E aí aqui é o zangada E hoje é dia de vale não a pena jogar e game que volta a aparecer para ser analisado por completo jovens hoje lhes trago o black Myth wonk ou para os íntimos o jogo do mamaco velho então vamos a nosso ritual padrão tá uma apando as coisas que vocês estão fazendo vai lá lava essa mão prepara um lanche cois lé engordar se acomoda fica bem confortável e vem contigo o Kong foi anunciado há 6 anos atrás desenvolvido pelo estúdio chinês game science uma empresa fundada há 10 anos e que
contém hoje pelo menos 150 pessoas envolvidas em seu trabalho e no time de desenvolvimento antes de wukong eles haviam lançado um jogo em 2016 game de estratégia multiplayer chamado art of War Red tights que na época fez um certo sucesso entre os fãs do gênero nessa época o estúdio era bem menor com menos de 10 pessoas e eles não tinham ideia que lucrari muito com o jogo e o trailer foi para atrair novos desenvolvedores e pessoas que pudessem trabalhar com eles o que acabou dando certo o trailer fez muito barulho na internet mas não comigo
porque para mim parecia fake News tava bom demais para ser verdade eu sinceramente Achei que ele ia watch dogar no lançamento o jogo no total até os dias de hoje teve um orçamento estimado em 50 milhões de dólares na China causou uma comoção de várias formas pois lá o YouTube é banido o Kong fez o sucesso e chamou a atenção para o país que nunca teve um jogo considerado do Triple a mesmo sendo praticamente um ind discussões em fóruns pelo mundo foram tão intensas que ele acabou ganhando apoio do governo chinês e a aprovação algumas
polêmicas também ocorreram nessa época e no seu decorrer o jogo sofreu alguns atrasos e mudanças devido à troca de Engine w Kong se trata de uma adaptação histórica do livro barra conto Uma Jornada ao Oeste já citada inúmeras vezes em outros especiais aqui no canal famosa por ter sido a influência para Dragon Ball praticamente sendo o Senhor dos Anéis Chin provavelmente a obra mais importante do público asiático publicada Originalmente no século XV por Wu Chang escritor político e figura importante da dinastia ming O livro é centrado no personagem sun wukong também conhecido como Rei macaco
junto de seus discípulos em uma Jornada ao Oeste com a intenção de conseguir escrituras budistas sagradas com 81 desafios no decorrer dela e o objetivo final sendo Encontrar o verdadeiro Buda o Kong nasceu de uma pedra como é dito no conto através de práticas taoístas mas ainda sendo um macaco que no decorrer da sua vida adquiriu grandes poderes através dessas práticas taoístas se tornando o Rei dos Macacos e ficando famoso durante sua jornada o motivo principal dele era de encontrar a imortalidade junto a ele outros dois personagens importantes o seguem como discípulos e amigos um
porco chamado zub e o monge xauu Jin o wukong depois conhece também ten sen zeng um monge taoísta que o nomeia san wukong e promete ensinar seus ensinamentos e também a capacidade de ter mais de 71 transformações diferentes em animais insetos elementos e tudo mais no fim ele ganhou a atenção dos Deuses e foi convocado ao céu para que tivesse uma posição entre eles mas foi colocado na posição dos estábulos algo que ele levou como uma ofensa com isso ele causou uma baguncinha no céu e uma guerra entre os Deuses e ele e suas forças
com os deuses recorrendo à ajuda de buda para resolver a situação que o ludibria em um teste e consegue aprisionar Em uma montanha por 500 anos para que o macaco aprendesse paciência e humildade depois disso a história passa a ser de huk kong acompanhando ten senen zeng este decide fazer uma Jornada ao Oeste para recuperar as escrituras budistas e o Kong se oferece para ajudá-lo vendo uma chance de Redenção dessa vez a primeira viagem foi a que durou 10 anos em busca da imortalidade e também se fortalecer com seus poderes A segunda foi a literal
Jornada ao Oeste a história ganhou muita força e popularidade devido a sua natureza fantasiosa e exploratória Mas acima de tudo como uma forma de aviso sobre se revelar contra seres superiores e que a arrogância te leva à sua queda guiado por um espírito de resistência e irreverência que persiste em sua jornada para se recuperar de seus erros e conquistar seus objetivos a história do jogo é uma semi adaptação o Kong não é o nosso protagonista jogável e sim um descendente entre aspas destinado dele e bom vamos ao início do jogo jogo puxem na memória o
vídeo da primeira hora os primeiros 10 minutos de wukong São uma abertura Épica isso acontece depois de toda a história do livro deuses e espíritos dos céus estão cercando a montanha que o wukong vive com sua espécie ele tá no seu auge de poder e se tornou um próprio Buda contudo rejeitou a vida nos céus e com os deuses essa coisa Celestial toda ele acha uma baboseira ao invés disso preferiu viver pacificamente em sua montanha algo que os deuses viram como um insulto deuses e divindades em a jornada a oeste não são necessariamente criaturas bondosas
tá Eles mandaram irlan sobrinho do Imperador de Jad que comanda os céus para lidar com isso controlamos o wukong nesse início saindo de sua montanha e indo diretamente para os deuses seu exército que estão flutuando nas nuvens à frente Dele prontos para obliterar o lugar e sua espécie o Hong faz o seu discurso caçoando de todos e dizendo que não entende porque estão matando sua espécie daí surge erlang que duelou com o Kong antes do seu presiono com Buda Quando ele estava nos céus em sua primeira revolta e perdeu a batalha contra erlang após um
golpe sujo erlang sugere que ele deixa as diferenças de lado e Se ajoelhe e sirva Mas claro que o mamaco não quer saber disso O Duelo dos dois é fantástico e desequilibra todos os deuses e o exército em volta o Kong se transforma em um pássaro e tenta fugir com erlang fazendo a mesma coisa porém no caminho o Kong é atingido por alguma coisa O fazendo cair com ir leng o acertando no ar e a partir disso O transformando em pedra mas antes que isso ocorresse o Kong foi capaz de Partir seus seis sentidos em
seis relíquias e na cena seguinte vemos um velho macaco narrando a cena citando que desde que ele era jovem é dito que os restos de wukong permanecem ali com seu espírito perdurando e As Relíquias mas ninguém jamais as viu e o macaco ancião diz estar velho agora para aventuras nisso vemos em cena o nosso macaco protagonista ouvindo a história o velhinho diz que entre todos eles ali os vários Macacos A ainda pode estar o predestinado no caso o nosso protagonista que uma vez que as seis relíquias forem recuperadas e forem devolvidas ao monte rago o
Kong se erguerá novamente com isso o jogo encerra sua abertura dando início à nossa própria na primeira hora do jogo não acontece praticamente nada o máximo é que conhecemos um velho senhor Guardião da floresta que parece o mestre c e nos ensina os primeiros tutoriais personagens principais começam a aparecer posteriormente quem realmente tem que ser citado aqui que vai nos acompanhar na história são os próprios uaj que acompanhou e foi amigo de wukong que é um porquinho anão que pode se transformar em um grande javali ele tem pavio curto é desbocado odeia divindades como o
nosso macaco é mudo bajet é quem realmente fala durante o jogo e nos ajudando a cumprir nossos objetivos Depois temos o cão chu que vai agir como NPC Mercador ele que é um alquimista que mexe com tônicos e poções além de upar nossa vida mana estamina Ele parece uma doninha no Craque mas Mas é engraçado e carismático e nos provê diversas vezes diálogos que dão uma ajuda em entendimento em partes da história também temos o macaco Shen que é um vendedor e parece ter saído diretamente do Planeta dos Macacos original é um macaco entediado mas
boa praça e por fim Shen Long um dragão ancião de conhecimento vasto ele tá doente tem uma personalidade meio canastrona mas nos trata bem e fornece conhecimento sobre o mundo o jogo traz diversos personagens por capítulo esses que tem suas histórias desenvolvidas nos Capítulos especificamente e Resumindo jovens estamos com predestinado tentando trazer o Kong de volta mas vamos nos envolver em diversas outras tramas em nossa jornada basicamente os deuses não são bons e a imortalidade deles não é por serem Deuses isso tem um custo vindo dos mortais ou você é parte do sistema ou você
sofre as consequências nosso macaco assim como o Kong quer quebrar esse ciclo o jogo leva em torno de 30 a 40 horas para ser finalizado se você rusar igual um doido talvez umas 25 mas em busca do 100% vai elevar pelo menos de 50 a 60 horas o jogo contém a sua dublagem em chinês que é muito boa e imersiva mas a dublagem em inglês não fica devendo eu achei que seria ruim pela voz terrível do Hong na intro Eu até comentei isso na primeira hora mas eu me enganei quanto à história ela é muito
boa envolvente e com uma cinematografia que abusa do épico e do Fantástico alguns Arcos são até esticados demais outros curtos demais Mas no geral é bem satisfatório é óbvio que tudo seria melhor se o Nosso Herói falasse mas enfim e antes de ir pro Gameplay eu só queria pontuar o quão incrível são as cinemáticas de troca de capítulo que exploram outros tipos de arte em animações com diferentes traços mas também até Stop Motion bota fé e como o jogo funciona o Kong é um misto de influências e inspirações E por sinal isso tem sido muito
debatido desde o seu lançamento primariamente se o jogo é ou não um Souls like lembrando que eu já fiz a saga Souls respondendo ele não é mas possui sim elementos fortes dos jogos da FR software e team Ninja Mas acima de tudo é um RPG de ação e hack and Slash inspirado aí em God of War e new é então como diria Jack stripador Vamos por partes no quesito Gameplay ele é de fácil memorização e comandos o predestinado possui o seu bastão mágico que de fato veio da história e era uma arma que o Kong
utilizava podemos andar correr pular executar ataques rápidos ataques pesados esquivar travar a mira em um inimigo executar magias transformações e habilidades especiais a sequência de ataques rápidos é quase sempre a mesma existem bastões com propriedades que podem diferenciar já os ataques pesados alternam estes que se desenrolam através do foco o jogo opera no padrão de postura de ataque são três posturas diferentes algo que lembra Neo que eu também já fiz análise e que podem ser alternadas a qualquer momento apenas pressionando direcional sendo a primeira chamada esmagadora que seria a mais equilibrada a segunda é a
do Pilar nessa o predestinado pode ficar em cima do seu bastão ou a malícia e evadir ataques inimigos ou de chefes no chão com poças de dano e coisas do tipo boa para múltiplos inimigos e por fim a ofensiva indicada para acertar inimigos a distância ou contra-atacar boa para inimigos que são mais ágeis os pontos de foco estão alinhados às posturas são pequenas bolinhas que ficam ao lado da postura podendo ter três no total foco é preenchido Conforme você realiza ações de combate você sai batendo e preenche ou você pode pressionar o botão que no
caso ali é o triângulo para encher uma vez cheia você pode usar as três de uma vez ou se quiser apenas uma quando ela tá preenchida Mas aí o dano Vai ser menor é importante frisar que o jogo opera em um sistema parecido com Souls no quesito de vigor temos a barra de vida a barra de mana para magias especiais e uma barra de vigor que desce Conforme você faz as ações físicas Mas diferente do Souls quando ela chega no final o seu dano apenas diminui Mas você consegue continuar atacando o que você não consegue
é finalizar o combo com um golpe pesado a não ser que você tenha essa habilidade desbloqueada O jogo tem um sistema de nível matando x inimigos ou chefes você ganha experiência completando uma barra de experiência você sobe de nível e ganha pontos de habilidade aqui chamados de faíscas O jogo tem Seis Barras diferentes de evolução primeiramente uma vez que você UPA pode upar o que quiser a qualquer momento simplesmente apertando pause o jogo é offline e tem pause O que diferencia de um Souls e para melhorar a alegria de quem gosta de dar os famosos
respects de pontos o jogo te permite livremente tirar os pontos que você distribuiu em qualquer coisa e redistribuir onde você quiser podendo sempre alterar e montar sua build sem custo algum O que é fenomenal as barras seriam a primeira sobre fundamentos dividida em três árvores vigor artes marciais e sobrevivência essa barra diz respeito justamente às partes que você pode melhorar o uso do seu vigor com ações artes marciais para te dar alguns golpes relacionados ao giro do bastão que pode ser feito para se livrar de flechas alguns projéteis Mágicos e sobrevivência para upar algo relacionado
a aumentar sua vida mana vigor defesa resistência contra elementos negativos e assim por diante também é importante ressaltar que alguns upgrades dessa e outras Barras não ocorrem apenas uma vez você tem por exemplo upgrade de vida você pode melhorar esse upgrade até seis vezes e aí temos a barra de posturas do bastão você vai melhorar e desbloquear movimentos e melhorias no ataque das posturas com bônus de dano vigor gasto recuperação são de algo e as próximas Quatro Barras já são as mais diferenciadas de game play são todas da famosa combinação de botões apertando R2 com
mais algum dos quatro botões principais do controle você vai liberar um ataque especial que vai consumir mana são poucos especiais pela duração e tamanho do jogo eu meio que esperava um pouquinho mais entre eles temos o poder da imobilização ou paralisação onde o inimigo paralisa por um curto espaço de tempo depois temos a petrificação onde o macaco endurece o corpo ou a malícia por um temp tempo e se feita no time certo age como se fosse um Perry temos também o passo fugaz onde o mamaco se transforma em um fantasma por alguns segundos saindo do
seu corpo e ficando fora da visão do inimigo Podendo dar um ataque pesado temos os fios múltiplos uma série de cópias do macaco que atacam em conjunto com você por um tempo extremamente útil e talvez a melhor magia do jogo A não ser que você seja um purista de elden Ring que não gosta de invocações e temos a transformação que é um dos chamativos de Hong o jogo possui 10 transformações o que lembra Neo 2 onde adquirimos uma logo no primeiro capítulo e que vai te ajudar bastante por um tempo onde o predestinado se transforma
em uma outra criatura por um curto período as transformações diferem umas das outras em velocidade movimento ataque especial e dano cada transformação tem suas próprias habilidades upis na árvore de transformações todas são bem interessantes se podem ajudar contra inimigos e chefes específicos se você calcular bem a sua Gam Play no mais é bem tranquilo mexer nas árvores e moldar o que você quiser fora isso o que mais temos são as invocações Não confunda com transformações aqui chamadas de habilidades de espírito invocações são inimigos que você pode coletar como se fosse um Pokémon aí você invoca
eles por uns 2 segundos eles realizam um super ataque e vão embora as invocações caem no âmbito de Raridade o cong Opera com esse sistema temos itens cinzas azuis roxos Dourados e vermelhos temos todos os tipos de monstros e criaturas mitológicas e fantasiosas do folclore da cultura asiática já os chefes são mais de 80 o jogo opera quase em um modo Boss Rush essas criaturas são chamadas de algua E essas se diferem em três tipos e algua inferiores que são os comuns com mais de 80 tipos os chefes que seriam os chefes de mapa e
os reis que seriam os chefes da história os do tipo chefes que são os de mapa assim como ocorre muito em elden ring rola reciclagens mas bem menos que elden a efeito de comparação por exemplo a gente tem os sapos gigantes daí tem o sapo o sapo elétrico o sapo de Fogo o sapo não sei o quê só que assim a quantidade de chefes nesse jogo é exorbitante e todos os chefes de história são fantásticos cinematográficos e dão uma aula para qualquer jogo do gênero Enfim voltando às invocações são mais de 50 pelo jogo e
todas podem ser evoluídas e elas também possuem níveis de Raridade espíritos podem dar status positivos a você como mais porcentagem de defesa de vida blá blá blá quanto a ambientação Temos um Mundo semiaberto e corredores parecido com God of War e Dark Souls no início tudo são corredores conectados e bem tranquilos de explorar Mas a partir do capítulo 2 o jogo expande muito gradualmente os mapas São colossais e cheios de áreas para se explorar e se conectando trazendo dos Souls temos o sistema de fogueira que aqui são chamadas de santuários com cada mundo tendo um
número definido de santuários a coisa boa aqui é que nem todos os inimigos renascem ao descansar e você pode mexer em coisas em um santuário Sem descansar descansar É uma opção não é porque você acendeu um santuário que instantaneamente você descansa e tudo respawna o que é excelente também por sinal temos um item padrão que sempre que você quiser você pode voltar ao último Santuário os mapas São recheados de inimigos e chefes por toda parte baús com itens alguns npcs com questes misteriosas coletáveis e objetivos secundários que vão te trazer algum benefício ou ajuda naquele
mapa em questão e assim por diante o combate é fluído em movimento e Gam Play a fluidez do jogo e suavidade de movimentos dos inimigos é incrível mas Nem tudo são flores em locais fechados e batalhas contra certos chefes principalmente voadores A câmera fica uma completa porcaria te deixando completamente Confuso com o que tá acontecendo Outro fator é que para esse tipo de jogo locar ou travar a mira nos inimigos ou chefes é fundamental e existem chefes que usam habilidades e conseguem fugir da sua trava por um instante te deixando completamente perdido e frustrado quanto
a dificuldade varia de pessoa para pessoa quem tá acostumado com solos da vida vai conseguir completar Mas mesmo essas pessoas terão certos chefes que vão te dar um belo de um trabalho já aqueles que não estão acostumados podem empacar completamente em algum chefe existe tem chefes com hitbox quebradas favorecendo eles e você que se lasque é frustrante você meter porrada em um bicho de 5 m de altura e usar um ataque pesado carregado e simplesmente não pegar acontece com chefes específicos tá não são todos ou pior ainda a anulação de especial se liga alguns chefes
têm cinemáticas para ataques especiais ou ir pra segunda terceira forma deles se você utilizar um especial e 2 segundos depois tiver uma Cine meu amigo Problema é teu O o jogo vai simplesmente anular e sumir com tudo e tem mais quando você vai ativar uma habilidade especial algumas levam um tempinho e o jogo não te dá frames de invisibilidade se o inimigo te acertar você gasta mana e não dispara o ataque existem alguns chefes que são semip cíficas em combate Eles te dão um espaço e são fáceis de você levá-los só que tem outros que
tem as famosas leituras de input no momento em que você faz o aperto do botão A Iá lê e ele vem para cima de você para impedir isso eu não tenho como provar que isso acontece mas dá uma sensação que acontece e novamente não são todos que fazem isso outro elemento Souls é o uso da vida utilizando os chamados porongos você tem um número Inicial que vai aumentando e tendo upgrades descansando no santuário você os restaura mas há chefes e inimigos que uma vez mortos podem te devolver um porongo e eles têm propriedades aqui é
possível no santuário você preparar uma poção neles que vai fortalecê-los tipo assim há tipos com aquele sistema de Raridade azul azul roxo e esses T Slots de preparação aí você pode colocar um ou mais ingredientes dando atributos diferentes temos tônicos que são bebidas que podem ser compradas para te dar buffs durante a exploração você coleta diversos materiais dropados de inimigos ou pelo cenários O jogo tem um sistema de moedas e compras chamados de volição assim como inimigos dão experiência eles dão volição que ela também pode ser encontrada nos santuários é possível você comprar e vender
itens e por fim temos a opção criar armaduras e bastões se você tiver os materiais disponíveis e tiver feito os requisitos você libera bastões e armaduras novas Alguns são liberados com secundárias e coisas secretas outros com a progressão natural do jogo as armaduras são separadas por cabeça braç elites perna e corpo essas têm raridades e podem ser upadas seguindo uma linha Monster Hunter onde uma árvore fica associada a certos chefes derrotados as armaduras diferem aparência e diga-se de passagem São fantásticas em visual e diferem do quanto tem de defesa statos únicos resistência a veneno frio
fogo o mesmo Vale PR as armas se diferenciam na Raridade ataque blá blá blá o jogo também tem um sistema parecido com os anéis de Souls aqui chamados de objetos raros você começa com um slot e pode ir até três aumenta o seu ataque resistência redução de dano e assim por diante por fim também temos os aparatos itens secretos que são apenas quatro no jogo inteiro um deles você pega Obrigatoriamente os outros três estão escondidos atrás de quests que te levam a mapas secretos esses aparatos te ajudam imensamente principalmente contra os chefes finais dos Capítulos
tendo propriedades diferentes e funcionando especificamente para aqueles chefes O jogo tem essa influência das quests e npcs dos jogos da From software que nem todo mundo gosta e tem suas falhas mas é o que eles criaram e aqui é replicado de forma mais tranquila de se seguir e completar em elden ring quando você encontra o NPC e quer fazer a quest dele é preciso estar atento aos seus diálogos e exploração para você encontrar ele em outro lugar E isso se você não for seguir um guia de internet em wukong os npcs são bem diretos sobre
onde eles vão nos diálogos e normalmente você precisa encontrá-los umas duas ou três vezes é bem tranquilo de completar eles também ficam marcados em quais santuários eles estão próximos o jogo acertou muito com os npcs todos são carismáticos e com identidade própria que vão influenciar na história ou secundárias de alguma forma Voltando a falar dos mapas mesmo os maiores não são tão difíceis de se explorar o que pode acontecer é você ficar meio preguiçoso ou ansioso por não saber aonde ir ou pensando no que tá ficando para trás mas lembre-se você sempre pode usar a
viagem rápida para santuários para trás e até mesmo capítulos anteriores explorando vamos encontrar áreas secretas chefes opcionais baús áreas de meditação que veio do Ghost Of tsushima itens que aumentam as suas Barras e pode também não achar nada a ambientação é magnífica pois ela cumpre o que você espera passamos pelos biomas Gerais Floresta vulcão gelo deserto Pântano que mudam constantemente à medida que você Avança Como no mapa do gelo por exemplo em que você começa uma região de Lagos e montanhas congeladas e gradualmente vai para pequenas florestas congeladas e templos enormes orientais a parte artística
e cultural asiática é um show a parte com as pinturas estátuas arquiteturas tudo enorme e bem detalhado te dá uma imersão S que poucos jogos conseguem oferecer isso sem falar no quesito de ser tudo muito orgânico o jogo utiliza elementos de fotorealismo nos seus gráficos a pelagem iluminação de cenário e partículas dão um show e é óbvio que a trilha sonora acompanha a mesma qualidade ela é variada e rica focada em música oriental com muitos instrumentos de corda nativos da China e Ásia todos esses instrumentos podem ser ouvidos nas faixas em complemento a parte mais
orquestral e tradicional Mas é uma trilha bastante completa e rica para todo todos os momentos seja de lutas de drama de história de épico enfim quanto a performance essa é outra canelada que o jogo dá tanto a versão PC quanto Play 5 possuem queda de quadros em certos mapas São até frequentes a última região do jogo que Teoricamente é a mais fantástica sofre muito em performance o que atrapalha o brilho desejado o jogo crashou Apenas uma vez na minha experiência os desenvolvedores estão cientes e Prometeram ajustes Futura Black meth w Kong me surpreendeu e isso
foi o de menos O jogo é um belo de um tapa na cara de grandes produtoras de jogos que há anos estão preguiçosas reciclando seus games com o mínimo de inovação porque sabem que já tem o seu público estabelecido e esses engolem qualquer porcaria que eles produzem E ainda por cima saem por aí brigando defendendo a empresa como se fosse funcionários delas e não clientes uma empresa pequena fez um jogo entre aspas indie que deixou muito jogo grande de franquia famosa passando vergonha o game é uma surpresa do ano é um dos maiores deste ano
eu não creio que vença como jogo do ano por qu pelo fato da sua polêmica envolvendo a sua rejeição a aceitar conteúdo para audiências modernas e depoimentos para lá de polêmicos e de péssimo gosto de alguns desenvolvedores há anos atrás vocês já devem estar sabendo o que eles falaram se ele ganhar eu confesso que seria uma surpresa mas o Kong já me surpreendeu uma vez Então vai que e lembre-se que não é um jogo para todos apesar dos desenvolvedores afirmarem que não é um jogo difícil ele é sim mas não é impossível O jogo tem
os seus problemas de performance então fiquem atentos a futuros updates e bom jovens Então é isso espero que vocês tenham gostado não se esqueçam de avaliar e se possível comentar e se gostou e não tá no canal se inscreve aí um grande abraço tudo de melhor hoje e sempre Valeu Falou até mais [Música]