demerval saviani é um filósofo brasileiro que dedicou a maior parte da sua vida para produzir e defender o que chamou de pedagogia histórico-crítica uma teoria que de acordo com o autor consiste na compreensão histórico cultural com base no materialismo histórico em resumo a teoria histórico-crítica de saviani consiste em uma pedagogia cujo compromisso é a transformação da sociedade e não sua manutenção para compreender melhor precisamos analisar os fundamentos dessa teoria estamos falando da psicologia histórico-cultural de vygotsky e do materialismo histórico dialético de karl marx a pedagogia histórico crítica é tributária da concepção dialética especificamente na versão
do materialismo histórico tendo fortes afinidades o que se refere às suas bases psicológicas com a psicologia histórico cultural desenvolvida pela escola de bigodes kim à educação entendida como ato de produzir direta e intencionalmente em cada indivíduo singular a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens em outros termos isso significa que a educação entendida como mediação no seio da prática social global a prática social se põe portanto como ponto de partida eo ponto de chegada na prática educativa daí decorre um método pedagógico que parte da prática social onde professor e aluno se
encontram igualmente inseridos ocupando por em posições distintas condição para que travem uma relação fecunda na compreensão encaminhamento das soluções dos problemas postos pela prática social cabendo aos momentos intermediários do método identificar as questões suscitadas pela prática social problematização dispor os instrumentos teóricos e práticos para sua compreensão e solução instrumentação e viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos catarse a psicologia histórico cultural tem o seu fundamento no marxismo e seu foco de estudo no processo educativo busca responder como os indivíduos se humanizam e qual a importância do professor nesse contexto essa teoria
afirma que o ser humano precisa da interação com os outros semelhantes para se tornar o homem social completo pois não nascemos seres sociais e sim com as ferramentas necessárias para tal é fundamental que este homem cresça e se desenvolva inserido em um meio social histórico e cultural para que sua linguagem e comportamento seja mediado por humanos se tornando assim um homem social caso contrário esse homem estaria beirando o primitivo os seus instintos animais prevalecem quanto aos atos sociais para a psicologia histórico-cultural a humanização do homem está com relacionada com o ambiente em sua volta incorporando
elementos que irão compor seu desenvolvimento já o materialismo histórico dialético consiste em olhar a verdadeira face da sociedade não com uma visão idealizada de mundo e sim algo realista segundo essa teoria ter essa visão é fundamental para a transformação social pois somente quando temos noção da realidade podemos transformá lo criada por demerval saviani em 1978 é uma pedagogia que vai em contrapartida das pedagogias crítico reprodutivo estás inauguradas no governo militar brasileiro sua premissa é ser um meio de transformação da realidade social do indivíduo por meio da educação utilizando do conhecimento prévio do aluno em união
ao conteúdo científico da escola mediado pelo professor a pedagogia histórico-crítica compreende que a escola determinada socialmente quando instalada na sociedade capitalista é dividida em classes de interesses uma dominante e uma dominada portanto é necessário partir da classe dominada o interesse de mudança social no modelo proposto por saviani a escola está aberta essa mudança servindo de instrumento de luta contra a marginalidade social diferente do interesse da classe dominante e deseja preservar seu domínio sendo assim a pedagogia histórico crítica vai pensar a escola principalmente a pública como espaço de luta da classe trabalhadora a didática para uma
pedagogia histórico-crítica desenvolvida mais tarde por joão luís gaspar em tem como suporte epistemológico a teoria dialética do conhecimento e teoria histórico cultural na prática em sala de aula a teoria de saviani se divide em cinco respectivas etapas são elas a prática social inicial problematização instrumentalização catarse e prática social a prática inicial consiste na comunhão do aluno e professor cada qual com suas experiências e conhecimentos o professor é detentor de um conhecimento acadêmico maior que o do aluno e com mais experiência de vida mas sem conhecer a realidade do aluno e seu ritmo de aprendizagem sem
ter conhecimento dessas circunstâncias é possível que o professor utiliza de metodologias falhas para aquele aluno que o aluno por sua vez tem como bagagem sua experiência de vida e conhecimentos prévios seu papel em sala de aula de acordo com saviani será sincrético ou seja ele assimilar a seu conhecimento prévio com o novo mediado pelo professor ambos se complementando e não se excluindo após feita a prática social é necessário identificar os problemas postos a partir dela o professor precisa detectar questões que precisam ser corrigidas na prática social e quais os conhecimentos necessários para tal feito nessa
etapa é determinado conteúdo que será apropriado pelo aluno especificando as razões deste para solucionar os problemas da prática social gasparin afirma que a problematização é um elemento chave na transição entre a prática ea teoria isto é entre o fazer cotidiano ea cultura elaborada é um momento em que se inicia o trabalho com o conteúdo sistematizado esses conteúdos irão responder às dificuldades postas pela prática social por isso deve haver uma seleção criteriosa acerca desses conteúdos que irão servir para mostrar a realidade a instrumentalização como o próprio nome diz são apropriação dos instrumentos teóricos e práticos necessários
para equacionar a prática social do aluno neste momento o aluno comparar seu conhecimento intelectual com o cotidiano utilizando a figura do professor como mediador desses conhecimentos para se obter mais efetividade neste momento após a instrumentalização é que o aluno assimila todo o conteúdo e transforma o conteúdo cultural em conteúdo prático em sua prática social a catarse é a assimilação do conteúdo passado por parte do aluno isso acontece no processo todo da metodologia mas quando o aluno consegue assimilar efetivamente esse conhecimento é que saviani denomina de catarse após a vivência desse método o aluno pode se
utilizar desse conhecimento como instrumento de transformação e revolução em sua prática social ora diferentemente de quando ele iniciou o aluno volta à sua prática social munido de um conhecimento acadêmico e com novas experiências se tornando o apto a mudança