Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Estrutura geral da BNCC e unidades temáticas

13.29k views2613 WordsCopy TextShare
UNIVESP
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Estrutura geral da BNCC e unidades temáticas de Mat...
Video Transcript:
[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [MARIA] OLÁ, ALUNOS! VOLTAMOS HOJE PARA MAIS UMA AULA, PARA OLHARMOS MAIS DIRETAMENTE HOJE PARA AS QUESTÕES DA "BNCC" E O MODO COMO ENSINO DE MATEMÁTICA TÁ PROPOSTO NESTE DOCUMENTO OFICIAL. ENTÃO A BNCC É A NOSSA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM, ELA FOI REESTRUTURADA E PUBLICADA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO UM TODO NO ANO DE 2018, INICIALMENTE TINHA-SE UMA VERSÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E DEPOIS VEIO A VERSÃO DO ENSINO MÉDIO, ENTÃO ESSE DOCUMENTO COMPLETO DO ANO DE 2018, É UM DOCUMENTO BEM RECENTE.
ENTÃO ELE O NOSSO DOCUMENTO NORMATIVO QUE ESTABELECE AS NORMATIVAS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ELA DEFINE, A BNCC DEFINE UM CONJUNTO ORGÂNICO E PROGRESSIVO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS QUE TODOS OS ALUNOS DEVEM DESENVOLVER AO LONGO DAS ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, É UM DOCUMENTO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. DE MODO QUE TENHAM ASSEGURADOS, TODOS OS ALUNOS TENHAM ASSEGURADOS OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONFORMIDADE COM QUE PREGA O NOSSO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
ESSA BASE, NOSSO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. ESSA BASE, ESSE DOCUMENTO ELE TÁ ORGANIZADO POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. E A IDEIA É QUE AO LONGO DA EDUCAÇÃO BÁSICA AS APRENDIZAGENS QUE SÃO CONSIDERADAS ESSENCIAIS DENTRO DESSE DOCUMENTO, DEVAM CONCORRER PARA QUE SE ASSEGURE AOS ESTUDANTES O DESENVOLVIMENTO DE 10 COMPETÊNCIAS GERAIS.
QUE CORROBORAM COM O ÂMBITO PEDAGÓGICO OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DE DESENVOLVIMENTO, E DEPOIS NÓS VEREMOS TAMBÉM AS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM MATEMÁTICA. ENTÃO O QUE É UMA COMPETÊNCIA NESSE DOCUMENTO? PORQUE ESSA TERMINOLOGIA É BASTANTE UTILIZADA NO MUNDO EMPRESARIAL, TAMBÉM NO MUNDO EDUCACIONAL E ÀS VEZES COM DIFERENTES CONOTAÇÕES.
NO DOCUMENTO NA BNCC, COMPETÊNCIA É A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS, DE HABILIDADES, ATITUDES E VALORES PARA RESOLVER DEMANDAS COMPLEXAS DA VIDA DIÁRIA, DA VIDA COTIDIANA, DO PLENO EXERCÍCIO DA CIDADANIA E DO MUNDO DO TRABALHO. ENTÃO O QUE SÃO CONHECIMENTOS AQUI, NÉ? SÃO OS CONCEITOS, SÃO PROCEDIMENTOS.
O QUE SÃO AS HABILIDADES? SÃO AS PRÁTICAS COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS E AS ATITUDES E OS VALORES QUE SÃO PRATICADOS DENTRO DE UM GRUPO SOCIAL, DENTRO DE UMA SOCIEDADE. ENTÃO, O QUE É COMPETÊNCIA?
ESSA CAPACIDADE DE QUE DENTRO DE UMA CERTA SITUAÇÃO DA VIDA A GENTE CONSIGA MOBILIZAR UM CERTO CONCEITO, UM CERTO PROCEDIMENTO, DE UM CERTO JEITO, COGNITIVO OU SOCIOEMOCIONAL, A PARTIR DE CERTOS VALORES, COM UMA CERTA ATITUDE QUE É PRÁTICA DAQUELA SOCIEDADE PARA PODER RESOLVER ESSE PROBLEMA. ENTÃO QUANDO A GENTE É CAPAZ DE MOBILIZAR TUDO ISSO DE MODO ARTICULADO, A GENTE DIZ QUE A GENTE TEM ESTA COMPETÊNCIA PARA AGIR NO MUNDO, ENTÃO. ENTÃO A IDEIA DE COMPETÊNCIA TRAZ A IDEIA DE SER CAPAZ DE USAR CONHECIMENTO, HABILIDADES E VALORES E ATITUDES.
AS DEZ COMPETÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA COLOCADAS NA BNCC, ELAS SÃO. . .
EU COLOQUEI AQUI EM VERMELHO PARA A GENTE PODER ACOMPANHAR, O ITEM BÁSICO DO QUE TEM CADA COMPETÊNCIA, MAS DEPOIS O PRÓPRIO TEXTO DO DOCUMENTO ABRE UM POUCO MAIS O QUE É QUE SIGNIFICA CADA UMA DELAS. ENTÃO A PRIMEIRA COMPETÊNCIA DESTACADA É: VALORIZAR E UTILIZAR OS CONHECIMENTOS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS SOBRE O MUNDO FÍSICO. ENTÃO PRA TER A COMPETÊNCIA DE AGIR NO MUNDO DAQUELE MODO, VOCÊ TEM QUE CONSEGUIR SABER USAR OS CONHECIMENTOS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS, ALÉM DE VALORIZAR ESSES CONHECIMENTOS.
EXERCITAR A CURIOSIDADE INTELECTUAL E RECORRER A ABORDAGEM PRÓPRIA DAS CIÊNCIAS, ENTÃO ESSE ITEM AQUI É UM ITEM BASTANTE IMPORTANTE NA CONTEMPORANEIDADE, DE NÃO NEGAÇÃO DA CIÊNCIA, MAS DE VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA PODER JUSTIFICAR AÇÕES E RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS. VALORIZAR E DESFRUTAR DE DIFERENTES MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E TAMBÉM PARTICIPAR DESSAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS, ENTÃO A INTENÇÃO É QUE A EDUCAÇÃO BÁSICA DESENVOLVA ESSA COMPETÊNCIA COM OS ALUNOS, NOS ALUNOS. UTILIZAR DIFERENTES LINGUAGENS, É UMA OUTRA COMPETÊNCIA, PARA A GENTE PODER AGIR NAS SOLUÇÕES DO MUNDO A GENTE PRECISA TER ACESSO E CONSEGUIR LER E INTERAGIR COM DIFERENTES LINGUAGENS VERBAL, CORPORAL, VISUAL, SONORA, BEM COMO CONHECIMENTO DE LINGUAGEM ARTÍSTICA, ALGUMA LINGUAGEM MAIS ESPECÍFICA, ARTÍSTICA A LINGUAGEM MATEMÁTICA OU A LINGUAGEM CIENTÍFICA DE MODO GERAL.
UMA OUTRA COMPETÊNCIA, A QUINTA, COMPREENDER UTILIZAR E CRIAR TECNOLOGIAS PARA QUE NÓS NÃO SEJAMOS UMA SOCIEDADE QUE SÓ SAIBAMOS USAR UMA TECNOLOGIA DISPONÍVEL, MAS QUE A GENTE TAMBÉM POSSA PARTICIPAR DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS, DE NÃO SÓ DE IMPORTAÇÃO DE TECNOLOGIA. VALORIZAR A DIVERSIDADE DOS SABERES E VIVÊNCIAS CULTURAIS E APROPRIAR-SE DESSES CONHECIMENTOS, QUE EXISTEM CONHECIMENTOS QUE NÃO SÃO PRODUZIDOS NO NOSSO GRUPO MAIS PRÓXIMO, MAS SÃO PRODUZIDOS POR OUTROS GRUPOS SOCIAIS E QUE TEM O SEU VALOR, ENTÃO SABER APRECIAR O VALOR, SABER DESTACAR O VALOR E MOBILIZAR ESSE CONHECIMENTO QUANDO NECESSÁRIO. ARGUMENTAR, NÉ, ENTÃO A COMPETÊNCIA DE ARGUMENTAÇÃO, COMPETÊNCIA QUE TÁ BASTANTE VINCULADA A MATEMÁTICA.
SABER ARGUMENTAR COM BASE EM FATOS, DADOS E INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS, ESSA É UMA COMPETÊNCIA QUE EU JULGO, ASSIM, ESSENCIAL NO MUNDO ATUAL, NA CIRCULAÇÃO DE GRANDES CORRENTES, DE GRANDES IDEIAS PELAS REDES SOCIAIS, PELOS CONTATOS, QUE NÃO SÃO BASEADOS EM FATOS OU DADOS OU INFORMAÇÕES, QUE SÃO SIMPLESMENTE REPLICADAS, ENTÃO NÃO HÁ UM MOMENTO DE REFLEXÃO OU DE ARGUMENTAÇÃO SOBRE ESSES FATOS, ENTÃO É UMA COMPETÊNCIA QUE É NOSSA FUNÇÃO DESENVOLVER NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CONHECER-SE E APRECIAR-SE E CUIDAR DA SUA SAÚDE. EU ACHO QUE ESSA É UMA COMPETÊNCIA DENTRO DA BNCC TAMBÉM MUITO IMPORTANTE, DO OLHAR PARA SI PRÓPRIO, DE CUIDAR DO SEU CORPO, DE CUIDAR DA SUA SAÚDE MENTAL, DE CUIDAR DAS SUAS ESCOLHAS, ENTÃO É UMA COMPETÊNCIA TAMBÉM QUE TÁ COLOCADA PARA A ESCOLA DESENVOLVER.
EXERCITAR A EMPATIA, O DIÁLOGO. EMPATIA DE SE COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO, O DIÁLOGO, A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PARA CONSEGUIR TRABALHAR EM GRUPOS, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS E AS POTENCIALIDADES FÍSICAS, CULTURAIS E INTELECTUAIS DE CADA UM. E A DÉCIMA COMPETÊNCIA COLOCADA NA BNCC, É AGIR INDIVIDUALMENTE, PESSOALMENTE OU COLETIVAMENTE COM AUTONOMIA, COM RESPONSABILIDADE, COM RESILIÊNCIA E DETERMINAÇÃO MANTENDO-SE OS PRINCÍPIOS ÉTICOS, RECONHECENDO QUE VOCÊ TEM QUE MANTER NESSAS AÇÕES COLETIVAS OU INDIVIDUAIS PRINCÍPIOS DE ÉTICA, DE DEMOCRACIA, DE INCLUSÃO, SUSTENTABILIDADE E SOLIDARIEDADE.
ENTÃO A PARTIR DESTAS COMPETÊNCIAS QUE SÃO GERAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, NA ÁREA DE MATEMÁTICA O DESTAQUE DO DOCUMENTO OFICIAL É QUE POR MEIO DA ARTICULAÇÃO, DOS DIFERENTES CAMPOS DA MATEMÁTICA: ARITMÉTICA, ÁLGEBRA, GEOMETRIA, ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE E ASSIM QUE DAÍ OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS VÃO SER DISCRIMINADOS DENTRO DESSE DOCUMENTO. ENTÃO A ARTICULAÇÃO DESSES CAMPOS PRECISA GARANTIR QUE OS ALUNOS CONSIGAM RELACIONAR OBSERVAÇÕES EMPÍRICAS AO MUNDO REAL, A EMPÍRICAS AO MUNDO REAL, A REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS. ENTÃO OBSERVAR COISAS DO MUNDO E ORGANIZAR ISSO NA FORMA DE TABELA, DE FIGURA, DE ESQUEMAS, QUE SE A AÇÃO DO CAMPO DA MATEMÁTICA.
FAZENDO CONJECTURA, INDUÇÕES, PREDIÇÕES, IMAGINANDO O CONJECTURA, INDUÇÕES, PREDIÇÕES, IMAGINANDO O QUE PODE ACONTECER A PARTIR DE UM DADO EMPÍRICO, SE ALGUMA VARIÁVEL MODIFICA, SE ALGUM VALOR MODIFICA, O QUE MODIFICARIA NO RESULTADO, ENTÃO FAZER ESSAS RELAÇÕES. POR MEIO DA ÁREA DA MATEMÁTICA TAMBÉM ESPERA-SE CONFORME INDICA O DOCUMENTO, QUE SE DESENVOLVA A CAPACIDADE DE IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA PARA RESOLVER PROBLEMAS, APLICANDO CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E RESULTADOS PARA OBTER SOLUÇÕES E INTERPRETAR DENTRO DO CONTEXTO DA SITUAÇÃO QUE ORIGINOU O PROBLEMA. DESENVOLVER A DEDUÇÃO DE ALGUMAS PROPRIEDADES, MAS ESSA DEDUÇÃO DE ALGUMAS PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATEMÁTICA ESTÃO DESTINADOS PARA ACONTECEREM MAIS AO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E NÃO NAS SÉRIES INICIAIS, COMO É DE SE ESPERAR A PARTIR DE TUDO QUE O DOCUMENTO PROPÕE.
BOM, EM RELAÇÃO DE TUDO QUE O DOCUMENTO PROPÕE. BOM, EM RELAÇÃO A MATEMÁTICA SÃO OITO COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS. A PRIMEIRA É RECONHECER QUE A MATEMÁTICA É UMA CIÊNCIA FRUTO DE NECESSIDADES E PREOCUPAÇÕES DE DIFERENTES TEMPOS E CULTURAS, ENTÃO ESTÁ ARTICULADO COM AQUELA PRIMEIRA COMPETÊNCIA GERAL QUE É RECONHECER O CONHECIMENTO HISTORICAMENTE CONSTRUÍDO.
E PERCEBER A MATEMÁTICA COMO UMA CIÊNCIA VIVA, ENTÃO É UMA. . .
PENSANDO TAMBÉM NAQUELAS CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, ALGUMAS CONCEPÇÕES QUE NÃO PENSAM A MATEMÁTICA COMO UMA CIÊNCIA VIVA, MAS COMO UMA CIÊNCIA HISTÓRICA DO MUNDO DAS IDEIAS, ENTÃO VEJA QUE NÃO É ISSO QUE SE MANIFESTA AQUI NO DOCUMENTO DA BNCC. DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO, É UMA OUTRA COMPETÊNCIA QUE SE ESPERA COM O DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA, COM O TRABALHO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL JÁ NOS ANOS INICIAIS. COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE CONCEITOS E PROCEDIMENTOS DOS DIFERENTES CAMPOS DA MATEMÁTICA E COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO.
ENTÃO UM CONHECIMENTO QUE É MAIS DE NATUREZA ARITMÉTICA, ELE TEM TODA UMA RELAÇÃO COM CONHECIMENTO DE NATUREZA GEOMÉTRICA OU DE NATUREZA PROBABILÍSTICA, MAS ISSO TAMBÉM NÃO SÓ DENTRO DO CAMPO DA MATEMÁTICA, MAS COMO QUE UM CONHECIMENTO MATEMÁTICO AJUDA A GENTE A COMPREENDER ELEMENTOS DE OUTRAS CIÊNCIAS, DA FÍSICA, DA QUÍMICA, DA SOCIOLOGIA, DE TANTAS OUTRAS ÁREAS. ESPERA-SE TAMBÉM DESENVOLVER A CAPACIDADE DE FAZER OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS DE ASPECTOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS, MUITAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE PESQUISA COM CRIANÇAS, DE ORGANIZAÇÃO DOS DADOS COM AS CRIANÇAS. ESPERA-SE QUE ELAS POSSAM UTILIZAR PROCESSOS E FERRAMENTAS MATEMÁTICAS, INCLUSIVE TECNOLOGIAS DIGITAIS.
QUE ELAS CONSIGAM ENFRENTAR SITUAÇÕES PROBLEMAS EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS NOS QUAIS, INCLUSIVE, PODEM SER CONTEXTOS IMAGINÁVEIS, SE TAL COISA ACONTECE, COMO QUE TAL SITUAÇÃO PODERIA SER RESOLVIDA E COMO O MEU CONHECIMENTO MATEMÁTICO PODE AJUDAR NA RESOLUÇÃO DESSE CONHECIMENTO HIPOTÉTICO, DESSA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA, IMAGINADA, NÃO NECESSARIAMENTE SÓ UMA SITUAÇÃO QUE REALMENTE JÁ ACONTECEU OU ESTÁ ACONTECENDO. SIMULAR, NÉ, SITUAÇÕES. DESENVOLVER OU DISCUTIR PROJETOS, SOBRETUDO, OS DE URGÊNCIA SOCIAL, QUE A GENTE CONSIGA JUNTO COM O DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA QUE OS ESTUDANTES POSSAM PENSAR EM PROJETOS DE URGÊNCIA SOCIAL.
CONSIGAM INTERAGIR COM OS PARES, COM OUTROS COLEGAS DE MODO COOPERATIVO. >> [MARIA] ENTÃO SÃO ESSAS OITO COMPETÊNCIAS QUE ESTÃO ARTICULADAS COMPETÊNCIAS GERAIS, AQUI ESPECÍFICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. ENTÃO AGORA APRESENTANDO UM POUCO MAIS TECNICAMENTE A ESTRUTURA DA BNCC.
NO CAMPO DA MATEMÁTICA REFERENTE AO 1º A 5º ANO QUE É O TEMA AQUI DA NOSSA DISCIPLINA, SÃO ESSAS CINCO TEMÁTICAS: NÚMEROS, ÁLGEBRA, GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, ENTÃO O QUE DE NÚMEROS VAI SER DESENVOLVIDO NO PRIMEIRO ANO E NO SEGUNDO E NO TERCEIRO. MESMA COISA PARA ÁLGEBRA, GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS PROBABILIDADE ESTATÍSTICA. AQUI PARA ÁLGEBRA, A GENTE VAI TER UMA AULA ESPECÍFICA PARA CADA UMA DESSAS TEMÁTICAS PARA VER COMO ESTÁ PROPOSTO LÁ E TIPOS DE ATIVIDADES QUE PODEM AJUDAR A DESENVOLVER AS HABILIDADES SOLICITADAS E AS COMPETÊNCIAS MAIS GERAIS.
MAS EU JÁ VOU ADIANTAR, POR EXEMPLO, AQUI NA BNCC APARECE COMO ÁLGEBRA, MAS A IDEIA É DESENVOLVER AS IDEIAS INICIAIS DE PENSAMENTO ALGÉBRICO E NÃO ÁLGEBRA COMO AQUELE CAMPO FORMALIZADO DA MATEMÁTICA. EU FIZ UM QUADRO PARA A GENTE ENTENDER COMO ESSAS HABILIDADES. .
. SÃO MUITAS HABILIDADES, SÃO 126 HABILIDADES COLOCADAS DENTRO DO DOCUMENTO, DO 1º AO 5º ANO EM RELAÇÃO A MATEMÁTICA. ENTÃO EU FIZ POR TOTAL E PARA GENTE VER UM POUQUINHO ALGUMAS DELAS, AS QUE SE SOBRESSAEM.
ENTÃO A MAIOR PARTE DAS HABILIDADES ELAS ESTÃO AQUI EM RELAÇÃO À TEMÁTICA NÚMEROS, DEPOIS AQUI EM RELAÇÃO A GRANDEZAS E MEDIDAS. A TEMÁTICA QUE TEM MENOS HABILIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS DE ACORDO COM DOCUMENTO, É A TEMÁTICA AQUI DE ÁLGEBRA, NUM TOTAL DE 22 HABILIDADES PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, 23 NO SEGUNDO ANO, 28 NO TERCEIRO, TAMBÉM NO QUARTO, E 25 HABILIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS EM MATEMÁTICA NO QUINTO ANO, DISTRIBUÍDAS AÍ ENTÃO EM CADA UMA DESSAS TEMÁTICAS. ENTÃO AQUI TAMBÉM PARA A GENTE ENTENDER UM POUCO A NOMENCLATURA, A SIMBOLOGIA TAMBÉM UTILIZADA PELO DOCUMENTO, ELES USAM UM CÓDIGO COMO ESSE ASSIM, Ó: "EF04MA20" O QUE CÓDIGO COMO ESSE ASSIM, Ó: "EF04MA20" O QUE SIGNIFICA ISSO?
ESSE "EF" SIGNIFICA ENSINO FUNDAMENTAL; "01" SIGNIFICA PRIMEIRO ANO; "MA" MATEMÁTICA, VAI TER DE PORTUGUÊS, DE GEOGRAFIA, DE OUTROS CAMPOS. E ESSE "01" FINAL OU ESSE NÚMERO FINAL NO CASO AQUI "20" INDICANDO QUE A VIGÉSIMA HABILIDADE DAQUELE CONJUNTO DE 126 HABILIDADES. ENTÃO SE A GENTE OLHAR LÁ NO DOCUMENTO E VER "EF04MA20", O QUE É QUE A GENTE VAI ENTENDER?
QUE ELE ESTÁ SE REFERINDO A VIGÉSIMA HABILIDADE MATEMÁTICA PREVISTA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PORQUE AQUI "04" DO 4º ANO MATEMÁTICA E A VIGÉSIMA HABILIDADE, ENTÃO A GENTE PODE IR LÁ NO DOCUMENTO E VER DE QUE HABILIDADE ESTÁ SENDO FALADA LÁ. ENTÃO A ÁREA DA MATEMÁTICA NO DOCUMENTO VISA-SE QUE OS OBJETOS DE ENSINO OU ESSAS TEMÁTICAS DE ENSINO, ESSES CONTEÚDOS VÃO SENDO RETOMADOS E APROFUNDADOS EM CADA ANO, CONSIDERANDO QUE O PROCESSO DE APRENDER EM UM CONTEXTO, NO CASO O CONTEXTO DA ESCOLA, É ABSTRAIR PARA DEPOIS APLICAR EM OUTROS CONTEXTOS. ENVOLVENDO HABILIDADES COMO.
. . ENTÃO, TODAS ESSAS 126 HABILIDADE DE ALGUM MODO ELAS ESTÃO VINCULADAS, ENTÃO NA ÁREA DE MATEMÁTICA NA BNCC NO ENSINO FUNDAMENTAL, A IDEIA É QUE OS OBJETOS DE ENSINO EM CADA UNIDADE VÃO SENDO RETOMADOS E APROFUNDADOS NAS SÉRIES POSTERIORES DA ESCOLA, COM A INTENÇÃO DE ABSTRAINDO PARA DEPOIS APLICAR EM OUTROS CONTEXTOS QUE ENVOLVEM HABILIDADES COMO: AS HABILIDADES SEMPRE VÃO ESTAR VINCULADO A ESSES VERBOS, FORMULAR ALGUMA COISA, ENTREGAR ESTA COISA EM ALGUMA SITUAÇÃO, INTERPRETAR ESSE RESULTADO, ESSE DADO, AVALIAR ESSE DADO DE ALGUM JEITO E CRIAR ALGUMA ATITUDE, CRIAR UM PROJETO, CRIAR UMA PERSPECTIVA A PARTIR DISSO QUE FOI FORMULADO, QUE FOI EMPREGADO OU INTERPRETADO.
ENTÃO NESSE SENTIDO O ALUNO TEM UM PAPEL EXTREMAMENTE ATIVO. ENTÃO A BNCC ENCERRA DIZENDO O SEU COMPROMISSO COM O LETRAMENTO MATEMÁTICO AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SÉRIES INICIAIS TAMBÉM. ENTÃO ALGUMAS CRÍTICAS AO DOCUMENTO, TEM UM TEXTO DE REFERÊNCIA NA DISCIPLINA, PORQUE TEM ESSES ASPECTOS TRATADOS AQUI NA DISCIPLINA, MAS TODO O DOCUMENTO, TODO O MATERIAL PRODUZIDO TAMBÉM ELE PODE SER CRITICADO POR SUAS FALHAS, POR SUAS INCOERÊNCIAS.
UMA DAS CRÍTICAS DIZ QUE A MATEMÁTICA FICOU REDUZIDO A UMA COLEÇÃO DE ITENS, OS QUAIS SÃO DESCRITORES DE AVALIAÇÃO, ENTÃO É UMA CRÍTICA DE QUE AS HABILIDADES, EM VEZ DE HABILIDADE NADA MAIS SÃO QUE OS DESCRITORES QUE DEPOIS APARECEM COMO ITENS NAS AVALIAÇÕES DE GRANDE CIRCULAÇÃO, COMO SARESP, COMO PISA, COMO ESSES SISTEMAS DE LARGA SARESP, COMO PISA, COMO ESSES SISTEMAS DE LARGA ESCALA. POUCA REPRESENTATIVIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, POUCAS PESSOAS FORAM CHAMADAS PARA PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO OU AVALIAÇÃO DO DOCUMENTO. ELA FOI FEITA NUM TEMPO MUITO CURTO, TEM MUITAS SEMELHANÇAS COM OUTROS CURRÍCULOS, PARTICULARMENTE O AUSTRALIANO E O AMERICANO.
ELA DE ALGUM MODO IGNOROU OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS QUE JÁ EXISTIAM E OS ELEMENTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS PARA A DEFINIÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, QUE ESTÁ MUITO VINCULADO AO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, O PNAIC. ESPECIALISTAS DURANTE O PROCESSO, ESPECIALISTAS SE COLOCARAM CONTRÁRIOS QUANDO DA LEITURA CRÍTICA DA PRIMEIRA VERSÃO, AQUI FALANDO MAIS PARTICULARMENTE DOS ESPECIALISTAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. O DOCUMENTO TEM UM TOM DE PRESCRIÇÃO, UM EXEMPLO DADO PARA MOSTRAR ESSA PRESCRIÇÃO, É DIZER QUE AS CRIANÇAS TÊM QUE CONTAR ATÉ 100 NO PRIMEIRO ANO E ATÉ MIL NO SEGUNDO ANO, AO MESMO TEMPO QUE SE PROPÕE COMO METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE NÃO NECESSARIAMENTE DÁ PARA FICAR PRESO ATÉ O NÚMERO 100 DO PRIMEIRO ANO, PODE SER QUE O PRÓPRIO DADO, A PRÓPRIA SITUAÇÃO UTILIZADA PARA DESENVOLVER ESSE CONTEÚDO VÁ ULTRAPASSAR ESSA LIMITAÇÃO DO 100, ENTÃO ESSES SÃO ALGUNS TONS DE PRESCRIÇÃO.
LISTA DE HABILIDADES QUE NÃO NECESSARIAMENTE POSSIBILITAM, ENTÃO, MOBILIZAR AS TENDÊNCIAS QUE O PRÓPRIO DOCUMENTO INDICA. ENTÃO PARA DESENVOLVER UMA CERTA HABILIDADE NÃO É PELA MODELAGEM MATEMÁTICA, ENTÃO HÁ UMA CERTA INCOERÊNCIA EM ALGUMAS HABILIDADES PROPOSTAS E AS METODOLOGIAS TAMBÉM PROPOSTAS. E O FOCO ESTÁ NO ENSINO E NÃO NA APRENDIZAGEM, ESSA É UMA OUTRA CRÍTICA.
ENTÃO AQUI ESTÃO AS REFERÊNCIAS, A INTENÇÃO FOI QUE A GENTE CONHECESSE UM POUCO DA ESTRUTURA E DE ALGUMAS IDEOLOGIAS QUE ESTÃO PRESENTES NO DOCUMENTO OFICIAL, QUE É O DOCUMENTO QUE VAI REGER AS PROPOSTAS CURRICULARES DOS ESTADOS, ENTÃO OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA. TÁ BOM? ENTÃO NA PRÓXIMA AULA NÓS VAMOS TRATAR UM POUCO MAIS AGORA DOS CONTEÚDOS DESSES CINCO TEMAS DA MATEMÁTICA DENTRO DA BNCC.
TÁ BEM? ATÉ A PRÓXIMA AULA ENTÃO.
Related Videos
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Unidades temáticas - Matemática nos anos iniciais
20:30
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemá...
UNIVESP
21,465 views
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Alfabetização e Letramento Matemático
19:19
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemá...
UNIVESP
30,332 views
Estudo comparativo de séries temporais de Dengue, Zika e Chikungunya através do nº de reprodução.
4:24
Estudo comparativo de séries temporais de ...
Congresso UFBA C3
1 view
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Concepções sobre o ensino de Matemática no Brasil
17:13
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemá...
UNIVESP
18,671 views
Fundamentos e Práticas no Ensino de Ciências da Natureza - A BNCC e o ensino de ciências da natureza
18:40
Fundamentos e Práticas no Ensino de Ciênci...
UNIVESP
23,755 views
Recopilação de vídeos de Adição e Subtração - Matemática para crianças - Operações matemáticas
23:42
Recopilação de vídeos de Adição e Subtraçã...
Smile and Learn - Português
6,205,454 views
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática -  Conexões entre/com as diferentes unidades
20:02
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemá...
UNIVESP
9,296 views
Metodologia para a Educação Básica: Resolução de Problemas - A resolução de problemas no ensino
19:28
Metodologia para a Educação Básica: Resolu...
UNIVESP
12,467 views
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática -  Abordagens para o ensino de Álgebra no Ensino
20:47
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemá...
UNIVESP
8,283 views
Como os PCN da EDUCAÇÃO FÍSICA são cobrados nos Concursos?
26:58
Como os PCN da EDUCAÇÃO FÍSICA são cobrado...
Concursos Educação Física
9,298 views
Alfabetização e Letramento na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
24:33
Alfabetização e Letramento na BNCC (Base N...
Intensivo Pedagógico
134,984 views
MATEMÁTICA NA BNCC: competências, habilidades e conteúdos
16:37
MATEMÁTICA NA BNCC: competências, habilida...
Profa. Miriam Navarro
36,010 views
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Abordagens para o ensino de Números no Ensino
22:12
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemá...
UNIVESP
9,138 views
Como fazer o melhor QUEIJO DE MANDIOCA- mais dicas de cultivo do Lauriano
21:04
Como fazer o melhor QUEIJO DE MANDIOCA- ma...
Cleide Lifestyle
1,512,826 views
Metodologia para a Educação Básica: Resolução de Problemas - Refletindo sobre a prática pedagógica
17:50
Metodologia para a Educação Básica: Resolu...
UNIVESP
7,854 views
Políticas Educacionais, Estrutura e Organização da Educação Básica - Legislação e Organização
18:18
Políticas Educacionais, Estrutura e Organi...
UNIVESP
43,734 views
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Tendências em Educação Matemática – Etnomatemática
20:17
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemá...
UNIVESP
16,420 views
BNCC RESUMIDA! PEDAGOGIA PARA CONCURSOS
2:38:45
BNCC RESUMIDA! PEDAGOGIA PARA CONCURSOS
PEDAGOFLIX
47,653 views
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS - AULA I
18:38
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉ...
CESP / FACESP
3,470 views
BNCC 2024: 10 Competências da BNCC - Base nacional Comum Curricular [aula 01]
1:12:10
BNCC 2024: 10 Competências da BNCC - Base ...
Professor Online
32,467 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com