por muitos séculos na tradição Judaica né até milênios a crença predominante era de que Moisés havia escrito toda a Torá é todos os cinco primeiros livros ali que compõem a Bíblia de Gênesis a Deuteronômio e essa crença ela era muito importante porque ela dava mais autoridade ao texto da Torá também afinal de contas na tradição Moisés teria se encontrado Face a Face com Deus e nesse momento Deus teria revelado ele mesmo para Moisés toda a história desde a criação passando ali pelo dilúvio pela peregrinação ali para o Egito depois o caminho até a terra prometida
toda essa história teria sido narrada pelo próprio Deus para Moisés e Moisés teria escrito a partir daí a Torá portanto né Essa essa linha Deus Moisés Torá era o que dava uma confiabilidade muito grande ao texto da Torá só que nem todos os autores nem todos os judeus nem todos os leitores da Bíblia Hebraica compartilharam dessa crença pelo menos Não exatamente nesses moldes né e um exemplo dessas figuras que questionaram essa ideia ainda no período medieval é o imeenza e ele deixou no meio dos seus comentários bíblicos ali uma série de pistas de que ele
não acreditava que Moisés havia escrito toda a Torá a expressão mais interessante dessa desconfiança dele que ele inclusive ocultava o máximo possível era um foi um enigma que ele deixou né ele não dizia não proclamava essa desconfiança dele as claras mas ele colocava isso de forma muito Sutil e enigmática nos seus textos Inclusive tem um texto que ele escreve o seguinte né que há um significado secreto no texto bíblico que ele tá comentando ali e aquele que entender que permaneça em silêncio então ele acreditava também que tinha outras pessoas que entendiam as coisas que ele
tava entendendo ali do texto mas ele não queria que se tor é motivo ali de polêmica e de desconfiança é sobre a autoridade da Torá que proíbe era muito importante que se mantivesse sólida e em outra parte dos textos dele ele coloca o enigma né ocorre referir que é muito interessante que ele diz o seguinte se entenderes o segredo dos 12 e também o de assim Moisés escreveu e estavam então os cananeus na terra no monte onde o senhor é visto e Eis que o seu leito um leito de Ferro então reconhecerás a verdade é
esse Enigma né que de fato é bastante enigmático foi um enigma ao longo de muito tempo na história mas hoje os tantos historiadores que estudam A História da Bíblia quando os historiadores especialistas ali no próprio na própria obra e comentário acreditam que conseguiram decifrar esse enigma e o que que significaria então esse Enigma né o texto começa assim sem entender eles o segredo dos 12 que que seria esses 12 esses 12 seriam os 12 últimos capítulos da Torá os melhores últimos 12 Versículos da Torá que compõem o último Capítulo de Deuteronômio e esses 12 versos
finais nesse capítulo final o Capítulo 34 de Deuteronômio ele fala sobre a morte de Moisés Então seria algo um tanto estranho que Moisés tivesse escrito sobre a sua própria morte o que seria o indício de que essa parte Pelo menos foi escrita por outra figura isso não era um questionamento original desse detalhe antes alguns respondiam que isso provavelmente teria sido escrito por Josué depois da morte de Moisés e outros diziam Até que foi o próprio Moisés que escreveu Porque quando Moisés se encontrou com Deus Deus na rua para Moisés a própria morte dele e Moisés
registrou a própria morte é as lágrimas né então existiam algumas tentativas já de explicar isso antes do ibiéser Mas de qualquer forma essa seria uma primeira pista de que nem todas as passagens talvez tivessem inscritos tu tivessem sido escritos por Moisés a segunda pista que o iezer destaca nesse Enigma é a fala assim Moisés escreveu isso tá em Deuteronômio 31 22 e para ir bem essa provavelmente era muito estranho que nessa passagem Moisés se referencia a ele mesmo na terceira pessoa né não era uma uma convenção literária comum de forma alguma Então o texto trazer
assim Moisés escreveu provavelmente implicava que outra pessoa e não Moisés estava escrevendo aquela passagem se referindo a Moisés né então mais uma passagem que Possivelmente não teria sido escrita por Moisés e aí a gente passa para terceira pista no Enigma do ibiéser que é a frase que ele destaca né estavam então os cananeus na terra essa passagem tá em Gênesis 12:6 e é a gramática dessa frase né e estavam então os cananeus na terra parece dizer que os cananeus no período em que o texto está sendo escrito não estavam mais na terra né então eles
estavam Mas agora eles não estão e essa pista gramatical ele proibinhas ele indicava que quem estava escrevendo esse texto vivia num período em que os cananeus não habitavam mais a chamar a terra prometida e isso só vai acontecer depois que a terra prometida foi de fato invadida ali o conquistada pelo povo eleito de Deus né segundo a narrativa bíblica ali e nos tempos de Moisés isso ainda não teria acontecido Moisés estava indo para Canaã e ele mesmo nem entraria nem participaria da Conquista de Canaã Então essa ideia parece só fazer sentido caso a pessoa que
estivesse escrevendo essa frase já vivesse após a conquista de Canaã coisa que não era o caso de Moisés então mais uma pista aí que o ibiéser levanta e aí passando para quarta pista do enigma do inieza destaca a frase no monte onde o senhor é visto essa referência tá em Gênesis 22:14 e ela parece sim muito claramente ser uma referência ao Monte Sião que seria o monte onde o templo seria construído né o Templo de Jerusalém onde as pessoas iriam para ver Deus né esse vocabulário era muito comum quando se falava em ir ao templo
né ver Deus estar diante de Deus não era uma coisa assim individual de oração era mais comum que se utilizasse esse tipo de frase para se referir de fato um deslocamento físico até onde Deus meio que fisicamente estava né que era o templo no Monte Sião e nos tempos de Moisés o templo não existia né Muito menos estava no Monte Sião então a referência a um monte assim é um como um monte onde o senhor é visto é pode aparecer também bastante anacrônica né muito fora do tempo nos tempos de Moisés ainda não era uma
realidade que as pessoas iam ao monte a ver Deus né E aí chegando finalmente na última pista aqui do enigma do iniezdra ele destaca o trecho Eis que o seu leito um leito de Ferro esse trechinho tá lá em Deuteronômio 3:11 e faz parte do relato de quando Moisés e o seu povo ali derrotou o rei de Bazan og e esse Rei nesse texto Rei log é referido como ser um gigante então descreve se ele acama de de og falando que é uma cama de ferro e dá as medidas inclusive dessa cama como uma evidência
do fato de que ódio era um gigante e o texto diz que essa cama poderia ser vista ainda numa determinada cidade tal provavelmente aquilo que eu enviei essa estranha nesse texto é o fato de que Moisés tem que dar alguma evidência de que era um gigante já que ele escrevia para os seus contemporâneos ali e todos saberiam desse fato E além disso o fato de dizer que existia em uma evidência disponível é do fato de ser um gigante que era a sua cama de ferro que ainda estava numa cidade tal parece também dar uma ideia
de que esse evento que está sendo narrado era meio remoto teria que estar deslocado no tempo e não ter sido escrito pela própria pessoa que matou ali oggi né que liderou a guerra ali contra o rei Mas enfim né o trazer essas pistas e colocar na forma de um enigma ali e vimser eu tava revelando que tinha uma uma perturbação tinha um desconforto com essas passagens né parece que não conseguia muito compatibilizar isso com a ideia mais tradicional de que Moisés havia escrito toda a Torá que Claro é muito mais conveniente para tornar a tornar
um objeto assim mais de digno de confiança né mas sagrado vindo direto quase que diretamente uma revelação de Deus né uma revelação de Deus a Moisés e de Moisés ao povo né E se tivesse intermediários ali estivesse acréscimos outras pessoas que sabe o nome participando da composição desse texto esse status da Torá talvez pudesse ser comprometido não queria isso e por isso eles ele escreve essas coisas na forma de enigma né mas depois dele depois de biezer muitas pessoas vão fazer esse mesmo esforço de leitura ali crítica textual histórica atenta da Bíblia e vão chegar
à conclusões um pouco mais radicais né entre essas pessoas o filósofo Holandês dentro de Espinosa sobre o qual a gente tá fazendo a série aqui no canal que vai inclusive trazer o enigma de vinheza como uma das partes ali da sua crítica a ideia da autoria tradicional mosaica da Torá né mas esse vídeo então que eu tô fazendo aqui de certa forma um parênteses dentro dessa série sobre o Espinosa e no próximo vídeo nos próximos vídeos a gente vai entrar efetivamente na crítica que o Espinosa muito mais radical que essa crítica do Eliezer faz a
Bíblia né O que que nós entende que a bíblia é como a Bíblia foi formada Então os próximos a gente vai discutir essa questão mas por enquanto eu quis trazer essa curiosidade sobre esse Rabino medieval né do século 12 já fazer ali questionamentos à autoria mosaica da Bíblia né mas então nos próximos vídeos a gente volta a série sobre Espinosa e a profunda nessa questão da história da dos primórdios ali da crítica histórica literária da Bíblia Então é isso por enquanto é só e nos vemos aí no próximo valeu