Em defesa de Dom Marcel Lefebvre - prof. Fabiano Rollim

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Centro Dom Bosco
Prof. Fabiano Rollim conta sobre a vida de Dom Marcel Lefebvre nesta aula especial. Assista à segund...
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[Música] muito feliz está aqui com você no centro Dom Bosco minha primeira vez aqui no centro Dom Bosco o Bruno e a me apresentando nessa de Niterói nascido lá mesmo e frequento lá a capela Nossa Senhora da Conceição com Lourenço e eu sou colaborador da permanência já desde 2015 com traduções artigos né voltados para doutrina católica né por questões da crise da igreja também eu queria começar essa nossa aula né sobre Dom Marcelo abordando primeiro duas possíveis objeções que poderia aparecer já de saída em relação ao título que nós vemos essa aula em defesa de
Dom Marcelo quais seriam essas duas objeções possíveis uma primeira poderia ser de alguém que olhasse para a situação de hoje da igreja ai Todos nós sabemos triste situação na igreja uma parte né pelo mundo e perguntar se assim não precisa de defesa não precisa ser defendida basta que nós olhamos para a situação da crise da igreja né da situação das paróquias basta que nós o que nós conseguimos ver hoje a visão que esse Bispo teve a 50 anos atrás não ele é defendido pelos fatos tá bom em relação a essa objeção que nós podemos dizer
né Ainda Que hoje seja muito mais fácil para nós olhar para a situação da igreja e falar Não não preciso defender ele tem razão no que ele fez é uma oportunidade Quando você vai defender alguém você tem que procurar os fatos dados né conhecer o que aconteceu ali se nós debruçarmos sobre a história do que aconteceu com dom Marcelo e a febre não tanto na sua em toda a sua biografia mas particularmente a partir do final da década de 60 início dos anos 70 nós vamos observar tantos exemplos para nós hoje exemplos relacionados às virtudes
as virtudes cardeais vocês terão teremos a oportunidade de ver isso né exemplos de prudência de Fortaleza e Justiça no julgamento de temperança também ao analisar o que aconteceu né os fatos então para aqueles que poderiam levar essa objeção ela não precisa de defesa Não não é por causa de Dom lefevre que a gente parte em defesa é para nosso ganho para que nós ao partir em defesa dele queiramos saber exatamente o que aconteceu o que levou até o que saiu na mídia o que sai hoje na mídia naquela época e hoje nos blogs aí de
internet o que realmente aconteceu e ao traçar acompanhar esse espaço o benefício é para nós como exemplo porque nós também estamos diante uma situação de crise Claro mudando que tem que ser mudado né hoje nós temos uma vantagem muito grande em relação aqueles católicos que viveram toda aquela confusão da década de 60 década de 70 mas nós podemos aprender então é para nós benefício que a gente parte em defesa de uma célula febre É eu falei de duas objeções uma segunda seria daqueles que falaram assim não não adianta o que ele fez foi indefensável desobediente
cismático cabeça dura foi contra o Papa foi contra todo o Concílio da igreja em resposta essa segunda essa segunda objeção eu poderia apresentar o que aconteceu comigo há 30 anos mais de 30 anos atrás então sobre a contextualizar quando eu comecei a participar mais ativamente da igreja participando de um grupo jovem Isso foi em 1989 Então tinha 18 anos as sagrações episcopares né de Dom de febre dos quatro bispos da Fraternidade foi em 88 então vocês imaginam nós estamos aí um ano depois um grupo jovem de uma paróquia na Arquidiocese de Niterói cujo Bispo tinha
vindo de Campos era o Bispo que tinha substituído do Antônio de Castro Maia na Diocese de Campos é uma outra história né A questão da resistência de Dom Antônio né a fidelidade dele a missa tradicional então sem saber nada de doutrina sem saber quase nada de igreja uma das primeiras nomes que eu ouvia falar naquela época 1989 era nesse Bispo cismático perigoso e fique longe dele tal de Marcelo é febre imagina na época a gente não tinha acesso a informação como a gente tem hoje então a informação que chegava é o que eu via no
jornal O que eu via o coordenador do grupo jovem falando ou pare da Paróquia então aquilo entrou em mim assim de maneira tão profunda é foi Além do racional sabe eu comecei a ter medo desse nome assim e foram 20 anos da minha vida hoje não quer nem saber desse negócio de Marcelo é febre não me dava quase arrepio tanto quanto eu conheci a minha tradicional lá em 2009 veja só falando aí de 20 anos depois né 20 anos depois e aí descobri que tinha uma missa tradicional lá em Pendotiba quando eu cheguei lá pensando
que era uma paróquia da diocese que celebrava a missa tradicional quando eu chego e vejo uma banquinha assim cheio de livros né humilde um livro de Dom Marcelo é perigoso isso aqui eu fiquei tão assustado com aquilo que eu demorei 6 anos para voltar lá foram os seis anos necessários para ter acesso a uma informação de fonte primária do que realmente aconteceu para entender o que estava acontecendo Então essa é a resposta a segunda objeção se alguém acha que domarcelefere não tem defesa eu convido a seguir esse caminho e buscar informações de fonte primária e
saber o que realmente aconteceu e nós temos algumas referências para isso é que eu trouxe aqui e uma que vai ser a base desse nosso dessa nossa aula né são esses três livros aqui ó três volumes e foi daqui que nós copiamos o título Apologia pró Marcelo daí que saiu em defesa de não Marcelo é febre o autor é o Michael Davis o mesmo autor da trilogia revolução litúrgica esses livros não Eles não têm Edição em português então uma coisa que eu achei que era muito necessário fazer na ausência de tradução desses três volumes seria
resumir isso né uma conferência no artigo então também outra referência aqui olha a revista permanência 297 tempo da Quaresma do ano de 2020 tem um artigo aqui onde eu resumo Esse estudo aqui de que trata que o Michael Davis ele acompanha os fatos desde mais ou menos 1968 que foi quando Dom tinha digamos se aposentado já estava encerrando a sua carreira de bispo até 1982 certo esse é o período de tempo coberto por esse estudo então é repleto de documentos de cartas de um lado para o outro do Vaticano do próprio de palestras de é
bem recheado de fontes primárias É bem interessante a gente faz é um resumo a gente possa ver aqui o que aconteceu uma outra referência também interessante só para falar um pouco aqui dos livros é naturalmente a biografia que tem aí na livraria escrita por Dom Bernardo que é um dos quatro bispos sagrados por não é febre mas para vocês terem uma ideia cerca de dois terços desse livro cobre o período até 1968 Então quando você estuda a biografia desse bispo se não tivesse existido com cílios se não tivesse nada disso de fraternidade São Pio X
só o que ele fez em prol da igreja até 1968 já é digno assim que você ficar Nossa que ele nasceu em 1905 e assim que foi ordenado Ele entrou para uma congregação religiosa são os padres do Espírito Santo uma congregação missionária e partiu é francês Partiu para o Gabão 14 anos como missionário em terras africanas depois retornou para a França foi reitor de um seminário durante pouco tempo porque logo em seguida ele foi sagrado bispo e voltou para a África só que agora por ser legal e lá na cidade Dakar diocese Dakar ele foi
bispo de Dakar e em seguida delegado apostólico tá toda África de língua francesa ele era o representante do Papa para a África que falava francês todos os países da África que falavam franceses então vocês imaginam o grau de confiança né Na época Pio 12 tinha em Dom Marcelo Então são 28 anos de trabalho missionário na África e aí o dom terciê ele vai narrar aqui a ponto de chegar na diocese da cá só tem uma paróquia e quando ele sai de lá já tem Paróquia seminários ele traz ordens religiosas para ajudar uma verdadeira o trabalho
de civilizacional e de conversão daquele povo Então tudo isso antes é tão reconhecido né pela hierarquia e depois por João 23 também que o João 23 então o convida para fazer parte da comissão preparatória para o Vaticano segundo então ele faz parte dessa convenção que tinha que Qual papel dessa convenção era estudar todos os documentos preparatórios os esquemas chamados esquemas pro Vaticano segundo e verificá-los quanto a doutrina Quanto é febre ele vai falar muito bem desses esquemas é um trabalho primoroso tudo que tinha sido preparado para ser debatido no Vaticano é uma história que eu
só tô fazendo aqui um apanhado até chegar no ponto que a gente quer né para contextualizar Então essa história de o que aconteceu no Vaticano segundo com esses esquemas preparados tão cuidadosamente durante dois anos antes do Concílio aí nós podemos encontrar aqui nesses dois livros são duas diferenças boas também o Renault se lança no tigre tem aí na livraria do Ralf hittegen e do próprio Michael Davis o conselho João 23 onde vai um documentar o que aconteceu né as articulações foram feitas para pegar os eram 70 e tantos documentos e assim na segunda semana do
Conselho jogá-los na lata do lixo e construírem tudo do zero de novo mas essa história e dar uma leve participa do Conselho um grupo de bispos são chamados padres conciliares né percebem que tá havendo tem uma coisa errada ali que tem alguém tomando conta e e tem uma agenda Progressista no Concílio e eles organizam um grupo chamado Cheetos internationality um grupo de padres padres conciliares um grupo internacional nós vamos ver figuras Como Dom Geraldo Proença seguro Diamantina o próprio Dom Antônio Castro Maia aquela Bispo de Campos fazem parte desse desse grupo é um 200 ou
300 padres que tentam se organizar durante ainda durante o conselho para tentar frear aquela onda revolucionária que estava acontecendo na igreja que eles vinham Então tudo está bem documentado nesses livros também não é o nosso foco é só para dizer o seguinte já no conselho não é febre se levantava em defesa da doutrina católica mas aconteceu aí o que aconteceu um pouco antes do Conselho quando ele ele sai do Senegal da carne e quem fica no lugar dele como Bispo é um padre que eles tinha ordenado que vai ter uma relevância na história que a
gente vai ver então eu vou falar alguns nomes né assim imaginar assim as pessoas imaginam te amo que foi deixado como Bispo de darcar quando o dom efevre saiu né arrumar uma diocesezinha pequenininha para ele lá na França porque já existia 1962 uma certa rejeição dos bispos franceses para o trabalho que ele fazia na África porque o movimento na época era não a igreja não precisa tá ali evangelizando Ah tem que deixar os povos decidirem o caminho que eles vão seguir e tudo mais acontece que ele fica pouco tempo nessa diocese assim é porque ele
é eleito então superior da Congregação dos padres do Espírito Santo os espíritos na época a maior congregação missionária do mundo na igreja com presença em todos os continentes então conheceu muita gente era muito conhecido foi eleito por um período de 12 anos Então deveria ficar de 62 até 1974 como superior dos Espíritos aí acaba o conselho e o que começa a acontecer logo em seguida antes logo depois do Conselho a implantação do Conselho e isso afetou as ordens religiosas e começou a acontecer o que as lojas religiosas convocam os capítulos reuniões para redefinir o jeito
de ser isso aconteceu com os franciscanos todas as ordens religiosas e vai acontecer também com os espíritos e essa essa reunião deles para mudar o jeito de ser dessa ordem missionária é marcada para 1968 em 67 então leve vai visitar Padre Pio para pedir que o Padre Pio Reze por essa reunião dos militanos que vão reformar a sua ordem se procurarem na internet então é febre Padre Pio vocês vão ver pelo menos umas duas fotos que a gente encontra dele não leve compadre e aquilo aconteceu em março de 67 um ano antes quando ele já
pediu orações para o que ia acontecer tava teneroso que vai acontecer não deu outra né como todas as ordens religiosas ele tenta tomar resistência muito grande e viu que não tinha força para isso sozinho praticamente e ele renuncia em junho de 68 ele renuncia ao cargo de de superior dos Espíritos ele vai falar assim é eu deixei eles por conta de sua colegialidade que ele se virem com a colegialidade deles não precisam de um superior E aí começa quer dizer depois de tudo isso é que vai começar efetivamente a nossa história eu falei em junho
de 68 se eu falar para vocês de maio de 68 que que vem a mente evolução estudantil né 68 foi um ano complicado né mas em Maio de 68 aconteceu um fato assim Escondidinho lá numa cidadezinha da Suíça uma cidade chamada ridas uma paróquia nessa cidade na cidade pequena uma paróquia uma propriedade que era dos antigos Cônegos de São Bernardo não é o São Bernardo São Bernardo de mentor é da onde vem provavelmente o nome dos cães São Bernardo ao pé dos Alpes Suíços como todas as ordens religiosas naquela época ela tava mal das pernas
e nessa propriedade que antes eram o convento dos Cônegos de São Bernardo ele chama Cônegos do Grande São Bernardo nessa época eles só tinham um Cônego para Cuidar dessa propriedade toda cuidando do lado dos cães e das ovelhas e colocaram a venda essa propriedade ela fica então nessa região dessa cidadezinha de rígidas o nome da propriedade era conhecida como e-cone então um dos paroquianos de redes o senhor chamado Alfonso Pedroni tava Isso foi no dia 31 de Maio dia de Nossa Senhora Rainha tava num café na cidade e do lado na mesa um grupo de
comunistas conhecida isso Michael Davis vai contar e o petróleo não pode deixar de ouvir O Que Os Comunistas estavam falando ali na mesa do lado para mais ou menos assim vocês estão sabendo que cone está à venda assim vamos meter Olha isso falando vamos comprar e a primeira coisa que a gente vai fazer demolir aquela Capela aquilo bateu tão forte no coração do Afonso Pedroni falou não não pode né ele saiu dali naquela noite mesmo ligou para uns quatro amigos olha vamos comprar essa vamos dar um jeito conseguir defensores e comprar essa essa propriedade e
assim eles fizeram entrar em contato lá com o único cônico que tinha lá vê aí quanto que o senhor quer nós vamos comprar eles fizeram isso isso a princípio não tem nada a ver com dom Mas é interessante notar que isso aconteceu no final do mês de maio em seguida vai estar saindo como superior dos espíritos e vai alugar um apartamento lá em Roma para começar pregar Retiro se aposentar e esses senhores lá dessa cidade que é na Suíça compraram essa prioridade e ficaram lá plantando vinhas Tentando Manter vendeu o resultado ali da das plantações
tá sustentar aquilo ali para que aquilo não caísse na mão dos comunistas então é interessante vamos guardar essa essa história né porque o que acontece é que Dom lefevre começa a ser procurado por alguns jovens seminaristas que sabendo que ele tinha experiência com formação né de padres esses seminaristas franceses principalmente começaram a ver as mudanças que estavam acontecendo no seminário né logo depois do Conselho a falta de doutrina falta de disciplina então esses jovens procuravam pedir orientações alguns bispos mais conservadores e esses bispos indicava conversa lá com dom Marcelo porque ele conhece muita gente ele
foi superior espíritano ele tem uma mentalidade bastante tradicional católica Então esse sinal eles começam a procurar febre e ele mas olha não posso ajudar vocês né já tô me aposentando já terminei meu serviço na igreja eu posso fazer orientar vocês para alguns lugares assim aí ele conseguia por exemplo o seminário francês em Roma parecia que ainda tava um pouquinho bom aí pessoal olha para lá ou então é um seminário na cidade de Friburgo na Suíça onde tinha um bispo amigo dele então chegou a mandar alguns para lá mas nem esse seminários que ele conhecia de
outros tempos atendiam as necessidades desses homens nesses jovens E aí ele vira e fala assim olha tá vocês querem que eu me responsabilize pela formação de vocês se eu decidi fazer isso vocês vão ter que se esforçar muito vocês vão ter não ter regalia nenhuma vão sofrer demais Nosso Senhor é isso que a gente quer uma coisa firme uma coisa certa então ele entra em contato com dom Xavier que é amigo dele né lá de Friburgo na Suíça fala dessa dificuldade e ele consegue alugar uma uma casa onde esse jovens seminaristas começariam a ter uma
vida de fraternidade entre eles orientados pelo bispo na hora dos estudos iriam para a universidade de Friburgo Só que também não até lá chegou toda essa essa dificuldade né então ele começa a se sentir pressionado a ele mesmo criar um seminário para atender a necessidade desses jovens então ele vai procurar entre em contato com um entre em contato com outro em 197 meados do ano ele vai pegar um Retiro numa realidade é um uma cidade no é a região da Suíça onde ficava lá a cidade de Rides e ele encontra um padre amigo dele e
fala assim para casa você não sabe assim nenhuma propriedade assim que seja disponível se não conseguiria para mim não uma propriedade assim onde pudesse montar um seminário e tudo mais aí o padre fala para ele acho que eu sei acho que eu tenho que o senhor tá precisando o secretário desse padre era um dos quatro amigos do Alfonso Petrônio que se juntaram para comprar a propriedade de cone E aí surgiu a ideia eles organizam um encontro um jantar e expõe a ideia e tudo mais né ele se dispõe a ceder a propriedade então criar um
seminário ali para acolher seminaristas né esses jovens que estavam sendo lugar para estudar e o Afonso Pedroni Tá quietinho lá não fala nada durante o jantar todo e aí diz aqui o Michael Davis mas gostaria muito de saber o que sou Petrônio pensa em tudo isso foi ele começou tudo isso né que teve essa ideia E aí O Alfonso Pedroni respondeu assim um senhor nós estamos felizes em confiar aquela casa ao Senhor eu devo lhe dizer uma coisa se o senhor estabelecer seu seminário e econi dentro de pouco tempo e quando será conhecido em todo
mundo risada Ah uma profecia interessante né Isso foi em junho julho de 1970 o seminário foi formalmente aberto lá em 7 de outubro de 1970 nessa propriedade Hoje é a sede da Fraternidade é um tal principal seminário da Fraternidade então começou ali com autorização do bispo da diocese que também era conhecido de Dom Efésios o nome dele é dona Nestor Adam de autorização para que fizesse ali um seminário e em 1970 Dona febre então precisa dar uma forma jurídica aquele empreendimento né então é ali que ele vai surge a ideia de criar uma uma associação
de padres e sacerdotes uma Fraternidade sacerdotal ele vai até o Bispo de Friburgo aquele Dom Xavier que eu falei e Dom Xavier concorda em estabelecer então uma Fraternidade sacerdotal na Diocese de Friburgo nosso isso e assim nasce primeiro de novembro de 1970 A fraternidade sacerdotal São Pio X Aqui nós temos uma uma cópia da fotocópia do Decreto de criação da Fraternidade pelo bispo de Friburgo Então ela foi criada seguindo todas a legislação aí o código em 1970 A fraternidade o seminário recebe uma carta bastante elogiosa do prefeito da Sagrada congregação para o clero Roma interessante
chega a ser irônico deixa um pedacinho aqui do Decreto que erigiu A fraternidade que é um decreto escrito então pelo bispo de Friburgo né e ele fala assim dados encorajamentos expressos pelo Concílio Vaticano segundo no decreto optar tanto tios que é um decreto que fala sobre a formação dos Padres dada urgente necessidade de formação de padres zelosos e generosos e quais tá tanto que os estatutos da Fraternidade sacerdotal correspondem bem a esse objetivo nós transar decretamos o que segue está dirigida Fraternidade e tudo mais em 71 é o prefeito da Sagrada da congregação para o
clero que mandou uma carta elogiando e falando assim uma carta para dar certo como vossa excelência explica essa Associação A fraternidade já excedeu as fronteiras da Suíça porque o que acontece o optar tanto tios esse documento vai ficar no segundo ele prevê a criação de seminários internacionais dioceses que não tivessem desenvolvimento suficiente para ter um seminário próprio poderiam mandar para seminários internacionais candidatos sacerdócio seriam formados ali ordenados depois voltariam para as suas dioceses como padres essa era a ideia Inicial seminário Então fala que é o Cardeal John Wright que escreve essa carta né da Sagrada
da congregação para o clero Então ela já A fraternidade já excedeu as fronteiras da Suíça que é onde ela se encontrava e vários bispos em diferentes partes do mundo a elogiam e aprovam está aqui 1971 tudo isso especificamente a sabedoria das normas que dirigem governam essa Associação dão muita razão para esperar o seu sucesso No que diz respeito a esta Sagrada congregação para o clero A fraternidade sacerdotal certamente será capaz de alcançar o objetivo proposto pelo conselho para a distribuição do clero no mundo interessante então você vê que a Fraternidade sacerdotal não deixa de ser
irônico ela foi criada como um instrumento jurídico né para suportar a formação de padres para alimentar a dioceses Seguindo os desejos do Conselho vai ficar no segundo E você tem o prefeito da congregação para o clero reconhecendo isso assim que ela foi fundada e o que que vocês acreditam que aconteceu com o seminário da Fraternidade lá em Icone nos poucos anos seguintes começou a chover vocação e gente procurando e seminaristas de seminários da França saindo dos seus seminários que estavam já não se tinha ali a doutrina católica e procurando bom isso não agradou em nada
os bispos franceses né então já ali em 71 72 começa-se uma uma campanha com a mídia que apoiava né o progressivo dentro da igreja com bispos boicotando e chamando por exemplo o seminário de cone de seminário selvagem dando a ideia de que tinha sido criado e regularmente em desobediência mas nada disso naquele momento tinha perfeitamente reconhecido né E muito procurado bom isso não podia ficar assim né como fazer não adiantava não adiantava falar que era um seminário selvagem os jovens procuravam aquele seminário ele assim cresceu muito rapidamente assim a coisa de um ano para outra
assim os dois ou três anos já chegava 95 seminaristas contra os seminários franceses que estavam linguando estavam perdendo isso Então os bichos franceses se organizaram para fazer alguma coisa certo isso não podia continuar imagina o único seminário que existe e que mantém primeiro né assim não adotou a Missa Nova a missa de Paulo VI aí a outra seria a outra história né porque tudo mais mas não adotou assim como alguns padres né pelo mundo né poucos poucos bispos então no seminário a doutrina era era Santo Tomás na veia tava sendo abandonado no seminário né não
entrava mentalidade Modernista nada disso justamente o seminário que tinha mantido o que a igreja sempre vinha fazendo em termos de formação de sacerdote começa a crescer em número e os outros a primavera conciliar né a renovação tal começam a perder candidatos existe um termo que veio da França né deve ter ouvido falar no Cardeal restili primeiro ministro de Luiz 13 primeira metade do século 17 e conta-se que o Cardeal tinha um conselheiro que era um frade Capuchinho perde José que ele resolve Capuchinho né andava de hábito Hábito marrom passou a ser conhecido como a eminência
parda aquele mas perde o Zé era eminente também sabe os franceses tinham uma iminência parda naquela época na Santa Ceia no Vaticano o secretário de estado de Paulo Sexto era francês O Cardeal Jean Marie Viotto francês comenta mais que o Davis vale a pena aqui ó os bichos franceses tinham que acreditavam ser um trunfo do cardeal secretário de estado e homem mais poderoso do Vaticano em termos de poder poder de fato provavelmente até mais poderoso que o próprio Paulo VI né a importância do secretário de estado que é crescido muito com a reforma da cúria
tinha sido feita na década de 60 além do cargo todo poderoso de secretário de estado virou controlava 12 outras posições Chaves no Vaticano Então se os bispos franceses quisesse alimentar qualquer esperança de manter a sua própria credibilidade e Cone Não podia continuar Mas eles podiam contar com Cardeal e com seu apoio não havia esperanças para o seminário sua sentença de morte já havia sido decretada então o que que nós temos de documento que a gente sabe que em 26 de Março de 1974 Então veja seminário foi fundado 970 né E A fraternidade 71 já tem
elogio 72 4 anos depois nem 4 anos depois no começo de 74 foi realizado uma reunião em Roma para discutir a situação da Fraternidade e a sua principal obra que era o seminário de econi estavam presentes alguns cardeais E aí esses cardeais são importantes vão ter uma importância no que vai acontecer com a Fraternidade e com um era o Cardeal responsável pela Congregação dos seminários naturalmente eram francês é o Cardeal Gema ricarhone o outro era o Cardeal responsável pela pela congregação do clero e o outro pela Conjuração dos religiosos o clero Cardeal right aquele que
tinha elogiado em 71 e vai e vai ter também o Cardeal tabeira São três nomes importantes para nós o que acontece ele se reúnem e nessa reunião eles sejam 74 sem conhecimento nenhum é febre estão presentes dois bispos importantes o Bispo onde se encontra o seminário de aquário quero dar um honesto torrada e o sucessor de Dom Xavier já tinha se aposentado em 74 o que aprovou a criação da Fraternidade Então vai aparecer ali também o Bispo o dom mami mami que não tinha um perfil mais Progressista né do que o preservador eles decidem nessa
reunião criou elaborar um relatório sobre a Fraternidade 4 dias depois já em 30 de maio de Março esse relatório está pronto E aí alega-se que em junho de 74 Paulo VI institui uma comissão de três cardeais que são esses três é o garrone o Tabira e o right para avaliar a situação da Fraternidade por que que eu digo que assume-se porque não não se encontra nenhum documento daquela época que comprove que Paulo Sexto tenha instituído aquela comissão certo então é uma suspeita verdade uma suspeita que o movimento tem a partido do cardeal Vilma o secretário
de estado porque não tem documento de Paulo VI criando essa comissão de cardeais para estudar a situação de Então o que acontece é que eles decidem em junho ainda o caminho para chegar até a Icone e acabar com aquela obra e qual é o caminho é o caminho que usava até hoje tá a gente viu o Papa Francisco fazendo isso em algumas algumas ligações é montar uma fazer uma visitação apostólica então eles escolhem dois padres lá do Vaticano um senhor de Campo estudioso sagrada escritura e o Monsenhor um clã canonista e eles então comunicam a
dona febre em novembro de 74 dia 5 de novembro que no dia 11 de novembro esses dois irão fazer uma visitação Apostólica para saber como é que tá a situação do seminário ele recebem esse espada eles ficam lá de 11 a 13 de novembro 74 a entrevistaram 10 professores 20 dos 104 estudantes o próprio Dom Efésios que se fazem sobre essa visita né Fala esses homens nunca foram vistos na capela rezando foram a missa em nenhum momento não assinaram nenhum protocolo de visita que seria o normal fazem essa visita de três dias O que é
surpreendente o relatório que Eles preparam é altamente favorável encontraram nada assim é um relatório bastante elogioso só que enquanto eles estavam lá nas conversas que eles tinham com seminaristas com professores esses dois expressavam suas opiniões né teológicas sobre doutrina e algumas dessas opiniões chegaram a escandalizar alguns seminaristas né Por exemplo três que a gente encontra aqui no material do Michael Davis e também na ração do próprio tisía de malehehe eles achavam assim olha é inevitável que a igreja vai ordenar questionavam que pudesse existir uma verdade absoluta na verdade não pode ser assim absoluta como a
gente vê e tudo mais e questionavam a historicidade da Ressurreição do nosso Senhor então isso caiu no seminário como alvoroço né porque são esses nomes que vem aqui de Roma e que manifesta essas ideias teve consciência disso lembre dessa data isso foi 11 e 13 de novembro no dia 21 de novembro Dom febre resolve reunir os alunos e ele faz uma declaração sobre essa situação para deixar claro né qual era a posição dele qual a posição da Fraternidade em relação a essas coisas Essa é assim eu posso chamar de famosa declaração de 21 de novembro
de 1974 vocês podem encontrar isso na internet em português tudo mais eu destaquei um pedaço dela aqui que vale a pena fala assim né o propósito da declaração era para uso interno tá seminaristas nós aderimos de todo o coração e com toda a nossa alma a alma católica Guardião da fé católica e das tradições necessárias para a manutenção dessa fé a Roma eterna mestra de Sabedoria e de verdade pelo contrário negamo-nos e sempre nos tempos negado a seguir a Roma de tendência neomodernista e neo protestante que se manifestou claramente no Concílio Vaticano segundo e depois
do Concílio em todas as reformas que dele surgiram nenhuma autoridade nem sequerá mais alta na hierarquia pode nos obrigar a abandonar ou diminuir a nossa fé católica claramente expressa e professada pelo magistério da igreja há 19 séculos se ocorresse de São Paulo que eu mesmo um anjo do céu os ensinasse outra coisa distinta do que eu vos ensinei seja anátema forte palavras né para rechaçar aquelas ideias que vinham de dois representantes de Roma que foram fazer apresentação que acontece um padre amigo visita mostra para ele a declaração e ele vaza essa declaração para um jornal
católico nós estamos aqui jogando as intenções ninguém nunca sempre vazou não talvez com boa intenção mas aí foi um alvoroço né porque a declaração começou a ser usada pela pela imprensa fora do contexto né um bispo Rebelde aqui falando que não aceito que o Roma está falando então começaram a aparecer pedaços da declaração em vários jornais aí não leve autoriza o Jean que é um amigo dele jornalista que tinha uma revista chamada itney Hair que publicou Então o texto francês autêntico logo em janeiro de 1975 bom era o que a comissão de cardeais precisava porque
quando ele se reúnem em janeiro para receber o relatório do Monsenhor deixar o relatório base nenhuma para nenhum tipo de ação contra o seminário não encontra Fraternidade Mas eles tinham uma declaração de 28 de Novembro certo e era foi na declaração que eles pegaram então o que que eles fazem eles convidam tá certo o dom efever para duas reuniões em Roma uma empresa de Fevereiro aí já estamos em 75 e outra no dia 3 de Março e o que que eles dizem os três cardeais da Beira right e o garrone nós né os cardeais estudamos
o resultado da visitação ao seminário de econi estamos gratos ao senhor por ter proporcionado a ele toda facilidade etc Gostaríamos agora de discutir com o senhor alguns pontos que não deixaram tanto aturdidos após a visita após a visita e que entre outros precisamos reportar ao santo padre Aceito o convite é apenas um convite para uma conversa então ele chega lá na série da congregação para o seminários para aquela reunião de fevereiro de 75 e o próprio Dom Levy nos relata essa reunião foi gravada certo tem gravação dela e nós temos também um relato Dom Levy
eles apresentam o resultado do da visitação nenhuma objeção nada tudo certo e mudam de conversa para tratar da declaração de 21 de novembro E aí assim parece que os ânimos se exaltam Cardeal garroni chama ele lunático o senhor está fazendo é pior do que tá sendo feito por todos os progressistas tá dividindo a igreja só rompeu a comunhão com a igreja bom que aqui Dona percebe que na realidade ele não conversa né ele tá sendo julgado sem ter sido avisado de que seria isso né então ele fala eu tentei em vão formular argumentos ou explicações
sobre o verdadeiro significado da minha declaração deixei claro que respeitava e sempre ia respeitar o papa e os bispos mas acrescentei que para mim não era um fato evidente que criticar certos textos do Concílio e das reformas que dele derivaram fosse equivalente a romper com a igreja já começava a se usar esse tipo de argumento né se você não aceita o Concílio algum documento alguma coisa ali você não é católico veja nenhuma década depois de haver uma declaração do próprio secretário do Concílio de que o conselho deveria ser entendido como orientação pastoral chamado Conselho Pastoral
ele já tinha sido se transformado num Dogma menos de 10 anos depois bom Dom Alexandre fala que é o final daquela reunião e da outra ele sentiu enganado né e parecia já havia ali uma e havia realmente essa predisposição de abafar aquela obra que ele tava fazendo Aí terminou a última sessão ele pede cópia da gravação aí o Cardeal garroni falou Não claro correto que o Senhor tem a cópia então assim fala que o meu secretário e pode vir pegar hoje à tarde aí então um portador para pegar cópia da gravação equipamento na época os
equipamentos para duplicar a gravação e tudo mais aí quando o portador chegou lá ou secretária falou assim de jeito nenhum só não vai ter nenhuma gravação não o máximo que a gente vai te dar uma transcrição ai tudo bem no dia seguinte vai o próprio don't level pedi a transcrição aí o secretário vai lá falar com Cardeal garroni voltou a falar ó é só uma transcrição mesmo a gente vai entregar na Tarde do dia seguinte aí na tarde dia seguinte ele liga para lá tá pronto transcrição Ah não tem jeito só não vai receber transcrição
não mas se eu vier aqui Você pode ler a transcrição mas não pode levar estamos enrolando né não vai acontecer nada bom e o que aconteceu depois disso é que no mês seguinte 75 em abril Dom vamos lembrar de dar uma mi era o bicho porque substituiu o Xavier que deu aprovação certo para fraternidade ele tem uma carta de a comissão de cardeais falando assim Olha estou pensando em tirar a aprovação então dá tô querendo tirar a aprovação que o meu antecessor deu para fraternidade aí a comissão de cardeais concorda e em seis de Maio
dou uma me escreve Adão depois da visitação Depois da nossa conversa decidimos que a Fraternidade não tem mais existência e vocês não podem continuar com o seminário foi isso veja só A carta tá toda na íntegra na íntegra aqui na nos livros do Michael Davis mas tem alguns pontos que merecem um destaque para nós aqui então a carta que foi enviada pela comissão de cardeais para Dom Marcelo em seis de maio de 75 informando para ele sobre a decisão de extinguir a Fraternidade E o seminário então eles dizem assim nossas discussões trataram principalmente de sua
declaração pública publicada na revista declaração não poderia ser diferente uma vez que a declaração manifestou explicitamente o que o visitador enviado a econi foi incapaz de demonstrar o visitador passou lá três dias não consigo demonstrar nada aí uma declaração feita por é usada agora como instrumento como evidência de que o que acontecia lá não era bom ora tal declaração parece inaceitável a nós em todos os pontos eles depois a declaração e veja se um católico pode considerar aquela declaração inaceitável em todos os pontos é impossível reconciliar a maioria das afirmações ali contidas com um autêntica
fidelidade a igreja aquele que é responsável por ela o papa e ao Concílio no qual a mente e o desejo da igreja foram expressos aí vem a condenação E aí a gente vai ver que se a gente exatamente o que tá escrito a gente vê que o gato está escondido mas o rabo Parece que ficou de fora olha só que interessante sobitar as circunstâncias a comissão não teve outra opção senão informar suas conclusões absolutamente unânimes ao Papa juntamente com um doce completo sobre a questão para que Ele pudesse julgar por si mesmo é com Total
aprovação de sua santidade que comunicamos as seguintes decisões ao Senhor Então aqui tem um detalhe é com aprovação de sua santidade que nós comunicamos quer dizer o Papa deu aprovação para que eles comunicassem três pontos para dar um leve E aí na carta dos Cardeais vão aparecer agora alguns trechos entre aspas que que indica isso né se eu escrevo uma carta para vocês e coloca uns trechos entre aspas significa que não partiram da minha pena né na minha caneta aquilo ali é de outra pessoa uma carta será enviada a dona mi que é o Bispo
lá da diocese Onde foi criada a Fraternidade dando-lhe o direito de retirar a aprovação que seu predecessor havia dado a Fraternidade e a seus estatutos fechar então alguém falou isso que uma carta será enviada Será que foi o papa que falou eles não dizem que foi o papa que disse isso não ele disse que o Papa autorizou aqueles comunicassem essas decisões e colocam as decisões entre aspas homem por que que você vai ser importante aí fala começando dos Cardeais agora isso foi feito com uma carta de sua excelência Cardeal Tabira né foi enviado número dois
uma vez que esteja suprimida A fraternidade abre aspas não tendo mais uma base jurídica suas instituições e particularmente o seminário perdem pelo mesmo ato o direito à existência e tem três é óbvio entre parênteses Fomos convidados a notificá-lo claramente que nenhum apoio de qualquer tipo pode ser dado um leve febre enquanto as ideias contidas no Manifesto de 21 de novembro continuarem a ser a base para o seu trabalho fechar minha atenção até então não tinha falado de manifesta na declaração mas dois dias depois dessa carta sai um artigo no observatório Romano página 2 que a
página do editorial que geralmente é a mente do secretário de estado que tá ali atrás que trata da declaração de Dona febre e pela primeira vez ele chama publicamente Manifesto bom existem é uma desconfiança né tem os fatos aqui né O que está escrito mas assim é muito provável que essas decisões colocadas entre aspas tenham sido tomadas pelo Cardeal vyu o secretário de estado e não por Paulo VI Paulo VI está ciente autorizando a comunicar mas assim a carta não diz qual foi a autoridade que tomou aquelas decisões quando não level recebe isso ele é
um ato jurídico uma carta ele vai fazer um apelo uma apelação Tá certo Então ele recebe 6 de maio que eu falei já em 21 de Maio ele entra com recurso a cintura Apostólica né Cardeal que é Prefeito é o dino dino estava E aí ele apela com três pontos primeiro a supressão da Fraternidade utilizada na carta ela é contrária ao código de direito canônico porque uma autorização canônica dada por um bispo a uma Fundação não pode ser retirada Pelo sucesso dele apenas pela Santa Fé E quem disse avisou que a Fraternidade não existia mais
era o sucessor outra coisa a comissão de cardeais não tinha competência para julgar declaração de umlefo sobre Questão de fé e condená-la né como ao contrário doutrina católica isso é atribuição da congregação para a doutrina da Fé e terceiro se era para condenar a declaração a condenação deveria cair sobre seminários porque a visitação não achou nada lá de errado então ele entra com esse com essa apelação eu quero ser julgado pela congregação para o treino da fé tem problema não é declaração Então vamos lá me mostra qual é o problema mas não vai fechar um
seminário no meio do ano letivo mandar aqueles dezenas de seminários para casa por causa de uma declaração que eu fiz então por não a mim não ao seminaristas é claro que que aquela apelação ela foi recusada assim quando você faz apelação a sentença ela é suspensa né ocorre um efeito suspensivo só que a resposta veio assim cinco dias depois e essas coisas costumam demorar meses anos né em romance Não não vamos aprovar não vamos aceitar porque qual era a justificativa porque a decisão dos três cardeais foi aprovada E aí vai aparecer um termo técnico aqui
em forma específica pelo Papa que que é isso em forma específica Quando o Papa aprova uma decisão de alguma congregação Romana em forma específica ele faz do ato daquela congregação ato dele mesmo e se é o papa que toma decisão ele não tem apelo não tem apelação do Papa não tem uma Instância superior bom aí o advogado Entra lá de novo já que o Papa provou me mostra essa aprovação essa essa segunda solicitação não foi nem julgada não foi não foi nem respondida E aí isso também tá documentado aqui né com correspondências o Dino estafa
que era o Cardeal responsável pela assinatura Apostólica que o tribunal do Vaticano e ele depois ele falou com o nolefair assim Cardeal violo falou assim se eu pensasse em responder a sua apelação ele ia me demitido do cargo de prefeito tribunal aí você pensa assim Será que é possível né você tinha homens na igreja com a capacidade de jogar tão baixo assim né tão sujo dá um exemplo para vocês assim Pode parecer anedotico mas reflete um pouco como que existia uma vontade de realmente abafar ali no começo da década de 70 final da década de
60 tudo que lembrasse é sinal de ser uma visão de igreja anterior ao Vaticano Simone um padre francês chamado Luís [Música] coxa já aconteceu 60 anos foi um daqueles que não aceitou as reformas né quis continuar fazendo aí o que ele sempre fez né em termos de doutrina e de liturgia E é claro que ele ele se desentendeu com seu Bispo e a gota d'água foi um crime terrível que ele cometeu que foi numa numa festa de Corpus Christi fazer uma procissão Santíssimo Sacramento né pelas ruas da cidade depois daquilo foi determinação do bispo foi
expulso da paróquia aí ele falou ah não eu vou apelar então pode deixar eu vou apelar a Roma não é possível só que ele ficou sabendo que o correio estava em greve Preparou a carta de apelação e deixou guardar quando terminar a greve eu mando né senão não vai chegar aí uma semana depois chegou vigário geral lá ó estamos com um telegrama aqui ó de Roma sua apelação foi rejeitada aí ele vai pegar gaveta aqui a minha apelação eu não mandei ainda como é que ela pode ser rejeitada Vigário Geral sai meio sem saber o
que fazer e depois que termina a greve do correio chega a carta de Roma tá aqui ela aparece aqui até em latim a tradução aqui Excelentíssimo Senhor padre cochi tendo examinado né o seu apelação Nossa Sagrada congregação decretou que apelação está rejeitada saiu do da gaveta dele na idade a carta é para o bispo fala assim Excelentíssimo Senhor tenha desanimada apelação do padre Coach ela foi rejeitada por favor tem a bondade de comunicar essa decisão né ao solicitante de maneira que ele possa obedecer as ordens do seu bispo e etc etc só para dar uma
mostra do que tava acontecendo é pelo bem ou pelo mal né pelos meios legais e a máquina jurídica tava na mão desses homens que tinha uma agenda assim não estou aqui mais uma vez né julgando se eles estavam querendo destruir a igreja intencionalmente ou se ele realmente achavam que ele era o caminho que ele tinha que seguir não sei a gente não vai isso quem vai jogar é o senhor né mas esses são os fatos que aconteciam e foi assim que o recurso de Dom level foi negado ou e o segundo não foi sequer respondido
E aí que que donde faz difícil perguntar a gente sabe que ele fez O que ele fez para continuar um processo de juridicamente cheio de defeitos sem nenhuma base sabe sem nenhuma resposta aí o Davis faz uma um resumo tá é legal de fazer um resumo até onde a gente chegou olha só A fraternidade São Pio Décimo foi estabelecida de acordo com os requisitos do Direito canônico com aprovação do bispo local do Vaticano com carta de recomendação tudo mais A fraternidade logo estabeleceu mais florescente e ortodoxo seminário da Europa isso como é que conseguiu isso
né uma grande rede de benfeitores tá pessoal altos custos né agora os fiéis católicos viam ali naquele bispo e naquele seminário assim ponto de convergência Vamos apoia-lo né é o único que a gente tá vendo aqui que é manter a fé em tática intacta aí outra vez está só Apostólica lembra não mostrou nenhuma razão para censura foi chamado para conversa diante de três cardeais porque acabou se transformando no julgamento todo caso contra ele foi baseado numa declaração que foi provocada pelas opiniões heterodoxas dos próprios visitadores aí A fraternidade inteira foi declarada como suprimida como resultado
de uma única declaração feita por apenas um dos seus membros isso aconteceu o arcebispo insistiu então que se a declaração dele tá errada o único Tribunal competente para avaliá-la seria a congregação para a doutrina da Fé aí ele pediu que a sua declaração fosse avaliada por essa congregação seu pedido foi negado até esse ponto pessoal nenhuma declaração pública havia se demitida indicando nenhuma passagem daquela declaração que fosse considerada heterodoxa e não católica nenhuma vírgula de evidência ou j1 não é nem um J nenhum evidência foi jamais apresentado para provar para provar que aquela comissão de
cardeais tivesse sido instituída pelo Papa e que o Papa tivesse aprovado a decisão dela em forma específica nada disso tinha acontecido Mas vamos imaginar que a congregação que a comissão de cardeais tivesse sido legalmente constituída e pudesse jogar e condenar de um leve as decisões que foram tomadas não foram emitidas por aquela por aquele tribunal foram emitidas por alguém que falou alguma coisa entre aspas que ele nem sabia quem era autoridade estava condenando não era comissão de careca Cardeal não tava claro que era o Papa ele não sabia também não sabia mas não sabia no
momento em que seria necessário apresentar os documentos relevantes que Dom Efésios pedia né que o recurso dele pedia quer dizer Instituição da comissão aprovação em forma específica foi dito a ele que não o Papa já provou então não tem como é o tal da petição de princípio né fala assim me prova que o Papa aprovou isso aqui não não posso provar porque o Papa provou isso aí [Música] raciocínio circular e era com base nisso que se queria que o arcebispo fechasse o seu seminário então no meio do período letivo mandar as professoras seminários para casa
Claro que ele não faz né ele continua lembra a gente tá em maio né dia 29 de junho é um dia importante assim na Fraternidade São Pio Décimo todo dia 29 de Junho dia de São Pedro né São Pedro São Paulo é o dia onde desde o comecinho se fazem as Ordenações sacerdotais então em 29 de junho de 75 ele fez normalmente as Ordenações que estavam programada foram três padres ordenados todos eles com autorização de seus bispos as chamadas cartas de missórias né que o Bispo tem que autorizar quando um padre é ordenado ele tem
que ser aceito por um bispo numa diocese é o que chama de encadernação tem que ser encardinado então todos foram ordenados ali em 75 legalmente com cartas em cardeação tudo certinho mas é no dia 29 de Junho aí Paulo Sexto escreve a primeira carta dele para dar uma leve no dia das Ordenações E aí sim nessa carta de Paulo VI ele diz que aprovou em forma específica a decisão da comissão de cardeais Mas isso foi em 29 de Junho Continua sem existir em um documento dizendo que ele tinha aprovado quando o tribunal disse que ele
tinha né então parece ser uma espécie de aprovação retroativa né daquilo que tinha naquilo que tinha sido tem algumas coisas interessantes nessa carta de Paulo VI primeiro ele exigia uma submissão pública um ato que necessariamente implicaria em aceitar a supressão da Fraternidade com todas as consequências práticas aí o Papa fala que reconhece os abusos na igreja né mas ele que para as faltas de Dom lefevre a esses abusos E aí reclama que dão leve aceitou que o caso de Santo Atanázio fosse invocado em favor dele que que é isso quando a declaração dele foi publicada
na revista né eles publicaram em seguida um artigo falando de santatanázio que resistiu a crise Ariana no século 3 e com aquela frase que ficou famosa de Santo Satanás eles têm os prédios né as igrejas mas nós temos a fé ele falava dos arianos né que não acreditavam na divindade nosso senhor então o Papa cita isso né só aceita que pode fazer né então comparando ele com tanta vontade o senhor mesmo se comparou a santatanás não ele nunca fez isso certo e o senhor ousa combater um Concílio como Vaticano segundo que não tem menor autoridade
e em certos aspectos é até mais importante que o Concílio de nicéia tá na carta de Paulo VI a gente tá enorme idade né ele falar que o Concílio que definiu dogmaticamente a divindade de Nosso Senhor é menos importante que vai ficar um segundo Conselho Pastoral e volátil mas tá dito lá na carta dele complicado então como eles viram que não conseguiram sobre minha Fraternidade depois aquilo tudo aí a gente observa umas mudanças de tática né aí o que começa a aparecer começa a sair na imprensa né A Carta de vocês e aí os bichos
franceses começam a anunciar também publicações que estão de portas abertas para os seminaristas do seminário fazemos faremos tudo possível dou uma mi lá de Friburgo né pode entrar em contato com o dom Adam que é o Bispo de Sion ou comigo mesmo que a gente consegue para vocês que vocês continuem seu estudo em outros seminários O Cardeal de Paris Cardeal martir não portas estão abertas vocês vão ser padres assim venham para cá seminário francês resultado alguns parece que uma meia dúzia de seminarista saiu depois disso não voltou né seguinte umas quatro professores também abandonaram alguns
até por obediência que era um religiosos né Por obediência aos seus superiores que a coisa tava pública foi maior do que a quantidade de vagas que tinha então assim não resolveu praticando vai endurecer junho né agora também em outubro Cardeal virou agora ele mesmo de própria punho não tem dúvida tá lá no documento ele enviou uma carta a todos os presidentes das conferências episcopas do mundo procurar lá no arquivo da CNBB deve ter 27 de outubro de 1975 alertando contra Dom Lafaiete e A fraternidade São Pio X e falando assim ó estão proibidos de mandar
a gente para lá para aquele seminário e mais estão proibidos de encarnar sacerdotes que sejam ordenados ali ou formados ali vai fechando a porta não vai fechando esmagando agora os bispos não podem Mais encarnar e aí o que fazer alguns precedentes jurídicos e conversando com canonistas chega a conclusão de que ele pode encarnar os padres na própria Fraternidade certo havia histórico para isso a sagrada congregação cristãs já havia dado permissão em três ocasiões para que alguns religiosos entrassem na Fraternidade sem estar encarnados no diocese o próprio Bispo de Sion nessa jornada onde estava o seminário
havia dito já que a sua Fraternidade está espalhada por várias dioceses ela certamente tem o poder de encarnar padres em si mesmo então ele consultou os canonistas se a Encarnação na diocese é difícil não vou hesitar vou encarnar na fraternidade e continua e não parou por causa disso bom nós vamos entrar agora no ano de 76 na Europa o verão é no meio do ano né os franceses chamam esse ano de ano o verão quente porque aí foi quando a coisa pegou mesmo para o lado da Fraternidade e tudo mais porque até 75 ele tinha
as autorizações para ordenação né em 76 ele já não tinha bom aí o que acontece outra Tentativa do Vaticano cardealve hoje já tinha se exposto demais né com aquela carta e agora ele vai mandar para conversar com Tomé febre o chamado substituto da Secretaria de Estado é o cardeal de Giovani Benelli que vai ser feito ele na Cardeal ainda né Ele é o ainda era arcebispo vai ser feito cardeal em 76 mesmo junto com o padre Joseph hartzinger na mesma no mesmo consultório o benério e a cinthian que eu falei lá que tinha sido ordenado
por ser um cardeais em 76 mas o que acontece tinha tentado interceder junto a Paulo VI queria conversar com Papa certo ele escreveu ele respondeu aquela carta de Paulo Sérgio né falando olha nós queremos meter a sua autoridade tenho certeza que eu seminaristas daqui estamos dispostos a contribuir com o Senhor então Me receba em audiência que eu explico tudo né e eu tinha dum foi conversar com Paulo Sérgio santidade recebe o dom de febre ela conversa com ele tinha sido ordenado aí Paulo Sexto disse porque andou assim olha conversa com ovio E aí sabe o
que aconteceu né sabendo disso ele dá uma entrevista em fevereiro de 76 e denuncia que o vyou tá funcionando como anteparo ali né entre ele e o papa é por isso que o vinho Saiu um pouco de cena colocou o Benelli Benelli tem uma reunião com ele no dia de São José 19 de Março de 76 e apresenta algumas condições para não leve para resolver a situação não é febre após refletir sozinho diante de Deus é o benério falando o senhor vai escrever o santo padre informando que o senhor aceito Concílio e todos os seus
documentos afirmando a sua Adesão do homem febre a sua adesão completa as suas a pessoa de sua Santidade a pessoa de Paulo Sexto e a totalidade de seus ensinamentos e de seus Empreendimentos como prova concreta de submissão ao sucessor de Pedro quando já se exigiu isso de uma pessoa para você dizer que é católico que você tivesse uma adesão Total a pessoa do Papa e a todos os Empreendimentos tudo que o Papa fala hoje em dia hoje em dia desde a década de 70 isso é muito mais difícil né porque os Papas falam muito você
fala isso século 15 14 e tal eu só sei que o Papa falou porque dois anos depois que ele escreveu um documento ele chegou aqui na minha mão Mas agora eles falam entrevista aqui para então assim adesão Total era isso que você exigia dele uma completa adesão o senhor aí agora atenção o que vai acontecer aqui ainda é o benéril o senhor deve adotar e fazer com que se adote nas casas que dependem do Senhor o Missal que ele mesmo Paulo Sexto promulgou em virtude de sua autoridade Apostólica que a primeira vez que aparece Então
essa exigência até então isso não tinha entrado em questão condenação que foi feita em 75 tinha nada a ver com isso com Missa Nova quando não celebramos é agora em 76 o Bené ele falando se eu fizer isso pode continuar não se Supre mais o seminário Tá certo porque que eles estavam preocupados porque tava chegando 29 de Junho e tinha ordenação sacerdotal para ser feita E se ele ordena esses Padres na Fraternidade Caramba então eles tentam de várias maneiras né É em 22 de Junho Paulo VI convoca o consultório para criar os novos cardeais onde
o rato sem querer é feito Cardeal né e o Benelli também e ele dedica o discurso dele Nesse contexto para falar de dar um leve febre dos tradicionalistas então ele ele fala que ele ataca né Paulo Sexto cita muito o dólar escreve ao Papa falando né da tristeza crueldade dos ataques que ele tá sofrendo né que ele quer conversar com papo e não consegue e vem então vindo a proibição né falando assim olha se o senhor fizesse as Ordenações 29 de Junho você vai sofrer consequência vai ser suspenso então um pouquinho antes das Ordenações quatro
dias antes chega uma carta do Benelli farando falando que olha o santo padre me carregou Neste mesmo dia de confirmar a medida da Qual o seu foi informado em nome dele o senhor deve ser abster agora de conferir qualquer Sacramento da Ordem não use como pretexto estado de perplexidade do seminarista porque na carta de febre ele fala espanhol na festa da ordenação não vou ordenar e as famílias deles tudo mais não usam pretexto isso esta é justamente a oportunidade para explicar-lhes ao seminaristas e as suas famílias que o senhor não pode ordená-los para o serviço
da igreja contra a vontade do supremo pastor da igreja não há nada de desesperador no caso deles contanto que tem um boa vontade e estejam seriamente preparados para o ministério presbiteral em genuína fidelidade a igreja conciliar às vezes quando a gente se refere à igreja conciliar e pré-conciliar não não fala de igreja conciliar isso não existe isso é coisa tradicionalista inventou esse termo para denegrir a igreja depois vai ficar no segundo Não não quem está usando esse tempo pela primeira vez é o substituto da Secretaria de Estado do Vaticano falando que os seminaristas não tinham
nada que se preocupar se estivessem preparados para atuar em genuína fidelidade a igreja conciliar aí o Michael Davis diz assim né uma vez que o seminaristas já haviam prometido sua fidelidade a Igreja Católica não podiam transferi-la para a igreja conciliar e a gente lembra do corsão né que um ano depois no artigo do Globo em 1977 denunciava essa outra [Música] falava da igreja católica e da outra é interessante vocês não leram esse artigo do coração Leiam é uma visão muito muito profunda é uma chave de interpretação muito grande em outras crises você tinha né os
eres e arcas ele se afastavam na igreja e criavam sua própria hierarquia nessa própria organização não dessa vez não nós temos a mesma hierarquia é o Papa da igreja os bichos são bispos mesmo certo a estrutura canônica da igreja é da igreja Só que essa hierarquia ela ela cuida de duas igrejas da igreja católica sobrou dela e dessa outra dessa igreja conciliar tem um padre isso é recente né um padre ele é da América Central ele também fala é o Linux Club E ele fala uma palestra que hoje em dia a igreja ela divide com
outra coisa o mesmo espaço jurídico sacramental litúrgico doutrinal o espaço mesmo só que são dois elementos né isso aparece aqui nessa frase do Benelli e vocês acham que 25 de junho acabou a tentativa do Vaticano com a carta do Ben 10 dois dias antes das Ordenações sabe que antes das Ordenações tem um Retiro né que os padres que os candidatos diáconos fazem Dom lefero tava pegando esse retiro aí chega lá em Padre o padre Eduardo Dani ele chega lá na Casa de Retiro Como assim não é a última não é penúltima cartada chega e fala
assim tem uma notícia que lado trouxe lá do Vaticano ele traz um mensal de Paulo sexta celebra essa missa na ordenação tá tudo resolvido só isso que eu precisava fazer vai tá regularizado e tudo mais é só celebrar a missa de Paulo Sexto quer dizer já não era mais necessário declarar a fidelidade ao Papa já não era já não importava mais declaração de 74 não bastava que ele demonstrasse essa Boa Vontade celebrar a missa conforme o rito Paulo VI que tá tudo resolvido Então você lembra comigo agora mocinho essa mente tá tudo resolvido aí Monsenhor
responde assim eu já rezei a missa hoje na véspera das Ordenações quem chega lá é o tiandum fazendo que aquele africano que Ele ordenou que ficou na série de Dakar como o último apelo Parece que tem uma foto do tiandum entrando no avião de volta assim cabisbaixo né porque não conseguiu e o que acontece é que ele faz Ordenações Tá certo no dia 30 de 29 de Junho 76 E aí a imprensa já tá em cima já começa a falar desobediente porque assim toda essa informação que a gente tá tendo aqui esse passo a passo
foi trabalho de pesquisa aqui do Michael David no calor do momento que saiu que saiu na imprensa gente então você não conseguir ajudar essas a situação do jeito que ela é muito bem que acontece então depois depois em primeiro de julho Porta Voz da sala de imprensa do Vaticano declara que Dom é febre está suspenso de conferir ordem sagradas por um ano Mas que ele tem um prazo de 10 dias para recorrer não vai sofrer penalidade não fala quais são E aí dentro do prazo de 10 dias ele manda o dom Efésios cartão de crédito
Então vamos ver se ele agora se submete Santo Padre digo nai-vos manifestar vosso desejo de ver o reinado de Nosso Senhor Jesus Cristo estendido a este mundo aí fazendo o quê restaurando o direito público da igreja dando a liturgia todo o seu valor dogmático e sua expressão hierárquica de acordo com o rito Latino Romano consagrado por tantos séculos de uso Restaurando a honra da vulgata devolvendo aos catecismo seu verdadeiro modelo do Conselho de Trento fazendo isso vossa santidade restaurar o sacerdócio católico e O Reinado de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre pessoas famílias e sociedades civis
vossa santidade devolverá o correto o conceito as ideias falsificadas que se tornaram os ídolos do homem moderno liberdade igualdade Fraternidade e democracia como vossos predecessores quer dizer como os vossos sensores condenaram e tá falando para o papo aí ó que vossa santidade abandone O Infeliz empreendimento de acomodação com as ideias do homem moderno empreendimento que tem suas origens em entendimentos secretos entre Altos dignatários da igreja e aqueles das lojas maçônicas desde antes do Concílio perseverar nessa direção vai buscar a destruição da igreja vossa santidade entenderá facilmente que não podemos colaborar com tão calamitoso propósito o
que acabaríamos Fazendo se fechassemos nossos seminários tá no plural porque já tinham começado outro já em outros países possa o Espírito Santo se indignar a dar a vossa Santidade a graça do Dom da Fortaleza para que possais mostrar com atos inequívocos que suas verdadeira e autenticamente o sucessor de Pedro proclamando que não há salvação exceto em Jesus Cristo e em sua esposa Mística a santa igreja católica e romana aí vem a resposta lá da congregação 22 de julho já saiu a resposta notificando que ele estava suspenso suspenso Adivinhe se isso é sério né que é
uma suspensão ele tá proibido de Celebrar qualquer Sacramento nem celebrarmos a primeira tinha sido suspendeu Ordenações aí depois dos 10 dias veio a suspensão adivinhas isso em 76 E aí nessa carta né diz assim pode se dizer que o Papa ficou muito aflito com atitude mostrada em relação a ele naquele documento né na carta de Dom Efésios aflito eufemismo imagina lembra um pouco não é sem precedentes né a gente lembra de Gálatas 2 né quando um apóstolo Paulo vai diante do Papa São Pedro e mostra para ele que não tá achando corretamente somos nós temos
que fazer isso é um sucessor dos Apóstolos né Não qualquer bom então a gente imagina assim acabaram a chance de dar um leve com o Papa né O que aconteceu depois a gente vai deixar para nossa segunda encontro você fala assim quem pensa que com isso foi cortado Toda a relação possível vai surpreender e saber que logo em seguida é o papo vai convidar ele para conversar tá certo mas não vamos adiantar as coisas vamos só para encerrar aqui essa nossa noite entender em que está baseada suspensão Advinha de dar um leve em Julho de
76 tá baseado na seguinte cadeia de raciocínio tá E é uma cadeia muito lógica tá pessoal só que a gente sabe que o encadeamento lógico de um raciocínio ele só é verdadeiro se as premissas que o fundamento são verdadeiras também eu posso fazer um raciocínio Fantástico como eu tenho uma casa de um milhão de dólares eu posso fazer isso se não tiver casa eu não posso fazer nada né então assim se A fraternidade Foi suprimida justa e legalmente lá em Maio de 75 as atividades da Fraternidade O seminário a partir daquela data eles são irregulares
Guarda essa premissa se A fraternidade foi suprimida de maneira Justa e legal ela não tem mais como operar é proibido encarnar um padre numa instituição irregular certo e é proibido ordenar um padre sem que ele seja encard quem desobedece uma lei canônica está sujeita punições ora Dom letério foi advertido que ele seria punido se ele fizesse as Ordenações de junho de 76 mesmo assim ele realizou as Ordenações encardinou O sacerdote na própria paternidade logo ele foi punido como avisado com suspensão logo a sua suspensão é justa e deve ser obedecida mas isso está baseado na
premissa de que aquele início lá Olha foi uma ação Justa e Legal são duas coisas diferentes a gente viu que o processo tá em vaso de irregularidades legais Tá certo a premissa fundamental ela tá furada Ela violou ali Eclesiástico aquilo que foi feito a gente viu os furos aqui e mesmo que tivesse sido legal a gente pode julgar que foi um processo Injusto né Você viu a visitação deu tudo certo questão da declaração e tudo mais tá certo então se A fraternidade foi suprimida ilegalmente ou injustamente aí a gente pode justificar as ações subsequentes são
lefero quer dizer esse é o caminho para você justificar né tem que tem que entender esse raciocínio certo E aí o que que a gente acha o que que o Vaticano vai querer fazer vai querer provar que a Fraternidade Foi suprimida justa legalmente não a gente vai ver a partida do nosso próximo encontro que a partir de 76 a única coisa em resumo que se exigia dele é que ele celebrasse a Missa Nova E aí tudo estaria certinho entre ele e o Papa mas nós guardamos para a próxima ficamos até aqui obrigado [Aplausos] [Música]
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