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Video Transcript:
a paz do senhor tudo bem Estamos ao vivo estamos ao vivo já chequei aqui na minha segunda tela sejam todos bem-vindos eu sou o pastor Ciro Sanchez e bord sejam bem-vindos ao meu canal vou pedir a gentileza de vocês que estão chegando é curtam por gentileza este vídeo compartilhem eu vou dar aqui alguns minutos ou talvez um minuto seja o suficiente para que vocês possam aí compartilhar esta live por gentileza queremos que o maior número de pessoas participem dessa nossa primeira de uma série de 40 lives hein Veja que desafio nós temos pela frente mas
se Deus quiser nós vamos se Jesus não voltar até lá não é nós vamos conseguir aí apresentar essas 40 videoaulas uma por semana claro que se Deus me abençoar e eu tiver um tempo melhor eu posso até tentar fazer duas eventualmente Mas o que está programado é uma live por semana então Enquanto vocês estão curtindo este vídeo compartilhando eu quero aqui dar boas vindas para os novos membros aqui do canal que Deus abençoe grandemente o nosso irmão Bernardo Vital dos Santos nosso irmão nider la serda Pereira irmã Érica Betânia irmão céo Evangelista Pedro heda Fábio
Cunha Antônio Gonçalves de Lima pastor Evandro meu amigo lá do Tocantins Professor Evando Carlos erita Marcondes Felipe Costa Everaldo Pinheiro Valdemir Gonçalves icardo Henrique Trindade Edilson são as pessoas que estão se tornando membros do meu canal Claro que eu quero agradecer também aos que já já são membros H algum tempo você que já é membro algum tempo a estrelinha tem uma cor diferente nãoé e então eu sempre Convido os irmãos para se tornarem membros porque esta série por exemplo alguém me perguntou se eu vou cobrar alguma coisa Claro que não é 100 100% gratuita essas
40 videoaulas vão ficar disponíveis aqui no meu canal vão ficar gravadas qualquer pessoa pode assistir inscritos e não inscritos é claro que se você gosta do nosso trabalho é um pedido que eu faço inscreva-se porque nós queremos chegar em breve aí estamos bem próximos a de 100.000 membros 100.000 inscritos perdão membros Já pensou se fosse 100.000 membros eh Seria ótimo né mas são 100.000 Estamos chegando a 100.000 inscritos e temos aí também vários irmãos que já são membros e eu incentivo os irmãos a se tornarem membros por quê Porque sendo membros os irmãos vão ter
benefícios um deles é receber o nosso estudo Esse estudo que você está vendo aqui que eu vou hoje cada semana vai ter um roteiro tá vendo olha aqui o meu roteiro é o mesmo roteiro bem detalhado é o mesmo roteiro que vocês vão receber claro que eu vou apresentar aqui ao fundo você pode ver que tem uma tela de apoio mas na verdade o mais importante é o roteiro se você tiver o roteiro aliás quem é membro já recebeu antecipadamente no sábado e depois eu ampliei eu revisei então se você porventura imprimiu eu peço desculpas
mas lá na pasta de membros você já tem um esboço mais detalhado que eu fui melhorando Claro antes dessa vídeoaula tá bom pessoal então vamos direto ao assunto que nós já estamos aí a quase 5 minutos de Live e eu vou começar agora propriamente a nossa videoaula eu vou pedir que vocês Claro vocês estão interagindo aí na parte do chat mas se você quer que uma uma pergunta sua seja respondida não hoje necessariamente mas ao longo dessas videoaulas porque claro nós vamos examinar todos os versículos de Apocalipse todos os capítulos e todos os versículos então
claro que a sua dúvida sobre alguma parte de Apocalipse vai ser respondida em algum momento se você já quiser fazer a sua pergunta mas não coloque no chat coloque na parte de comentários porque aí claro eu vou ter aquilo ali e como algo mais assim para eu porque eu vejo sempre os comentários né o chat não vou ter condição de ver agora mas os comentários eu vou verificar e claro vou tomar nota no meu roteiro para responder as perguntas especialmente dos membros né os membros claro sempre vão ter ade porque são apoiadores do nosso canal
bom pessoal como vai funcionar esta série de 40 40 40 videoaulas eu vou fazer julo aqui é o que eu sempre digo tem que tomar tempo com o assunto querem entender Apocalipse eu tenho visto aí alguém apresentando um aulão de 2 horas e tal tudo bem Dá para aprender bastante coisa mas modéstia parte eu tenho certeza que se você fizer essa essas 40 videoaulas você vai ter as suas perguntas modéstia parte respondidas Claro que eu não sei tudo também mas pelo menos uma visão Geral de alguma questão eu vou apresentar vou lançar luz vou recomendar
livros eu estou aqui cercado de livros e alguns deles eu vou apresentando na medida em que eu eh falo aqui de Apocalipse pois bem eh como vai funcionar essa série que faz J repito ao que eu sempre digo tome tempo com o assunto as aulas são gratuitas Eu repito mas o membro vai receber o estudo e de forma antecipada Ou seja quando você começar a aula você já vai estar de posse do seu roteiro para você poder acompanhar isso é o que está acontecendo hoje com os membros do nosso canal Então é assim que vai
funcionar e ao final Claro a após essas 40 videoaulas uma por semana e Se Deus abençoar eu não estiver viajando ou se eu estiver com a minha agenda um pouco melhor minha agenda de compromisso claro que eu vou também antecipar quando der para eu fazer duas aulas numa mesma semana eu vou fazer de preferência nós vamos estar aqui todas as terças-feiras às 9 horas mas quando precisar mudar o horário eu vou falar talvez numa numa quinta quarta não porque eu já tenho a Live do nosso setad lá no Instagram mas numa quinta numa sexta eventualmente
no outro dia da semana mas aí eu aviso antecipadamente para os irmãos se programarem e quem não puder assistir ao vivo Claro a Live vai ficar gravada muito bem então vamos começar aqui eh nós eu vou colocar aqui um roteiro para quem não tem o esboço é claro a nossa primeira pergunta ainda na introdução dessa videoaula é a seguinte porque essa série vai se chamar Apocalipse perícope por perícope eu poderia dizer também versículo por Versículo ou capítulo por capítulo mas não faria juz ao que nós nos propusemos a fazer porque nós vamos responder perícope por
perícope irmão ca essa palavra perícope eh não é uma palavra usual é verdade é um termo técnico muito usado em hermenêutica mas aqui nós estamos para aprender e crescer juntos então quando eu uso perícope eu insisto nessa palavra porque ela é uma palavra específica ah irmão Siro poderia usar parágrafo sim parágrafo talvez é o termo que melhor se aproxime do que eu quero dizer mas não é simplesmente um parágrafo porque se você pegar qualquer versão da bíblia ela apresenta uma proposta de parágrafo mas eu aqui estou apresentando a minha a própria proposta Ou seja eu
mesmo estou eh fazendo uma abordagem de conjuntos de versículos que eu próprio escolhi então por isso eu prefiro a palavra perícope porque perícope é justamente um conjunto de textos no nosso caso um conjunto de versículos que tem o seu sentido completo então por exemplo na próxima vídeoaula a segunda Nós já vamos entrar propriamente no texto de Apocalipse porque a aula de hoje é introdutória na próxima videoaula nós vamos analisar a primeira perícope qual é Apocalipse Capítulo primeiro Versículos 1 a 8 que é o prólogo de Apocalipse que é fundamental para você entender Apocalipse Quem ignora
o prólogo de Apocalipse depois não vai entender nada então Fique atento ao prólogo eu peço desculpa aos irmãos que por enquanto eu não vou aqui interagir porque eu preciso a aqui seguir o roteiro mas eu estou recebendo aqui e as mensagens sobretudo dos membros e estou muito feliz com a participação de todos vocês Tá certo que Deus os abençoe já saudei aqui no início os novos membros e fique tranquilo você que é membro você sempre vai ter prioridade deixe o seu comentário a estrelinha aparece na frente do seu nome eu sei que você é membro
e sempre eu vou dar prioridade para os membros não que eu despreze os irmãos que não são membros não é isso mas claro que eu devo também eh ser grato aos membros desse canal muito bem então o primeiro ponto é este que está aparecendo aqui para vocês por Apocalipse perícope por perícope é porque nós vamos analisar 39 perícopes dos 22 capítulos de Apocalipse Capítulo eh Apocalipse tem eh 22 capítulos 404 versículos e nós vamos Claro agrupar esses 404 Versículos em perícopes a primeira perícope ou seja o primeiro conjunto de Versículos selecionados para analisarmos vai ser
Apocalipse Capítulo primeiro Versículos 1 a 8 pois bem uma outra pergunta claro importante que nós precisamos responder de imediato é o que é Apocalipse Apocalipse é bom que se diga é o único livro Profético do novo testamento claro que o Novo Testamento está cheio de profecias mas um livro que pode ser chamado de Profético no Novo Testamento Claro é Apocalipse no antigo testamento você tem vários mas no Novo Testamento o único livro Profético de fato é Apocalipse por quê Porque em seus 404 Versículos nós temos nas suas 200 78 alusões ao antigo testamento nós temos
registrado ou registradas as visões do apóstolo João durante seu exílio na ilha de Patmos mas estas visões elas se referem sobretudo ao futuro se bem que no começo de Apocalipse tem uma referência ao passado ao passado recente de João ao presente que ele estava vivendo porque ele escreve para sete igrejas da província da Ásia que eram igrejas claro que existiam naqueles dias e depois a partir do Capítulo 4 até o 22 nós vamos ter uma referência ao futuro João ele segue rigorosamente o conselho de Jesus lá em Apocalipse Capítulo primeo Versículo 19 o que que
o Senhor Jesus disse para João escreve as coisas que tens visto veja o passado recente de João e as que são e as que depois destas hão de acontecer e João começou a registrar você vê o primeiro capítulo Claro é o que João já tinha visto porque ele viu Jesus em poder e grande glória mas claro ele não teve como continuar olhando para o Senhor ele caiu como morto ele não suportou a glória do Senhor ele caiu como morto mas na mesma hora o senhor Estendeu para ele a sua destra Isto é a sua mão
direita ele disse eu sou o primeiro e último eu sou aquele que fui morto e agora vivo e tens em minhas mãos as chaves da morte do inferno eu sou alfa e o ômega o princípio e o fim o que é o que era e o que há de vir o todopoderoso e depois João quando ele vai registrar ele que viu de relance Porque ele caiu como morto mas o que ele viu de relance ele usando a linguagem aqui da terra valendo-se de figuração de linguagem ele então registrou Seus olhos eram como chama de fogo
o seu cabelo era como lã Branca os seus pés er como latão reluzente da sua boca saiu uma espada aguda de dois fios a sua voz era como a voz de muitas águas veja que maravilha é o primeiro capítulo João escreveu o que ele tinha visto Depois nos Capítulos 2 e 3 Claro ele escreveu as coisas que para ele eram Jesus falou escreve as coisas que são que era na verdade a ali o que ele falou e dirigindo as destinatárias originais que são aquelas sete igrejas da província da Ásia muito bem então Apocalipse repito é
o único livro Profético do novo testamento é um livro na verdade que apresenta se nós fôssemos colocar aí numa categoria um gênero para Apocalipse um gênero literário Apocalipse seria um livro apocalíptico Profético não apenas apocalíptico porque os teólogos liberais especialmente que não creem que a bíblia é a palavra de Deus eles colocam a literatura Apocalíptica que está na Bíblia no mesmo bojo daquela literatura Apocalíptica que surgiu entre eh o ano 200 antes de Cristo e o ano 200 depois de Cristo ou seja um período de 400 anos onde proliferou a Literatura apócrifa e junto com
ela a literatura Apocalíptica que não deixa de ser também um tipo de literatura apócrifa porque não tem o selo da Inspiração Divina Então quem quer na verdade eh desprezar o livro Apocalipse da Bíblia acaba colocando tudo no mesmo bojo mas ignora que Apocalipse não é apenas literatura Apocalíptica é literatura Apocalíptica Profética Apocalipse faz parte da literatura Apocalíptica profética Gordon eu cito até aí no nosso roteiro referindo-se aos autores que escreveram apocalipses né vários apocalipses que surgiram no período interbíblico e também nos dois primeiros séculos da era Cristã Gordon Fei ele diz o seguinte que esses
autores estavam engajados em um tipo de literatura subversiva profetizando julgamentos cataclísmicos sobre seus Perseguidores A substância dos Apocalípticos incluía vários dispositivos literais literários perdão reconhecíveis quanto as suas linguagens eram deliberadamente enigmáticos E simbólicos então quando alguém depara com o livro apocalíptico apócrifo vamos assim chamar e o compara com Apocalipse e tenta interpretar o Apocalipse bíblico da mesma forma comete um erro porque o apocalipse bíblico na verdade como o próprio nome já diz é uma revelação do Senhor Jesus Cristo é uma revelação do próprio senhor Jesus Cristo Então não é um livro para você considerar como
um livro enigmático mas como um livro de Revelação Só que essa revelação Claro é uma revelação que ocorre de uma maneira eh pictórica simbólica e você precisa entender como funciona essa abordagem de Apocalipse para você saber como que são essas profecias porque são profecias que Apocalipse apresenta não é algo que já se cumpriu e daqui a pouco nós vamos entrar nisso nesse ponto mais precisamente comparando o preterismo com o futurismo que é a nossa posição que eu aqui já antecipo mas daqui a pouco eu vou apresentar detalhadamente os meus pressupostos Porque é importante você saber
você vai ficar comigo se Deus quiser ao longo dessas 40 videoaulas Então você precisa saber os meus pressupostos seria desonesto da minha parte se eu não apresentasse os meus pressupostos irmão sira O que são pressupostos é aquilo que você já tem em mente quando você vai estudar a bíblia É errado ter pressuposto Não não é errado você não pode colocar o carro na frente dos Bois você não pode colocar o seu pressuposto acima da evidência por exemplo se eu parto de um pressuposto que contaria a evidência minha interpretação será um desastre por exemplo se eu
partir da premissa ou do pressuposto de que Deus não existe veja esse é um pressuposto que contraria a evidência porque a Bíblia é Clara ao apresentar Deus como criador como controlador de todas as coisas se eu partir do pressuposto de que a Bíblia não é a palavra de Deus é outro falso pressuposto que vai me conduzir à tragédia no que tange a Interpretação da Bíblia a heresia até então eu tenho que partir de pressupostos válidos pressupostos que não contrari a evidência E é isso que nós vamos falar daqui a pouco bom ainda respondendo à pergunta
o que é Apocalipse nós podemos também nos lembrar já que eu vou falar aqui um pouco do dispensacionalismo não é então é importante citar aqui o que Cis Scofield diz na sua Bíblia de Estudo que toda a bíblia pode ser resumido em cinco palavras ele se refere na verdade a cinco sessões preparação que é todo o antigo testamento porque na verdade essas cinco palavras se resumem em cinco letras j e s u s Jesus por quê Porque essas cinco palavras dizem respeito à cinco sessões da Bíblia alusivas a Jesus então preparação é todo o antigo
testamento que fala da preparação porque Jesus veio ao mundo na Plenitude dos tempos então todo o antigo testamento fala dessa preparação para Jesus se manifestar aí vem a segunda palavra que é justamente manifestação os quatro Evangelhos aí vem propagação que é o livro de Atos Quando o evangelho começou a ser propagado por toda parte aí vem explicação que são as epístolas que explicam tudo a respeito de Jesus e a última sessão a quinta sessão é eh representada pela palavra consumação que diz respeito ao livro de Apocalipse então preparação manifestação propagação explicação e consumação e consumação
refere-se à sessão profética do novo testamento que é justamente uma referência ao livro de Apocalipse então Apocalipse repito é o único livro que é Profético no Novo Testamento os outros livros claro também contém profecias também contém escatologia mas o livro que nós podemos chamar de Profético no novo testamento é o livro de Apocalipse vamos avançar agora para os nossos pressupostos como eu falei que são pressupostos dispensacionalistas Tem pessoas que não suportam ouvir essa palavra dispensacionalismo ISS eresia bom eu quero aqui explicar eu quero e desmistificar isso e explicar para vocês que o dispensacionalismo não tem
nada que ver com heresia quando se fala de dispensacionalismo as pessoas pensam em mapas aquela coisa sete dispensações e tal Claro o dispensacionalismo também trata disso de dispensações só que o dispensacionalismo como método como um conjunto de pressupostos para interpretar a Bíblia não tem nada que ver com isso a Rigor porque o que define o dispensacionalista não é propriamente o número de dispensações em que ele crê se são três são quatro são sete Eu por exemplo creio e vejo na Bíblia sete eu vou explicar depois por quê mas isso aí não é prioritário O que
é prioritário como eu vou explicar daqui a pouco são S três pilares três pilares do dispensacionalismo que você vai ver que não contariam a evidência são Pilares que estão de acordo com a evidência por isso que eu considero esses pressupostos fundamentais para você interpretar toda a escatologia bíblica e claro o livro de Apocalipse que é o que está aqui em Pauta nessa nossa primeira videoaula que é uma aula de base eu não estou entrando ainda no texto porque esta série é Apocalipse perícope por perícope Mas nós vamos começar a examinar cada perícope a partir da
segunda videoaula hoje são os pressupostos Então veja eu quero apresentar aqui rapidamente uma abordagem geral sobre o dispensacionalismo porque a primeira pergunta que alguém Faz é quem inventou o dispensacionalismo E aí quem está com o roteiro em mão você que é membro veja aí quanta coisa que eu coloquei que não vai dar tempo de eu falar de tudo isso mas você ter o roteiro o que eu quero adiantar é que não foi John Nelson darby que inventou o dispensacionalismo quem ainda diz isso precisa se atualizar não é quem diz que o quem ainda diz que
quem inventou o dispensacionalismo foi John Nelson darby Claro precisa ler alguma literatura eu tenho apresentado aqui na verdade três livros eu vou até fazer menção deles que são três livros fundamentais um é para entender o dispensacionalismo do ponto de vista teológico outro é para entender o dispensacionalismo do ponto de vista histórico e outro para entender o dispensacionalismo do ponto de vista bíblico veja como é importante essas esses três enfoques então do ponto de vista teológico Eu sempre tenho recomendado esse livro aqui ó depois eu vou colocar aqui também na descrição deste vídeo e num comentário
em destaque um link para você adquirir esse livro de Charles ryer dispensacionalismo da editora Batista Regular Esse é o melhor livro a meu ver mais sintético e com a melhor explicação comparando com outras posições do dispensacionalismo do ponto de vista teológico aí eu recomendaria também agora do ponto de vista histórico esta obra que é excelente da editora Carisma dispensacionalismo antes de darby olha aqui algo que muita gente não descobriu ainda já existia dispensacionalismo antes de darby e aqui o autor William Watson ele fez uma pesquisa acadêmica e ele foi nas bibliotecas e lá em Londres
em outros lugares e ele descobriu que darby na verdade o que ele fez foi apenas sistematizar o que já havia em vários escritos ao longo dos séculos desde os primeiros séculos ali William Watson ele descobriu que darby não foi não é o pai do dispensacionalismo ele apenas fez uma ótima sistematização tá certo e aí do ponto de vista bíblico para você ver como as dispensações de alianças Elas têm base bíblica Olha que livro volumoso um excelente livro de and Woods da editora chamada que livro esse aqui o reino vindouro quem não tem esse livro ainda
não sabe o que você está perdendo você vai ver aqui o embasamento bíblico para dispensações e alianças tá certo mas vamos adiante Então quem inventou o dispensacionalismo reitero não foi John Nelson darby esses três livros que Eu mencionei vão ajudar você por quê ele eles vão mostrar do ponto de vista histórico que Justino mártir lá no segundo século já tinha apresentado eh pormenores ligados ao dispensacionalismo que John Nelson darby utilizou Irineu de Lyon também no no século I Clemente de Alexandria no século 2 entrando no século 3 Joaquim de Fiore já no século 12 e
ele morreu no século X3 mas ele fez um esquema tripartido da história abordando as eras da lei da graça e a dispensação ou a era futura veja como isso aí foi utilizado também por darby que sistematizou tudo isso Pierre eh poar um filósofo e teólogo francês tudo isso está no meu roteiro para quem é membro tem aí o detalhamento John Edwards Isaac watts John Nelson darby John Nelson darby então ele se Valeu de tudo isso ele utilizou tudo que ele leu nessas obras ao longo dos séculos e é bom que se diga Ele não aprendeu
com uma menina chamada Margaret McDonald isso aí na verdade é uma é uma invenção de alguns aliancistas mal intencionados ou no mínimo mal informados ou talvez até desonestos porque veja com esses livros que eu apresentei especialmente dispensacionalismo depois de darby tem também aquela obra quando a trombeta soar da editora chamada em que tem o capítulo falando da dos primeiros anos de darby como foi a sua formação você vê que darby foi um teólogo era um anglicano que tem formação que conhecia vários idiomas que fez uma tradução da Bíblia veja era um teólogo era um professor
de Bíblia era um pregador e ele Claro é a história diz que ele encontrou-se com essa menina Margarete essa jovem essa adolescente Margarete McDonald mas ele não foi conversar com essa menina para aprender com ela ele ouviu o que ela disse e a história mostra que ele considerou o que ela disse uma heresia porque aquela menina ela estava envolvida lá com eh uma espécie de pentecostalismo mas com influências que ali na verdade era um pseudo pentecostalismo infelizmente devido a mistura que ela estava fazendo lá eh ensinamentos de um padre chamado lacunza e também ali aquele
outro aquele outro autor que também eh influenciou aquela menina que era um que era também um protestante mas que ela estava confusa e o posicionamento dela não era propriamente pré-tribulacionista eraa pós tribulacionista então quando John Nelson darby sistematizou o dispensacionalismo ele se Valeu de todo esses livros e autores que ele conhecia na época porque ele era um estudioso e não foi aí eh através do encontro com essa jovem que muito citam tem um filmete aí na internet né Margaret McDonald e aí junta com com o com o adventismo com Testemunha de Jeová justamente para tentar
desmerecer e criar na verdade a falsa ideia de que o dispensacionalismo é uma heresia cuidado com isso tá certo o dispensacionalismo então ele tem vários representantes o próprio Cis coffield eh Lis chafer ironside Alva mclean René pachet que é um francês dwight pencos John alv Stanley tusan Mark Hit coock Way House Thomas Ice mal coat GR Jeffrey Larry crut Field Floyd delmore John Feber Paul Feber Robert Thomas John mlin Robert grom Jeffrey thusen Arnold frenal Edward hinon coloquei aí o próprio Tim L Rey David germa também Norbert lit John mcartor né John mcartor que eu
sempre quando cito tenho que fazer uma observação porque ele é anti Pentecostal infelizmente mas caror é um teólogo embora calvinista e anti Pentecostal ele é pré-tribulacionista e na sua posição pré-tribulacionista Claro ele alinha-se com os nossos pressupostos também dispensacionalistas ah no meu caso como eu sou aqui também um representante da Assembleia de Deus é claro que eu tenho os meus ah os meus autores que eu cito como referenciais também assembleianos não é e que são dispensacionalistas alguns que infelizmente eh não são considerados hoje em dia por causa de Deslizes que eles tiveram ao longo da
sua carreira mas por exemplo o famoso finis Jes dake Não é daquela Bíblia dake hoje muita gente não cita porque ele acabou também aí cometendo alguns Deslizes de ordem filosófica mas ele eh também é um um teólogo de de linha dispensacionalista não é ah o próprio laur olsan Antônio Gilberto que é muito conhecido aqui no Brasil Stanley horton Stanley horton né Jimmy Swagger Jimmy Swagger tem muitas obras escatológicas a própria Bíblia dele Aquela Bíblia de comentário tem alguma coisa ali que você pode aproveitar Abrão de Almeida Eurico bergstein Severino Pedro da Silva e modéstia parte
também Ciro Sanchez e Bard tem aí alguma coisa escrita aí na área de escatologia a teologia sistemática pentecostal da CPAD tem a unidade escatologia ali que é de minha modesta autoria tem também o meu livro erros escatológicos que os pregadores devem evitar E tem também o curso perguntas escatológicas do cadb que é um curso que eu recomendo a todos você que quer se aperfeiçoar em escatologia fale com o set adbi e faça esse curso é um curso de 2 meses você vai ter um conhecimento amplo de escatologia pois bem falando da Assembleia de Deus propriamente
antes de eu entrar nos pilares do dispensacionalismo que alguém pode perguntar Assembleia de Deus é dispensacionalista irmão Ciro Não de jeito nenhum porque o dispensacionalismo é uma heresia eu ouvi que é uma heresia meu irmão você que é assembleiano você precisa conhecer a história da sua doutrina infelizmente tem pessoas que prestam um desserviço por aí Dizendo Assembleia de Deus eh não tem doutrina ela pegou um pouco da Batista um pouco não sei de quem e tal não não não não embarque nessa Canoa Furada a Assembleia de Deus já tem mais de 110 anos e desde
1916 de maneira oficial nós temos ali uma declaração de verdades fundamentais e você vai ver você que é estudioso você vai ver que desde 1916 de maneira oficial a Assembleia de Deus tem pressupostos dispensacionalistas quando eu falo do dispensacionalismo aqui eu estou falando de pressupostos que você vai entender daqui a pouco que tem a ver inclusive com a nossa posição pré milenista e pré-tribulacionista e também futurista por isso que eu estou falando bastante do dispensacionalismo porque a Rigor a nossa posição é o pré-milenismo dispensacionalista e o prém dispensacionalista que não deve ser confundido com o
pré-milenismo clássico ou também chamado de histórico que nós vamos entender porque que existem essas designações diferentes mas o pré-milenismo dispensacionalista é a nossa posição porque ela Abarca não somente o pré-milenismo mas também o próprio pré-tribulacionismo e ainda o futurismo evidentemente né tudo isso está relacionado pois bem se nós fôssemos a apresentar aqui um histórico da posição dispensacionalista eh da Assembleia de Deus nós poderíamos dizer que de modo geral ah essa posição Abarca o futurismo e o pré-tribulacionismo e ela existe desde 7 de maneira oficial desde 7 de outubro de 1916 quando foi publicada nos Estados
Unidos ali a mencionada declaração de verdades fundamentais o que diz essa nossa declaração de verdades fundamentais da Assembleia de Deus não é quanto à escatologia os artigos 14º ao 17º que são artigos escatológicos menciona o arrebatamento dos crentes que estiverem vivos menciona a transladação da verdadeira igreja veja transladação menciona também a vinda pré-milenismo Senhor Jesus para recolher o seu povo a si mesmo e julgar o mundo em retidão Então veja que por aí você já percebe que nós temos eh na verdade eh pressupostos na própria declaração de verdades fundamentais que são dispensacionalistas a evolução dessas
doutrinas eu não vou aqui pormenorizar mas desde 1916 autores foram escrevendo sobre elas mar P Nelson er Land e Ralph higs né Eu coloquei tudo aí e no Brasil o próprio gunar vingren que era teólogo É bom que se diga gunar vingren era um teólogo e ele como teólogo ele ficou atento a essa evolução ele estava em contato com a igreja de Chicago num primeiro momento ele teve contato com William Duran que foi quem melhor sistematizou as doutrinas eh que a Assembleia de de Deus hoje esposa não é mas William Duran acabou morrendo muito cedo
em 1912 mas outros teólogos importantes ali também eh já já estavam esboçando essas doutrinas antes de 1916 e em 1916 então surgiu a declaração de verdades fundamentais que foram sendo melhor pormenorizadas e então gunar vingren que estava atento a tudo isso Ele publicou artigo nos periódicos nos veículos da época o Boa Semente Ele publicou um artigo importante 1919 e também no som alegreem 1929 e finalmente no Mensageiro da Paz em 1930 ele escreveu um artigo que cremos que hoje é o nosso cremos quem abre o Mensageiro da Paz hoje vai ver o cremos ali está
de maneira sintética todos os pontos doutrinários que constam da nossa declaração de verdades fundamentais inclusive aí os artigos escatológicos nãoé que tem a ver com o arrebatamento da igreja antes do período tribulacional e por aí vai pois bem já estamos aí caminhando para 1 hora né Uma hora de Live mais ou menos quanto tempo é isso aí já estamos passando na ou não não 38 minutos é isso Ah então até que rendeu bem né o que nós estamos aqui apresentando mas os pilares do dispensacionalismo que eu vou chamar aqui agora de dispensacionalismo normativo é preciso
você entender a diferença entre o dispensacionalismo como pressupostos para interpretar a Bíblia que é o dispensacionalismo normativo e o dispensacionalismo como segmento como grupos que são dispensacionalistas Então você tem os dispensacionalistas clássicos Você tem os dispensacionalistas revisados Você tem os dispensacionalistas assembleianos que eu vou explicar daqui a pouco tem uma diferença porque algum os assembleianos costumam dizer eu sou clássico sim a Rigor podemos dizer que somos clássicos mas nós temos alguns pormenores que são diferentes do dispensacionalismo clássico e do revisado Então nós não podemos pôr tudo no mesmo bojo o que nós podemos pôr tudo
no mesmo bojo é no que tanja ao método no que tanja ao método todo dispensacionalista que se preza eu não estou falando aqui do progressivo porque o dispensacionalista progressivo Na verdade ele próprio há de reconhecer que ele não segue rigorosamente ele não subscreve os três pontos ele não está de acordo com os três pilares que Eu mencionei do dispensacionalismo normativo o dispensacionalista progressivo ele flerta ele na verdade ele ele acaba desgastando o dispensacionalismo para se mostrar mais agradável eh mais amigável com os aliancistas e nesse movimento ele acaba na verdade sendo muito mais eh beneficiando
muito mais a posição aliancista em detrimento da dispensacionalista por isso que eu não considero com todo respeito aos irmãos que se denominam dispensacionalista progressivos né como o clig brazen lá do do do Dallas theological seminary dar Bock né são autores importantes Eu até tenho obras deles estudo e gosto de alguma coisa é importante mas eu não gosto quando eles tentam aí de alguma maneira tentar e eles tentam desgastar não é os pressupostos do dispensacionalismo bom quais são irmão Ciro Você que está chegando agora irmão Ciro eu vim aqui para assistir uma aula sobre Apocalipse o
que que isso tem a ver com Apocalipse se veja você que perdeu a introdução eu estou apresentando pressupostos porque análise textual vai começar na segunda videoaula na segunda videoaula eu vou começar com a primeira perícope Apocalipse Capítulo primeiro Versículos 1 a 8 mas hoje é uma aula para colocar as bases Então eu estou aqui apresentando na verdade ah os meus pressupostos porque eu acho desonesto eu fazer uma análise eh de Apocalipse sem apresentar os meus pressupostos então por isso que eu quero ser claro aqui com respeito a isso quais são os pilares do dispensacionalismo normativo
você que até hoje ainda não entendeu o que é dispensacionalismo preste atenção para você não ficar aí embarcando nessa Canoa Furada de falar ah dispensacionalismo é uma heresia tem a ver com adventismo tem a ver com Testemunha de Jeová não não não nada disso Quais são os os três pilares do dispensacionalismo normativo primeiro a interpretação literal consistente quando nós falamos de uma interpretação literal literal ou também retórica né consistente significa que você vai adotar o mesmo método de Interpretação para toda a Bíblia e qual é o nosso método o método de quem é conservador de
quem crê que a bíblia é a palavra de Deus porque quem não crê na palavra de Deus Deus não creia que a bíblia é a palavra de Deus vai adotar métodos liberais Como por exemplo o método histórico crítico é um método útil mas ele surgiu justamente no período em que o liberalismo teológico estava em ascensão ali a chamada alta crítica um termo que hoje em dia nem se usa mais né antigamente se usava esses termos alta crítica baixa crítica hoje em dia basta dizer crítica textual né no no mundo Acadêmico o termo que é mais
utilizado é crítica textual simplesmente mas quando alguém se referiu a alta crítica justamente porque estava criticando os teólogos liberais porque eles já parem do pressuposto utilizando o método histórico crítico de que a Bíblia não é a palavra de Deus agora nós que somos conservadores Qual é o nosso método é na verdade o método histórico gramatical pessoal quero agradecer Aí temos 227 pessoas online que maravilha e 240 eh likes né quer dizer várias pessoas já passaram por essa Live alguns talvez não ficaram Mas você que está aqui eu peço a gentileza deixe o seu like Tá
certo inscreva-se no meu canal e repito quem quiser se tornar membro tem o benefício de receber esse comentário de escatologia de de Apocalipse né que nós vamos apresentar entar semanalmente um capítulo por semana mas ao longo dessa Assim que concluir essas 40 vídeoaulas você vai ter um comentário modéstia parte completo de Apocalipse e veja que esse primeiro capítulo que é uma Na verdade uma introdução é uma introdução pormenorizada dos pressupostos para você interpretar Apocalipse então voltando aqui para os pilares do dispensacionalismo normativo a interpretação literal consistente significa você utilizar o método histórico gramatical o método
histórico gramatical é aquele método que começou com quem começou com Jesus claro que esse é um termo que foi eh foi eh criado posteriormente pelos hermeneutas pelos exegetas mas o senhor Jesus como que ele interpretava o antigo testamento ele citava os personagens bíblicos como pessoas reais como foi nos dias de Noé assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe e tal e e também falou de Adão e Eva eram ambos uma só carne e tal macho e fême os criou veja Jesus ele cita o antigo testamento e como se
os personagens de fato e de fato existiram não é com personagens históricos quando surgiu o método alegórico lá em Alexandria é que começou-se a dizer que Adão e Eva são na verdade personagens mitológicos que nunca existiram e começou-se a questionar os milagres e tal mas quando Jesus andou na terra ele não fez isso não e lá em Antioquia da Síria Antioquia da Síria que foi um centro irradiador do Evangelho não é lá de onde partiram Paulo e Barnabé para viagens missionárias né na primeira viagem juntos depois a partir da segunda Barnabé Foi numa direção Paulo
foi noutra mas era uma igreja missionária aquela aquela aquela cidade também se tornou ali eh um lugar onde a interpretação conservadora da Bíblia respeitando a Bíblia como palavra de Deus floresceu infelizmente lá no Egito em Alexandria surgiu filo de Alexandria que foi um contemporâneo de Jesus mas seus escritos só se tornaram mais conhecidos a partir do segundo século o próprio orígenes Clemente de Alexandria eles desenvolveram o método alegórico que enxerga por trás do texto bíblico um sentido alegórico um sentido espiritual ou seja isso aí na verdade abre margem para uma série de interpretações equivocadas e
Agostinho infelizmente abraçou esse esse método e como Agostin era muito influente toda essa metodologia alegórica esse método alegórico de interpretar a bíblia perdurou por toda a idade média 1000 anos e quando chegou no tempo dos reformadores Lutero veja agora falando de Apocalipse mais precisamente Lutero não tomou tempo com o Apocalipse porque Lutero Aliás a priori não gostava de Apocalipse Calvino escreveu vários tratados Mas nenhum sobre apocalipse então veja os reformadores de maneira geral não se interessaram muito por Apocalipse por isso que as doutrinas escatológicas elas foram sistematizadas tardiamente quando você ouve alguém dizendo em 1800
anos ninguém nunca ouviu falar do pré-tribulacionismo veja quem faz esse tipo de afirmação desconhece a própria história mais precisamente da Interpretação da Bíblia precisa ler aquela obra de Gerald bray história da interpretação bíblica da edições vida nova Gerald bray ele escreve a história da interpretação bíblica e ele mostra que a escatologia de maneira geral foi sistematizada tardiamente especialmente No que diz respeito ao tribulacionismo porque o tribulacionismo não é só o pré-tribulacionismo que é recente o pós-tribulacionismo o mesotribulacionismo é mais misto é mais recente ainda arm Ciro mas lá nos primeiros séculos aí igreja era pós-tribulacionista
conversa Onde você aprendeu isso não você leu os pais da igreja bom se você estudar os pais da igreja com cuidado a patrística você vai ver que eles não se debruçaram sobre o assunto tribulacionismo eles não debateram isso eles estavam debatendo outras coisas eles estavam debatendo doutrina da trindade eles estavam debatendo a dupla natureza de Jesus e outras questões não teve tempo não houve esse debate sobre o tribulacionismo o que havia naquela época era o seguinte a maioria deles cria no Milênio literal eles eram kilias eles eles eram da escola quili asa né o quiliasmo
porque kilia quer dizer mil até hoje você vê aí Kilo kilograma kilobyte veja porque tem a ver com 1000 então eles eram quilas eles criam no Milênio 1 anos literais só que ao mesmo tempo eles já achavam que estavam passando por tribulações alguns deles até acreditava que estavam passando pela própria grande tribulação Alguém chama até esse sistema eh de um sistema intr tribulacionista mas também ao mesmo tempo eles criam na vinda iminente de Jesus e a eminência hoje está ligada ao pré-tribulacionismo Então veja como era confuso eles não tinham sistematizado a sistematização ela acontece tardiamente
após a Revolução Francesa é que surgiram vários autores e um deles no século X o próprio John Nelson darby que fez a uma melhor sistematização ele não foi o único mas o que melhor sistematizou o que nós chamamos hoje de pré-milenismo dispensacionalista não é mas veja voltando pros pressupostos Então os pilares do dispensacionalismo normativo Quais são os pilares são os seguintes primeiro a interpretação consistente consistente o que que é isso irmão Ciro significa que de Gênesis Apocalipse você vai adotar o mesmo método você vai se aproximar do texto bíblico Crendo que a bíblia é a
palavra de Deus mas permitindo que o texto no seu sentido se imponha pelo contexto porque esta é na verdade a conduta correta do exegeta o exegeta que se preza ele tem pressuposto mas ele vai usar os seus pressupostos em benefício desse objetivo qual extrair do texto bíblico o seu real sentido e não contaminar o texto com as suas próprias ideias Esse é um erro entendeu então quando você adota o método histórico gramatical método histórico gramatical que vê o texto bíblico como histórico esse gramatical aí no não é de gramática propriamente mas grama no grego que
tem a ver com a letra com a literalidade do texto você tomar o texto de maneira literal então o sentido ele é ele se impõe pelo contexto não sou eu que vou dizer quando um texto é eh literal e quando ele é figurado ou alegórico não veja uma parábola está claro se você lê o contexto Jesus falou olha o Semeador semear e tal então você entende que Jesus não está falando de alguém que existiu de fato ele está falando de uma parábola uma comparação ali uma representação não é da mesma forma um texto alegórico é
muito fácil você identificar pelo contexto mas eu não tenho permissão para alegorizar o que é literal e nem para literalize os nossos irmãos aliancistas e aqui vai uma crítica Com muito respeito eles Seguindo a linha de Agostinho que por sua vez também seguiu a escola de Alexandria filo de Alexandria orígenes Clemente e tal seguindo essa mesma linha de interpretação esse mesmo método os irmãos aliancistas acham que pode alegorizar a bel prazer Apocalipse então quando chega lá nos 1000 anos não zera tudo até o capítulo 19 tem uma ordem sequencial mas no capítulo 20 Não aqui
zera tudo na verdade a a segunda vinda é a primeira vinda o diabo será amarrado não ele já foi amarrado então eles adotam aí para para na verdade estar de acordo com o seu sistema eles acabam adotando uma abordagem recapitulativa e não sequencial Só que infelizmente isso não se sustenta porque nós vamos ver aqui ao longo das aulas que Apocalipse tem uma ordem sequencial Apocalipse tem algumas sinopses tem alguns interlúdios tem parênteses que se abre ou seja revelações parentéticas mas a ordem sequencial é mantida e eu vou explicar isso aqui ao longo das aulas por
isso que eu falei aqui que eu estou fazendo jzo ao que eu sempre digo tome tempo com o assunto porque em uma videoaula só você não vai entender mas em 40 eu acredito que você vai poder compreender a como que que Apocalipse na verdade é apresentado de maneira sequencial mas com parênteses que se abre e depois o parêntese fecha e a ordem sequencial é retomada eu já citei aqui em outros vídeos a questão das dos selos Trombetas e taças você vê claramente no Capítulo 8 de Apocalipse que quando o sétimo Celo é aberto Somente depois
que o sétimo Celo é aberto é que o sete anjo se preparam para tocar As Sete Trombetas Infelizmente há teólogos de outra tradição que eles forçam ali uma abordagem recapitulativa como que se esses selos Trombetas e taças fossem concomitantes e na verdade não é isso que a Bíblia diz é só ler a Bíblia é só ler a Bíblia com calma com cuidado você vai ver que Apocalipse 8 diz claramente Capítulo 8 Versículos 1 e 2 que o s anjos com As Sete Trombetas só se posicionaram depois que o sétimo selo é aberto Então você percebe
que tem uma abordagem sequencial mas isso eu vou falar lá na frente bom eu creio que já deu para vocês entenderem um dos pilares do dispensacionalismo que é a interpretação literal consistente O que que significa isso eu não tenho permissão para legor zar a bel prazer nemhum texto para satisfazer a minha posição muita gente faz isso não por exemplo lá as ressurreições em Apocalipse Capítulo 20 Versículos 4 a 6 ali se mencionam duas ressurreições a primeira ressurreição antes do milênio a segunda ressurreição depois do milênio o que que os irmãos amilenistas fazem ali para encaixar
o que está na Bíblia no seu sistema o que que eles fazem eles transformam a primeira ressurreição veja como isso é uma coisa grotesca com com todo respeito eles transformam a primeira ressurreição numa ressurreição espiritual e a segunda ressurreição sendo que ali tem um padrão estabelecido eles quebram esse padrão e dizem não a segunda ressurreição é literal mas a primeira é espiritual então eles alegoriza eles espiritualize prazer a primeira ressurreição isso aí não se sustenta e eu vou provar isso modéstia parte Quando chegarmos lá não é Vai demorar um pouco paraa gente chegar ainda eu
estou aqui ainda falando da abordagem geral sobre dispensacionalismo né e eu estou falando na verdade mais precisamente dos pilares eu esqueci eu acabei não mudando aqui a tela mas vocês estão ouvindo aqui já algum tempo eu falar sobre os pilares do dispensacionalismo normativo primeiro Pilar interpretação literal consistente segundo Pilar eu vou ser mais objetivo aqui para não me alongar a separação radical entre Israel e a igreja no dispensacionalismo normativo nós vemos porque isso é evidente na Bíblia lembre-se do que eu falei o pressuposto ele é válido quando ele não contraria a evidência e é evidente
na Bíblia que Israel e Igreja São povos diferentes e a igreja não Israel nós não podemos aceitar os pressupostos da Teologia da substituição porque a teologia da substituição ela diz a igreja ela na verdade é uma eles vão dizer que não não é uma substituição porque a revelação é progressiva Deus só tem um povo e agora é é é a igreja a igreja é o Israel de Deus mas isso não se sustenta embora Claro num certoo eu até posso admitir que a igreja é o Israel de Deus em que sentido no sentido espiritual Claro porque
o próprio Apóstolo Pedro disse primeira Pedro Capítulo 2 Versículos 9 e 10 vós sois a geração eleita o sacerdócio real a Nação santa o Povo Adquirido para que irmão Pedro para que anuncieis o que irmão Pedro as virtudes mas que virtudes as virtudes daquele aquele quem aquele que você amou mas o chamou de onde irmão Pedro ora das Trevas das Trevas Para onde Para a sua maravilhosa luz vós outro tempo não erais povo mas que agora sois povo de Deus que não tinha es alcançado A misericórdia mas que agora alcançasse a misericórdia Então veja Pedro
claramente diz que nós somos sacerdócio real Nação santa Israel foi chamado de acordo com Êxodo 19 Versículo 6 para ser um reino sacerdotal só que a missão de Israel era mais no sentido centrípeto né uma missão centrípeta ou seja eh as nações deveriam ir a Israel para aprender com Israel Israel como um reino sacerdotal Isso vai acontecer no Milênio porque Deus ele não quebrou a sua aliança com Israel a aliança que Deus fez com Abraão aliança abraâmica e a sub alança davídica aliança abraâmica que diz mais respeito à Terra e a descendência veja que a
terra Israel nunca ocupou toda a terra prometida a terra prometida vai do Egito até o Iraque atuais Israel se estabeleceu como nação a partir de 1948 mas ainda não ocupou toda a terra prometida repito que vai do do Egito até o Iraque atuais então no Milênio isso vai se cumprir e vai se cumprir também a promessa sobre o trono davídico O Herdeiro do Trono que é Cristo ele vai reinar literalmente isso está claro em Ezequiel capítulos eh 36 a a a 48 mas os irmãos amilenistas eles espiritualizando não isso é paraa igreja eu não tenho
permissão para fazer isso eu posso aceitar repito que no sentido espiritual a igreja hoje ela está cumprindo uma missão centrífuga como sacerdócio real não vá confundir reino sacerdotal com sacerdócio real Israel foi chamado para ser um reino Total A igreja é um sacerdócio real a igreja ela leva a palavra para o mundo Jesus falou Ide por todo mundo pregar o evangelho a toda criatura ide ensinai todas as nações batizando as em nome do pai do filho do Espírito Santo etc Então veja a igreja cumpre uma missão centrífuga levando a palavra mas ela não substituiu Israel
Israel se fala muito do parêntese né não é a igreja está num parêntese mas a igreja não entrou nisso por um acidente de percurso não tudo já estava no plano de Deus e aí Nós entramos no terceiro Pilar Do dispensacionalismo que é a revelação progressiva nós somos acusados muitas vezes de não crer na revelação progressiva mas Nós cremos é um dos pilares do dispensacionalismo a revelação progressiva tendo como fator unificador a glória de Deus e nós vamos eh eu tenho uma playlist aqui no meu canal dispensacionalismo porque o objeto aqui não é dispensacionalismo embora eu
esteja falando dos pressupostos que são dispensacionalistas mas eu tenho uma playlist aqui no meu canal pela qual eu explico Exatamente isto que a salvação no dispensacionalismo em todas as eras em todas as dispensações é pela graça quem não estudou o nosso sistema e na verdade Não o conhece gosta de criticar e dizer ah você é dispensacionalista Você crê que Deus tem uma forma de salvar em todas as eras no antigo testamento a salvação era pela lei era pelas obras não conversa não existe salvação pelas obras salvação pelas obras é uma heresia porque não existe salvação
pelas obras mesmo no antigo testamento a salvação era pela graça mas como se Jesus ainda não tinha morrido Pois é a Bíblia não diz que Jesus é o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo o que que significa isso significa que todos os Cordeiros ou todos os animais que morriam de forma sacrificial eles apontavam para a obra eh que Jesus Faria de uma vez por todas quando um um animal era morto sacrificial não era por meio daquele animal que era oferecido que a pessoa era perdoada aquele animal era só uma representação de quem
de Cristo por isso que Romanos Paulo diz fala a respeito dos pecados Dantes cometidos sob a paciência de Deus então Claro está que todas as pessoas salvas no período veterotestamentário foram salvas por Jesus pela graça de maneira antecipada dito de outra forma a gente pode até dizer que o sacrifício de Jesus tem um efeito retroativo mas mais precisamente nós dizemos que as pessoas foram salvas antecipadamente pela obra que Jesus ainda haveria de realizar na Plenitude dos tempos bom eu acho que eu já me detive bastante aqui nesses pressuposto mas guarde bem os pilares do dispensacionalismo
quais são primeiro interpretação literal ou retórica consistente Por quê o sentido do texto se impõe pelo contexto eu não tenho permissão para alegorizar a bel prazer ou espiritualizar a bel prazer como fazem os aliancistas os amilenistas Apocalipse diz que os 1000 anos na verdade é um período indeterminado diz que a primeira ressurreição não é literal e diz que o diabo não será preso ele já foi preso Veja tudo isso é na verdade por conta e risco de quem faz isso porque o texto sagrado no seu contexto não permite esse tipo de interpretação então interpret ação
literal consistente é um pilar do dispensacionalismo um segundo Pilar a separação entre Israel e a igreja a igreja não substitui Israel Israel Claro ele sofreu pela rejeição a Cristo e tal e sofreu ao longo dos séculos mas a aliança que Deus fez com Abraão é uma aliança Perpétua está claro lá em Gênesis Capítulo 12 Capítulo 13 capítulo 15 Capítulo 17 é só você ler com atenção você vai ver que Gênesis mostra que a aliança abraâmica ela é uma aliança Perpétua Deus não quebrou a aliança e Isael Claro ainda vai eh estar com cristo no Milênio
Deus vai cumprir a promessa que fez a Israel o povo protagonista do ponto de vista natural no Milênio é Israel a igreja vai reinar porque onde estiver o senhor Estaremos com ele então a igreja meus glorificada vai reinar com Cristo mas do ponto de Vista natural de povos naturais o povo protagonista no Milênio é Israel e nós vamos ter aqui Claro oportunidade também de falar sobre o milênio mas mais paraa frente ou seja uma jornada de 40 videoaulas Essa é apenas a primeira são os pressupostos na próxima terça-feira se Deus quiser nós vamos já entrar
no texto aí nós vamos ler Aliás hoje nós não Lemos nenhum Versículo mas daqui a pouco vamos ler porque eh o objetivo hoje era fazer uma abordagem dos pressupostos mas eu vou ler pelo menos um versículo aqui de Apocalipse avançando aqui eu falei então da Assembleia de Deus que ela tem uma posição dispensacionalista levemente diferente dos chamados dispensacionalistas clássicos por quê Porque a Assembleia de Deus embora ela Observe esses três pontos do dispensacionalismo normativo interpretação literal consistente separação radical entre Israel e igreja e Revelação progressiva tendo como ponto unificador a glória de Deus a Assembleia
de Deus em alguns pontos ela difere dos dispensacionalistas clássicos eu até coloquei no meu roteiro você que é membro está aí registrado não é os teólogos assembleianos interpretam de modo diferente o Sermão Profético por quê Porque nós defendemos que nesse sermão o senhor aborda indiretamente o arrebatamento já que ele fala eh da eminência e da vigilância eu não vou aqui nem entrar nesse assunto porque dá pano paraa manga mas eu tenho aqui no meu canal uma playlist Sermão Profético de Jesus lá eu explico pormenorizadamente essa nossa posição assembleiana no que tanja o Sermão Profético outra
questão tem a questão das 10 Virgens lá também né que muita gente fica aquela discussão é Israel é a igreja e ali eu explico por que aquelas 10 virgens na verdade elas representam não é que representam a igreja nãoé porque alguém dirá a noiva não está presente na verdade Jesus já vinha falando de vigilância ante a sua chegada iminente ele menciona a ali os dois servos né no final do capítulo 24 a partir do 36 ele já tinha fechado o parêntese para responder a uma pergunta tripartida dos discípulos então ele começa a dizer daquele dia
olha ninguém sabe e tal e ele começa a falar de vários pormenores ali ligados ao arrebatamento eu não tenho dúvida né e não são só os assembleianos que defendem essa posição tem Batistas também né John Hart por exemplo defende essa mesma posição né o próprio John mcartor e assim por diante mas veja eu não quero aqui ampliar essa discussão porque eu quero focar aqui nos pressupostos sobre o Apocalipse para nós fecharmos essa primeira aula porque ainda eu tenho que falar de uma rápida introdução do livro de Apocalipse e eu nem falei das escolas de interpretação
ainda mas acho que os irmãos também não estão com pressa né Eh eu já vou aqui caminhando para uma conclusão mas eu não posso deixar de falar aqui das escolas de interpretação é um ponto aqui que eu preciso agora abordar né eu até coloquei aqui ó escolas interpretação e o primeiro ponto que eu quero mencionar é como interpretar o livro de Apocalipse que aliás é o título que eu dei para essa Live para essa primeira aula eh porque nenhum livro da Bíblia tem recebido tantas interpretações como Apocalipse já nos primeiros séculos Como Eu mencionei a
escola de Alexandria origens que era discípulo de filo eh que também foi sucessor de Clemente interpretou apocalipse de maneira completamente alegórica ele alegoriza o Apocalipse a bel prazer porque repito nós não temos permissão para alegorizar Apocalipse Apocalipse tem símbolos Apocalipse tem revelações ali pictóricas por meio de figuras mas não quer dizer que o livro seja um livro alegórico não é um livro Profético é um livro Até que tem uma estrutura epistolar veja que é interessante ele difere do apocalip ismo lá do do do período interbíblico e dos primeiros séculos justamente porque ele tem uma estrutura
epistolar veja Apocalipse começa com prólogo e termina com epílogo Olha que interessante nós vamos começar nossa primeira eh abordagem do texto propriamente na nossa segunda videoaula vai ser da do prólogo de Apocalipse Versículos 1 a 8 Mas você vai ver que Apocalipse termina com o epílogo lá no Capítulo 22 Versículo 6 a 21 Você tem o epílogo então tem prólogo tem epílogo só que no meio disso você vai ter sete mini epístolas as sete igrejas da Ásia e você vai ter toda a parte Profética dentro dessa estrutura aí veja como Apocalipse é uma riqueza em
termos de gênero também literário porque ele tem a parte epistolar e na verdade o livro todo ele tá envolto nessa estrutura epistolar mas na verdade ele tem também a parte apocal lítico Profética no seu bojo né então muita gente por conta dessa parte eh Apocalíptica né sendo aqui redundante né Apocalipse Tem uma parte Apocalíptica Mas é porque eu estou me referindo a algumas semelhanças também com o apocaliptico do período eh interbíblico Então veja por conta dessas características alguém às vezes acha que pode Abel prazer alegorizar Apocalipse e dizer não já que tem tanto símbolo em
Apocalipse aqueles 1000 anos são também não não são literais só que eu não tenho nenhum nenhuma base no contexto ali imediato sobretudo para dizer que aqueles 1000 anos são alegóricos ali o texto é Claro 1000 anos 1000 anos reinaram com Cristo 1000 anos seis vezes Ali você vai encontrar 1000 anos bom Como interpretar Apocalipse vamos já pro segundo ponto aqui ó para avançar e e falar sobre as quatro posições quanto a interpretação de Apocalipse a Rigor são quatro né claro que hoje em dia se menciona Uma quinta aqui o nesse comentário que eu também recomendo
né bastante volumoso recomendo embora não seja a minha posição mas para estudar é válido né esta obra de osborn veja aqui ó comentário exegético de Apocalipse ele apresenta também ele apresenta nesse comentário Uma quinta escola que seria a escola eclética que é a que Ele defende e não somente ele né ele sugere na verdade que defende essa posição ele mostra simpatia ao longo da obra é também uma uma posição defendida por um teólogo que está em voga aí na atualidade e tal muitos gostam dele eu também tenho algumas reservas mas gosto da posição dele de
maneira geral Craig kinner né Craig kinner que é um Pentecostal Craig kinner ele adota essa posição até citei aí e Mark Hit coock na sua obra sobre apocalipse quando ele responde aqui também eh 101 101 resposta sobre o Apocalipse Mark Hit coock ele ele diz ali se contrapondo ao pensamento de Craig kinner ele diz o seguinte parece-me que a maioria dos que adotam essa abordagem eclética ainda se baseia principalmente no idealismo por quê Porque o ecletismo na verdade é uma tentativa de fundir todas as posições mas a que prevalece ao fim e ao cabo é
o próprio idealismo então eu tô dizendo isso porque eu vou descartar já a posição eclética eu não considero uma posição eh que dê nem para fazer comparações com ela mas as quatro posições a Rigor são historicista Idealista preterista e futurista sendo que a minha diante de tudo que eu já expuso aqui Claro é a futurista mas eu vou mostrar porque que eu defendo o futurismo Claro tem a ver com dispensacionalismo Claro mas também tem a ver Sobretudo com o que o próprio Senhor Jesus ensinou Eu vou ler daqui a pouco aqui em Apocalipse Mas falando
antes de falar do futurismo você tem a a escola historicista Por que que ela é chamada assim porque essa escola vê as profecias de Apocalipse como simbólicas é uma escola que crê que o livro de Apocalipse é Profético mas posiciona o cento dessas profecias ao longo da história e não no fim da história ou seja após o arrebatamento da igreja então os historicistas eles na verdade eh São adeptos de um teólogo chamado Joaquim de Fiore que eu até mencionei aqui né lá do século X eles interpretam o Apocalipse como um Panorama uma visão Geral de
toda a era da igreja Veja essa posição era defendida por ninguém menos que Lutero o próprio John knox também John wif tindo Calvino George whitfield e o próprio spurgeon eles defendiam o historicismo Claro que em algum momento eles também flertam com outras posições mas em algum momento eles eram historicistas eles criam que as profecias ah iam se cumprindo ao longo da história então por exemplo se a Bíblia fala do anticristo para os historicistas vários anticristos surgiram ao longo da história Hitler foi um anticristo e tal e quando houve um grande acontecimento Mundial ali já também
houve um cumprimento de Apocalipse e hoje também alguma coisa está se cumprindo Então veja eles vão vendo cumprimento Profético ao longo da história eu não concordo com essa posição e vai ficar Claro porque ao longo das videoaulas a outra posição é o idealismo o idealismo não vê Apocalipse como livro Profético não Apocalipse Na verdade é um livro que apresenta ideias ah sobre a luta entre o bem e o mal é a escola de Agostinho Agostinho que era um um um camarada que alegoriza bel prazer Apocalipse né nesse ponto infelizmente eu não posso concordar com ele
então Agostinho ele abraçou o método alegórico de Alexandria como como eu falei e para ele por exemplo ele tem uma interpretação ali de Jerusalém babilônica aparece Apocalipse representando conflito entre o bem e o mal ao longo de toda a história humana então Agostinho que é o pai do am milenarismo podemos dizer até que ele é o pai e do idealismo ele que ajudou propagar né essa escola Idealista o idealismo que não vê Apocalipse como um livro Profético mas um livro que apresenta apenas a luta entre o bem e o mal não tem nada a se
cumprir é a luta entre o bem e o mal a escola preterista é esta principal que se contrapõe ao futurismo o preterismo diz que tudo que está em Apocalipse praticamente E aí a gente tem que fazer uma distinção também entre o preterismo e o hiper preterismo porque o hiper preterismo diz até que Jesus já veio veja Jesus já teria vindo no primeiro século no ano 70 quando Jerusalém foi destruída e tal e o templo foi destruído Jerusalém foi ali tomada destruída totalmente pelos Romanos sob a liderança do General Tito veja os hiper preteristas dizem que
tudo já se cumpriu os sinais eh também os sinais cósmicos e tal e o próprio senhor Jesus já veio isso aí é uma posição eh não Ortodoxa heterodoxa para no chamar de herética porque quem não crê que Jesus voltará abraçou heresia porque Jesus disse claramente que ele vai voltar quer dizer eles creem que Jesus já veio então hoje eles são cristãos mas não creem que Jesus vai voltar é uma coisa meio confusa né então acaba sendo uma posição heterodoxa os preteristas não os hiper preteristas eles interpretam Apocalipse a sua maneira e claro eles vê ali
em Apocalipse ainda uma segunda vinda de Jesus para eles Apocalipse 19 claro fala da segunda vinda de Jesus não fala da primeira porque os hiper preteristas eles são obrigados a interpretar todo o livro de apocalips como já cumprido como uma escatologia já realizada porque eles são hiper preteristas preterismo tem a ver com o passado Então veja eles já colocam tudo no passado mas os preteristas clássicos não eles ainda fazem uma consideração Apocalipse 19 fala da segunda vinda de Jesus Jesus vai vir à Terra só que aí eles abandonam a abordagem sequencial quando termina o capítulo
19 de Apocalipse Porque a partir do 20 eles são obrigados a recapitular tudo e dizer que Apocalipse 20 Agora sim está falando da primeira vinda e não da segunda Então veja como isso é confuso Se eu estiver falando alguma palavra equivocada aí é porque já estamos a um bom tempo de Live e pode ser que eu aqui troque uma palavra pela outra mas vocês não me tenham mal por isso é Live né não vai dar para editar quando você assiste um vídeo editado a gente dá um jeito de se falar alguma palavra e tal eu
já vi alguém aí parece que me corrigiu de alguma coisa que eu falei eu não estou prestando atenção infelizmente em tudo que vocês escrevem eu estou vendo aqui e abro aqui mais um parêntese tal não era bem a minha intenção fazer isso agora porque eu quero caminhar pro final mas aqui eu tô vendo que graças a Deus tem muita gente boa aqui olha quero mais uma vez saudar os novos membros novos membros aqui do canal olha aqui quanta gente ah que está chegando os membros também do canal que já são membros há algum tempo nosso
irmão ipaminas Fonseca que é um novo membro seja bem-vindo meu irmão Deus abençoe depois daqueles que eu te assin a citada irmã Marinete Almeida irmã Michele Queiroz Ô minha querida irmã e amiga lá de Santarém irmã Michele Estou com saudade viu daquele café aqui a irmã Luciana Z bord Olha a irmã Luciana aqui ó minha esposa né já está aqui membro por 3S meses Olha aí é membro do meu canal Olha que Exemplo né a esposa que acompanha o marido Maravilha irmão Edilson irmão Ricardo Henrique Trindade irmão Valdemir Gonçalves Everaldo Pinheiro São membros do meu
canal os outros eu já citei Tá certo que Deus abençoe vocês olha Eu repito o que eu falei no início coloquem a pergunta nos comentários Eu sei que vocês estão interagindo aí é bom interagir eu tô acompanhando aqui eu vou ler tudo depois com calma ah o que vocês estão colocando aqui no chat se alguém me me xingou aqui eu vou ficar sabendo tá certo Minha esposa também tá acompanhando viu Eh mas você que quer quer que eu responda alguma pergunta ao longo dessas videoaulas insira nos comentários Tá certo porque ali eu já vou te
dar alguma algum direcionamento mas depois se for um caso de uma pergunta que eu ainda vou responder eu vou dizer para você Aguarde que vai chegar o momento certo de eu responder tá certo então Voltando a falar aqui ó das quatro posições eu estava falando da preterista a preterista é uma escola eh então que é a preferida dos aliancistas eh aqui no roteiro até eu vou fazer uma correção depois porque eu coloquei que é uma escola atemporal isso aí na verdade é uma referência à escola Idealista não é a escola preterista não é a temporal
na verdade ela coloca o que está em Apocalipse que diz respeito ao futuro coloca no passado por isso que eu gosto do futurismo futurismo põe o futuro no futuro e o que é passado em Apocalipse claro fica no passado mesmo mas a escola preter ela é a preferida dos aliancistas na sua maioria os nossos irmãos calvinistas né Calvino como eu já falei nunca escreveu um comentário denso né sobre apocalipse e não se sabe aliás se ele escreveu alguma coisa se se acabou se perdendo mas você não tem um Tratado de Apocalipse escrito por Calvino porque
ele não defendia essa posição futurista a posição futurista é identificada hoje claro com o o pré-milenismo o pré-milenismo dispensacionalista como por isso que eu fiz questão de apresentar todos os pressupostos dispensacionalistas mas ela também se relaciona com o chamado pré-milenismo histórico Então qual a diferença entre pré-milenismo dispensacionalista e pré-milenismo histórico as duas escolas creem no Milênio literal por isso que elas são pré-milenismo histórico geralmente é pós-tribulacionista porque eles acreditam que os pais da igreja eram pós tribulacionistas mas isso aí eu já falei que não se confirma porque os pais não debateram sobre tribulacionismo eles tinham
posições diferen diferentes divergentes tinha até um eh um um teólogo conhecido como Efrem ou Efraim né ou pseudo Efraim que claramente fez uma exposição pré-tribulacionista já naquela época Então você tinha algumas algumas sugestões do pós-tribulacionismo sugestões do pré-tribulacionismo mas não houve uma posição oficial ou seja os pais da igreja não debateram essa questão então é um pouco exagerado da parte dos irmãos pré-milenismo igreja eram pré eh pré Ou melhor pós-tribulacionista não isso aí é um exagero né Nós somos pré-milenismo mas irmão Ciro para ser pré-tribulacionista tem que ser dispensacionalista bom Muitos não querem assumir que
são dispensacionalistas mas na verdade o dispensacionalismo ele ele tem tudo a ver com o pré bonismo na medida em que separa Israel da igreja quando separa Israel da igreja você lê por exemplo a profecia de Daniel 924 a 27 ali claro está que aquela profecia sobre o período tribulacional ou aa semana de Daniel é para Israel a igreja não tem nada que ver com isso então isso é um pressuposto dispensacionalista separar Isael da igreja Então vai desembocar no mesmo lugar pré-tribulacionismo e dispensa nacionalismo a Rigor não tem tanta diferença talvez Alguns irmãos pré-tribulacionistas queiram se
afastar daqueles gráficos mirabolantes Porque infelizmente tem muita gente que se apresenta como dispensacionalista e até hoje não estudou essa posição a Rigor e com com Rigor a fundo então a pessoa se apega só a essa questão de gráficos nós temos uma obra da CPAD de laur Olsen né que é na verdade ali o plano Divino através do sexo mas ali naquela obra laur olsan não aborda os pressupostos dispensacionalistas ele apenas aborda as dispensações a doutrina das dispensações então alguém acredita que dispensacionalismo é aquilo ali não aquilo ali é uma obra boa em termos de esboço
inclusive para você ministrar com alguma ressalva Claro mas eu repito para você entender o dispensacionalismo do ponto de vista teológico do ponto de vista hermenêutico também como método a obra que eu recomendo vou aqui caiu aqui a caneca o que eu vou recomendar novamente essa aqui ó dispensacionalismo de Charles ryer Então esta é a obra muito boa e do ponto de vista bíblico essa aqui o reino vindouro de and Woods são obras então que eu recomendo tá certo aqui ainda tem três chaves importantes para interpretar Apocalipse que eu gostaria de citar né três chaves importantes
você quer entender Apocalipse você que está chegando agora já perdeu uma boa parte da Live mas depois você assiste a Live vai ficar gravada então se você chegou agora nós vamos começar a falar aqui sobre três chaves antes para interpretar o Apocalipse a primeira chave que inclusive tem um autor que fala muito bem dela e eu gosto desse livro é é um lançamento da CPAD olha aqui ó os 50 acontecimentos finais da história da humanidade Robert Morgan livraço da CPAD muito bom se você quiser adquirir essa obra até para acompanhar a nossa série de videoaulas
vai te ajudar é um bom livro Eu recomendo e e ele aqui ele apresenta justamente essa chave que Eu mencionei que é a estrutura lical do Apocalipse eh numa alternância entre Terra e céu é interessante não sei se você já prestou atenção nisso Então veja quando você lê Apocalipse 1 a 11 por exemplo você vê a abordagem a partir da Terra e aí Apocalipse vai alternando Terra céu Terra céu terra racu vai tendo essa alternância Então veja Apocalipse 1 a 11 na terra João átimos Apocalipse 1 12 a 20 no céu o Cristo glorificado Apocalipse
2 Versículo 1eo a 3 Versículo 22 na Terra as sete igrejas da Ásia Apocalipse 4 versículo primeiro até 5 Versículo 14 no céu o trono no início da tribulação Apocalipse 6 Versículo primeo até o Capítulo 7 Versículo 8 na terra o s selos Apocalipse 79 a 8 Versículo 5 no céu a grande multidão E assim vai alternando céu e terra céu e terra terra e céu terra e céu céu e terra céu e terra veja é uma alternância essa alternância você vai ver que é um padrão e isso te ajuda é uma chave para você
interpretar o livro de Apocalipse e eu vou explicá-la melhor na medida em que formos fazendo a abordagem expositiva de Apocalipse então estamos aí agora com 262 pessoas online 396 likes muito bem e vocês poderiam continuar aí dando like Tá certo porque isso é importante você que ainda não deixou o seu like deixa o seu like inscreva-se no canal compartilhe essa Live que vai ficar gravada e mais uma mais uma vez quem quem quiser se tornar membro esse esse essa série é gratuita não vou cobrar nada são 40 vídeos explicando apocalipse de maneira minuciosa hoje é
só os pressupostos a partir da próxima videoaula é a abordagem expositiva de Apocalipse é gratuita 100% gratuita mas quem quiser ter o estudo que vai ser um livro ao final né porque 40 capítulos a aula de hoje é um capítulo quem está inscrito já recebeu antecipadamente está acompanhando aqui a Live Você é de convir comigo que é muito melhor você acompanhar uma live tendo um roteiro porque você sabe do que eu estou falando e alguma coisa aqui que eu deixar de falar você vai ver que está lá né Então veja voltando aqui três chaves importantes
então inscreva-se no canal e seja membro se desejar que você vai ter benefícios três chaves important trans para interpretar Apocalipse primeira essa alternância que eu falei entre Terra e céu é algo é um padrão em Apocalipse é muito importante você ter isso em mente outra chave aí sim eu vou convidar você finalmente para uma leitura bíblica né eu estou falando aqui há um tempão e ainda não li um versículo bíblico Vamos ler pelo menos um agora a partir da próxima videoaula vai ser só Bíblia só Bíblia Tá certo hoje a primeira videoaula são os pressupostos
por isso que eu tô falando de dispensacion ismo pré-milenismo e tal e pré-tribulacionismo e tanta coisa porque são na verdade as bases para nós começarmos a interpretar o texto bíblico mas olha o que diz Apocalipse Capítulo primeiro Versículo 19 Abra aí a sua Bíblia Apocalipse Capítulo primo Versículo 19 é mais uma chave para você interpretar Apocalipse Jesus falou para João escreve as coisas que tens visto e as que são e as que depois desta hão de acontecer hão de acontecer Olha que importante aqui Jesus disse para João de maneira muito clara que o conteúdo do
livro que ele teria de escrever tinha que abranger essa estrutura começando com as coisas que ele tinha visto passando para as coisas que eram para ele as que são né o presente para João e depois a partir daí as coisas que depois destas deve acontecer quando você lê Apocalipse tá claro Capítulo primeiro João registrou o que ele viu as coisas que ele já tinha visto Jesus em glória e tal ele viu de relance mas mesmo assim registrou capítulos 2 e 3 a parte epistolar as sete mini epístolas as sete cartas dirigidas à sete igrejas da
província da Ásia igrejas que existiam naqueles dias Então veja a partir do Capítulo 4 O que que você vê o capítulo 4 começa como João ouve a voz daquele que primeiro lhe falara que é o próprio Senhor Jesus dizendo João sobe cá e eu vou te mostrar as coisas que depois destas andde acontecer Olha como está claro a partir do Capítulo 4 tudo é futuro então isso é uma importante chave Nós Vamos retomar isso ao longo das nossas videoaulas e uma terceira chave a natureza sequencial das étes de juízo que eu já citei celos Trombetas
e taças são três grupos de sete e aí você tem uma natureza sequencial não é recapitulativa não é concomitante não é simultânea na verdade é na verdade uma sequência e isso aí te ajuda a interpretar Apocalipse quando você tem em mente é um pressuposto extraído do próprio livro de apoc porque eu já provei aqui se você ler Apocalipse 8 versiculos 1 e 2 você vai ver que os sete anjos só pegaram Trombetas para tocar depois foi aberto o sétimo selo então tem uma abordagem sequencial mas você não pode deixar de observar as sinopses os interlúdios
os parênteses que são abertos ao longo do livro né isso não pode ser ignorado bom agora estamos chegando ao final da nossa Live e eu vou concluir falando doss pressupostos não dos pressupostos que eu já mencionei na verdade a introdução ao livro de Apocalipse propriamente dita a introdução propriamente dita porque até agora eu apresentei uma introdução geral que vai servir de base para todas as nossas vídeoaulas agora essa introdução já é introdução que é válida especialmente para a próxima videoaula que é a introdução ao livro de Apocalipse que eu vou citar aqui rapidamente porque eh
eu vou retomar isso posteriormente O que é importante você observar a priori autoria e data autoria não vou aqui não precisa ficar chovendo no molhado está claro que o autor é João e eu creio que esse autor é o apóstolo João porque tem testemunho seguro dos Pais da igreja por exemplo de Irineu Irineu de Lyon que nasceu por volta do ano 130 era discípulo de Policarpo e quem era Policarpo Policarpo era alguém que conheceu João foi discípulo do apóstolo João Então se o próprio Irineu que conheceu Policarpo que por sua vez foi discípulo de João
afirmou que o autor de Apocalipse era João Porque ele disse que o apóstolo João voltou daa de pmos e morreu em Éfeso no tempo do Imperador Trajano então Claro está né que o testemunho aí tem evidência em interna também porque o próprio autor se identifica como João e nós não temos aí como eh acreditar que seja outro João mas tem aí sempre os críticos né que vão querer ir mais a fundo e querer descobrir um padrão diferente em Apocalipse diferente do Evangelho não pode ser o mesmo autor os termos são diferentes a maneira de escrever
é diferente veja eu mesmo que sou escritor por graça de Deus você vai ler meus livros você vai perceber diferenças na minha abordagem se você ler erros que os pregadores devem evitar você vai ver que eu usei uma linguagem mais direta como se fosse uma conversa quando você lê os livros de hoje aí da série pregadores da Bíblia você vai ver que eu já uso um pouco mais de uma alguma coisa acadêmica porque também a gente tem que agradar os críticos né claro que o meu público geral não são os acadêmicos porque eh senão eu
restringiria muito o meu público né claro que eu não posso desagradar a os colegas como se diz mas eu quero que o maior número de pessoas se interesse pelo meu tipo de livro meu livro agora quando você pega uma obra teológica de minha autoria você vai ver que é outra maneira de conduzir o assunto então João da mesma forma o evangelho ele adotou um estilo Apocalipse ele adotou outro mas eh eu não vejo aí margem para você achar que são dois joões né que é outro João Mas se for também isso não vai alterar em
nada a a inspiração do texto sagrado então eu afirmo que o autor de Apocalipse é João o apóstolo né que foi aliás O Último dos Apóstolos a morrer tem aí embasamento na história né na tradição o mais importante aqui a data isso aí é fundamental por quê Porque a data Se você pegar a maioria eu cito aí no meu roteiro você que é membro recebeu eu cito aí o próprio Osborne o osborn você sabe que ele não é eh pré-milenismo que foi imperador romano entre os anos 8 81 e 96 Então veja depois da destruição
do templo no ano 70 A data mais provável de Apocalipse o período não é em que o livro em que João recebeu a revelação e o escreveu Porque escreveram um livro naquela época não era fácil isso aí levou tempo para ele escrever publicar etc custava muito caro tudo era muito caro naquela época nós estamos falando do primeiro século Então o período provável é de 5 anos entre o 95 anos 100 Provavelmente em 96 foi que João conseguiu escrever em Éfeso a revelação que ele recebeu na ilha de pmos não é Então veja vários autores eu
cito aí o próprio Stanley horton Antonio Gilberto e entre outros você vai ver que todos de maneira unânime citando também pais importantes da igreja Como o próprio Irineu que eu já citei você vai ver que eles não têm dúvida de que o Apocalipse foi ah revelado a João o livro e escrito eh no período de Domiciano os irmãos am milenaristas Claro eles tentam forçar aí e o livro A data para o período de Nero mas aí é um problema sério que tem que retroceder para antes do ano 70 e não condiz não é não não
condiz com com a com as provas internas e externas veja que o próprio Nero não era de exilar ninguém sob Nero Pedro foi morto Paulo foi morto foram martirizados não era do feitil de Nero eh exilar como é o caso de João agora quando você vê aí o caso de Dom missiano sim então eu recomendo até para vocês porque eh eu não vou me ater muito Nessas questões mas eu considero essa questão da data importante até para reforçar o argumento de que o am milenarismo não se sustenta essa obra aqui ó que eu já citei
de Marc Hit coock ele faz uma abordagem muito boa é uma das perguntas que ele responde sobre a data e aí ele cita vários autores né Então vale a pena você ter essa obra de Mark Hit coock sente uma resposta sobre apocalipse o própria a própria obra também que eu citei do do Grant osborn né Grant Osborne que é um aí já um nem todos podem adquirir né Essa aqui é uma obra mais em conta mas se você quiser adquirir também a obra de Grant Osborne que é mais volumosa né é mais densa você vai
poder também aí ver a abordagem que ele faz sobre a data mas a conclusão que se chega é que Apocalipse foi escrito no período de 95 a 100 Foi recebido né João recebeu a revelação e escreveu nesse período no máximo até o ano 100 se você tentar retroceder no máximo você pode retroceder só até o ano 90 Além disso já começa a forçar aí não tem como você provar do ponto de vista histórico só os amilenistas que acabam para ajustar aí a com seu sistema eles são forçosamente obrigados a a querer aí uma Ah uma
composição eh não tardia mas como se fosse lá já próximo de Paulo por exemplo não é antes da destruição do ano 70 eh destruição do templo no ano 70 porque eles acreditam que tudo se resolveu ali quando eles falam do Sermão Profético de Jesus e tal eles acham que tudo se cumpriu ali então Apocalipse veja para eles é interessantíssimo fazer com que tudo eh seja considerado como preterismo porque em Apocalipse Jesus diz para João repito no ano 95 Muito provavelmente escreve as coisas que depois essa onde acontecer ora o tempo já tinha sido destruído há
mais de 20 anos então não tem sentido você atrelar isso com o tempo de Nero com o tempo em que o templo foi destruído no ano 70 não tem sentido não é isso aí não eh está fora de cogitação o temo propós de Apocalipse né isso aí nós vamos falar também ao longo dessas videoaulas a revelação de Jesus Cristo em Glória como apogeu Supremo eh então aqui nós estamos falando sobre autorid dat tema e propósito né o propósito aí a consumação de todas as coisas e os destinatários para finalizar embora haja os destinatários originais que
são as sete igrejas da Ásia nós temos aí também a a igreja ou o público alvo né claro que é toda a igreja aí eu coloquei até no nosso roteiro que os membros estão recebendo que as sete igrejas da província da Ásia são claramente as destinatárias originais mas não podemos ignorar que o público alvo de Apocalipse são todos os salvos de todos os lugares e de todas as épocas Isto é todo aquele que guarda as palavras da profecia deste livro Tá certo então o meu objetivo hoje era apresentar esses pressupostos a partir da próxima videoaula
eu vou fazer uma exposição do texto aí eu vou explicar versículo por Versículo na primeira videoaula oito versículos que é a primeira perícope que é o prólogo de Apocalipse Deixa eu só então aqui não sei se eu vou conseguir aqui só dar uma saudação aqui para os meus para os membros né que eu já mencionei e todos os irmãos também não tem como aqui ó ler todos os todos os os comentários mas finalizando essa Live só para eu dar um alô para você diga aí de onde você está falando você que já comentou mas coloque
aí por gentileza só de onde você está falando para eu te dar aí um uma saudação e nós estamos concluindo aproveitando aqui já vou Citando os membros o nosso irmão Felipe Generoso novo membro quer dizer um membro recente né E muito bem ele tá falando aqui de alguma obra que eu citei que não está vendendo mais né Olha aí o irmão Epaminondas Fonseca que é membro do meu canal falando de Marabá Pará Olha estamos aí para estar com os irmãos Quando Deus permitir Carlos de São Vicente João Azevedo de Barueri São Paulo também membro deste
canal nosso irmão aí também do de Natal Ednardo Luiz Carlos Santa Cruz Rio Grande do Norte membro Desse Canal irmãos de Maceió São Paulo irmã Leonice Souza Robson Lima que maravilha hein meu Deus quanta gente especial Wesley Teófilo também membro Felipe Generoso ah Lu Ferreira da Silva de Palmas Tocantins Olha aí deve ser amigo do nosso querido professor Evandro nosso amigo do Tocantins mais gente aí Irma Ana Raimunda de Palmas Balneário pissarra Santa Catarina nosso irmão zoenio Marcelo Silva jundí São Paulo Ronaldo Batista Marinho Santarém Olha aí estivemos juntos há pouco tempo né estivemos aí
com os irmãos Érica Betânia me tornei membro hoje Deus abençoe minha irmã muito grato viu Eduardo Hoffman Sorocaba São Paulo Jadson Santos São Paulo João Mendes Rio de Janeiro olha aqui aqui também um ilustre irmão Renato Silva de Portugal Maravilha Ezequiel Alves montadas para naon Ramos Deus abençoe meu irmão Edivaldo Rodrigues jun aí Everaldo Pinheiro membro deste canal irmãos eu ficaria aqui citando viu todos vocês que estão aparecendo eu tô vendo aqui numa outra tela aqui também está aparecendo irmã Érica Amém Deus abençoe mas eu vou concluindo por aqui olha não percam então na próxima
terça-feira não vai ser uma uma live tão longa quanto esta Tá bom eu prometo mas eu vou começar a interagir mais com vocês respondendo perguntas inclusive faça perguntas sobre o capítulo primeiro mas coloque nos comentários por gentileza não apenas aqui no no chat né coloque no comentário que eu vou claro organizar de acordo com as videoaulas Mas se você tiver pergunta sobre o capítulo primeiro especialmente os versículos 1 a 8 coloque que eu vou claro responder na vídeoaula Amém pessoal Deus abençoe foi um grande prazer viu espero que vocês tenham gostado olha meu Deus 108
minutos estamos aqui juntos bastante tempo hein quase 2 horas mas foi um prazer estar com vocês nessa primeira vídeoaula primeira vídeoaula é apenas uma vídeoaula com os pressupostos e a partir da próxima a primeira já foi hein falta 39 e repito é uma por semana mas se Deus me abençoar e eu tiver um tempo melhor claro que eu tenho que preparar também todas essas vídeoaulas E tem também as da escola dominical né E as minhas viagens e outros trabalhos mas havendo possibilidade eu vou tentar fazer também talvez duas lives por semana aí porque assim nós
concluímos de maneira mais rápida e o importante você que é membro quando terminar você você vai ter um comentário completo de minha modesta autoria que Deus abençoe a sua vida a paz do Senhor compartilhe hein compartilhe esse vídeo com mais pessoas que não puderam assistir online mas que também certamente poderão fazer estudar conosco esta série de 40 vídeos Apocalipse perícope por perícope a paz do Senhor Deus abençoe a todos h
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