a marilena a gente estava de fora esperando a gente notou que ela não chegava a gente falou alguma coisa errada porque isso não é da personalidade da marilene de fato ela disse para o motorista estava indo na puc né ele disse que sabia onde era elevando a pap mesma coisa ela teve que vir até aqui e daí a demora antes de começar ainda queria fazer um segundo esclarecimento a respeito do nome do evento que alguns de vocês devem ter percebido que ele mudou ao longo do processo de divulgação quando quando a gente convidou a marilena
pra fazer essa palestra a gente conversou e chegou à conclusão que o mais interessante seria que a palestra tivesse o mesmo tema de um texto recém publicado marilena se não me engano ou em outubro agora em um site chamado até redonda hoje em dia seu nome esse é o nome polêmico contra 10 ea gente então muito bem a gente decidiu que aqui a palestra de hoje seria sobre esse tema e sobre o tema desse texto que se chama neoliberalismo a nova forma do totalitarismo e com isso combinado chego em casa busca o texto da marina
na internet e do o nome ao evento do nome do texto que era o que é a nova ultra direita que é um título inventado a marina nunca deu esse título o texto dela foi replicado em pelo menos outros três sites com esse nome então quando a gente descobriu equívoco a pra a gente né a gente mudou de volta ao texto pro o título dessa dessa palestra com o título original do texto é portanto a palestra de hoje a palestra neoliberalismo a nova forma do totalitarismo maria helena nunca escreveu sobre outra direita nunca falou sobre
a direita nunca conceituou ultradireita feito esse esclarecimento então vamos começar de fato a abertura do evento teria só dizer é como é que vai funcionar tanto eu como jorge vamos fazer falas muito curtas jorge trata-se simplesmente de contextualizar o lugar que este que essa palestra se insere é hoje é o evento de lançamento do de um curso um curso de pós graduação da puc que se chama psicanálise nas situações sociais críticas eu vou falar dos aspectos formais desse curso é uma forma muito rápida vou deixar o jorge falar um pouco sobre a proposta do curso
a concepção do curso também uma fala rápida porque claro a gente vai reservar a maior parte do tempo para ouvir a marilena depois pra conversar debater então vamos lá eu queria dizer só sobre esse curso a algumas alguns aspectos mais essenciais né então como disse é um curso de especialização curso que tem a duração de um ano e meio é de seia é de três semestres é um curso voltado a profissionais de diversas áreas então não é só voltada para profissionais da psicologia anda basta a a única exigência formal é que o aluno tenha um
diploma de graduação mas então profissionais da saúde e profissionais da assistência social do direito enfim profissionais que estão interessados nesse tema o curso tem como objetivo fundamental mente é formar profissionais capazes de atuar em situações de urgência social se utilizando das ferramentas da psicanálise e ou mais especificamente da chamada a psicanálise nas situações sociais críticas sobre a qual o jorge vai falar eu quero apresentar brevemente o corpo docente desse curso então aqui estamos o corpo docente jorge é psicanalista e professora do departamento de psicologia da puc é doutor em psicologia social pela puc trabalha com
um psicanalista em situações críticas à só uns 40 anos a vera mendes está aqui também é que a professora da faculdade de ciências humanas da saúde e da pulp doutora em psicologia clínica também pela puc trabalha há muitos anos com saúde coletiva com políticas públicas o padre franco e daqui é também a psicanalista doutor em filosofia pela usp marina esteve inclusive no banco membro do fórum do do campo lacaniano já trabalhou bastante com políticas públicas é bastante relacionadas com sofrimento psíquico especial a temática do desaparecimento na comissão especial sobre mortos e desaparecidos políticos da presidência
da república claro que não é essa na prefeitura de são paulo também mesmo e é pesquisador da fundação e rosa luxemburgo de berlim e eu vou aproveitar para me apresentar fazendo aqui dois agradecimentos então o primeiro eu quero a falta de emília a e milha android se valer a lógica psicanalista e doutora em psicologia social aqui pela puc pós doutoranda em psicologia clínica pela usp e eu queria então aproveitar pra me apresentar fazendo dois agradecimentos o primeiro quero dizer que é uma alegria muito grande voltar aqui pra público é pra dar esse curso para fazer
parte foi muito legal fazer parte do processo de concepção do curso e agora da coordenação junto com jorge então agradeço muito jorge por esse convite bom eu sou bacharel em psicologia aqui pela puc em filosofia pela usp mestre e doutorando em filosofia pela usp também trabalho nessa interseção entre direitos humanos e sofrimento psíquico há muitos anos mas eu quero aproveitar essa oportunidade que nem sempre a gente tem para a região track uma gratidão muito grande eu tenho no meu processo de formação porque eu vou dar duas disciplinas discurso uma chamada situações sociais críticas no brasil
contemporâneo ea outra não por acaso tem o nome de formação do autoritarismo social brasileiro e eu digo não por acaso eu tenho tido o privilégio de antecipado de já cinco anos pensar essas questões todas tendo a marilena como minha orientadora no departamento de filosofia da usp ao longo de todo mês traduz agora longo do meu doutorado e eu só não vou falar aqui em uma arena de dívida de gratidão porque eu aprendi com você e com espinosa e conhecimento único bem que quando o que você pode transmitir sem perder pelo contrário aumenta mas eu quero
mas eu quero registrar a alegria de ter compartilhado esse aprendizado com você ao longo dos últimos anos e ea felicidade enorme de ter a sua fala que como a pedra fundamental e lança esse curso então pessoalmente mas também em nome de todo o corpo docente do curso muito obrigado antes de passar a palavra para jorge algumas informações básicas esse curso como eu disse é um curso de três semestres o aluno que conclui o curso recebe os é o certificado de especialização em psicanálise nas situações sociais críticas mas é importante observar que os alunos que eventualmente
não concluírem recebem certificados relativas às disciplinas é certificado de extensão relativas às disciplinas que eles cursaram e foram aprovados evidentemente a primeira turma começa em março do ano que vem as inscrições estão abertas ainda há vagas disponíveis e eu quero ainda é importante fazer um aviso ea porque ela tem uma política de descontos regressivos não progressivos então o desconto ele fica maior agora e está com desconto de 20% curso me engano até dezembro esse desconto vai diminuindo então quem tiver de fato se no curso eu sugiro e viagens com antecedência pra vocês verem todos os
detalhes valores estrutura didática é procedimento de inscrição de matrícula é certa você acessa o site da puc o jeito mais fácil dar um google psicanálise nas situações sociais críticas puc que o curso aparece ou na nossa página do facebook que os canários e nas situações sociais críticas é bom então dito isso um aviso a a transmissão ao vivo agora pela internet a transmissão também no auditório 333 aqui em cima então se alguém tiver desconfortável sem cadeira etc para a lista tendo transmissão portela bom eu passo então agora a palavra para jorge o jorge é como
diz a psicóloga psicanalista na lista institucional doutor em psicologia social pela puc e professor do curso de psicologia da puc e professor convidado do programa de pós graduação em psicologia social da usp trabalha desde 1986 com crianças e adultos em situação de rua adolescentes em conflito com a lei em outras situações sociais críticas na educação direitos humanos e saúde é autor do livro psicanálise nas situações sociais críticas à violência juventude periferia em uma abordagem grupal da editora juruá e co autor de a psicanálise em situações sociais críticas à metodologia e intervenções a editora escuta e
autor de população de rua também da editora juruá alguns deles à venda aí na entrada então jorge falou boa noite antes de tudo eu queria agradecer a presença de vocês aqui e agradecer muito isso a presença da morena é uma grande honra para que a gente possa falar desse curso e que esse curso ele tem uma história que vou contar muito rapidamente esse curso ele tem uma história e tem a ver com o nosso trabalho quer ver com o nosso trabalho de muitos anos de podemos pensar que a psicanálise ela é da humanidade ao saber
o mundo não saber da humanidade e não é o saber de uma classe social então a psicanálise a gente sempre diz tem que estar aonde a vida está a forma de estar da psicanálise como a gente vê ela tanto pode ser de pessoas que não são os analistas não se intitulam não querem ou desejam sempre com analistas mas que trabalham com os conceitos da psicanálise nessas situações sociais críticas e esses conceitos se bem trabalhados eles são muito úteis muito úteis e eles têm que ser democratizadas tem que ser democratizadas quanto as pessoas que são psicanalistas
e que desejam trabalhar no mundo né e nesse momento o brasil eu penso é um grande caldeirão de produção da psicanálise e de saberes na medida em que esse país tem uma grande diversidade e que nessa grande diversidade que a gente tem que operar o curso então ele vem dessa questão de operar na urgência social de operar nas situações sociais críticas que são essas situações são tudo o que ameaça a vida tudo nessa vida então a emília e eu temos trabalhado há muitos anos além da gente trabalha junto a gente se encontra todo dia de
manhã e à noite tal então a gente tem trabalhado muitos anos com a população em situação de rua com adolescentes em conflito com a lei na área da educação na área da saúde nas suas o sus em muitos lugares muitos lugares é a nossa idéia e quando vem a idéia do curso é exatamente o poder estarmos ali presentes com uma escuta psicanalítica rigorosa e fazendo uma operação de transformação da realidade então pra nós a psicanálise é isso ela tanto serve para trabalhar no consultório particular de classe média nós temos eu também tenho como serve para
trabalhar nas diferentes instituições a gente sempre diz que o fred começou com dispositivo absolutamente simples e genial que era um sofá e uma poltrona trás e com isso ele virou o mundo de ponta cabeça e depois disso começam os trabalhos com grupos começam os trabalhos com as com as instituições e hoje nós estamos pensando muito a psicanálise na cidade como é que a gente pode pensar a psicanálise operando nas relações existentes na cidade isso quer dizer políticas públicas isso quer dizer programas de sociais verdadeiramente efetivos enfim e como é que o pensamento clínico vai fazendo
essa passagem para o mundo e de fugir de uma abertura para o mundo mais amplo essa idéia do curso que a gente possa trabalhar com dessa forma nós sabemos que para trabalhar nas urgências sociais não é possível trabalhar somente com o saber e é por isso que nós tratamos de juntar nesse curso diferentes saberes então nós vamos estar trabalhando com a psicanálise mas nós vamos trabalhando com a filosofia nós vamos trabalhando com as políticas públicas nós vamos estar trabalhando com diferentes saberes com a o que é o estado o que a violência de estado hoje
em dia que nós temos que entender isso muito bem como é que essa violência de estado constitui um sujeito e como é que esse sujeito vive na cidade enfim são questões da maior seriedade que neste momento histórico é fundamental que nós psicanalistas nos debrucemos sobre isso e que façamos coisas muito objetivas muito concretas sempre a partir da da posição da transformação do mundo já tinham autora antigo na morena que dizia que eu digo sempre canais vão sair pra pensar o mundo fica mais é com a transformar algo autora não era psicanalista mas falava uma coisa
assim né então e é assim que a gente pensa que a psicanálise não serve pra pensar o mundo mas sim para transformar o mundo e esse é o curso falando em minhas muitos sintéticas agora eu gostaria de passar por uma menina porque queremos todos os culpava apresentando marilena de souza xavier professora emérita do departamento de filosofia da universidade de são paulo onde fez a graduação licenciaturas e mestrados e doutorado é doutor honoris causa pela universidade nacional de córdoba doutor honoris causa pela universidade paris 8 doutor honoris causa pela universidade federal de sergipe ministrou cursos da
universidade de paris pisa bolonha córdoba argentina stanford columbia na ampla obra da arena destaca-se o destacam se dentre muitos outros temas estudos sobre democracia sobre ideologia sobre história da filosofia moderna sobre filosofia política nas esteiras dos pensamentos de filósofos como dentro de espinosa morrido pelo continente e com defourny boa noite a todas ea todos antes de agradecer o convite eu quero pedir enormes desculpas porque eu considero que a pontualidade é é uma maneira de você exprimir para o outro o respeito que você tem então eu não considero a a pontualidade um dever eu considero a
pontualidade uma forma de relação afetiva com o outro diz respeito ao outro então eu estou desolada com o que aconteceu o o o motorista acreditou porque ele sabia onde era e ele acreditou naquela coisa que todo mundo usa que eu acho uma tragédia a prova de que é uma tragédia porque ele me levou pra faap e aí nós passamos em frente ao pacaembu eu achei que nós é manter o palmeiras enfim eu fiz um passeio pelo bairro chegar aqui então mil desculpas quero também agora agradecer o convite feito pelo dario [Música] eu tenho acompanhado nos
últimos anos como meu orientando e ele tem toda a razão eu considero que os orientando não são aqueles que repetem o saber que o orientador tempo mas são aqueles que vão muito além de ensino orientador eu aprendo com os orientamos sem cessar eles todos sabem muito mais do que eu melhor do que eu e meus professores então eu quero agradecer muito o convite que vocês me fizeram para a abertura desse curso queria também dizer que esse curso tem como como finalidade aquilo que é uma das marcas centrais da sociedade democrática que é a criação de
direitos esse curso visa visa criar direitos para situações críticas para o sofrimento psíquico então ele é por natureza um curso democrático porque ele é criador de direitos é o que inspira este meu texto são duas coisas uma delas é a tese número 6 da filosofia da história de walter benjamin nessa tese ele diz o seguinte o historiador e quer entender o seu presente não é aquele que conhece objetivo a mente cada um dos fatos do passado mas é aquele que olha para o passado no instante do perigo quando brilham distante do perigo ele olha para
o passado porque o passado lhe mostra que há um inimigo e que se esse inimigo vencer nem os mortos estarão em segurança benjamin diz e esse inimigo não tem cessado de vencer esse o horizonte da minha fala e queria também dizer que eu trabalhei durante um certo tempo numa outra vida feliz que tivemos sobre a utopia e o contraponto entre a utopia e a distopia autopia tem como ponto de partida a percepção da sociedade como uma sociedade de rapina corrupção violência de de angústia que precisa ser superada ea utopia pensa essa superação com a criação
de uma uma outra sociedade mas a outra não é de uma nova sociedade e de uma outra sociedade que mega ponto por ponto a sociedade existente a distopia é a percepção do presente dessa maneira sob a forma da catástrofe mas com a ideia de que não tem não tem saída a distopia lida com o medo a catástrofe o fantasma da permanência do horror eu costumo dizer que a diferença entre a utopia e a distopia é a seguinte a distopia tem como ponto de chegada o horror do presente a utopia tem como ponto de partida o
horror do presente para propor outra coisa então o que eu vou falar hoje é o horror do presente mas não é um horror distópico é um horror no qual nós teremos esperança são as novas formas de autoritarismo brasileiro no caso a nova forma assumida pelo neoliberalismo como o novo totalitarismo a economia política neoliberal nasceu nos anos 1930 com um grupo de economistas e cientistas políticos e filósofos que no final da segunda guerra voltou a se reunir em 1947 a volta do austríaco von hayek e do estadunidense eu sempre falo estadunidense na américa do norte tem
o canadá eo méxico então a américa do norte é mais do que nos estados unidos eles não são os norte americanos uma parte do estadunidense estadunidense milton friedman esse grupo o punho assim encarecidamente contra o surgimento do estado de bem-estar de estilo keynesiano social democrata e contra a política estadunidense 2000 dio e para tanto elaborou um detalhado projeto econômico e político no qual atacava o chamado estado providência com seus encargos sociais e com a função de regulador das atividades do mercado o grupo afirmava que esse tipo de estado destruir a liberdade dos indivíduos ea competição
sem as quais não há prosperidade sua força política ideológica iria criar a chamada escola de chicago essas idéias permanecerão como letra morta até a crise capitalista do início dos anos 1970 quando o capitalismo conheceu pela primeira vez um tipo de situação imprevisível isto é baixas taxas de crescimento econômico e altas taxas de inflação a famosa estagflação o grupo de rayak friedman passou a ser ouvida com respeito porque oferecia a suposta explicação para a crise estas diziam eles foram causada pelo poder excessivo dos sindicatos e dos movimentos operários que haviam pressionado por aumentos salariais e exigido
o aumento dos encargos sociais do estado também teriam dessa maneira destruindo os níveis de lucro requeridos pelas empresas desencadeado processos inflacionários incontroláveis feito esse diagnóstico o grupo propôs o remédio um um estado forte para quebrar o poder dos sindicatos e movimentos operários para controlar os dinheiros públicos e cortar drasticamente os encargos sociais e os investimentos na economia 2 no estado cuja meta principal deveria ser a estabilidade monetária contendo os gastos sociais e restaurando o desemprego necessário para formar um exército industrial de reserva que quebrasse o poderio dos sindicatos 31 estado que realizasse uma reforma fiscal
para incentivar os vencimentos investimentos privados e portanto que reduzisse os impostos sobre o capital e as fortunas aumentando os impostos sobre a venda individual portanto sobre o trabalho o consumo eo comércio estão se sentindo em casa 4 um estado com as que em que se afastasse da regulação da economia deixando que o próprio mercado com a sua racionalidade própria operasse a desregulação em outras palavras a abolição dos investimentos estatais na produção abolição do controle estatal sobre o fluxo financeiro drástica legislação anti greve e vasto programa de privatização o modelo que viria ser chamado neoliberalismo brincar
foi aplicado primeiro no chile de pinnochio a seguir na inglaterra de tati e nos estados unidos de regan expandindo se para todo mundo capitalista e depois da queda do muro de berlim para o leste europeu para compreendermos essa política nós precisamos compreender o nexo necessário entre a economia ea forma anterior do estado ea nova forma da economia e do estado que o neoliberalismo implantou como era o estado do bem estar a economia política que sustentava o estado do bem estar social possui a grosso modo três características principais primeiro o fordismo na prova na produção isto
é as grandes plantas industriais que realizavam a atividade econômica desde a coleta e produção da matéria prima até a sua distribuição no mercado de bens e de consumo controlando por meio do planejamento a organização do trabalho a produção de grandes estoques com produtos de qualidade e longa durabilidade e o controle dos preços 2 a inclusão crescente dos indivíduos no mercado de trabalho orientando se pela idéia de pleno emprego 3 monopólios e oligopólios que embora transnacionais ou multinacionais tinham como referência reguladora o estado nacional para que essa economia realizasse o bem estar foi preciso que o
estado nela interviesse como regulador e como parceiro o que foi feito pela criação do fundo público foram as contradições geradas pelo fundo público que levaram ao que veio a se chamar a crise fiscal do estado ou que alguns chamaram de o colapso da modernização o que é o fundo público o fundo público opera de duas maneiras principais primeiro pelo financiamento simultâneo da acumulação do capital os gastos públicos com a produção desde subsídios pra agricultura indústria e comércio até subsídios para a ciência ea tecnologia formando amplos setores produtivos estatais e dois pelo financiamento simultâneo da reprodução
da força de trabalho alcançando toda a população por meio dos gastos sociais educação gratuita medicina socializada previdência social seguro desemprego subsídios para transporte alimentação e habitação subsídios para a cultura o lazer salário-família salário desemprego etc em suma o estado do bem estar introduziu a idéia da república entendida como gestão dos fundos públicos os quais se tornam a pré-condição tanto da acumulação e reprodução do capital enquanto da reprodução da força de trabalho por meio das despesas sociais a ação desse duplo financiamento gerou um segundo trabalho um segundo salário conhecido como o salário indireto ao lado do
salário direto ou seja o salário direto é aquele que é pago privadamente ao trabalhador pela empresa o salário indireto é aquele pago publicamente aos cidadãos para a reprodução da sua força de trabalho seja todos os encargos sociais do estado formam o salário indireto o resultado foi o aumento da capacidade de consumo das classes sociais e particularmente da classe média e da classe trabalhadora ou seja o consumo de massa nesse processo o estado devido aos entrou num processo de dívida pública conhecido como déficit fiscal ou crise fiscal do estado a isso se deve acrescentar o momento
crucial da crise isto é o instante da internacionalização oligopólica da produção e da finança pois os oligopólios multinacionais não enviam aos seus países de origem os ganhos obtidos fora das suas fronteiras e portanto não alimentam o fundo público nacional que deve continuar financiando o capital ea força de trabalho o chamado colapso da modernização está na origem da aplicação da economia e da política neoliberal com a sua presença sob a forma do salário indireto o fundo público havia desacatado o laço que prendia o capital a força de trabalho salário indireto esse laço era aquilo que fazia
com que a inovação técnica pelo capital fosse uma reação ao aumento real de salário hora desatado laço o impulso à inovação tecnológica tornou-se praticamente ilimitado provocando a expansão dos investimentos e o agigantamento das forças produtivas cuja liquidez é impressionante mas cujo lucro não é suficiente para concretizar todas as possibilidades tecnológicas que ele mesmo abrir por isso o capital precisa das parcelas da riqueza pública isto é ele precisa do fundo público na qualidade de financiador dessa concretização disso sob a perspectiva da luta política o neoliberalismo não é de maneira nenhuma a crença na racionalidade do mercado
o enxugamento do estado ea desaparição do fundo público mas é a posição que disse de cortar o fundo público no pólo do financiamento dos bens e serviços públicos isso é acabar com o salário indireto maximizar o uso da riqueza pública nos investimentos exigidos pelo capital com o termo desregulação o capital dispensa e rejeita a presença estatal não só no mercado mas também nas políticas sociais de sorte que a privatização tanto de empresas quanto de serviços públicos tornou se estruturam disso resulta que a idéia de direitos sociais como pressuposto e garantia de direitos civis e direitos
políticos tende a desaparecer porque aquilo que era um direito se converte em um serviço privado regulado pelo mercado e portanto torna se uma mercadoria aqui têm acesso apenas os que têm poder aquisitivo para adquirir uma palavra o neoliberalismo é o encolhimento do espaço público dos direitos eo alargamento do espaço privado nos interesses de mercado nós podemos caracterizar a nova forma do capital com um punhado de traços primeiro o desemprego tornou-se estrutural deixando de ser acidental ou expressão de uma crise conjuntural porque a forma contemporânea do capitalismo ao contrário da sua forma clássica não opera por
inclusão de toda a sociedade no mercado de trabalho e de consumo mas opera por exclusão essa exclusão se faz não só pela introdução da automação mas também pela velocidade da rotatividade da mão de obra que se torna desqualificada e obsoleta muito rapidamente em decorrência da velocidade das mudanças tecnológicas particularmente daquilo que recebeu o nome de indústria 4.0 ou seja a robótica inteligência artificial e robótica segundo traço o monetarismo o capital financeiro tornam se o coração e o centro nervoso do capitalismo ampliando a desvalorização do trabalho produtivo privilegiando a mais abstrata e fetichizadas das mercadorias o
dinheiro o poderio do capital financeiro determina diariamente às políticas dos vários estados porque estes sobretudo os da periferia do sistema dependem da vontade de bancos e financeiras de transferir periodicamente os recursos para um determinado país abandonando o outro será conhecido com o nome de a bolha financeira 3 a terceirização isto é o aumento do setor de serviços tornou-se estrutural deixando de ser um suplemento à produção porque agora a produção não mais se realiza sob a antiga forma fordista das grandes plantas industriais que concentravam todas as esferas da produção da aquisição da matéria prima até a
distribuição dos produtos mas opera por fragmentação e dispersão de todas as esferas e etapas da produção com a compra de serviços no mundo inteiro e com um abandono dos grandes estoques de longa duração passando ao chamado just-in-time uma palavra houve a passagem do fordismo autor último como consequência desapareceram todos os referenciais que permitiam a classe trabalhadora perceber se como classe e lutar como classe social um pra quê sendo se ao se dispersar nas pequenas unidades terceirizadas espalhadas pelo planeta nós vamos ver o que vou falar disso mais adiante que vai ficar pior a organização torna
isso pior 4 a ciência ea tecnologia tornaram-se forças produtivas deixando de ser meros suportes do capital para se converter em agentes a sua acumulação consequentemente mudou o modo de inserção dos cientistas jesus técnicos na sociedade porque eles se tornaram agentes econômicos diretos eu vou abrir um parêntesis quando eu era jovem nós da esquerda estudantes artistas intelectuais nós tínhamos uma desespero em termos clássicos da descrição do modo de produção capitalista nós éramos os trabalhadores improdutivos não me lembro da luta que a gente fazia para encontrar um lugar nosso dentro da luta de classes porque a luta
de classes é com os trabalhadores produtivos e nós éramos improdutivos 01 havia mil e um jeito de buscar essa essa aliança essa presença acabou não precisa mais nós nos tornamos a força produtiva somos nós o fato de que agora a ciência ea tecnologia são as forças produtivas fazem com que os intelectuais os pesquisadores os cientistas os estudantes os artistas sejam a força produtiva nós nos tornamos a força produtiva do capital é isso que nós somos e é por isso que essa desgraça do ministério da educação ea desgraça completa então consequentemente mudou o modo de inserção
dos cientistas dos técnicos dos artistas e dos intelectuais na sociedade porque eles se tornaram agentes econômicos diretos na força e poder capitalistas encontram-se no monopólio dos conhecimentos e da informação donde o surgimento da expressão sociedade do conhecimento para indicar que o poder do capital se enraíza na ciência na tecnologia e na posse da informação 5 a transnacionalização da economia torna desnecessária a figura do estado nacional como enclave territorial para o capital e dispensa as formas clássicas do imperialismo do colonialismo o militar a geopolítica das áreas de influência isso desaparece de sorte o centro econômico jurídico
e político e político planetário e encontra-se no rn e no banco mundial estes operam um único dogma proposto pelo grupo fundador do neoliberalismo qual seja a estabilidade econômica no corte do déficit público 6 a distinção entre países do primeiro e do terceiro mundo tende a ser substituída pela existência em cada país seja do centro seja da periferia de uma divisão entre bolsões de riqueza e opulência absoluta e de miséria absoluta isto é a polarização de classes aparece como polarização entre a opulência absoluta ea indigência absoluto sétimo e opera por lutas e guerras com as quais
ele efetua a maximização dos lucros isto é tanto que do afeganistão se foi por oriente médio oriente médio tentando ir para a bolívia a venezuela está sempre um coxo porque é assim que o novo imperialismo funciona então opera por lutas e guerras com as quais efetua maximização dos lucros isto é opera por dominação e extermínio modifica a antiga idéia do imperialismo pois o capital se tornou um planetário e não há nada fora dele é a realidade econômica total e por isso para sua expansão já não precisa da figura da colônia como ocupação política de um
território basta agora a delimitação de um espaço delimitado determinado de um tempo determinado para que o território seja ocupado militarmente econômica de e nem de devastado para a seguir ser desocupado o novo imperialismo se realiza segundo o modelo militar definido pela idéia de operação toda vez seis ouvirem a palavra operação não importa o contexto em que ela esteja sendo aplicada é uma palavra militar é formulada em termos militares a o novo imperialismo se realiza o segundo modelo militar que é definido pela idéia de operação de limitação espacial e temporal de uma ação limitada no espaço
e no tempo na ação então no caso de limitação espacial e temporal de uma ação de ocupação de um território para sua devastação harley denomina o novo espelho imperialismo com a expressão acumulação o espoliação 8 às novas tecnologias de informação e informação estrutura um novo poder planetário de vigilância e de controle que suplanta os estados nacionais e as particularidades sociais trata-se da web formada por consórcios empresariais regionais e globais as empresas de armamentos empresas financeiras operadoras de comunicação empresa de telefonia de comunicação de massa provedores de serviço de internet empresas de computadores mas fundamentalmente o
capital capital fundamental é o que vem da indústria de armamentos o equipe por meio do internet protocol com duas sedes uma nos estados unidos a outra no japão detêm o monopólio de todos os endereços mundiais e controlam todo o sistema informativo comunicativo escala planetária os ideólogos neoliberais falam em julgamento do estado ou na diminuição da sua presença o que é falso o estado não diminuiu ele apenas deslocou à sua ação não apenas dirigindo o fundo público exclusivamente para o capital mas também ampliando de maneira imensurável o controle ea vigilância sobre a sociedade a redução do
estado uma aparência para torná lo apto às novas exigências do capital pois há na verdade a sua recomposição novos termos da qual um dos elementos essenciais provavelmente o mais importante é a redefinição das relações do estado com a idéia de segurança porque a segurança se considerarmos que o desemprego se tornou estrutural que o novo imperialismo desloca milhões de indivíduos na qualidade de imigrantes migrantes e refugiados de guerra que as decisões econômicas fundamentais são tomadas pelos organismos super estatais e financeiros compreende se que o capital possa sentir-se social e politicamente ameaça porém não é só isso
que introduz a importância da idéia de segurança estudos e pesquisas recentes sobre a economia neoliberal consideram que desde 2008 quando houve a crise né essa economia se encontra em crise e teria chegado ao seu ponto de saturação revelando a ficção do mercado como autorregulação da sociedade assim a pergunta por que a segurança meu colega homero santiago responde o seguinte porque o mecanismo privilegiado dessa operação é a limitação de qualquer poder proveniente do social e portanto o controle rígido da sociedade pelo estado o que é feito por meio das transformações e três ideias básicas de segurança
primeiro a segurança em jurídica que passa a significar a insegurança para as populações para os cidadãos 2 a segurança social que é substituída pela idéia de segurança individual de inteira responsabilidade do indivíduo e 3 a segurança pública ea ordem que ela visa garantir tornam se em última instância assunto de polícia ou seja a noção de ordem pública se torna a produção organizada na intranquilidade e da insegurança para as parcelas marginalizados excluídas e vulneráveis da população nós estamos prontos para compreender por que o neoliberalismo explicita o que ele sempre havia sido a nova forma do totalitarismo
nós estamos acostumados a identificar o totalitarismo com a presença do líder de massas com o surgimento daquilo que clube for chama o autocrata como encarnação do povo uno o povo indiviso quem se voltar para trã boston urban salve erdogan primeira macri o bolsonaro dificilmente pensará com essas referências clássicas pois desapareceram as figuras do líder de massas como autocrata ea figura do povo uno é verdade que hoje os governantes operam um dos instrumentos característicos do líder totalitário ou seja a relação direta com o povo todas as aspas se quiser isto é uma relação sem mediações institucionais
e mesmo contra elas também se encontram presentes os demais constituintes do totalitarismo ganha força o discurso de ódio ao outro racismo homofobia misoginia o uso das tecnologias de informação que levam a amyris impensáveis as práticas de vigilância controle e censura a biopolítica que alcançou procedimentos de poder sobre a vida que lhe permitem operar sem frestas nem brechas e o cinismo isto é a recusa da distinção entre verdade e mentira tornou-se a forma canônica da arte de governar sem dúvida nós precisamos admitir que o totalitarismo se encontra em plena vigência no entanto nós também precisamos compreender
que o seu sucesso decorre da sua peculiar invisibilidade como totalitarismo essa invisibilidade é o que lhe permite implantar se sem ser percebido como tal ele assume uma nova forma o neoliberalismo como se observa eu não entrego os termos fascismo e ao racismo que tem sido usado por companheiros colegas outros estudiosos eu não entrego eu vou explicar por que não eu não emprega os termos passinho o fascismo para caracterizar a situação presente eu não faço por alguns motivos em primeiro lugar porque o fascismo tem um cunho militarista que apesar das ameaças de tranca a venezuela ea
bolívia ou ao irã o número de militares no núcleo do governo amaro em suas ligações com as milícias de espinho não podem ser identificados com a ideia artista do povo armando em segundo porque o fachismo superpro propõe nacionalismo extremado que a globalização a enfraquecer a ideia de estado nacional torne inviável no nosso presente de maneira que os arroubos nacionalistas de alguns governantes não fazem nacionalismo o centro mobilizador da política desse ponto de vista o caso do brasileiro enquanto o fez porque eu uso o termo totalitarismo tomando como referência as análises de adorno e horkheimer marcucci
não sobre o nazismo mas sobre os efeitos do surgimento da ideia isso a sociedade administrada e à oposição que nasce daí entre instituição social e organização marcuse sobretudo mais até do que adorno horkheimer fazia uma análise do liberalismo em que ele apontava os elementos elementos totalitários que podiam ser desenvolvidos pelos liberais então vamos à sociedade administrada como sabemos o movimento do capital tem a peculiaridade de transformar toda e qualquer realidade em objeto do e para o capital convertendo tudo em mercadoria e por isso mesmo produz um sistema universal de equivalências próprio de uma formação social
baseada na troca de equivalentes ou na troca de mercadorias pela mediação de uma mercadoria universal abstrata o dinheiro o equivalente a isso corresponde o surgimento de uma prática contemporânea a da administração essa prática se sustenta em dois os supostos o de toda a dimensão da realidade social equivalente a qualquer outro e por esse motivo é administrável de fato e de direito e os princípios administrativos são os mesmos em toda parte porque todas as manifestações sociais sendo equivalentes são regidas pelas mesmas regras em outras palavras a administração é percebida e praticada segundo um conjunto de normas
gerais desprovidas de conteúdo particular e que pelo seu formalismo são aplicáveis em todas as manifestações sociais a prática administrativa se reforça esse entre a à medida que o modo de produção capitalista entra na sua fase neoliberal que trazendo a fragmentação ea desarticulação de todas as esferas e dimensões da vida social passa a exigir que se volte articulá la por meio da administração articulação administrativa transforma uma instituição social numa organização isto é uma entidade isolada cujo sucesso e cuja eficácia se mede em termos da gestão de recursos e estratégias de desempenho e cuja articulação com as
demais organizações se dá por meio da competição o que é uma instituição social é uma ação social é uma prática social fundada no reconhecimento público da sua legitimidade das suas atribuições num princípio de diferenciação que lhe confere autonomia perante outras instituições sociais e ordenada por estruturada por ordenamentos regras normas e valores de reconhecimento de legitimidade internos à outra sua ação se realizando uma temporalidade aberta porque sua prática a transforma segundo acir com distâncias e as suas relações com as outras instituições uma instituição social é histórica o que é uma organização organização difere de uma instituição
porque ela se define por uma outra parte ou seja a da sua instrumentalidade fundada em dois pressupostos que eu mencionei da equivalência generalidade e todas as esferas sociais que define a administração organização é percebida e praticada segundo um conjunto de normas gerais desprovidas de conteúdo particular e que são aplicáveis a todas as manifestações sociais a organização está referida a um conjunto de meios particulares para obtenção de um objetivo particular ou seja não está referida ações articuladas as idéias de reconhecimento externo e interno de legitimidade interna e externa está articulado a ideia de operações isso é
estratégia balizados pelas idéias de eficácia tempo e espaço e delimitados sucesso no emprego de determinados meios para alcançar um objetivo particular é regida pelas idéias de gestão planejamento previsão controle êxito e por isso a sua temporalidade a enfermeira ela não constitui uma história porque designar o neoliberalismo com uma nova forma totalidade dos totalitarismos porque em seu núcleo encontra se o princípio fundamental da formação totalitária qual seja a recusa da especificidade das diferentes instituições sociais e políticas que são todas consideradas as gêmeas e em diferenciadas porque são todas concebidas como organizações totalitarismo é a recusa da
heterogênea idade social da existência de classes sociais da pluralidade de modos de vida e comportamentos de crenças e opiniões de costumes gostos idéias para oferecer em troca a imagem de uma sociedade homogênea em total concordância com os em consonância consigo mesma fechada sobre si com diria marcos novo o que em lugar da forma do estado absorver a sociedade nós vemos ocorrer o contrário é a forma da sociedade que antes org está de fato os totalitarismos anteriores instituíam a estatização da sociedade o expressionismo imperialista nacionalismo exacerbado o totalitarismo neoliberal prática uma outra forma de imperialismo e
não ter do estado nacional como em clave territorial do capital não precisa dos nacionalismos a sua grande novidade está em definir todas as esferas sociais e políticas não apenas como organizações portanto todas equivalentes todas as operações mas como um tipo determinado de organização a empresa a escola é uma empresa o hospital é uma empresa no centro cultural uma empresa tudo é uma empresa eis porque o estado é concebido como uma empresa sendo por isso novo espelho da sociedade e não o contrário como os antigos totalitarismos ou seja nos antigos totalitarismos o estado absorver a sociedade
agora é a sociedade sobre a forma empresas o fórum empresarial que absorve o estado estava pensado ele próprio como empresa eu vou fazer um pequeno parêntese porque eu não sei se estão acompanhando a tentativa que vai pra cassado a tentativa de impeachment do trump ontem o embaixador na ucrânia foi convocado pelo pelo congresso pelo pela pela câmara dos deputados para prestar depoimentos prestado depoimento dado instante foi feita uma pergunta pra ir a pergunta era se ele estava ciente de que se esperava o retorno dos ucranianos pela ajuda e pela interferência que tinha sido feita para
o bem ea resposta ela foi tão perfeito ele disse o seguinte isaps nesse mundo o presidente tramp é um empresário quando ele faz um cheque ele só entrega se ele tiver certeza de que a mercadoria mais iml essa foi a explicação que o embaixador dos estados unidos na ucrânia deu da ação governamental é é isto o mundo inteiramente como empresa é isso que é totalitário tudo emprego existe outra forma de realidade é total na barraca tudo eis porque o estado é concebido como empresa sendo por isso espelho da sociedade e não o contrário como ocorria
nos antigos totalitarismos organismo vai além e encobre o desemprego estrutural e mostrei que é um traço fundamental do neoliberalismo o desemprego estrutural desemprego não é um acidente é uma crise ele é promovido como algo estrutural ao sistema é isso que ele vai bom quem cobre o desemprego estrutural por meio da chamada o besa são do trabalho onde cada um acha que o empresário de si mesmo a organização a organização do trabalho e por isso define o indivíduo não como membro de uma classe social ou de um grupo mas como rendimento uma empresa individual capital humano
zaine de si mesmo destinado a competição mortal em todas as organizações dominado pelo princípio universal da concorrência disfarçada com o nome de meritocracia eu chamo isso de o neo calvinismo é o calvinismo perfeito o salário não é visto como tal e sim como lenda individual ea educação é considerado um investimento para que a criança eo jovem aprendam a desempenhar comportamentos competitivos dessa maneira desde o nascimento até à entrada no mercado de trabalho o indivíduo é treinado para ser um investimento bem sucedido e a interiorizar a culpa quando não vence a competição desencadeando ódios ressentimentos violência
de todo tipo para nem falar no sofrimento psíquico particularmente contra imigrantes imigrantes negros índios idosos mendigos sofredores mentais mulheres é lgbt que mais destroçando a percepção de si como membro o parte de uma classe social de um grupo de um movimento destruindo formas de solidariedade e desencadeando práticas de extermínio politicamente a consequência da passagem da instituição a organização significa que o estado deixa de ser considerada uma instituição pública regida pelos princípios e valores da legalidade da legitimidade republicano democráticas e passa a ser considerado uma empresa isso significa porque a política neoliberal se define pela eliminação
dos direitos econômicos sociais e políticos garantidos pelo poder público em proveito dos interesses privados transformando-os em serviços definidos pela lógica do mercado isto é a privatização dos direitos transformados em serviços vendidos e comprados a privatização que aumenta todas as formas de desigualdade e de discussão exclusão à larga o espaço dos interesses de mercado encolhe o espaço público dos direitos e faz com que o neoliberalismo apunhale o coração da democracia porque porque dizemos que uma sociedade e não apenas a maneira liberal um regime de governo em uma sociedade democrática quando além de eleições partidos políticos divisão
dos três poderes da república respeito à vontade da maioria das minorias institui algo mais profundo que a condição do próprio regime político ou seja quando institui direitos essa instituição é uma criação social que tal maneira que a atividade democrática social realiza se como encontra poder social que determina dirige controla e modifica a ação estatal e o poder dos governantes a sociedade democrática institui direitos pela abertura do campo social a criação de direitos reais novos e ampliação garantia dos direitos existentes quais então as consequências do novo totalidade social e economicamente ao introduzir o desemprego estrutural ea
fragmentação e e à fragmentação toyotista do trabalho dá origem a uma nova classe trabalhadora é isso esse é o meu tema é é isso que eu quero entender é isso que eu acho que precisa ser de esquerda tem uma nova classe trabalhadora nós não sabemos quase nada a respeito social e economicamente ao introduzir o desemprego estrutural ea fragmentação toyotista do trabalho dá origem a uma nova classe trabalhadora denominada por alguns estudiosos franceses desde os anos 1980 com o nome de precariado para indicar um novo trabalhador sem emprego estável sem contrato de trabalho sem sindicalização sensibilidade
social e que não é simplesmente o trabalhador pobre pois a sua identidade social não é dada pelo trabalho não é dada pela ocupação e que por não ser um cidadão pleno tem a mente alimentada motivada pelo medo pela perda da autoestima pela perda da dignidade pela insegurança no sofrimento sobretudo a ilusão meritocrática de vencer a competição com outros ea culpa perante o fracasso esse é o novo trabalhado politicamente totalitarismo neoliberal ponche as duas formas democráticas existentes no modo de produção capitalista primeiro põem fim a social-democracia com a privatização dos direitos sociais agora regidos pela lógica
de mercado trazendo o aumento da desigualdade e da exclusão e 2 enfim na democracia liberal representativa fica definida como gestão e não mais como discussão e decisão públicas da vontade dos representantes pelo dos representados pelos seus representantes eleitos gestores criam a imagem de que são representantes do verdadeiro povo na maior da maioria silenciosa com a posse relacionam ininterruptamente e diretamente por meio do twitter de blogs e redes sociais isto é por meio daquele que se chama the digital porte promovendo operando sem mediação intervilas titucional pondo em dúvida a validade dos congressos e dos parlamentos políticos
e das instituições jurídicas promovendo manifestações contra essas instituições 3 introduz a judicialização da política pois o que a gente sempre pede se discutiu muito a questão da judicialização da política e sempre se entendeu que a judicialização era alguma coisa que estava ocorrendo uma transformação no interior do próprio poder judiciário a minha interpretação é outra porque tem a judicialização como é que você resolve um conflito dentro de uma empresa ou empresas pela discussão pelo trabalho das contradições é assim que se resolve conflitos empresariais não é pela via jurídica ora se o estado é uma empresa a
política só pode ser tratada pela via jurídica é isso que totalitário totalitário é a de não perceber que cada coisa que foi acontecendo faz parte de uma de um arranjo único que é o mundo da organização empresarial e da gestão a idéia não tem mais ideias de governo a idéia de que são de que a gestão é gerente o gerente pensa nos a palavra gestão porque ela é toda chique elegante não é o gerente e um gerentão eis que é gente é uma lástima muito mais frio e um bis man que faz o check in
isso é bom não vou fazer como isso aqui porque é a minha tendência eu abro parênteses acaba fazendo comício não é o caso não é bom então introduz a judicialização da política pois uma empresa e entre empresas os conflitos são resolvidos pela via jurídica e não pela via política propriamente dita sendo estado uma empresa os conflitos são tratados como não como questão pública como questão de conflitos e contradições mas como uma questão legal uma questão jurídica à justiça judicialização da política é um efeito da formação totalitária empresarial e não um fenômeno ao tony 4 os
gestores operam como gângsteres mafiosos instituto sobre isto institucionalizam a corrupção alimenta um clientelismo e forçam lealdades como o fazem governando por meio do medo à gestão maculosa opera por ameaça e oferece proteção aos ameaçados em troca de lealdade para manter todos independência mútuo como chefes mafiosos os governantes têm os seus conselheiros não tem marlon brando sem roberto cavalo não têm padrões web sem o conseguir esses conselheiros que são supostos intelectuais que orientam ideologicamente as decisões e os discursos dos governantes 5 transformam todos os adversários políticos em corruptos os corruptos são os outros embora a corrupção
mafiosa seja praticamente a única regra de governo seis passam a ter controle total sobre o judiciário pois o funcionamento de máfia faz com que tenham dossiês sobre problemas pessoais familiares e profissionais dos magistrados aos quais oferecem proteção em troca de lealdade completa e quando o magistrado não aceita o trato sabe-se lá o que acontece efeitos biológicos ideologicamente um estímulo ao ódio ao outro ao diferente ao socialmente vulneráveis imigrantes migrantes refugiados lgbt que sofredores mentais negros pobres mulheres idosos e por aí vai nesse estilo ideológico torna-se justificativa para práticas de extermínio 2 com a expressão marxismo
cultural nosso modelo é o grande está rolando na no túmulo né marxismo cultural percebe todas as formas e expressões do pensamento crítico inventando a divisão da sociedade entre o bom povo que os apoia e os diabólicos que aconteçam por orientação dos conselheiros os gestores pretendem fazer uma limpeza ideológica social e política e para isso desenvolvem uma teoria da conspiração comunista que seria liderada por intelectuais e artistas de esquerda os conselheiros são autodidatas que se formaram lendo manuais odeiam cientistas odeiam pesquisadores odeio os intelectuais odeiam os artistas se aproveitam do ressentimento que a classe média ea
extrema direita têm com relação a essas figuras do pensamento da e da criação ressentimento produzido de longa data pelos liberais que sempre disseram que o povo não sabe pensar nem votar como esses conselheiros são desprovidos de conhecimentos científicos filosóficos e artísticos eles empregam a palavra comunista o que é sentido preciso é um slogan comunista significa todo o pensamento de toda ação que questiona o status quo e o senso comum por exemplo que questione que a terra é plana e não a evolução das espécies que a defesa do meio ambiente é uma conspiração que a teoria
da relatividade não tem fundamento e por aí vai são esses conselheiros que oferecem os governantes os argumentos racistas homofóbicos misóginos machistas religiosos isto é eles transformam medos ressentimentos e ódios sociais silenciosos em discurso do poder a justificativa para práticas de censura e de extermínio culturalmente agora o efeito cultural a dimensão planetária dessa forma do capital faz com que não exista um fora uma alteridade possível levando a idéia de tinta história portanto a perda da ideia de transformação histórica e de um horizonte o tópico vivemos no mundo da atop a isto é na desaparição do espaço
topológico da nossa experiência corporal psíquica e social e no mundo da acronis isto é da desaparição da experiência do tempo num mundo sem passado e sem futuro reduzido a um presente efêmero ravi cunhou a expressão compressão espaço temporal que é trazida pelas tecnologias de informação que reduzem o espaço ao ac até lá agora sem passado e sem futuro e portanto sem história tudo se reduz a um presente sem profundidade nós perdemos a dimensão do futuro como possibilidade inscrita na ação humana enquanto o poder para determinar um determinado para ultrapassar situações dadas compreendendo e transformando o
sentido delas fazendo história 2 a fugacidade do presente a ausência de laços com o passado objetivo aquele que eu disse é que benjamin nos diz que é pra lembrar como uma chama que brilha no instante do período a perda de um passado objetivo ea esperança de um futuro emancipador suscitam o reaparecimento de um imaginário da transcendência assim a figura do empresário de si mesmo é sustentável é reforçada pela teologia da prosperidade desenvolvida pelo neo que contactem pentecostalismo mais do que os fundamentalismos religiosos ea busca da autoridade decisionismo na política são os casos que melhor ilustram
o mergulho na contingência bruta ea construção de um imaginário que não enfrenta nem a compreende mas simplesmente se esforça por contorná-la apelando para duas formas inseparáveis de transcendência a transcendência divina a qual apela o fundamentalismo religioso ea transcendência do governante a qual apela um elogio da autoridade política forte psicologicamente qual é o efeito que interessa dá-se o surgimento de uma nova forma de subjetividade marcada por dois traços aparentemente contrários mas realmente complementares de um lado uma subjetividade depressiva porque marcada pela exigência de vencer toda e qualquer competição e pela culpa se fracassar por outro lado
uma subjetividade narcisista produzida pelas práticas das tecnologias eletrônicas de comunicação essa nova subjetividade não se define mais pelas relações do corpo com o espaço eo tempo do mundo ou da vida mas com a complexidade de relações reticulares esparsas e fragmentadas contida nas telas essas novas tecnologias operam com a obediência ea sedução no campo mental porém disfarçadas numa pretensa liberdade de escolher o de ser pois os estudos em neurologia psicologia revelam que os usuários que nos usuários desses instrumentos veiculares a uma diminuição das capacidades do novo frontal do cérebro onde se realiza o pensamento e os
julgamentos e um grande desenvolvimento da parte do cérebro responsável pelo desejo pensa-se - e deseja se muito e as empresas desenvolvem aplicativos para enfatizar direcionar induzir e estimular desejos curtir se tornou uma obrigação self tornaram-se a definição do ser de cada um pois agora existir em serviço dissemos que somente a aparência essas duas formas da subjetividade são contrários pois há mais de um século os estudos de floyd revelaram que depressão narcisismo são as duas faces da mesma moeda pela ponte escreveu certa vez que toda a gente gosta que o filósofo seja um revoltado é sempre
bom ouvir que as coisas como estão vou muito mal de ouvido isso a má consciência se acalma o silêncio se faz e toda a gente satisfeita volta aos seus afazeres o quadro que eu aqui tracei poderia parecer um grito de revolta contra o mal no entanto eu quero fazer minhas as palavras do mesmo contigo quando referindo se ao nazismo eo fascismo após a segunda guerra mundial ele escreveu o mal não é criado por nós nem vê-los outros ele nasce no tecido que ficamos entre nós e que nos sufoca nova gente suficientemente dura será suficientemente paciente
para refazer verdadeiramente esse tecido a conclusão não é a revolta é a virtú sem nenhuma resignação liga perguntas mas jorge não comentaram que coisa trabalhada é verdadeiramente um nome brasileiro e fiquei pensando conforme você falando que você fala todo o sentido para esse projeto todo o sentido que é exatamente a gente está podendo trabalhar aí trabalhar aí com esse mundo contemporâneo e poder levar a psicanálise o saber pra esse mundo que você descreveu de uma forma dela isso [Aplausos] bom a gente abre para a pergunta a gente eu vou ser bastante rigoroso o controle do
tempo então a dois minutos dois minutos tá bom a gente faz é em blocos blocos do que marina três perguntas de três e só vou pegar minha caneta porque tá bom eu vou anotando as inscrições estão já tem uma pessoa aqui e ali dois blocos tô vendo 3 se vocês puderem vir aqui fazer a pergunta microfone porque assim a gente faz o primeiro esses lopes de 63 depois a gente passa o senhor boa noite a todos aí bonita e cheia de medo acho que dá uma professora eu queria entender como você vê compreende o trabalho
enquanto categoria atual de reivindicação de luta e como assim é quais são as mãos o ta prohm lima subiu e com teu não deu lá então a única original é quando a senhora disse que o medo no e o medo que vem dando à sociedade em função do neopentecostalismo não a igreja caiu 0 a 1 hora é a igreja se utilizando desse mecanismo esse medo mas eu já fui dessas grita muito explorada então quando nós estamos nessa situação nós não vemos dessa forma nós achamos que essa é a salvação como mudar isso boa noite a
mistura já minuteen salário pois não desculpe sabe eu dei um curso sobre esse semestre em análise vou tentar dar uma resposta é pequena a professora boa noite a minha pergunta tem a ver com o resultado das duas últimas eleições a nossa justiça eleitoral faz uma mata e mágica e divulga apenas os votos válidos em números redondos 2014 aconteceu o seguinte dilma 38% aécio 36% brancos nulos e abstenções em 6 por cento em 2018 o conheço teve 39 o adab 31 brancos nulos e abstenções 30% o que devorou país a esses números o elenco governa com
em números redondos dois terços compra foi pra me interessar a pensar em como criar o fora está nesta terça e totalitarismo nos últimos cinco anos eu tenho dividido minha vida entregou na saída de são paulo passei todo o período uma tristeza mas também uma questão que me parece muito importante e poder pensar que as organizações sociais sindicatos e na argentina colocaram constantemente limite a gestão totalitária era 250 mil pessoas na rua irão todo o tempo as pessoas lutando então queria pensar um pouco este tipo de dispositivo para poder precisar esse fora quase como foram na
fábrica recuperadas ou seja positivo vão criando ampliando pedaços dessa totalizar totalização só isso boa noite é a minha dúvida vai direcionada para a professora mas eu acho que é um negócio que a gente tem que pensar todo mundo em conjunto assim é será que o lugar que a gente chegou hoje desse total militarismo via o neoliberalismo será que não foi uma crença meio momentânea de possibilidade de democracia só que era uma democracia burguesa de qualquer jeito então a gente chega num momento de agora exatamente por não ser só uma pergunta lá a gente dá é
brasil a esquerda brasileira é desculpa eu se no brasil atual a esquerda é eu digo atual desde os anos 80 é e houve uma crença meio errônea de democracia que na verdade não é mansi pow na verdade liber libertou mas dentro de uma lógica ainda de consumo se talvez tenha sido um erro nosso da esquerda mas com isso não propondo uma autocrítica porque eu acho que a gente já fez muita autocrítica é o que fazer agora diante disso acho que agora pode ser a última não perguntar eu vou ficar mais duas horas o toque em
cada uma das quais é uma companhia é a minha pergunta é para mais perto microfone cantou tá tem um economista chamado marco mil à noite e ele tem uma uma tese e que o avanço por exemplo de políticas neoliberais pensando em países tradicionalmente de social-democratas de estado de bem estar social pode como por exemplo a suécia é o motivo pelo qual é tem havido um aumento da diminuição neto da população querer políticas de bem-estar social é seja por conta de ida da grande leva de imigrantes que chegam aos países pensando principalmente na europa e que
isso faria com que a população é não quisesse mais a apoiar políticas de bem estar social porque essas políticas elas não se não voltariam para a população mas para a população migrante e aí ele meio que dá uma uma resposta nem assim pra isso que é talvez pensar as políticas migratórias como temporária então é sempre a pensar os migrantes eles vão ficar aqui para sempre só por um motivo temporário pra para tentar diminuir esse avanço do neoliberalismo nesses países e eu queria saber como você vê essa leitura é bom boa noite a terceira é na
realidade a minha pergunta ela olhe um pouco para o passado e para o futuro do passado seria entender quais foram as brechas que a sociedade e os governos anteriores deixaram pra que o neoliberalismo se instaurasse de maneira tão confortável digamos assim pelo menos eu sinto tudo bem que as coisas a gente foi olhando para trás foram acontecendo paulatinamente mas principalmente do ano passado pra cá foi muito intensa essa família de chave pelo menos eu percebo dessa forma e olhando para o futuro é em que ponto que tá é como você vê isso é ainda tem
essa curva ainda está em ascensão ou a gente já pode considerar que eles chegaram no ápice aqui e há uma tendência de queda a gente já consegue se organizar melhor e fazer um diagnóstico melhor da ta no momento atual em que é isso agora a gente vai fazer o time cima o pergunta aproveitou para registrar a gravação de um documentário do documentarista maria augusta ramos e então por favor boa noite a pergunta que fica mais fácil é possível perceber bastasse foi onde eu vejo é possível perceber das de proximidade entre os discursos que elegeram presidente
fernando collor e jair bolsonaro tanto na retórica do combate a opção como na proposta de diminuição do estado de privatizações que relações você faria entre esses dois projetos vou começar pela última na época da eleição da campanha eleitoral o colo eu fiz uma análise está publicado até chama se o público vá ver o despotismo uma análise da campanha eu vou caracterizar um pouco como eu vi a campanha do collor porque a palavra despotismo e porque tem tudo a ver com sonar alguns de vocês são jovens demais pra saber como foi a campanha do colo então
eu vou contar para aqueles que não não digo a campanha do colo foi a primeira vez que houve o uso da televisão como veículo ela própria como veículo de propaganda não era que você aparecer na televisão fazendo discurso falar como sempre se fez não havia operações operações de filmagem de educar gem de efeitos especiais e tal modo que o protagonista protagonista da propaganda era a televisão ela mesma o efeito especial e mimoso então qual é o efeito especial tinha uma luz fulgurante fazer um ruído entre o trem o ônibus e o avião era um veículo
que vinha com aquela luz ofuscante e à medida que ele passava e ia deixando o amarelo eo azul azul e até chegar na figura do collor ele era o ponto de chegada desse processo então não se falava mais a imagem dizia que o collor era o portador do progresso e da modernidade a uma coisa gigantesca nunca tinha acontecido isso no brasil que a televisão é uma o elemento da campanha bom então você tem um obscurecimento da figura do collor pelo símbolo que ele se torne transformado no símbolo da modernização e da nação moderna que vencer
a qualquer obstáculo porque a luz vem a velocidade da luz é uma coisa fora do comum como ela chega então ele é aquele que está trazendo o futuro depois tinha o modo como ele vinha para os comícios limitado pelo linha sem paletó sem gravar linha em mangas de camisa a camisa levemente aberta ea manga arregaçada ele só chegava um comício à noite quando já era bem tarde da noite como é que ele chega primeiro havia fogos pagos em grande quantidade e depois as luzes vinham do chão para o alto e iluminava o helicóptero do qual
ele no qual ele estava ele acenava e depois de helicóptero de si até um certo ponto punha uma escadinha de menor ou seja ele era figura na televisão era a figura do futuro no comício era figura da transcendência e linha do céu então é imbatível é imbatível para o meu para o imaginário popular essa dupla figuração de um futuro que você não vê ali em seu bairro la na periferia lá lá no sertão - serão vez esse é o futuro o futuro que virá e john dye ele virá mas ele virá do alto ele virá
de deus o enviado disse dino ao lado disso que é a produção dessa imagem extraordinária tem a outra a outra imagem que é a do homem comum e ele introduz na propaganda a vida privada já tinham feito um pouquinho isso numa propaganda do suplicy e eu fui lá e morrerei gritei diz isso não pode ao ar estão escândalos e conta tudo a democracia e contra mão da esquerda não pode mas é a figura a figura do governante como pessoa privada então você mostra a esposa os filhos dos tios paredes os bichinhos de estimação depois de
escolher a comida preferida qual é a bebida preferida qual é o esporte preferido qual é o filme preferido para o livro ou seja a figura pública está divinizada e o que você tem um contato direto é a figura privada é ele como pessoa privada e portanto é um espaço privado que preenche a figuração de um espaço público inteiramente religioso inteiramente religioso grande número então e essa junção da origem divina do poder e do caráter pessoal do governante é a melhor configuração daquilo que foi construído pela teologia política cristã medieval chamada o rei pela graça de
deus santo agostinho e são paulo disseram que pelo pecado original o homem não tem direito ao poder se algum homem tiver poder é por uma graça especial de um favor especial de deus que é o rei lei é aquele que recebe a graça de uma ele recebe um favor especial o poder dele não vem do povo que ele representa não vem ninguém dá a estocar a sida nobreza da qual ele faz parte o poder dele nem diretamente de deus ea prova disso é um giro pelo papa é um je du com óleo com o qual
foram ungidos dhabi salomão com óleo de davi e salomão de vários milênios antes foi parar no vaticano por fácil a mais mesma idéia mas era que esse óleo o que ele era um gênio um giro com esse óleo e era coroado e ele recebia aquilo que é um documento que depois foi provado pelos filósofos do século 16 que era falso chamado doação de constantino que a doação de constantino então constantino se converteu ao cristianismo o último dos imperadores se converte ao cristianismo ele se ajoelhou aos pés do papa e entrega agrupa a tihara [Música] a
prova de que o documento é falso é que quem foi escrito por mim o jurista romano por lynn sábio romana foi escrito por algum cristão quase semi analfabeto é o seguinte a palavra tiara não significa coroa ceará era uma fita que os escravos usavam aqui para impedir que o cabelo atrapalhasse atrapalhar o trabalho o carinho que escreveu não sabia que tinha de pensar na coroa na cabeça o rei recebe do imperador a coroa ela se torna uma figura tem dois corpos o corpo e zico perecível mortal nasceu o político tem uma natureza dupla de jesus
cristo deus nunca eu vivo próximo rei não o move o herdeiro não participar do cortejo fúnebre é isto que marca o caráter pessoal do governo porque o rei é não só eu mas ele é casado o anel é casado com d o que é o centro certo é lei filho da justiça e pai da lei a lei está no peito do rei e é com isso que o que a praça ao rei tem força de lei completa do déspota porque a palavra déspota grega déspota significa o pai de família é aquele que tem o poder
absoluto de vida e morte sobre todos os membros da família lembrando que a família não é o pai a mãe os filhos os avós os tios e os prêmios jamais poderia levar a família de férias para a praia porque a família é o pai a mãe passado todos os filhos todos os parentes os clientes os escravos usa mais a a colheita os bens móveis os bens imóveis é isso a palavra família a palavra família propriedade total sobre a qual o pai tem o poder da família é portanto aquilo que garante o poder é isso rei
medieval o poder da política nasce na grécia a primeira coisa que faz é criar um espaço público quando você cria um espaço público da lei que o que a idade média política ela traz de volta o que o collor fez ele trouxe de volta como é que só aparece no bolso na não tem também essa riqueza não sabe que não tem ele a esposa e ele ficou os três filhos com a posição da chave não sei por que os homens fazem falta porque parece eu digo que é malandro de entrando no boteco coçando então não
tem grandeza nenhuma a do collor era uma coisa era um estuprador é uma coisa absolutamente fantástico e se não isso é de uma uma pobreza de uma precariedade de uma feiúra total do indecência mas a é obscena mas a idéia é a mesma que ele traz e que ele traz de volta porque você pega a a eleição e reeleição do lula a day um dia 1º a ver um dia depois as do lula depois a dilma haddad da marta nunca nunca a vida privada foi colocada nunca eles sempre se apresentaram como figuras do espaço público
como figura da democracia e da república bom o temer coitado né não teve jeito que só tinha e só tinha essa figura que aparece agora que diz bolsonaro fizeram eles repuseram no espaço público a figura privada e porque eles puderam fazer uns não foi intencional sabe não é que eles tiveram um grande comunicador que diz vamos por um espaço privado de volta despotismo de vó muito nisso tudo um tosco como a concepção neoliberal considera que o governante estou de empresa como é que ele se apresenta hoje se apresenta como um empresário não tem diferença você
pega as fotos nessas revistas hisano época é dessas coisas empresários e compara é o mesmo tipo de pó só que ele não não bastava ele se apresentar na figura do gestor era preciso que ele oferecesse aquilo que está no imaginário popular ele é um pai de família vai pôr as coisas em ordem então você tem uma forma tosca retomada da posição a tela para a transcendência da sociedade que vem do alto garante o direito ao poder despótico que o poder privado sobre a coisa pública é isso que você trata a coisa pública então agora porque
que à semelhança do que o collor foi a primeira tentativa de trazer o que não deu certo e aí vai tentando durante meses a candidata segura e é e se você passa a operar a lista são todas de democrata é uma política de então você tem esse percurso neoliberal que vem sendo feito e é isso que a próxima no caso específico a próxima é isso que aproxima o d o color do bolsonaro apesar de haver décadas de separação a ideia do poder é a mesma agora o problema é que eu vou ter que responder dessa
maneira cada uma das perguntas de física eu vou tentar fazer hoje eu queria pegar a questão sobre os migrantes por que é importante é ela que determinou braxis it ela que terminou a eleição do trump europa e que aconteceu lá onde se imaginava que tudo estava pronto que é nos países escandinavos então o fato de que a economia neoliberal o fato de que a economia neoliberal destroça a infraestrutura de percepção da classe como classe e e de percepção de percepção das formas das formas pelas quais através da solidariedade e da ação conjunta a classe opera
econômica e politicamente o fato do neoliberalismo ter destroçado isso particularmente por causa da forma toyotista e e e por causa da data do desemprego estrutural e da fragmentação total da esfera do trabalho então você tem uma possibilidade de o lógica por parte da direita e dos governos de direita de atribuir o desemprego de atribuir o excesso de gastos do estado a figura dos refugiados e dos migrantes e como a classe trabalhadora perdeu os seus referenciais de pensamento e de ação ela é ela é uma presa sus passe desse discurso porque o qq por que por
que esse discurso é poderoso é porque você vê você vê o migrante chegando você vê um migrante com os pequenos empregos o cvv é visível empiricamente visível que é que você faz e transforma esses dados empíricos visíveis espaços uma explicação econômica política e social ou seja se transforme sua ideologia e uma classe que está toda ela desprotegida e fragmentada ela se torna receptiva porque ela precisa de uma figura que seja responsabilizada pela desgraça dela já tem a ideologia impede que você diga à minha desgraça foi produzida porque o estado é assim e porque o mercado
é assim não a minha desgraça foi produzida por que o migrante veio do imigrante jeito então é fácil é da cida tudo no plano imediato empírico da visibilidade sem análise então eu gostaria de juntar a isto com a pergunta [Música] é a pergunta sobre ele ia tomar a primeira pergunta a pergunta sobre o trabalho olha vou fazer o seguinte eu vou responder brevemente as outras porque eu quero juntar à pergunta sobre o sobre a ligação com a pergunta sobre o trabalho para fazer uma resposta só então eu acho que a questão do avanço do fundamentalismo
e no fim do estado laico vale em termos vale em termos ou seja enquanto como classe social a classe trabalhadora não estiver estruturada como classe e em e agindo como classe enquanto estiver em vigência o precariado da organização o que vai acontecer vai acontecer é que você não tem nenhuma referência totalizante nenhuma referência que permita unificar tudo isso é percebido disperso e a única referência que você possui capaz de produzir uma totalização do público e do privado e da esperança de melhora melhore é a explicação de um religioso fundamentalista e no caso no caso de
explicitar porque eu falo que é um mel calvinismo porque se a gente tomar a a essa coisa extraordinária que é a explicação que o vp verdade do que acontece no início do capitalismo porque a ética protestante é é fundamental para o início do capitalismo o início da vacinação do capital que ele vai mostrar ele vai mostrar a gente prometeu pra mim que se eu não vou contar pra ninguém que eu fiz essa simplificação do rei bom a gente sabe que nas sociedades todas anteriores ao capitalismo o trabalho é considerado uma não apenas inferior no caso
dos cristãos é considerado o que o pagamento do pecado você trabalha o que você tem culpa se adão não tivesse feito o que fez e ela não tivesse feito o que fizeram e não tinha que trabalhar na qual é qual é a palavra que deus diz na porta na porta do do paraíso o o o arcanjo miguel segurando a espada flamejante você vai trabalhar você vai comer o pão que você vai produzir com o suor do teu rosto e você vai parir nador trabalho de parto trabalho para fazer um pouco o trabalho a desgraça total
então do ponto de vista cristão trabalho é o que há de pior ora na sociedade aristocrática as antigas o trabalho é aquilo onde não só estão os inferiores é onde estão os vencidos de guerra você faz a guerra pega o tesouro e pega o povo escravizá então você tem se ininterruptamente essa é a figura do trabalhador o trabalhador escravo escravo é o servo da gleba é o escravo de 700 bom o capitalismo não pode funcionar com essa figura tanto que vocês sabem todo o trabalho que o caio prado teve para explicar como juntar escravismo no
brasil e capitalismo como é q qq voltas vão ser dadas no parafuso você juntar as duas coisas por que por princípio não se juntam porque elas não se julgam porque a acumulação do capital não é o mesmo que a acumulação de tesouros pela guerra numa guerra você roubou tesouro do vencido o tesouro aumenta aí tem uma outra guerra você vencido o tesouro do outro a soma é sempre igual a zero o tesouro não cresce a riqueza não cresce a riqueza e sempre deslocada só hora a característica fundamental do capital é que pela primeira vez surge
uma riqueza que cresce é a única a única forma da riqueza que cresce e você tem que explicar como é que ela cresce ora nós sabemos que aquela creche eu sempre trabalho não sabem como ela cresce mas ela cresce por causa de uma da mais valia ela cresce por causa do valor que precisa disso só que como é que o mundo protestante vai enfrentar isso a enfrentar a exploração do trabalho do outro jeito ele vai usar três grandes recursos o primeiro recurso é de natureza religiosa que é a seguinte os calvinistas agostinho anos acreditam na
predestinação acreditam os calvinistas são agostinianos e eles acreditam na predestinação na predestinação a maneira de santo agostinho não é que tá tudo predestinado agostinha na mente é eu não sei nunca saberei se eu fui escolhido para a salvação ou para a danação deus decidiu isso desde a eternidade então faça eu o que eu fizer eu posso praticar as maiores obras de caridade de bondade se eu estiver destinada à danação eu vou ser condenada já pode ser lido e eu posso ser uma pessoa terrível e nem salvar o que já estava predestinado a teoria da predestinação
uma coisa tenebrosa porque ela é calvino contra lutero lutero acredita nas boas obras inteiro acredito que para a gente salvar só fazem as boas obras nesse ponto de vista ele é o são paulo a caridade é como são paulo de a carga sem a caridade 10 na natalidade e no terra acredita nisso calvino não não há nada porque o que calvino precisa dessa afirmação ele precisa dessa afirmação porque esse tema são deus não é onipotente deu show é onisciente e onipotente que as decisões que ele tomou desde sempre são eternas e imutáveis senão não é
onisciente e onipotente é isso a predestinação bom é que fazem os calvinistas na hora que o capitalismo está começando ele descobre uma coisa por melhor eles consideram que a gente não vai saber com certeza se vai estar salvo ou não mas deus deixa a gente tem alguns sinais alguns sinais de que ela é quase certo que vai se salvar e o primeiro sinal é a prosperidade é por isso que chama teologia da prosperidade ea prosperidade então se eu trabalhar e esperar e ficar rico é um sinal que eu tenho de que talvez eu vá me
salvar então o trabalho se torna uma coisa sagrada porque é graças ao trabalho que eu vou enriquecer e vou ganhar a vida eterna o problema é que só o meu trabalho não dá conta do recado eu num e espero tanto assim eu vou precisar e outros também tenham a virtude do trabalho que queiram o trabalho como um bem que trabalham para mim só que nesse mundo é o violinista nesse mundo que está começando a surgir um estado moderno surgiu a idéia de que eu tenho que ler e tribo ir trabalho sendo retribuído escravos e tem
que retribuir o trabalho porque o outro é um homem livre é um homem livre ea prova de que ele é livre é que eu tenho com ele um contrato de trabalho o conceito jurídico de contrato exige só podem contratar as pessoas que são juridicamente livres é por isso que o maxilar no capítulo de oprah a acumulação primitiva de sim era o trabalhador livre que veio assinar o contrato livre do que estava livre da terra livre do sistema trabalho livre das condições português ela ganhe tudo é nada ela livrinho livrinho da da silva e aí ele
assine o contrato trabalho bom pelo contrato de trabalho ele assina que ele aceita ganhar 2 guinéus por por mês e só que ele produz para o patrão 20 500 então patrão virá com 18 e vai para o tempo e dizer acho que você salva olha como eu prosseguirei e o trabalhador também vai pro tempo olha como esforços olha como eu sou virtuoso olha como eu realizo aquilo que deus mandou então você tem uma presença na presença de uma ideologia do trabalho como fonte da salvação e lugar da prosperidade que garante que você realiza a exploração
capitalista da mais-valia com todo mundo contente todo mundo está satisfeito vai todo mundo pro céu é isso o instante inicial a ética protestante ora é lá que a teologia da prosperidade retoma é ela que os fundamentalismos retomam é isso que o edir macedo disse é isso que os pastores dizem é isso que se diz a nos estados unidos é essa ética do trabalho como ética da prosperidade seu prosperar então é isso que funciona apesar de correr dos tempos vai dizer bom a gente isso foi dada no final do século 16 num ano já no quase
na metade do século 21 e daí e daí desde quando a vida religiosa é marcada pela cronologia nunca foi porque seria agora então você tem a retomada contínua de tal modo que o trabalho ser pulverizado ao ser fragmentado ao desaparecer como relação de classe ao desaparecer como forma de congregação e solidariedade e surge como ato individual que depende da virtude da honestidade de cada um ele se torna o prato feito por uma explicação de tipo calvinista e que é a explicação fundamentalista pentecostalismo da teologia da prosperidade não é essas coisas vão vão juntas se você
toma e aí a figura do migrante dá pra entender que é um grande mal me grande pão que nem aqui tirar a minha prosperidade ele veio aqui tirou a minha salvação eis que o migrante vai fazer porque não tem próxima tivesse a classe c não pensar esse número corresponde a essas duas perguntas gente eu vou tentar o fundamentalismo também então acho que tá me expliquei né da manipulação bom eu quero um a questão dos anos 80 que a esquerda acreditou na democracia que ela se concretizou e como o consumo e depois a pergunta sobre as
brechas bom eu tenho dito por onde vôo que o pessoal da vossa idade a meninada que está aqui não faz idéia do que era antes não tem a mais mínima ideia do que era antes entrou num mundo onde tinha havido uma transformação política e social que a gente chamou di na falta de melhor nome democratização então para que se possa entender porque se acreditou nisso eu vou contar como era antes tem que saber que não há pergunta num pergunta não é boa mas que era antes então agora nós os velhos os maduros vamos explicar então
então aconteceu o seguinte a via abbiati a via tinha havido uma eleição no brasil para a qual foi eleito presidente da república jânio quadros vocês sabem que existem dois tipos de populismo brasil o populismo varguista é o populismo e tem como interlocutor a classe trabalhadora e o populismo gene está em maluf festa que tem como interlocutor a classe média urbana são são dois populismos diferentes o organismo é um organismo eo malufismo outro bom o jânio foi eleito presidente da república e ele foi majoritariamente eleito pela classe média urbana só que o jango de verdade ele
queria mesmo era governar sozinho ele considerava que o congresso era um obstáculo ele considerava que não era por ali e ele tomou uma série de decisões e de atitudes que fizeram com que o congresso e outras forças da extrema direita até a extrema esquerda se juntassem para dizer não dá e ele então a renúncia em nome de ter sido atacado por forças ocultas as quais continuam contas depois de tocar em um centro quase um século ela continuou com ninguém sabe quais é a sua cultura é mesmo bom tomar aí tem uma grega um grande problema
porque embora o jânio fosse um tipo de populismo e o varguismo outro para conseguir além do voto da classe média o voto dos trabalhadores o vice do ano é o jogo lá então é no não tinha como acertar os ponteiros então que o gênio fazia com o jogo ele fazia o jango viajar já fui fazer parecer o embaixador li foi corintiana quando jânio renunciou o jango estava na china e havia a seguinte discussão no congresso nacional ele deve voltar a tomar posse o nós já fechando tudo aqui e resolvemos o problema sem ele e aí
uma parte o exército e uma parte da igreja disse olha tem muita coisa acontecendo no país em paulo freire as ligas camponesas tem muita coisa acontecendo quase então não dá para trazer o caso em que vivo ea gente vai controlar o jogo o jogo mesmo conseguir controlar direito de greve operária o movimento das ligas camponesas cresceu e as coisas de esquerda tudo foi crescendo crescendo crescendo aí a direita do sul assim não dá isso aqui o departamento de estado americano que nós estamos na bipolaridade por tanto tempo tem a questão do comunismo porque teve cuba
cuba e 58 não podem imaginar o que significou na américa latina ter tido uma revolução comunista nas barbas de tio sam depois então o estado estava de atalaia ninguém é justamente aí uma coisa é a ilha irá comunista outra coisa é um país do tamanho do brasil e na comunista não dá então departamento de estado prepara todas as operações necessárias e o início dessas operações foi liderado pela ala conservadora da igreja católica com um movimento chamado tradição a família e propriedade que era ele próprio um movimento gera um movimento religioso laico religioso extrema direita à
extrema direita não é uma novidade mas a psp era a extrema direita ela era o que o mpla tinha lá a extrema direita com a pf tinha extrema direita que era a cúpula da igreja católica tinha movimento que a igreja católica criou o chamado reza a família que reza unida permanece unida porque porque a primeira coisa que se espalhou não foi a questão dos migrantes a primeira coisa que se espalhou foi a seguinte o jango vai proclamar o comunismo eu sinto muito mas esse é o brasil vai precisar declarou escravidão é o samba do doido
brasil samba do então o jango vai proclamar o comunismo é a única maneira de impedir isso é resultado nós temos que rezar então foi criado o terço em família toda a noite as famílias católicas se reuniam e rezava o terço porque a família porque o quim o que foi dito foi nem a coisa que os comunistas fazem a primeira não é a homofobia naquele tempo não era agora a questão indígena qual é a primeira coisa que os comunistas fazem de sol na família eles são naquele tempo é essa expressão quem são tenho amor rip amor
livre e não tem família então a família vai impedir que o comunismo seja proclamada a família as famílias se reuniam toda a noite rezava o terço durante o dia uma vez por semana havia passeatas em todas as capitais à frente da passeata tinha o governador do estado com seus filhos e braço dado com sua esposa mostrar à família a família tinha ele como a família toda mas o bispo arcebispo cardeal todos e todas as coisas que vocês quiserem uma coisa vinha a cúpula da da igreja católica depois linha até aqui te pp era o mp
é da época vinha com seus estandartes todos os standards cantando hinos religiosos tinham hino e eu sou muito desafinada mas eu vou tentar cantar pra vocês quer assim vinha em são paulo adhemar de barros de braço com dona leonor acompanhados de ademar zin o cardeal o bispo havia tudo mais a equipe e eles cantar eu vou tentar fugir alguns de vocês conhecemos salve a mãe de deus é nossa sem pecado concebida sálvia ijen compadecer se a senhora aparecida proteger a vossa a gente protegei os vossos filhos uma interna e compadecida a senhora aparecida o que
a estátua de nossa parte era levada na frente para salvar o brasil quanto o comunismo e aí eles deram um golpe 0 golpe tal coisa e uma parte da esquerda e sob a influência de discussões mundiais em torno da necessidade de uma nova esquerda que não fosse antiga esquerda os partidos comunistas que fosse uma esquerda nova tinha várias tinha guevarismo sobretudo a ideia de que era preciso fazer uma revolução na revolução é a revolução a revolução a primeira tarefa é acabar com o partido comunista porque ele é impedir arroz e aí a partir de toda
é por isso que surge o pc do b se afastado perceber se fortalecem as correntes d escritas a marca tem um monte de coisa acontece e o caso é que a revolução a revolução está a caminho e vem a idéia proposta pelo que ralar 123 muitos vietnã e ele vai pra dentro da bolívia então se criar a ideia de que a revolução tem que ser feita através da guerrilha não pode ser através das formas não pode ser como aconteceu na rússia como venceu na china é através da galeria e aí vai começar a guerreira e
há uma discussão se ele descer urbana deve ser no campo se a guerrilha é o braço armado do partido se a guerrilha é a revolta o caso aqui é óbvio isso começa a percorrer a américa latina né em todo lugar essas coisas estão pipocando todos no chile a gente tá tudo pipoca e aí o departamento de estado americano o plano conhecido como o plano condor um grande plano para fazer com que o exército os exércitos que tinham dado seus golpes bem o golpe pra valer do jeito que tá o golpe é muito os golpes são
muito brandas então vamos endurecer os eua endureceram evento vai se dar no caso nós pólo de nós ele vai se da final de 68 e 69 quando o perdão final de 69 quando é decretado o ato institucional número 5 e entre em vigor a lei de segurança nacional e você tem as prisões as torturas as mortes o desaparecimento tudo que tem só que eu quero contar do ponto de vista de quem viveu os importantes serviços para entender porque a gente apostou no domingo vou contar do meu da do meu lado você acordava de minha voz
e acordava de manhã e se perguntava se a polícia o exército ea bater na porta perguntava por que você perguntar mas era professora da usp se você é professora da usp por definição você já é suspeito basta isso aí vocês sai vai a usp se chega chega no cafezinho dos professores está faltando tá faltando fulano está faltando fulana faltando beltrán exilado tá preso tá morto torturado onde está mas entra na sala de aula dentro da sala de aula tem policial vestido de estudante vários policiais em toda a sala de aula você vê que determinados alunos
então pergunta está morto você vai voltar pra cá será que eu chego lá imagine as famílias dos que estavam envolvidos na luta você imagine um ovo momento de desvio tão grande que o exército matou matou na rua jovens que achou suspeito eu tive um colega os amiguinhos que foi preso e torturado ao ceará lá porque a ex mulher dele conhecia um cara que estava na guerrilha então como eles não podiam pegar o cara nem a mulher dele eles pegaram ele o sereno pagar a dizer onde o cara tava um cara que não sabia quem era
o resultado disso foi que quando sair não saiu um tempo depois e tinha dor de cabeça terrível ele perdeu ele pega se morre há outro caso contado por um mau colega carlucci que estava presa chega na na cela dela uma menininha mocinha junho e disse que ela não sabia por que ela estava lá ela disse eu eu eu sou empregada na casa uma casa e eu fui na venda naquele tempo os patrões davam uma chamada a caderneta se inscrever na caderneta o que era pra comprar na venda e a pessoa ia levava e vender o
vendia e põe o preço pois no fim do mês sem pagar então a menina tinha uma caderneta na qual estava um quilo de batata dois quilos de feijão 1 quilo de arroz meio quilo de cebola lá ela foi presa porque o lugar onde ela estava parada para atravessar a rua era considerado um ponto de encontro de guerrilheiros do exército ela foi levada e ela foi torturada para explicar o que era um quilo de feijão quem era quem era um quilo de feijão quem era o arroz quem era cebola a menina foi uma coisa inominável inominável
e como ela centenas então se tem os torturados os desaparecidos e os mortos o problema é uma coisa é você não pode imaginar você não pode imaginar o que é de dia de noite de madrugada um tempo inteiro você ficava à espera da morte então nós apostamos na democratização assim vocês são muito jovens vocês só viram isso vocês não viram antes vocês não têm idéia do que era antes porque nós apostamos nisso e achamos que daí muita coisa poderia ir pra frente e um outro país porque nasci chão [Aplausos] [Aplausos] respondeu a todas as perguntas
não dava pra fazer