A HISTÓRIA DO CONCÍLIO DE NICÉIA EM 325 E.C. – História do Cristianismo 20 ✝

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Prof. Jonathan Matthies
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Video Transcript:
e aí olá sejam muito bem vindos a mais um vídeo da série história do cristianismo aqui do canal em que hoje iremos conhecer um dos eventos mais importantes da história antiga o primeiro concílio de nicéia foi convocado pelo imperador constantino no de 325 e também responder algumas questões históricas bastante importância a respeito deste evento antigo o que motivou constantino a convocar escócia quais eram as principais problemas que as igrejas enfrentavam nessa época qual foi o ligado o concílio de nicéia e ainda quais são os principais erros e teorias conspiratórias que existem em torno deste importante
evento na história do cristianismo é o que nós iremos conhecer um vídeo de rocha inicialmente então antes de nos conhecermos como se deu a convocação do conselho também quais eram seus objetivos precisamos voltar algumas décadas no tempo para entender mas que eram os problemas que a seguir e estavam ao final do terceiro século e o início do quarto e cego e o primeiro de seus graves problemas eram as perseguições movidas pelo império romano sentem explicar um e muito especialmente entre os anos de 303 a311 para todos os decretos do imperador diocleciano inclusive ordenou a destruição
de diversas igrejas streep cristãos consideravam sagrados escritos do novo testamento e também de partes da bíblia essas perseguições pedaço foram abrandadas após o édito de tolerância de galerio e foi promulgado no dia trinta de abril do ano de 311 sendo seguido pelo famoso édito de milão de 313 foi assinado por constantino e licínio kit forma definitiva tem kanizawa religião cristã no império romano essas perseguições elas tiveram como um pacto no cristianismo a formação de alguns momentos cismáticos e serão abordados inclusive no concílio de nicéia como por exemplo o problema e o bispo leste de nicópolis
que rejeitava a readmissão daquele cristão que traíram a sua fé durante as perseguições e principalmente alguns deles e até mesmo chegar a entregar algumas cópias de vida agrado para evitar a própria morte assim também a morte de sua comunidade a sem dúvida o principal problema que surgiu no início do quarto século que será de fato o tema mais importante do concílio de nicéia é um problema de ordem doutrinar está relacionado a controvérsia ariana atenção nisso no egito entre o bispo alexandre de alexandria e o presbítero ar esta controvérsia ela está relacionada especialmente a compreensão teológica
a respeito da natureza do filho e o seu relacionamento com o pai nós podemos colocar basicamente da seguinte forma o filho foi gerado por deus a partir de seu próprio ser sendo desta forma eterno é igual ao pai e ao contrário o filho foi criado por deus sendo desta forma um começo e sendo inferior ao pai para os arianos o correto era esta última posição em que eles entendiam que houve um tempo em que o filho não existiu e por consequência ele seria inferior ao parar para entender a teologia desta forma os arianos se apegavam
alguns textos bíblicos como por exemplo o texto de joão capítulo 14 verso 28 que afirma aqui o pai é maior que eu e também ainda outros textos como por exemplo de ficar principal como é o caso de colossenses capítulo primeiro verso 15 que afirma que o filho é o primogênito de toda a criação já usando italianos como por exemplo o bispo alexandre principalmente o seu assistente foi atanásio de alexandria era bastante conhecido por sua luta contra o arianismo eles defendiam que o pai sempre foi o pai vai e sempre existirão juntos eternamente de forma igual
e curso especial eles também apoiavam a sua visão também utilizando textos bíblicos como por exemplo joão no capítulo 10 verso 30 e afirma que eu e o pai estamos um e os primeiros versos de joão e afirmam que a palavra deu e que portanto o vídeo era co-eterno com o pai igual a deus em todos os aspectos e essa polêmica não esteve localizada a apenas um giro mas começou a se espalhar para diversas outras regiões na enfiada muitas outras igrejas sendo que por volta dos anos vinte do século quarto ela já era considerada a ameaça
mais perigosa em relação à unidade do cristianismo apenas do império romano mas também fora dele e como no início deste século século quarto nós vivemos a ascensão de constantino se tornou o primeiro imperador cristão desistirem é claro até os dias de hoje algumas dúvidas a respeito da a cidade e também do conteúdo essa conversão o próprio imperador ele entendeu que precisava intervir nesta polêmica pois eram fato que além de ameaçar a unidade do cristianismo por consequência essa polêmica também ameaçava a unidade de todo o império romano ea primeira atitude de constantino na tentativa de resolver
este problema foi simplesmente enviar uma carta ao bispo alexandre e ao presbítero ário porta essa foi preservada por eusébio de cesareia o segundo livro de sua obra vida de constante era observar apenas uma pequena parte ali porque o imperador escreveu cara alexandre também parar you e também o que mais eusébio informa a respeito dos resultados desta tocar vamos ver o que nós temos ali no segundo livro a vida de constantina o victor constantinos maximus augustus para alexandre área quanto a divina providência que haja uma sofrendo e você o julgamento unido em referência a deus mas
quanto as suas fiz disputa sobre questões de pouca ou nenhuma importância embora seus sentimentos passando não ser harmoniosa essas diferenças devem ser consideradas a custódia secreta de suas próprias mentes e pensamentos e tome então se o sentimento dos mortos de amizade amor e consideração dessa maneira o piedoso imperador procurou por meio da carta anterior promover a paz da igreja de deus no entanto o mal foi maior que poderia ser remediado por uma única cá é medida em que aumentava continuarem a extravagância das partes rivais e os efeitos da desenvoltura se estendiam a todas as províncias
orientais e aqui nessa pequena parte da carta de constantino nós observamos ir para o imperador está polêmica era apenas uma questão irrelevante e nem deveria ter sido formulada mas apenas contido no interior da própria mente tanto de alexandre como diária isto é o imperador não entendia motivos ou razões suficiente haverá ler divisão ou disputa entre esses dois pelos cristãos mas como afirmou eusébio de cesareia esta correspondência do imperador foi algo simplesmente novo na verdade a crise estava se agravando cada vez mais influenciado muitas e muitas outras igrejas não encontrava-se apenas o egito assim diversas outras
regiões do império romano o que até mesmo sínodo realizado em antioquia pouco antes do concílio de nicéia entre os anos de 324/325 e contou com a participação ali de cerca de mais de 50 bis tanta da palestina da síria quanto da ásia menor que tentaram de alguma forma resolver esta polêmica relacionada à no entanto apesar de o siena do concluir que o arianismo deveria ser condenado as resoluções dos hienas e também seu alcance foram apenas locais e não resolveu o problema da maior parte das igrejas e além disto uma outra polêmica teológica também importante desta
época era referente à data da celebração da paz e também eusébio de cesareia nos informa o terceiro livro dessa mesma obra vida de constante vamos observar o que mais nós temos aqui com ele vai precisar porém antes desta época existia outra desordem mais violenta que atinge a igreja há muito tempo a diferença em relação a festas adotar da páscoa pois enquanto uma das partes afirmava que o costume judaico deveria ser respeitado a outra afirmava que a exata recorrência do período deveria ser observada sem seguir a autoridade daqueles que estavam erro e era muito estranho na
graça do evangélico e aqui nós observamos que nesta época a minha igreja que utilizavam o calendário judaico como uma referência para a data da celebração da fátima seria então 14 vista enquanto que outras realizavam os seus próprios cálculos qual será que além de um calendário judaico serem preciso também que os judeus estavam erro não aceitarem a mensagem do evangelho e foi na tentativa de resolver a todos os seus problemas e também unificar o cristianismo em todo o império romano o imperador constantino entendeu que era necessário realizar um grande concílio ecumênico envolvendo ali o máximo possível
de todos os igreja e que nos informa como se deu a convocação deste conselho também é novamente eusébio de cesareia ainda no livro 3 de sua obra vida de constante a observar ali mas alguns detalhes sobre como foram convocados os bicos para participar do primeiro concílio ecumênico delícia e para deus todo-poderoso a cura dessas diferenças era uma tarefa fácil e constantino parecia ser o único na terra capaz de ser seu ministro parecer bonfim mas assim que ele se familiarizou com os factos que de escrever e percebeu que sua carta aos cristãos alexandrinos havia falhado introduzir
seu dever de ser ele imediatamente despertou as energias isso amém declarou que deveria processar um máximo nessa guerra contra um adversário secreto estava perturbando a paz da igreja então como que trazendo uma ordem divina contra esse inimigo ele colocou um conselho geral e convidou a presença dos vistos de todos os quadrantes enviando cartas que expressavam a elevada honra e estima que não tinha por eles também a boa vontade do imperador contribuiu em muito para que esta convocação fosse efetivada ele permitiu alguns uso do transporte público enquanto que a outros proporcionou o amplo suplemento de cavalos
para condução o local escolhido para o siena do a senha na biquíni que era apropriada para a ocasião e este texto nós observamos como se deu a convocação para que o conselho fosse realizar cartas imperiais por uma enviadas a diversas igrejas inclusive o transporte público esteve à disposição destes vírus tudo para que desta forma o maior número possível de creme estivesse presente nesta reunião agora em relação ao local do concelho que foi a cidade de senha ela é muito provavelmente foi escolhida é mais por questões logísticas especialmente devido ao seu acesso era mais facilitado e
também ao clima nessa época mais favorável e de fato todos os esforços permitirão uma grande diversidade de besta e tivesse presente ali não consigo ministério é o que nos informa também eusébio de cesareia ali na continuação de te ver um pouco mais aqui também encontramos ali e ali se reuniram os mais distintos benefícios de deu vendo da europa líbia uma única casa de oração como que divinamente ampliada abrigava sírios e cilícios fenícios e árabes renegados da palestina e outros do egito líbano e lírios junto com aqueles que vieram da mesopotâmia o bispo persa também estava
presente nessa conferência então pouco faltar bom fita na assembleia ponto galácia pampili a capadócia ásia e freezer enviaram seus bispos mais distintos tem como os que moravam nas regiões mais remotas da trácia macedónia acaia e inteiro até mesmo da espanha um de grande fama dose de córdoba sentou-se como membro da assembleia o bispo da cidade imperial roma não pode assistir por causa de sua idade avançada nos seus presbíteros o representaram constantino é o primeiro príncipe de qualquer época que une uma guirlanda como esta mediante o vínculo da paz se apresentou a seu salvador como uma
oferenda em agradecimento pelas vitórias que tiveram sobre todos os inimigos é o número total de participantes do conselho varia de acordo com as suas histórias eu sempre precisar aí nesta mesma obra nos informa que ao todo foram um pouco mais de 250 vistos participaram já se nós observamos eustáquio de antioquia e nos informa que foram ao todo cerca de 270 enquanto que atanásio de alexandria já ficou outros escritores posteriores nos informam que o número era de 318 mas nós sabemos que essa última cif o número de 318 ele na verdade é muito mais simbólico do
que histórico pois ele está relacionado aos 318i servos de abraão se encontramos lá no livro de gênesis capítulo 14 verso 14 por conta disto é que as estimativas mais realistas que os historiadores laboram em um número que vai entre 250 a 300 participantes mais ou menos neste o número de hibisco que participou do concílio de nicéia o concílio foi aberto no dia vinte de maio do ano de 325 das reuniões do conselho e por mais de um mês sendo finalizado ali provavelmente ao final de joão em relação a data final do concílio nós já não
sabemos exatamente quando que ela ocorreu isso porque as fontes históricas ou são inconclusivos ou por vezes apresenta algumas divergências agora o mais importante resultado desse conselho foi a formulação do credo niceno foi adotado no dia dezenove de junho do ano de 325 combinava a posição dos arianos como elétrica a vitória do santos ariane que ela foi realmente bastante esmagadora apenas dois bispos não concordaram com o creme foram os bispos teores de barbary e segundos de pro demais e assim como também o próprio alho e rejeitou o credo niceno e como estes rejeitaram eles foram excomungados
e banidos para ilha compreendendo então que o resultado mais importante desse conselho foi o credo niceno vamos observar então como ficou explicano ali estabelecido no d13 o número que nós temos aí nós cremos em um só deus pai todo-poderoso criador de todas as coisas visíveis e invisíveis em um só senhor jesus cristo o filho de deus gerado como unigênito do pai e tu é da substância do pai deus de deus luz da luz verdadeiro deus de verdadeiro deus gerado não criado consubstancial ao longe são pai mediante o qual todas as coisas vieram a existir tanto
as que estão nos céus quanto à questão da terra e para nós homens e para nossa salvação desceu e se fez carne e se homem e sofreu isso se tão ter cirurgia ascendeu ao céu virá para julgar os vivos e os mortos e no espírito santo aos que dizem pois que houve um tempo em que o filho de deus não existia e que antes de ser concebido não existir e que veio a existir as coisas que não são o que foi informado de outra substância postes ou essência hoje a o que é uma criatura o
que é mutável e variável a estes a sagrada igreja católica e apostólica anatematizada e o redmine senha do ano de 325 posteriormente foi atualizado e ampliado no primeiro concílio de constantinopla d381 passando então a ser utilizada pelas diversas igrejas católicas ao longo da história considerado o mesmo como o mais importante legado do combustível demi sai agora em relação a outros resultados também foram muito importante do conselho foi o primeiro em relação à festa de páscoa foi decidido então que não seria utilizado o calendário judaico referência mas sim seja feito um cálculo próprio pênis cristão também
relação ao problema dos prismas como por exemplo os x maverick ano também houve reduções importantes a respeito dele e também a promulgação do direito canônico a respeito das leis relacionadas à disciplina eclesiástica em síntese o concílio de nicéia foi de facto um dos mais importantes eventos de toda a história do cristianismo porque foi a partir deste momento histórico em que nós observamos aquele que pode ser chamado como o na a ortodoxia da igreja porque a partir deste momento que nós temos uma definição claro a respeito daqueles que deveriam ser considerados como cristãos católicos ou não
agora antes de nós finalizarmos o conteúdo do vídeo de hoje sobre o concílio de nicéia também em importante identificarmos alguns dos equívocos que existem até os dias de hoje relacionados a este importante evento histórico e o primeiro destes arquivos afirmação que diz que o concílio de nicéia foi o responsável por determinar o cânon bíblico essa ideia está simplesmente errado nós não temos nenhuma evidência histórica nos informa que o concílio foi responsável por determinar quais dedicaram parte de cano ou quais livros que serão excluídos principalmente contradizendo então o que foi estabelecido pelo conselho não existe nenhuma
fonte histórica a respeito disso também bastante frequente é afirmar que o concílio de nicéia foi o responsável por estabelecer a doutrina da trindade isso quem está incorreto porque a doutrina da trindade ela só foi e faca estabelecida eu consigo de constantinopla ao final do século quarto aqui não consegui nicéia nós ainda temos o espírito santo como uma questão em aberto então não é verdade que a trindade aqui foi estabelecendo e ainda um outro erro que encontramos com bastante frequente e afirmar que constantino foi o responsável por determinar o cristianismo como a religião oficial do império
romano isto também não é correto o cristianismo ele só se tornou a religião oficial de roma a partir do imperador teodósio com o édito de tessalônica no dia vinte e sete de fevereiro do ano de 380 com constantino o que nós temos é um apoio do império aos cristãos mas neste momento do conselho estreia o cristianismo ainda não era a religião oficial do império romano visto hoje nós conhecemos a respeito deste importante evento histórico o primeiro concílio ecumênico de estreia plano de 325 para que eles ainda que tiverem dúvidas quiserem também levantar críticas comentários sugestões
de outros temas vocês poderão inscrever seus comentários logo abaixo do vídeo no youtube também para que ele se gostaram dê mais isso tudo aqui no canal eu convido a deixarem o like no vídeo ajudar em um canal crescer e se desenvolver a cada vez mais levaram conhecimento a muitas e muitas outras pessoas e também para aqueles que consideram importante o meu trabalho aqui no youtube não combina a pensarem na possibilidade de tornarem-se apoiadores aqui do canal através da plataforma do após se além de estarem ajudando o canal também recebem como recompensa foi algumas dessas apostilas
digitais que eu preparei aqui especialmente para os estudantes apoiadores do canal então envio para o e-mail dos apoiador um esse eu vou ficando por aqui e nos vemos muito em breve no próximo estudo aqui do canal e aí e aí e aí e aí e aí
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