Fala galera Jesus cop tá começando mais um podcast copiando Jesus É isso mesmo toda quarta-feira nós estamos aqui para falar sobre um tema um tema que eu tenho certeza que vai ser muito relevante aí para sua vida e e eu quero que você ouça tudo que a gente vai conversar aqui com muita atenção e depois você pegue esse link e começa a espalhar pra galera aí mandar nos grupos para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo tudo que a gente faz aqui tem um objetivo deixar você mais parecido com Jesus formar Cristo na nossa
geração é a nossa missão aqui como diz a scop então toda segunda-feira a gente tem o nosso podcast aqui com um convidado uma entrevista testemunhal de muita inspiração a gente se emociona a gente D risada e de quarta-feira a gente decide por um tema pra gente ir fundo aqui num tema juntos às vezes eu tô sozinho hoje eu tô acompanhado aqui reforço pra gente conversar sobre esse tema e eu tenho certeza que você vai ser muito edificado então vamos embora podcast de hoje [Música] Leandro Vieira alegria estar de volta qual se contar qualquer dia se
é o seu vídeo número 10 12 no canal não sei contar o 12 por aí primeiro 12 primeiro podcast foi o 12 Ah tá que eu gravei depois você gravou outro mais um outro ah não não um vídeo do canal no foi quantas vezes apareceu no canal foi o vídeo número 12 mais ou menos ah aquela aquela aquela série lá você não vai morar no céu PR sempr ela viralizou até ela foi boa de ainda tinha espaço no seu dente ainda tinha agora você vi que eu tô mais bonitinho ó fazer propaganda do dos irmãos
lá de Curitiba de frente Tô bonitinho de lado boa boa cara obrigado tá aqui alegria meu irmão Sempre prazer tá aqui desfrutar da comunhão já já lá se vão cada vez que que eu venho aqui eu falo Quantos anos a gente é amigo agora já é 11 anos an último podcast era 10 agora é 11 uma vez por ano a vocês aí estão Crendo pelo menos e vindo aqui provando ó amig somos amigos ainda para quem achava que não é no último podcast nosso teve os irmãos que acharam que a gente tretou assim que o
tema tava tenso no final você me cortou temos que o voo e tal e não sabiam que eu tava quase perdendo não tinha voo muito bom muito bom obrigado e eu queria e que a gente conversasse hoje sobre um tema assim que voltou né a a estar na mesa de discussão vamos chamar assim né que é a questão do Neo pentecostalismo a minha pergunta primeira acho que é importante de até definir o que que é o o Nel Pentecostal porque eh talvez tem pessoas achando que estão num estrutura neopentecostal e não estão tem gente que
está e não sabe o que que é o ne que termo que é esse assim como que como você definiria legal então eu eu acredito que isso não está tão bem definido ainda n é né Eh claro que você vai ter alguns artigos você vai ter esse assunto não é tão recente sim mas por exemplo o neopentecostalismo ele é tanto visto como um movimento social Quanto é visto como eh uma vertente religiosa ou um viés doutrinar assim por dizer por exemplo o neopentecostalismo ele é um movimento social no Brasil ele é resultante Ah quando você
olha pras pras grandes cidades Douglas e e e pras grandes periferias você vê que sempre houve uma atuação muito contundente das igrejas pentecostais clássicas como Assembleia de Deus E tantas outras Depois dessa atuação evangelística dessas igrejas pentecostais clássicas eh nas periferias inclusive é importante ressaltar que o Brasil só não é pior por causa da atuação de denominações como Assembleia de Deus nas regiões mais periféricas mas isso Acabou eh sofrendo uma fusão sincretismo religioso né fusão de concepções religiosas um Brasil muito influenciado pela religião afro somado a um pentecostalismo quer quer ou quer não oriundo dos
Estados Unidos então você tem em tudo aquilo que o americano faz a marca do american dream né a prosperidade essa coisa toda então quando o evangelho chega especialmente nas periferias no Brasil ele também Chega de certa forma marcado por aquilo que nós poderíamos chamar de Teologia da prosperidade sim ok E aí com a mistura sincrética o Brasil é um país único em misturar as coisas né isso até veja o restaurante alguns restaurantes nós que tem comida japonesa churrasco massa Exatamente no mesmo BF exatamente então assim e aí você vai ter o crescimento desse movimento e
o surgimento de algumas denominações em especial hum a igreja Universal do o Reino de Deus e depois todos os desdobramentos que a gente teria disso então o neopentecostalismo Ele também é um movimento social ele de alguma maneira até tem um ponto positivo que é como se alguma coisa de conhecimento chegasse nessas regiões mais periféricas só que já chegou um evangelho comprometido Sim já chegou um evangelho você não diria que é é uma eh uma super ênfase em apenas um aspecto né uma uma super ênfase num num aspecto E aí até um reducionismo como se o
evangelho fosse apenas aquilo Porque eu percebo isso assim que é natural de certa maneira que isso acontecesse porque você tá ali com alguém passando fome passando necessidade em extremo sofrimento financeiro e aí de repente alguém apresenta um aspecto que eh da as escrituras que fala de prosperidade que fala de e e de colher aquilo que você plantou do do do Generoso será abençoado fruto do seu trabalho existe uma Teologia da prosperidade não existe o evangelho da prosperidade são coisas distinas é importante E aí É lógico que eu vou abraçar porque assim em contraponto quando você
pega países orientais você vai ver que eh o oriental tem assim essa essa questão da disciplina muito maior do que a gente E aí você vai ver que a questão da santidade da oração e tal é entendeu É é é muito grande lá para eles por quê Porque é tipo assim responde a isso eu já sou disciplinado eu já seit então essa parte do evangelho para mim fica muito grande entendeu então Eh de certa maneira é uma mega ênfase em uma parte só né isso isso e é esse sentido que talvez tem algum aspecto de
positivo porque o neopentecostalismo ele cresce junto com o Brasil sim então se tornou mais acessível né A o o o cristianismo entre aspas essas regiões mais periféricas então Houve essa mistura eh eu até encontro alguma dificuldade de fechar o assunto porque eu acho que ele não é tão claro então é fusão de concepções religiosas então pra gente definir neopentecostalismo é é sincretismo religioso Essa é a marca do neopentecostalismo ele tem a ver com o movimento social no Brasil e ele tem então esse cunho doutrinário então aí nós começamos a misturar as coisas e aí hoje
a gente já tem algo que é que eu diria que é um neopentecostalismo gourmetizado Douglas Então você ainda tem esse tipo de neopentecostalismo periférico que aí ele ele é realmente empobrecido no entendimento ele tem só esse cunho de melhorar a vida do ouvinte mas isso tomou uma forma mais gourmetizada hoje você tem ah grande grande avanço do neopentecostalismo no meio também de pessoas mais cultas de pessoas que T mais Posses aí o diálogo o discurso é outro já tá mais relacionado com alta performance que é aquilo que conversávamos há pouco então o neopentecostalismo é sincretismo
religioso são fusões de concepções religiosas Então você tem uma mistura de cristianismo com as religiões afros e várias outras coisas que acontecem nasceram denominações inteiras que são baseadas nisso então Eh por exemplo o uma coisa que eu penso que é muito essencial tem um texto em Deuteronômio Capítulo 22 bem interessante do versículo 8 ao 10 tem um texto que naturalmente ele é uma lei ali pr pra agricultura de Israel Mas eu acredito que a gente pode fazer uma aplicação sem ferir Ah o contexto esse texto de Deuteronômio 22 verso 8 910 Ah diz o seguinte
não semeará a tua vinha com diferentes espécies de semente para que não se degenere o produto da vinha e e o seu resultado então basicamente Deus proibiu o seguinte se você vai usar uma uma uma lavoura você vai plantar alguma coisa Não misture as sementes e tinha uma razão específica por quê Porque as Primícias eram sempre oferecidas a Deus ou seja se eu misturar sementes eu vou estar oferecendo algo híbrido ao Senhor Entendi então assim não é uma metáfora que é muito comum do NE o pentecostalismo esse tipo de aplicação por quê Porque nós podemos
ver na parábola do semeador em Mateus 3 Jesus comparando a pregação do evangelho como alguém que semeia e nós vamos encontrar no Novo Testamento por exemplo em primeira Coríntios Capítulo 3 Paulo comparando a igreja como a lavoura de Deus sim sim então o que eu quero dizer com isso o neopentecostalismo está Produzindo um tipo de crente híbrido ele é meio crente meio ímpio porque ele diz abraçar algumas verdades do Evangelho mas sua vida é norteada pelos valores dessa era perversa então aqui já é o spoiler da nossa conversa porque para mim esse é o principal
problema do neopentecostalismo então assim Paulo também vai dizer que o ministério dele era alguém que oferecia oferta ao Senhor então ele tá ele inclusive ele fala que os gentios eram a oferta do ministério dele a Deus S como eu vou apresentar híbridos ao Senhor uhum entendi não o evangelho fala de regeneração Então hoje o que que é muito comum no neopentecostalismo gourmetizado o neopentecostalismo periférico ele é literalmente essa coisa que virou meme no Brasil e a gente tá cheio de de de contas aí no Instagram para se divertir que é coisa que chega a ser
como como os antigos diziam Tem que rir para não chorar então isso é muito fácil de ver é empobrecido culturalmente é ignorante mas o neopentecostalismo gourmetizado Douglas ele mistura sementes ou seja é um pouquinho de evangelho um pouquinho de alta performance tá um pouquinho de evangelho um pouquinho de misticismo e aí ele tá produzindo um tipo de Crente e e ele também acaba conferindo segurança de salvação para pessoas que não t evidência de salvação então uma coisa muito comum no neopentecostalismo gourmetizado n barra Church E aí a gente vai melhorar a crítica aqui já já
Douglas porque ele produz um tipo de discípulo híbrido não são pesso que demonstram o caráter de Cristo não são comunidades que são saudáveis então a gente tá realmente diante de um problema muito grave por quê Porque a Gente Tá misturando a semente Ok evangelho e mais um pouco de vãs filosofias humanas sejam elas de qual natureza for que tá produzindo um tipo de lavour um tipo de povo um tipo de igreja entre aspas Então isso é realmente complicado e é interessante o que você tá dizendo porque realmente por que que há uma e uma alteração
por exemplo se a gente pegar esse exemplo que você tá dando da da Agricultura né então hoje por você vai no na no mercado você tem uva sem semente né você consegue lá uma melancia sem semente e então eles estão falando Poxa várias frutas você vai comer tem muito agrotóxico tem as coisas mas por que isso acontece porque isso gera um crescimento mais rápido né então quando uma mentalidade marqueteira entrou na agricultura né começou então a própria agricultura gerar veneno eh e isso que eu percebo que aconteceu o market entrou então quando eu comecei a
aprender sobre marketing uma das coisas mais simples do marketing é a seguinte você tem que saber quem é seu público alvo Então você faz uma análise dele ali eh e aí o que ajuda muito a vender você descobr duas coisas quais são as dores deles e quais são os sonhos Dele hum se eu der uma um alívio às dores ele vai comprar Se eu der uma solução ou ou Como alcançar o sonho ele vai comprar e aí eu começo a organizar então eh não ao redor da Verdade mas da necessidade dele entendeu E aí eu
percebo que o neop Pentecostal comprou essa lógica né ele adota essa lógica pensando Poxa a gente quer trazer mais gente a gente quer evangelizar o Brasil a gente quer alcançar e as pessoas então a pergunta é o que que elas querem vamos oferecer para elas misturando sementes né Qual é a dor delas Entendeu Qual qual é a dor delas então né vamos vamos então Eh tirar essa dor dela entendeu E mesmo que a Bíblia não esteja falando exatamente isso né E aí é o que você falou eu tenho metade essa isca e metade o evangelho
e eu fico tentando só que se eu trouxe com essa técnica eu tenho que sentar com essa técnica sim então eu preciso manter porque se vamos dizer que alguém fosse lá e fizesse um evento evangelístico que parecesse aquilo aí a pessoa chegou beleza mas aí ela entra na realidade e aí fica se quiser beleza mas aí eu preciso sustentar com essa técnica né E aí tem gente a 10 15 20 anos né Eh comendo essa mesma coisa né que tem a ver com ela ainda no centro da vida dela né não entendendo Jesus como Senhor
eu ainda preciso ficar fazendo as vontades dela né e chamando de evangelho perfeito nesse texto de Deuteronômio Douglas ele é tão interessante eu vou ler o texto aqui pra gente fazer e essas aplicações então a a maneira com a qual você colocou para mim traduz muito bem aquilo que eu tava procurando encontrar as palavras corretas então em Deuteronômio 22 eh Onde nós encontramos essas três leis elas são interessantes elas forem aplicadas à luz do novo testamento ah ah o verso Oito diz assim quando edifices uma casa nova farás no terraço um parapeito para que nela
não ponhas culpa de sangue se alguém de algum modo cair dela nove não semeará a tua vinha com duas espécies de semente para que não degenere o fruto da semente que semeaste e A messe ou a novidade da Vinha 10 não lavrará conjunta de boi e jumento então é interessante se a gente aplicar isso sem ferir o contexto que são leis práticas para vida e pra agricultura e paraas questões civis primeiro então como a gente começou com o verso n misturar a sementes produz uma lavoura híbrida nós estamos misturando o evangelho e vãs filosofias humanas
sincretismo fusões de concepções religiosas Essa é a marca distintiva do neopentecostalismo ok um pouco de evangelho e um pouco de vãs filosofias segundo ele diz que quando você construísse uma casa você tinha que construir um parapeito enquanto estava construindo ela para que alguém desavisado porventura não caísse e você seria culpado do sangue daquele ignorante se a gente aplicar de novo ao fato de que a igreja não só é comparada com uma lavoura mas também com um edifício sei nós podemos falar que o parapeito é a ortodoxia nós podemos falar de um tipo de proteção nós
somos responsáveis pelas pessoas que congregam conosco como pastores locais isso que você disse né eu declarar você tá salvo é muito grave is é uma das Quedas mais terríveis né alguma coisa pior do que você conferir certeza de salvação a alguém que está debaixo da Ira de Deus Douglas porque esse alguém frequenta um templo religioso e escuta um evangelho que é híbrido então então assim o parapeito é ortodoxia OK E aí depois no 10 ele diz então não lavrará conjunta de boi e de jumento eu sempre também gosto de novo dessa aplicação que sem ferir
o contexto gente você não podia colocar animais de diferente estatura para ar a terra era o julo desigual né o julo desigual por quê Por uma coisa primeiro óbvia se você colocar um boi um animal de maior estatura e força do lado de um jumento para ar a terra o boi vai estrangulá-lo porque a canga né o julo porque e o jumento tem de aí para trás né sim e o boi pra frente Cristo nos convidou a tomar o seu julgo isso ou seja o problema é que nós não somos da mesma natureza dele porque
estamos ouvindo o evangelho híbrido a gente não tem estatura espiritual para caminhar ao lado do Senhor no dia do sofrimento porque a gente ouviu um evangelho que inclusive já que Eu mencionei o grande slogam da Igreja Universal inclusive em outros países Ela é conhecida como pare de sofrer Isso é o neopentecostalismo que cresceu como movimento social periférico o gourmetizado alta performance não tem esse esse cunho negativo tem uma conotação positiva Hum entendi entendeu tem uma diferença aqui é porque um era o vamos tirar o sofrimento e agora vamos realizar o sonho né pronto perfeito é
A Outra Face do marketing né perfeito então é interessante de pensar que esses cristãos híbridos oriundos de um evangelho híbrido não caminham ao lado do Cristo de Deus frente ao sofrimento as angústias a complexidade da existência porque eles ouviram um evangelho híbrido então sem de novo ferir o contexto que o neopentecostalismo faz isso traz muitas interpretações que não encontram Amparo nenhum nas escrituras Então são leis práticas para Israel Mas elas são perfeitamente aplicadas a essa verdade da realidade espiritual da Nova Aliança Então se a gente pegar essa deixa eu diria o seguinte pensando no parapeito
na proteção ortodoxia Cristã então uma coisa que tá muito comum Quando eu abro a caixinha de perguntas no Instagram acabei permanecendo no Instagram né lutei um pouco Fiquei um tempinho fora Fiquei quieto permaneci T um pouquinho mais mais off mas assim até porque eclesiologia é uma paixão que eu tenho então a maior parte das perguntas que eu recebo Douglas é Indique uma igreja Saudável em então eu fiz isso muitas vezes mas eu confesso para você que eu tô desgastado por quê Porque eu quero mesmo que as pessoas tenham capacidade de identificar o que é uma
igreja saudável ah dias atrás eu dizia que o caos é tão complexo que a gente criou um termo incoerente Igreja Bíblica Igreja Bíblica é tipo redundante né para não dizer incoerente sub para cima né né ou é igreja uhum ou não é então assim primeira coisa nós poderíamos o parapeito a ortodoxia a história da igreja nós poderíamos tão somente olhar para trás pra história da igreja e ver aquilo que ficou estabelecido ao longo de toda a história Claro a gente vai falar da doutrina Apostólica depois nós vamos falar dos grandes concílios e depois a gente
pode falar da reforma protestante que por exemplo definiu como uma igreja verdadeira três marcas básicas primeiro correta pregação das escrituras segundo correta administração das ordenanças seia e batismo terceiro correta aplicação da disciplina etica eclesiástica Então hoje a gente não tem capacidade nem de identificar isso para saber se é uma igreja local então lógico Ah o neopentecostalismo tá virando um Espantalho interessante também que a gente fica lutando com espantalho sem encarar que muita gente que sofreu e é um tema que eu acho que a gente tem que entrar e de fato sofreu abuso religioso sim sim
é verdade também que essas pessoas também cooperaram com a construção desse sistema que elas também se beneficiavam dele então então Isso demonstra a depravação do coração delas Então precisamos voltar pra correta exposição das escrituras do Evangelho mas aí a gente já tem um problema de fundamento porque o que é o evangelho então a gente já tem antes de entrar nessa eh uma coisa que eu observo porque a pessoa pode estar pensando aqui eu sou fruto disso ou não né e eu sou um híbrido é pois é uma pergunta importante eh eh e e uma das
questões voltando na ilustração da da Agricultura né que eu percebo é qual é a diferença daquela uva natural orgânica né de uma semente só e aquela uva modificada né é não ter semente né então uma só serve para consumir e a outra serve para reproduzir né a real ela tem semente dentro ou seja ela tem algo dentro dela que produz outra árvore que continua o processo né então o que que eu percebo isso são igrejas lotadas de consumidores tanto que a gente tem medo de várias ideologias e tal e sim tem várias ideologias tem gente
tomar muito cuidado Mas tem uma que a gente ignora que é o materialismo e o consumismo isso entendeu que para mim é a que mais influenciou a igreja nessa última temporada mais do que as outras ideologias que a gente tá tão com tanto medo que entrem na igreja mas tem uma que já tá lá sim nós estamos com igrejas lotadas de consumidores entendeu que são o quê pessoas sem semente entendeu pessoas que organizaram sua vida para ficar agradável ficar facinho de mastigar mas ela não tem um elemento ali dentro que é cara que que precisa
aí pra gente dar continuidade nisso E aí eu queria te fazer uma pergunta assim porque quando quando alguém pergunta cara como é que eu acho uma Igreja Bíblica uma igreja né igreja B uma igreja saudável vamos chamar assim uma igreja saudável é em tal localidade e a verdade é que chega alguns momentos você fala cara talvez nessa cidade não tenha talvez em algum lugar não tenha né e eu eu em cidades do interior menor alguns lugares pode acontecer de não ter né E e aí eu queria te fazer essa pergunta assim e a e a
críticar o outro lado não não não existe às vezes um movimento de algumas igrejas saudáveis sendo um pouco elitista e e parando o processo de de expansão missional a apostólico que faria com que a gente tivesse mais igrejas saudáveis ou ou você acha que é uma Utopia assim eu não saberia dizer porque você tem um um um movimento do Neo Pentecostal e do próprio pentecostalismo que era meu amigo avançar e falar cara nós vamos estar em todos os municípios do Brasil e vamos embora e tal eendo tal e aí nos Trancos e Barrancos né E
aí Abrindo mão de algumas outras coisas e tal mas não sei eu eu eu sonhava com uma igreja um pouco mais fértil nesse sentido discípulos fazendo discípulos né é Não deixa de ser um problema porque a gente teria que encarar a estatística de que as igrejas tradicionais e aqui eu quero fazer referência as igrejas mais verdadeiras e saudáveis elas não cresceram muito significativamente me parece que de uns anos para cá há um interesse maior pela saa doutrina pela boa teologia E aí de fato essas igrejas que aí é o contexto nosso a família dos que
creem em Curitiba família de zus scope em São Paulo eu acho que de alguma maneira E aí aqui os irmãos por favor não considerem que essa fala tem alguma vaidade porque não de alguma maneira que aí é um ponto que eu quero falar a gente tenta dialogar com a tradição e com a ortodoxia isso mas tenta um esforço maior de falar com a nossa geração de ser contemporâneo o que algumas compreensível né isso que algumas igre compreensível não compreend é dê para compreender o que você tá falando é é é inteligível né enfim eh o
que algumas igrejas parece que ficaram muito fechadas mesmo lutando tanto em defesa da ortodoxia Talvez esse tenha sido o problema de Éfeso quando Jesus repreende essa igreja no Apocalipse né ela se opunha aos falsos Apóstolos ela mas ela foi perdendo aquele fervor aquele zelo pelo senhor uns pelos outros e tal interessante Então Talvez seja uma coisa a se pensar e eu acho que ah algumas igrejas das quais ah as nossas igrejas locais que somos parte do Pastoreio delas e tantas outras que nós poderíamos mencionar há Muitas igrejas boas e saudáveis no Brasil elas parecem estar
com uma resposta muito coerente que elas TM esse link com a ortodoxia o para peito a tradição da igreja e elas se empenham para traduzir o evangelho pra língua dos homens do seu tempo não estão tão presos a discussões acadêmicas que no chão da vida não tem muita praticidade eu eu assim fui muito impactado eh com o TIM Keller é é é o nome né Douglas é não porque era isso né cara tipo assim alguém plantando uma igreja no centro de Nova York é num lugar mais inóspito pra igreja nascer que dificilmente sobrevive entendeu E
e aí o cara sem fiel à aquela ortodoxia né você não vê ele deslizar al na interpretação de um texto você v aquela tentativa de fidelidade mas ele sofria ele sofria crítica de uma ala mais conservadora né com certeza por quê Porque aí na pregação exato você vi ele citando Frozen entendeu mas também um um um filósofo ateu Na tentativa de captar a atenção né No que era a interpretação daquele texto Então eh para mim Esse é um dos grandes nomes que consegir isso PR para não dizer que não fizemos o registro igreja centrada tem
que ser livre de cabeceira de qualquer pastor dessa geração timoe Keller livraço Dispensa comentários Mas voltando ao ponto ah então ah marcas de uma igreja verdadeira correta pregação do evangelho e aí não é demais falar que nós temos que nos voltar aos fundamentos do Evangelho correta administração das ordenanças batismo e seia e correta aplicação da disciplina eclesiástica essa terceira não existe mais isso tá escasso sim então assim e aí nós então nós temos recebido muitas pessoas assim como vocês Douglas oriundas do neopentecostalismo então ah em grande parte é um processo de reev angeliza sim sim
dessas pessoas ah agora aqui eu também quero a a a louvar a soberania de Deus porque muitas pessoas foram salvas sim porém elas não estão desenvolvendo a sua salvação elas são eh cristãos infantis eternamente parece porque ficaram ali presos Ness estrutura que infantili isso exatamente que é outra característica é do do neopentecostalismo então assim ah eu acho que ainda a gente tem que falar do movimento seeker sensitive que é um termo Ok falado lá nos Estados Unidos já já a gente chega nisso mas assim eu particularmente tenho elencado três características básicas de uma igreja neopentecostal
então primeiro descolamento da tradição Cristã segundo recorte doutrinário terceiro misticismo então dito de maneira objetiva principal e primeira característica do neopentecostalismo não responder a nenhuma tradição Cristã robusta uhum não é relacionado com nada por exemplo Ah eu sou um reformado calvinista nós não estamos dizendo que arminianos clássicos são neopentecostais de maneira nenhuma H uma confusão nisso não na verdade o neopentecostal ele nem sabe o que é sabe o que é essas duas pessoas nem sabem quem são essas duas pessoas Inclusive tem um desprezo por qualquer distintivo teológico que cause algum constrangimento por quê Porque a
gente tá pensando em coisas que a pess que as pessoas possam consumir que não exijam reflexão que é o pragmatismo como você falou são essas consumismo pragmatismo utilitarismo essa coisa do mercado na igreja então assim descolamento da tradição Cristã chega numa igreja local e pergunta Cadê a Confissão de Fé de vocês vocês respondem a qual tradição Cristã porque vocês não podem estar Descolados da história da igreja isso vai fazer E aí você percebe uma coisa muito curiosa que o neopentecostalismo é que trouxe a tona Essa visão equivocada de apostolado porque se eu sou um Apóstolo
eu tenho a própria visão a própria Interpretação da Bíblia eu não estou sobre a doutrina dos Apóstolos eu estou sobre a doutrina do meu Apóstolo entendi e ele se dá a liberdade de dizer isso Tá Mas vocês respondem a qual tradição então é comum você perceber que as pessoas não se preocupam mais que os pastores não se debruçam não se esam no ensino das escrituras como Paulo diz que é exigência básica para um Presbítero não leem mais não estudam mais não preparam sermões tipo O cara chega L um texto fala um monte de asneira Essa
é uma das coisas que correta a pregação das escrituras né que é a ideia da pregação expositiva tão defendida no meio reformado e nós temos tantos irmãos agora conosco reverend er Dan Dias Lopes já tocou nesse ponto aqui mesmo ou o Dr Martin Lloyd Jones aquela regrinha básica Lê o texto explica o texto aplica o texto fica no texto em nome de Jesus não a mensagem nasce na cabeça do cara tipo eu vi alguma coisa durante o dia ou a semana Cara eu já ouvi muitas e muitas vezes a frase Cara eu já tenho o
sermão Eu só preciso do texto bíblico você di meu deusa até assim meu Deus literalmente eu tenho uma ideia que nasceu na minha cabeça e eu vou paraas escrituras E aí você percebe Justamente que esse é o segundo ponto eu vou ali tentar ah suportar ou sustentar a minha ideia então primeiro descolamento da tradição Cristã Ok Ok eu sou um calvinista reformado então claro que eu acho que é a melhor maneira de interpretar as doutrinas cristãs mas reconheço armos arminianos clássicos como irmãos e há muita gente sincera né a gente tem muitos bons arminianos no
Brasil não tem tanto material Parece que agora tá chegando mais né então eu não tô nessa crise não é eu acho que o problema não é esse ah mas o seguinte Mas responde a qual tradição Cristã uhum entendeu você is é o metodismo é enfim não necessariamente você precisa estar ligado à denominação chamar isso né que supostamente é detentora daquela tradição Cristã não não de forma nenhuma então assim primeiro descolamento da tradição da igreja não responde a nenhuma tradição teológica robusta Ortodoxa já testada na história da igreja como verdade ou ah saudável segundo recorte doutrinário
então eu tiro uma parte das escrituras trago hiper ênfase sobre aquilo e chamo isso de visão Entendi então assim eu digo se você chega numa igreja e na classe de de membresia se é que tem algum processo de membresia você não escuta as doutrinas fundamentais do cristianismo mas sim a visão da igreja corre e leva o maior número de pessoas dali para uma igreja saudável porque vai dar errado então a gente simplesmente Ah qual é a visão da igreja querida a visão da igreja é uma só a gente sempre enfatiza isso Deus é monotemático o
assunto de Deus no mundo é o evangelho Então qual é o tema da igreja o evangelho a igreja é mono temática a gente pensa H fazer um parêntese aqui Alguém me disse tempos atrás pastor a igreja precisa falar mais sobre racismo eu falei jamais e a pessoa me olhou com aquela cara de que isso que que insensibilidade a igreja precisa falar mais sobre isso eu falei a igreja precisa falar mais sobre o evangelho e o evangelho de Cristo tem algo a dizer sobre cada aspecto da realidade e todas as angústias dessa sociedade então não podemos
perder de vista Deus é monotemático o assunto de Deus no mundo é o evangelho isso fica claro quando o espírito desce em Pentecostes a igreja nasce Ok ali e homens de todas as nações debaixo da terra escutam o evangelho em sua própria língua o que que tá acontecendo é similar ao que ocorreu em Babel em Babel todos tinham uma própria língua Mas eles tinham um intento rebeldia contra Deus então Deus desce e confunde as línguas OK depois atos do de novo todas as nações da terra estão Reunidas Deus desce e fala na língua dos homens
de maneira que eles ficam perplexos porque cada um entende as maravilhas de Deus o evangelho na sua própria língua ok e quando Retornam paraas suas terras eles Retornam conversando sobre o tema de Deus no mundo o evangelho Deus é monotemático a igreja é monotemática então se eu dou ênfase a visão da igreja não que a igreja não tenha uma forma de se administrar Douglas e de viver sua eclesiologia todas as igrejas locais têm sua própria cultura e até ênfases eh temporárias por exemplo estamos um trabalho aqui em um bairro então nós estamos cuidando dos orfos
aí a gente pegou os refugiados e existe aquele período de uma ênfase maior mas o que suporta tudo isso que nós estamos fazendo tudo isso é o Evangelho é o evangelho então descolamento da tradição Cristã recorte doutrinário você pega uma parte das escrituras diz ter sido iluminado por Deus e cria uma visão de igreja na verdade é uma estratégia Empresarial de crescimento E aí vai virar máquina de moer gente essa é a história de muitas denominações neopentecostais no Brasil e a razão por ter muitas pessoas machucadas e feridas com a a religião e por fim
o misticismo que é muito comum no meio neopentecostal a necessidade do ponto de contato Isso é uma negação direta à obra Redentora de Deus porque Paulo disse que só há um mediador entre Deus e os homens a saber Jesus Cristo homem mas o que é muito característico no neopentecostalismo e que mantém as pessoas debaixo de opressão e de abuso a necessidade do ponto de contato que que é isso no neopentecostalismo periférico E eu tô achando os melhores termos porque eu acho que isso não tá bem ainda definido é o patuá evangélico é a ruda que
você leva pra casa é o copo com água ponto de contato vai ser um objeto vai ser alguma coisa isso isso já na outra versão mais gourmetizada é o apóstolo é a paternidade espiritual Uhum eu dizia hoje eh hoje não dias atrás e É cômico alguns anos atrás Um irmão que eu conheço ele foi deixar uma denominação neopentecostal abusiva mas esse pastor dele me conhecia e sabia o quanto eu me opunha a isso e sabia que se ele agisse errado com esse irmão eu iria confrontá-lo aí o irmão veio conversar com ele pastor Apóstolo eu
vou sair da igreja né e aí então esse Apóstolo falou assim para ele olha te amaldiçoar eu não vou que ele sabia que ia dar ruim aí ele passou a mão no cara assim mas eu retiro a minha paternidade ele falou assim agora é você e Deus Até que enfim 2000 anos que o novo vivo caminho tava aberto só agora o cara tem acesso ao pai então gente como que em 2024 a gente acha normal isso as pessoas eu per Você não tem internet você não tem Google em casa você não consegue perceber então assim
mas eu tenho uma necessidade de um ponto de contato de mediação além de Cristo sim ah porque a gente tem essa busca desenfreada por poder por eh então assim e e Em contrapartida né porque você tem aqui desse lado uma busca desenfriol você tem alguém que não quer morrer sim porque usando usando Israel né isso mo sobe lá busca ele e Deus não fale com a gente para que não morramos e essa eu lembro uma vez o Rodolfo falando isso e eles estavam certo porque toda vez que você chega diante do Senhor alguma coisa morre
em você sim né então eu não quero morrer e tem alguém buscando por poder aí essa é a química perfeita né porque aí seja o meu Messias seja o meu guru aí né exato exatamente E aí você percebe o como isso bagunça a mente e a alma das pessoas Douglas nós recebemos irmãos que acreditam que tinha um demônio escondido num quadro na casa dele você diz que Bíblia que você tá lendo o ponto de contato olha mal também entendi isso E aí porque o diabo é muito importante para os neopentecostais né Eu costumo dizer que
aí você descobre Esse é o ponto principal aqui dessa vertente nenhuma ideologia ela subsiste sem um inimigo não tem como sim por exemplo falando de política os Estados Unidos é a potência bélica que é por causa dos russos né naquela série eh stranger stranger things é o cara fala em inglês é isso aí gente coisas estranhas tô no Brasil série coisas estranhas é que então assim é interessante que você vê que tem lá aquela realidade paralela e é spoiler mesmo tá 20 anos se você não assistiu ainda não há saída para você mas há uma
realidade paralela ali que depois a Vão descobrir né mas durante boa parte da série se você lembrar Douglas e as coisas estranhas que estão acontecendo é os russos é os russos então foi se criando uma ideia na mentalidade norte-americana eles estão vindo então nós precisamos os preparar belicamente Então esse é o modelo pelo qual uma ideologia se se equipa para triunfar para e eh crescer então assim de certa forma o neopentecostalismo é uma ideologia e uma ideologia é nas palavras de David coses no visões e ilusões políticas livraço fica a dica aqui me agradece depois
Ah ele diz que a ideologia é uma tentativa de ler o mundo é uma cosmovisão é uma meta narrativa sim assim como a meta narrativa Cristã né criação queda Redenção consumação Há outras tentativas de meta narra então nisso você cria uma ideia e a ideologia tá tentando identificar o que é o homem o que é a criação o mundo qual é o problema do mundo qual é o inimigo é qual é o inimigo Ah o inimigo É esse aqui tanto que aí vai desbocar em qual é salvação né isso aí quando eu identifico o inimigo
identifico o redentor então aí normalmente o redentor é quem a cobertura Espiritual do apóstolo da daquela denominação daquela igreja local da e as pessoas vão estão vivendo anos porque elas temem elas temem romper e elas F tudo baseado em muito medo né e elas ficam completamente infantilizadas Douglas estão com medo aí e se fazia Retiro para queimar camiseta da marca x porque essa marca fil do dido Filho do Diabo filho do dido filho do dido né então isso É cômico Mas é verdade nós passamos por isso sim você queimou uma camisa do filho do dido
deixa nos comentários aqui cara e ainda conversava ontem com com um irmão que me disse é eu uma vez num Retiro desse numa oração de renúncia de herança não sei meu Deus do céu que confusão e e não podia cruzar os braços eu cruzei o brao porque demônio entrava daí eu cruzei os braços o o cara que tava olando passou deu um tapa na minha mão des cruza esses braços porque é legalidade Entendi então assim gente é é É cômico não é ao contrário né se não fosse seria cômico então de novo descolamento da tradição
Cristã recorte doutrinário onde se constrói uma pseud visão e misticismo a necessidade sempre de ponto de contato para que eu tenha acesso a Deus as coisas espirituais é uma negação Direta do Evangelho isso né e uma um dos pontos que eu vejo assim é eu vejo que tem dois tipos de liderança né eu vejo tem uma liderança eh eu vou chamar assim maléfica né no sentido de a pessoa até sabe o que ela tá fazendo e ela continua porque ela quer poder quer a grana quer Eh abusar e tal e eu vejo uma liderança ignorante
né que até aprendeu assim e às vezes tá na boa intenção porque ela quer evangelizar sua cidade ela quer ganhar as pessoas para Jesus e ela vai usando esses tipos de método e eu que e eu vejo que um dos principais problemas agora falando dessa segundo tipo né e do Ignorante é uma visão errada do que é sucesso que passaram para ele sucesso ministerial e para muitos sucesso ministerial é o número de pessoas que alcança isso então eu penso Poxa tô fazendo isso aqui e tá vindo cada vez mais pessoas para Jesus Poxa Deus deve
estar feliz com isso aqui vamos continuar e vamos alcançar mais pessoas para Jesus né sendo que sucesso ministerial Não é quantas pessoas vê para Jesus mas quanto de Jesus é formado nas pessoas né então é 100 pessoas ali com você que se parecem com Cristo tem mais sucesso do que 1000 pessoas Reunidas num prédio que não Estão interessados em se parecer com Cristo né então eu acredito que a gente precisa de uma reforma do que que é sucesso para Deus da igreja que que é sucesso e aí você lá usando o exemplo lá de trás
né é Cristo querendo ser semelhantes tomando o julgo dele né então Sucesso é maturidade né sim sucesso até até faço uma uma brincadeira com quando eu tô falando com líderes que é então eu coloco aqui um casal e falo ó esse casal aqui teve 150 filhos é morreu 147 né mas eles tiveram 150 filhos vamos aplaudir eles isso é sucesso para nós não é sucesso seria eu falar esse casal aqui teve quatro filhos sim e e eles são os quatro casados um é um médico um advogado o outro é um pastor e o outro é
um Engenheiro aí Isso aqui você chama de sucesso então por que que na igreja a gente acha que é sucesso ter lotado prédios ter lotado prédios e praticamente só adicionado ao número de desviados porque ninguém foi cuidado ninguém foi discipulado não demos continuidade evangelizado né nós poder se a gente fosse lá atrás Então eu acho que a gente precisa de uma redefinição porque eu vejo que tem pessoas sinceras né E às vezes você pode estar sinceramente enganado mas pessoas sinceras dizendo cara eu queria ganhar a cidade para Jesus S eu seesse esseo ido aqui a
galera vem né só que sabendo que no fim das contas você não vai ter nenhum tipo de sucesso de e e nós conhecemos igrejas em processos de revitalização e outrora nós no início da conversão Bras muito marcado por neopentecostalismo então assim nós também fomos influenciados por isso agora assim eh embora haja essa ignorância há também Talvez um tipo de altivez talvez não não não não uma altivez do assim intencional mas é o desprezo pela história da igreja de novo a discussão do parapeito tá tá trabalhando na edificação de um edifício constrói parapeito ou seja tenha
cuidado e o que é o cuidado é reconhecer que há 2000 anos de história para trás e que Deus já tem dado ao seu povo então não preciso Reinventar a roda e é o que os neopentecostais sempre estão fazendo inclusive eles mantém o povo com essa tal novidade não agora essa conferência desse ano vai ser a não agora do ano que vem nunca chega você entendeu o rompimento o ano do rompimento né nunca rompe Mas você vai nutrindo as pessoas com aquilo então assim de novo por exemplo as escrituras vão dizer em Efésios 1 1
12 1 que Deus ah redimiu a igreja para o louvor da sua glória então se a gente volta tanto pras escrituras doutrina Apostólica Efésios 1 quanto pra história da igreja o catecismo de Westminster na sua primeira pergunta vai dizer qual é o fim principal do homem e a resposta o fim principal do homem é glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre então é um desprezo de tudo aquilo que já foi produzido por Deus por intermédio do seu povo ao longo da história aí Nós criamos essas falsas linhas de chegada que na verdade são oriundas de
uma visão de mundo material lista pragmática e Consumista então isso aqui é sucesso então Ah eu sempre também digo isso você não mede o sucesso de uma igreja local pelo número de pessoas que estão Reunidas mas sim pela estatura espiritual dessa congregação pelo quanto de Cristo Já há formado neles porque eu conheço igrejas neé pentecostais com 3 4 5.000 membros que são versário Douglas as pessoas não têm capacidade de ter uma discussão sobre nenhum tema pertinente do cristianismo eu não estou falando aqui de eruditismo de academicismo não de coisas que são essenciais paraa nossa fé
e aí de novo voltando ao que você falou daí o termo seeker sensitive que é traduzido literalmente sensível ao que busca então nos Estados Unidos teólogos norte--americanos falaram desse modelo de igreja que é sensível ao que busca é é é até é busca por Sensações né é aqueles que são os buscadores de sensações isso E aí tem a ver com os estímulos sensoriais e tal já chegamos nisso mas ou seja ah a gente começa a fazer igreja para incrédulo isso não há nada mais desviado a igreja Deixa de ser uma comunidade para a glória de
Deus e se torna uma comunidade para incrédulo sempre com o apelo do qu Douglas de evangelismo e talvez o que eu vou dizer aqui soue como chocante para algumas pessoas mas o alvo principal da igreja não é o evangelismo é a glória de Deus naturalmente uma coisa tá relacionada à outra mas é a glória de Deus nós pregamos sim o evangelho mas as pessoas começam a pensar no seguinte a igreja não pode ser tão ameaçadora para os in crédulos não a igreja é altamente ameaçadora Nossa mensagem a A W Tozer diz é uma das citações
do meu livro Evangelho completo A W toer diz nós somos profetas não diplomatas nossa mensagem é um ultimato não um pedido de acordo o Evangelho é um ultimato aos homens então a gente tenta não deixar ameaçador a igreja aí volta naquela discussão do nosso podcast anterior da estética e aí a estética começa a ser pensada que não é uma coisa propriamente dito essencial não tem nas escrituras Que tipo de estética a gente tem que usar no local de reunião da igreja não existe isso nós sabemos Mas por que que a estética ela reproduz as mesmas
dinâmicas de mercado as mesmas dinâmicas das baladas onde a gente vai em busca do que você pontuou nós não queremos mais sem sentido nós queremos sentir Então o que é o neopentecostalismo nesse sentido ele é a prostração completa ao Espírito pós-moderno entendi porque como a pós-modernidade foi definida por Jean leotard um dos principais filósofos franceses da pós-modernidade ele disse eu defino o indivíduo pós-moderno como alguém incrédulo às metas narrativas Então os pós-modernos os pós-modernistas melhor dizendo pós-modernos somos todos que estamos aqui nessa época pós-moderna Mas pós-modernistas seria viver de acordo com essa ideologia de mundo
ã os pós-modernistas não acreditam em meta narrativa porque olhando pra história eles pensam todas as vezes que a gente tentou achar uma verdade absoluta seja na Idade das Trevas com a Igreja Católica Romana no governo Ou seja no período do Iluminismo onde depositamos a esperança salvífica na ciência na economia na política acabou em grandes terras em cruzadas em Matança em ódio então o movimento pós-modernista é não tem meta narrativa não tem absoluto portanto essa geração não procura mais sentido que é justamente o que as escrituras dizem então é tão simples alguém saber como Qual é
a vontade de Deus para a minha vida simples que você viva para o louvor da sua glória é muito objetivo Douglas as escrituras são Claras repito Efésios 1 1 12 1 14 catecismos de Westminster primeira pergunta então assim a gente não quer mais sentido nós queremos sentir sim e aí você vê que a igreja pegou essa estratégia de mercado uhum cara precisamos de estímulos sensoriais as pessoas carecem disso e elas não querem mais nenhuma meta narrativa elas querem ter as suas próprias narrativas então aí você não tá por exemplo o culto Cristão Não se preocupa
mais em contar a meta narrativa de Deus a história da Redenção a gente tá preocupado em que as pessoas tenham a sua própria história que daí tem a relação com a aut performance construa o seu futuro construa a sua história e na verdade isso nada mais é do que humanismo no fim da discussão toda é o homem no centro do universo agora deixa eu fazer uma pergunta para você assim PR nessa reflexão assim né Eh você falou que um dos pontos é a ortodoxia né e das agora o que que eu o que que eu
percebo assim é que de certa maneira E aí eu não sei nem se você tem uma resposta para isso assim e porque você eu tenho muito mais perguntas exato você falou muito do neopentecostalismo você até precisamos achar um termo para isso né Mas você falou do neopentecostalismo periférico né agora de fato a gente vê muito pouco da igreja tradicional na periferia né e eu percebo assim que acaba alcançando a a classe média alta da cidade as igrejas tradicionais por quê Porque tem uma pregação muito boa mas de fato o cara analfabeto ele não por vezes
muito erudita né Muito erudita de fato o cara analfabeto ele não não não nem compreende ali entendeu como é que a gente poderia terer uma resposta como é que hoje alguém analfabeto poderia ser ortodoxo é eu não tenho a resposta eu acho que você é um cara mais capacitado do que eu porque você é alguém que tem a capacidade Porque nós não podemos chegar no no eh nessa ideia de que eh ser salvo é ser inteligente vamos chamar assim no sentido inteligente no sentido de Ah eu sei falar de forma ero D aqui o evangelho
para você com esses termos perito ISS é elitismo endeu isso é um elitismo né E como é que a gente poderia ter essas igrejas saudáveis porque nós estamos falando de Brasil e São Paulo nem reflete Brasil Curitiba nem reflete Brasil se gente pegar de forma estatística né então assim eu acho muito importante essa denúncia sendo feita mas eu acho que até pra galera tá aqui com a gente a gente precisa pensar como é que faz isso sim sim entendeu Essa ortodoxia ao mesmo tempo que a resposta e a a prática Talvez seja complexa eu não
tô generalizando dizendo que não tem tá eu acredito Muitas igrejas saudáveis tradicionais Estão sim em bairros mais periféricos mas assim é minoria isso é minoria vai chegar no periférico o neopentecostalismo porque os Pentecostais clássicos foram que começaram a atuar mais nisso por isso eu disse no começo né que o Brasil só não é pior por causa da atuação dessas igrejas pentecostais arminianas clássicas né Ah então eu acho que a gente precisa pensar tô de acordo perguntas né eh eu acho que de certa forma a atuação é mais desafiadora mas a resposta talvez é mais simples
basta nós amarmos o senhor e o próximo porque temos que pregar o evangelho a toda criatura Então temos que atuar nessas áreas de fato a gente precisa reconhe de pregar o evangelho para todas as pessoas né então qual é a linguagem que funciona aqui nesse bairro e qual é a linguagem que funciona aqui nesse bairro né paraa pregação da sant doutrina né sim do Evangelho exatamente e uma segunda pergunta é você falou que na reforma eles falaram ortodoxia falaram eh de eh administração correta dos sacramentos né do do da do batismo e da Ceia e
da disciplina eclesiástica é onde é que entra Porque para mim hoje você tem pensado muito nisso modelo de igreja bíblico eh onde é que entra comunhão eh você diria assim nessas três coisas ali Ah sim porque eh Tenho pensado muito sobre aliança profunda de ser igreja né sim antes de responder porque eu acho que a gente vai já apontando para pra conclusão do nosso papo só amarrar um entendimento que o principal problema do movimento seeker sensitive que é o neopentecostalismo gourmetizado é que ele parte de dois erros fundamentais tá o primeiro é os incrédulos estão
buscando a Deus mas a igreja não é Atrativa tá as escrituras se opõem a isso então a gente pensa numa estética numa linguagem em estímulos sensoriais as pessoas estão hiper estimuladas sensorialmente né o tal do painel de LED que a galera me persegue aí é Não continuo nós mudamos de prédio né tá maravilhoso não tem painel de LED então assim vamos fazer uma vaquinha para dar um pra família dos que crem aí eu posso eu só não posso comprar entendi entendi doado pode doado pode então assim e mas é importante Douglas pra gente amarrar esse
entendimento e tentar então ver esse desafio é é que o movimento seer sensível a igreja sensível ao que busca e ao que busca não sentido mas busca sentir porque aí a experiência em si como eu ia dizer como como cada momento é um momento descolado de uma narrativa mais abrangente cada culto tem que ser o Experience uau cada culto tem que ser aquela coisa foi impactado é é é um Grande Auditório a palavra chocante a a a a impactante uma banda incrível então a gente tá focado nisso tem igrejas entres muitas aspas trabalhando assim partindo
do pressuposto de um erro fundamental doutrinário Olha como a ortodoxia nos protegeria ah os incrédulos estão buscando a Deus mas a igreja não é Atrativa errado Romanos Capítulo 3 diz que não há quem busque a Deus no verso 11 e 12 E aí segundo que também é um erro fundamental que aí falta Ah nós removemos isso Douglas e as nossas igrejas não são bem discipulas o culto dominical se torna o momento principal de evangelização mas o objetivo do culto não é a evangelização é a glória de Deus e o culto ele é pedagógico porque ele
é direcionado para glorificar a Deus nós precisamos ter isso em mente claro que então Estamos contando a história da Redenção que é o evangelho e você está ouvindo o evangelho do início ao fim mas o objetivo não é o incrédulo no culto Dominical e Douglas vamos falar a verdade a gente aprendeu completamente Antes quando eu era um jovem pregador eh há 20 anos atrás eu tô esse ano eu completo 20 anos de ministério tempo integral Douglas e já tava pregando a dois então tem 22 anos que eu prego o evangelho eu me lembro que o
negócio negó era o seguinte ganhar almas então o meu esforço ali nas escrituras Não era nem por glorificar a Deus nem por expor o texto tão fielmente Claro que eu não fazia intencionalmente eu era um jovem não queria falar uma heresia nunca quis isso mas eu queria alcançar o incrédulo E aí eu pensava almas então eu tenho lá as agendas lá em casa que eu anotava quantas almas converteram né que eu queria cobrar Deus quando chegasse no cé fal Pedrinha aqui ó aqui ó tá aqui ó então assim ó as pessoas não estão buscando a
Deus não há quem busque a Deus sem que Deus Primeiro as tenha buscado pela pregação do evangelho o culto Dominical O Encontro da igreja não é para o incrédulo é para a glória de Deus e para a edificação da igreja discipulado Então isso é muito saudável nas igrejas tradicionais barra reformadas entendeu Mas aí sim temos então um desafio de contextualizar o evangelho para que ele não seja inacessível que é o que acontece em Atos do é o espírito dando a capacidade de falarmos na língua dos hom né quando ele chega eh em filipos né você
vê essa essa pregação do evangelho que alcança uma empresária né que provavelmente tinha ali um conhecimento bem mais mais erudito tal alcança uma escrava entendeu que era adivinha e usada tal e possuída por demônios provavelmente é umaal alfabeta e alcança um soldado Romano né então assim você vê essa pregação do evangelho que que vai em todos os bairros né Eu acho que esse é nosso grande desf ex eu acho que parte disso Ah ainda na sua pergunta é uma igreja bem discipulada e entender que discipulado é toda a formação Cristã então tudo que uma igreja
local faz tem que ser intencionalmente discipulado vai fazer com que as pessoas que estão inseridas nas diferentes áreas da sociedade Compartilhe o evangelho até tenho falado muito disso assim n ao invés de pensarmos em ter um prédio que atrai pessoas precisamos de pessoas atraentes né espalhadas pela cidade isso exatamente então aí eu acho que a gente tá procurando encontrar um caminho para isso Ah e por fim como você falou eh realmente me parece que inclusive tem essa discussão né se a repreensão de Cristo a Igreja de Éfeso do primeiro amor era ao senhor ou era
o amor entre os irmãos né interessante tem Tem essa discussão né tem essa discussão eh Há quem afirme que João tava falando João é o discípulo do amor né João é o pastor lá em Éfeso e tal amarrados amarrados é filhinhos né filhinhos é expressão dele Ah então assim ah parece que essa E aí isso é uma coisa que a gente percebe Uhum E aí eu quero quero chamar atenção eu vi um corte do Jonas Madureira ah falando que todo jovem que descobre o calvinismo tinha que ser primeiro enjaulado né calvinistas de jaula ele usa
o termo por quê porque normalmente ele se torna um estúpido arrogante e de fato isso acontece inclusive quando a gente parece que desperta quem veio do contexto né Pentecostal E você começa a ouvir as grandes doutrinas da reforma você fica possuído de uma Ira que você acha que é santa mas não é você quer enfi aguela bai de todo mundo você se sente enganado por vezes você usufruiu do sistema seu coração depravado então assim ter esse cuidado e aí parece que a gente luta tanto pela ortodoxia que a gente perde a sensibilidade parece que a
gente perde a compreensão de que a igreja é a família de Deus parece que eu quero mais ganhar o debate do que edificar o irmão então uma coisa que é importante de dizer antes que qualquer pessoa interprete qualquer uma das minhas falas aqui equivocadamente nós temos hoje 10 pastores e vamos receber mais um pastor no time da família dos que creem em Curitiba Então são 11 pastores né quando fechar 12 hein ai são meus 12 eu sempre quis tê-los isso aí pega dicas Tá mas assim então nós somos uma igreja de tradição reformada né calvinista
esse processo de santificação teológica que a gente passou vocês acompanharam a gente tem caminhado junto há muitos anos vocês também acho que Santificação teológica que é um bom termo né a gente foi crescendo e está crescendo nisso ah mas nós temos um pastor arminiano entre nós Olha só e nós temos seis seminaristas cinco ou seis seis eu acredito Ah que estão estudando teologia no Martin buer Faculdade Batista invisib College vai pegando as dicas aí gente convergência depois vocês me dão um cachê aí gente o povo aí né a gente não tem a nossa escola teológica
usro é não ten nenhum cupom aí então assim eh e um dos seminaristas é arminiano aham tanto o seminarista arminiano quanto o pastor arminiano eles não são coagidos a mudar de posição entre nós isso é muito bom comunica muito bem a igreja local ok Eles ah a gente sempre brinca vocês serão os melhores arminianos que tem porque vocês estão no meio vai ter que defender com residência então eles crescem doutrinariamente e eles fazem uso chama Daniel né que tá na cova dos dos calvinistas dos le o irmão Algum deles chama Daniel algum chama Dan não
então assim e eles fazem uso do ppto tanto o seminarista tá sendo preparado quanto o pastor Ah e lógico se tocar nos pontos doutrinários eles estão sujeito ao presbitério que estabelece né o fio doutrinário da igreja local mas o pastor arminiano é o líder da escola de teologia da família uau e que com a sua esposa que também é uma teóloga né Nós não ordenamos mulheres mas somos complementarista estreitos não amplos né não ordenamos mulheres mas entendemos que mulheres desenvolvem dons Pastoreio não de forma ordenada oficial e pregam o evangelho também não há esse impedimento
entre nós Ah e eles são muito bons teologicamente eh inclusive quero até mencionar para honrar o Fábio e a Daisy eles são meus primos e eles me evangelizava usuário de craque Douglas e agora estão sendo pastoreados por mim coisa complexa né tem 28 anos de ministério ordenado e a minha prima a dais esposa do Fábio Ah ela foi muitos anos diretora da pão diário e ela é quem supervisionou a edição dos materiais aquele material do devocional do spon do Jonathan Edwards é todo é tudo ela Ela leu TR mais de 3.000 sermões de Charles spon
para traduzir e continua arminiano eu digo uau arman bo então isso entre nós é motivo de edificação a gente não tá nesse espírito faccioso agora o neopentecostalismo Não é evangelho deixa eu deixar isso bem claro o neopentecostalismo é sincretismo religioso fusão de Evangelho com crenças a afros e um monte de bagunça que acontece no Brasil então agora voltando ao ponto pra gente fechar a gente precisa sim proteger a Sã Doutrina se empenhar por igrejas saudáveis não ficar só batendo em Espantalho apontando o que tá errado mas vamos plantar igrejas saudáveis vamos nos empenhar Vamos responder
a tradição Cristã né Vamos pregar todo o evangelho e não recortes doutrinários não vamos querer pontos de contato ah como os misticas mas vamos crer que Cristo é é o meio pelo qual Deus nos acessa e o Evangelho é o poder de Deus ele não tem poder o ponto de contato com o poder de Deus é o evangelho não precisamos de mais nada mas vamos também amar uns aos outros vamos permitir que pessoas sejam corrigidas como nós outrora fomos vamos permitir que igrejas sejam revitalizadas eu tenho feito isso nos últimos anos você sabe Douglas trabalhando
na revitalização de igrejas outras neopentecostais muito danosas mas em que os irmãos perceberam estamos errado glri Deus precisamos nos arrepender e precisamos de ajuda Então eu acho que nessa direção a gente tem um caminho mas sim são Dias muito difíceis sem mencionar os escândalos e todos os problemas aí é o próximo pro próximo os exatamente graças a Deus ele tem que pegar o vo brincadeira tem eu vou só amanhã irmão para ele não me cortar Valeu obrigado meu amigo agora ele vai gravar com o Léo aqui agora Aleluia um um assunto até mais teológico Mas
obrigado obrigado por esse tempo aqui obgado por colocar o coração na mesa aí aquilo que o senhor tem eh falado com vocês esticado vocês é muito bom glória a Deus glória a Deus sempre somos muito edificados por vocês todos sabem disso a gente M nós celebra nossa amizade aí obrigado Você que ficou aqui com a gente ouvindo assistindo e pega esse link cara sai mandando para todo mundo aí manda nos grupos tira print aí coloca no nos Stories para mais gente ter acesso a essa conversa aqui que eu tenho certeza que vai edificar muito Deus
abençoe você e não se esqueça você é uma cópia de Jesus valeu [Música]