e nesse vídeo vamos mostrar um clássico da globo o jogo war ii o pioneiro no segmento de jogos de estratégia no brasil com sucesso há mais de 40 anos e aí o walle recomendado para jogadores a partir dos 10 anos e no mínimo três jogadores ao abrir a caixa você encontrará um tabuleiro contendo um mapa com territórios e continentes e na sequência o manual detalhando as regras do jogo um baralho que contém as cartas de objetivo os coringa e as cartas de resumo de regras três dados vermelhos e três dados amarelos outro baralho com as
cartas de cada território indicado no mapa e seis exércitos de cores diferentes com dois tamanhos de fichas a cada jogador escolhe a cor do seu exército por sorteio ou como um acordo separe do primeiro baralho os coringas as cartas de objetivo e por fim a cartas de resumo de regras que serão distribuídas como apoio para cada jogador cada jogador recebe uma carta objetivo por sorteio e ao tomar conhecimento de seu objetivo o jogador não deve revelar aos seus adversários é importante os jogadores se familiarizarem com cada um dos objetivos antes de fazer o sorteio pois
uma vez sorteado o jogador deverá preparar sua estratégia para atingi-lo e assim ganhar o jogo em algumas cartas objetivo orientam a destruição de um dos exércitos sempre que o número de jogadores for inferior a 6 as cartas relacionadas com os exércitos não participantes devem ser excluídas do sorteio um a cada jogador lançar um dado e aquele que obtiveram maior número será o distribuidor essa pessoa pega o baralho de territórios embaralha e distribui as cartas uma uma para todos os jogadores no sentido horário começando pelo jogador à sua esquerda é nesse momento cada jogador deve colocar
um exército da sua cor em cada um dos territórios recebidos durante o sorteio e e por fim você vai ver aí no nosso vídeo que todos os territórios estarão ocupados por um exército de algum dos participantes e ao finalizar o distribuidor recolhe as cartas de territórios coloca os coringas anteriormente separados embaralha as cartas novamente finalmente coloca o molde de cartas com as faces viradas para baixo onde deverá ficar durante todo o jogo na primeira rodada cada jogador deve somar o número de territórios que possui e dividido por 2 e o resultado é um número de
exército que cada jogador deverá receber na sua vez caso o resultado não for um número inteiro arredonde para baixo o jogador deverá distribuir os exércitos nos territórios que já possui de acordo com sua estratégia assim que todos os jogadores completarem esse primeiro passo se inicia a segunda rodada existem três formas de recebimento de exércitos a primeira é a partir do número de territórios possuídos conforme feito na primeira rodada a segunda se o jogador estiver conquistado um continente inteiro como mostra no vídeo américa do sul receberam adicionalmente outros exércitos de acordo com a tabela 1 aparece
no tabuleiro esses exércitos somente deverão ser distribuídos nos territórios do próprio continente e por último quando juntar três cartas de território com formas diferentes ou três cartas com formas iguais o jogador também terá um certo número de exército de acordo com a tabela 2 que também aparece no tabuleiro e o jogo vai ficando cada vez mais interessante pois a cada troca os jogadores aumentam em duas unidades o número de exército a receber e mais adiante também vamos entender como receber as cartas de território e agora vamos ao ataque a partir da segunda rodada os jogadores
podem ou não atacar algum adversário para tentar conquistar mais territórios e para realizar um ataque é necessário que o jogador possui ao menos dois exércitos no território atacante o ataque só pode ser dirigido a um território adversário vizinho ou que seja ligado através da linha branca e atenção não é possível atacar nenhum território quando se possui apenas um exército ou quando o território não é vizinho vamos ao exemplo o jogador do exército branco deseja atacar o exército vermelho mesmo tendo cinco exércitos no seu território o máximo de exército participantes em cada ataque são três dessa
forma ele pega os três dados vermelhos e já o jogador da defesa que possui apenas dois exércitos vermelhos no seu território poderá usar até dois dados amarelos já é hora do confronto os dados deverão ser jogadas para definir o resultado da batalha então compara-se os dados com mais pontos do defensor e do atacante nesse caso os maiores de cada são número 2 representa na defesa e o número cinco o ataque a batalha continua com segunda maior de cada um e novamente o ataque leva a vitória dessa forma são eliminados os dois exércitos vermelhos e o
exército branco pode avançar com seus exércitos para conquistar o território o jogador decide quantos exército será deslocado obedecendo ao máximo de versos que participaram do último ataque ou seja até três exércitos caso tenha conquistado um ou mais territórios o jogador ganhou uma carta de território no fim da sua jogada e o jogador do exército branco pode então continuar atacando a partir do mesmo território ou de qualquer outro que possua desde que tenha no mínimo dois exércitos no exemplo o jogador anunciou o ataque desde o mesmo território ele só pode atacar com até dois exércitos enquanto
o defensor o exército vermelho pode ser acender com até três os dados são lançados novamente dessa vez ao comparar os dados a primeira vitória é do defensor já na segunda rodada nos deparamos com o empate e nesse caso a vitória será sempre da defesa uma vez prendedor de dois dados o exército branco pede os respectivos exércitos usados na batalha também podem acontecer batalhas entre uma vitória é do ataque e a outra é da defesa então cada um perde um exército já nesse exemplo o exército branco que era atacar o vermelho mas tanto o ataque quanto
a defesa possuem mais de três exércitos então e podem atacar com o número máximo de dados no fim de seus ataques o jogador pode realizar os deslocamentos entre seus territórios contigos para organizar os seus exércitos de acordo com a sua estratégia lembrando que deve sempre manter um exército de ocupação em cada território e que um exército pode ser deslocado apenas uma vez em cada rodada com o decorrer do jogo alguns exércitos vão se destacando quando um dos exércitos só possuir apenas mais um território e perder uma batalha o atacante elimina o jogador e além de
ganhar uma carta território dumont também recebe todas as cartas do adversário derrotado e o mack por acaso um jogador eliminar um adversário específico e isso representar o atingimento de seu objetivo ele será o grande vencedor do jogo e aí e aí e aí e aí