e aí olá boa noite seja muito bem-vindo à escola discípulo para mais uma aula ao vivo aqui com vocês só exatamente 19 horas daqui do horário de campo grande 20 horas do horário de brasília e estou muito feliz em estar aqui mais uma vez com vocês para gente meditar um pouco na carta de paulo aos romanos hoje no capítulo quatro tem uma galera e presente já sejam todos muito bem vindos boa noite a todos aproveitando para agradecer a todos vocês na gente porque nessa semana nós chegamos aos 100 mil inscritos aqui no canal e vocês
não fazem ideia de como nós estamos felizes por isso e como realmente nós gostaríamos de agradecer a todos vocês nós postamos hoje de manhã um vídeo de agradecimento né um vídeo de especial por 100 mil inscritos e tudo isso é possível por cada um por causa de cada onde você estiver com pé do nosso trabalho e a gente tem e orado para que tudo seja para a glória de deus e fiquei sem siga buscando uma igreja que seja intelectualmente robusta e espiritualmente vibrante e se a nosso maior sonho é pessoal está chegando aí hoje nós
vamos falar um pouquinho sobre romanos no capítulo 2 semana passada nas últimas semanas né nós estamos estudando a carta de paulo aos romanos nas últimas semanas nós já fizemos alguma uma já fizemos já estudamos últimos capítulos e nós estamos vendo a sequência de argumentos do apóstolo paulo sobre a salvação ea justificação nós vimos ele dizendo no capítulo e no capítulo 2 que tantos sem religião quanto os religiosos eles precisam da justiça de deus porque todos somos iguais estamos no mesmo barco e no último capítulo no capítulo 3 nós vimos declarações muito interessantes de que todos
nós somos pecadores de que não um justo sequer no mundo que todos pecamos todos somos desviados de deus que não há nada que nós possamos fazer para alcançar a salvação para alcançar nossa redenção não tem nada no mundo que a gente possa fazer nenhuma boa obra que nós possamos fazer para que nós nos tornemos aceitáveis aos olhos de deus todos nós nos tornamos injusto estamos separados de deus e aí na semana passada a gente viu inclusive usei uma ilustração de que nós tentarmos obter a nossa salvação nós tentamos corrigir o nosso problema diante de deus
sozinhos é como se a gente tentasse nadar daqui do brasil até a áfrica não é abraçada e sua independente com profissional você seja do com bom que você seja isso é impossível então hoje nós vamos continuar com o argumento do apóstolo paulo no capítulo 4 mais pessoal tá chegando aí do castanhal pará que é boa noite taquari rio grande do sul tem gente do brasil inteiro e vocês virgens como vocês viram no nosso vídeozinho que ainda assistiu o vídeo que a gente postou hoje dos 100 mil inscritos né tem gente que acompanha a gente lá
da angola da república tcheca de lisboa tem a gente acompanhando a gente dos estados unidos do japão então a gente fica muito feliz em ver toda essa repercussão e nós que nós que realmente queremos é é trazer um conteúdo bíblico de qualidade que você seja um apaixonado pelas escrituras por teologia de uma maneira simples apaixonante e prática né essa nossa visão de traduzir a teologia para uma linguagem simples e prática para nossa vida tá bom e eu também estou com muita expectativa a gente las vegas assistindo a gente glória a deus é muito bom gente
e é muito bom bom vamos ao capítulo 4 vamos lá tem muita gente perguntando sobre o material né nós temos apostila do curso do novo testamento mas o livro de romanos a carta de romanos não tem nenhuma apostila né nós estamos usando a própria bíblia para seguindo nos textos então abra sua bíblia aí e muita gente me pergunta sobre apostila do panorama do antigo testamento essa nós não temos tá ainda porque o curso do antigo testamento eu fiz uma maneira pouco diferente eu postei vários materiais extras mas não uma apostila propriamente dito mas abra sua
bíblia aí vamos meditar hoje em romanos no capítulo 4 agora apóstolo paulo como eu disse o apóstolo paulo tá trazendo argumento dele de que a nossa salvação é pela fé na obra justificadora de jesus na cruz jesus nos imputou justiça ele nos ele pagou nossos pecados na cruz e ele nos salvou pela graça não há nada que nós possamos fazer é ele que fez tudo e agora apóstolo paulo vai chamar duas testemunhas de peso para ele para ajudar o argumento dele no capítulo quatro ele vai pegar abraão para ajudar no raciocínio dele e também davi
para ajudar no raciocínio dele e vamos acompanhar junto juntos aí é sobre esse texto preocupa não viviane oliveira chegou atrasada só 5 minutinhos estamos começando agora bom gente vamos lá são para bíblia aberta aí eu também vou colocar o texto aqui os romanos capítulo 4 e o apóstolo paulo então vai continuar o raciocínio dele dizendo portanto que diremos do nosso antepassado abraão qual uma ele é genial gente ele tem eu gosto de eu eu gosto muito o apóstolo paulo porque ele é inteligentíssimo o apóstolo paulo ele hiper inteligente ele é genial ele ele ele é
muito bom nos argumentos em fazer que as pessoas escutem a ele e falar na linguagem daquelas pessoas daquele tempo para que eles entendam o apóstolo paulo está dizendo paulo ele tá falando principalmente para cristãos religiosos cristãos judeus e quem é o pai dos judeus né quem é considerado o pai de deus abraão abraão é considerado o pai dos judeus ou o grande herói dos judeus né e o apóstolo paulo então vai pegar abraão para provar o seu argumento ele tem essa sacada de génio né sacada de mestre olha vamos fazer um fala sobre abraão então
vamos ver se abraão concorda comigo é portanto que diremos nosso antepassado abraão e se de fato abraão foi justificado pelas obras eu gostaria aqui na aula de hoje vocês prestem muita atenção nessa palavra justificação justificado justiça se eu tenho um objetivo no final da aula de hoje é que vocês saiam daqui com esse termo na mente justificação e o que isso significa para nós para nossa vida prática hoje e essa aula vai ser muito importante para falar sobre isso se de fato abraão foi justificado pelas obras ele tem do que se gloriar mas não diante
de deus que diz a escritura abraão creu em deus e isso lhe foi creditado como justiça ou em outras linguagens e se lhe foi atribuído como justiça ora o salário do homem que trabalha não é considerado como favor mas como dívida toda via aquele que não trabalha mas confia em deus que justifica o ímpio sua fé a estrada como justiça vamos aos poucos aqui já falamos que paulo pegou então argumento do passado de usar abraão como o seu argumento porque ele é muito inteligente início e paulo vai de olhar abraão se abraão foi justificado pelas
obras porque aí você pode dizer né poxa se nós somos justificados pela fé em jesus cristo na obra redentora de jesus cristo é a nossa salvação se a nossa declaração de que nós somos inocentes para deus não vem de nós mas vem do próprio deus pela fé na obra de jesus o que dizer então das pessoas no antigo testamento como que abraão foi salvo se jesus nos jesus ainda não não não havia vindo né então abraão ele foi salvo por causa das suas boas obras abraão foi considerado justo diante de deus vamos lembrar que paulo
tá usando essa linguagem de justiça e injustiça que é uma linguagem bem legal né do direito do ramo do direito e nas últimas aulas nós vimos que a nossa posição diante de deus é que nós somos injustos a deus olha para você meu querido vou lá né para ser mais para ser mais prático aqui quando deus olha para você ele vê uma pessoa injusta quando deus olha para mim felipe breier ele vê uma pessoa injusta porque é isso que nós somos todos somos injustos diante de deus e aí paulo tá falando que através do sangue
de jesus quando o sangue de jesus nos cobre quando nós cremos e pela fé nos apropriamos disso quando deus olha para mim ou quando deus olha para você ele não vê mais alguém justo ele ver alguém justo só como deus olha para mim agora felipe ver justo filipe agora você é justo não é pelo meu mérito não é por causa do que eu fiz não é porque eu mereci mas por causa do que jesus fez eu sou justo por meio de jesus né e aí você pode ser poxa então abraão ele foi justificado como como
que é bom flagram foi declarado justo e paulo vai descer abraão foi justificado pelas obras ele teria do que se gloriar o abraão poderia se gloriar ele poderia servir olhar de muitas coisas mas não diante de deus isso é interessante taludes olhar para onde até pode ter muitas coisas para seguir olhar ele foi um grande homem ele fez grandes coisas conquistou muitas coisas mas diante de deus ele não teria nada para se gloriar porque ele seria injusto diante de deus o que diz a escritura abraão creu em deus e isso lhe foi creditado como justiça
vou falar um pouquinho mais sobre isso mas falou tá fazendo uma referência gênesis nos café a partir do capítulo 12 e que nós vamos ver exatamente essa expressão de quê porque abraão creu lhe foi imputado a justiça me foi creditado ajustes é interessante que paulo usa uma linguagem aqui esse creditado não falar isso daqui a pouco né vamos continuar aqui o que paulo está dizendo que se a nossas obras contam para a salvação ou seja se as nossas boas obras aquilo que eu faço na igreja se eu ser uma boa pessoa conta para ser salvo
então nós poderíamos nos gloriar diante de deus e dos outros pois seríamos os verdadeiros autores da nossa salvação o que paulo tá querendo usar com os argumentos de abrahão é dizer olha se as nossas boas obras se ser uma boa pessoa se buscar o nosso relacionamento com deus pelas forças os nossos braços contasse algo para salvação então nós poderíamos usar outro gloriar a glória nós tiramos a glória de deus e colocamos a glória sobre nós eu digo que quer saber eu mereço eu mereço ser salvo eu mereço o amor de deus poxa deus olha para
mim eu tô trabalhando para o senhor feito um escravo não leva da palavra do filho pródigo tô trabalhando para você eu faço tudo de a obedecer os mandamentos eu nunca cometi uma adultério eu nunca fiz sexo antes do casamento tudo direitinho eu mereço falo tá dizendo que quando nós confiamos nas nossas boas obras nós tiramos a glória de deus e colocamos a glória sobre nós nós nos tornamos salvadores de nós mesmos isso é muito perigoso né porque isso vai nos frustrar mas abraão não podia se gloriar diante de deus é o que paulo diz porque
abraão olha e também era uma pessoa injusta ele era um homem comum como todos nossos ele era um pecador como todos nós mas aí ele vai usar uma palavra que a palavra no hebraica a palavra que no lembrar que não perdão que ali na carta de romanos é a palavra logizomai lobisomem né que é a palavra do grego que pode ser traduzido como atribuiu justiça né foi creditado justiça creditar atribuir que é um termo contábil que quer dizer como contar como né é a fé o que paulo está dizendo é que as eu não contava
para ele como justiça que não foi as duas obras de abraão que o justificou diante de deus abraão não era justo abraão não era perfeito na abraão não era repreensível em si mesmo com tudo deus tratou abraão ou para estava branco como se fosse da claro agora vamos que paulo gente ele tem os argumentos né que a gente precisa parar para refletir abraão não é uma pessoa abraão não era uma pessoa completamente justa abraão ele não era perfeito a brawn não era o herói dos heróis abraão era um terceiro pecador como qualquer um de nós
mas quando laboratório paulo diz que porque abraão creu que pela fé de abraão que foi atribuído justiça é que abraão ele é mesmo sendo pecador deus não considerava ele mais com o pecador por causa da sua fé ela é ter uma frase que o martinho lutero com io né na seus estudos de romanos que o justo viverá pela fé ele a frase que do latim está simul justus simul justus é pecador é que ao mesmo tempo justos e pecadores o que martinho lutero estava dizendo e que paula que está dizendo que as escrituras nos dizem
é que por meio da fé em jesus cristo nos tornamos simultaneamente pecadores e simultaneamente justos nós continuamos tendo a mais nós somos pecadores na nossa essência mas através da obra que jesus cristo fez na cruz ele nos atribuiu justiça ele nos contou justiça tá claro tá meio do tá meio em dúvida todo mundo o que eu tô falando aqui é meio confuso tá dando para entender né que deus nos atribui justiça através do sacrifício e pela fé por meio da fé ele nos atribuem justiça que foi a mesma coisa que aconteceu com abraão abraão foi
considerado justo diante de deus por causa da sua fé é ou nossa justiça é conquistada ou ela atribuída se a salvação é conquistada então deus é obrigado a te salvar isso é a o que é uma reflexão coloquei se a nossa salvação pudesse ser adquirida por nossas boas obras em nosso fazermos algo se nós pudéssemos ser salvo por alguma ação nossa então nós estaremos dizendo que deus é obrigado a nos salvar nós colocaríamos deus numa condição de escravo na de destrava não nós colocaremos deus contra a parede você tem que me salvar porque eu tô
fazendo algo isso vai contra tudo que as escrituras dizem que deus ele é soberano sobre todas as coisas e ele elege escolhe de acordo com a sua própria vontade é o quê texto de romanos nós vamos usar isso mais para frente então e isso nos leva a duas conclusões ou a salvação ela é nos atribuída ou a justiça nos é atribuída ela nos é dada pela graça ou nós já conquistamos o que paulo está dizendo que o evangelho nos revela que ela nos é atribuída que ela nos foi dada e aí voltando naquele versículo no
versículo nos primeiros versículos olha eu achei interessante eu acho interessante esse texto aquele dia senhora o salário de um homem que trabalha não é considerado como favor mas como dívida que que fala tá querendo falar com esse texto né que quando eu trabalho para alguém que quando eu trabalho para o meu chefe do meu patrão o meu chefe ele não tem que me pagar como um favor como algo a eu quero te pagar não ele tenta está em dívida comigo porque eu trabalhei para ele ele precisa me pagar o que paulo está dizendo assim a
nossas duas obras contassem por alguma coisa deus estaria em dívida conosco o que não é verdade porque a única maneira de sermos salvos é se o próprio deus fizer isso em nosso favor e nos atribuir a pizza e isso implica na ideia de que não é possível perder a salvação é exatamente isso nós vamos chegar lá mais para frente e é eu vou responder às perguntas no final tá gente mas só se atribuir justiça não significa colocar na conta da pessoa no céu as 33 anos juntos a jesus né não sei se eu entendi a
pergunta alcione mas você tá dizendo se né colocar na conta dos 33 anos de vida de jesus não não foi a vida de jesus que nos redimiu gente foi a morte de jesus que nos redimiu jesus pagou os nossos pecados na cruz né que jesus viver uma vida tão justa que nos redimiu por causa disso ele viveu uma vida completamente justa mas ele nos redimiu através da sua morte na cruz a dívida foi paga por causa disso vamos continuar aqui né é o que essa fé que salva paulo tá falando sobre essa salvação que mim
pela fé a fé que nos atribui justiça né até que paulo está dizendo aqui é a confiança é confiar na provisão salvadora de deus é confiar na obra que jesus cristo fez na cruz o finn é e essa fé que salva ela tem duas etapas dois passos que acontece na nossa vida primeiro deles o fim da confiança no nosso próprio trabalho parar de confiar em nós mesmos parar de confiar que nós merecemos alguma coisa parar de confiar que nós somos dignos de água por causa de alguma obra que eu faço parar de confiar na lei
ou seja nos mandamentos na obediência né nós obedecendo falar sobre isso parar de confiar nisso com medo salvação e dois começar a confiar na provisão de deus a fé salvadora que paulo está falando aqui é uma tanga exatamente márcia monteiro a fé salvadora é uma transferência de confiança é deixar de confiar em mim e de confiar na minha religiosidade ou nas minhas boas obras e confiar na obra que jesus cristo fez na cruz do calvário eu gosto muito do gosto muito de tim keller dos livros o tim kelly é inclusive uma das referências que eu
tenho usado bastante para o nosso curso aqui é a é de romanos do tim keller que ele é um pastor presbiteriano norte-americano vale muito a pena lê e que ele des ele ele usa essa expressão de que ter confiar na obra redentora de jesus transferir na nossa fé em jesus é justamente nos esconder atrás dele né dessa fé redentora essa fé salvadora que paulo está falando é nós transferimos a nossa confiança deixar de confiar em nós para confiar nova de jesus e a gente se esconder atrás de jesus imagina aqui que eu tô escondido atrás
de alguém eu me escondo atrás de jesus é uma na sombra de jesus eu tô escondido nele e quando deus olha para mim ele não me ver ele ver a obra que jesus cristo fez e eu sei que eu não mereço eu sei que eu sou um impostor na verdade que para mim é a sensação que eu tenho que eu sou um impostor mas por causa da minha confiança em jesus cristo na obra que ele fez eu sou declarado justo por meio dele tá dando para entender gente ou talvez confuso né é a fé salvadora
olha só o que tinha kelly também diz você pode ter sobre essa questão da fé salvadora você pode ter toneladas de uma fé vigorosa de que deus existe de que ele é amoroso de que ele é santo pode crer que a bíblia a palavra santa de deus pode demonstrar grande reverência por deus no entanto o tempo todo pode ser que você esteja buscando o seu próprio salvador e justificador crendo em seu desempenho religioso caráter moral sua vocação a criação de filhos etc o que o kepler tá falando aqui o que paulo está falando é que
nós corremos o risco de ter uma fé a gente fala da fé salvadora eu não tô falando de fé do tipo ah eu creio creio que deus existe eu creio que deus é bom eu queria que deus me ama eu queria que deus nos salvaram é isso não é só dizer eu acredito é realmente transferir a confiança é não confiar mais em mim não confiar mais umas nas minhas obras mas não confiar na obra que jesus cristo fez na cruz isso me traz segurança de salvação isso me traz a certeza a ação porque eu tenho
certeza que eu sou salvo não por causa do que eu fiz mas por causa do que jesus declarou na cruz por causa do que ele fez por mim e aí nós vamos falar mais é você fazer poxa então quer dizer que agora já que jesus fez isso por mim eu posso ver dito que eu quiser depois a gente vai entrar mais nesse tempo nesse termo né e depois nós vamos entrar mais isso e vamos lá é eu não sei se você já viu né eu já fiz muito evangelismo gente de porta em porta né nas
ruas já falei e uma das estratégias evangelísticas que muitas pessoas usam que até eu utilizava também é de perguntar para as pessoas como que elas fazem para ir para o céu e eu coloquei uma pergunta aqui para gente ir raciocinar um pouco sobre isso e você já ouviram olha uma pergunta interessante presumindo por um instante quis presumindo por um instante que existe de fato um céu quais você acha que são os requisitos gerais para ingresso nele quem entra e quem não entra ou seja se o céu é real se o céu existe o que que
você tem que fazer para entrar no céu a maioria das respostas que eu ouço quando eu converso com as pessoas são essas três a maioria das respostas porque odeia o melhor para ser um bom cristão ser uma boa pessoa ser uma boa pessoa é ser alguém bom fazer boas obras fazer duas coisas né olá tudo para ser uma boa pessoa um bom cristão porque eu acredito em deus e tento fazer a sua vontade por isso eu vou para o céu por isso deus por isso deus vai me considerar justo porque eu creio em deus de
todo meu coração né essa só geralmente as respostas que a gente ouve em deus mas na verdade isso só mostra um falso entendimento esses falsos entendimento da fé salvadora só nos leva a insegurança porque quando a gente confia as nossas próprias obras gente quando a gente confia que eu posso fazer alguma coisa para deus me olhar de uma maneira melhor isso me traz insegurança ansiedade falta de garantir né um por si vuol possível orgulho espiritual ou então eu me sinto superior às outras pessoas a sustentabilidade ea crítica a uma devastação a luz de quaisquer infelizes
morais é o que paulo está dizendo aqui nós não podemos mais confiar nas nossas boas obras é a única maneira de nós somos considerados justos diante de deus é pela fé na obra de jesus e pela fé deus nos atribui justiça ele olha para nós e não nos considera mais como um pecador redimido não por nossa obra mas por que ele fez tem duas coisas que eu queria dois exemplos né primeiro é assim quando nós dizemos que eu posso fazer alguma coisa para receber perdão dos meus pecados vamos imaginar que você ficou hoje que você
está arrependido de um é pecado você está repetindo de um euro como que eu posso fazer para receber perdão por esse pecados como que eu vou vencer um pecado como que eu vou vencer vou dizer eu não vou mais pecar eu vou parar de pecar não vou mais cometer pecado eu vou ser uma pessoa santa duas ou uma o primeiro você não vai conseguir ser uma pessoa santa porque o pecado habita em nós porque nós somos essencialmente pecadores então você não vai conseguir ser uma pessoa santa você vai ser alguém frustrado angustiado sem segurança da
salvação porque você sabe que não consegue ser uma pessoa santa ou pode até ser que você consiga vencer determinado o pecado na sua vida não tá falando todos ah eu consegui vencer a pornografia conseguir vencer você consiga vencer algum pecado pelo seu próprio esforço pela sua própria vontade você simplesmente está dizendo duas coisas primeiro que a morte de jesus foi em vão porque você não precisava dela e provavelmente você vai se tornar orgulhoso você vai se sentir superior às outras pessoas você vai trazer a glória para si mesmo e não a glória para deus por
isso que paulo está dizendo que a única maneira de nós somos considerados justos é através da obra através da fé na obra que jesus cristo fez e aí eu queria ir oi jadson isso vai ter que andar no espírito e não fazer a vontade da carne exatamente recomendo muito que vocês assistam meu vídeo sobre gálatas no capítulo 5 que tem aqui no canal que dá uma esclarecida mais sobre isso tá bom eu gostaria de contar uma experiência para vocês que eu demorei bastante para entender o que significa isso o que que significa a mensagem do
evangelho e essa mensagem de que eu sou considerado justo pelo sangue de jesus e pela fé em jesus e da segurança que se me traz a bastante tempo atrás eu estava no sábado à tarde ou no sábado à tarde eu estava em casa sozinho e aí eu tava em casa sozinho usando a internet e eu acabei eu acabei me lambuzando nas minhas tentações em sites pornográficos em coisas enfim né eu peguei veio naquele dia eu tava aí por causa daquele erro por causa daquele pecado eu comecei a me sentir muito mal eu comecei a me
sentir extremamente culpado naquele dia sabe aquela culpa eu sentia uma culpa do tipo deus não me ama eu não sou crente de verdade eu sou cristão verdadeiro eu eu preciso fazer alguma coisa e a primeira reação que eu tive era que eu precisava fazer alguma coisa para ser perdoado para corrigir aquilo eu preciso fazer alguma coisa para que deus me ame eu preciso fazer alguma coisa para que eu me sinta bem de novo então é como que quase que uma alto penitência né não preciso ficar aqui de joelho orando precisa chorar eu vou chorar que
eu preciso chorar eu preciso ler a bíblia eu preciso orar eu preciso fazer alguma coisa para me sentir melhor diante de deus talvez você já tenha passado por esse tipo de coisa ou talvez você tenha enfrentado esse tipo de situação talvez essa seja uma angústia do seu coração hoje talvez você esteja angustiado nesse momento porque você sente exatamente isso meu deus eu não sou pecadora não sou uma pessoa santa eu preciso fazer alguma coisa preciso voltar para igreja eu preciso me batizar eu preciso tomar ceia eu preciso eu preciso fazer um curso na igreja eu
preciso voltar a ler a bíblia eu preciso orar hoje à noite eu preciso fazer alguma e para que deus me considere bom outra vez para que eu me sinta melhor essa é a nossa reação aqui nós fazemos muitas vezes e aí nesse sábado tava me sentindo mal eu recebi uma ligação receber uma ligação de uma ovelha da igreja você me uma ligação de uma ovelha é sempre uma ligação de uma ovelha dizendo felipe ora por mim eu peguei eu tô mal aí naquele momento eu me sentir pior ainda mais miserável de todos eu me senti
o mais miserável de todos e eu simplesmente peguei aquela ligação toalha me liga depois me liga depois eu vou te ligar depois eu vou orar para você não estou muito bem e eu me sentir mal ainda para ele deus olha só como é que você pastor como é que você alguém eu sou pecador como é que eu tenho autoridade para ministrar na vida de outras pessoas como é que eu vou fazer isso e naquele momento foi incrível porque pela primeira vez foi uma vez um dia que eu tive um verdadeiro entendimento do que significa a
graça de deus ea justiça de deus na minha vida porque naquele momento eu senti o espírito santo ministrar no meu coração e zé felipe você me ama e eu deus eu te amo mas não como eu deveria mais felipe você me ama lembrar de pedro né você me ama eu falei deus olha quem eu te amo mas eu sou pecador e o espírito santo ministrou na minha no meu coração dizendo área então cuida da minhas ovelhas se levanta como alguém perdoado porque todo o seu pecado foi pago na cruz eu justifiquei você eu morri por
você eu paguei a sua dívida não há mais condenação para quem está em cristo jesus não há mais condenação e você tá perdoado vive como alguém perdoado creia nisso transfira sua confiança não confia em você mas confie na obra de jesus transfiro a confiança a sua fé na fé e transfira fé para jesus cristo na obra redentora de jesus cristo aqui no tomou posse do meu coração de um jeito que eu me levantei naquele momento falando eu sou justo eu sou justo eu sou justo só que eu não sou justo por causa de mim eu
sei que não sou eu eu me sentia completamente humilde porque eu sei que eu não mereço eu sei que eu não sou digno eu não me sinto superior a nenhuma outra pessoa porque eu sei que não eu não fiz nada foi simplesmente de jesus quem fez por mim eu me sinto justo mas ao mesmo tempo pecador mas agora tenho confiança de que eu sou alguém justo é isso que paulo está dizendo sobre atribui a justiça né jesus nos atribuiu justiça a nossa fé em jesus nos atribuir justiça pela fé nós somos justos é sobre isso
que se trata o evangelho de romano é sobre isso que se trata a palavra justificação filha por isso que eu disse que a principal coisa que eu quero que você aprenda nessa noite essa palavra justificação por que você foi justificado por meio da cruz redentora de jesus cristo e por meio da fé que nós temos nele nós somos declarados justos aleluia a gente eu me empolgo tô quase tô quase me empolgando aqui de novo esse é o evangelho da graça é isso que a justificação é isso que martinho lutero descobriu é isso que o joão
wesley descobriu é isso que os grandes homens de deus descobriram em romanos que nós somos considerados justos pela fé pois o justo viverá pela fé e glória a deus por isso amém gente é a beber água aqui e vamos lá né continuará e paulo agora vai trazer davi também como uma testemunha e os usou abraão e agora aqui também traz davi davi diz a mesma coisa quando fala da felicidade do homem a quem tem um homem a quem credita a justiça independente de obras como são felizes aqueles que têm suas transgressões perdoadas cujos pecados são
apagados como é feliz aquele a quem o senhor não atribui culpa paulo paulo tá usando o salmo de salmo 32 davi em que davi mesmo tendo muito motivos para se gloriar mas também muitos motivos para ser esmagado por sua condição de pecador porque apesar de davi tecido um dos maiores reis de israel um grande homem um grande guerreiro ele também cometeu grandes atrocidades né muitos pecados ele poderia ser esmagado por causa disso mas davi descobriu a bem-aventurança do homem a quem deus atribui de e sem obras de quando deus considera justo sem sem depender do
que eu faço mas da obra que ele faz na cruz por nós né estarão estado de justiça atribuída olha essa frase essa interessante estar em um estado de justiça atribuída significa que ser o pecado não é contado contra você embora peque seu pecado não pode condená-lo não afeta seu status diante de deus gente e fala essa frase depois copia tira print né existe isso seja que você creia nisso do fundo do seu coração estar em um estado de justiça atribuída significa que seu pecado não é contado contra você embora peque seu pecado não pode condená-lo
não afeta seu status diante de deus continua se tivermos a fé salvadora prestem atenção se tivermos a fé salvadora podemos ser verdadeiras em relação a nós mesmos no que diz respeito às nossas falhas nossos fracassos e podemos nos levantar quando falhamos porque conhecemos a benção de sermos pecadores cujo pecados não são atribuídos gente glória a deus por tudo isso porque nós conhecemos a benção de sermos pecadores cujo pecados não são atribuídos pecadores que são justos e isso é isso que nós devemos viver nessa confiança que nós devemos ver nós sabemos que somos pecadores isso nos
traz profunda humildade não nos permite orgulhar nos orgulhar disso ou no sentir superior a ninguém porque nós sabemos que nós somos diante de deus mas ao mesmo tempo nós sabemos quem deus nos tornou o que deus nos atribuiu deus nos atribuiu justiça e ele não olha mais não nos ver mais como pecadores mas por meio da nossa fé e nos ver como justos importante paulo não está dizendo aqui que deus olha para tu por causa da morte de jesus deus olha para todas as pessoas do mundo e ver todo mundo justo não paulo tá dizendo
que aqueles que creem por causa da sua fé em jesus deus lhes atribuir justiça é a fé na obra de jesus é o descanso na provisão de deus que nos torna justos não é até pela fé não é não é a fé com uma obra é a fé na confiança o que jesus cristo fez por nós e aí paulo vai continuar o texto vou retornando agora naquele tema da circuncisão vamos fazer uma retrospectiva se lembra nos últimos capítulos que paulo falou da circuncisão porque naquele tempo ele tá escrevendo para a igreja para cristãos da igreja
de roma e tenho tinha os cristãos judeus né são judeus que se converteram ao cristianismo mas continuavam seguindo as leis judaicas e um ponto muito importante nisso era a circuncisão um sinal feito no corpo que representava a comunhão com deus que representavam uma aliança com deus então esses cristãos judeus começaram a dizer que todo mundo tinha que se circuncidar todo mundo tinha começar obedecer às leis de moisés a obedecer às leis e os mandamentos senão deus não aceitaria ele tava dizendo olha você acredita em jesus você crê que ele morreu pelos seus pecados ah mas
isso não é suficiente isso não basta além disso você precisa de algo mais você precisa crer em jesus mas você precisa se circuncidar você precisa ter marcas no seu corpo você precisa fazer alguma coisa mais para que deus te aceite e paulo diz não não é isso e a obra redentora de jesus ea fé nele que ele vai dizer olha se destinasse a essa felicidade apenas os circuncisos ou também os incircuncisos paulo tá dizendo então e aí o paulo fazer então é o que eu tô querendo dizer para vocês é que essa salvação de deus
né só para quem foi circuncidado para quem religioso para quem não for sirconsidado já dissemos que no caso de abraão a pele foi creditada como justiça sob quais circunstâncias ele tá retornando o argumento dele antes ou depois de ter sido circuncidado não é antes ou depois de ser consigo com cidade não foi depois mais antes paula tá dizendo olha abraão foi considerado justo foi atribuído justiça antes dele ser circuncidado e não depois a circuncisão não foi o meio pelo cobram se tornou justo a circuncisão foi uma confirmação olha só assim ele recebeu a circuncisão como
sinal como selo da justiça que ele tinha pela fé quando ainda não foram circuncidado olha esse texto que interessante paulo tá dizendo olha abraão ele não teve que insistir com se dá para depois ser considerado ju tá trazendo para o nosso contexto o que paulo está dizendo olha nós não precisamos das boas obras ou ser bom o ser justos para que deus nos ame nós precisamos reconhecer que ele nos amou que ele nos considerou justos ea circuncisão ou as boas obras ou obedecer os mandamentos é um sinal de isso é uma consequência natural disso deu
para entender por isso que não faz sentido uma pessoa dizer ah então já que jesus me considerou justo já que apenas crer em jesus que agora o sujo sim então o povo viver a vida do jeito que eu quiser eu vou pegar mesmo pega pega com força vou fazer tudo que eu tenho que fazer porque eu já sou considerado justo paulo tá dizendo não isso não faz sentido porque um sinal uma evidência dessa justificação de que nós realmente nos encontramos com essa justiça é obedecer os mandamentos é obedecer a lei por isso que ele disse
que a circuncisão nesse caso ela é um sinal uma evidência né é uma evidência da sau e portanto ele é o pai de todos os que crêem sem terem sido circuncidados a fim de que a justiça fosse creditada também a eles aos que não eram circuncidados e aí igualmente o pai dos circuncisos e não somente são do pai dos circuncisos que não somente é são circuncisos mas também andam nos passos da fé que devem o nosso pai abraão antes de passar pela circuncisão paulo então tá mostrando que é não são as boas obras ou a
circuncisão o ato físico que nos salva mas é a fé que nos atribui a justiça a fé em jesus que nos atribui justiça deuses a tribo justiça ea circuncisão que aqui nós poderíamos representar ou falar com as boas obras ou fazer alguma coisa é apenas um sinal de algo que já foi feito né nós não confiamos mas na lei nós confiamos na obra redentora de jesus cristo oi e aí seguindo não foi mediante a lei olha que interessante não foi mediante a lei quando o paulo fala de lei aqui no antigo testamento ele tá falando
dali das leis das leis de moisés das leis que o povo de deu obedecia para o nosso contexto hoje o que paulo tá querendo dizer para nós é obedecer os mandamentos é religiosidade é questão de ir para igreja e obedecer todos mandamentos se não pessoa moralmente corretas são as boas obras leia que a gente poderia representar como as boas obras a obediência às boas obras ser alguém moralmente correto que realmente e ele tá dizendo olha não foi mediante a lei que abraão ea sua descendência receberam a promessa de que ele seria dele do mundo mas
mediante a justiça que vem da fé paulo tá dizendo e ir lá em gálatas ele fala mais sobre isso gente ele tá dizendo gente a lei ela foi entregue 400 anos depois de abraão o ou seja 400 anos depois de abraão que a lei foi entregue é isso quer dizer que não é a lei que salva mas é fé abraão foi considerado justo pela fé tá lá promessa e não pela lei deu para entender a lei apenas uma consequência disso ali é um resultado dessa salvação pois se os que vivem pela lei são herdeiros a
fé não têm valor e a promessa é inútil né se eu vivo pela lei que paulo está dizendo olha deixa eu tentar de tentar traduzir esse texto para vocês o ah pois se os que vivem pela lei são herdeiros a fé não têm valor e a promessa é inútil que paulo está dizendo ali se você confia na lei então aquela promessa que deus fez para abraão 400 anos antes é inútil porque eu preciso da lei mas se eu não vivo pela lei mas pela fé então aquela promessa que deus fez para abraão vale tá dando
para entender nós vivemos então pela fé na promessa e não pela lei aleia lá uma consequência é importante mais para frente nós vamos falar sobre o poder e o valor da lei e serve para mostrar o pão nós somos pecadores mas nós não confiamos na lei nós confiamos na promessa de deus é a promessa que vem pela fé para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de abraão não apenas aos que estão sob o regime da lei ou seja não apenas para os judeus pelos religiosos mas também
aos que têm fé que a quarta também os que tenha fé que abraão teve falo para dizer olha todo mundo que crer que tem fé fé em jesus se torna herdeiro de abraão se torna filho de abraão se torna a parte do povo de deus porque ele é pai de todos nós e isso é maravilhoso tá bom eu já disse que vou deixar perguntas para finalzinho né já estamos quase no final e aí no final agora paulo vai trazer vai mostrar alguns testemunhos de abraão vai trazer abraão como um estudo de caso né com um
exemplo para nós como está escrito eu constitui pai de muitas nações ele é o nosso pai aos olhos de deus aqui e que aos olhos de deus em quem creu o deus que dá vida aos mortos e chama a existência as coisas que não existem como se deus que chama existência coisas que não existem como se existisse abraão contra toda a esperança em esperança creu tornando-se assim pai de muitas nações como foi dito ao seu respeito assim será a sua descendência sem se enfraquecer na fé reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade pois
já contava cerca de cem anos de idade e que também o ventre de sara já estava sem vitalidade opa pera aí que o henrique e mesmo assim não duvidou nem foi em crédito em relação a promessa de deus mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a deus a fé que da glória a deus estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido em consequência isso ele foi também creditado como justiça o quê que foi creditado como justiça a fé de abraão as palavras lhe foi creditado não foram escritas
apenas para ele mas também para nós a quem deus creditar a justiça para nós que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a jesus nosso senhor ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação portanto a fé que nos atribuir justiça e paulo fala usa abraão como o estudo de caso como um exemplo para nós né o que significa crer em deus o que que significa essa fé e abraão nos dá exemplos do que é pela fé abraão nos dá exemplos do que significa viver baseado nessa confiança nessa fé em deus é
saber que a realidade é maior do que o modo que nos sentimos ou como as coisas precisam ser abraão sentia fraco a bros sentir sem vitalidade mas ele crew que existe algo além que existe algo maior é crer que existe algo além de nós é crê que jesus cristo morreu na cruz por nós e o mundo a vida não é do jeito que a gente sente o jeito que a gente enxerga o que parece ser mas tem uma realidade maior é concentrar-se nos fatos acerca de deus é conhecer a deus é fé e pensar se
é pensar em deus concentrar-se em deus nos fatos acerca de deus e fé confiar na palavra de deus é ter essa confiança e algumas coisas que nós alguns conselhos que nós tiramos disso para nossa fé sobre a vida de abraão que nós podemos tirar tirar alguns conselhos práticos nós podemos tirar sobre a nossa vida de fé através de abraão primeiro saiba fala sobre deus estuda refletir medite abraão conseguiu vencer o seu senso de fraqueza deduzindo coisas com base no que ele sabia sobre deus nós precisamos fazer a mesma coisa nós precisamos conhecer mais a deus
nós precisamos ter o esforço de saber quem deus é estou muito feliz de ter todos vocês aqui na nossa aula da escola discípulo tem aí centenas de pessoas assistindo com a gente e guarda deus porque você tem buscado a conhecer a deus nós precisamos refletir e meditar mais sobre deus aja com base na promessa e na palavra de deus mesmo quando for difícil creia na palavra de deus lembra do testemunho que acabei de contar o meu testemunho acabei de contar mesmo sendo difícil mesmo me sentindo culpado mesmo tendo mesmo tempo caindo em pecado eu agi
com base na promessa de deus na palavra de deus eu me levantei naquele dia a gente disse a tua palavra diz eu não vou viver pelo que eu sinto eu não vou viver pelo que eu tô vendo eu vou ver pelo que eu creio pelo que a tua palavra diz a tua palavra diz que não há mais condenação para os que estão em cristo jesus a tua palavra diz que através da pele me foi atribuído a justiça a tua palavra diz que o senhor me ver como justo então eu vou viver confiando na tua palavra
e não nos meus sentimentos essa é uma verdade incrível para os dias que você tiver mal sentindo culpado por causa do seu pecado viva pela fé na palavra a vida da fé não é a vida perfeita é a vida que se apega o que deus disse que fará em que ver as lutas as alegrias e os fracassos como meios de aumentar a nossa conexão com deus que faz promessas e cumprir viva pela fé né se nós pudermos resumir a aula de hoje nós estamos falando sobre essa importância eu espero que hoje você saiu daqui saber
o que significa justificação que nos foi atribuído justiça através da obra redentora de jesus eles consideram justos por meio da fé e agora nós podemos ir pela fé o que isso nos proporcionam quais são as consequências e quais são as consequências de crer e de ter fé na obra redentora de jesus primeiro não existe van glória se nós não sentimos o direito ea vontade de nos vangloriar sobre ninguém a gente não tem mais direito de sentir que é melhor ou que outras pessoas o que tem mais direitos que outras pessoas porque nós sabemos que somos
pecadores e fomos salvos pela graça que nos foi atribuído justiça portanto não existe mais um glória uma das consequências do evangelho de jesus cristo é que não existe mais vanglória nossas vidas não existe mais covardia leva do meu testemunho eu consegui me levantar com aquele naquele dia crendo na palavra que jesus cristo fez eu não vivo mais em covardia em humilhação por que eu creio na obra que jesus cristo fez isso me traz uma nova identidade uma grande identidade nós sabemos o nosso propósito nós sabemos que deus nos ama nós temos a certeza que fomos
adotados como filhos eu não preciso chamar a atenção de deus gente eu não preciso fazer alguma coisa para que deus olha para mim aí eu não preciso ter um preciso cantar o pedido deus olha para mim não eu creio sei quem eu sou ele ele me adotou como filho em plena confiança plena confiança na obra redentora de jesus cristo plena confiança em quem os o nele eu não preciso mais me sentir mal culpado eu sinto ser escravo do pecado porque eu tenho confiança no que ele fez e eu tenho plena esperança esperança na vida eterna
esperança em estar eternamente com deus e esperança esperança em estar eternamente com deus porque eu não dependo das minhas obras porque eu já fui adotado como filho eu tenho certeza que eu estarei com ele amei gente como romanos é precioso e como cês capítulo 4 é precioso vou tentar ler algumas alguns comentários verdade pura e aí g1 e tem vários comentários elogiando e comentando a aula glória a deus por isso olá felipe a fé não é sinergia entre nós e deus pois o chamado individual mas a purificação santificação sim olha realmente a fé não é
uma sinergia uma energia a água olha eu acredito eu tenho não até a minha confiança é transferir a minha confiança eu gostei desse termo agora esse termo para gente ir prestar atenção a fé transferência de confiança eu não confio mais em mim mas eu confio na obra que jesus cristo fez isso é individual para cada pessoa em conta o seu testemunho de novo cheguei tarde não dá já foi mateus nova matheus marques depois você assistir de novo a lá e vai ficar salva aí gente tá vai estar no youtube tá bom mas obrigado pela pelo
carinho oh glória a deus gente não devemos confiar em nós mesmos mas sim cristo comente sobre a ação da fé no antigo testamento pedro sousa eu acho que eu tô comentando nós estamos comentando e toda essa aula né sobre essa ação a fé no antigo testamento no antigo testamento e juntamente deus atribuiu a justiça aos do antigo testamento por causa da fé deles em deus no amor de deus e na adoção de deus e se somos salvos pela graça para que tentar lutar pela salvação é exatamente isso marlon para de tentar lutar pela salvação ninguém
precisa lutar pela salvação não é na verdade é impossível lutar pela salvação se eu tento lutar pela salvação eu tô indo por caminho inverso eu tô tentando glorificar a mim mesmo eu tô tentando fazer alguma coisa para as minhas forças se eu tento lutar pela minha salvação eu vou me afogar é como eu na dado é como tentar na daqui do brasil até a áfrica na abraçada eu vou morrer não tem como se nós tentamos lutar pela nossa salvação nós corremos eternamente numa esteira de insatisfação a gente corre corre vai não sai do lugar porque
nós não temos que lutar pela nossa salvação nós temos que crer querer na nossa salvação e se transforma nossa vida isso abre as nossas isso se transforma nossa identidade nós nascemos de novo para que agora consigo viver uma vida de paz de contemplação de contentamento de alegria de sá eu não eu não preciso mais de angústia de tentar fazer alguma coisa eu vivo na certeza de quem eu sou e se transforme isso nos traz vida eterna a partir de agora eu começo a experimentar a vida eterna agora porque eu não luto pela minha salvação eu
creio na obra que jesus cristo fez na cruz opa tem muito comentário aqui o objetivo do pesquisa é demonstrar que o objetivo da lei do antigo testamento é demonstrar o pecado da humanidade sim nós vamos ver isso depois também em gálatas paulo fala bastante sobre isso também que o objetivo da lei é mostrar o nosso pecado é mostrar o pecado da humanidade para que que serve a lei para mostrar o com pecadores nós somos né para mostrar que nós não somos capazes de cumprir a lei e dependemos dessa justiça de deus oh glória a deus
gente nós somos justificados pela fé a vida em santidade é manter-se salvo exatamente isso canal não manter se salva no sentido de perder porque nós que eu creio nos cremos aqui na pelo menos nós temos uma tradição reformada e e na nossa teologia que nós cremos que nós não perdemos a salvação é impossível perder a salvação porque a salvação nos foi implantada nos foi atribuída por deus nós somos selados pelo espírito santo isso não se perde né o que começa agora um processo de regeneração é um processo de transformação em que até a vinda de
jesus nós vamos crescer no santificar nos regenerar nos tornarmos mais parecidos com ele mas eu não faço isso para ser salvo eu já fui salvo eu apenas agora busco me parecer mais com ele um exemplo disso é sobre essa diferença é eu cresci gente eu gosto de quero só contar essa história pra gente terminando eu preciso interior de minas gerais minha cidade se chama minha cidade em minas chama alto caparaó bom dia no interior com 5 mil habitantes é e lá a gente sempre trabalhou com café meu pai é pequeno produtor de café e eu
lembro que quando a gente quando era pequenininho não sei se vocês conhecem a cultura do café né depois que o café tirado da árvore do pé ele nós espalhamos o café no terreiro para que ele possa secar no sol e você precisa mexer esse café de tempo em tempo né de mim meia hora tá você precisa mexer esse café para que ele não fermente e aí eu levo quando ela queria assistir os roubos grandes pesados de ferro de metal que era bem pesado aqui para poder mexer aquele café e meu pai pegava aquele rodo fazendo
uma facilidade e eu queria fazer igual eu queria fazer igual meu pai eu ia atrás dele ele meu pai pegava o rodo eu pegar aí tava eu pequenininho lavar conseguir segurar aquele rodo e atrás dele e meu pai fazia uma fileira certinha é tinha e quando eu ia atrás saia tudo torto escorrendo davi levantava e ele tá o risco é garve tentava de novo né mas se alguém olhasse de fora se alguém olhasse de fora ele ia olhar para mim e até certeza olha o filho tá tentando imitar o pai o nosso processo de regeneração
nosso processo santificação é esse nós nós já somos filhos mas é somos salvos já já nos foi atribuído justiça mas agora nós começamos uma caminhada nos parecermos mais com o pai ótima aula muito obrigado a irã jejuar madrugar em busca de santificação buscando o perdão de deus roupa perdi o comentário aqui volta aqui buscando o perdão de deus está certo isso buscar isso é falta de fé olha muito boa sua pergunta marques vamos por parte ó jejuar madrugar e buscar a santificação em busca do perdão de deus e isso não é correto porque isso é
falta de fé porque nós precisamos crer que nós já fomos perdoados nós precisamos crer que todo o pecado foi pago na cruz não há mais condenação para os que estão em cristo jesus todo pecado foi perdoado na cruz ponto agora tem outro lado da moeda agora jejuar madrugar orar buscar a deus para que nós nos tornemos melhor para que a gente seja mais regenerado a cada dia para que a gente se pareça mais com deus para que a gente se santifica cada dia mais isso com certeza isso nós devemos fazer mas não como meio da
salvação como meio de obter perdão mas como gratidão do perdão que nós já temos deu para entender matheus essa grande diferença né e aí o felipe seria confiar que deus te defendi em tudo não deus não te defendi em tudo por isso que está falando da importância da lei de nós entendermos o nosso pecado a gente só entende o valor dessa atribuição de justiça quando antes nós entendemos o condenado nós estamos foi para nós falamos na aula passada no capítulo 31 é bom gente o joão emanuel eu vou levar esse vídeo para toda minha vida
glória a deus manoel porque eu tô levando esse texto por toda minha vida assim como martinho lutero foi transformado por romanos a minha vida também foi transformada por roman por romanos por causa disso a minha vida mudou quando eu descobri essa mensagem é ninguém pode comprar a salvação gente tem muito texto aqui infelizmente não dá tempo de eu ler tudo e responder tudo mas já responde a questão da perda da salvação aí o jadson santos beleza é é e aí e olha muito bom comentário do germison do jeremy são aqui ó diana teixeira enquanto o
homem não entender que a salvação vem pela graça por meio da fé em jesus e que isso não vem do homem mas sim é dom de deus um homem não poderá viver livre do pecado exatamente isso vai vem terna e profunda insegurança e angústia felipe alguém pode até crer em jesus mas não ter fé olha o gerar eu acho que eu entendi a sua pergunta sim a pessoa até pode dizer olhar o acredita em deus eu creio que deus eu creio que jesus existe mais fé no sentido que nós estamos estudando aqui é confiar na
obra que deus fez é depositar a minha confiança nele ah então está errado nós orarmos pedindo perdão thiago machado boa pergunta não é errado a gente orar pedindo perdão até porque quando eu pego eu me arrependo isso faz parte do arrependimento mas quando eu pego tiago quando eu cair no pecado por exemplo eu percebo que eu tô em pecado eu peço perdão se é com outra pessoa peço perdão para outra pessoa eu peço perdão a deus mas eu continuo tendo eu é um é uma via de mão dupla né hum veio quase que um paradoxo
eu me arrependo eu tô arrependida do que eu fiz eu peço perdão pelo que eu fiz mas eu ainda tenho a plena confiança de que eu sou salvo de que ele vai atribuir justiça eu confio na palavra de deus entendeu é uma via de mão dupla eu me arrependo do meu pecado eu peço perdão por ele mas aí eu creio e confio que ele já foi perdoado desde antes de eu ter cometido ele esse interessante né olha vou tentar reformular aqui para entender tiago eu me arrependo eu peço perdão o mercado e aí eu creio
que esse pecado já estava perdoado desde a obra redentora de jesus na cruz ótimas palavras fala sobre a santificação nós vamos falar porque romanos continua a gente nós temos capítulo 5 capítulo 6 vai ter muita coisa acho que falar bastante ainda né é bom o e pecado contra o espírito santo que não tem perdão bom gente interessante não tem a ver com romanos né tem nada a ver com o mário está lá nos evangelho evangelho de mateus por exemplo pode jesus disse que o único pecado imperdoável e a blasfêmia contra o espírito santo o que
seria isso gente a blasfêmia contra o espírito santo no meu entendimento é é apostasia total é a total afastamento de deus total afastamento a tal ponto que eu nem me arrependo mais meus pecados o espírito santo não tem nem mais acesso ao coração daquela pessoa para que ela possa se arrepender de aula então se por acaso já chegaram para mim né felipe eu tô me sentindo mal eu acho será que eu cometi a blasfêmia contra o espírito santo meu querido se você tem esse sentimento isso já significa que você não cometeu esse pecado porque o
espírito santo ainda está agindo no seu coração oh glória a deus gente já estamos chegando a uma hora é e vai falar da predestinação romanas nas vamos falar de eleição né eu prefiro ter uma eleição porque abrange muito mais coisas mas nós vamos falar sobre eleição porque romanos fala sobre isso né então nós vamos chegar lá eu pretendo continuar as nossas lives toda semana estudando romanos né antes de tudo jadson santos eu felipe breier freio na eleição de deus que ela é bíblica eu quero fazer um vídeo gente deixa aí depois vocês posta aí eu
quero eu quero eu quero esse vídeo quem quiser esse vídeo se tiver tantos pedidos eu vou fazer eu quero fazer aí no vídeo falando explicando o que que significa calvinismo quem foi calvino que significa organismo quem foi armínio o que significa é o arminianismo né quem foi o que a bíblia diz respeito à eleição de deus vou fazer esse vídeo ainda estou pesquisando estudando para isso então se tivermos fé mesmo vivendo em pecado garante a salvação muito boa sua pergunta é mais sobre isso eu recomendo muito que vocês assistam a minha série de gálatas que
eu falo sobre isso também não não paulo vai dizer tão quer dizer então que a gente vai pegar sem vamos pegar mesmo não porque se eu entendo essa é a partir do momento que eu creio a partir do momento que eu entendo o que significa essa fé isso transforma o meu coração eu nasci de novo e agora por amor a deus por gratidão a deus eu não tenho mais o desejo de pecar eu não quero mais viver uma vida longe de deus se eu continuo vivendo uma vida devassa se eu continuar vivendo uma vida depravada
uma vida de pecado isso significa que eu nunca me encontrei com essa graça que eu ainda não entendi o que significa né e quer dizer que quando pode dizer quando eu erro tenho que ter consciência de que já fui perdoado apenas tem que melhorar everton por mais escandaloso que pareça essa é a mensagem do evangelho por isso que é imerecido por isso que chama a graça é algo que a gente não merece é exatamente isso o mesmo quando acaba a pandemia vai continuar live pretendo rogério pretendo quando as aulas presenciais da escola voltar eu não
vou poder mais fazer nas quartas-feiras mas eu vou pegar um outro dia da semana para gente continuar até a fim de romanos eu me comprometo com vocês te dar romanos inteiro tá bom vamos tá arrumando inteiro quem tops da romanos inteiro ótima aula amo a bíblia amo romanos glória a deus por isso oh glória a deus por isso e é isso gente muito obrigado por todos boa noite vamos orar eu quero orar por você senhor jesus obrigado por esse momento obrigado por essa mensagem obrigado pela tua palavra porque pela fé o senhor nos atribuiu justiça
o senhor nos considerou justos nós ainda somos injustos nós sabemos deus que nós não merecemos isso sabemos quem nós somos mas o senhor nos atribui justiça pela sua graça e pelo seu amor por isso nós confiamos na obra redentora de jesus cristo obrigado pai pelo dia de hoje abençoe a todos nós e nos dê uma ótima semana em nome de jesus amém amém gente deus abençoe vocês até mais fica