e o homem nasceu livre porém por toda parte encontra-se sobre os grilhões acorrentado quem acredita se senhor dos outros não deixa de ser mais escravo do que eles como ocorreu essa mudança não sei o que poderia tornar legítima creio poder responder essa pergunta nossa vídeo aula de hoje é sobre jean-jacques cursou o cidadão de genebra e o contrato social formulado por ele que vai tentar responder essa pergunta como é que pode tornar legítima essa essas relações sociais de poder de dominação será que tem como vamos descobrir a nossa vídeo aula de hoje então mais uma
vez vamos falar já falamos aqui no canal sobre vários vários textos do som pelos um vídeo sobre a trajetória obra biografia do russo é importante compreender a pessoa para também tentar compreender melhor a filosofia né temos um sobre a origem da desigualdade da a origem da desigualdade entre os homens né e agora temos um vídeo sobre o contrato social a obra máxima do russo a obra pela qual ele é tão tão conhecido e o contrato social que é uma relação bem íntima com a origem né o discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade
entre os homens têm uma relação bem forte ali porque na verdade se você lembra se você assistiu o vídeo nossa tio volta lá para assistir aos esse vídeo vai lá assistir aquele outro que é muito importante entender a origem da desigualdade entre os homens para compreender o contrato social que você quer formular porque naquele vídeo o sol vai bater vai bater vai bater vai bater até não poder mais e em vários filósofos o vale sair do período por fenda orff coloque o robson e agora no contrato social depois ele destruiu o contrato social daqueles caras
ele vai tentar construir um contrato social agora só lhe destruiu a ideia de um contrato social entre seres humanos ali e governos né e ele vai agora criar um contrato social entre os seres humanos entre as pessoas vão governo então parece contraditório mas não é contraditório porque ele acredita que a possibilidade de formar um contrato social que seja realmente legítimo os contratos sociais formados até então lembrando que que é um contrato social né o título do livro mas o que quer um contrato social quando a gente nasce a gente assina né bebezinho sabe o bebêzinho
nasceu recém-nascido assina um contrato ao nascer nós assinamos um contrato nos submetendo as leis do país sobre o qual gente nasceu certo todos nós temos várias leis para cumprir na constituição brasileira por exemplo de 1988 mas nós nun e vamos que vamos seguir essas vezes nós já concordamos ao nascer então já tem leis a têm regras que são colocados que são expostas aí não tem discussão tu vai ter que seguir né então nós temos é um contrato estabelecido né então esse contrato social como é que ele começa como é que ele surge né o robson
e o loc por exemplo vou estabelecer as bases a livre como teria surgido de um contrato social e como ser humano ele tem que abrir mão da sua liberdade né de certa forma para ter um governo absoluto movendo forte no caso do hobby né no caso lock - mas tem que ter ali um governo para melhorar a sociedade para reger para ter segurança tudo mais a coisa toda que a gente já viu naquela outra vídeo aula burro sou crítico esses caras criticando bom demais aí agora ele vai construir o seu próprio contrato social ele quer
formula o que possa ser feito para modificar essa sociedade tão depravada como ele já fez muito tantos discursos né no discurso sobre as artes ea ciência por exemplo de toda a sociedade da época ele tá dizendo tem e naquela sociedade então ele tá tentar preocupado com isso e ele vai colocar por exemplo ao longo do contrato social ele tá pensando que a depravação moral isso já tinha afirmado em outros textos também a depravação moral ela vem dos maus governos do ele percebeu ao longo da vida dele que quanto pior é o governo de um país
de um lugar mais as pessoas naquele lugar são depravadas ela tem problemas né são corruptas enfim e ele percebeu que se o mal governo torna as pessoas ruins um bom governo pode tornar as pessoas melhores nem tão é possível construir algo melhor é possível construir um mundo melhor então funciona está preocupado com isso e aqui uma coisa muito importante sobre o rosto ou ao contrário de vários outros filósofos do período dele que fazemos questões muito teóricas e distantes da realidade almoçou tá preocupado com a prática dessas ideias ele tem uma preocupação sincera verdadeira com como
colocar em prática essas idéias e inclusive o contrato e ele vai ele vai tentar estabelecer em alguns lugares ele vai até escolher um lugar com uma ilha chamada córsega que fica ali na costa entre a frança ea itália que ele vai dizer que ele seria o ponto ideal para fazer uma tentativa de um contrato social como ele formulou nesse nesse livro então ele tem essa preocupação legítima em colocar em prática essas ideias de como construir uma sociedade melhor só que enfim na costa que não vai dar certo então vai ser anexado pela frança ele vai
tentar fazer na polônia mas a polônia vai ser partilhada então nesse período inicial não vai entrar em trás com as ideias dele não vai conseguir fazer mas ele tinha uma preocupação legítima lhe verdadeira e colocar em prática essas dez não queria só ficar discutindo lá aterrorizando por teorizar não queria colocar em prática essas idéias que ele acreditava mesmo e melhorar a sociedade certo esse é o primeiro ponto importante aqui bom ele tá preocupado em formar um contrato social então que une as pessoas e paris dividir elas porque o que ele percebeu nos contratos sociais anteriores
na ideia que o loc por exemplo conceder de um contrato social o russo apresebtam contrato social que é uma desigualdades sociais porque ele surge para proteger a propriedade privada para proteger algumas pessoas que têm mais então ele vai aumentando cada vez mais a desigualdade entre as pessoas e aumentando a desigualdade ele aumenta insegurança também porque da desigualdade que venha a insegurança que nem os problemas sociais então gostou quer fazer um contrato social que possa unir as pessoas e não esse contrato de visível que existia até então certo a ideia que ele vai para um lá
disso é uma ideia de autogestão coletiva então isso também é importante na obra dele ele vai falar ali da formação de assembleias populares e né então inclusive por isso que é importante essa república que ele escolhe a república da córsega que ele queria colocar em prática essas idéias por quê porque a república ela corta é um lugar pequeno né e um só acreditava que lugares pequenos seriam mais fáceis de ter essa auto gestão coletiva porque assim ele é um conjunto de pessoas que entre as se conhecem a pessoa mais próxima fazer um discutindo debatendo ele
fala que num país muito grande oi pedroca no brasil por exemplo seria muito difícil de colocar em prática essa ideia de assembleias populares onde as pessoas elas sejam soberanos nesse país das participem que produz ou isso é fundamental as pessoas precisam participar do governo não é que nem a gente participa do governo nossa democracia né eu vou sou ele até a ideia de democracia e não era embora ele seja considerado talvez meus pais a democracia a ideia de democracia para ele não tava muito ele não depende muito tempo que ele achava que tem que ser
uma gestão mesmo a população tinha que estar todos os dias ali recorrentemente se reúne para debater questões né uma coisa até remetendo um pouquinho talvez aquela democracia ateniense muito antiga embora com muitas diferenças também né mas eu não vou voltar nisso tem um vídeo aqui no canal sobre democracia se você quiser dá uma olhadinha certo mas então ele tá pensando mal de gestão coletiva que as pessoas realmente faça um parte desse contrato social não é mais um contrato social de cima para baixo mas essas pessoas fazendo parte é só fazendo as leis fazendo o governo
olha em frente o hobby dizia que tem que ter um governo que tem poderes absolutos que seja muito acima das pessoas que a gente vai perder nossa liberdade né até aqui com sobra estabelecer essa essa diferença do seu pacto para o pacto dos outros né até então o pacto que preponderará era o pacto de submissão que a ideia de eu abro mão da minha liberdade para obter a segurança então eu não sou uma pessoa com tantas possibilidades de não foi livre né de verdade mas eu tenho segurança o estado de guerra não vai não vai
me afetar nesse estado do ser humano nesta natural de semana é ruim que atacar um ao outro isso não vai contar os me causar problemas o que vai ter um soberano com poderes absolutos e tudo mais então o hobby dizer isso o russo está criticando aí sem gosto só considera que a liberdade é a coisa mais fundamental ele vai dizer que quando a gente perde a nossa liberdade a gente perde a nossa humanidade o rosto é acima de tudo um cara que valoriza demais ali oi e para ele a liberdade só existe com a igualdade
porque essa igualdade que vai possibilitar que nós faremos de um tentar atacar o outro não tentar prejudicar o outro que vai fazer de viver em harmonia e aí sim nós vamos ser verdadeiramente livres quando a gente quando nos livrarmos dessas preocupações desse estado de guerra que foi criado lá naquele tudo dele nela origem da desigualdade entre os homens aquele estado de guerra que foi criado ali por causa da propriedade privada por exemplo então eu sou tem essa preocupação de criar o estado das pessoas têm uma liberdade e as façam realmente parte do governo por isso
ele vai dizer que o pacto que ele cria é um pacto de associação e não mais um pacto a distribuição a gente tem que obedecer um governo com poderes muito acima da gente não a ideia do console uma é essa né e ele vai justamente ao longo do contrato social e vai bater muito em duas obras né na origem da desigualdade entre os homens ele vai atacar data anti-lock horror sou aliás eu sou o robson aquele vai continuar batendo no hobby ma o carro glúteos né que é um jurista like dos países baixos que vai
escrever esse livro aqui que é de jure belli a que passes aí para você que é tonto e não sabe latinha saber o básico do latim é sobre as leis da guerra e da passa né e nesse livro o glúteos por exemplo até pegar aqui burro só vai passar boa parte do livro batendo nesse glúteos ele até tem uma parte que eu gosto que ele ele dá-nos dentro do grupo e falou assim ó glúteos refugiado na frança descontente com sua pátria né os países baixos e desejando cortejar luiz 13 o rei da frança no período
ao qual dedica o livro esse livro aqui e não perde tempo em despir o povo de todos os seus direitos e em concedemos aos reis com todo o artifício possível com o que que ele tá dizendo aqui que o grosso e os ele tá gordinho né e também o thomas hobbes leviatã né eles querem tirar o direito do povo os direitos que as pessoas deveriam ter naturalmente em ficarem dar de graça assim esse poder para os reis nessa ideia maluca de que a gente precisa desse poder para ter segurança que o rei tem que governar
a gente ali de maneira muito forte tudo mais e aqui tá dizendo é um grosso queria puxar o saco do rei da frança por isso que ele vai escrever isso eu vou tá tacando o cara aqui no pessoal também não só a filosofia do cara mas de qualquer forma inclusive o grotos nesse livro ele vai dizer que a gente tem que se entregar para o rei como se nos tornarmos escravos é isso tem que abrir mão da nossa liberdade voluntariamente nos escravizar mos como se fossemos nos escravizar para alguém olha que ideia maluca de a
gente nos tornarmos escravos voluntariamente de é uma coisa muito doida né inclusive o russo ele é um dos filósofos iluministas que mais bate na escravidão dizer que a escravidão ela era a escravidão e direito e liberdade são coisas que não não existe direito a escravidão porque está dando direito só palavras que não podem andar juntas então eu sou ataca muito a ideia de escravidão inclusive depois ele vai ser muito lindo no haiti quando a gente vai ter uma revolução né comandada por escravos e ex-escravos né e homens livres ali que vão tomar conta da ilha
né do haiti contra o governo francês revolucionário né da revolução francesa que inclusive também vai ser muito inspirado nessas ideias não sou né então você vai realmente nesse período ele vai alastrar as ideias dele depois da morte dele principalmente às vezes eles vão tomar conta nem de boa parte do mundo ocidental né ele vai ser realmente muito importante e a maior parte dos filósofos iluministas daquela época não vê um problemas com a escravidão a não não tocavam muito e dizendo que a ok a pessoa tem escravos faz parte né o rosto ou não sou atacado
a escravidão então o sol está criando ali essa ideia de um pacto de associação né então de que o homem a gente tem que nós temos que nos associar entre a gente para formar essa sociedade né e ele vai dizer então que em troca da nossa liberdade natural aquela que nós temos no estado de natureza um contrato social bonitinho o da total que nem o que ele fez a gente vai ter liberdade civil e moral que não é a mesma coisa que uma liberdade natural etirama liberdade verdadeiro no estado de natureza agora não temos mas
a gente não vai ter uma liberdade civil e moral e a gente vai poder seguir então nessa liberdade a gente vai seguir as leis que nós próprios nós construímos as nossas leis então são leis concebidas pela população pelo povo então o povo nessa ideia de uma autogestão coletiva o povo se governa faz as suas próprias leis e ele vai ter que seguir suas próprias vez então e a oi gente vai ter sim uma liberdade uma igualdade maior entre as pessoas essa é a grande objetivo de um som infelizmente não foi colocado em prática pelo menos
até onde eu saiba não temos uma sociedade que segue exatamente isso né até ele a suíça que a terra do sol' hoje em dia mudar que faz um pouquinho disso ele tem bastante plebiscito que são feitos ao longo do ano para população votar para o possam participar ativamente da política e tudo mais é talvez sejam mudaram de essas idéias mais ou menos ou colocadas em práticas embora tenha muita desigualdade social enfim morre enfim tem que pesquisar mais aí para fazer uma análise boa disso mas qualquer forma as ideias do sol são muito pouco estabelecidos não
tiver um mundo cada vez com mais desigualdade onde as pessoas participam cada vez menos da política só pensar no caso do brasil por exemplo a gente volta a cada quatro anos um político depois nem lembra mais em quem votou né tu te lembra quem tomou todo última vez para vereador deputado estadual e deputado federal para senador para presidente nem lembra mais né tá para o presidente lembra lá correto não lembro mais que que tu botou então a gente tem que mede a gente acha e aqui democracia foi lá e voltar mas o tá dizendo que
não a gente tem que participar ativamente de um governo para ele ser legítimo para o contrato social ser bem estabelecido a gente precisa participar ativamente desse governo ele vai dizer então que a liberdade vindo a igualdade só somos verdadeiramente livres como somos iguais já mencionei isso ele vai criticar a ideia do hobbies de que o certo né um governo certo as coisas elas são certas quando elas andam junto com a força né então o robson faz muito essa ideia de que quando o governo é forte ele estabelece com a força ele também estabelece com a
razão né com essas coisas andassem juntas o rosto vai dizer que isso é uma ideia ridícula não tem nenhuma lógica nisso de é o sol vai ter que ao contrário quando a pessoa não faz o uso da força para comprovar o argumento ela tá perdendo a razão né então a gente nunca pode utilizar a força como um argumento para tratar razão para alguém fazer planeta célula e realmente não tem muito sentido isso o thomas loki por exemplo né eu vou continuar tá os contratualistas aqui né no contrato social dele ele tá tacando os contratualistas anteriores
o robson walker principalmente o doc dizia do estado ele tem que ter uma função meio paterna é uma coisa é uma relação de pai e filho uma coisa assim o patriarca da família o sol vai bater na cdl vai dizer que não tem nada não pode ter nada de familiar porque as relações familiares mesmo elas são extremamente desiguais não sou até sentar nesse nesse momento eles então eles tóteles porque ele só atende já tinha dois mil anos antes ele já tinha resultado essa ideia do loki estabelecendo como as relações familiares eram desiguais né não era
nenhum usar uma família como exemplo que o governo é uma péssima ideia porque a família não tem nada de certo na família né sabe disso né tu sabe como é que a tua família né tudo errado né então não dá para usar a família como a base para um governo para justificar o vendo ele escolhe solta eles refutou por antecipação então dois mil anos antes já tinha reputado essa ideia do loki e ele também o gol foi também vai ser contra você deve poder divina se dedicar um poder pó e aí pela força ou um
poder pode constituir pela pelo poder de deus deus deu poder para isso é uma coisa que eu sou vai clicar também vai ter que não faz sentido até tem um trechinho aqui deixa eu selecionar aqui no segundo o chegou no segundo aqui o rotor dizer assim todo o poder vem de deus reconheço mas toda a doença também ah então não é mais necessário chamar os médicos agora então quê que ele tá dizendo aqui ó poder vem de deus sim beleza tá eu sou rei porque deus quis tá mas deus também fez várias coisas no mundo
e fez também a doenças então se eu pego uma doença não vou no médico para me curar eu vou no médico lá né porque deus fez a doença que a então é de deus eu não vou me curar então não tu vais tentar te curar igual neto vai no médico então a mesma coisa em relação a um poder poder poder poder hotel um rei com poder que vem de deus beleza até pode ser mas não quer dizer que a gente não posso te tirar daí não quer dizer que é que não possa criticar esse teu
poder aí divino né então não é justificativa dizer que é de deus para se manter no poder né e tem pra finalizar essa ideia do contrato social do roxo então que a gente tem que tirar aqui qual é o suco desse contrato social é a ideia de soberania popular a vontade geral vontade popular fique que são esses termos tá o rotor acredita que o contrato social ele só é e ele só é legítima essa relação que nós queremos com a sociedade com o governo eles essa relação só é legítima quando o povo é soberano quando
o povo participa ativamente da política quando o povo formulas leis quando o povo está sendo tempo todo tá agindo nessa sociedade e aí sim a partir de uma igualdade entre as pessoas uma cidade igual onde todos participam igualmente a partir daí a gente vai ter uma sociedade verdadeiramente livre e com o contrato social legítimo então o povo acima de tudo tem que ser o soberano a ideia de soberania popular presente no contrato social certo então isso aqui é um resumão né tem outras coisas para curtir esse livro é um livro interessantíssimo do russo mas esse
aqui é o resumão é o retrato principal da obra espero que vocês tenham gostado não se esqueçam de curtir o vídeo compartilhar mandar no grupo do essa aproveitando aqui vou mandar um abraço para o meu grande amigo miguel e para você miguel você sabe disso então um grande abraço a todos aí até nossa próxima aula tchau tchau tchau e aí