[Música] Primeiro, Capítulo de Samuel, Capítulo 17, Versículo 12: "E Davi era filho de um homem efrateu de Belém de Judá, cujo nome era Gessé. Ele tinha oito filhos, e nos dias de Saul era este um homem já velho e adiantado na idade. Entre todos os homens, foram-se os três filhos mais velhos de Jessé e seguiram a Saul à guerra.
Eram esses os nomes dos seus três filhos que foram à guerra: Eliabe, o primogênito; Abinadabe, o segundo; e o terceiro chamava-se Samá. Era Davi o menor. Repete comigo: menor, mais forte, menor.
Uma coisa que eu percebo na Bíblia é que Deus não gosta de começar grande; não gosta de usar quem já está dando certo. Ele pega sempre o menor. Quando Ele chama Gideão, Gideão fala: "Eu sou mais pobre".
Deus responde: "Eu adoro usar o mais pobre, eu adoro usar aquele que não tem condição, eu adoro usar aquele que não acha que é capaz. Eu adoro usar o menor, porque Deus confia coisas grandes a pequenas pessoas, para que o nome dEle seja glorificado; para que ninguém tenha o risco de dizer: 'É tudo bem que Deus me ajudou, mas eu sou bom, né? '" Então, Ele já começa a chamar os improváveis.
Esse aqui tem tudo para dar errado, eu vou chamar e vou mostrar que comigo dá certo. Essa aqui tem tudo para se perder na vida, eu vou chamar e vou mostrar que comigo quem tinha tudo para se perder se acha. Davi, sendo o menor, e os três maiores seguiram a Saul.
Versículo 15: "Davi, porém, ia e voltava a Saul para apacentar as ovelhas de seu pai em Belém. " Vou repetir esse versículo: "Davi, porém, ia e voltava a Saul. " Quem assistiu à primeira mensagem da manhã?
Se você não assistiu, assista na internet. Eu expliquei que Davi entrou pela primeira vez no palácio para tocar arpa. Então, quando a Bíblia diz que Davi ia e voltava a Saul, e ele voltava.
. . Para quê?
Para apacentar as ovelhas de seu pai. Ele ia ao palácio, tocava a arpa, que era a habilidade que ele tinha na época; ele tocava arpa, acalmava Saul, que ficava perturbado por causa de um espírito que o atingia, um espírito maligno da parte do Senhor. E ele rapidamente guardava o instrumento e voltava para as suas obrigações do dia.
Isso quer dizer que Davi tinha consciência de que nem tudo que você faz tem recompensa imediata. Porque tem gente, por exemplo, que toca e fala assim: "Poxa, fui chamado para tocar no domingo. Então, quer dizer que minha vida agora vai mudar?
Olha quanta gente me assistindo, estou tocando na presença dos Reis da Terra. " E amanhã ele tem que ir para um trabalho normal. Se é numa borracharia, ele vai ter que ficar fazendo negócio de pneu.
Se é limpar uma casa, ele vai ter que limpar a casa. Ele vai ter que voltar para a vida normal, para o cotidiano. Isso atinge muitas pessoas quando parece que você está sendo usado em algo, mas tem que voltar para a sua normalidade.
Outra hora, Davi tinha essa consciência, porque ele ia, tocava para o rei de Israel, tocava a arpa, acalmava, resolvia um problema para o rei e voltava para a sua vida ordinária. Voltava a fazer o que ele já fazia, voltava a fazer o que não dava luxo, não dava dinheiro, não dava a liberdade que ele precisava. E deve ser muito difícil você estar em um lugar muito bom em um dia e ter que voltar para a sua realidade no outro.
Quem está entendendo? Mas ele ia e voltava. Se você não tiver a habilidade de ir para alguns lugares, mas saber voltar para onde Deus ainda está te treinando.
. . Porque Davi, quando assume Israel, Deus fala para ele: "Eu escolhi você porque Israel precisa de um pastor.
Você será lâmpada de Israel, você será pastor de Israel. " Então, o que ele achava que era humilhação cuidar de ovelhas era treinamento para ele pastorear pessoas. Por isso, se você se deslumbrar com pequenas pistas do destino que Deus dá para você, você não quer voltar para o lugar do treinamento.
E se você não volta para o lugar do treinamento, você abre mão de tudo aquilo que está por vir, porque Deus só entrega quando você está preparado. Deixa eu te falar: Deus nos chama de filhos, não é isso? Sabe quando Ele começou a nos chamar de filho?
Alguém sabe, teologicamente falando, quando é que Deus se torna nosso pai? Porque no Antigo Testamento Ele era Senhor dos Exércitos, Jeová, General de Guerra, o Grande Eu Sou, eram só coisas altíssimas, era alta patente. Depois de Jesus, Ele fala o seguinte: "Olha, agora eu vou definir um título só.
Você só precisa me chamar de uma coisa, e esse título vai englobar todas as outras coisas que eu sou também. " E o apóstolo Paulo, em suas 13 cartas, começa dizendo: "Deus Pai do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. " Ele define: "Olha, se você quer entender o meu relacionamento contigo, você precisa entender o relacionamento do filho com o pai, de um pai com o filho.
" É por isso que o inimigo das nossas almas, Satanás, tenta atingir tanto a paternidade. Tenta tirar tantos pais de casa, tenta fazer o pai ser ausente, não cumprir as suas obrigações, não amar, não educar, não dar destino para os seus filhos, porque isso atinge diretamente a forma como as pessoas enxergam Deus. Então, como eu tive um bom pai e tenho ainda, é mais fácil para eu entender o relacionamento de um ser humano com Deus, porque meu pai o tempo todo tenta me proteger.
Então, eu falo: "Ah, entendi, Deus o tempo todo me protege. " Meu pai, quando está na frente dos outros, fala: "Não, meu filho! Rapaz, meu filho é.
. . Você tem que ver meu filho pregando!
" Meu pai é meu divulgador, fica dando meu livro. Você já. .
. Leu o livro? No meu filho, não.
Não toma esse livro aqui. É tudo, então eu começo a entender melhor o amor de Deus, porque eu, tendo um bom relacionamento com o meu pai, consigo entender como é. E quem não tem?
Quem teve um pai abusador, quem teve um pai ausente, um pai que não pagou pensão e você ficou sem comer dias? Quem teve um pai que simplesmente resolveu abandonar a família e seguir a vida a troco de nada? É difícil entender a bondade e a misericórdia do Pai Eterno, do Pai das Luzes, do Pai Celestial, quando você não tem referências.
Por que Abraão foi chamado de Pai da Fé? Porque ele acreditou quando não tinha referência para acreditar. Hoje dizer que a gente acredita é fácil: tem Bíblia, tem um monte de testemunhos, tem culto.
E acreditar quando ninguém é referência? Ninguém te falou antes. Eu já escutei a mesma voz que dizia: "Pode ir, que é Deus.
" Então, sem referência, a gente perde rumo. Sem referência, a gente fica sem norte. Então, o inimigo tenta essa figura paterna justamente para a gente não entender o relacionamento de Deus com a gente.
Mas uma coisa que percebo é que um pai, o tempo todo, fica tentando dar direção para o filho. Ele tenta, o tempo todo, guiar o filho. Você vê que Davi foi colocado como pastor em Israel depois que foi treinado para isso.
Eu tenho quatro filhos. Você imagina? Quando a gente morava aqui nos Estados Unidos há anos atrás, a gente era feliz e não sabia.
Porque no Brasil é muito difícil achar carros de oito lugares, né? Então temos quatro filhos, sogra, papagaio, cachorro. .
. Saímos em dois, fazemos uma caravana para ir para a igreja. Lá em casa, uma Kombi, um carro auxiliar, cabe todo mundo.
Com quatro filhos, eu entendi uma coisa: eu amo meus filhos. Não existe nada mais importante na terra do que os filhos. Mas eu não posso dar o que eles querem.
Meu filho Joaquim, por exemplo, de 4 anos, ele quer chocolate, pirulito, bala todo dia, paçoca. Se eu der isso para ele, ele não chega aos 10 anos de idade; vai ter uma diabetes violenta que pode levar meu filho. Então, ele quer muito, mas eu tenho que fazê-lo chorar quando digo que não vou dar.
Ele acha que estou fazendo-o sofrer porque o coloco para comer arrozinho e carninha com brócolis. Não é possível que meu pai me ama me botando para comer isso aqui enquanto eu queria minha paçoquinha. O que ele não entende é que o pai não dá ao filho o que ele pede; dá o que ele precisa.
Vou repetir: o pai não dá ao filho o que ele pede; dá o que ele precisa. É por isso que o diabo tenta atingir a imagem do seu pai, porque senão você não vai entender essas coisas. Você não consegue entender como Deus trabalha com você.
Quando Deus te diz o "não", você fica emburrado. Imagina quantos "nãos" Deus deu para Davi? E ainda assim ele continuava indo e vindo.
Ele ia lá, cumpria o compromisso dele com a harpa e voltava a cuidar de ovelhinhas. Porque é muito difícil você ver todo mundo se dando bem e você continuar na sua vidinha ordinária. A Bíblia diz que Eliabe, Abinadabe e Samá já estavam no exército, ou seja, foram para o lado de Saul, estavam com patente, estavam crescendo financeiramente, e ele ainda estava lá, cuidando de ovelhinhas.
Corre lá, toca pro rei. . .
"Não vai ter um dinheirinho hoje? Não? " Então, voltava para as ovelhinhas e tal.
E na vida ordinária, vendo quem estava perto dele se dando bem. . .
Voltar é muito difícil. Porque é quando você vai e volta que você se compara. As redes sociais potencializaram muito isso.
Hoje você entra na rede social de uma pessoa, tá todo mundo se dando bem. Todo mundo está se dando bem na rede social. Mas só na rede social, não se engane.
Eu mesmo nunca postei uma briga minha com a minha esposa na rede social. Eu só posto coisa boa. Porque, brigando, a gente desliga o celular, vai que a sir (sogra) escuta, né?
A sir fala: "Que isso, pastor! " Então você vê na rede social, tá todo mundo bem. Você está lá no Brasil e vê o amigo que se mudou pros Estados Unidos.
Aqui nunca aconteceu isso, mas em muitos lugares em outros estados americanos, acontece. A pessoa está no Brasil, vê lá: "Gente, ele foi mês passado e já tá com esse carro. " E é o carro dos outros, que o cara falou: "Vai, tira foto rapidinho!
", e o cara bota na legenda "Quando Deus dá vitória, é assim". Aí você, lá no Brasil, fala: "Gente, eu vou também! " Três anos depois você fala: "Gente, e aquele moço da foto que desapareceu?
Tô aqui há três anos nessa luta. " É porque a gente vai e volta, e vai se comparando. E quem olha pro lado não consegue olhar pra frente.
Aí você começa, ao invés de olhar pro que está chegando, a olhar o que está acontecendo na vida das pessoas que não têm nada a ver com o teu destino, e muito menos com o teu propósito aqui na terra. Então Davi teve que lidar com várias coisas da vida emocional. Eu não posso deixar que irmãos se dando bem sejam o impedimento para eu continuar fazendo o que eu preciso fazer.
Porque uma coisa bem impressionante na Bíblia é que Deus nunca chamou quem estava parado. Toda vez que Deus chamou alguém, a pessoa estava trabalhando. Eu não estou falando de empregado ou desempregado; não estou falando de trabalhando.
Quando Ele chama, Gideão estava malhando trigo; quando chama Davi, ele estava apacentando ovelhas. Ninguém estava em casa. Se Deus quiser, Ele me chama, porque ninguém está em casa parado.
Não, Deus não. . .
Chama quem tá parado. Deus chama quem, de alguma forma, já tá se preparando, porque tá chegando. Você tá se preparando, porque tá chegando.
O problema que acontece é que, quando nós estamos na vida ordinária, fazendo aquilo que é comum todos os dias, vendo pessoas aparentemente viver o extraordinário, porque os irmãos de Davi estavam vivendo o extraordinário, só aparentemente. Na verdade, não; eles estavam com medo. Nessa cena aqui vai aparecer Golias, e a Bíblia diz que, quando o gigante aparece, todo o exército de Israel entra em pânico, menos uma pessoa.
Teve um que não entrou em pânico. Teve um que caiu de paraquedas ali. Sabe por que ele caiu de paraquedas?
Porque ele tava cumprindo um princípio. Quem cumpre princípio cai numa oportunidade que nem era sua. Vou te provar: ele tava lá cuidando de ovelhinhas e, no outro dia, tocava pro rei, voltava pras ovelhinhas, voltava pro rei.
O pai dele disse: "Ei, pega esse pão e esses queijos; leva na batalha pra mim. " Agora ele é office boy que vai trabalhar e pensa o seguinte: "Cara, minha vida não melhora, né? Agora vou de entregador de iFood, de Uber.
" Ele falou assim: "Ó, toma isso aqui; entrega lá na guerra. " Você não vê Davi reclamando, porque o princípio de honrar pai e mãe, de honrar autoridade, não pode ser quebrado. Então, ele podia estar insatisfeito, ele podia estar revoltadinho, mas ele pega e fala o seguinte: "Eu vou lá, pai.
" E, quando ele cumpre um princípio, Deus vai e começa a cumprir uma promessa. Pega Davi, leva Davi. .
. Jesus inimigo furioso, hein? O inimigo quer me derrubar, mas não vai.
Ele pega Davi e coloca na frente de um gigante. Quando ele olha, Israel está em pânico e ele não. Mas, deixa eu te explicar: é muito normal você entrar em pânico quando tá diante de algo que não se pode vencer.
Alguém bota uma arma na sua cabeça e você está desarmado, você entra em pânico, sim ou não? Ou seja, não tem nada de anormal entrar em pânico numa situação de perigo. O povo de Israel estava em perigo, porque eles estavam lá com espadinhas que pareciam faquinhas de tão pequenas, e o cara de 3 m de altura tava com uma espada de 1 m.
Então, é lógico! Eu vou entrar em pânico; é lógico que eu vou ficar com medo. Mas, se todo mundo ali era ser humano e estava com medo, por que Davi não estava?
Davi não teve a mesma reação que todo mundo. Tem dois motivos. Primeiro motivo: quem já tá insatisfeito e não aceita a vida ordinária faz qualquer coisa para passar pro extraordinário.
Então, Davi fala assim: "Pera aí, eu não posso continuar nessa vida que eu tô. Isso aqui é uma oportunidade; eu posso perder tudo. " Você já viu que, quando aparecem aquelas tragédias de enchente no Brasil, as pessoas falam assim: "O que você perdeu?
" "Eu perdi tudo. " "O que você tinha? " "Não, não tinha nada.
" Quem não tem nada a perder faz o que tem que fazer para mudar a realidade. Quando você tem coisa a perder, você pensa, você calcula muito: "Hum, não, mas aí. .
. " Por isso que o apóstolo Paulo falou: "Eu considero tudo perda por causa de algo maior que tá vindo. " Tudo que eu tenho é perda, não serve.
Então, Davi fala o seguinte: "Tá todo mundo com medo, porque eles têm coisa a perder. Ó, Eliabe já tem título no exército. Se falhar, perde o título.
Fulano tem dinheirinho guardado; se morrer, o dinheirinho vai ficar pra quem casar com a mulher dele. " Depois, Davi falou assim: "Eu não tenho nada a perder. Eu tô cansado dessa vida ordinária.
Isso aqui é uma oportunidade para passar pro extraordinário. " Quer dizer que eu não tenho que ter nada para ter coragem de fazer algo extraordinário? Claro que não!
Você só não tem que se apegar às coisas que Deus confiou a você até hoje. Ou seja, eu tenho algumas coisas significativas na vida, mas em nada eu considero isso um ganho, se eu tiver que abrir mão de tudo para algo maior que Deus quer me levar. Portanto, que seja.
Deus tá feito! E Davi fala: "Eu vou enfrentar. " Mas tem um segundo motivo: primeiro, ele tava disposto a sair do ordinário pro extraordinário; segundo, ele não negou o treinamento lá de trás.
A Bíblia diz que ele já tinha enfrentado um urso e um leão. Seja sincero comigo: você foi contratado para cuidar dos três cachorrinhos da senhorinha do seu condomínio; ela vai te pagar 10 a hora. Você fala: "Que delícia!
Vou ficar sentado aqui com os cachorrinhos, fechando 10 horas por dia. " Do nada, você tá com os três cachorrinhos e um crocodilo de 6 m de comprimento vem pra cima dos três cachorrinhos. O que você faz?
Ah, não vai pegar os cachorrinhos dessa senhorinha! Não, é isso que você faz. Ninguém toca nos cachorrinhos dos outros aqui, não, hein!
Parte pra cima do crocodilo! É isso que você faz. O que o ser humano comum faz?
Sai correndo. Aí vem o diabo, vai embora. Quem quer fugir do comum e ir pro extraordinário enfrenta o que ninguém enfrenta.
E aí Davi fala assim: "Ninguém vai tocar nas poucas ovelhas do meu pai! " Só que, quando ele não foge desse problema, ele não tinha nem ideia de que estava sendo treinado para algo maior. Esses dias, há 3, 4 anos atrás, tava vendo Discovery Channel.
Já viu aquelas partes que passam dos animais? Tem Animal Planet e um monte de negócios. Tava passando o urso.
Quando um urso vai atacar, ele vê alguém. Para atacar, ele vai nas quatro patas e, quando chega perto, o que ele faz? Quem já viu, levanta.
Em duas patas, não é isso que ele, com essas duas aqui, que ele vai para cima. O descobre, falou o urso em pé, em posição de ataque, pode chegar a 3 m de altura. Aí, Davi tá aqui, todo mundo com medo, ele doido para sair do ordinário pro extraordinário.
G falou: "Não, mas não é tão alto, não gente, eu já matei um desse tamanho e nem era humano. " Deus te faz passar coisas medonhas no passado para você ter experiência no futuro, e quando todo mundo tá cheio de medo, você fala: "Não, eu já sei como derrubar isso aí. " E Davi pega uma.
. . A Bíblia diz que, quando ele calculou, ele pegou uma pedrinha.
Por quê? Ninguém teve inteligência. Repete comigo: inteligência.
Para pensar o seguinte: para que eu vou lutar de espadinha? Para que eu vou lutar na mesma arma se eu posso atingi-lo de longe? Inteligência, estratégia, é o poder da visão.
Enquanto muita gente olha pro gigante e fala assim: "Ah, é muito grande, não tem como derrubar. " Outras pessoas olham pro mesmo gigante e falam: "Meu Deus, é muito grande, não tem como errar. " Não, não tem como errar, não.
A cabeça é muito grande, ô glória, aqui ó! E vai na testa, derruba e entra pra história. A Bíblia diz que Israel começou a cantar o nome de Davi.
Um dia antes, ele tava de Uber, toma aqui pãozinho, queijo, lá toca harpinha, volta aqui, cuida das ovelhas. Um dia antes, ele tava só suando, ó, só na correria. Já viu que ele fala: "Tô na correria, tô na correria, toca aqui, vai pra cá.
" Um dia antes ele tava assim, no outro dia tava todo mundo cantando: "Israel, Saul matou milhares, mas Davi matou seus dez milhares! " De um dia pro outro, Deus muda sua história. Se o processo que ele te colocou tá sendo levado a sério, Davi não tava em casa curtindo a vida ou reclamando porque as oportunidades não chegavam.
Ele estava trabalhando enquanto uma oportunidade não aparecia. E quando apareceu, ele estava treinado pela Escola Harvard Business. Não estava treinado pela vida.
O maior treinamento que Deus te dá é a vida. Olha o que você já passou na tua vida para você ver como é que você já tá treinado. Você pode até chamar de problema, mas o que você chama de problema, Deus chamou de treinamento e tá te colocando num outro nível, colocando numa nova estação.
Porque muita gente pensa em desistir nessa correria: "Ô, tô usando minha habilidade aqui pros outros, aí tem que vir aqui pra ganhar minha reca com as ovelhas. Agora já estão abusando de mim, pedindo pra levar pão lá pros outros. " Enquanto você tá pensando em desistir porque não vê perspectiva de futuro, tem gente como o Davi que fala assim: "Não, uma hora chega a oportunidade.
" E não chega do jeito que eu quero, não. Chega de um jeito medonho, assustador. A oportunidade tem o hábito de andar disfarçada.
Você acha que é um problema, mas é uma oportunidade. Você acha que é uma pressão, que é uma luta, mas é uma grande chance. Geralmente, oportunidades vêm disfarçadas.
E Davi entra nessa batalha. E a primeira coisa que ele pergunta, que Davi sabia o que queria: você sabe o que você quer? Davi sabia.
Quer ver? Ele entra na batalha. Qual é a primeira coisa que ele faz?
Quem lembra? Que que ele grita? "Hã?
Que? " Qual a recompensa? Qual é a recompensa?
Todo mundo. . .
Muita gente fala o seguinte: "Não, ele falou, quem é você para afrontar o exército do Deus vivo? " Falou mesmo! Depois ele ficou espiritual, depois que ele soube da recompensa.
Quando ele soube da recompensa, ele: "Ah, quem é esse homem aí para afrontar o exército? Qual é a recomp. .
. ” O que que vão dar para quem derrubar? Ele nunca tinha perguntado de recompensa para ninguém.
O pai dele mandava fazer as coisas, ele fazia. Saul mandou ele tocar, ele tocava. Ele nunca tinha perguntado: "Mas o que que eu vou ganhar?
" Mas tem uma hora que vem tudo na tua mão. Ele falou: "Ninguém quer lutar, só eu. O que eu vou ganhar?
" E aí, todo mundo começa a falar: "Olha, o rei vai dar a mão da filha! " Ele: "Opa, vou deixar de ser plebeu e vou me tornar nobre. Isso vai enchê-lo de riquezas.
Vou deixar de ser pobre, vou ficar rico. Isso vai entrar na casa do pai de imposto em Israel. Ó, ainda vou honrar meu pai e minha mãe, fechado!
Eu vou! Quem é esse incircunciso para afrontar o exército de Deus? " Aí ficou espiritual.
Quando ele soube que ia ficar rico, ele: "Ah lá, deixa comigo! " Sabe por que muita gente não luta com gigante? Porque não sabe o que quer, não sabe qual é a recompensa de derrubar gigante.
Quando a depressão aparece, você se entrega. Quando a quebra financeira vem, é mais forte do que a tua vontade de se levantar. Quando alguém fala mal de você, você se tranca e chora por três dias, porque você não sabe que quanto maior o gigante, maior a recompensa.
Quanto mais ninguém quer fazer o serviço, mais caro vão pagar para quem quer fazer. Ninguém queria fazer esse serviço, derrubar o gigante. Davi falou: "Deixa que eu derrubo, mas o que que vão dar?
" Davi não era pidão. Ele só pediu na hora certa. Já viu gente pidona, que tá o tempo todo pedindo?
Davi ele serviu por muitos anos para um dia só pedir. E quando pediu, irmão, pediu bem e saiu por cima. Sirva por muitos anos sem esperar nada em troca, porque o dia que Deus falar "Pode pedir", você vai saber exatamente o que pedir.
Isso dá sua história para sempre. Por isso, se você tá pensando em desistir, eu vim aqui para te dizer: não desiste! Porque a correria de um lado pro outro.
. . É fácil mesmo sentir-se desvalorizado, não é fácil.
Às vezes, estar sozinho faz com que ninguém olhe para você. Não é fácil! Quem estava do lado de Davi?
Ninguém. Seus irmãos zombavam dele. Quando ele chega na frente da batalha, ele abre e diz assim: "O que você veio fazer aqui?
Com certeza você veio espionar, veio aqui fazer fofoquinha, veio aqui saber do que está acontecendo, Davi. Mas o que eu fiz dessa vez? " Quando ele fala isso, mostra que o tempo todo acontecia esse tipo de acusação.
"O que eu fiz desta vez? " O tempo todo, quem estava próximo e deveria ajudar estava fingindo que ele não existia, estava caçoando dele, estava duvidando do futuro dele. E, ainda assim, ele falou: "Eu vou derrubar esse gigante.
" Tem gente que não chega nem a lutar com gigante porque desiste quando alguém do lado começa a te afrontar. Tem gente que nem luta as lutas que tinha que lutar porque, na fofoquinha dos outros, já desanima. Davi não!
Davi dá uma aula pra gente: "Eu derrubo, mesmo que meus irmãos estejam ali doidos para que não aconteça. " Meus irmãos estão torcendo para eu cair; eu derrubo, porque eu quero sair dessa vida ordinária que estou vivendo. Eu quero começar a viver algo extraordinário, porque eu não passei por aqueles problemas com urso e com leão para agora fingir que eu não sei lutar.
Eu já sei lutar! Eu não vou deixar que meu passado seja um problema. Vou ver como um treinamento e vou lutar com isso.
E a história de Davi muda, [Música], sempre. Ele começa a escutar todo mundo gritando o nome dele. Israel começa a celebrar o nome de Davi.
E aí começa um outro problema. Porque, deixa eu te falar uma coisa, problema na vida nunca acaba. Quem está passando por um problema hoje, quando esse problema acabar – e vai acabar, porque problema não dura para sempre – adivinha o que vai acontecer?
Vai vir outro! Desculpa te dar essa notícia, mas a vida é assim. Tem gente que, deixa eu te falar, tem problema que é bom nem você pedir para Deus para acabar rápido.
Você não sabe o que vai vir depois! Isso aqui está bom, deixa com esse probleminha, porque tem uns problemas mais ou menos que acabam e vem um pesado. Fala: "Deus, aquele problema estava uma delícia!
Eu não sabia, meu Deus, e agora esse é que eu tenho que enfrentar. " Problema não acaba, Tiago. Quando eu ficar bilionário, vai ter problema de bilionário.
Quando eu for cheio do Espírito Santo e rodar na igreja, vai ter problema de quem está cheio do Espírito Santo. Problema não termina; você muda só o tipo de problema. É lógico que, por exemplo, se você fica milionário, bilionário, você não vai ter mais o problema de atrasar conta ou de ficar pensando no que vai comer porque não sabe se o preço dá.
Esse tipo de problema você não tem mais. Aí tem outros emocionais, espirituais, filho que não quer falar contigo, tem outros problemas. Então Davi sai de um problema e entra em outro, pior.
Porque, quando ele brilha, o rei começa a ter inveja dele e fala: "Vou matar esse menino. " É muito pior um rei querer te matar do que você ser só pastorzinho de ovelha com salário baixo, não é? É melhor ficar vivo, ganhando um pouquinho aqui, do que agora estar famoso e quem pode me matar diz que vai me matar.
O rei podia matar ele, e quem podia matar disse: "Eu vou te matar. " Então existem promoções que te levam para o lugar que você queria ir. Mas prepare-se, porque lá vão ter gigantes que você não pensou que teria.
O gigante Saul era pior do que o gigante Golias, porque Golias Davi tinha permissão de derrubar, permissão divina. Saul ele não podia tocar, porque ele era ungido do Senhor. Então ele teve que ser perseguido, sem poder reagir.
Se Golias viesse com espada, ele vinha com a pedra; mas Saul só tinha que pegar e fugir. "Meu Deus, lá em mim, foge! Meu Deus, mandou 3.
000 soldados no exército me pegar, foge! " E, até o final da vida de Davi, ele já era rei consolidado em Jerusalém, tudo certo. Do nada, o filho dele se rebela, Absalão, e tenta tomar o trono, começa uma revolução.
Ele tem que fugir descalço do palácio. Problema nunca acaba! Nunca acaba!
Para cada fase da tua vida, os problemas que você passou no passado vão te dar experiência para lidar com os problemas do presente. E cada problema que você vence é uma nova promoção que chega. A vida do crente é vida de promoção, porque a gente vai brilhando conforme a luz da aurora.
Às 5 horas da manhã começa e está mais ou menos clarinho; às 5:30 dá mais uma clareada; às 6 horas, é como a luz da aurora: vai clareando, vai crescendo, é de glória em glória. Então, não pense que a tua vitória de ontem nunca mais vai se repetir. Na verdade, não vai mais se repetir; a próxima será maior, porque é de glória em glória, é de vitória em vitória.
Como a luz da aurora, vai brilhando cada vez mais. Não quer dizer que não vai ter problema, não quer dizer que não vai ter perseguição. Quer dizer que nada poderá te tocar, nada poderá te destruir, nada poderá te desanimar, nada poderá impedir o que Deus já vai fazer na sua vida.
Nada! [Aplausos] Nada. E eu encerro dizendo o seguinte: Davi soube lidar com as fases.
A maioria dos seres humanos desiste porque não sabem lidar com as fases. Eu estou vivendo uma fase hoje que, quem me vê de fora, está numa fase boa, mas é porque você só vê número. Você vê o número de rede social, onde eu vou, onde eu deixo de ir e tal, mas, na verdade, é uma fase muito difícil onde você tem.
. . Que tomar decisões?
Que uma decisão errada, se há 10 anos eu tomasse uma decisão errada, eu errei. Caramba, começar de novo. Se eu tomo hoje, acaba com a minha vida.
Você tem que andar mais atento com tudo: escolher o que você faz, o que você não faz, onde investe, com quem anda. Você tem que estar 24 horas atento, ligado no mundo espiritual e no mundo natural. Acabou!
Então, é fácil você olhar para os outros de fora e falar: "tá numa fase boa". Você não tá acompanhando por dentro, você não sabe os desafios, você não sabe como tá a vida emocional, como tá a vida espiritual, como tá a família, como tá. Que tipo de inimigos ele tá enfrentando?
Porque a maioria dos inimigos você enfrenta e não pode tornar público, porque senão você divulga o inimigo, aí você tem que enfrentar calado. Então, deixa eu te falar uma coisa: a vida de Davi, como a nossa vida, foi uma vida feita de fases, e ele soube respeitar cada fase. Por isso, ele terminou bem.
Porque errar, ele errou mais do que a gente. Errar, ele errou mais do que a gente, mas ele terminou bem porque soube como respeitar cada fase. A fase que você tá hoje não é para você desistir, é para respeitar, porque tá vindo algo muito melhor.
Aí tá vindo algo que vai te levantar de vez, e nada será capaz de te derrubar. Se você crê nisso, fica de pé e aplauda ao Senhor. Eu quero orar por você.
Ah, Espírito de Deus, muito obrigado por essa manhã. Nós cremos num Deus que deixa as fases da vida nos amadurecerem. Continuaremos, Senhor, nessa correria: vai para um lado, vai para o outro, mas sem olhar pro lado para se comparar.
Olharemos para a frente, onde tá a oportunidade. Quando nossos gigantes aparecerem, Senhor, mediante a recompensa que buscamos, vamos enfrentá-los e sabemos que o tamanho do gigante vai determinar o tamanho da vitória. Nós declaramos que nenhum mal sucederá e praga nenhuma chegará na casa do teu povo.
Dá ordem aos teus anjos a respeito de cada um que está aqui. Tu conheces cada um pelo nome, tu planejaste o nascimento de cada um, tu tens o destino deles na palma da tua mão. Senhor, então nós declaramos agora as fases sendo respeitadas, para as vitórias começarem a chegar.
Você não vai desistir, você não vai parar pela metade, você não vai jogar tudo pro alto, você não vai abrir mão da tua própria vida, você não vai abrir mão das oportunidades que Deus te deu. Deus vai te levar para uma fase que você nunca imaginou. Tá logo ali na frente, diz o Senhor: aguenta mais um pouco, porque tá chegando o dia da promoção, tá chegando o dia da mudança.
Aguenta mais um pouco e nós declaramos isso na autoridade do nome que está sobre todo nome, que é o nome de Jesus. Aplauda ao Senhor. Eu desejo paz e prosperidade sobre a tua vida, em nome de Jesus.