e fala rapeize professora Bruna Oliveira de história nós vamos tratar agora sobre os Jesuítas do Brasil a catequização indígena versus teorias racialistas Bom primeiramente vamos falar que da questão indígena antes Nós chamávamos de índios né e índios enfim são ali o povo que o Portugal encontrou quando chegou até o Brasil encontraram os índios Ou seja pessoas que já viviam nas tribos e eram ali distribuídas tudo bonitinho todo mundo sabe a sua função porque as tribos é tem uma organização muito grande né e o indígena então um um outro momento da história neste nosso momento agora
de revisar a história rever os conceitos que foram colocados de maneira errônea ou mesmo de pensar a história é uma nova perspectiva ou seja sobre o Novo Olhar então agora nós falamos os indígenas né chamamos não de índios mas de indígenas que são pessoal de ascendência dos índios Ok com Claro bom Espero que sim e caso vocês tenham alguma dúvida vocês podem fazer uma pesquisa rápida que isso vai ficar ainda mais claro para vocês bom aqui no Brasil nós sabemos que em 1500 quando Portugal invadir o Brasil e é muito importante que nós tenhamos aí
essa diferença entre colonizar e invadir Portugal falar descobrir como é que se descobre uma coisa que já tá habitada eu acho muito engraçado assim é quase como se a pessoa entrasse na sua casa a descobrir sua casa Vou estabelecer aqui e vou ficar aí já era foi basicamente isso que Portugal fez quando chegou aqui o Brasil e encontrou os índios né então assim numa Terra habitada não pode e ela só pode ser invadida E foi exatamente durante a invasão de Portugal aqui no Brasil que foi no período de 1500 como todos nós sabemos é chega
assim tão e eles querem escravizar o povo indígena e aí falou assim Ah mas por que que me indígena permitiu que isso acontecesse ele não era tão esperto porque que ele permitiu bom vamos lembrar que os índios eles tinham a sua forma de lidar ali principalmente com a natureza a relação do homem com a natureza do indígena com a Natureza é de não tirar dela mais do que ele precisa entende o que vai totalmente contra o pensamento capitalista que Portugal precisava estabelecer naquele momento afinal de contas eles estavam em Grosso em busca de minérios em
busca de riquezas em busca de expandir em busca de solidificar né enquanto É sim Ponto tendência enquanto grande colonizador então assim quando a gente fala da escravidão indígena ela tem uma duração muito pequena ela vai até 1534 se não me falha a memória que é quando começam aí a ver as expedições né Jesuítas para que os índios sejam salvos Por que os índios têm que ser salvos os índios não podem ser escravizadas por que os índios têm alma né Mesmo que seja primitiva era a uma primitiva O que é uma alma primitiva primitiva significa dizer
que não era do jeito que os europeus esperavam fosse ou seja não era do jeito que Portugal esperava que fosse não se adequava ao lugar deles entende então eles basicamente chega ao Brasil su planta o que que é sua planta é impor a sua sua língua o feijão sua cultura tudo que estava acontecendo até então na história do Brasil Portugal ignora os indígenas que já estavam aqui dane-se quero colonizar e vamos matar meio mundo de índio que foi exatamente o que aconteceu quando os índios começam a resistir a essa escravidão né bom os peles-vermelhas Como
eram chamados pelos portugueses quando chegaram aqui ao Brasil e aí na catequização diz o que significa dizer que todo mundo sabe que catequização Verde catequese quem conhece aí um pouco Da Lógica da Igreja Evangélica já fez catequese Crisma E por aí vai bom catequização significa justamente pegar esse índio ensinar ele acreditar numa religião que não era dele né numa ideologia que não era dele é basicamente é colocado ela baixo né e fazer então com que a catequização que é a conversão mostrar para esses indígenas aqui que não existe nenhuma outra coisa além de Deus né
um Deus único diferente do que o posto povos indígenas acreditavam um Deus é presente onisciente e onipotente então ele suplantaram as línguas dos indígenas seus costumes e seu modo de viver seus hábitos e por aí vai foi uma atrocidade como tudo que é feito Portugal e aí quando Portugal chega ao Brasil é importante que vocês tenham em mente esse termo Portugal ele assume Uma colônia uma Digamos um descobrimento a colônia de exploração é diferente da colonização espanhola né a colonização e ela é de povoamento Ah então quer dizer que espanhol Espanha fez bem tal em
Portugal não não não significa isso nós estamos aqui tratando que realmente é cada um desses temas Tá bom então nos indígenas precisavam ser salvos urgentemente E aí bartolomé de Las Casas que o citei aqui no nosso início do nosso bate-papo ele vai dizer o seguinte olha os negros precisam ser salvos os negros tem algum os indígenas precisam ser salvos os indígenas têm alma e algo precisa ser feito com o apoio de toda a igreja para que parece de fazer o quê escravizar os índios Ok já para escravidão africana bota uma média Las Casas não tinha
esse olhar com atento esse olhar tão sensível vamos dizer assim porque assim e o nego não tinha alma não torço negro não tem alma não tem nada a ser salvo e quem foi que disse que o negro não tinha alma Arthur de gobineau eu um filósofo francês falou o seguinte olha e ele entra aqui nessas teorias racionalistas que a gente falou no início do nosso bate-papo E aí o que que ele ele sugere uma ação de gobineau ele diz que escravizaram os negros é basicamente fazer um favor a ele porque afinal de contas Eles não
sabem como lidar com nada porque eles não conseguem pensar é um crânio do negro para a surgir o pneu né naquela época século 19 18 e 19 fim ele só acione tá vendo aqui é a parte de trás o negro ele não tem essa parte de trás desenvolvida que dizem que a parte do comando né então se ele não tem a parte do comando desenvolvido ele o adestrado por alguém e ele tá pronto para servir ordem porque ele não pensa porque ele não tem alma Então tá tudo certo tudo tranquilo vamos escravizar bom e aí
gostaria de trabalhar nesse momento com vocês sobre essas duas imagens né a imagem do índio que foi sim acorrentado escravizado que vamos aqui falar que os indígenas viveram a melhor fase do Brasil porque isso não é verdade cada um tem o seu sofrimento né A diferença é que a igreja se coloca naquele momento ao lado dos indígenas e não se coloca ao lado dos dedos parece que é 2020 né porque tem algumas coisas muito parecidas Mas enfim não não é 2020 a gente não vai enxergar lá esse desenho aqui especificamente chama-se Anastácia livre o nome
da negra escravizada aqui é fácil porque ela usa assim a máscara né ela foi obrigada a viver com essa abordar se ela recebeu a sentença de Viver com Essa mordaça que começa da boca vai pela cabeça passa aqui por todos os lados para não ter como ela tirar isso e ela foi sentenciado a viver com isso pelo resto da vida porque porque ela se recusou a se deixar ser estuprada por pelo seu senhor de Engenho pelo dono da casa grande né E aí nisso ela chega aqui ele fala você não eu não posso te estuprar
Então tudo bem então eu vou te castigar né porque os homens então todo o senhor de Engenho basicamente Ele acha que ele tem o poder que ele pode fazer o que ele quer com corpo das mulheres é porque não gostava é no corpo das mulheres naquele momento e eles podem tudo eles são eles são muito mais então eles podem muito mais né e não é bem assim que funciona então a Anastácia ela vem justamente para provar eu sou dono do meu corpo e eu quero ter o direito de ser dono do meu corpo eu não
aceito ser parado e ao fazer isso ela foi sentenciado a viver com essa mordaça e é importante que nós falamos aqui que quando você vai procurar a primeira imagem que vai aparecer essa mas há outras releituras que já estão sendo feitas há muito tempo né uma nova história que vai é colocar nas taça será vai começar a colocar o rosto da Nastácia e apagar tirar esse símbolo né ou seja o que significa dizer nessa nova releitura que nós estamos fazendo aí sobre a imagem a importância de falar sobre é a importância de falar sobre a
coisificação do negro a importância de falar sobre a foto de oportunidades iguais e etc então nós estamos fazendo uma releitura de tudo que passou e nós estamos fazendo também uma releitura do período escravocrata propriamente dito e dizendo assim olha nenhuma pessoa deve ser amordaçada então ela não nasceu com essa mordaça muito preocupar you foi colocada nela Então agora novas obras com novas proposições históricas mudam aí essa perspectiva e colocam então Anastácia sem essa mordaça e que nós vemos de maneira tão cruel Resumindo o nosso bate-papo de hoje nós falamos sobre as missões Jesuítas né que
previam aí a catequização indígena salvar a alma indígena porque é mesmo que a alma fosse primitiva ele tinha alma logo precisava ser salvo esse pensamento não era o mesmo em relação O Segredo né Mas é por favor vem uma uma avaliada na internet dei uma pesquisada para que vocês possam ver a imagem da Nastácia livre sem a mordaça tá é muito importante bom então falamos sobre a catequização indígena teorias socialistas a salvação de um grupo que são os indígenas da escravidão E a continuação da escravidão empate do por parte do povo negro é isso espero
que vocês tenham gostado recomendo que vocês tiverem uma foto da louça para que vocês possam estudar posteriormente tamo junto é nós falou E aí E aí [Música]