ação geralmente envolve desafios físicos reflexos rápidos e combate são jogos que passam a sensação de adrenalina apresentando a variação de combate armas geralmente são jogos com bastante efeitos e bem satisfatórios por si só não é difícil de criar esse estilo de jogo se você tiver conhecimento de game j e game fel você consegue facilmente criar uma sensação de adrenalina pro player sandbox jogos sandbox oferecem aos jogadores um mundo aberto e geralmente Uma grande liberdade para explorar ele além de interagir e criar coisas dentro desse mundo sendo o princial ponto desses jogos a liberdade que ele
dá ao Player sandbox pode ser complexo ou simples depende quanto mais opções você der pro jogador mas suas mecânicas normalmente são simples dando bastante espaço para jogos indes divertidos você tem que ser bastante habilidoso para criar mecânicas interessantes pro seu jogo por isso você tem que ser pelo menos razoável em programação alguns exemplos de jogos sandbox é Minecraft G mod e God Simulator terror jogos de terror são projetados para criar medo e suspense nos jogadores muitas vezes através de atmosfera enredo e elementos de terror eles podem variar de jogos de sobrevivência até jogos de aventura
Há uma grande variação de subgêneros para jogos de terror como por exemplo mascote horra horror cósmico e terror psicológico jogos de terror normalmente pedem gráficos 3D não é sempre Mas normalmente é o que existe no mínimo um falso 3D como os fnafs antigos jogos 3D podem ser um impedimento para alguns desenvolvedores mas hoje tem muitos assets gratuitos pela internet que fazem com que você não precise saber modelar para criar um modelo 3D no seu jogo só basta saber impl comentá-lo como jogos de terror tem ambientes fechados e normalmente em lugares escuros Você pode adicionar alguns
efeitos para que os gráficos não sejam a coisa mais importante por exemplo jogos já P combo que esconde a ambientação do jogo com a escuridão fazendo com que mesmo que os gráficos sejam bem ruins ele ainda traz uma ambientação muito boa para terror algo como Silent Rio vazia no PS1 alguns exemplos de jogos de terror são Resident Evil oest e fnaf RPG nesses jogos normalmente são universa parte com grandes histórias onde normalmente você cria seu personagem e controla ele e suas ações nesse mundo fictício os rpgs geralmente envolv o aprimoramento do personagem exploração de mundos
e interação com NPC além de alguns aspectos de escolha na Trama há uma diferença entre RPG e jrpg mas a maioria dos aspectos são compartilhados entre eles caso você decida criar um jogo usando essa temática enorme aconselho usar o RPG como subgênero desses jogos para criar um bom RPG é um esforço enorme atacas de RPG que não tem gráficos mais incríveis tiveram um grande trabalho para ser desenvolvido dentro desse gênero está Skyrim bals Gate the witcher e cyberpunk 2077 hacking Slash nesse tipo de jogo o jogadores geralmente controlam um personagem que atravessa vários níveis ou
ambientes enfrentando hordas de inimigo a jogabilidade enfatiza o combate CP a Corpo e ação rápida você vai jogando e desbloqueando novas habilidades e novos poderes até chegar no Chefão final e zerar o jogo esse estilo de jogo não é muito difícil de se programar mas hoje em dia está bem caído e tem poucos jogos que se sustentam Nesse estilo algumas pessoas consideram um gênero ultrapassado mas ainda assim há jogos Triple a de sucesso com esse gênero alguns dos jogos desse exemplo são God of War e Dev My Cry Aventura envolve exploração resolução de quebra-cabeças e
narrativa mas em principal exploração onde o jogador viaja por fases que dão essa sensação de jornada pro jogador normalmente esses jogos incluem missões que o jogador deve completar e nos jogos atuais de Aventura normalmente implementam a ideia de múltiplas escolhas para o final do jogo o gênero de Aventura é perfeito pois combina com diversos outros gêneros se você você v uma noção de geração procedural você consegue criar um jogo incrível com essa mecânica embora você precise ter um ótimo game design para fazer quebra cabeças e fazes que se conectam de uma forma convincente pro Player
exemplos desses jogos incluem Zelda e Uncharted be up nesse tipo de jogo jogadores geralmente controlam um personagem entre vários que você pode escolher que enfrenta uma série de oponentes em sequência geralmente usando combate corpo a corpo mas com algumas habilidades especiais esse estilo de jogo normalmente é linear é simples de se programar e normalmente é um jogo curto mas esse estilo de jogo necessita uma arte muito boa para conseguir trazer imersão pro jogador embora nos dias de hoje esse estilo de jogo ainda esteja um pouco ultrapassado ainda tem alguns jogos que fizeram sucesso nos dias
de hoje como casual crashes o turtles time e o street of Rage que é antigo mas tem versões atuais que ainda fazem sucesso corrida jogos de corrida envolvem competir em corridas de veículos como carros motos ou até mesmo outras formas de corrida como cavalo ou corrida barco normalmente esse gênero se divide muito entre arcade e Simulação Arcade também pode ser ser considerado um subgênero de jogos que remetem a jogos de diversão como a época dos arcades onde o objetivo do jogador é conseguir o máximo de pontos possíveis nessa divisão entre simulação e Arcade eu diria
que para desenvolvedores índic o Arcade é a única solução para fazer um jogo de simulação no dias de hoje é Preciso de muito investimento e tem jogos que fazem isso perfeitamente como os jogos de corrida do Xbox que sempre carrega essa marca que são extremamente realistas e não deixando muito espaço paraa competição normalmente para produzir esse tipo de jogo você vai ter que ter uma grande noção em física ou pelo menos conseguir implementar ela de uma forma decente envolvendo com o design de pistas e outras coisas assim se eu fosse dizer para fazer um jogo
desse estilo hoje em dia você teria que botar mecânicas diferent nele juntar com outros tipos de jogos populares hoje como hog like alguma coisa assim imagina só um hog like de carro acho que seria interessante exemplos desse estilo de jogo é Mario Kart e Need for Speed esportes esses jogos como o nome fala simulam esportes da vida real Como futebol basquete futebol americano entre outros ele geralmente envolve a jogabilidade e réplica das técnicas e mecânicas do jogo na vida real O que torna o processo de criação e desenvolvimento desse jogo muito pesado já que requer
uma física realista além de uma ia muito boa pros npcs e conseguir fazer um design bom pras Arenas e estádios é algo que realmente demanda muito tempo eu recomendo não imitar 100% o estilo de jogo da vida real e sim conseguir modificar um pouco ele para adicionar mecânicas mais interessantes no jogo como Rocket League que fez isso de uma forma bem interessante sendo o jogo de esporte mas com uma variação bem grande alguns exemplos desse esse estilo de jogo é FIFA e NBA 2K FPS nesses jogos os jogadores vem o mundo através dos olhos de
um personagem principal geralmente usam arma de fogo para derrotar inimigos Acho que pode ser considerado FPS mesmo usando uma magia uma bola de fogo porque não deixa de ser um projeto Mas enfim o processo desenvolvimento é bem simples fazer jogos de FPS hoje em dia não é nem um pouco difícil você só precisa saber o básico do 3D várias mecânicas como recurso das Armas tem pela internet a rodo por aí e você vai conseguir implementar fácil e se você quiser criar por conta própria tem muitos guias também a maior dificuldade Nesse estilo de jogo seria
criar uma I PR os inimigos e normalmente esses jogos pede multiplayer O que é uma mecânica muito difícil de se implementar alguns exemplos desses jogos são são Call of Duty CS e Half Life simulação esses jogos buscam replicar aspectos da vida real ou fantasia eles podem simular atividades como pilotar aviões dirigir veículos ou construir cidades ou até mesmo gerenciar fazendas o processo desenvolvimento desses jogos envolve modelagem realista de sistemas e comportamentos se você for é um jogo de simulação você vai ter que saber o básico de como funciona isso mas é claro que existe variações
e variações existem jogos que tendem buscar o realismo máximo na simulação como Flight Simulator ou KB Space programing ou assim como tem jogos de simulação que não buscam tanto Realismo exemplos de alguns jogos assim são The Sims e Flight Simulator jogos de luta envolvem combate direto entre dois ou mais personagens geralmente um ambiente de luta 2D ainda assim que tem aqueles aspectos que pareçam 3D o processo de desenvolvimento que é um balanceamento muito minucioso dos personagens já que isso é uma coisa levada muito a sério nesse estilo de jogo onde o competitivo é a chave
para esse estilo ou seja requer um grande balanceamento dos personagens uma animação de combate muito boa e umas mecânicas de combos bem aprofundadas para tornar o jogo interessante sendo um estilo bem difícil de se vazer hoje em dia exemplos de jogos de luta são Tech Street Fight e Mortal Kombat sobrevivência nesses jogos o jogador deve sobrev a um ambiente hostil geralmente enfrentando ameaças Como fome ou sede e Até Inimigos por aí o desenvolvimento para esse estilo de jogo envolve um design e normalmente um mundo aberto embora isso não seja uma regra há muitos jogos de
sobrevivência lugares fechados que é bem interessante para esses jogos tem uma progressão boa normalmente tem um sistema de craft dentro dele você vai ter que colocar ameaças sérias pro jogador e fazer com que ele sinta pressionado para conseguir sobreviver nesse mundo hostil geralmente também adicionam ya e inimigos Além de que esses jogos ten um grande foco em gestão de recursos exemplos desses jogos são Minecraft hust e The Forest ritmo jogos de ritmo envolv pressionar botões ou realizações em tempo com a música ou ritmo do jogo esse tipo de jogo requer normalmente uma precisão e uma
grande sintonização com a música e animação do jogo além de um design de níveis rítmicos e um feedback visual e auditivo como você não pode usar qualquer música Nesse estilo de jogo você vai ter que achar músicas que são de fair use ou seja uso livre ou vai ter que produzir as músicas para esse tipo de jogo O que requer que você tenha uma grande o que você o que requer que você tenha um grande Dom artístico musical O que torna esse estilo de jogo muito difícil de se produzir alguns exemplos são guitarreiro dance dance
Revolution e Friday Night funk Educacional normalmente os jogos educacionais são usados para ensinar crianças ainda assim há muitas empresas que usam os jogos educacionais como uma forma de ensinar um idioma diferente para uma pessoa esses jogos buscam ensinar aos jogadores sobre um determinado assunto conceito ou habilidade esse tipo de jogo requer normalmente colaboração com educadores como Duolingo que é uma forma de gamificação de aprender um idioma como são jogos destinados a ensinar normalmente ele tem uma mecânica simples e uma coloração bem forte sendo um estilo de jogo mecanicamente fácil de se produzir exemplos desse jogos
São Martin baster e carm San Diego então Acabei de fazer uma TI list dos gêneros dos jogos que eu expliquei até agora e a ti list não está ordenada do pior pro melhor mas sim do mais fácil pro mais difícil até porque gênero de jogo é gosto nãoé não vai ter como ser melhor ou pior e tudo isso é minha opinião é o que eu acho como desenvolvedor além de isso é claro que faltou muito gênero de jogo aqui vai ser uma segunda parte em breve até lá espero vocês