a iva porque todas as vidas importam é uma parte do meu ser que é algo e resfriando a outra parte que é um fogo e por uma outra parte que é o rabo evaporo o e trânsito indo o pênis passo cosmológico Nesta parte que é a terra um corpo e construindo com outras vidas em outros corpos não existindo e Resistindo a Cristo bom então e eu vou plantar aqui uma passagem é muito importante na minha vida que foi exatamente o rito de passagem de ônibus meus grandes mestres que eu não aberto máximo É desse plano
para a Sexualidade tudo aberto me chamou em um quarto pediu para fechar a porta trancada por dentro para gente conversar e ele começou a dizendo olha é a comida já não me alimenta mais estou indo para que sua cada dia e o remédio não esquece mais a doença Então eu estou passando eu estou indo e eu perguntei bom e o que é que só tem me dizer o Edi só eu quero lhe dizer que não tive filhos mas treino muitos filhos Eu nunca fui rico mas sempre come e dei de comer E aí ele disse
começou a chorar eu fiquei ouvindo depois resolvi perguntar porque eu choro que o senhor é se diz satisfeito com a vida se você diz contemplado com sua passagem porque eu choro portuguese eu estou chorando porque lhe ensinei tudo que eu sabia mas eu não sabia tudo que eu queria ali em cima Ah mas mesmo assim eu quero lhe dizer que enquanto você passar para as outras gerações aquilo que eu passei para você o mesmo que eu esteja enterrado estar envio mas no dia que você deixar de passar para as outras relações isso que eu recebi
outro em relação estão passando mesmo que eu esteja presente eu estarei então a minha vida arte de hoje está nas suas mãos minha vida está na sua vida bom então por que que eu tô falando isso é para dizer o quanto que é importante para nós a saber o quanto nós sentimos bem em passagens também Compartilhar esse saber tô dizendo isso para dizer que um dos grandes problemas e da sociedade é a mercantilização dos a veio é a transformação do Saber em mercadoria porque nós na comunidade a gente não vende o saber a gente compartilha
porque quando a gente sabe que uma coisa se a gente compartilha com outra pessoa à outra pessoa acrescenta naquele saber mais alguma coisa do nosso saber cresce só para gente também número no botar muita coisa só para o nosso lado a primeira vez confluência que nós tivemos eu posso uma lógica e foi quando o povo foi trazido de África para cá e através das plantas no vento no espaço das águas se entendeu com os povos originais daqui falando línguas diferentes oralmente falando palavra diferente mas pela linguagem cosmológica não estiver na primeira grande conferência e nós
nos entendemos através do tem mais cedo a segunda grande confluência foi na Constituição pela lógica do direito pegando direito colonialismo a transformar em nossa defesa e a grande mais importante confluência com o negócio e agora agora caíram por terra a teoria caíram por terra Sabi a dissertações porque agora que vale são as cosmologia E por falar em cosmologia cosmologia politeísta a cidade histórica aço indígena afro quilombola ou originariamente desse lugar essas forma logia a partir de agora é que estão dando o Tom e com certeza o mundo será muito melhor A partir dessa grande consciência
cosmológica não entendendo que as perguntas são que ensinam aí respostas é que me fazem aprender e as perguntas e te ensina quem responde aqui ok uma pergunta que sempre me incomodava como é que o povo foi tirado de África e vieram pelo da chamado América passaram pela árvore do esquecimento foi feito todo um procedimento as famílias foram separadas teve um filamentos e isolamento botaram pessoas por línguas diferentes anúncio comunicar não deixaram trazer esse mente não traz with tentaram apagar nossa memória ainda repente poucos dias depois que chega aqui Palmares se irrita como se fosse uma
África na América como é que esse povo conseguiu como é que esse povo conseguiu passando por todos esses processos de reggae da África na América fazer Palmares tocam fogo em Palmares faz um escassez de repente o canudo aparece o século depois aí tô com fogo Oi e aí caldeirões a tarefa e toca fogo no carro dele aí aparece um pequeno como é que esse povo consegue fazer isso como é que vamos explicar as Águas do São Francisco a encontrar com as águas do nilo ou com as águas de qualquer outro rio se tem um oceano
no meio que acontece isso aí eu lembrei de uma economia aqui ó olha onde é que eu saber vai eu lembrei de que um dia tinha um barulho no no Zap do céu eu perguntei mais nada que zoada é aquela ali é o rio do céu aí quando ela me mandar perguntas e caramba pelo rio do céu minha querida e as águas evaporam aqui forma nuvem e chove do outro lado do oceano e construí com as outras da água doce ela transformar certo então aí que eu não entendi como é que nosso saber veio graça
para cá transferiu pela cosmologia construiu aqui com outros cosmologia a consequência é esse Grande Encontro cosmológico de maneira que pensar de sentir ao encontro dos Sentidos dos Sentimentos é encontro das vidas e ela não acontece por acaso ela não é coincidência é diferente coincidência coincidência é uma coisa que não se explica mas a conferência se explica então a confluência encontro de seres dívidas que se compartilham e isso só acontece em cosmologias politeístas o que as pessoas que compreendem e como parente como amigos conselhos próximo na cosmologia monoteísta isso não acontece os colonialista não possui com
a gente porque são mono mundo dele só carinhoso só cabe um deu só cabe uma certeza tocado uma verdade só cabe um jeito de ser então a consequência é isso a transferência é como nós nos movemos e a consciência é como nós Compartilhamos nossas vidas para outras vidas como é que ela vai entrar para uma linguagem acadêmica não precisa entrar e a confluência para ficar mesmo na linguagem orgânica O que é não vai gastar com fluência acontece né na linguagem acadêmica não acontece nada só a linguagem mesmo se ela entrar para linguagem acadêmica ela vai
ficar nas prateleiras já estava brincando aqui ela para de construir ela perde o sentido é com o rio que seca a sua mais recente eu acho isso muito engraçado quando essas pessoas se a bola dizer só os humanos têm cultura só os humanos têm inteligência racional assado todos os pássaros sabem cantar o espaço mundo precisa pagar outro pássaro para cantar Pergunta para ele e para os outros e não precisa os humano não isso mano tem aquele que faz a cultura e aquele que consome a cultura Que absurdo então tem aquele que sabe dançar e aquele
que paga para ver dançando né Principalmente nas danças europeias estão ateísta no balé Poli sentada aí a pessoa paga para ver sábio espetáculo de Balé aí que maravilha então os outros seres não precisam disso as plantas é mãe Joana mana é deixava gente no período indo olhar a roça se caiu uma certa se pegou aí quando eu chegar vamos ver meu filho o arroz já se ou não tá achando não e quando o arroz estiver chegando me avisa aí tudo bem a primeira vez mais logo está chiando vou na roça Aí ela botou a roupa
linda maravilhosa e eu não pensei que eu ia com aquela roupa que eu tava ele vai botar uma roupa bonita por isso mesmo quando você vai para roça só visitar você tem que botar roupa que você vai estar certa que é para roça não ficar com ciúme E aí a gente chegava na roça olha que maravilha sentava na cor pira esperava-se uma brisa a palha do Arroz batendo na outra para e fazer aquela música aquela aquela Sinfonia aquela festa isso é confluência isso não é interclasse interculturalidade O que é isso acontece olha ali estava o
vento o arroz eu me Joana Porteira da roça tava os pássaros cantando tão a menina ficava horas ouvindo essa Sinfonia natural a influência é orgânica e ela é pros morfológica e ainda interculturalidade é uma coisa só dos humanos portanto é uma coisa muito limitada e de repente um cheiro Oi meu cheiro vadio mexendo difícil cheio de tesão e de repente o cheiro um cheiro úmido de Corpos segundo choveu no sertão você sabe que quando da primeira chuva aqui são Teu Cheiro da Terra todo mundo entre todas os eventos entra no cio então voltar para terra
é saber que nós nunca saiu da terra e a terra é uma ninguém dividiu a terra apesar de tentar e eu fui informado pela minha geração avó exatamente para fazer isso a tentar analisar o pensamento dois colonialista o Saber duas colonialista não sentido de um dados mas no sentido de não deixar que eles nos mudem A análise deve-se pensamento é mas para elaborar nossas defesas não para elaborar os nossos ataques Nós não somos de atacar mas temos de nos dessa vivo então quando nós escreveu esse livro para a organização quilombo mais significações do primeiro mas
não escrevi um livro era Como disse os acadêmicos um best-seller vamos escrever um livro assim o mais lido do mundo não jeito não vai escrever um livro para nós eu só uns os maiores leitores deste livro a cada vez que eu tenho uma dificuldade assim o mundo eu vou nesse livro de novo que eu nem desse livro eu tô conversando com meu irmão eu tô conversando continua aberto eu tô conversando o que a Nonato e tô conversando com a minha geração avó e tô conversando com a minha geração nesta que nesse livro nós estamos dizendo
que o presente é um interlocutor passado e uma todo futuro não estou dizendo que a vida Começo Meio Começo geração voz geração em geração neta nós estamos dizendo que as vias determinam o meio e as demandas determinam a alteração das vias a modificação da Via então nós estamos trazendo um pensamento resolutivo um pensamento orgânico no pensamento voltado para você que não é um pensamento nervosismo nego Bispo tem sabe a alegria e a festividade de segundo os relatores ambos pela linguagem escrita integralidade mas tem muita o relato é melhor do que eu mais profundamente o teu
por outras linguagens como conta coloniza todos os passos dos movimentos dos movimentos mais importantes para contra colonizar é sair da teoria e priorizar a trajetória eu digo que a minha trajetória precisa sustentar o meu discurso senão meu discurso não tem sentido então uma pessoa conta com a minha lista é uma pessoa de trajetória e não de teoria para contra coloniza precisa deixar de ser Momo tem que ser Polly Você pode até ser cristão mas em cristão politeísta é possível povo da Umbanda só uma distinção cristão politeísta Oi não ponha Ser Cristão na UTI porque se
for Cristiano Alô taxista vai ser qualidade porque o fundamento isso E aí eu quero dizer mais uma vez em poesia quando nós falamos tagarelando e escrevemos mal autografado e quando nós cantamos e desafinando e dançam descompassado quando nós pintamos coçando e desenhamos enviesado não é porque estamos errando é porque não formos alcoolismo viva viva que todas as vidas opostas