e aí e o livro de lamentações é um livro único no antigo testamento que contém cinco poemas de um autor anônimo que sobreviveu e agora reflete sobre o cerco babilônico de jerusalém ea destruição e o exílio que se seguiram lembre-se da história completa no livro de segundo reis a queda de jerusalém o exílio foi a catástrofe mais horrenda na história de israel até esse ponto então lembre-se deus havia prometido a terra abraão ele tinha dado a vitória davi para tornar jerusalém a capital de israel e de davi veio a linhagem real dos reis você tinha
a presença de deus ali no tempo onde os sacerdotes mantinham os rituais da adoração de israel e depois de 500 anos de toda essa história no verão de 587 antes de cristo a cidade caiu para babilônia tudo foi dizimado e destruindo o livro das lamentações é um memorial da dor e da confusão dos israelitas depois dessa destruição os poemas e lamentação encontrados aqui não são os únicos na bíblia há muitos deles no livro de salmos e esses poemas bíblicos de lamento e tem várias coisas eles são uma forma de protesto eles são uma maneira de
chamar a atenção de todos incluindo a de deus para as coisas horríveis que acontecem nesse mundo e que não devem ser tolerados eles são uma maneira de processar emoções assim nestes poemas o povo de deus desabafa sua raiva e consternação com a ruína causada pelo pecado eo egoísmo das pessoas e esses poemas são um lugar para expressar confusão o sofrimento nos faz perguntas sobre o caráter e as promessas de deus em nada disso desprezado na bíblia exatamente o oposto esses poemas e lamentação da uma dignidade sagrada ao sofrimento humano e assim essas palavras humanas de
pesar que são endereçadas a deus agora se tornam parte da palavra de deus para o seu povo o conceito desse cinco poemas é muito intencional é parte da mensagem do livro portanto os capítulos de 1 a 4 são chamados acrósticos o que significa poemas do alfabeto cada verso poético começa com uma nova letra do alfabeto hebraico composto de 22 letras essa estrutura muito ruim o leary existe em forte contraste com a dor desordenada e o luto confuso que é explorado nesses poemas então é como se o sofrimento de israel fosse explorado de iasi e estivesse
tentando expressar algo inexprimível os capítulos 1 e 2 têm um versículo por letra conferindo um conceito muito semelhante mas os temas são muito diferentes portanto o capítulo 1 se concentra no pesar e na vergonha de uma figura chamada a senhora de sião o poeta personifica a cidade de jerusalém como viúva também chamada de filha de sião e ela senta sozinha ela está em lutada com seus entes queridos devastada ninguém vem com solar é uma metáfora muito poderosa e então a senhora de sião fala e clama ao senhor para olhar para o seu destino e através
dessa imagem o poeta nos mostra que a destruição da cidade trouxe o nível de trauma psicológico aos israelitas isso só pode ser expresso como a experiência de um funeral e a morte de um ente querido o capítulo dois foca a queda de jerusalém como isso foi uma consequência do pecado de israel e foi causa a ira de deus que é uma palavra chave nesse poema é importante lembrar que na bíblia tá a ira de deus não é uma raiva espontânea e volátil os poetas e os profetas bíblicos usam essa palavra para falar sobre a justiça
de deus então israel entrou em uma aliança com deus e por séculos ele tem violado isso adorando outros deuses perpetrando a injustiça oprimindo os pobres e sim deus é lento para se irritar mas eventualmente ele se irrita com a maldade humana e irá trazer a sua ira justa como uma forma de castigo no caso de jerusalém isso envolve a permitir que a babilônia viesse conquistasse a cidade e assim esse poema está reconhecendo que a ira de deus é justificada mas isso não impede que o poeta se lamente peço a deus que demonstre compaixão novamente o
capítulo 3 quebra esse padrão de conceitual ter três versículos por letra portanto o poema mais longo do livro e a voz é de um homem solitário falando do seu sofrimento e pesar como representante de todo o povo e o interessante é que esse capítulo é cheio de linguagem extra e as partes do antigo testamento dos lamentos de jó e de salmos importantes de lamentação e até dos poemas do servo sofredor em isaías e o poeta vê a sua dificuldade como uma forma da justiça de deus como o capítulo dois disse mas paradoxalmente é isso que
dá esperança ao poeta e isso o leva a oferecer as únicas palavras prometedoras em todo o livro por causa da fidelidade da aliança do senhor não perecemos as suas misericórdias nunca falham são novas a cada manhã com grande a sua fidelidade de deus por isso digo a mim mesmo o senhor é a minha herança por isso colocarei a minha esperança nele assim o poeta raciocina-se deus é consistente o suficiente para trazer sua justiça ao mal humano então ele também será coerente com a sua promessa da aliança de não permitir que o mal tem a palavra
final e assim para esse poeta o juizo de deus é o berço da esperança para o futuro o capítulo 4 remonta a mesma estrutura alfabética dos capítulos 1 e 2 e é uma ré bom então vivida e perturbadora do cerco de dois anos em jerusalém isso contrata como as coisas costumavam ser em jerusalém do passado e como elas se tornarão terríveis no circo então as crianças costumavam rir e brincar nas ruas mas agora elas pedem comida os ricos costumavam fazer refeições luxuosas mas agora comem o que encontram na terra e os líderes reais costumavam ser
cheios de esplendor mas agora estão famintos sujos irreconhecíveis e o rei ungido da linhagem de davi foi capturado e arrastado assim o poder do poema vem do choque desses contrastes e explora a profundidade do sofrimento que israel trouxe consigo mesmo o poema final é o único porque quebra o padrão do conceito é do mesmo tamanho que todos os outros poemas do alfabeto mas a ordem do alfabeto desapareceu é como se o poeta não aguentasse mais e a sua dor explodir em caos o poema é uma oração comunitária pela misericórdia de deus israel implora a deus
para não ignorar seu sofrimento ou abandoná-lo e o poema oferece uma longa lista de todos os o tipos de pessoas que foram devastadas pela queda da cidade eles pedem a deus que não esqueça essas pessoas e elas lamentam em nome de outras pessoas dando voz a sua dor sofrer em silêncio simplesmente não é uma virtude nesse livro o povo de deus não é solicitado a negar as suas emoções mas a manifestar o seu protesto para desabafar seus sentimentos e derramar tudo perante deus o livro termina com um paradoxo o poeta reconhece que deus é o
eterno rei do mundo mas também que as circunstâncias de israel os fazem sentir que deus não está em lugar nenhum e assim as palavras finais do livro deixam essa atenção totalmente sem solução ele pergunta a menos que você tenha nos rejeitado por completo e o livro termina o poeta não oferece uma boa conclusão muito parecida com nossas próprias experiências de dor e sofrimento a história da bíblia não termina aqui mas esse livro tão importante nos mostra como lamento a oração ea tristeza são uma parte crucial da jornada de fé do povo de deus em um
mundo destruído e é disso que trata o livro das lamentações