[Música] Olá uma boa noite a todos e todas eu sou luí do gusp estou aqui hoje com o Cido Ramirez e com o professor Fernando Franzoi no canal da V apesp Hoje é mais uma live paraa preparação do processo eletivo simplificado pros cargos de professor da secretaria eh de Educação do Estado de São Paulo a gente já fez uma live semana passada e hoje a continuação né na semana passada a gente falou bastante sobre legislação deu algumas dicas também de documentos pedagógicos de como que isso pode ser abordado e na Live de hoje como vocês
podem ter visto já no título a gente vai falar sobre o a bibliografia os livros os autores tá então agradecer a presença aí de todo mundo boa noite aqui pra Teca paraa pro ó Franzoi também já tá lá a Vanessa a Regina Solange Eliana Maria Nilsa Rosilane Rafa Leda Laiane Leda Diana muita gente chegando Samuel então ó papel e caneta na mão aqui que a gente eh vai ter uma uma live muito enriquecedora hoje e acho que vai ser uma um ótimo momento aqui para quem tá pensando ainda em como estudar Se escreveu e tudo
mas quer se preparar melhor essa é uma boa oportunidade então agradeço mais uma vez a portunidade aqui pra TVP depois quem tiver interesse vai poder adquirir o curso vou deixar o link aqui na descrição do vídeo e também nos comentários do chat além de grupo do WhatsApp onde as pessoas podem ter mais informações antes de começar gostaria de passar a palavra pro Cido Boa noite Cido queria que você desse um recadinho aí pro pessoal que acho que é importante boa noite luí boa noite Dr Fernando FR figurinha carada já nessas Liv hein essas dicas quentes
aí para hoje eu queria agradecer a confiança mais uma vez né pela Total confiança que que deu pro gusp da Live o time de de Formação né o time de direitor de formação a a comunicação também que tem nos ajudado bastante enfim a todos envolvidos da pesp pela confiança que tem nos dados e eu acredito que eh vai ser uma boa Live e com dicas né que vai cair tudo na prova aí anotem tudo aí cair tudo na prova é isso aí gente bo boa boa Live para vocês Valeu Cido Muito obrigado aí uma boa
noite luí Boa noite Cido Boa noite a todas as professoras e professores tô vendo aqui professora Laiane a professora Jaque Neto a professora Camila Neves minha amiga de infância que também tá nos assistindo então Saúdo a todas e todos aqui né para essa Live né que a gente espera ser aí virar madrugada né Professor Cido luí porque tem bastante coisa pra gente conversar aqui também tá o Samuel negro tá também a Maria todos os demais aí muito bem-vindos e bem-vindos isso aí virar madrugada ainda não hoje não teve já Live de revisão inclusive V falar
pessoal Essa é a dica a gente vai falar Professor Franz vai se referir muitas vezes a algum outro conteúdo que a gente já fez qual que é esse outro conteúdo eh a gente recentemente né como teve o concurso para esses cargos também de efetivos a gente fez lives sobre e a gente teve um umas lives mais extensas com toda a revisão Então até para não ficar repetitivo a gente vai deixar esse link aqui para vocês vou postar na no chat na descrição a gente vai mandar no grupo de WhatsApp que eu vou colocar aqui para
vocês entrarem E aí vocês vão poder ver essa Live também lá agora não quer dizer que essa a de hoje é não vai ter conteúdo pelo contrário é a mais resumida ainda e quem quiser se aprofundar vai poder ir lá e quem quiser o curso completo eh tem vou colocar o link também na na descrição aqui do chat beleza pessoal só para explicar a dinâmica né a gente começou agora já acho que já deu para todo mundo entrar eh mas se vocês tiverem alguma dúvida durante a explicação do professor a gente vai indo com a
Live e tal e aí depois de um tempo a gente pode fazer alguns blocos de perguntas até mesmo pro nosso tempo render e Se ficar alguma dúvida na parte final a gente faz uma rodada final de perguntas e respostas Tá ok bom e eu acho que é isso mais gente chegou ó o pessoal tá pedindo 6 horas novamente Olha só boa noite boa noite boa noite a Camila a Camila isso aí ó mais gente chegando pessoal então vamos aqui sem mais delongas acho que a gente já passou todos os recados professor é com você slide
na tela aí e vamos embora Bora lá pessoal muita animação hoje aqui 1 hora me vamos destrinchar uma série de questões a respeito dos principais autores do concurso veremos Quem são eles se tem tanta gente para estudarmos qual vai ser a nossa posição aqui a professora falou que tá com eco Luiz aí verifica para mim se tá ok vai nos avisando aí Se tiver alguma intercorrência vamos lá pessoal tem bastante coisa aqui eu trago para você também aqui a nossa Live os principais autores para a prova né conforme o edital publicado pelo Governo do Estado
de São Paulo em junho de 2024 e eu sou o professor Dr Fernando Franzoi educador Popular cientista social e também consultor em planejamento estratégico e além das minhas várias eh formações que eu tenho feito eu quero anunciar aqui o método Franzoi né com a minha querida Aline Franzoi da Franzoi work models Nossa parceira e também a minha mentora de carreira então Eh Saúdo a todas e todos aí onde eu tenho atuado lá com a minha querida e ela me ensinou algo que eu quero passar para vocês aqui nós temos que ter mentalidade mentalidade de carreira
mentalidade de sucesso mentalidade de enfrentar os desafios e colocar o Nosso propósito de passar nesse concurso mas não só isso né de fazer uma carreira Espetacular onde quer que você esteja porque o lugar para você estar é onde você quer estar Então vamos lá agora aqui aos nossos conteúdos E para isso eu quero fazer aqui uma relação muito forte com o currículo Paulista porque a escola é o local do viver do aprender se relacionar em um novo contexto um contexto de mudança da nossa sociedade contemporânea uma sociedade fluida uma sociedade que para criança adolescente jovem
adulto e a pessoa idosa não se diz mais idoso se diz pessoa idosa enfrenta cenários complexos multifacetados e incertos educação vem como direito humano todas essas palavras TM muita força porque nós vamos ter aqui um compromisso com a chamada educação integral o que que é isso é sair da Mesmice sair da repetição de conteúdo da prova que não avalia nada para desenvolver o ser humano completo para que ele tenha uma longevidade vibrante para que a sua dimensão intelectual física socioemocional e cultural sejam ativadas plenamente para isso o currículo Paulista vem contribuir logicamente Com Seus Problemas
ainda né ele vem contribuir porque ainda está em aperfeiçoamento de mudança alinhado à base Nacional comum curricular que tem a parte comum e a parte diversificada não podemos esquecer disso e tudo isso meu caro amigo minha cara amiga está vinculado intimamente com os princípios das diretrizes curriculares nacionais que já tem desde 2013 ressaltando que a nossa vida precisa ser pautada por princípios éticos políticos e estéticos nós gostamos de coisas belas de coisas boas e também de coisas verdadeiras e a nossa política precisa ser pautada na verdade que é o encontro ao ser humano vamos adiante
aqui e eu quero chamar você para fazer essa relação com o currículo Paulista que significa é observar o Passado Presente Futuro você que é professor que é professora que tá aí batalhando pela sua efetivação eh no estado eu tenho aqui alguns algumas colegas né que se efetivaram que se atentem a essa definição do currículo Paulista é garantir que todos sem exceção se beneficiem da aprendizagem é um direito humano para qu para participar da vida pública da política que é a vida na nossa cidade no nosso estado no nosso país nosso mundo e também poder participar
dos benefícios da vida Econômica os três s eh a Equidade o ambiente que é environment do inglês né E também a economia Ou seja que nós possamos ter uma sociedade onde todos e todos têm acesso aos bens Mas vamos agora aqui eu falei a pergunta é quem são os principais autores né aí com a ajuda da minha amiga de infância Camila eu montei esse quadrinho para vocês onde aqui na legenda tem azulzinha prova da manhã Eh o vermelhinho cor-de-rosa o lilás né com a minha cor aqui preferida é a prova da tarde e na parte
da manhã e da tarde na prova do ano passado caiu discursiva sobre o tema do currículo Paulista Mas aí você pergunta Ah tudo bem eu vou estudar currículo Paulista Vai sim mas se você não tiver aquilo que eu chamo a base conceitual a base teórica metodológica eh para entender o que os autores estão propondo o que está contido no documento do currículo Paulista não vai fazer sentido e aí nós organizamos aqui em blocos em seis blocos que são os seguintes identidade e saberes docentes diversidade e educação para as relações étnico-raciais o terceiro bloquinho multiculturalismo e
educação integral o quarto bloco educação híbrida o quinto bloco currículo e o sexto bloco gestão da sala de aula vocês vão perceber que tem uma estrelinha aqui e tem duas estrelinhas quando tem uma estrelinha é o PEB um professor de Educação bá bás aquilo que é específico de autor para o PEB 1 e o que tem as duas estrelinhas é aquilo que é bibliografia dos autores né específicos para o eh PEB do que é o Fundamental e Médio Obrigado Jaque aí né pela sua referência ela que passou no concurso e vai fazer o processo seletivo
simplificado porque ela me disse que desconfiando do estado é importante fazer né o é importante fazer aí o teste seletivo Luiz Regina tá dizendo tá muito Eco né me ajuda aí para saber se tá tendo ou não Eco se é um problema de configuração Eu vi mas assim outras pessoas não reclamaram até vi aqui na transmissão e no outro computador tá ok se não sei se tem mais gente com problema mas assim para mim tá ok Não não tem outras coisas eu acho que às vezes você pode ter alguma configuração no seu computador Regina que
pode tá dando esse problema aí do Eco ou você abriu duas Abas E aí uma tá eh conando com a outra né É E aí acaba ficando Eco Tá mas tá tranquilo mas aqui da minha parte Tá ok né Luiz tá Tá OK pode ah beleza então pessoal vamos avisando aí que a gente tem que se ajudar aqui também muito bem voltando aqui então a esse quadrinho né Nós vamos entender que é importante logicamente não é que o estado contrate os professores categoria O que acabe com a precarização né que possa eh O Estado de
São Paulo precisa de mais de 150.000 professores a nossa educação merece os nossos estudantes precisam desse direito Garantido e esses autores aqui trazidos Vão bater muito nessa tecla vamos agora olhar um pouquinho como é que foi na prova né então por exemplo o tardif do lado esquerdo aí da sua tela identidade saberes docentes caiu na prova da manhã e da tarde Portanto ele é um autor principal né eu fiquei pensando Poxa tem tanta coisa principal né o como que nós vamos estudar tudo isso depois vem o Silvio Almeida racismo estrutural é uma leitura obrigatória indispensável
caiu de manhã de tarde eh Guarani com a obra tornar-se selvagem também Rojo né com multiletramentos caiu de manhã à tarde e eh candô Direitos Humanos Caiu só de manhã e Basque do ensino híbrido caiu somente à tarde e os demais autores né como é que eles ficaram Pode ser que venha a cair na prova agora no processo seletivo ou pode ser que a banca repita o processo do ano passado e faça aí uma pendência pro lado esquerdao aí da sua tela vocês podem perceber né que a nossa Live do ano passado a gente fez
uma eh não é uma adivinhação mas a gente conseguiu intuir e fizemos a a Live número dois com o lado esquerdo e a Live número um com o lado direito aí eu fiz questão aqui de inverter devido ao que caiu na prova e para que você possa estudar com maior eh aproveitamento todo esse conteúdo toda essa temática Tudo bem então vamos adiante aqui porque vamos destrinchar cada um desses blocos de estudo primeiro bloco com o tardif saberes docentes e formação profissional que que nós temos aqui já no título Eu gosto muito de falar do título
porque a nossa o nosso foco é quais são os saberes que o docente precisa mobilizar para a sua atuação profissional Será que ele nasce professor ele cresce ou vem uma iluminação é uma vocação Não tadf vai dizer que os saberes docentes são constitutivos da própria vida do professor e aí eu vou passar para você aqui esse esquema que é fundamentado na teoria crítica Infelizmente o tardi faleceu em 2023 Mas deixou um legado muito importante por qu a teoria crítica vai mostrar que a sociedade é desigual e excludente é uma sociedade do capitalismo e já adianto
para você que o capitalismo ele é racista ele é machista é patriarcal é misógino é LGBT queia fóbico né quero saudar aqui todas as mulheres negras que hoje é o dia eh da mulher latino-americana e carim benha Negra Então a nossa saudação hoje também é de do Agricultor familiar né Eh aqui faltou o q também é muito importante que a gente tenha essa noção para poder compreender por que esse tipo de conteúdo é colocado a escola é o local onde a socialização se dá mas essa cultura dominante racista machista e tudo que eu falei ela
é reproduzida e o professor entra aqui com a sua profissão no contexto escolar onde ele trabalha o professor segundo o tardif ele eh passa 15 mais de 15 anos na escola como estudante depois ele se torna professor ele traz essa carga da sua trajetória para sua prática pedagógica e é nessa eh nesse sincretismo que o tadf fala no capítulo dois que se dá na escola a relação entre o currículo explícito que aquilo que o professor precisa necessariamente transmitir trabalhar na sala de aula com o chamado currículo oculto que faz parte da cultura escolar entretanto isso
seria muito fácil Se o professor não tivesse aquilo que a gente chama eh condições de trabalho né as condições precarizadas de pular de escola para escola né de eh ser uma pessoa ali muitas vezes que sofre o bullying sof a pressão de toda parte ou da família ou dos gestores ou da sociedade ou da Imprensa falando que o professor não tem valor tudo isso vai interferir também na prática pedagógica por isso que a gente Saúda pesp eh nós estamos a na formação da pesp há mais de duas décadas atuando na formação de dirigentes e eu
digo com propriedade que é um sindic que vai defender melhores condições de trabalho porque se você não tiver salário carreira piso salarial você não consegue fazer a sua eh dedicação pedagógica adequada Mas vamos aqui considerar que isso é importante que nós estamos numa visão colonizada Mas como que o professor então ele atua na sua prática pedagógica nós não podemos entender o professor desvinculado da sua história então não existe um professor abstrato Todos nós somos condicionados como diz o Paulo Freire Olha daqui Luiz ele chegou Paulo Freire né Nós somos condicionados mas nós não somos determinados
Paulo Freire né bem ele disse nós vamos construindo a nossa história ao longo da nossa prática pedagógica como nós usamos os saberes no nosso cotidiano E aí entra em jogo tudo a nossa percepção Nosso Sentimento Nossa reflexão Nossa avaliação isso vai formando uma rotina que que é rotina todos nós professores em sala de aula Chegamos na escola ou de manhã ou à tarde vamos para a sala dos professores Tomamos o nosso cafezinho a nossa bolachinha pedagógica o sinal toca nos direcionamos para a sala de aula Esperamos o sinal bater pra gente pro intervalo voltamos e
esperamos ansiosamente o sinal tocar pra gente ir embora para casa então isso acontece no mundo inteiro né então isso forma uma rotina e a rotina nos leva aquilo que o tardif chama e o nosso querido Pierre bourdier né com biquinho bourdier vai chamar de abti né aqui no francês que é uma estrutura estruturante que vai governar as nossas práticas como se fosse um piloto automático mas que nós não percebemos porém Agimos de acordo com essa forma de atuar Mas afinal de onde vem os saberes do professor como eu falei A fonte é diversificada são saberes
plurais são socialmente historicamente constituídos e são compostos de quatro elementos o saber da formação profissional que é a nossa formação pedagógica de uma licenciatura por exemplo também nós temos os saberes disciplinares que são da nossa área específica eh das ciências da biologia das Ciências Sociais etc os saberes curriculares que são aqueles que a Secretaria de Estado ou do município ou MEC ou eh os órgãos Como a Unesco Dizem que o professor precisa trabalhar na sala de aula e um dos primordiais saberes que são os saberes da prática ou também chamados saberes da experiência são esses
saberes que conjugados formam a chamada Praxis do professor e vão constituir as rotinas que ele desenvolve durante o seu magistério e vão constituir o habti profissional que é a conduta que o médico tem tem o advogado tem o Gari também tem e o professor é especial por o professor ele lida com uma gama de conhecimentos que não são conhecimentos industriais o professor ele não produz um produto como um copo o professor ele trabalha mentes e corações em sua atuação pedagógica o saber do professor na nossa sociedade é visto da seguinte forma o professor é aquele
que em algum momento ensina algo a alguém e lá na Renascença Idade Moderna o nosso querido Comenius dizia o seguinte que o professor é aquele que ensina tudo a todos né então o professor é aquele que tem algo a ensinar mas ele trabalha em um local específico que é a escola você não vê o professor transitando aí pela cidade procurando aluno Não o professor ele tem o local de trabalho o centro locos do latim local né que é o local da sua prática profissional e a sociedade começa a imaginar algumas figuras ou também chamados estereótipos
quais são eles que o professor seria um técnico um técnico que sabe dar aula e que Portanto ele tem valores da educação da humanidade da ciência que vai transmitir algo a essa pessoa outros identificam o professor como o afetivo né a pedagogia do abraço aquele que vai estabelecer uma relação de confiança ou Amizade outros eh também vão identificar o professor como aquele ser ético e político que Visa transformar o a O Estudante em um cidadão Essa visão aqui número três é a visão do Paulo Freire a quarta visão os que consideram o professor como alguém
que interage na sociedade que é o sócio interacionismo que vem da visão do vigotsky sócio interacionismo que vem do nosso querido vigotsky com a teoria eh da ação histórico-cultural P HC né que também é muito permeada nos autores que nós estamos trabalhando e por fim uma quinta perspectiva é do professor como artista aquele que vai desempenhar um papel que representa um ator social em uma escola guiando também ao aprendizado os seus estudantes muito bem bom aqui logicamente nós estamos Resumindo né de 1300 e poucos quase 1400 slides eu selecionei alguns elementos para que a gente
possa eh aqui trabalhar com vocês e ser um incentivo para aprofundamento o professor para o tardif é um sujeito de conhecimentos é um sujeito de saberes que vem das suas diferentes ações na sua trajetória histórica Então isso é importantíssimo são saberes plurais qual o desafio que o tá coloca superar a nossa divisão enquanto professores se a gente for unido né Eh Até parece uma um jargão ninguém o povo não será vencido e é exatamente isso é preciso valorizar o docente para que não entre em conflito entre si e que fortaleça as categorias de ensino para
melhorar a própria profissionalidade e o próprio profissionalismo do professor ou seja melhorar as suas condições de trabalho e também melhorar o exercício da sua própria profissão muito bem do tardif Esses são os pontos essenciais que eu tenho aqui para trazer para vocês e vamos a uma questão objetiva que vem da Vunesp como esse concurso é Vunesp nós selecionamos aqui Luiz também professores e professoras Camila também nos orientou a pegar questões que caíram nos concursos de professores da Vunesp Então vamos a uma primeira questão em saberes docentes e formação profissional escrito no início do Século XXI
mauris tardif discute diferentes tipos de saberes envolvidos no trabalho e na formação de professores ao longo do livro O autor argumenta que um dos principais desafios para a formação de professores nos próximos anos seria o quê alternativa a abrir um espaço maior para os conhecimentos dos práticos Dent do próprio currículo B esvaziar a lógica disciplinar dos programas de formação para o ensino c desconstruir a unidade da profissão docente que atualmente vai do pré-escolar à universidade d minorar a ênfase na subjetividade docente seja na pesquisa sobre ensino seja no currículo formativo e letra e enfatizar a
primasia do Saber teórico e garantir sua relação de aplicação com a prática Então qual é correta aqui vamos lá pessoal no chat Qual é a alternativa correta meus caros professores e professoras e como que a gente responde uma questão da Vunesp bem tranquilo vou explicar para vocês como é que faz aqui vamos lá vamos aqui responder essa questão enquanto a letra e diz a Leda vamos lá então muito bem eu vou responder com apenas uma eh afirmação aqui tá bom Quais são os saberes que o docente tem docente tem o saber eh da formação profissional
né que é da sua formação inicial em pedagogia formação pedagógica a formação disciplinar não é isso ele tem também a formação curricular e a formação da experiência vamos lá tem muita gente colocando aqui a letra e como a le da Caroline Jaqueline Lúcia vamos lá pessoal enfatizar a primazia do Saber teórico e garantir sua relação de aplicação com a prática que que o tardif diz que um dos saberes primordiais é a prática Então não é a letra e porque os saberes da experiência constituem esse conjunto aqui de saberes constituem aquele abti profissional que vai regular
e vai conduzir a conduta vamos lá minorar a ênfase na subjetividade docente bom o tdif diz que eu não posso entender o professor sem conhecer sua história então a subjetividade é ou não importante Ele termina né Ele termina dizendo que eh é preciso fortalecer a união e eu quero aqui dar uma saudação a quem está nos assistindo uma pessoa especial aqui que é o fláudio Azevedo né que é o nosso companheiro aí que tá sempre presente aqui com a gente né e a professora Laiane também que é da Bahia a professora Camila Neves também tá
aí que é Nossa coordenadora a luzenira da Paraíba Ô luzenira um abração aí para você também né lá dos sindicatos de telecomunicações muito bem-vinda aqui né Eh então muito bom eh voltando aqui a subjetividade é importante essa nossa interação como eu fiz agora de acolher as pessoas é importante seja na pesqu sobre o ensino então a letra D não pode ser porque aqui tá dizendo minorar rebaixar a subjetividade não desconstruir a unidade da profissão docente ele acabou de falar que nós somos muito desunidos categoria o com categoria efetiva municipais com estaduais universitários com pré-escola e
creche não é então a letra C também não pode ser porque é uma incoerência com aquilo que Ele defende esvaziar a lógica disciplinar gente não é porque nós temos que defender a interdisciplinaridade como veremos a seguir que a gente vai excluir os saberes disciplinares a lógica disciplinar ela é importante mas ela não pode ser exclusiva então restou a letra A que abrir o espaço para o conhecimento dos saberes da experiência que estão aqui elencados para poder fortalecer os saberes curriculares e portanto toda a prática docente vejo que com apenas eh os quatro saberes nós resolvemos
uma questão e ganhamos um ponto aqui né da a nazira colocou ali letra A muito bem vamos aqui adiante o primeiro bloco é da identidade docente o segundo bloco é da diversidade e educação para as relações étnico-raciais eu trago para vocês aqui o grande tema do racismo estrutural que caiu na prova da manhã e da tarde com o nosso querido Silvio Almeida que tem uma grande atuação na nossa sociedade e aqui eu vou resumir para vocês o que é importante o racismo é a base do capitalismo para acabar com o racismo somente destruindo o capitalismo
não tem outra saída nós vemos aí Episódio de racismo né não vamos comentar mas é só observar o que acontece ao nosso redor todos os dias todas as horas todos os momentos nós temos episódios de racismo Mas por que que o racismo acontece porque o capitalismo ele é racista machista patriarcal e vamos entender que tem três abordagens A primeira é que a que vê o racismo como algo individual uma patologia ou Doença de uma pessoa como se a pessoa fosse eh em Sia em si doente o segundo tipo de abordagem é que as instituições são
racistas então numa entrevista de emprego entre um candidato uma candidata Negra e um candidato branco o candidato branco por ser homem e branco vai ter um privilégio meritocrático que o Silvio Almeida vai explicar Então as instituições incorporaram a a o racismo institucional basta olhar para o nosso congresso nacional a vergonha que é né E aí vamos a diante e o estrutural é que a nossa própria sociedade ela é racista Como Eu mencionei então a chave para compreender o Silvio Almeida é levar em conta essas três formas e o racismo sempre é estrutural isso aqui é
um mantra que a gente precisa estar sempre com ele na nossa cabeça para responder as questões e para conduzirmos sobretudo uma prática antirracista Qual é quais são as duas grandes bases ou consequências da Visão racista é que esse racismo ele vai se enfronhar em toda a instituição na ideologia na política no direito na economia no nosso cotidiano e vai levantar duas formas importantes aqui a meritocracia que é a afirmação de de que todos seriam pretensamente iguais em uma sociedade desigual nós vimos no tardif que a teoria crítica lá no primeiro slide do tardif que a
nossa sociedade é desigual e excludente então a meritocracia vai dizer que alguns são melhores merecem privilégios em relação a outros e o recorte desse privilégio o recorte da raça o segundo aspecto é uma ideologia nacionalista como aqui no Brasil tem o mito da democracia racial né até foi questão lá da prova da Vunesp muita gente errou porque muita gente acredita que o brasileiro é cordial e que o brasileiro não é racista Eu trabalho com refugiados Imigrantes constituto vozes sem fronteiras e muitos nossos companheiros irmãos e irmãs que vem das diferentes regiões da África vão conhecer
o racismo somente aqui no Brasil né no no no país de origem não sofre o racismo que vão eh enfrentar porque há há uma noção de que haveria um apagamento de conflito entre grupos sociais como como se houvesse uma unidade nacional que não existe e isso acaba reproduzindo também o racismo bom dito isso já temos condições aqui de paraa questão da prova de 2023 a prova da manhã que aqui nós pegamos a prova tipo um de português de acordo com Almeida o racismo estrutural a presença incontornável Anes sua condição estruturante que mantém inalteradas as amarras
históricas e políticas independentemente de esforços de ruptura Será que isso aqui é verdade é definido pela tese principal de que os conflitos raciais partem das instituições hegemonizado por determinados grupos raciais em detrimento de mecanismos políticos Ilegais C parte da concepção de que o racismo a patologia ou an normalidade manifestada por indivíduos ou grupos racistas cuja irracionalidade Deve ser combatida pela lei aqui a ideia é que basta aprender o racista que acaba o racismo Vamos pensar sobre isso D centra-se no funcionamento particular e delimitado de cada instituição que atua em uma dinâmica que confere privilégios ou
desvantagens com base base na raça e enfatiza um processo histórico e político que cria condições sociais para que direta ou indiretamente grupos racialmente identificados sejam Discriminados de forma sistemática Então qual é a resposta certa da questão número um aqui inclusive foi a primeira questão da prova da manhã do ano passado de professor do Estado de São Paulo vamos lá pessoal animação aí qual é a alternativa nazila disse a letra D tá nós vamos responder essa pergunta apenas com afirmação o racismo é estrutural querem ver ah Diana letra e então muito bem letra e colocou a
Diana ali vamos lá pensando vou vamos responder com uma afirmação só o racismo é estrutural a Karina também colocou letra e como é que vocês chegaram na conclusão Fábio também muito muito bem Fábio Olha só o racismo é estrutural tem mais uma pessoa ali Alberto letra e parabéns Alberto també aí o nosso coração aí para vocês que responderam a letra e muito bem Olha a presença incontornável não né Gente eu falei que quebrando o capitalismo o racismo ele vai se extinguir né mas é uma luta histórica Então os esforços são importantes a luta antirracista é
fundamental a letra A é absurda olha só é definido pela tese principal de que o conflito parte da instituição Esse é o racismo institucional Tá certo alguns grupos hegemonização em detrimento de mecanismo político legal isso é correto mas é a definição do aid arte também e a Diana colocou processo histórico e político muito bem aqui é institucional mas não é a tese principal Qual é a tese principal o racismo é sempre é estrutural percebeu como a nossa tese a tese do Silvio Almeida ajuda a responder é direto você não precisa pensar em outra coisa olha
só parte da Concepção parte é o ponto de partida o p z0 aqui para ponto de chegada e o ponto de partida é que o racismo é uma patologia esse aqui é o racismo em individual mas não é o ponto de partida aqui que tá errado manifestado por indivíduo cuja irracionalidade Deve ser combatido pela lei não o racismo precisa ser combatido na parte estrutural institucional e individual não é prendendo o racista que vai acabar o racismo centra-se no funcionamento particular de cada instituição aqui de novo o institucional e a palavra centra-se aqui é o institucional
mas também não é o centro percebe o raciocínio estamos partindo apenas da afirmação o racismo é estrutural tá E vamos para a letra e enfatiza o processo histórico e político que cria condições para que grupos seja discriminado de forma sistemática Essa é a definição nelice colocou ali discriminação direta e indiretamente de forma sistemática Parabéns também nelis colocou ali a resposta correta letra e perceberam como que a gente responde com uma frase só façil uma mão com açúcar né Como diz aí na linguagem Popular mas vamos ver a próxima questão que vem da prova da tarde
já foi a questão número dois do concurso do ano passado Almeida Cita uma passagem de Hamilton e thour que descreve cenas relacionadas ao racismo Considere duas delas na primeira cena terroristas brancos bombardeiam uma igreja Negra e matam cinco crianças na segunda cena a mesma cidade apresenta índic de morte de 500 bebês negros por falta de comida adequada brigo instalações médicas para os autores as cenas representam respectivamente tá vamos lá um ato de racismo individual uma função do racismo institucional B um dilema de raça uma versão do colonialismo c a discriminação racial ou preconceito de classe
D um problema ético legal uma ação direta do racismo ou letra e um processo político um processo histórico Então qual é a resposta correta dessa questão muito bem vamos lá pessoal não se manifestou essa questão Ela traz uma uma indução ao erro porque você vai pensar que é o o que o Almeida defende não aqui é o que o Hamilton e th descrevem na obra Então nesse caso não é a visão de processo político que é o racismo estrutural também não é uma questão ético-legal nem o preconceito de classe nem dilema de raças é um
ato do racismo individual então o racismo individual como a Leopoldina marcou aí é a resposta correta vamos ver como que isso aparece no texto O exemplo na obra de Hamilton e th é bastante elucidativo da Concepção institucional do racismo opera de maneira diversa quando vi do prima individualista aí exatamente as cenas do terrorista branco e também da morte das Crianças eh e aí cita mais um exemplo quando uma família negra se muda para uma casa no bairro branco é apedrejada elas são vítimas de um ato de racismo individual que Oi pessoal eh desculpem aí ti
um problema técnico aqui já estamos voltando tá Oi pessoal eh Desculpa aí porqueos um problema técnico aqui já estamos voltando tá vamos lá pessoal muita animação aqui pra gente poder retornar né probleminhas técnicos aqui ao vivo Então já tô colocando aqui novamente o slide Não teremos prejuízo aqui na nossa transmissão Tá bom vamos lá retomando aqui Pessoal espero que estejam bem peço desculpas aí pelo problema técnico se C aí a volta o pessoal tenta derrubar né porque tudo é dificuldade não é mesmo então vamos lá eh nós estamos falando a respeito do racismo estrutural né
é que a gente falou do fim do capitalismo né então aí os capitalistas querem derrubar aqui a nossa proposta né de superação do capitalismo Então esse racismo é institucional estamos entrando aqui agora nas narrativas que bolas né Vamos lá tiver perdeu alguma coisa eh por favor já nos avisa aqui também tá bom bom a narrativa as quilombolas é uma obra que está voltada ao PEB um tá então você que vai prestar para o peb1 eu sei que são poucos professores que vão prestar mas é muito importante para você também que vai prestar o Fundamental e
dois e anos finais e Médio Tenha também a noção do que tá rolando aqui na questão da narrativa quilombola então tem o o livro e também o caderno de atividades que é do ano de 2017 bom qual é o contexto dessa obra aqui é da resistência das Comunidades Quilombolas que tem os seus contadoras e contadores de história como guardiãs e guardiãs das narrativas da população quilombola e por outro lado os estudant antes eh que não são quilombolas se apropriarem da cultura quilombola do seu patrimônio material e material da sua história e resistência e também da
sua própria cultura bom mas o que são os quilombos o quilombo ele é uma organização multiforme real ou imaginária que concentra vidas é o local de habitação também é aquele local que vai perpetuar a cultura quilombola do enfrentamento da escravidão da opressão e construção de uma nova sociedade e nos quilombos a principal forma do aprender é pelo escutar a transmissão oral então a escuta é que vai dar o direito ali a fala mas vamos agora à legislação é muito importante aqui eh O que é o quilombo o grupo étnico racial definido por autoatribuição com trajetória
histórica própria dotada de relação territorial específica com presunção de ancestralidade negra relacionado com a resistência aou pressão histórica Essa é a definição oficial de Quilombo então é muito importante que a gente tenha aqui essa eh eh correlação aqui tá bom pessoal Então não vamos perder essa definição aqui também ah o segundo aspecto são comunidades rurais urbanas que lutam pelo direito à terra e o território a propriedade da terra mas que tem todos os elementos de uso costume e tradição ou seja há uma territorialidade reforçada e também tem os recursos ambientais para manutenção da sua forma
de viver que também permita perpetuar a sua memória também são comunidades rurais e urbanas então há quilombos urbanos eh quase 2000 municípios brasileiros possuem organizações quilombolas que possuem laços de pertencimento tradição cultural e valorização dos antepassados aqui ficou cortado numa história de identidade comum então que une o quilombo é uma história identitária outro elemento importante é a memória Iva ah muito obrigado pessoal aí por vocês terem lanel Muito obrigado pela reverência aí da nossa volta a memória é compartilhada por um grupo povo nação país ou grupos de países a partir das memórias individuais Então se
perguntar na prova sobre memória coletiva não é a soma de memórias individuais mas é a construção de uma identidade que se inscreve na história de um grupo pois lembrar não é só Solitário lembrar é um ato social tá bom está em constante mudança no tempo e no espaço como é que se dá a memória coletiva é pela conversa no cotidiano E também pelas festas os rituais que celebram a vida a espiritualidade a resistência pois como nós mencionamos é o enfrentamento da opressão do racismo também então por isso que está aqui no bloquinho da diversidade da
relação étnica racial vamos a uma questão objetiva da Fundatec eu não encontrei eh questão da Vunesp específica sobre essa obra então eu trago aqui um tema sobre as terras quilombolas da pra de Geografia mas é uma prova recente as terras quilombolas juntamente com as suas comunidades têm ganhado importante espaço na pauta sobre a questão agrária em nosso país sobre as terras quilombolas e suas comunidades analise as assertivas abaixo vamos lá pessoal a regularização de terras quilombolas foi uma conquista da Constituição de 88 contudo após essa vitória nada mais foi feito para combater as desigualdades entre
a população negra e branca no campo brasileiro então aqui é uma afirmação vamos a número dois a violência contra as comunidades quilombola se intensifica quando começa o processo de reconhecimento da terra do Quilombo no Brasil Existem relatos de assassinatos destruição de casa poluição de água entre outras formas de violência sofridas por essas comunidades três a certificação das Comunidades Quilombolas do Brasil é de responsabilidade da Fundação Cultural Palmares a comunidade ao conquistar a certificação automaticamente passa a ter legalmente a posse dela então qual é a resposta correta vamos ver aqui as alternativas apenas um A2 A
TR a 1 e 2 a 1 2 e 3 então vamos aqui voltar já colocando também a nossa resposta a regularização de terras ela foi de fato pela constituição de 88 Então você divide a frase emem alguns elementos ou partes então essa parte primeira é verdadeira contudo após essa vitória nada mais foi feito para combater desigualdade infelizmente isso aqui é verdadeiro Então os conflitos no campo no campo brasileiro se intensificaram na cidade também na área urbana também mas especialmente no campo A violência é o que diz aqui no número dois ela aumenta quando o processo
de reconhecimento do Quilombo ele é Eh deflagrado aí aumenta várias formas de violência a única alternativa incorreta então verdadeira número dois a incorreta que não é a Fundação Cultural pam Mares não é através do governo federal do Ministério dos governos estaduais que é feita a regularização e não é automaticamente a legitimidade de posse é um processo muito longo e doloroso tá então aqui Diana acertou é a letra D apenas a um e dois muito bem aqui é um trabalho lá dos quilombos aqui do Estado de São Paulo né E que estão descritos nessa obra da
narrativa vicom bola pra gente poder observar bom eu falei que era importante esse tema do peb1 para Também quem vai prestar fundamental anos finais Ensino Médio agora eu vou explicar por em seguida nós temos aqui a obra educação quilombola de Giana Maria da Silva Romero Silva Selma delina e Vanessa Rocha Olha só o título territorialidade saberes e lutas por direitos então há uma conexão muito forte com a obra anterior falando dos elementos do pertencimento do território da luta contra a escravidão contra a opressão contra o racismo E como que esses saberes transmitidos oralmente como foi
falado nas narrativas quilombolas vão repercutir no processo educacional brasileiro o contexto da educação quilombola é está vinculada à Luta pelo pela demarcação pelo reconhecimento da do território quilombola em 2020 aconteceu a primeira Jornada virtual de educação quilombola tempo da pandemia junto com a Universidade de Brasília e a coordenação Nacional quilombola então isso foi importante e é importante para contexto Educacional brasileiro está vinculado não somente à disputa territorial mas também à forma de aprender coletivamente que as narrativas que bolas nos mostraram em 95 o que aconteceu com a marcha dos 300 anos de zumbi doos Palmares
eh se intensificou uma luta pela educação escolar quilombola por professores também quilombolas com material didático diferenciado e o piso salarial nacional para os professores quilombolas também E aí que surgiu a coordenação das Comunidades negras rurais quilombolas a conac que teve muito essa luta aqui a cena de 1995 A Marcha dos 300 anos de zumbi a marcha contra o racismo pela igualdade pela vida então juntou a população do campo e da cidade com movimento sindical e social contra a violência policial né em favor da consciência negra e fortaleceu a educação quilombola que passou a ter um
impacto no sistema formal de ensino propondo currículo antirracista a identidade que bola histórica memória e práticas a formação docente e um olhar especial para a criança e a juventude quilombola em tudo isso eh meus caros professores e professoras tá sem som oi tá assim som Rodrigo aqui para mim tá normal o som viu Oi Franz tá tá normal Ah tá no chat tá dizendo que tá aqui Daniele falou que tá normal tudo bem Tá pessoal então eu tô vendo som normal tá então vamos regulando também os aparelhos aí né porque a gente acaba aqui também
sofrendo um pouquinho com isso né Eh então é importante na questão da educação eh que o currículo seja descolonizado porque é uma questão não somente da educação é da relação do combate ao racismo da luta antirracista a luta contra a invisibilização nos quilombos porque os direitos como nós vios ali são negados então há uma série de leis há uma série de Mas elas são negligenciadas quais são os Marcos da luta quilombola 2010 Estatuto da Igualdade racial antes em 2004 as diretrizes da educação da relação étnico racial as diretrizes que é a resolução número 8 do
Conselho Nacional de Educação da educação quilombola de 2012 e o artigo 68 do adct que é o ato das disposições constitucionais transitórias e artigo 215 26 16 da Constituição Federal que vão falar da demarcação dos territórios bom o que que é importante aqui para nós para esse estudo a questão da formação docente também para que a educação que bola fortaleça a identidade o pertencimento valoriza o território e produz o autoconhecimento histórico isso vai fornecer princípios para a atuação docente e uma maior proximidade com pesquisadores da universidade para essa eh construção porque o currículo quilombola ele
precisa ter três características é um currículo transgressor porque não aceita a visão eurocêntrica do currículo colonizada ela é antirracista Eh aí tem a expressão quilom que é fortalecer as organizações quilombolas e a luta antirracista e também a organização que lom bola com a história memória territorialidade ancestralidade que são os elementos da educação quilombola também é importante considerar que os quilombos têm formas diversas de organizar tem suas festas suas tradições e culturas que precisam ser respeitadas dignamente e aqui para terminar essa parte a resistência segue na Luta pelos direitos da educação quilombola num país com quase
quatro séculos de escravidão cuja sociedade ainda está ancorada no racismo estrutural que que nós vemos aqui Silvio Almeida o capitalismo ele é racista também estão presentes outras narrativas outras oralidades outras canções que ressaltam a riqueza plural da nossa sociedade as comunidades cumol são parte fundamental dessa riqueza e seguem lutando por suas identidades e por seus territórios então é muito importante que a gente fortaleça a luta antirracista a educação indígena a educação quilombola e assim sucessivamente muito bem vamos a uma questão de 2012 do concurso de titular de serviço de notas e Registro provimento exatamente sobre
o artigo 68 da DTC da Constituição Federal dispõe que aos remanescentes das Comunidades de quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva devendo o estado emitir os títulos respectivos nós vimos que o estado brasileiro não faz nada sobre a questão quilombola assinal a alternativa correta ah os quilombos eram comunidades formadas por índios que resistiram à colonização europeia tá correto isso é falso né porque ISO porque tá totalmente errado aqui seriam indígenas né então errado os quilombos eram comunidades Onde viviam pessoas de origem africana independentemente da causa sua formação não são locais de
resistência e luta contra o racismo contra a escravidão e contra a opressão C os idades os colombos eram na verdade são comunidades isoladas formados poros escravos fugidos do cativeiro sendo que os colombos maiores como Palmares reproduziram a organização social africana com Reis e diversas classes sociais incluindo escravos a letra c é correta por isso aqui a palavra eram tá eh e letra D os quilombos eram comunidades formadas por pessoas que resistiram diversas formas de opressão tais como a escravidão a ditadura e perseguições políticas não o quilombo é a luta contra a escravidão Tudo bem então
aqui letra c é alternativa correta vamos adiante aqui recuperando um pouquinho nosso tempo tá V fazendo perguntas aí nos comentários tá vamos aí com bastante firmeza aqui pra gente enfrentar o nosso tempo né Eh vamos lá então tornar-se selvagem a obra de gerar Guarani eu vou destacar apenas alguns elementos importantes aqui algumas imagens né do Luana Cumaru ara né A Érica manun Zinho então tornarse selvagem a cultura de Juruá bom eu trabalho com educação indígena no Paraná nós fizemos eh a Constituição de Várias escolas quilombolas no departamento da diversidade eu atuo no campo da educação
superior indígena também e a questão do Juruá é o não indígena tá não se diz absolutamente índio é indígena então precisa pramos mudar aqui a nossa linguagem nessa obra de Guarani todas asis ruins que estão acontecendo no planeta Terra vem pessoas civilizadas pessoas que não são selvagens ou seja nós estamos destu né natureza nós Juru que SOS indígen estamos destruindo o planeta terra por isso Guarani vai defender fortalecimento cultural e autonomia dos Guarani para que o respeito ao planeta terra seja realizado né então aqui algumas imagens também né aqui o modo de vida indígena algumas
imagens também e a alimentação como é que geral Guarani fez a sua trajetória como Educadora também como literancia indígena é fortalecer tendo a autonomia e sobretudo o resgate das culturas especialmente A alimentação a comida Guarani tradicional alimenta o corpo e espírito para ficar forte continuar lutando isso aqui significa a retomada da Concepção originária Olha só esse trecho aqui que nos inspira para nós a árvore tem dono a pedra tem dono água tem dono além de em andu que fez tudo isso aos já deada cada coisa que tomam conta dos recursos naturais quando você usa indevidamente
os recursos você destrói muito os donos Ficam bravos e vão tirar esse recurso de você os mais velhos dizem Olha a tradição oral aí a gente protege nossos filhos do perigo esses donos também são pais e mães que vão proteger os seus filhos dos seres humanos do juruás quando começam a maltratá-los Então olha só Eh aí o convite é para que nós nos tornemos seu sagens E possamos viver em harmonia em respeito ao planeta terra então aqui algumas outras imagens e vamos uma questão que caiu no ano de 2023 na prova da tarde que é
a prova tipo 4 em inglês né as provas da tarde tiveram a questão número C gerar Guarani Observe que quando chegaram pessoas civilizadas começaram a levar alimentos para a aldeia naturalmente as pessoas têm curiosidade começaram a experimentar as comidas do Juruá e se Encantam com a praticidade mesmo sendo Guarani o fascina ocorria com a população indígena em vários aspectos assinar a alternativa cuja afirmação representa a compreensão da autora sobre essa situação vamos lá pessoal no chat aí participando qual será a resposta dessa questão os indígenas não são obrigados a permanecerem o modo de vida primitivo
diante do Progresso e suas vantagens B é preciso trabalhar cada vez mais autonomia soberania alimentar guaram resgatando práticas tradicionais de plantil para manter esse povo forte será que é essa aqui C esse intercâmbio gastronômico mostra que é possível encorajar encontrar perdão pontos em comum entre pessoas de diferentes culturas será que é isso aqui também d a fome crônica da população Guarani deve ser alvo de uma política pública de fornecimento de alimento pelo Estado para não depender da filantropia letra e reforçar o isolamento da tribo da cultura civilizada é o caminho mais acertado para a manutenção
da cultura tradicional indígena leopodina tá falando da letra b então Vamos responder a gente acabou de comentar ali do trecho né uma das formas que a geral Guarani utilizou para fortalecer a o corpo e o Espírito dos indígenas Guarani foi por meio da alimentação e Exatamente Essa é a resposta aqui a letra B trabalhar a autonomia soberania alimentar Guarani muito bem essa aqui deu polêmica né Nilsa também respondeu letra B deu polêmica mas é exatamente aí a cena da alimentação vamos agora ao terceiro bloco né falamos da identidade docente Falamos também da diversidade agora vamos
falar do multicultural is e trazemos aqui Roxana e rjo né com a pedagogia dos multiletramentos multiletramentos na escola né que é um trechinho desse livro e vamos destacar os pontos principais Qual é a responsabilidade da escola é levar em conta incluir nos currículos a grande variedade de culturas já presentes na sala de aula eh de um mundo globalizado e caracterizada pela intolerância na convivência com a diversidade cultural e com a alteridade Nós não sabemos lidar com as pessoas diferentes então a escola ela exclui a escola ela não inclui de forma adequada e o multiletramento significa
reconhecer que há uma diversidade na escola que que é o letramento então letramentos múltiplos é diferente de multiletramento letramento múltiplo é aquela história da alfabetização e letramento é você utilizar práticas letradas na sociedade em geral e o multilet o que que é é multiplicidade da população que produz cultura e também a diversidade de textos no caráter semiótico que é em termos de significado dos quais a população Se informa e comunica ou seja por sermos diferentes por sermos múltiplos Nós produzimos também elementos diferenciados que são os multiletramentos Olha só isso aqui que eu fiz questão de
trazer para você a questão do hibridismo né nós vivemos em sociedade de híbridos impuros então não existe um híbrido puro nós somos uma mistura nós somos fronteiriços mas quem sobreviveu não sei se vocês conhecem essa história que roxan Rojo traz Anacleto de Medeiros Você já ouviu falar é um negro de Paquetá bem sucedido nos estudos tipógrafo e músico criador do clube musical Gutenberg olha aqui a figura dele um negro de Paquetá e aqui a pouca né para piano que ele compôs e quem foi que roubou essa obra que até tem parque em São Paulo o
Eitor Vil Lobos né Foi ele que roubou a obra do Anacleto que era um então Vila Lobos um branco de classe média que plou o corus 10 né e ficou famoso a partir de um plágio Então esse híbrido ele é um híbrido complicado né mas como funcionam os multiletramentos eles são interativos são colaborativos fraturam as relações de poder em especial as relações de propriedade são híbridos fronteiriços mestiços como nesse exemplo do Anacleto e do Vila Lobos né de linguagens modos Mídias e culturas então é importante que isso gerera novos hipertextos e multiletramentos hipertexto é o
texto da hipermídia mas como fazer a pedagogia dos letramentos com o grupo Eh aí dos novos letramentos nós temos que chegar ao educando criador de sentido que ele entende diferentes tipos de texto tecnologia e ele se torna um sujeito transformador ele usa de forma ente aquilo que ele aprendeu ele não é um analfabeto funcional que só tem competência técnica e conhecimento prático e não é o analista crítico somente ele vai ultrapassar essa fronteira e vai ser um sujeito protagonista transformador aqui é um quadro bem resumido logicamente necessita aprofundamento e rapidamente aqui pra gente poder avançar
a escola tem novos desafios os nossos alunos são protagonistas para conhe eh construir conhecimento significativo reconhecer o jovem como produtor de bens culturais em novas mídias entendendo que as culturas juvenis constróem a partir de práticas letras específicas das redes sociais então rede social não é aí a a rede somente tá na internet são redes de vínculos sociais que são híbridos eles são virtuais e são físicos também na comunidade e no mundo virtual não vamos aqui limitar o nosso pensamento as redes é que vão as Networks como se diz que vão propiciar que os jovens se
tornem de fato esse protagonista das culturas locais e globais como diz o Milton Santos as culturas locais muito bem vamos ver como que caiu o roxo lá na prova de 2023 da secretaria vamos lá é um complete eu acho muito ridícula esse e muito ridículo esse tipo de questão de complete em prova de professor né entretanto É o que tem para hoje aí na nossa meritocracia das bancas Não é vamos lá é o que tem sido chamado de tananã dos textos contemporâneos que exigem tch tch tch ou seja textos compostos muitas linguagens e que exige
capacidade de prática de compreensão e produção de cada uma delas para fazer significar assinale a alternativa que completa correta e respectivamente o exerto adaptado de Rojo 2012 Então olha só aqui tem uma informação importante completa correta e respectivamente que que a banca tá pedindo que seja de acordo com o que está no texto Vamos pensar aí é estética e análise linguística letra a letra B Inter e transdisciplinaridade pensamento autônomo letra C Nova ética disciplinar seu uso letra D multimodalidade ou multissemiose multiletramentos e e currículo oculto investigação e pesquisa Qual é Então a resposta correta aqui
deixa eu seguir vocês no chat é o que tem esse chamado de tananã qual é a resposta dessa aqui letra D diz a Leopoldina Leopoldina tá craque ali né Reginaldo Parabéns também Reginaldo pomuceno aí também nossa saudação a você Eline Prado letra B muito bem vamos lá pessoal então é o que tem sido chamado de letra D multimodalidade ou multissemiose dos textos contemporâneos que que é multimodalidade nós vimos que nós temos vários modos de produção eh o multiletramento ele não é um letramento múltiplo o multiletramento é a produção de letramentos variados tá então eh Ou
seja que exige multiletramentos então pra gente compreender essas novas Produções Nós também temos que nos eu tava vendo uma postagem do bip grafi que eu tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente em São Paulo é incrível porque ele faz aqueles desenhos bem realistas né com eh as técnicas aí de spray né então é muito interessante eu não sei fazer mas exige de mim um multil lentament para de chegar nessa compreensão então é uma né A Camila falou que semana passada travou para ela também né que o nosso né nard ali né letra D muito bom né
perfeito então pessal letra d multimodalidade m semiose que completa na verdade aqui a banca tá pedindo exatamente IPS L né Como diz em latim a resposta de acordo com o pedido lá do livro Vamos ao outro tema Direitos Humanos educação e interculturalidade de Vera Maria candô né que é a questão da perspectiva intercultural bom aqui eh vale a pena eu fazer uma distinção bem rápida né entre o que é a o multicultural e o intercultural Esse é um macete que você nunca vai esquecer e vai ajudar a resolver muita coisa na sua vida do ponto
de vista aí dos estudos e também da prática pedagógica o Multi significa que eu reconheço que uma realidade é múltipla e o Inter é um prefixo que vai me informar que eu estabeleçam uma interação ou diálogo com essa realidade por exemplo multidisciplinar eu reconheço que existem várias disciplinas interdisciplinar eu chego com um outro professor ou professora e faço ali um diálogo nas áreas de conhecimento essa é uma diferença em questão de Cultura também é assim multicultural eu reconheço eh o tem um autor chamado Moreira né que ele fala muito da interculturalidade de currículo eu reconheço
que existem culturas diferentes na intercultura eu saio de mim mesmo e vou encontro do outro para isso Então nesse texto o subtítulo é tensões entre igualdade e diferença porque igualdade não significa justiça e igualdade pode ser formal e a desigualdade ser a regra não é a prática então é importante aqui o conceito e nós vamos nos inspirar numa frase de Sartre antes de izada uma ideia apresenta uma estranha semelhança com a Utopia Então vamos lá eh antes de concretizada a ideia tem ela tem muito de sonho né o pessoal fala que eu sou um sonhador
sou mesmo eh A Utopia é o caminho para onde a gente vai mas em relação a Direitos Humanos que que nós temos que pensar aqui se nós estamos em uma época de mudança ou uma mudança de época nós vivemos uma crise global de paradigma entre a mundialização e a globalização neoliberal excludente voltamos à ideia de que a sociedade ela é desigual é uma sociedade capitalista entretanto nós somos diferentes somos diversos nós vivemos em um mundo plural e há uma tensão entre a questão dos direitos humanos do multicultural e o monoculturalismo por a globalização vai nos
dizer que nós deveríamos viver uma única ordem mundial o multiculturalismo já por sua vez vai nos informar que nós vivemos numa sociedade multicultural como que isso repercute nos direitos humanos repercute na questão da construção de uma modernidade que enfatiza a igualdade mas que ao mesmo tempo em que a globalização vai querer que nós sejamos homogêneos a nossa prática Vai importar que a nossa subjetividade seja expressa nós enfatizamos a nossa diferença nós temos direito à diferença de sermos nós mesmos né de estarmos onde nós queremos estar de teros o direito a usufruir dos bens culturais e
econômicos da produção da sociedade isso é um direito humano a educação é um direito humano também para entender melhor isso nós vamos recorrer a Milton Santos e candô faz essa relação entre uma globalização hegemônica que tenta impor modos de padrão de corpo de sexualidade de consumo de Educação de escola de trabalho que vem goela abaixo ao mesmo tempo nós queremos que a nossa visão local seja globalizada e também muitas vezes pretendemos que o globalismo Essa visão de cima para baixo seja globalizada muito bem isso é para refletir não é para resolver tudo agora mas existe
uma globalização contra hegemônica queela parte dos sujeitos da diversidade ela vem a partir de de baixo do cosmopolitismo insurgente subalterno os movimentos sociais e também da afirmação que todos os bens São patrimônio comum da humanidade eu faço o meu pós-doutorado em administração Amazônia é mais 10 analisando a Ilha de Marajó e lençóis maranhenses Então veja bem a Amazônia que que o pessoal diz quem são eh quem é globalista vai dizer a Amazônia é Patrimônio da Humanidade Mas quem mora lá os amazônidas que eles vão dizer olha só a gente tem aqui a nossa necessidade de
viver em nosso território e não podemos eh deixar que a nossa identidade seja oprimida Então essa é uma questão importante e vem a frase aí do Boaventura soua Santos que é bastante eh transformada em Neme temos direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza a nossa igualdade formal temos os direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza então aquilo que esse globalismo globalizado quer nos transformar numa massa de manobra pera aí não esse é o imperativo transcultural que vai permitir a nossa afirmação enquanto sujeitos históricos e culturais com a nossa identidade nosso pertencimento
muito bem por isso a decorrência desse estudo é que nós tenhamos uma educação intercultural que vá reconhecer o outro e promover o diálogo Lembra que eu falei que o Inter era o diálogo olha aqui então quando é intercultural Vai promover o diálogo toda vez que aparecer em qualquer texto você vai ver ali vai constatar que é a relação dialógica é uma educação para negociação cultural que supõe uma hermenêutica diatópica Pera aí que que é isso hermenêutica diatópica lembra que o s falou que todo sonho antes de ser concretizado ele é uma Utopia que que é
o dia atópico dia é através tópico é lugar aquilo que atravessa o lugar que vai em direção a Utopia é uma interpretação que nos leva a transformar nossa realidade para algo que nós queremos mudar por exemplo na escola o que isso significa é sair de uma perspectiva de exclusão por exemplo das pessoas com deficiência para uma inclusão efetiva é do reconhecimento da diversidade dos sujeitos de uma comunidade para a prática na escola então tudo isso vai ser aí um fator de uma perspectiva intercultural que vai exigir uma sociedade democrática plural que articule igualdade com identidade
aí vem a questão que nós entendemos como a Equidade que é a justiça com a igualdade muito bem tão gostando pessoal vão respondendo aí no chat se tá bacana se tá sendo legal acompanhar né como que tá aí a nossa interação vamos agitando aqui para o nosso processo de estudo política emancipatória de direitos humanos na Perspectiva emancipatória Então olha só política emancipatória e uma perspectiva também emancipatória porque a gente pode afirmar políticas emancipatórias uma perspectiva conservadora Pode parecer utópico É sim utópico porque lutar pela dignidade humana é uma exigência ética nós como educadores Defensores de
Direitos Humanos da educação por exemplo vamos concordar com o Sartre antes de concretizar num ideia tem semelhança com a Utopia nos tempos que correm importante não reduzir a realidade apenas ao que existe então nós temos também que ter capacidade de fazer com que a nossa realidade se transforme vamos aqui agora né mãos juntas aí com a diversidade com a nossa identidade exercitar com uma questão de Candor lá na prova de 2023 a prova da manhã considera o efeito retirado desse artigo no caso da educação promove-se uma política de universalização da escolarização todos são chamados a
participar do sistema escolar mas sem se coloque em questão o caráter monocultural presente na sua dinâmica tanto tanto no que se refere ao conteúdo do currículo quanto as relações entre diferentes atores as estratégias utilizadas nas salas de aula aos valores privilegiados etc essa descrição corresponde a uma visão de política assimilacionista B um novo imperativo transcultural C um multiculturalismo diferencialista D um cosmopolitismo insurgente ou e uma abordagem intercultural Então vamos pensar um pouquinho que que vocês me dizem vamos lá essa é uma questão difícil muita gente errou essa questão lá na na prova Diana diz a
letra e né então vamos lá olha só a gente precisa ter uma forma de estudo do seguinte propósito a gente entender que muitas vezes a banca eh não é que ela não é honesta né ela vai nos pegar na na nossa compreensão do texto na verdade é mais a interpretação do que tá sendo dito combinada com eh interpretação de texto combinado com o nosso conhecimento do assunto e vou aqui com o Alberto né Parabéns que ele respondeu adequadamente tá Alberto Kelle muito bem letra A Por quê a gente muitas vezes faz um estudo assim ó
candô educação intercultural transcultural e fica com isso na cabeça aí quando a gente olha pra prova aquela alternativa mais associada à palavra-chave vai nos encantar a gente vai direto ali e vai errar que que eu tô explicando aqui que a gente precisa dar uma olhadinha no que tá sendo dito no texto Olha só política de Universal ação todos vêm pra escola mas olha só que tá dito assim aqui não se questiona o caráter monocultural então não questionar o caráter monocultural não pode ser uma abordagem intercultural lembra que eu falei abordagem intercultural vai promover um diálogo
tá muito bem Então essa é a questão aqui então não é a letra e tanto no que se refere conteúdo do currículo quanto as relações dos atores estratégias valores etc Então você inclui as pessoas mas não questiona o status qu permanece tudo igual Então também não é por conta disso o imperativo transcultural porque não altera como é mono é um só também ele não vai diferenciar nada tá e o cosmopolitismo Então se é monocultural não é uma visão cosmopolita é uma visão mono monocular né de uma visão só de uma perspectiva fechada então por isso
que a letra A é a resposta correto como o Alberto colocou ali Muito obrigado professe então perto que ele fez uma análise correta do texto tá E aí tô explicando como que a gente sai dessa silada que é a gente ficar ali preso a palavra-chave do autor nós temos que saber as palavras-chaves mas também dar uma olhadinha no texto e a gente é Eu também erro tá pessoal isso não significa aliás né Cada vez que eu estudo mais menos eu tenho certeza das coisas né então é algo que a gente precisa aí levar em conta
também né Muito bem então aqui no texto ó no caso da educação promove-se uma política nós som lá buscar né o ano passado com a Camila também a gente pegou todos são chamados a participar do sistema escolar mas sem que se coloca em questão caráter monocultural presente na sua dinâmica simplesmente os que não tinham acesso a esses Bens São incluídos nelas tal como elação então não há mudança na escola essa posição é uma posição assimilacionista Tá bom então aqui é quando se trata lá no artigo da Visão assimilacionista muito bem pessoal né Eu quero saber
da minha direção aqui se a gente prossegue mais um pouquinho né ou se a gente vai deixar eh para um outro momento né pode fazer mais uma e a gente encerra tá bom daí a gente continua né Pessoal vocês querem continue um outro momento vamos lá né a gente vai voltar com a Camila né provavelmente aí para fazer uma super revisão daquela de varar madrugada né Luiz espero que a gente consiga fazer vamos ao projeto de vida né fundamento psicológico ético e prática Educacional acho vamos encerrar né com o projeto de vida porque essa parte
bem bacana também né é o Araújo Ulisses E a Valéria Aran Vivian Pinheiro fundamentos psicológicos éticos e práticas educacionais se não ano essa obra tá disponível aí pelas redes né Eu quero trazer aqui já que estamos eh comemorando essa noite né Eh aí com mensagens né com coisas grandiosas Estamos pensando no outro pensando em utopias vale a pena a gente se perguntar qual o nosso projeto de vida Qual é o seu projeto de vida o que que você espera para além de passar no concurso Qual que é o fim dessa história né então o projeto
de vida segundo os autores Thomas Carlin é uma bússola orientadora do desenvolvimento integral Então você tem um projeto porque uma pessoa sem propósito é um navio sem Leme eu coloquei a figurinha de um navio e por isso né eu peguei aqui até de uma visão religiosa política pública e trabalho social com jovens pais e professores para enfrentar a problemática com contemporânea que é da falta de sentido a falta de Nexo porque nós temos quatro categorias de jovens aqueles desengajados em projetos vitais os sonhadores os superficiais e aqueles com projetos vitais nobres ou também antissociais porque
às vezes a pessoa tem um projeto de ser antissocial coloca a plaquinha aqui eu sou antissocial eu troux algumas figuras aqui sem qualquer preconceito os desengajados os sonhadores o os sonhadores não ali tá errado né ali são os superficiais né Às vezes quem tá na rede social também é meio sonhador né aqui são os vamos corrigir né pessoal a gente também fala na revisão né que é muita coisa falam 1 1400 slides a gente reduziu para 300 com projeto de vida também e aí aqueles que T projetos de vida inclusive de ser antissocial nossa vida
é algo que é lançado no âmbito da existência é um projeto só que este projeto é que tem por sua vez colher o alvo né então quer dizer nossa vida é um projeto mas somos nós somos mísseis ter guiados por nós mesmos se a gente não eh se embrenhar e fazer Aita do nosso trabalho Não chegaremos a atingir o alvo fator mais importante da condição humana é o projeto de vida que inspira e dirige todos os nossos atos o ortec GAC ele é o autor da frase eu sou eu e minhas circunstâncias mais o sapato
que eu piso o chão eu amo Ortega G um filósofo que me inspira né então é uma frase inspiradora para nós bom mas o que isso tem a ver com a escola trabalhar na formação do cidadão né que é para que a gente possa considerar diferentes dimensões de vida nós não acabamos de falar de multiculturalismo interculturalidade nós temos que entender que as pessoas não estão no globalismo globalizado cada pessoa pode ter um propósito diferente tá tudo bem né Como diz a minha supervisora do pdoc né E tá tudo bem Tá tudo maravilhoso e vamos seguindo
o processo formativo é que precisa culminar no modelo que apoie o projeto de vida para que esses projetos sejam éticos porque nós também podemos desenvolver projetos destrutivos mas o projeto ético vai transformar o mundo para a vida no século XX nós estamos aí trabalhando né a educação do século XX no projeto programa longevidade vibrante que é exatamente Quais são as nossas competências que temos que desenvolver para termos uma vida longa né pra gente poder ter uma vida com qualidade isso passa pelo projeto Educacional find your purpose né gastando ingl aqui né me corrija aí porque
o inglês tem sotaques né o meu me sutaque para norte norte Paranaense os as lá de Londrina no Paraná aspectos para compreensão dos projetos de vida onde não existe um projeto de vida maior objetivos e motivos de curto prazo levam a lugar nenhum e logo se extingue uma atividade inútil o dman fala isso E também o nosso querido lemov né que nós teremos oportunidade de estudar também fala gente a educação tem que ter propósito não adianta você entrar na sala de aula Se não for para transformar vidas é melhor não fazer nada né É melhor
fazer outra coisa né então é importante essa transformação o projeto de vida envolve vários aspectos na família no Afeto no estudo bem-estar ou seja ele é integral no Cuidado com o meio ambiente espaço tempo para lazer práticas corporais e culturais perícias estéticas participação social atuação em âmbito local e Global nós falamos de direitos humanos a bncc na página 480 também envolve isso aqui então seja qual for nosso projeto de vida né tem a ver aqui com a nossa relação vamos aqui então olha só né construir um projeto de vida e vamos falar de projeto de
vida para encerrar aqui esse nosso esse nosso encontro né A questão da Prefeitura de canan 2020 é Vunesp também orientador social tá trouxe essa questão porque trata do projeto de vida espelhado no mito da geração dos anos 60 o jovem protagonista é visto como aquele que tem capacidade de colocar-se em posição de destaque ou constituir-se no principal responsável por o conjunto de eventos nos Estados Unidos né o garoto ou a garota mais popular que aparece nos filmes pastelões americanos essa perspectiva evoca características seriam inerentes ao indivíduo jovem a expressão protagonismo juvenil também é usada para
designar um método uma pedagogia cuja ênfase na atividade jovem ou deslocaria de uma situação de suposta passividade para posição de a participação b aliamento c despojamento de respeito ou e austeridade vamos lá pessoal que que vocês me dizem a respeito dessa questão deixa eu ver vocês no chat aqui a Diana colocou letra a Silvia colocou letra a a né cin letra A Daniele letra A muito bem né Então vamos lá vamos eliminar aqui alinhamento não né porque se é protagonismo despojamento também não austeridade respeito poderia ser mas a resposta correta é a participação né então
muito bem pessoal aqui estamos já no nosso encerramento Desse nosso encontro tão maravilhoso né Muito obrigado pela participação né Tem bastante coisa ainda pra gente trabalhar com vocês né chegamos ao bloco número três né então eh a gente aí vai ter um grande percurso a fazer né isso aí então que vocês possam se inspirar nessas questões do projeto de vida e a vocês uma gratidão sempre né Obrigado Jaque Vanessa Regina né vocês possam continuar a jornada aí da vida né volte logo diz a Dani muito bem pessoal Muito obrigado estar aqui com a gente né
nota vi para vocês viu Obrigado Professor C também um forte abraço a também e e lembrar pessoal isso que o Franz falou a gente tem essa Grande live eu postei aqui a gente vai mandar de novo no grupo do WhatsApp então importante ó eu vou postar agora de novo o grupo do WhatsApp aqui para vocês no no chat a gente manda lá o link dessa Grande live tem o link do curso ó o grupo do WhatsApp ó o Paulo Freire Aí vou postar também de novo o link do curso tá e eu coloquei já o
link do do da Live antes mas a gente manda para vocês são 6 horas de conteúdo então é muito importante aproveitem assistam essa revisão tá bom eh se tiver alguma dúvida agora é o último momento Manda agora a dúvida que a gente responde quando Franzoi faz as considerações finais e eu vou mandar aqui o o link dessa Live também para vocês e o tudo que eu falei tanto o curso quanto o grupo Tá na descrição desse vídeo se você tá assistindo essa Live gravada tá bom agradecer mais uma vez a TV opesp a secretaria de
comunicação e de Formação diretoria perdão de formação de comunicação que essa parceria aqui a gente do jusp com eles Tomara que dê bastante resultado aí que vocês consigam ser aprovados muito bem pessoal eu quero aqui agradecer a cada um e cada um E também dizer luí né que o ano passado com também com a Camila a gente fez o comentário da prova do Estado então tem lá questão por questão eram cinco questões de autores sem questões de legislação assistam a Live da professora Camila Proc tem também no TV apesp e nos no canal do do
jusp no YouTube e as lives de comentário tem bastante material aí para você estudar né e a gente aqui fez um apanhado porque já tem comentários nossos em outras lives para não ficar repetitivo então nós trouxemos alun elementos centrais aí para você você possa interagir com a gente colocar sua questão estaremos sempre prontos a colaborar com vocês no estudo na carreira né sobretudo seu projeto de vida e que a gente possa construir juntos a Utopia de uma sociedade justa uma sociedade equitativa Muito obrigado a cada um um abraço um coração para cada uma e cada
um de vocês e sucesso isso aí Franzoi Valeu ó pessoal acabei de colocar o link dessa Live que o Franzoi falou tá bom então tá aí no chat essa Live que eles eh fizeram sobre a correção acabando aí na balada pedagógica do Franzoi e a gente volta aqui em breve com novidades aproveita Então essa e a outra Live e a gente se encontra assim que tiver mais uma oportunidade e muito energético do jusp aí para vocês também né E vamos em frente Aí ISO aí não foi dessa vez pessoal abalado virar a madrugada mas logo
a gente estará aí né na nossa baladinha pedagógica trabalhando todos os temas gente um abraço coração Valeu gente Obrigado até mais até mais boa noite valeu obrigado