TUDO SOBRE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS (DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS) - Onde encontrar, Composição, Período

10.49k views2131 WordsCopy TextShare
GCoelho
Se você está estudando contabilidade ou procurando boas empresas para investir. Mobilidade básica é ...
Video Transcript:
Se você está estudando contabilidade ou procurando boas empresas para investir. Mobilidade básica é que você tem que ter. Entender as demonstrações financeiras das empresas por meio das demonstrações financeiras, podemos descobrir como ela está indo financeiramente.
Por exemplo, podemos saber se investir em suas ações é uma boa ideia. Devemos emprestar dinheiro para ela se ela consegue pagar suas dívidas, se os donos estão ganhando dinheiro e quais os riscos do negócio que a empresa executa. A contabilidade existe para nos contar como essa empresa está se saindo e como ela é organizado.
Nesse vídeo nós vamos aprender o básico para que você consiga achar as informações em uma demonstração financeira. E vamos fazer isso em quatro partes. A primeira onde encontrar as demonstrações financeiras das empresas.
Vamos entender o período a que elas se referem, a composição, o que tem dentro das demonstrações e por último, algumas dicas para que você possa encontrar as informações que você procura. As demonstrações financeiras ou demonstrações contábeis de empresas listadas na bolsa de Valores geralmente estão disponíveis em diferentes lugares da internet. O mais comum é na Comissão de Valores Mobiliários e CVM.
Todas as empresas de capital aberto são obrigadas a apresentar suas demonstrações financeiras a Autoridade Reguladora de Valores Mobiliários. Você pode acessar no Sistemas CVM Portugal. COM.
BR. O link está na descrição. Depois clique em Companhias.
Dentre as opções para consulta, clique em Consulta de documentos de companhias, onde aparece demonstrações financeiras. Feito isso, o sistema vai te pedir o nome da companhia que você quer coletar os dados. Como exemplo, aqui eu vou digitar magazine para buscar as demonstrações financeiras da Magazine Luiza.
Depois clique na opção que o sistema te apresenta. E agora sim, você chegou na página onde vamos inserir os filtros para buscar as informações que você precisa. A primeira dica que eu te dou é colocar essa página nos favoritos aí no seu navegador.
Eu pelo menos costumo fazer várias consultas e ter esse link de uma forma rápida ajuda bastante. Os principais campos de filtro que você tem que entender aqui é o campo da empresa, o período da entrega. Esse é muito importante e também a categoria.
Aqui você vai escolher quais documentos você vai buscar. Vários documentos são registrados na CVM e você tem que utilizar esse filtro para que o sistema lhe devolva as informações que você busca. Então vamos lá.
E aqui eu vou te dar mais uma dica quando você procurar pelo nome da empresa, perceba que do lado deve ter escrito registro ativo. Essa base de dados da CVM contempla empresas que atualmente estão em operação e aquelas que estão com registro cancelado. Então sempre procure o nome da empresa e do lado registro ativo.
O próximo campo que você vai preencher é o período de entrega. Selecione sempre período aqui e coloque o intervalo de um ano, visto que a data da entrega dessa demonstração pode variar a empresa para empresa. Então colocando o ano, você tem certeza de que vai pegar aquela demonstração que você está procurando.
O próximo filtro é em categoria. E aqui a gente tem diversas informações que podem ser consultadas e coletadas da CVM Trust preenchidos. Você já tem o resultado da sua busca?
Veja na tela aí que nós temos a empresa Magazine Luiza, a categoria da informação e demonstração financeira padronizada. A data de referência é 31 do 12 de 2020. A data de entrega aqui é sempre posterior à data de referência.
Procure por empresas com status ativos e a modalidade aqui pode variar de apresentação e reapresentação. Veja um exemplo da seguradora IRB. Ela teve que reapresentar as suas demonstrações financeiras.
Perceba que as datas de referência mudam e a competência é a mesma. Isso porque, na primeira apresentação para CVM, as demonstrações continham algum erro e tiveram que ser apresentada. Então, procure sempre por empresas um status ativo.
O mesmo acontece com o Magazine Luiza. Dá uma olhada. Agora que você entendeu o que volta na sua busca com os filtros inseridos, vamos continuar.
Você pode visualizar o documento ou fazer download. Vamos visualizar aqui e verificar que dá pra inserir mais alguns filtros. Do lado esquerdo você pode escolher demonstrações financeiras individuais ou consolidadas, bem como relatórios, notas explicativas e outras opções.
Já do lado direito, você pode escolher qual peça da demonstração financeira você quer. Aqui nós temos o ativo passivo do balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício. A ideia é a demonstração de fluxo de caixa de MBL e demonstração do valor adicionado.
O segundo lugar que você pode encontrar essas demonstrações é no site das próprias empresas. Elas disponibilizam geralmente uma seção chamada de investidores ou relação com investidores. Lá você pode encontrar relatórios anuais, relatórios trimestrais, os relatórios da administração, bem como planilhas e outros documentos.
Agora, você deve ter em mente que essas demonstrações são divulgadas em períodos diferentes quando as empresas apresentam informações sobre sua saúde financeira e desempenho. Isso acontece regularmente a cada três meses, o que nós chamamos de TR ou uma vez por ano, o que nós chamamos de FP ADFP Demonstração financeira padronizada e um relatório completo mostrando todos os detalhes. ADFP consolida o ano inteiro.
Então aqui você vai estar trabalhando com período de 12 meses, via de regra igual a um ano comercial de dia, 1 de janeiro a 31 de dezembro. Entenda que se você for comparar uma FP com períodos anteriores, você deve comparar ano com ano. Não compare ano com trimestre.
Os trimestres são apresentados nos itens TR significa informações trimestrais. Você sempre vai ter a seguinte base. O primeiro é TR, que vai de janeiro a março.
O segundo, TR que vai de abril a junho, o terceiro é TR, que vai de julho a setembro e fechamos o ano com uma de SP de janeiro a dezembro, consolidando os 12 meses do ano. Agora chegou a hora de ver o que tem dentro das demonstrações financeiras, ou seja, entender a sua composição. Saber a estrutura de uma demonstração financeira.
É importante para você montar esse quebra cabeça e tomar uma decisão sobre a empresa que você está analisando. Todo ADF vem com índice que organiza as informações ali presentes. Primeira informação disponível em toda a demonstração financeira é a composição do capital.
Aqui você vai encontrar o total de ações que a empresa possui. Essa informação normalmente vem num quadro, dividindo as ações em ordinárias e preferenciais. As ordinárias são aquelas que tem o final.
Três terminam com um número três depois do código, e elas dão direito aos acionistas de votar nas assembleias. Já as preferenciais tem final quatro e os seus acionistas têm preferência na distribuição dos dividendos. As ações em tesouraria são aquelas compradas pela empresa para um propósito específico.
Entender a quantidade de ações que compõe o capital da empresa é fundamental para que você entenda como são calculados todos os indicadores do mercado financeiro. Saiba que é com base nessas ações que os dividendos são distribuídos, que o lucro por ação é calculado. Então, aqui está uma informação muito importante.
Na sequência, você tem uma divisão entre demonstrações financeiras individuais e consolidadas. Veja que o mesmo conjunto de demonstrações é apresentado para as duas categorias. Essa diferença ocorre pela consolidação de balanços, uma exigência da lei que eu vou te explicar de uma maneira bem simples.
Normalmente, as grandes empresas listadas na Bolsa de Valores adquirem participação em empresas menores, sejam comprando ações ou controlando essas empresas de alguma forma. Quando você analisa as demonstrações financeiras individuais, você está analisando apenas uma empresa do grupo. Agora, quando você analisa o consolidado, você está vendo todo aquele conglomerado econômico.
Afinal, como a empresa controladora tem participação nas empresas menores, o seu balanço deve refletir o resultado de todas as empresas. Portanto, quando for analisar uma empresa, analise o consolidado ou se você está vendo de maneira ampla como funciona aquele negócio antes de ir para os números e começar a fazer contas com base nas demonstrações, não esqueça de dar uma olhada na opinião de auditoria. Ela está lá em baixo no relatório de auditoria.
Aqui os auditores vão emitir uma opinião sobre todos os números que estão presentes na demonstração financeira. As firmas de auditoria são contratadas pelas empresas para garantir que não tem nenhum erro material nessas demonstrações financeiras, ou seja, que não tem nenhum erro que vai fazer você tomar uma decisão errada. Normalmente, esse parecer para as empresas de capital aberto tem uma opinião limpa, sem ressalva ou seja, a auditoria concorda com tudo o que está na demonstração financeira.
Porém, a auditoria pode dar um parecer qualificado, ou seja, não concordar com algo que está na demonstração. Para saber mais como funciona todo esse processo, tem um link aparecendo no card aí em cima. Depois de verificar a opinião da auditoria, você pode ir para os números.
E é aí que muita gente se engana quando vai verificar a situação da empresa. Não confunda demonstração financeira com relatório da administração. Esses quadros com gráficos e comentários que aparecem na demonstração financeira são feitos pela própria empresa, ou seja, ela mesma está analisando o seu resultado.
Normalmente esses destaques são de pontos positivos que a empresa enxerga como positivo e que é reforçar para o usuário da informação que isso é uma coisa boa. Analisar a demonstração financeira pelos comentários da administração é um procedimento meio enviesado, porque a própria empresa já está analisando e comentando para você como foi o seu desempenho no período. Então, para fazer a sua própria análise, você deve buscar o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e a demonstração do fluxo de caixa, que vão te permitir avaliar por conta própria o desempenho da empresa.
Comece sempre pelo balanço patrimonial, que é uma representação estática do patrimônio da empresa, como se fosse uma foto. Você encontra ele em duas páginas da demonstração financeira, uma página para o ativo e outra página para o passivo. Mais patrimônio líquido.
Entenda como retirar as informações do balanço da DER e da demonstração do fluxo de caixa. Nesse vídeo que eu estou deixando aqui e explicando a função de cada um deles. Agora que você já mapeou toda a demonstração financeira, deixe eu complementar com algumas dicas para que você entenda as informações que estão lá presentes.
Você tem que entender que os números registram dados na demonstração financeira, seguem um padrão sempre no cabeçalho de cada demonstração. Vai ter essa legenda aqui em milhares de reais. Logo, você deve interpretar que todos os números ali tem que ser acrescidos de três zeros, pois como são operações e empresas gigantescas, fica mais fácil estruturar toda a demonstração com essa referência.
Preste muita atenção nesse cabeçalho. Por exemplo, na demonstração financeira da Vivara, os números são expressos em unidades, mas isso é uma exceção. A maioria das empresas é expressa em milhares de reais para fazer a sua própria análise, procure jogar tudo no Excel e fazer uma revisão analítica, uma análise horizontal e vertical das demonstrações.
A gente fez um passo a passo aqui de como funciona essa análise nesse vídeo que está aparecendo no card. Depois que você ler toda a demonstração e encontrar várias ações relevantes de um ano para o outro, de um período para o outro, preste atenção nas notas explicativas. Elas estão presentes na demonstração para complementar a sua análise ao lado de cada conta.
Na demonstração vai ter a nota referente que vai te permitir entender melhor aquela operação. Eu espero ter ajudado com esse vídeo. Na sequência irão aparecer outros vídeos que podem melhorar a sua análise e sua compreensão da contabilidade.
E por aqui eu agradeço por você trazer esse vídeo e nos vemos no próximo. Abraço.
Related Videos
Cuidado com os Indicadores! Estudo de caso indicadores - Gerenciamento de Resultados
22:39
Cuidado com os Indicadores! Estudo de caso...
GCoelho
2,213 views
BALANÇO + DEMONSTRAÇÃO RESULTADO + FLUXO DE CAIXA!! ATIVO, PASSIVO, PL, LUCRO E FLUXO DE CAIXA!
11:17
BALANÇO + DEMONSTRAÇÃO RESULTADO + FLUXO D...
GCoelho
107,325 views
Pré-aula: Minis e Micros [A ERA DE OURO DO TRADER] #04
42:45
Pré-aula: Minis e Micros [A ERA DE OURO DO...
Laatus
959 views
FULL: President Trump meets with British PM Starmer
30:30
FULL: President Trump meets with British P...
LiveNOW from FOX
505,754 views
Treinamento sobre os principais demonstrativos financeiros empresariais
59:56
Treinamento sobre os principais demonstrat...
Samuel M. Basso
5,054 views
Análise das demonstrações contábeis. Análise vertical. Análise horizontal. Planilha. Exemplo.
21:17
Análise das demonstrações contábeis. Análi...
Professor Quintino ®️
60,568 views
COMO ANALISAR E ESCOLHER AS MELHORES AÇÕES DA BOLSA DE VALORES?
28:43
COMO ANALISAR E ESCOLHER AS MELHORES AÇÕES...
O Primo Rico
375,938 views
54 - DMPL - Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (Contabilidade)
17:43
54 - DMPL - Demonstração das Mutações do P...
Professor Quintino ®️
70,537 views
11 - Balancetes e Demonstrações Financeiras. Qual a diferença?
1:04:12
11 - Balancetes e Demonstrações Financeira...
CERTFORM – Escola de Formação Prática
17,625 views
RAZONETES e APURAÇÃO RESULTADO (ARE) - Balanço Patrimonial e DRE (Método das Partidas Dobradas)
18:40
RAZONETES e APURAÇÃO RESULTADO (ARE) - Bal...
GCoelho
14,274 views
COMO MONTAR UMA CARTEIRA DE DIVIDENDOS PARA VIVER DE RENDA
31:36
COMO MONTAR UMA CARTEIRA DE DIVIDENDOS PAR...
O Primo Rico
240,099 views
BALANÇO PATRIMONIAL E  DRE (DEMONSTRAÇÃO RESULTADO) - Lançamentos contábeis
17:33
BALANÇO PATRIMONIAL E DRE (DEMONSTRAÇÃO R...
GCoelho
25,314 views
Demonstrações Contábeis: Quais são as três mais importantes para a empresa?
10:01
Demonstrações Contábeis: Quais são as três...
Syhus Contabilidade
14,520 views
BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO RESULTADO-Conceitos Básicos em 10 min! Demonstrações Financeiras
10:58
BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO RESULTA...
GCoelho
293,622 views
02. Aula de Análise vertical e horizontal (Análise das Demonstrações Contábeis)
33:07
02. Aula de Análise vertical e horizontal ...
TecConcursos
31,631 views
Contas DEVEDORAS e CREDORAS
8:25
Contas DEVEDORAS e CREDORAS
GCoelho
18,906 views
Diferença entre CAIXA e LUCRO (Resultado ECONÔMICO e FINANCEIRO)
8:03
Diferença entre CAIXA e LUCRO (Resultado E...
GCoelho
5,893 views
DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA (DFC) - FLUXO OPERACIONAL / INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO
9:47
DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA (DFC) - FLU...
GCoelho
62,975 views
COMO ANALISAR O BALANÇO PATRIMONIAL DE UMA EMPRESA?
23:40
COMO ANALISAR O BALANÇO PATRIMONIAL DE UMA...
Tiago Reis
78,378 views
49 - Índices de liquidez. Liquidez corrente. Liquidez seca. Liquidez imediata. Liquidez geral
9:10
49 - Índices de liquidez. Liquidez corrent...
Professor Quintino ®️
85,775 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com