Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Meus queridos irmãos e irmãs, o evangelho de hoje é de difícil interpretação porque ele parece entrar em contradição com outro evangelho.
No evangelho de hoje, Jesus diz assim: “Quem não está contra nós, está conosco. ” Muito bem, só que existe uma outra passagem do Evangelho de São Lucas em que ele diz exatamente o contrário. No Capítulo 11, ele diz: “Quem não está comigo, está contra mim.
” E aí, qual dos dois versículos é o versículo verdadeiro? Bom, Santo Agostinho resolve esta controvérsia nos recordando que aqui, bem especificamente, o que Jesus está fazendo é repreendendo o fato de que os discípulos querem fazer com que os outros parem de fazer o bem. Não é isso?
Então, vamos explicar: você tem um herege, você vai fazer o quê? Você vai repreender o herege porque ele está fazendo o bem? Não!
Você vai repreender o herege por aquilo que ele tem de errado. Então, se você tem uma pessoa que é herege, mas fala bem de Jesus e leva as pessoas a amarem Jesus, você vai repreender isso? Para com isso!
Se eles estão fazendo algo para o louvor e para a glória de Jesus, bendito seja Deus! Se os demônios começassem a falar bem de Jesus, nós deveríamos louvar a Deus porque os demônios estão louvando a Cristo. Quanto mais nossos irmãos e irmãs que não são demônios!
Agora, isso não quer dizer que tudo que as pessoas fazem deve ser aprovado e aplaudido. Ou seja, existe a realidade de que, infelizmente, há pessoas que não estão dispostas a aceitar o Cristo, todo o Cristo total. Porque a palavra heresia quer dizer exatamente isso: quer dizer escolha.
Então, ao invés de abraçar a pessoa, escolhe aquilo que vai aceitar. Eu aceito Jesus quando ele se apresenta como Deus de misericórdia que perdoa o pecador, mas eu não aceito Jesus quando ele diz que, quando você olha para uma mulher desejando no seu coração, você já cometeu adultério contra ela. Você aceita Jesus quando ele diz que, verdadeiramente, as prostitutas vos precederão no reino dos céus, porque de fato as prostitutas e os publicanos podem se converter e existem as portas abertas para todas.
Não importa o seu passado, não importa aquilo que você fez; Jesus está sempre, sempre, sempre disposto a acolher você de volta na casa do Pai. Mas você não aceita Jesus quando ele diz: “Vai e não peques mais. ” Então, o herege é assim: o herege escolhe o seu Jesus.
Então nós não vamos repreendê-lo por aquilo que de bom ele diz; não vamos repreender uma pessoa porque ela diz que Jesus é misericordioso. Mas nós vamos, sim, repreendê-lo quando ele diz que não precisa se converter e mudar de vida. Eis aí o significado do evangelho de hoje: nós não somos os donos da bondade, que se os demônios quiserem fazer o bem, louvado seja Deus!
Mas devemos, sim, de alguma forma, repreender ou, pelo menos, lamentar quando uma pessoa não quer abraçar o Cristo total, o Cristo totalizante. Se diz católico, o significado desta palavra. Nós precisamos não do Cristo herético, onde eu escolho; eu preciso do Cristo todo, católico, o Cristo total.
Deus abençoe você. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.