tudo bem gente primeiro aos Coríntios Capítulo 2 do verso primeiro até o verso 5 palavras do apóstolo Paulo irmãos quando estive com vocês anunciando-lhes o mistério de Deus não fiz com ostentação de linguagem ou de Sabedoria porque decidi nada saber entre vocês a não ser Jesus Cristo e este crucificado e foi em fraqueza temor e grande tremor que eu estive entre vocês a minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem pessoa acima de Sabedoria mas em demonstração do espírito e de poder para que a fé que vocês têm não se apoiassem sabedoria humana
mas no Poder de Deus até aqui queridos a leitura nós vamos orar pedindo que o nosso Deus ilumine o nosso entendimento na compreensão da palavra pai querido te damos graças pelo privilégio de podermos mais uma vez nos reunirmos nos encontrarmos com os nossos irmãos para cantar os teus louvores te oferecer orações e ouvir a exposição da tua palavra nós pedimos que teu espírito santo a tua em cada coração aqui presente especialmente agora Oramos por iluminação para que possamos compreender o significado dessas palavras escritas pelo Apóstolo Paulo inspirado por ti queremos orar por cada pessoa que
também nos segue através da transmissão Oramos pelas autoridades constituídas Oramos pelo presidente pelos ministros Oramos pelos governadores pelos prefeitos especialmente agora nessa época de eleição Pedimos que o Senhor nos dê governantes que queiram bem do povo livra-nos dos corruptos livra-nos do homem mau e dá no Senhor governantes bons que queiram que promovam a justiça que promovam a verdade da Constituição Brasileira e que nos ajudem e que dêem condição para que nós possamos ganhar o nosso pão com tranquilidade cuidar da nossa família desenvolver os nossos negócios educar os filhos e acima de tudo de senhor que
eles protejam a liberdade de religião e de expressão para que todos possam ter a consciência livre e tranquila para te adorar e te servir Pedimos que o senhor esteja conosco mais uma vez nessa noite em nome de Jesus amém amém muito bem queridos com a leitura dessa passagem Capítulo 2 de 1 a 5 de primeira aos Coríntios nós chegamos no terceiro argumento que o apóstolo Paulo está usando junto aos crentes da igreja de Corinto com relação às divisões que havia entre eles conforme nós vimos havia pelo menos quatro partidos dentro da igreja de Corinto que
haviam se formado por conta da predileção do amor e do apreço que os Coríntios tinham pela eloquência retórica pelo conhecimento intelectual pela sabedoria capacidade de falar e de persuadir enfim todas estas coisas eram consideradas como de grande valor não só pelos Coríntios mas pelos gregos em geral pelos Romanos também os romanos particularmente gostavam muito do poder O problema é que os Coríntios haviam transferido essa predileção e o apreço por essas por essas habilidades para os pastores que tinham passado pela história recente da igreja Paulo foi o fundador Apolo que veio em seguida Pedro Nós não
sabemos se Pedro esteve em Corinto mas ele era muito conhecido porque era o líder dos Apóstolos e tinha mais um outro partido enigmático a gente vai falar mais sobre ele mas adiante que era o partido de Cristo que dizia que não era de nenhum daqueles mas era de Cristo e o resultado é que eles formaram grupos em torno desses personagens e que praticamente levou uma divisão interna da igreja rachaduras internas da igreja por conta desse culto a personalidade da comparação entre pregadores a ponto de que eles mesmo se reunindo ainda no mesmo lugar estavam praticamente
divididos entre si a igreja de Corinto tanto é que Paulo em meio a muitos outros problemas que ele tem que tratar naquela igreja começa exatamente com esse e dedica quatro capítulos para tratar da questão da divisão que são os capítulos um dois três e quatro todos formam bloco só forma um bloco só que tem a ver com a questão das divisões que havia na igreja eu tinha dito que Paulo ele tenta resolver esse problema com argumentos teológicos revelando ou mais uma vez refletindo que em Paulo o pastor e o mestre não se separam ele Pastoreio
ensinando e ele ensina pastoreano não tem essa divisão entre doutrina e prática no Apóstolo Paulo você vê é um problema prático a igreja está dividida lá em torno em comparação de pregadores quem é o melhor e para resolver isso aí Paulo faz toda uma extensa exposição teológica ocupando quatro capítulos para depois dizer mostrar peço a Deus Coríntios que esse tipo de atitude não condiz com o evangelho de Cristo o primeiro argumento dele que está aí no capítulo 1 do verso 18 até o verso 25 no primeiro argumento Paulo faz um contraste entre a sabedoria de
Deus que é a cruz de Cristo anunciada de maneira simples e a sabedoria humana sabedoria humana que apesar de toda a sua sofisticação não alcançou o conhecimento Salvador de Deus não alcançou E com isso o apóstolo Paulo está dizendo aos Coríntios isso que vocês valorizam na verdade diante de Deus é loucura e aquilo que vocês desprezam na verdade é a sabedoria de Deus que é Cristo pendurado numa cruz Esse foi o primeiro argumento o segundo que nós vimos na segunda-feira passada foi uma olhada introspectiva que Paulo recomenda aos Coríntios ele diz Olhe para a igreja
olhem para vocês e vejam quantos aí são nobres são poderosos são influentes são educados em termos da educação daquela época não há muita gente influente aí não tem muita gente de família importante porque Deus escolheu e chamou para fazer parte do seu povo exatamente aqueles que são considerados como nada por essa Elite que vocês tanto valorizam então basta vocês darem uma olhada para dentro de vocês e vocês vão ver que Deus não funciona assim como vocês estão fazendo Deus não escolhe pessoas por qualidades ou atributos ou referenciais como esses aí Nobre Nascimento riqueza cultura de
querida influência ou qualquer coisa dessa natureza Deus na verdade ele optou ele chamou aquelas pessoas que para o mundo seriam pessoas sem valores sem importância porque Deus tem um método o método dele é sempre humilhar o homem colocar o homem no seu devido lugar e obter a glória é essa metodologia que Deus segue sempre um antigo testamento no Novo Testamento esse é o caminho e agora nós estamos diante do terceiro argumento de Paulo diante da igreja de Corinto que começa com pedido de Paulo para aqueles lembrem o tipo de pregação que Deus usou para chamá-los
a fé como se Paulo dissesse assim eu vou usar mais um argumento vocês lembram quando eu estive aí pregando o evangelho Que tipo de pregação Deus usou através de mim para converter vocês e é mais uma chamada a ao passado é mais um pedido para que eles lembrem de que maneira Deus agiu na vida deles para mostrar que exaltaram homens e brigarem entre si pela Escolha dos melhores pregadores vai ao contrário inclusive da própria experiência de conversão deles e da maneira pela qual Deus atuou na sua salvação eu considero essa passagem Capítulo 2 de 1
a 5 uma das passagens mais críticas do mais importantes do Novo Testamento com respeito a pregação e eu espero que os colegas de ministério que estão aqui nessa noite e que estão escutando através da transmissão eles possam se beneficiar do que a gente vai ouvir aqui porque eu creio que essa passagem é paradigmática ela mostra o que é que Deus deseja de nós primeiro com relação ao método segundo com relação ao conteúdo terceiro com relação à atitude e finalmente Qual a fonte do Poder do pregador são quatro pontos que Paulo explora aqui nessa passagem a
medida que ele tenta mostrar os Coríntios e que aquelas divisões realmente estavam indo bem contrário ao Espírito do Evangelho então em primeiro lugar Paulo fala a respeito do método como como ele foi até Corinto e de que tipo de pregação Ele usou ali no verso primeiro ele diz assim irmãos quando estive com vocês anunciando-lhes o mistério de Deus não fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria Paulo aqui lembra aos Coríntios a sua espada entre eles quando estive com vocês ou seja ele aqui tá se referindo aquele dia em que ele entrou na cidade e
começou a pregar o Evangelho nós temos um relato resumido disso no livro de Atos do capítulo 1 até o verso 18 que em síntese diz o seguinte que Paulo chegou em Corinto depois de uma experiência Não muito bem sucedida em Atenas quando ele tentou convencer os epicureus e os estoicos a respeito da Ressurreição de Cristo e uma vez em Corinto ele acabou ficando hospedado com um casal de judeus que tinha chegado de Roma expulsos de lá pelo edito o édito do Imperador Cláudio que expulsou todos os judeus de Roma Priscila e Áquila Paulo ficou com
eles porque eles eram da mesma profissão fazedores de tendas então Paulo vai morar com eles e eles abrem um negócio de fazer tendas ali E aí nos sábados durante a semana Paulo tava lá na lojinha de tendas né costurando tendas fazendo tendas mas quando chegava no sábado ele ia para sinagoga e como ele era Rabino ele tinha oportunidade de falar nas sinagogas ele usava sempre isso muito bem qualquer cidade que ele fosse então ele começou a falar de Cristo nas sinagogas e diz lá em Atos 18 que ele estava convencendo muitos judeus e muitos gregos
os gregos aqui eram prosélitos eram não judeus que gostavam do Judaísmo frequentavam a sinagoga mas nunca tinham se circuncidado nunca tinham se tornado judeu legítimo não é mas era um admiradores do Judaísmo é chamado de prosélitos ou piedosos então muita gente desse tipo tava na sinagoga e ele se convenceram através da pregação do apóstolo Paulo de repente Silas e Timóteo 2 ajudantes de Paulo Ele chegam da Macedônia trazendo uma oferta substancial para o apóstolo Paulo a ponto de que Paulo agora não precisava ficar mais na lojinha durante a semana ele então agora ele começa a
pregar de tempo integral o evangelho uma vez que ele tem sustento então ele se lança a pregação integral do Evangelho ali em Corinto e o esforço evangelístico de Paulo a pregação de Paulo teve um impacto tão grande que começou a provocar revolta de muitos judeus especialmente daquela sinagoga onde Paulo I começou a pregar E aí os judeus começaram a se opor a Paulo começaram a blasfemar e Paulo então ele sai da Sinagoga que era o ponto de pregação dele e ele abre um ponto de pregação ao lado da Sinagoga pense em ética aqui né ele
saiba assim expulsaram da Sinagoga ele ele vai pregar na Casa ao Lado na casa ao lado diz aqui que era um local contigo a sinagoga na casa de um judeu convertido chamado tício apelidado do justo que isso morava do lado da Sinagoga ele se converteu expulsar o Paulo da Sinagoga disse Paulo continua aqui a minha casa é a sua igreja você pode continuar aqui e Paulo continua pregar ali ao lado da Sinagoga na casa de tício E durante muito tempo e o ministério de Paulo ali ele foi de tal maneira que até o chefe da
Sinagoga se converteu chamado Cristo e foi batizado ele toda sua família e muitos outros Coríntios creram e foram batizados Paulo então recebe uma visão da parte de Deus quando as perseguições começaram a ficar grandes encorajando a ficar firme e o Senhor Jesus lhe diz literalmente numa visão não tenha medo fala e não se cale porque eu tenho muito povo nessa cidade seja o número dos meus eleitos que estão aqui é muito grande e você vai continuar pregando porque através da pregação que eu vou chamá-los eu tenho muito povo aqui então fica firme não desanima com
as com as perseguições e Paulo Depois dessa visão ficou mais um ano e meio pregando em Corinto e depois de uma Severa perseguição mas uma onda de perseguição finalmente ele segue o caminho mas deixa ali a igreja de Corinto estabelecida a pergunta é o que que Paulo fez durante seu tempo em Corinto que é algo talvez Entre Dois a três anos ele diz aqui voltando agora para a primeira aos Coríntios Capítulo 2 verso 1 irmãos quando estive com vocês então eu já expliquei esse quando esteve com vocês né que é o capítulo 18 de Atos
anunciando-lhes o mistério de Deus foi isso que ele fez nesses três anos ele anunciou o mistério de Deus ali na cidade de Corinto o anunciar aqui é uma das é um dos muitos verbos usados no novo testamento para indicar a pregação da palavra tem mais o sentido de Proclamação tem o sentido de Proclamação ele proclamou na sinagogas ali na casa de tício aonde quer que ele tivesse oportunidade ele proclamava anunciava o mistério de Deus o mistério de Deus é isso que ele foi fazer é chamado de mistério Almeida antiga traz a palavra testemunho O problema
é que no grego nós temos algumas variantes porque a palavra testemunho e a palavra mistério São muito parecidos no Grego é uma mudança só de duas palavrinhas Então pode ter sido um engano na hora da Cópia os estudiosos hoje eles acreditam que o original era mistério e não testemunho né Apesar de que no final não vai fazer diferença pregar o testemunho de Deus ou pregar o mistério de Deus é pregar Cristo no final não vai fazer diferença mas apenas Porque se você tiver uma Almeida atualizada você vai ver que tem testemunho lá enquanto que a
Nova Almeida já traz mistério seguindo a preferência dos críticos hoje dos estudiosos dos manuscritos é que creem que o melhor a melhor leitura realmente é o mistério de Deus e de fato faz mais sentido aqui especialmente Quando a gente chegar na próxima parte do Capítulo 2 Paulo diz que ele passou esses dois três anos em Corinto proclamando o mistério de Deus por que que ele chama o evangelho de mistério de Deus é mistério porque era desconhecido para boa parte dos Coríntios e mesmo os judeus que tinham antigo testamento não podiam compreender e não podiam entender
a mensagem do Antigo Testamento a respeito do Messias de que ele deveria morrer numa cruz de ressuscitar o terceiro dia era loucura para os gregos era escândalo perdão era escândalo para os judeus e loucura para os gregos e é um mistério porque nem todo mundo podia compreender nós já vimos isso antes se Deus não abrir os olhos se Deus não chamar o evangelho vai continuar sendo um mistério para as pessoas elas não vão compreender a sua beleza a sua necessidade a sua grandeza e o poder do evangelho para perdoar pecados e transformar vida portanto é
um mistério até o momento em que o Espírito Santo ilumina o coração e era esse então por isso que Paulo se refere ao evangelho como sendo o mistério de Deus porque ele está oculto ao mundo até Aquele momento em que através de Revelação no coração via pregação o espírito santo tira as escamas dos olhos e a gente consegue ver a gente consegue entender e para nós não é mais um mistério já agora já é um mistério revelado a gente sabe o que é esse mistério mas para o Mundo Continua sendo algo velado eles não não
podem compreender então durante três anos dois três anos foi isso que Paulo fez ali e qual foi o método que Paulo usou para anunciar o mistério de Deus durante aqueles três anos que ele esteve ali ele diz aqui primeiro negativamente ele disse irmãos quando estive com vocês anunciando-lhes o mistério de Deus não o fiz com ostentação de linguagem ou de Sabedoria aqui você tem Paulo explicando primeiro negativamente o método que ele usou para anunciar o mistério de Deus ou seja ele não usou ostentação de linguagem sabedoria em outras palavras um discurso eloquente com muitas palavras
mostrando o seu conhecimento ele não usou desses artifícios para explicar o mistério de Deus apelando para sofismas apelando para frases de efeito como era muito comum naquela época entre os filósofos especialmente os sofistas e os grandes oradores que utilizavam de todas essas técnicas de importação de voz frase de efeito manipulação das emoções para convencer o seu auditório Paulo disse que ele não usou de nada disso ele não empregou nenhum desses recursos que eram tão admirados pelos gregos e era o que se esperava de todo o orador daquela época Paulo disse que na verdade ele não
fez não fez isso e de que maneira ele fez só no verso 4 aquele vai dizer ele agora meio que sai um pouquinho do assunto porque ele vai falar a respeito do conteúdo mas antes de entrarmos no conteúdo da pregação que ele já diz que era um mistério de Cristo mas ele agora vai explicar melhor para dar um exemplo do que é que Paulo de como Paulo pregava você nós podemos ir para Atos Capítulo 17 onde nós temos o relato da pregação dele em termos similares na cidade de tessalonómica também segundo a sua metodologia usando
o primeiro a sinagoga como ponto de contato atos 17 verso 1 tendo passado por fim polícia e a Polônia Paulo e Silas chegaram até salônica onde havia uma sinagoga de judeus Paulo Segundo o seu costume foi procurá-los e por três sábados agora atenção Lucas aqui vai usar três verbos para descrever o que é que Paulo fez durante três sábados lá na sinagoga de tessaloni por três sábados primeiro discutiu com eles ou Arrasou segundo Almeida a respeito das escrituras segundo verbo expondo e terceiro demonstrando o tecido necessário que o Cristo parecesse e ressuscitasse dos Mortos esses
três verbos explicam bem o método de Paulo nas sinagogas ele primeiro discutia com os judeus com base nas escrituras palavra aqui palavra razoar não é você tentar convencer pelo argumento e o argumento baseado na escritura depois ele diz expondo palavra expor significa abrir você abre desembrulha alguma coisa para que o conteúdo fique exposto e possa ser visto claramente Paulo como que desembrulhava Cristo do Antigo Testamento dizendo Será que vocês não estão vendo aqui deixa eu desembrulhar aqui o antigo testamento Olha que Cristo está aqui é o que expor significa demonstrar é uma palavra grega que
significa colocar uma coisa ao da outra para que você veja a relação entre elas E aí Paulo dizia olha essa profecia dizia isso e se isso e aqui olha o que aconteceu com Cristo isso isso e isso conclusão ele é o prometido ele é aquele que cumpre essas profecias então era esse o método de Paulo que foi exatamente o mesmo método que ele vai usar lá em Corinto negativamente Paulo disse eu quando fui entre vocês quando eu cheguei a ir para pregar eu não fiz com ostentação de linguagem de Sabedoria de retórica não eu não
fiz assim e como é que ele fez acabamos de mostrar pois a escritura demonstrou e arrasou com os judeus em cima das sagradas escrituras a respeito de Cristo como sendo aquele que é o cumprimento de toda a palavra de Deus Então esse é primeiro lugar um método isso já nos diz muita coisa sobre qual é a tarefa do Pregador Qual é a tarefa do mestre do pastor a tarefa dele é expor a escritura em sinais escritura é anunciar o mistério de Deus que é Jesus Cristo sabendo que ele tá falando de alguma coisa que é
misteriosa para sua audiência que portanto precisa ser esclarecida precisa ser explicada então início a argumentações superficiais afetação de voz ou qualquer outra coisa pode dar uma falsa impressão aqui é necessário clareza é necessário transparência é necessário ser direto e mostrar como as escrituras do Antigo Testamento corroboram mostra o claramente a respeito da pessoa de Cristo Jesus no verso 2 Paulo agora fala do conteúdo aqui é o método que tá um método agora ele entra na questão do conteúdo e ele começa dizendo verso 2 porque decidi nada saber entre vós a não ser Jesus Cristo e
esse crucificado o porquê aqui da razão pela qual ele resolveu não usar ostentação de linguagem de Sabedoria porque ele iria pregar Cristo e Cristo crucificado ou seja não é existe uma relação entre o conteúdo e o método não é todo método que se presta para vocês por Cristo e Cristo crucificado pelo menos na linguagem de Paulo ostentação de linguagem de Sabedoria não serve para anunciar Cristo e ele crucificado porque ostentação de linguagem de Sabedoria vai chamar atenção para o pregador enquanto que a pregação simples de Cristo e ele crucificado vai chamar atenção para ele para
o Senhor Jesus como deve ser de fato como deve ser então existe essa relação entre a forma e a e o conteúdo não é toda mensagem aliás não é todo método que se presta a transmitir o conteúdo da Bíblia e vocês vão agora não é eu vou explicar porque que às vezes eu encrenco né pessoal reclama que às vezes eu encrenca por exemplo drama teatro substituir a pregação por uma dramatização substituir a proclamação em exposição da palavra de Deus por uma peça teatral eu não tô dizendo que não tem lugar Faça no sábado reúna Mocidade
ou então vai para o shopping faça uma encenação mas não substitui a exposição da palavra de Deus não substitui tem que perceber essa relação a implicância que a gente tem com a exclusividade da pregação não é coisa de não é cacoete de reformado não é porque nós percebemos que há uma conexão bíblica a respeito disso pelo menos aqui tá claro que tem pelo menos um tipo de pregação que não serve para transmitir Cristo e ele crucificado que a ostentação de linguagem de Sabedoria isso aqui pelo menos está claro o que então já abre a porta
para a gente dizer Ué então deve ter outras coisas também outras métodos que também não servem para Expor a palavra de Deus em toda a sua clareza e é quando então a gente tem que examinar se cabe tudo no culto se cabe tudo na pregação se qualquer método Vale se a gente pode usar qualquer tipo de coisa eu uso uma ilustração eu sei que ela é cavernosa eu vou até pedir perdão para você já pela imagem Mas é uma ilustração que eu vi De alguém que eu achei que a melhor coisa do mundo Imagine que
você vinha na minha casa eu lhe convidei você para jantar e você chegou na minha casa e na hora do jantar eu trago para você sopa no penico aqueles grandão branco aquela sopa aquela canja de galinha assim né E você vai olhar para mim e vai dizer pastor ele qual é o problema tá limpinho eu limpei é novo nunca usei para nada é usado para isso aí sim pastor mas é associação entende é associação então às vezes é sopa no penico determinados métodos ou determinadas tentativas de explicar o evangelho de transmitir o Evangelho é coisa
semelhante a isso não serve qualquer coisa Não serve Qualquer coisa daí o cuidado de Paulo irmãos quando eu estive aí eu não eu não usei linguagem de Sabedoria ostentação porque porque eu tomei uma decisão e que decisão foi essa eu decidi nada saber entre vós entre vocês a não ser Jesus Cristo e este crucificado Paulo tinha tomado uma decisão quanto ao que ele haveria de pregar em Corinto Paulo podia ter decidido usar retórica eloquência demonstrar conhecimento e sabedoria havia pouca gente tão preparada quanto o apóstolo Paulo no século primeiro Paulo era um homem de três
culturas Judaica grega e romana Paulo era um judeu de Tarso Tarso era reputado como uma cidade universitária e competia era rival de Atenas e Corinto em termos de biblioteca em termos de escolas de Filosofia e como foco realmente de cultura e de conhecimento e Paulo foi educado nessa cidade nós temos evidência nos escritos de Paulo que ele conhecia por exemplo os poemas do grande poeta aratos citado em Atos 17:28 pelo próprio Paulo os escritos de epineides um filósofo famoso que Paulo cita em título um 12 ou ainda do poeta menandra citado por Paulo primeiro aqui
nessa carta no capítulo 15 verso 33 Tudo indica que Paulo seria capaz de impressionar sua audiência se ele quisesse com citações de filósofos poetas historiadores da época bem como o seu conhecimento profundo do judaísmo mas ele tomou uma decisão ele quando ele chegou em Corinto sabendo da preferência do dos gregos por esse tipo de coisa ele resolveu esquecer tudo isso e pregar somente Cristo e Cristo crucificado Essa foi a decisão que Paulo tomou e o método para isso é aquele que a gente acabou de descrever ele tomou essa decisão e eu acho que aqui nós
temos Estamos também diante de de um desafio que o texto nos impõe e eu falo agora aos meus colegas pastores colegas de ministério pregadores é uma decisão que a gente tem que tomar embora a gente tenha pregar é esvaziar se não certo sentido embora a gente tenha conhecimento a gente tem a cultura a gente tem a condição O problema não é tanto que falta o que dizer mas o problema é o que é que a gente vai deixar de fora o que é que é próprio para a audiência aquilo que de fato edifica e vai
glorificar a Cristo é isso que importa no final não é dar uma apresentação fazer uma demonstração de Sabedoria de eloquência e de conhecimento Mas de fato ser um instrumento pelo qual Cristo vai ser apresentado às consciências das pessoas Esse é o propósito do pregador e essa deveria ser A Grande Decisão dele pregar a mensagem de Cristo pendurado na cruz como sendo o caminho de Deus para salvar pecadores como sendo o único caminho para justificação e para a salvação dos nossos pecados junto a isso em terceiro lugar Tenha atitude Porque não basta ter um conteúdo e
um método nós vamos ter um uma atitude também uma atitude está no verso 3 e foi em fraqueza temor e grande tremor que eu estive entre vocês o grande apóstolo Paulo aqui no modo confessional admitindo que quando ele esteve em Corinto ele estava tremendo de medo ele estava se sentindo fraco E essas três palavras aqui descrevem a atitude dele e que faz fazem com que o comportamento de Paulo como missionário fosse o exato oposto do ideal grego romano do orador clássico orador clássico impressionava pela segurança pela ousadia Paulo aqui diz que ele se sentia fraco
e tremia de medo enquanto ele pregava o evangelho naquela cidade esse sentimentos daqui eram resultado de alguns fatores primeiro a consciência que Paulo tinha da grandiosidade da mensagem que Deus lhe havia encarregado de anunciar era uma mensagem da qual dependeria a vida eterna ou Sofrimento Eterno daqueles que ouvíssem era consciência da sua responsabilidade em transmitir essa mensagem de maneira que não chamasse atenção para si mas para aquele de quem Paulo falava que era Jesus Cristo por isso ele temia e tremia Além disso havia o risco constante das perseguições que ele poderia sofrer Exatamente porque ele
estava pregando Cristo crucificado que era escândalo para os judeus e loucura para os gentios era uma consciência das suas próprias limitações Será que aqui nós temos de maneira velada ou apóstolo Paulo se referindo ao espinho na carne que Deus colocou nele exatamente para que ele não se vai descer ele diz eu preguei em fraqueza ele vai usar essa palavra fraqueza vai aparecer lá em Segundo aos Coríntios 12 quando ele diz assim Quando sou fraco então é que eu sou forte e aquela fraqueza era resultado do espinho na carne que Deus havia colocado nele tudo isso
fazem ou faz de Paulo alguém que era diametralmente oposto a caricatura do que seria o orador perfeito idealizado pelos gregos e pelos Romanos Na verdade até aqui uma nota de curiosidade obras apócrifas dos séculos 2 e 4 e aqui eu me refiro ao apócrifo atos de Paulo e tecla é um livro até interessante ele fala de tudo é falso né não foi Paulo que escreveu mas conta uma história de Paulo tentando evangelizar e discipular uma moça chamada tecla e nesse livro é que aparece uma a única referência que a gente tem sobre a aparência física
de Paulo ele era baixinho careca de pernas curvas sobrancelha grossa que se emendava na testa e o nariz pontudo como uma águia Pensa num cabra feio Paulo Não impressionaria pela aparência com certeza ele não impressionaria pela aparência Então tudo isso está por detrás disso que ele tá dizendo ele tem consciência disso né eu estive em fraqueza em temor e tremor diante da grandiosidade da mensagem diante da oposição diante das minhas próprias limitações físicas ao espinho na carne e tudo isso mantinha Paulo com atitude que todo pregador deve ter que é temor e tremor e se
sentir fraco quando a gente começa a se sentir tranquilo confiante que tudo tá bem Então significa que nós estamos confiados em nós mesmos e não em Deus Porque quanto mais se Depende de Deus mais fraco você vai perceber que você é mais fraco você vai perceber que você é essa é a sensação que Paulo sentia Quando ele estava pregando em Corinto e é para nós sem dúvida Um Desafio muito grande não é ainda hoje as pessoas perguntam se eu fico nervoso antes de pregar sempre sempre já prega 40 anos mas não tem uma vez que
não vai pregar que não fique às vezes até fisicamente a efeitos antes não posso dizer mais do que isso mas existe isso todo pregador ele vai saber do que é que eu tô falando por último a fonte do Poder do apóstolo Paulo versus 4 a 5 a minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de Sabedoria mas em demonstração do espírito e de poder para que a fé que vocês têm não se apoiassem sabedoria humana mas no Poder de Deus o ministério de Paulo em Corinto produziu muito fruto se a gente for
olhar da perspectiva humana foi um ministério muito bem sucedido Diz aí atos 18:4 que ele persuadiu judeus e gregos Diz aí atos 18 verso 8 que gente importante como Cristo o chefe da Sinagoga se converteu e com ele toda sua família Além disso muitos Coríntios creram na pregação de Paulo atos 18:8 Paulo menciona por nome vários dos Coríntios que se converteram gaio stefanas que Ele batizou pessoalmente tá aí no capítulo 1 14 a 16 além de Fortunato e a cai no Capítulo 16 verso 17 ele cita era Astro que é o tesoureiro da cidade e
um irmão chamado quarto Em Romanos 16 verso 23 e o próprio Senhor Jesus tinha dito que ele tinha muito povo naquela cidade então por todos os parâmetros o ministério de Paulo foi um ministério muito bem sucedido quando as expectativas humanas eram contrárias primeiro por conta da mensagem o que é que ele ia pregar alguma coisa que era escândalo para os judeus e loucura para os gentios um Salvador pendurado numa cruz segundo o método que ele usou ele não usou o retórica ele não usou nenhum daqueles artifícios que eram tão empregados pelos grandes oradores sofistas e
declamadores públicos que impressionavam as multidões naquela época não usou nada disso quais são ou quais eram as chances de ter dado certo a igreja que Paulo começou a plantar ali em Corinto humanamente falando Zero no mundo que valorizava eloquência retórica demonstração de poder você chega alguém que é o oposto e pregando uma mensagem que era escândalo e Loucura de onde vinha então o poder do apóstolo Paulo que poder levou essas pessoas a serem pessoadidas e se converter a Jesus Cristo Ele diz em primeiro lugar que não foi ele não foi a linguagem persuasiva de Sabedoria
verso 4 a minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de Sabedoria ou seja ele não tentou usar argumentos persuasivos e astutos como nós já dissemos mas ele diz aqui em demonstração do espírito e de poder o que que ele quer dizer com isso o que que ele quer dizer com isso o poder do Espírito tem duas possibilidades primeiro a gente a tradução pode ser simplesmente em demonstração do poder do Espírito a pregação de Paulo era uma demonstração do poder do Espírito Santo e isso de duas maneiras através dos sinais e prodígios
o livro de Atos onde é narrada a missão de Corinto que é o capítulo 18 não fala de nenhum milagre que Paulo fez lá mas a gente sabe que ele fez porque na segunda carta no capítulo 12 verso 12 ele diz que ele fez sinais e prodígios lá em Corinto e que aquilo era a marca do apostolado dele então primeiro a gente pode entender que Paulo tá se referindo a isso que a palavra da Cruz que ele pregou com toda aquela simplicidade deus honrou aquela palavra e não discurso retórico dos grandes oradores permitindo que sinais
e prodígios fossem feitos através do apóstolo Paulo que geralmente era cura de pessoas e expulsão de demônios então que Paulo fez isso em Corinto não há menor dúvida mas existe uma outra possibilidade que não exclui essa primeira é que Paulo aqui Está se referindo ao poder do Espírito Santo para convencer e para iluminar os corações que eu acho que é o melhor sentido porque é o que ele vai tratar a partir do capítulo 6 como nós veremos na próxima segunda-feira se Deus quiser ele vai falar exatamente disso como Espírito de Deus revela os mistérios de
Deus ao coração então se a gente for seguir a regra do contexto a interpretação que está no contexto ela deve ser a preferida E então nós vamos optar por isso que quando ele diz que minha pregação foi uma demonstração do poder do Espírito Santo ele estava se referindo ao fato de que a sua pregação que o poder do Espírito para explicar o mistério desvendar o mistério de Cristo abrir os olhos de judeus incrédulos e de gregos hostis ficou Manifesto através da pregação do apóstolo Paulo porque muitos deles se converteram com a simples pregação da Cruz
qual era o segredo disso era o poder do Espírito Santo em abrir os corações abrir as mentes e mostrar a verdade em Cristo Jesus e Paulo diz que isso tinha que ser assim por uma razão muito simples que eu trago agora para vocês especialmente para nós pregadores por uma razão muito simples para que a fé que vocês têm não se apoiassem sabedoria humana mas no Poder de Deus ou seja em outras palavras caso Paulo tivesse pregado aos Coríntios como os grandes oradores e sofistas da época Eles teriam aderido ao Apóstolo Paulo não por causa do
conteúdo da mensagem Cristo crucificado mas por causa da admiração que ele sentiam com a eloquência oratória erudição e capacidade do apóstolo Paulo e no final a fé deles não seria uma fé genuína mas uma mera confiança carnal num homem que sabia falar e que conhecia muitas coisas por isso que ele tomou essa decisão Quando eu Fui pregar em Corinto eu tomei uma decisão e a decisão foi essa eu deixei de lado todo o meu conhecimento toda a minha oratória toda a minha eloquência tudo isso meu único alvo era esse pregar Cristo e ele crucificado e
o poder do Espírito Santo se manifestou através dessa pregação de maneira que inúmeras judeus e gentios se converteram em Corinto e às vezes gente das quais nós diríamos é impossível a conversão Desse pessoal vocês lembram que segunda-feira passada a gente leu lá no capítulo 6 a relação de pessoas que se converteram adúlteros imorais bêbados maldizentes afeminados injustos pessoal de todo tipo de toda categoria mas através da pregação da cruz de Cristo em demonstração do poder do Espírito Santo ele se converteram e nasceu a igreja de Corinto isso é pregação é isso aqui que todo pregador
que ama a Deus que ama ao Senhor Jesus que ama as pessoas almeja fazer na vida é expor a Cristo e ele crucificado com simplicidade no poder do Espírito Santo para que a fé das pessoas se apoiem não em argumentação humana mas se apoie No Poder de Deus para que a fé seja genuína porque não se iluda não se você apresenta um evangelho diferente de uma forma diferente para as pessoas elas vão reagir Crendo em alguma coisa que não é o verdadeiro Deus não é o verdadeiro Cristo e não é o verdadeiro evangelho Por isso
você tem igreja superlotadas aí mas a pergunta é o verdadeiro evangelho que está sendo pregado lá e está sendo pregado da maneira correta da forma certa as pessoas que estão lá estão pela razão certa a fé dessas pessoas se apoia porque na personalidade do Pregador ou realmente na verdade do Evangelho que responsabilidade é essa não é que responsabilidade enorme essa de pregar porque a gente pode estar levando pessoas nós podemos levar pessoas para longe de Deus se nós fazemos as coisas da maneira errada eu quero fazer aqui algumas aplicações queridos primeiro lembrando o objetivo de
tudo isso vamos voltar ao contexto para a gente não se perder não é tempo que lembrar pegar o fio da meada Por que que Paulo falou tudo isso para dizer aos Coríntios que Deus os havia chamado através de uma pregação simples Clara e direta baseada na bíblia e não através de argumentos retóricos floriados frases de efeito e demonstração de Sabedoria humana Então por que formar partidos em torno de homens discutindo entre si Qual o maior pregador não é assim que Deus funciona não é assim que a igreja funciona então é dessa maneira que essa passagem
se conecta com a linha do argumento de Paulo do capítulo 1 até o capítulo 4 ele tá tentando mostrar para os Coríntios que aquelas divisões em torno de personalidades elas não faziam sentido a começar do fato de que o próprio Deus usou pessoas despretensiosas com a mensagem Desprovida de toda aquela aquele floreado daquela época para chamá-los ao evangelho de Cristo então não faz sentido a gente comparar pregadores base nisso quem é o melhor pregador Quem é que fala melhor quem é mais culto e tudo mais isso não fazia sentido muito menos formar partido em torno
deles vamos fazer algumas aplicações aqui pra gente terminar primeiro fica claro da passagem Cristo crucificado deve ser o tema central do nosso Ministério é claro que nós podemos falar de outras coisas para falar de casamento podemos falar de sexualidade podemos falar de honestidade podemos falar a respeito das penas eternas podemos falar de relação do cristianismo com política ou uma série de outras coisas mas o tema que unifica tudo isso tem que ser Cristo e ele crucificado nosso ministério tem que ser cristocêntrico a igreja tem que ser cristocêntrica a sua vida e a minha tem que
girar em torno da pessoa de Cristo e ele pendurado na cruz como pagamento pelos nossos pecados pelo qual nós temos acesso a Deus segundo como pastores Nós temos que nos despojar de tudo aquilo em nosso ministério que possa produzir uma fé superficial ou falsa nas pessoas que frequentam a nossa igreja podemos eu não tenho dificuldade nenhuma com isso estudar retórica homilética acumular conhecimento mas estas coisas nunca devem ser um fim em si mesmas e nunca seu centro do nosso Ministério da mesma forma talvez aqui eu esteja atirando longe demais mas para a gente pensar da
mesma forma evitar a criação de um clima artificial baseado em jogo de luzes fumacinha sono fundo como se isso pudesse substituir uma pregação bíblica Clara que vence pelo argumento pela clareza e pelo apoio na escritura terceiro ponto a dependência do pregador é o Espírito Santo e não suas habilidades retórica conhecimento e pregação eu preciso confessar que muitas vezes eu me senti preparado para pregar quando na verdade eu estava dependendo da minha preparação Passei a semana estudando Consultei os comentários fui no original fiz comparações escrevi o meu esboço e estava pronto para pregar e ia ser
uma armadilha muito Sutil você vai pregar confiando na sua preparação no seu esboço e no seu estudo quando na verdade você devia estudar para burro se preparar o mais que você pode mas em última análise você tem que depender do poder do Espírito Santo Porque toda a sua sabedoria conhecimento de comentários de grego de hebraico não convença em ninguém se o espírito santo não desvendar o mistério de Cristo Isso é que é a demonstração de espírito e poder e o pregador precisa estar na dependência do Espírito Santo e esse é meu último ponto aqui a
importância de andar no espírito e isso que eu tô dizendo de pregador eu tô dizendo para você também crente no dia a dia dano testemunho na universidade no trabalho na sua família Eu sei que você lê muita coisa e estuda muita coisa mas a sua dependência tem que ser de fato no poder do Espírito Santo sabendo que nós estamos falando de um mistério para pessoas que estão cegas estão mortas que elas não podem compreender a menos que o Espírito Santo Faça a sua obra de Revelação queridos que nosso Deus use essa palavra em nosso coração
que ele abençoe a igreja brasileira que ele levante pregadores como o apóstolo Paulo que queiram acima de tudo a glória de Cristo e a salvação de pecadores para glória de Deus e para o avanço do seu reino amém nós vamos orar Queria convidar você a ficar em pé e nós vamos orar pedindo que o nosso Deus tenha misericórdia de nós Senhor te agradecemos por pessoas como Paulo que o senhor levantou e usou de maneira tão Extraordinária na simplicidade no despojamento na humildade na renúncia nos colocando o senhor no devido lugar mostrando que toda glória te
pertence e que se algum fruto ou sucesso existe é só pela tua graça nós queremos Orar pelos pastores da Igreja Brasileira de todas as denominações que o senhor traga esse quebrantamento essa dependência que isso traga um avivamento espiritual primeiro na vida deles e depois na vida do rebanho livra-nos dos falsos profetas os falsos pastores livra-nos daqueles que querem transformar o culto em show e pregação em apresentação esnobação e dá-nos graça para viver humildemente diante de ti é o que pedimos em nome de Jesus amém