Sociologia no Enem: Novos Movimentos Sociais - Brasil Escola

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Brasil Escola Oficial
Assista à nossa videoaula para entender tudo a respeito dos novos movimentos sociais. Compreenda as ...
Video Transcript:
[Música] Olá pessoal esse é o canal Brasil Escola meu nome é João Gabriel professor de sociologia E hoje nós vamos falar um pouquinho sobre os novos movimentos sociais mas antes de começar a minha aula um convite a você se inscreva no nosso canal deixa o sino ativado para receber as nossas novas notificações se tiver alguma dúvida durante a aula pode mandar um recado aqui para mim [Música] beleza bom pessoal hoje nós vamos falar sobre novos movimentos sociais e antes de gente pensar nesse assunto quero dividir minha aula em algumas partes vamos falar um pouquinho do
contexto né porque novos movimentos depois vamos falar de alguns exemplos práticos aqui no caso do Brasil alguns do mundo e as suas principais características quando a gente vai pensar novos movimentos sociais acho que uma primeira coisa é fundamental dentro do século XX a partir de mais ou menos 1950 Ah o existe um predomínio muito grande da interpretação clássica marxista né sobre os movimentos sociais o chamado paradigma tradicional né dos movimentos sociais ele era muito determinado pela questão da classe social então quando se pensava movimentos sociais se pensava Geralmente os movimentos operários no entanto a partir
dos anos 1950 começou-se Uma demanda para novas questões esse paradigma tradicional começou agora a dar ênfase em novas questões uma ênfase mais na questão cultural por exemplo movimentos de negros movimentos de gays movimentos de mulheres o que movimento gay inclusive Esse foi o primeiro nome né Depois o movimento de LS etc movimento de minorias étnicas essa virada essa mudança né acarretaria uma uma quebra de perspectiva vamos melhor assim dizer sobre esses chamados novos movimentos por que novos porque a partir da segunda guerra mundial nós temos uma dinâmica na Europa bem diferente do que nós tínhamos
antes antes aquela noção de segurança né que a juventude tinha agora é uma Juventude mais instável e é justamente esses grupos que passavam desapercebidos que começam a ser notados então por exemplo quando vamos falar de movimentos sociais dos anos 60 70 nós não podemos esquecer nunca das grandes manifestações de Paris do chamado maio de 1968 o maio de 68 ele foi muito forte porque ele trouxe movimentos estudantis o movimento feminista da chamada Segunda grande onda né o movimento Liberal um movimento negro que nos Estados Unidos tinha uma ênfase muito forte na busca dos direitos ah
civis então quando pensamos esses novos movimentos nós até fomos Além da questão da classe social e isso é uma dinâmica dos chamados movimentos de Cultura né Nós não podemos esquecer também claro nesses anos 60 junto do mais de 68 aí o movimento hiip o movimento da contracultura Ok um exemplo também importante eh para pensar um exemplo mais brasileiro né desses novos movimentos sociais foi junho de 2 2013 geralmente alguns autores colocam até maio e junho de 2013 foram as grandes manifestações da Luta pelo transporte Por que esses movimentos são considerados novos porque eles vão carregar
algumas características que aqueles antigos movimentos sociais ali dos anos 50 60 movimento de classe não teriam mais necessariamente nós estamos falando de uma outra questão uma outra uma outra luta né ou até mesmo assim a gente pode colocar novas perspectivas Ok quando a gente pensa esses novos movimentos sociais nós temos algumas características que fazem eles serem distintos né daqueles antigos movimentos eh dos paradigmas tradicionais por exemplo uma uma questão que é fundamental é que esses novos movimentos tendem a se organizar de modo horizontal ou seja uma característica de horizontalidade e Esse princípio ele é importante
por quê Porque nos antigos movimentos a gente tinha uma espéci de estrutura hierárquica né que separava por exemplo diretores né pessoas que têm cargos os movimentos sociais e a base nesses movimentos não tendem a uma característica principalmente de horizontalidade ou seja sem chefe sem hierarquias uma outra questão é que esses movimentos eles buscam uma certa autonomia autonomia do quê Por exemplo quando a gente pensa em maio Ou pelo menos junho de 2013 quem financiou esses movimentos não existe isso na verdade os próprios grupos auto-organizados T uma autonomia em relação a partidos a sindic ao próprio
estado ou seja são movimentos que são autônomos na sua essência economicamente né enquanto ideias enquanto organização movimentos também que são críticos de instituições porque eles esses movimentos acreditam que essas instituições do Poder como os próprios partidos e sindicatos podem estar também do lado oposto aos próprios movimentos então partidos que supostamente podem usar de oportunismo para gerir as lutas né das ruas etc Então essa é uma inúmera também uma uma característica fundamental desses movimentos quando se pensa nesses partidos nesses grupos tradicionais eles tendem a ser rechaçados Eu até vou lembrar você aí né nosso aluno que
em 2013 teve vários casos de partidos que estavam na rua com suas Bandeiras etc e os próprios Eh sei lá militantes des movimentos autônomos retirando essas Bandeiras Inclusive a força T até brigas etc por isso OK quando pensamos também nesses Nessas questões esses movimentos eles tendem a atingir uma luta mais direta O que que seria essa luta mais direta uma ação direta uma luta mais radicalizada ou seja esses movimentos Eles não têm uma certa ligação com voto eleição necessariamente pode até acontecer de uma hora ou outra né algum indivíduo aí se destacar e buscar um
cargo Mas essa não é uma principal característica portanto Quando pensamos essas características dá pra gente pensar também uma certa tipologia geral O que que a gente pode citar desses novos movimentos que não são aqueles antigos movimentos meramente de classe movimento operário movimento negro Vamos pegar uma característica lá nos anos 60 os Estados Unidos o movimento negro ele não envolvia apenas a Negritude pobre mas também uma Negritude de um modo geral então para pensar em direitos e acessos a várias classes sociais podemos falar do movimento de mulheres e quando falamos também movimento de mulheres negras veja
que nesse caso nós estamos falando de MOV mento interseccional interseccional tá vendo que ele faz uma interseção entre dois grupos mulheres e negros então tem algo em comum entre esses dois movimentos outra característica importante os movimentos LGBT movimentos gays são considerados no mundo movimentos extremamente heterogêneos Por que heterogêneos né porque são movimentos muito distintos movimentos que carregam particularidades em cada lugar quer ver um dado o Brasil mesmo é o país que é mais perigoso para ser transexual no mundo então os movimentos daqui T de ser movimentos que buscam uma certa luta simplesmente por proteção uma
proteção da vida garantia mínima né de existência diferente de outros países onde a pauta e a luta é diferente Ok o movimento estudantil e o movimento indígena também são novos movimentos sociais não novos porque as suas demandas são contemporâneas na verdade quando se fala de questões indígenas ou até estudantis nós demandamos muito tempo mas a forma de organização desses movimentos também são distintos se a gente lembrar dos movimentos estudantis le de 2015 16 das ocupações das escolas aquele movimento Ele trouxe uma demanda uma luta completamente de autonomia de horizontalidade né de um movimento direto que
não atua com lideranças o movimento indígena mesmo movimento que tem no Brasil uma história longa de organização hoje também luta Nessas questões porque luta especificamente sobre questões de Cultura não é classe o índio não é uma classe social mas o índio compõe Na verdade uma luta étnica e uma luta cultural que é característico desses novos movimentos pensando nisso você que tá se preparando pro Enem nós trouxemos uma questão uma questãozinha agora recente do Enem que trata de movimentos sociais fica bem atento no texto base da questão pra gente resolvê-la vamos lá Enem 2017 sou filho
natural de uma negra africana livre da Costa da mina nagô de nação de nome Luisa Marim pagã que sempre recusou o batismo e a doutrina Cristã minha mãe era baixa de estatura magra bonita a cor era de um preto retinto e sem lustro tinha os dentes alvíssimos como a neve era muito altiva geniosa insofrida dava-se ao comércio era quitandeira muito laboriosa e mais de uma vez na Bahia foi presa como suspeita de envolver-se em planos de Insurreição de escravos que não tiveram efeito eh esse texto né Luiz Gama e as principais trovas burlescas de getulino
é um texto que tá nocido em xú um livro maravilhoso de história contada do Brasil social e que ele trata sobre a questões de traes culturais de movimentos negros movimentos escravos né E como que esses escravos eles tinham formas de resistência durante as suas das suas épocas ou seja os escravos utilizavam das suas características próprias de cultura africana para resistir aqui dentro vamos ver a questão Olha só nesse trecho de suas memórias Luiz Gama ressalta a importância dos a laços de solidariedade familiar Quando pensamos em movimentos sociais nós estamos pensando em solidariedade interna na família
nós estamos falando de uma questão de classe ou de grupo cultural ou de grupo étnico Ok então não dá para marcar essa questão letra B estratégia de resistência cultural Olha só o texto ele claramente coloca as características né de quem que seria essa mulher uma mulher que se dava ao comércio que també muito laboriosa veja que a estrutura dela né de questões de Cultura ao que me parece não tá nada de equivocado nela vamos para ser para ver mecanismos de hierarquização tribal em nenhum no texto nenhum momento do texto fala-se sobre submissão dominação de um
grupo para outro letra D instrumentos de dominação religiosa na verdade não existe aqui uma importância desses desses instrumentos na verdade existe uma importância de resistência contra esses instrumentos como o texto fala lá em cima sempre recusou o batismo a doutrina Cristã letra e limites da concessão de alforria não tem nada a ver até porque a alforria nesse momento aqui século XVII era muito incomum no Brasil então gabarito correto a gente pensar aqui estratégia de resistência cultural só dou uma dica final para você resistência de uma cultura não é simplesmente física ela pode se passar por
laços muito sutis e desapercebidos lembremos quando falando de resistência aos próprios suicídios de escravos era vistos como Resistência ou seja para não sofrer se matavam né para sair daquela situação de escravidão belezinha Essa foi a minha dica para você sobre questões de cultura e aí pessoal foi essa a nossa aula sobre os novos movimentos sociais se você gostou da aula deixa um like aqui para mim não se esqueça também de acessar links na descrição para aprofundar sobre o tema e não se esqueça também de nos acompanhar nas redes sociais Facebook Instagram e Twitter um grande
abraço para você e até nossa pra videoaula
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