e o la luna La Luna tudo bem dando continuidade ao nosso conteúdo sobre camada de enlace de dar nesse vídeo a gente vai conversar um pouquinho sobre controle de erros e [Aplausos] [Música] [Música] a gente já sabe que a camada de enlace ela faz o enquadramento dos dados ou seja ela divide todas fluxo de elite em quadras para poder facilitar essa transmissão e após a camada definir esse início e o fim de cada quadro ou que a gente vai ter certeza de que todos os quadros serão entregues na camada de rede destino na ordem apropriada
então para poder garantir isso que essa entrega aconteça na ordem certa e que isso aconteça por completo é utilizado um estilo de feedback Como assim é preciso ter uma resposta positiva ou negativa se aquele quadro chegou ao seu destino então suponha essa comunicação Entre esses dois computadores em que o com a origem manda mensagem para o computador de destino é seis Beats dessa mensagem vão ser organizados nos quadris esses quadros não ser em nosso quando esse quadro chega aqui no destino computador de destino precisa enviar uma mensagem de volta um quadro de controle especial para
poder falar se ele recebeu ou não então se ele tiver recebido quadro ele vai mandar um quadro de controle especial Positivo se não tiver recebido se tiver acontecido qualquer tipo de erro a mensagem desse planta vai ser negativa então a camada de enlace e vai organizar para que toda vez com quatro seja enviado a gente tem um feedback se aquilo que chegou realmente ou não então suponhamos o seguinte o computador de origem manda um quadro Porém esse quadro ele vai se perder no meio do caminho então ele não chega aqui não deixando dele o computador
de leite Oi gente leva uma conexão não orientada ele não sabe que vai chegar nada ou seja não existe uma comunicação prévia ele não tá sabendo que vai chegar mas continuar de boa lei fazendo o que tiver para fazer sem esperar nada porém se isso que fosse uma comunicação com conexão significa que ele está esperando e na hora que ele percebesse que não chegou nada ele precisa mandar um quadro de volta falando ó chegou não manda esse quadro e também então nessa linha de raciocínio o computador de origem vai enviar um quadro Claro computador de
destino na hora que esse quando chega lá no destino deixei não precisa avisar se chegou não vamos supor que chegou tudo certo então um quadro especial Positivo vai ser enviado Mas pode ser que esse quadro de confirmação Pode ser que ele seja perdido no meio do caminho e aí aí o computador de origem vai ficar legal esperando é mas eu mandei a mensagem o cara não me respondeu não falou que você chegou e agora o que que eu faço nessa situações para poder garantir que essa comunicação de enviar quadros e receber esses quadros de confirmações
funcione a camada de enlace ela estabelece um timer ou seja ela vai estabelecer um tempo vai cálculo esperar um determinado tempo até obter uma resposta se aquela resposta não chegar durante esse tempo então ele vai reencaminhar aquela mensagem vai retransmitir Então vamos ver como é que ele funciona na prática o computador de origem manda uma mensagem para o computador de destino ele inicia o seu time a nossa dele vai esperar um tempinho ali para ele ter uma resposta e se esse timer finalizar e ele não tiver uma resposta que que ele vai fazer ele vai
enviar essa mensagem novamente e vai iniciar o carro ele time aqui novamente ou seja manda mensagem espera um tempo não teve resposta Manda de novo Mas quais podem ser os motivos do quadro de confirmação não ter chegado e ele não ter ficado sabendo que que aconteceu pode ser que o quadro não chegou lá no destino se o quadro realmente tivesse perdido aqui no meio do caminho e não chegou aqui um destino Então quando você Cheiro transmitir essa esse quadro ou seja Manda de novo o destinatário pode receber esse quadro e então enviar confirmação e origem
ficar sabendo que chegou muito bom excelente porém Pode ser que na hora que enviou o quadro o quadro chegou no destino só que a resposta se perdeu no meio do caminho bom e que ensina a resposta se perder no meio do caminho o computador de origem não vai saber disso e vai mandar de novo informação ou seja ele vai mandar um mesmo quadro várias vezes só que na verdade o destino recebeu o quadro só que origem que não recebeu a confirmação Então pode acontecer do computador de destino receber quadros do pecados duas três quatro cinco
copos vai depender de quanto as confirmações que não chegaram de volta para a origem para ela saber que ela poderia parar de enviar aquele quadro só que isso é um problema porquê que isso é um problema porque o computador de destino como que ele vai olhar para esse tanto de quadra quis saber o que fazer ele vai ficar um pouco parado Isso aí entendeu o que que tá acontecendo e aquele tanto de informação que que ele faz primeiro nessa situação para poder olhar para esse tanto de quadro aqui e conseguiu organizar isso a camada de
enlace vai fazer mais uma coisinha e quando o destino ver isso daqui ele não vê a definição que a gente colocou aqui no slide para demonstrar para vocês que a gente tinha quadras do picados ele só veio aqui tudo de uma vez como que ele sabe se tem duplicação aqui ou se não tem duplicar a camada de enlace vai colocar numeração nos padres que a gente conversou lá sobre o serviços orientados a conexão com confirmação ou seja ele conta quantos quadros vão chegar Observe aquela tem um de 32 e 33 G3 Ou seja eu tô
contando que tem três quadros e tô falando qual que é a ordem né Qual que é o primeiro Qual que é o segundo e qual que é o terceiro desses três quatros Então na hora que o destino e olha para isso ele fala ah entendi Olha só eu tenho três cobras número um Eu tenho dois quadros número 2 e tenho três quadros número 3 como existe essa numeração o destino quem recebeu vai conseguir descartar aquilo que está duplicado e assim ficar com a mensagem completa na hora nem certa daquilo que foi enviado Então dessa forma
esse gerenciamento de timers e o número de sequência é uma atribuição importantíssima na camada de enlace de dados sem o timer e sem a numeração a camada de enlace não consegue garantir que os quadros vão ser passados lá para a camada de rede de destino só uma vez nem mais nem menos Então como o uso de timer icon uso dessa numeração ele vai conseguir garantir isso que a mensagem que saia aqui do computador de origem vai chegar no destino e todos os quadros Xerém e é incorreto tanto dessa forma a camada de enlace de dados
vai conseguir fazer esse controle de erros ela vai garantir que o que sair da origem vai chegar lá no final na ordem certa nem mais e nem menos e com isso fica faltando a gente conversar sobre como que funciona o controle de fluxo que vai ser o assunto aí do nosso próximo vídeo e mesmo que a camada de enlace e faça esse controle de erros e um controle de fluxo pode ser que ainda aconteça algum erro então isso aí vai ser tarefa para detecção e correção de erros é mais um assunto aí que a gente
pode abordar nesse nosso conteúdo de camada de nós então é isso pessoal Bons estudos e eu te espero aí no vídeo sobre controle de fluxo E aí [Música] [Aplausos] G1 o Olá Luana tudo bem dando continuidade ao nosso Peppa E aí