismo nesse período desse florescimento do conhecimento porque veja é as coisas iam ganhando de modo descontrolado e isso acho maravilhoso porque controle não existe vão surgindo manifestações vão assistindo pessoas é é nesse momento um pouquinho mais para frente no período do humanismo que surge palestrina né o que é um compositor que nascendo uma outra cidade da itália chamada palestrina e ficou conhecido como palestrina ele é maior representação da música ocidental já existentes você tem que logo depois de
palestrina surge monte verde um grande compositor italiano a gente vê que o fato da sede da igreja romana estar em roma que era antigamente a capital do império a gente vê o investimento que a igreja católica fazia na cultura nesse período do renascimento começa a surgir uma série de génios na pintura de raffaello sanzio michelangelo e leonardo da 20 botticelli são gêmeos são pessoas que vão pulando e o descontrole maravilhoso que começa a acontecer é que a cultura começa a ser o henrique cida e começa a ser presente na vida das pessoas é que surjam
os mecenas e aí que surgem cidades que começam a ter como proposta principal da sua vida das resistências as obras de arte o período do humanismo é foi um período maravilhoso brilhante na história da humanidade é como se o homem mostrasse para humanidade que o homem é fantástico que o homem é espetacular é uma tomada de conhecimento do que é o homem que eu acho que tá fazendo bastante falta para o mundo atual veja o homem ele não é um animal e o homem é definido como um animal racional evento dessa racionalidade existe a parte
anímica do homem eu não consigo ver um cachorrinho por mais fofinho que ele seja peludinho e com nosso fazendo uma tese de doutoramento um cachorro e um gatinho ele não tem como me explicar como funciona a radiação do corpo negro ele não tem como fazer descobertas na e a lua no o homem tem essa essa capacidade o homem tem essa essa potencialidade que vem precisamente pelo fato dele ser homem e humanismo mostrou para humanidade inteira que o homem é maravilhoso os génios e os artistas que surgiram nesse período são pouquinho vai à europa hoje e
quem dá uma passadinha por roma roma é um museu a céu aberto é de você ficar o fôlego fica sem saber o que dizer em roma a gente tem experiência do encantamento a gente tem experiência da catarse grega proposta por aristóteles essa proposta que te retirou prece você entendeu uma portinha desse tamanho e você viu a catedral maravilhosa lá dentro e agora interessante né é quando o homem começa a perceber o valor que ele tem inevitavelmente inevitavelmente dado o homem ser homem da da natureza humana surgem os movimentos meus interessantes dentro do próprio homem e
os movimentos da inveja os movimentos da autoafirmação os movimentos de insegurança o que leva o aquele se sobrepor sobre outras pessoas a inveja também é uma insegurança o momento de maturidade movimentos de pericia um pouco belo e novo the world umbigo da humanidade e a cultura que existia até então tem os entrada de admiração pelo pelo belo pela transcendência por deus propostas durante todo esse tempo e começam a perder força porque o homem começa a pensar olha o que eu tô sendo capaz de fazer hoje o que eu sou capaz de fazer olha aqui eu
sou né me faz lembrar de tudo que aconteceu que me contaram me disseram que é realidade isso até achei o surpreendente que chegou a pessoa no aeroporto e perdeu o gol tava para perder o voo hoje tava fechado e atendente de se olhar senhor infelizmente não dá para o senhor embarcar o gol já tá fechado e aí chegou o momento da canetaa dali nanda e disse você sabe quem eu sou você sabe que eu sou você sabe que eu sou e começou a falar um pouquinho voz alta ali né ameaçando ah coitada atendente aí ela
muito tranquilamente pegou o microfone e jogou em todas as caixas aeroporto é aos que conhecem uma pessoa com essas características favor comparecer ao balcão número 8 porque ele não sabe quem ele é um e às vezes dá vontade de fazer um pouco de graça com as pessoas que começam pelo tem pelo opção transferir o centro de gravidade de tudo e de todos para ser próprio e foi isso que aconteceu nesse momento a costura antropocêntrica humanismo mudou um pouco o foco para o próprio homem veja só uma das pessoas na filosofia que existiu nesse período que
vivemos primeiro foi de carro né penso logo existo essa frase é tão badalada tão comentada eu penso logo existo é com a minha existência consciência do teu sou se deve ao fato de que eu sou um ser pensante eu concluo veja é até então fazendo o som parentes até então nesse período e as pessoas trabalhavam com figuras a geometria era uma reta o que a gente chama de em filosofia de de ente de razão né fecha os olhos e pensa na figura de uma reta todos vocês agora fecham os olhos e pensa em uma linha
reta a imagem vem na verdade esse ente de razão aparece na verdade de cá disse que isso é a x mais b y + c = 0 genial a geometria analítica ele transformou o que a gente tem como uma figura espacial em fórmula transformou em analítico feche os olhos novamente uma experiência ninguém daquele experimente como se chama assim em alemão fashion os olhos e pensem por exemplo agora numa circunferência e aí de casa disse que está x ao quadrado sobre a mais y ao quadrado sobre b = c a ser uma constante por acaso esse
seu raio dessa figura que você fechou os olhos e viu dessa circunferência isso é de loucos isso é genial né então eu até compreendo compreendo uma pessoa que faz por exemplo poder ficar fez e começa a se achar o bonitão na o preparadão superior não deveria não deveria porque basta ele pegar uma gripe ele já tá de cama mas acontece com o ser humano foi interessante falando um pouco do piano que a minha área existiu um que ele está muito famoso na música nós o chamamos eo príncipe do piano é um compositor teuto húngaro em
transmitir e ele é uma pessoa super bem abençoada carismática uma técnica pianística invejável e diz a tradição os relatos e os relatos são confiáveis são fidedignos que nos concertos eles chegaram ao tulipas brancas e jogava as outras no palco porque as mulheres achavam tão maravilhoso e tão bonito e tão sedutor então era conhecido como don juan literalmente em era conhecido como don ruan que as mulheres se pegaram os tapas e as mordidas e os gritos bom o que que essa pessoa fez com todas essas qualidades essas características um belo dia ele chegou no palco e
os concertos com a época dele a gente tá falando século 19 é consenso na época dele não era um único artista eram muitas pessoas que dividiram paulo viu cantores líricos viam violoncelista pianista quartetos além de tudo é os conceitos demoravam muito né alguns conselhos de morar com três quatro horas assim com vários artistas passando chegou um belo dia ele sabendo conhecendo que ele era eles funcionam espetáculo sou eu você tá com sou eu e a posição do piano como vocês conhecem hoje essa posição lateral onde o intérprete tá tocando e a plateia fica ali vendo
perfil do planeta ele propositalmente colocou pelo nessa posição porque antes não era sem vocês ficavam de costas para a plateia ele colocou para que as pessoas observassem o perfil dele é tudo o que acontece é compreensível que uma pessoa faça isso até é desculpável que uma pessoa faça isso sim eu não precisava né e foi que aconteceu exatamente no momento do humanismo a a pessoa ela começou olhar para si dado às capacidades que ela via que possuíam eu lembro já faz um bocado de tempo que eu tiver a possibilidade de participar do encontro mundial de
artistas que acontecendo roma aconteceu dentro da capela sistina com juízo final de michelangelo na frente de todos nós artistas grande parte dos museus vaticanos foi fechado para essas poucas pessoas que está vamos lá e tive a honra de ser o brasileiro que estava representando o nosso país nesse encontro havia muita gente lá conhecida por seu para quem assistiu o filme ama deus do melhor forma o salieri aquele ator que ganhou o oscar eu tava lá andrea bocelli santiago calatrava em moriconi enfim tava toda a fauna estávamos lá né e uma pianista canadense muito muito interessante
muito preparada acabou de gravar integral de barco e ela me chamou a gente tava almoçando ali nos museus vaticanos né imagina a gente cortando um pedaço de algum alguma coisa ali e aquela estátua de mármore na tua frente te olhando assim que uma situação um pouco dantesco até e ela me disse álvaro olha que interessante né quando nos tocamos nós não reproduzimos nós reclamamos nós participamos de um poder de criação o artista ele participa do poder de criar tanto é interessante assim para quem não leu é joão paulo 2º que foi o romano pontífice que
estudou teatro era artista enfim ele escreveu uma carta para os artistas e ele nessa carta é era essa carta o cola fazer referência essa pianista ela dizia que são poucas as pessoas que podem experimentar aquilo que o criador experimentou no momento da criação quem são vocês artistas aquela coisa do uau isso saiu de mim eu fico pensando numa pintar eu fico pensando não numa última ceia no juízo final do moisés não dá vim que tá na galeria de la academia em piranga quando você metendo onde não acabou aquilo que bom tanto é que em moisés
ele bateu cinzel disse para ela ver tão real que aquilo era eu como o artista divido com vocês houve já alguns concertos hoje eu só percebi que o programa dias encerrado porque ouvir os aplausos a gente entra no estado de catarse no estado de sublimação é impressionante onde a gente sente uma paz imensa acontece poucas vezes você acontece que acontece essa pergunta dizia veja e quando o relato da criação diz que o criador criou o mundo em sete dias giro para tudo e viu que tudo era muito com isso acredito ralar olho e disse que
tudo era muito bom louco nós artistas a gente fazer exatamente o oposto a gente acaba de fazer a gente olha para nós mesmos e a gente diz olha como eu sou bom para caramba por isso que aconteceu no humanismo houve uma mudança de paradigma onde o homem começou a se transformar em um pilar do conhecimento mas o grande lado positivo de tudo isso é que pululavam artistas por exemplo nessa mesma época começam a surgir os glúteos você pensa em stradivari você pensa nos guarneri de jesus todos eles começaram a surgir nesse período uma espécie de
período de em torno de conhecimento eu fico champanhe onde a humanidade de fato mudou a gente deve muito ao humanismo a com a expansão cultural que houve nesse período é indiscutível infelizmente com esse foco um pouco desvirtuado de a pessoa queria olhar para ela mas o que olhar para a realidade externa essa sim é a enriquecedora e e aí e aí e aí e aí e aí e aí
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