boa noite boa noite boa noite sejam todos bem-vindos bem-vindas e bem-vindes né Hoje é um dia muito propício dia 15 de Novembro que é o dia nacional da Umbanda e é um dia de muitas reflexões assim sobre a história da religião sobre as origens da religião né sobre as origens da Umbanda então por isso a gente marcou para hoje essa palestra aqui especial para a vocês então recebam o meu carinho recebam o meu amor a minha entrega a minha dedicação e a minha alegria de ter sempre esse privilégio né de falar sobre a umbanda né
essa oportunidade da gente estar junto meu nome é Alexandre cumino eu sou cientista da religião bacharelado eu sou médico de incorporação dirigente espiritual de umbanda há mais de 30 anos né já VM de uma família esp depois passei pra Umbanda e Ministro o mais importante curso de formação livre umbandista que é o Curso Teologia de umbanda e hoje também a gente vai abrir a black frid com uma com uma oferta irrecusável para quem quer estudar e para quem gosta de estudar essa oferta é realmente irrecusável e sou também autor de 14 títulos de livros publicados
pela madras editora e entre eles história da umbanda né então eu sou autor e pesquisador dessa história da religião uma história que eh às vezes traz um pouco de polêmica uma história que traz um pouco de controvérsia né uma história que às vezes fica difícil da gente entender assim porque eh são muitos elementos uma complexidade para entender né as raízes as origens da Umbanda como é que a gente entende ela né E esse saber ele é um esse saber ele é um um Uma degustação assim da maneira como a gente estuda a teologia de umbanda
então é um convite para você estudar para você se aprofundar para conhecer os fundamentos da religião e você ter a sua própria opinião com muita autonomia com muita liberdade e neutralidade né o estudo da história da religião ele deve ser um estudo com neutralidade a gente deve desarmar um pouco as nossas paixões né algumas convicções algumas ideologias para olhar para essa história com muito amor com muuito acolhimento com muito carinho com muita delicadeza né então eu gostaria de saber de onde vocês são né de São Paulo Rio de Janeiro Salvador o Uberlândia Estados Unidos Japão
e escreva para mim também há quanto tempo Vocês já estão na umbanda né você é um bandista h 1 ano 10 anos 20 Anos 30 anos qual é a tua experiência assim né com a umbanda E como é que você sente esse momento da religião tão especial assim a umbanda tá alcançando uma certa eh eh uma certa maturidade né então a gente tá alcançando uma maturidade muito importante assim de estudo de conhecimento né e eu quero hoje então trazer essa palavra sobre as origens da Umbanda vamos falar sobre essas origens e depois mais no finalzinho
Então a gente vai abrir o link da black friday que vai dar um uma oferta irrecusável para vocês para todo mundo que gosta de estudar né vai ter oportunidade de estudar comigo ou totalmente online teologia de umbanda que é um curso de 1 ano e meio de estudos 18 meses em que todos os meses tem um encontro online comigo assim ao vivo né todos os meses para falar sobre os temas pra gente conversar e tudo e você tem as aulas os blocos de aulas que são liberadas mensalmente né a teologia de umbanda é um curso
maravilhoso é um curso que mudou a minha vida e é um curso que muda a sua vida ele traz então um olhar muito espiritual uma profundidade paraa sua religiosidade um entendimento né da Umbanda enquanto religião você que já estudou ou está estudando teologia de umbanda comigo fale um pouquinho aqui enquanto eu dou enquanto eu dou essa aula né Fale um pouquinho como é estudar Teologia de umbanda comigo né Muito mais do que conhecimento uma sabedoria que transforma sua vida para melhor né porque a teologia de umbanda Ela traz uma conexão muito forte com a espiritualidade
e quando a espiritualidade se manifesta na nossa vida a nossa vida melhora né nossa qualidade de vida melhora muito né Ó o Denis de Pouso Alegre faz teologia de umbanda umbandista 26 anos muita gratidão Denis pelas suas palavras viu Gislene novata na umbanda o Rodrigo chegando aí na Black Friday Black Friday para espiritualidade viceral sim a oferta irrecusável da black friday hoje vai oferecer algo de muito muito especial sobre a espiritualidade viceral e também sobre o curso de magia do ponto riscado né Priscila Rocha elogiando aqui a teologia de umbanda e Silvana tá no curso
de teologia gratidão Henrique estudando também Paulo Almeida Roger Felipe gratidão gratidão pelas palavras de todos aqui pelo por a gente tá junto nesse momento e tá junto aqui nesse feriado né Vamos falar vamos falar sobre as origens da Umbanda a maior dificuldade em falar sobre as origens da Umbanda é a maneira como a gente conta a história Então a maneira como a história é contada ela eh às vezes distorce um pouco dependendo da Visão da pessoa de como que ela tá a um olhar é muito tendencioso existem olhares tendenciosos que é normal né o ser
humano ele tem a tendência né de puxar a brasa para sua sardinha assim né de eh querer eh mostrar que a minha visão é a certa que a minha visão é mais importante então para falar sobre as origens da Umbanda A gente precisa de uma visão desapaixonada né de uma visão mais neutra de mais neutralidade o dia de hoje 15 de Novembro ele é comemorado por conta da história né G Zélio de Moraes Mas se a gente começa a contar a história da Umbanda pela história de Zélio de Moraes faz parecer que a história de
Zélio de Moraes é o ponto único e original de toda a complexidade da Umbanda e essa é a confusão e algumas pessoas partem de um outro princípio né algumas pessoas partem de contar a história da Umbanda A partir de uma raiz africana B como se as outras histórias da Umbanda não tivessem um sentido então nós precisamos de Uma História da Umbanda e de olhar as origens da Umbanda de uma maneira que possa contemplar todas as diversas formas de pensar e praticar a umbanda porque há muitos riscados na umbanda né enquanto religião a umbanda tem uma
pluralidade de práticas e enquanto espiritualidade ela é uma única espiritualidade e essa é a grande confusão para muitas pessoas é isso que traz Muita confusão porque existem muitas religiões e apenas uma espiritualidade existem existe uma diversidade de umbandas né Umbanda Branca Umbanda omolocô Umbanda esotérica Umbanda trançada Umbanda mista e uma única espiritualidade que atravessa a todas essas umbandas então como é possível a gente olhar para essa espiritualidade entender a Umbanda A partir dessa integridade e mesmo assim a gente tem um respeito pelas diversas pluralidades de umbandas a partir da História da Umbanda porque se eu
conto a história da Umbanda A partir de uma cultura Negra às vezes eu desmereço uma outra história da Umbanda que vem a partir de uma uma cultura branca né de um espiritismo e assim também há outras histórias como por exemplo a história de uma Umbanda esotérica que viria da lemúria da Atlântida desmerecendo outras então como é né como é que a gente pode ouvir todas essas histórias sem desmerecer ninguém do ponto de vista histórico então a gente observa que a organização da Umbanda enquanto religião essa organização ela só aconteceu na década de 30 Então esse
é um ponto muito importante a gente começar a pensar a Umbanda A partir da sua organização e não da sua Anunciação pelo Caboco das sete cruzilhada e também não pela sua raiz milenar Africana e também não por uma origem de um mito Esotérico da Atlântida né Então se a gente pensar Umbanda numa perspectiva histórica ela só se organiza enquanto religião diante da coisa pública ou seja com templos registrados com estatuto alvará de funcionamento a religião enquanto esse objeto social e muito ocidental para Umbanda isso acontece ali em torno da década de 30 então a gente
deve começar a observar o que é que aconteceu o que é que aconteceu na década de 30 com a organização da Umbanda e o que é que acontece antes da década de 30 então naquele período ali no Rio de Janeiro nesse período a gente tem dois grandes grupos de médiuns que incorporam cabulo Guarda essa informa que é uma informação importantíssima né dois grandes grupos que no futuro haveriam de se identificar como Umbanda mas que na década de 10 na década de 20 nenhum deles se identificava ainda como uma religião de umbanda porque um grande grupo
era dos espíritas principalmente formado por pessoas brancas de classe média num grande movimento do espiritismo no Rio de Janeiro que começa a incorporar Caboco Então isso é um fato é uma espiritualidade que tá se manifestando ali nesse mesmo período nós temos a comunidade Negra nesse mesmo período nós temos os praticantes do que é chamado e foi chamado de macumba no Rio de Janeiro então não se denominava como religião umbanda se denominava como macumba Então os praticantes da Macumba de uma raiz ancestral milenar africana também passaram a incorporar Caboclo e o caboc ele é um elo
fundamental para entender essa história e essa ligação por no espiritismo na raiz do Espiritismo você não tem manifestação de cabuco Então você precisava de um novo espiritismo para isso e na raiz africana Você também não tem caboclo na África a figura do Caboclo ela é a figura do indígena brasileiro então esses caboclos começam a incorporar na macumba E aí você vai surgindo Então vai surgindo um novo tipo de macumba que é essa macumba de caboc no isso é tão específico né que na Bahia na cultura banto que é a cultura de Congo e Angola na
Bahia nessa cultura abanto que é a cultura que faz reverência aos donos da terra que é o caboclo né então a cultura de orixá que a cultura Ubá não cultua Caboclo pra gente entender isso a gente tem que entender um pouquinho da cultura africana da cultura africana da religiosidade da espiritualidade africana que chega no Brasil nós temos principalmente eh três troncos de etnia de Cultura forte que é a cultura de orixá essa cultura que é chamada de nagô que fala língua Ubá e que dá origem aos candomblés de orixá principalmente os candomblés de queto Aonde
se reza para orixá incorpora orixá mas não incorpora espíritos e não por Caboclo E aí você tem um canom blé jej que é também o tambor de mina aonde incorporam os voduns que lembra muito vdu haitiano no culto de voduns Os deuses são os voduns Mas também se incorporam os Encantados aonde pode vi Caboco E aí a gente tem a cultura banto ou bantu que é a cultura que veio de Angola do e de Cabinda na África Essa é a cultura que se destaca no Rio de Janeiro e que vai dar origem para o que
mais tarde se torna conhecido como a umbanda africana ou a umbanda omolocô a Umbanda de almas e Angola a angolinha O Ritual banto ameríndio a umbanda trançada a umbanda mista uma Umbanda Negra né Então essa raiz é banto e é muito curioso porque na raiz banto não tem orixá mas na umbanda temos um culto de orixá na raiz banto os deuses são os inquices Então são muitas informações é uma complexidade de informações para entender como é que a umbanda se formou a partir de uma raiz Espírita A partir de uma raiz Africana e a partir
de uma raiz indígena ameríndia então o que nós conhecemos como religião umbanda é o encontro de um catolicismo Popular cruzado com um espiritismo que vai ao encontro de uma cultura africana e uma cultura ameríndia em uma diversidade de rituais em uma complexidade de práticas que não tem uma unidade E aí então a gente tem uma maneira de compreender isso a partir de uma cultura de um estudo e de alguns exemplos então na cultura banto que é a cultura de Congo e Angola você faz uma reverência aos donos da terra que é o caboclo e os
bantos eles têm o costume de absorver os deuses de outras culturas para aumentar o seu Aché que na cultura banto é chamado de moiô então quanto mais Deuses maior o Mô então quando os bantos chegam aqui eles absorvem o cristianismo eo aumenta o seu moiu eles absorvem o culto aos Orixás e s aumenta o seu moiu e eles absorvem um pouco do Espiritismo que aumenta o seu molor isso acontece no Rio de Janeiro e é assim que foi dando formação a uma macumba no Rio de Janeiro onde na macumba você tem um culto original aos
inquices mas que com o tempo a macumba começa a rezar também para os orixás mas não da maneira yorubá da maneira banto uma maneira muito simples muito acessível né reconhecendo os orixás como forças da natureza assim a macumba de origem banto absorve o culto aos Orixás absorve uma parte de um cristianismo como um catolicismo popular e absorve um pouco também do espiritismo como olhar de mundo lembra um pouco o que foi chamado ou que é chamado de candomblé de caboclo na Bahia então lá na Bahia em salvador existe um bairro chamado Cabula Cabula é o
nome de um antigo ritual banto é como se fosse uma forma forma de macumba também a cabula e ali no bairro de Cabula Você tem os candomblés Congo Angola que não são de orixá são candomblés de inquice nesses candomblés se cultuam cabocos lá está o consagrado e reconhecido canom blé conu Angola do tumb Aonde se reverencia o caboclo da Pedra Preta isso é muito parecido com a macumba que acontecia no Rio de Janeiro da mesma forma a gente tem por exemplo a memória de Joãozinho da golmia que saiu da Bahia pro Rio de Janeiro e
ele praticava um canom blé de caboclo o próprio Joãozinho da gomia dizia que não conhecia nada de umbanda que ele conhecia era esse canom blé de caboclo que tem muita alança com a macumba que durante muito tempo a macumba ainda não era identificada como Umbanda logo na década de 20 Nesse contexto Nesse contexto a gente tem um Panorama da década de 20 no Rio de Janeiro nós temos muita mas muita gente praticando um espiritismo de caboclo no Rio de Janeiro Muita gente da classe média pessoas brancas e que estão incorporando caboclos em sessões espíritas e
eles acreditam que são espíritas e que estão praticando o espiritismo nesse mesmo período a comunidade Negra afro-brasileira está praticando a macumba mas uma macumba específica que é a macumba da cultura banto que reza para inquice mas que começou a rezar para orixá e que incorpora Caboclo que incorpora preto velho que incorpora Exu que incorpora pombagira e que se chama macumba não era chamado ainda de umbanda religião a palavra Umbanda já existia a palavra Umbanda ela é definida Como a arte de curar No ritual banto na cultura banto no Candomblé conu ngola e na macumba O
sacerdote o dirigente ele é chamado de tata kimbanda tata é o mais velho é um título e kimbanda é uma coisa que ele é é um sacerdote ele ele é um kimbanda No ritual da Cabula O sacerdote ele ele era chamado de em banda então em banda e Quimbanda era sinônimo da pessoa e não do ritual do sacerdote A Entidade que incorpora os pretos velhos reconhecidos como antigos sacerdotes ancestrais que incorporam eles também eram chamados de tatas e também eram chamados de Quimbanda eram chamados de emb Bandas e eram chamados de umbandas então Umbanda emb
banda e Quimbanda era o título de um sacerdote de um chaman de um dirigente nessa cultura Congo Angola que é uma cultura banto eles também são chamados de inanga que é um feiticeiro e são chamados de tatas então a gente tá nesse Panorama do Rio de Janeiro década de de 20 você tem então os Quim bandas os umbandas os emand os tatas os in gangas que são o que a gente costuma chamar hoje de pai de santo de dirigente espiritual até hoje na Bahia no canom blé Congo Angola até hoje na Bahia O sacerdote ele
é chamado de tata kimbanda ele é um Quimbanda e ele não está fazendo a kimbanda ele está fazendo Canon Black com g Angola e ele é um kimbanda então a gente precisa entender esse vídeo vai ficar salvo você vai poder ver esse vídeo muitas vezes porque ele vai ficar salvo né e eu sou Alexandre cumino ministrante da teologia de umbanda o mais importante curso livre de formação para religião umbandista E hoje nós vamos abrir uma promoção imperdível na black friday em que a partir de ho hoje todo mundo vai poder estudar Teologia de umbanda comigo
porque a mensalidade ela é praticamente o preço de um lanche de um almoço alguma coisa assim vocês vão ver isso já já e ainda tem muitas outras promoções e bônus voltamos a essa década de 20 então nós temos um registro no ano de 1924 então Observe data 1924 Um Jornalista chamado Leal de Souza escreveu um livro que se chama no mundo dos espíritos e ele visitou centenas de centros espíritas centenas ele visitou muitos e Ele publicou esse livro quando você lê eu li e eu cataloguei 20 dos centros espíritas trabalhavam incorporando cabocos e nenhum deles
se denominavam um banda todos se denominavam centros espíritas ou tenda Espírita então é 1924 nesse livro Leal de Souza relata que ele também visitou a tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade e conheceu zéo Morais o cabuco das Sete Encruzilhadas e pai Antônio e ali ele diz que visitou um Centro Espírita que canta música de macumba Então olha que curioso né então nessa década de 20 já tinha no Rio de Janeiro muitos muitos muitos centros espíritas incorporando Caboco eles se consideravam espíritas mas a Federação Espírita não aceitava essas tendas espíritas como espiritismo por na obra de
Kardec no Livro dos Espíritos está escrito que espiritismo não faz ritual está escrito que não se usa vela que não se usa símbolos que não se usa signos que não se ritualiza que não se não tem um altar você não usa defumação nem banho de ervas e não faz magia no espiritismo a maior diferença da Umbanda pro espiritismo é a prática da magia então esses centros espíritas centenas de centros espíritas que começaram a incorporar Caboco começaram a acender velas começaram a fazer ponto riscado começaram a montar Altar principalmente com imagens de Santos católicos eles eram
refutado pela federação espírita a gente consegue Observar isso na obra de Léo de Souza em 1924 todos eles se consideram espíritas incorporando Caboclo E aí você tem um outro grupo que é a macumba também incorporando o Caboco E aí em 1933 é muito importante essas datas né essas datas elas são muito importantes escreva aqui para mim você tá conseguindo acompanhar a minha explicação ela está didática o suficiente para você conseguir me acompanhar e entender porque se a gente não tiver um contexto se a gente não tiver um Panorama do que estava acontecendo na época se
nós não tivermos isso eh o nosso estudo fica vazio porque contar a história da Umbanda Sem contextualizar ela fica uma história perdida e fica assim e deixa de ser uma história para ser a opinião né as pessoas começam a dar opinião do que elas acham que foi a História da Umbanda Então não é sobre a nossa opinião do que a gente acha que é a História da Umbanda não é a minha opinião de que a umbanda veio do Espiritismo que tá contra a opinião do outro que é umbanda veio da África que tá contra a
opinião do outro que a umbanda viio da lemúria não é sobre ter uma opinião formada é sobre a gente entender o contexto de época então o contexto de época ele é importantíssimo e com esse livro do Léo de Souza de 1924 ele visitou centenas de centros espíritas e visitou uma macumba A macumba do pai Quintino e quando ele visita macumba que é uma comunidade Negra então naquela macumba tem um preto velho que incorpora e ele diz o preto velho se chama pai Rafael de umbanda o nome do ritual não era Umbanda Umbanda era o título
do Preto Velho e assim como kimbanda era o título do sacerdote assim como im banda também é o título do sacerdote da Cabula as palavras Umbanda Quimbanda e Umbanda elas eram utilizadas para identificar a pessoa a entidade mas não uma religião e nem um ritual então a palavra Umbanda não era utilizada até 1924 não era utilizada para identificar a religião nem entre os espíritas que estavam incorporando caboclos e nem entre aqueles que vinham da tradição afro brasileira fazendo uma macumba Então isso é importante en quanto você não tem a palavra umbana para identificar uma religião
você não tem a organização da religião diante da coisa pública Você tem uma espiritualidade Espírita incorporando Caboclo e tem uma espiritualidade afro incorporando Caboclo mas não tem uma religião organizada então a gente precisa entender isso é um ponto importantíssimo mesmo que a gente tem a história de Zélio de Morais do dia 15 de novembro de 1908 não há uma organização de religião quando ele incorpora um Caboco há um espiritismo de Caboco e eu vou chegar lá por isso que a gente a maneira como a gente a maneira como a gente conta a história importantíssima né
se eu começasse contando a partir de 1908 com a história do Zélio talvez a gente não tivesse ideia do contexto porque o contexto de organização da Umbanda ele tá ali na década de 30 então Leo de Souza publicou esse livro em 1924 no mundo dos espíritos e não tinha religião umbanda ele visitou a mauma e visitou o espiritismo nenhum deles se identificava como Umbanda ninguém dizia que era Umbanda omolocô nem ninguém dizia que era Umbanda trançada e ninguém dizia que era um banda Branca ainda guarda essa informação que é importante para você nos seus estudos
viu em 1930 portanto eh 9 anos depois em 1933 o mesmo Leal de Souza já é dirigente espiritual da Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição em 1924 Ele conheceu Zélio ele passou a se desenvolver mediunicamente com Zélio de Moraes e o caboclo das sete cruzilhada deu pro Léo de Souza a responsabilidade de ser dirigente espiritual da Tenda Espírita A Nossa Senhora da Conceição então em 1933 ele publica um novo livro que é uma nova série de reportagens ele era jornalista e era poeta parnasiano o novo livro agora em 1933 se chama o espiritismo a magia
e as sete linhas da Umbanda Esse é o primeiro livro de Umbanda sobre a umbanda escrito por um umbandista e que nesse momento se consideram um Espírita todos eles se consideravam espíritas ainda mas Começar a se identificar como espiritismo de umbanda nessa época porque a Federação Espírita não os aceitava e eles passaram a ser chamados de baixo espiritismo quem aqui já ouviu esse termo de se referir a umbanda como um baixo espiritismo você já ouviu os antigos já ouviram então era as pessoas Muitas pessoas não se referiam a umbanda como uma religião umbanda e sim
como um baixo espiritismo um espiritismo Gross porque tava incorporando fumando bebendo incorporando Caboclo e a Federação Espírita não aceitava as tendas de um espiritismo de Caboco como sendo espiritismo nesse livro de 1933 do Leal de Souza nesse livro você tem as cartas trocadas de Leal de Souza com a Federação Espírita e ali Leal de Souza está discutindo com a Federação Espírita por que é que a Federação não aceita as tendas espíritas de caboclo que agora começaram aí que começaram a ser chamadas de tenda Espírita de umbana como espiritismo porque eles se consideravam espíritas de um
outro espiritismo de um espiritismo brasileiro o espiritismo de caboclo então não tinha intenção é de criar uma nova outra religião e sim um outro espiritismo por esse grupo E aí quando eles entendem que a Federação Espírita não os aceita de jeito nenhum então o caboclo das Sete Encruzilhadas incorporado em Zélio de Morais ele dá a ordem para fundar uma federação Espírita de Umbanda em 1939 é organizada a primeira Federação Espírita de umbanda essa é a primeira Federação fundada por ordem do Caboco das Sete Encruzilhadas com Zélio de Moraes e como primeiro evento da primeira Federação
eles promoveram o primeiro Congresso Nacional de espiritismo de umbanda E aí você já tinha centenas e centenas de centros espíritas que incorporavam Caboco que não eram aceitos pela federação espírita então eles passa aí é que eles passar a se identificar como espiritismo de umbanda então isso tá se organiza na década de 30 de 1939 1941 só aí que se organiza eh as principais lideranças são Zélio de Moraes e as tendas fundadas por Zélio de Moraes é por ordem do caboclo no Zélio de Moraes que se Funda a primeira Federação de umbanda então a atuação de
Zé de Moraes é importantíssima nessa história da umbanda né as reuniões pro Congresso foram feitas nas tendas fundadas pelo Zélio de Moraes junto do Zélio e estava Benjamim Figueiredo fundador do do da Tenda Espírita Mirim em 1924 e idealizador do primado de Umbanda em 1954 Benjamim Figueiredo veio de uma família Espírita também e Zélio desenvolveu ele para fazer espiritismos de umbanda foram esses senhores e essas senhoras brancos da classe média uma quantidade muito grande de pessoas que organizaram o espiritismo de umbanda Então as pessoas se perguntavam quem é o mais velho quem fez isso primeiro
entre nós quem é o mais velho e aí o mais velho o mais respeitado e mais admirado é Zélio de Morais por isso se diz que esse espiritismo de umbanda começou com Zé de Morais mas não é a totalidade de umbanda que começa com zéo por quê Porque a macumba também tá incorporando Caboclo a macumba também está fazendo uma macumba de caboclo E no momento que o espiritismo se organiza cria Federação faz estatuto tem licença a alvará de funcionamento então a macumba vê que eles conseguiram organizar isso em torno da palavra Umbanda e incorporando Caboclo
então a macumba diz isso é nosso nós já fazemos isso muito tempo antes de vocês nós já fazemos isso desde a África Fazemos o quê Fazemos uma macumba que veio da África que também não era denominada a umbanda e macumba não tinha uma hegemonia na macumba você tinha uma pluralidade de macumbas uma macumba a moda Cabinda uma macumba a moda jangola uma macumba a moda do Congo né então na década de 50 um homem negro do Samba importantíssimo pra História da Umbanda tanto quanto O Zélio de Moraes mas a importância que Zélio de Moraes tem
paraa Umbanda que veio do Espiritismo fazendo espiritismo de umbanda e se tornando uma umbanda espírita um espiritismo de umbanda Umbanda branca que que é legítima A partir dessa raiz Você tem uma outra raiz africana que na década de 50 um homem chamado Tata Tancredo Tancredo da Silva Pinto que vem de uma família africana de uma raiz africana milenar que frequentava uma macumba omolocô tinham muitos tipos de macumba A macumba que ele frequentava era do ritual omolocô que tem origem em lunda koco tatatan Credo frequentando um terreiro da sua tia ela incorporada de uma entidade pediu
pro tatatan Credo organizar a macumba e proteger a macumba do mesmo jeito que ele tinha feito pro samba tatatan Credo ele é o autor né da músico General da banda foi gravada por Z Ket tatatan Credo recebeu um dinheiro por isso e organizou uma Confederação umbandista para organizar e acolher os terreiros que praticavam a macumba que agora é que passar a se denominar de Umbanda holoc de umbanda negra de ritual de almas e Angola de angolinha né algumas pessoas chamavam também de umbandomblé ou ritual banto ameríndio banto da cultura banto cono Angola africana com o
Caboco que é o ameríndio assim surge o ritual banto ameríndio que é a umbanda africana a Umbanda de raiz milenar africana ao mesmo tempo que você tem o que é o espiritismo de umbanda acontecendo também no Rio de Janeiro todos são legítimos não tem um que é errado porque tem uma espiritualidade acontecendo ali e pasmem né Você tem o Caboco Pena Branca o Caboco Flecha Dourada o caboclo sete flechas o Caboco birajara o Caboco urubatão acabou com a Janaína acabou com a Jurema acabou com a Jandira incorporando tanto em pessoas brancas nesse espiritismo de linha
ou nesse espiritismo de umbanda quanto incorporando na macumba que agora passa a se chamar umbando moloco então a gente tem um fenômeno a gente tem um grande grupo de homens brancos e mulheres brancas de classe média que começa a absorver algo da cultura mer Índia e começa a absorver algo da Cultura Africana e vai se tornando Umbanda então isso não é o embranquecimento da Umbanda porque eles vieram do espiritismo e absorver a cultura Negra e não o contrário agora você tem um grande grupo da comunidade negra que tá negociando com as sociedade para poder sobreviver
O Ritual porque o espiritismo ortodoxo tinha um preconceito com os espíritas de umbanda e os espíritas de umbanda também tinh preconceito com a turma da Macumba então é um preconceito né todo mundo sofrendo preconceito mas quem mais sofria preconceito era uma cumba da comunidade Negra né porque A Perseguição era muito maior com relação à prática do negro porque inclusive nas práticas do Espiritismo de umbanda não se usava atabak então a tabac vem da Macumba também não se incorporava exu e nem pomba gira que vem da Macumba uma parte da Macumba teve que se embranquecer então
não foram os brancos que embranquecer a macumba a própria comunidade Negra precisou embranquecer a macumba para negociar valores com a sociedade e poder criar uma federação ter um estatuto uma licença de funcionamento Então o que embranquece foi a macumba então não foi não foi os homens brancos que embranquecer a macumba A macumba embranquece como negociar negociar com a sociedade então ela precisou se cristianizar um pouco para negociar os valores do moralismo Cristão né Desse moralismo e até da hipocrisia da sociedade e do preconceito e do racismo Então essa macumba ela se aproximou um pouco do
cristianismo se aproximou do Espiritismo a macuma que cultua em que se começou a cultuar orixá e rezar para caboclos então na incorporação a incorporação de cabuco e preto velho no espiritismo de umbanda é muito parecida com a incorporação de caboca preto velho na macumba mas a o fundamento ritual é diferente então então é que como se fossem duas práticas religiosas diferentes mas com uma mesma espiritualidade e os mesmos cabocos incorporando ali então a gente precisa desse olhar desse discernimento né dessa calma dessa tranquilidade pra gente entender um fenômeno histórico né da religião Com muito respeito
a todo mundo não é então uma parte da Macumba se cristianizou uma parte da Macumba se uma parte da Macumba se legalizou e se tornou Umbanda omolocô Umbanda africana Umbanda de almas e Angola a angolinha ritual banto ameríndio uma outra parte da Macumba não quis negociar com essa sociedade ocidental patriarcal Branca Colonial a parte da Macumba a parte da Macumba que não eh que não negociou valores a parte da Macumba que não se branqueou né Essa parte da Macumba que não se ocidentalização dores da sociedade ocidental era algo aberrante era algo assustador para essa cultura
ocidental machista patriarcal preconceituosa racista por isso exu e pagila começaram a ser vistos como demônios os demônios né e os reis da Quimbanda logo exu e pombagira são os reis da Quimbanda mas também incorporavam na umbanda africana que tem A taba né e tem a raiz africana e muito tempo depois começaram a incorporar também no espiritismo de umbanda com o tempo ainda na década de 50 começaram a surgir outras Vertentes da Umbanda como a umbanda esotérica então com uma filosofia do misticismo do exoterismo do hinduísta do exoterismo do ocultismo europeu e Surgiu uma maneira nova
de fazer umbanda que é umbanda esotérica E com o tempo foram surgindo muitos riscados de umbanda o que eu quero dizer que eu acho muito importante é que a umbanda que nós fazemos hoje a maioria de nós ela é uma mistura de tudo isso ninguém faz a umbanda pura da raiz do Caboco da sete cruzilhada Zélio de Morais apenas na tenda Nossa Senhora da Piedade até hoje existe aenda a tenda Nossa Senhora da Piedade existe até hoje ela é dirigida pelo meu querido querido amigo meu querido irmão amado Leonardo Cunha de uma família maravilhosa que
eu tenho o prazer a honra e a felicidade de ter amizade do Leonardo Cunha da sua mãe que é a alja tive o prazer de conhecer a filha carnal G Zélio de Moraes que é a mãe zilia e é uma família maravilhosa uma família encantadora que tem por objetivo manter a raiz da tendo a nossa hora da Piedade como era feita pelo Zélio de Moraes que não tem a tabac nem se bate palma se alguém falar tô fazendo umband igual O Zélio fazia então não pode ter tabaque e não poderia bater palmas por exemplo então
é raríssimo alguém que faça um trabalho como o US Zélio na tenda Nossa Senhora da Piedade tem uma mesa né então tem uma mesa posta desobsessão é feito na mesa raríssimos terreiros de umbanda fora A Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade fazer um trabalho como esse então a maioria das tendas hoje mesmo que digam seguir a a linhagem dos Zélio se tem a tabaco já tá diferente né então eu toco umbanda com atabaque eu toco Umbanda cantando batendo palma Então o que eu faço de umbanda tem um pouquinho de várias tradições né E mesmo alguém
que faça Umbanda já não faz mais uma macumba de raiz porque a macumba de raiz ela não se tornou Umbanda ela se tornou Quimbanda então para quem quer uma raiz afric mesmo a raiz africana é aquela que não negociou valores com a sociedade a umbanda que não embranquece eu é umbanda que se tornou kimbanda Então é isso que a gente precisa observar isso é um pouquinho do que eu queria falar para vocês aqui hoje e que é conteúdo da teologia de umbanda Então é assim que a gente estuda a teologia de umbanda para conhecer os
fundamentos da religião né pra gente ter essa autonomia agora me digam um pouco como é que fica para vocês assim esses saberes esses conhecimentos e é com essa palavra que eu venho anunciar a black friday né a nossa black friday Ela traz a teologia de umbanda por uma um valor tão irrisório tão irrisório que mal dá para você pagar um almoço então com o valor de um almoço o valor de uma janta aí por mês você pode estudar Teologia de umbanda que é um valor que tá com 30% de desconto agora na black friday e
se você comprar agora teologia de umbanda comprando Agora você vai ter 50% de desconto no curso da magia do ponto riscado que é um curso gigante com muitas aulas um curso que você aprende a fazer a magia do ponto riscado que é a magia de terreiro e também terá 50% de desconto para adquirir a espiritualidade viceral que é um curso que ensina a espiritualidade independente da religião quando você junta a teologia de umbanda espiritualidade viceral e a Magia de pemba você tem então um conjunto de estudos que te dão uma visão de 360º uma visão
global e uma segurança para você viver a sua magia a sua espiritualidade e a sua religião a teologia de umbanda da todos os fundamentos para você ter a autonomia e liberdade de viver a sua religião sem ficar preso no discurso de ninguém sem ter medo conhecendo os reais fundamentos da Umbanda com um ano e meio de estudos e todo mês uma aula online comigo totalmente online teologia de umbanda a magia de pemba te dá autonomia e liberdade magística de magia você vai aprender a praticar magia você deixa de ser um pedinte da espiritualidade você aprende
a se limpar energeticamente mente você aprende a cortar as demandas que vem para você você aprende a fazer desobsessão aprende a fazer os pontos riscados dos Orixás para trazer a força dos orixás paraa sua vida então quando você junta um curso que vai te dar tudo que você precisa saber sobre a religião teologia de umbanda um outro curso que vai te dar todo o preparo necessário para você ser um praticante de magia que é a magia do ponto riscado e um outro curso que vai te dar a perspectiva aí o olhar da espiritualidade né porque
nós temos muitas umbandas mas só uma espiritualidade de umbanda Nós temos muitas religiões e uma única espiritualidade logo é interessantíssimo você ter um olhar sobre a religião entender a religião mas o ponto alto é entender a espiritualidade o curso da espiritualidade viceral ele te dá um olhar que parte do humano da origem da espiritualidade no ser humano para além de qualquer doutrina de qualquer Dogma na espiritualidade viceral você entende que a única doutrina é encontrar a sua verdade e que nesse caminho nada é mais importante do que a arte de conhece-te a ti mesmo de
torna-te o quem tu és e faz da vida o seu mestre se você junta a teologia de umbanda com a magia do ponto riscado e a espiritualidade viceral Você vai voar porque esses três cursos eles são para mudar completamente a sua vida para transformar a sua vida de uma perspectiva espiritual quando nós alcançamos esses saberes a nossa vida se revigora e ela melhora muito então eu criei três conteúdos para a tua vida a melhor experiência possível aqui na terra né Lembrando que eu sou autor do livro A História da Umbanda publicado pela madras Editora um
livro de 400 páginas sobre a história da Umbanda que foram do anos de pesquisa sou autor de 14 livros sobre umbanda com a editora madras e hoje pelo valor de uma janta pelo valor de um almoço por um valor muito irrisório uma idade irrisoria Eh toda a estrutura que a gente tá oferecendo para vocês então é uma oferta irrecusável você pode hoje se matricular em Teologia de umbanda agora na black friday E ainda ter uma formação completa da Magia da espiritualidade e da religião isso é muito especial Isso é para transformar a vida de toda
uma comunidade e elevar o nível da banda do discurso umbandista trazendo uma formação livre para os umbandistas serem respeitados para terem esse nível de diálogo de entendimento de conversa pra gente entender pra gente entender que não existe isso da minha Umbanda é melhor do que a do outro quem fala isso é porque não estudou o suficiente né então para quem já faz teologia de umbanda para quem já faz teologia de umbanda entra em contato com o nosso suporte aqui nos comentários a gente tem o link aqui ó tem o link de matrícula na teologia de
umbanda e que dá acesso também para você comprar e adquirir se matricular tanto na espiritualidade visceral quanto na magia da pemba do ponto riscado E aí se você já faz teologia se você já é meu aluno de teologia entra em contato com o suporte e peça também essa oferta da black friday fazendo valer para você também então isso tá valendo para você que já é aluno de teologia de umbanda e isso tá valendo para você que ainda não se matriculou não perca tempo não perca mais tempo Porque essa oferta não vai acontecer outra vez ela
vai acontecer só agora e você que se já se matriculou o preço de um lancho o preço de um almoço por mês o curso tem um ano e meio O curso tem tem 18 meses de duração e você paga apenas 12 parcelas que não passa do valor de um almoço hoje uma janta por mês para você ter uma aula ao vivo comigo por mês e você ter acesso a um conteúdo riquíssimo de aulas gravadas que todo mês libera um bloco no primeiro bloco que já tá no ar você aprende sobre a teologia O que é
teologia o que é religião O que é Ciência da religião O que é é umbanda né E aí no segundo bloco A gente estuda sobre Magia o que é magia o hermetismo e depois a gente vai pra História da Umbanda pro contexto da Umbanda para uma cosmologia você acessando aqui você tem também pode ver o conteúdo programático do curso e você pode ver todas as datas dos encontros online comigo então você você que tá se matriculando agora escreve aqui para mim escreve já me matriculei estou me matriculando agora vou fazer minha matrícula agora escreve aqui
porque o valor o valor é muito irrisório o valor dessa mensalidade é algo que todo mundo todo mundo que tem uma estrutura que tá trabalhando que tem condição todo mundo tem condição de pagar essa mensalidade é uma mensalidade irrisória mesmo é um valor que não passa do valor de um almoço de uma janta e com 12 parcelas Você estuda 18 meses tem um encontro só o encontro online comigo já seria muito mais do que esse valor se fosse só para você me encontrar online uma vez por mês o valor já seria muito mais do que
isso então o meu marketing falou que eu tava louco o meu marketing falou que não podia fazer isso todo mundo falou que esse valor era insustentável toda a minha equipe falou que com esse valor a gente não poderia sustentar essa estrutura não poderia abrir o curso com esse valor e eu trouxe pra minha equipe eh da gente fazer o mais acessível possível para que o maior número de pessoas pudessem estudar a sua religião pudessem entender a umbanda e que a gente assim colabore para elevar o nível do nosso discurso o nível da nossa religião da
nossa espiritualidade aumentar o nível da Umbanda num todo no Brasil no mundo então a minha intenção é alcançar o mundo inteiro com esse discurso alcançar o maior número de pessoas e a gente realmente Aumentar o nosso nível de discurso porque não é possível não não é possível até hoje as pessoas continuarem discutindo que a minha Umbanda é certa é a umbanda do outro errada não é possível continuar essa discussão ou que a umbanda é algo da pessoa branca ou que a umbanda é algo da pessoa negra ou que a umbanda é só a coisa do
Caboclo ou que a umbanda ela não pode ter Cristo na umbanda ou que a umbanda não tem orixá ou que a umbanda não tem santo católico não é possível isso né a gente vive esse tipo de discussão isso reflete uma desinformação na nossa comunidade Então existe uma grande desinformação em toda a comunidade umbandista inclusive em pessoas que se colocam como lideranças mas que traz um discurso agressivo como é que uma liderança de umbanda tem um discurso para atacar o outro umbandista nós estamos na época de aprender a respeitar a religião de do outro né então
eu aprendo a respeitar a religião do católico do judeu do budista do muçulmano do canoista mas não respeito o outro umbandista então isso é impossível a gente continuar com esse discurso é impossível a gente acreditar que a gente vai falar da nossa religião ou da nossa espiritualidade em alto nível com esse tipo de discurso segregacionista com discursos agressivos né E com essa visão limitada sobre a umbanda porque não consegue enxergar o tudo não consegue enxergar o contexto nós precisamos desse tipo de profundidade para eu alcançar essa profundidade eu fui me aprofundar e me formar em
ciências da religião para eu alcançar essa profundidade eu fui estudar e pesquisar muito toda a literatura de umbanda para eu alcançar essa profundidade eu vivo e Vivi a incorporação no meu dia a dia para alcançar essa propriedade é que eu tenho Mestres na minha vida que são as entidades que incorporam em mim para eu alcançar essa propriedade eu estudei 25 anos com o meu mestre Ruben saraceni por 25 anos eu estudei 33 graus de magia com meu mestre o Ruben saraceni e por 25 anos me preparei para hoje poder ensinar a magia de pemba que
eu pratico há cerca de 30 anos então não é uma brincadeira não é uma curiosidade eu não tô ensinando algo porque eu li um livro porque eu fiz um curso eu estou estudando estou ensinando aquilo que eu sou estou ensinando aquilo que é a minha vida dedicação de uma vida inteira né então você que busca esse respeito esse nível esse entendimento essa liberdade essa autonomia chegou o momento de você estudar comigo e você estudar magia espiritualidade e religião fazendo Teologia de umbanda fazendo espiritualidade viceral e fazendo a magia de pemba Esse é o seu momento
Então tá aqui o link para você se matricular e se você tiver dúvidas você tem o WhatsApp do aluno quando entrar nesse link aí você tem o acesso a um contato de WhatsApp se matricule agora se você tiver alguma dúvida se você tiver algum receio se você não tá não tá conseguindo né se matricular ou efetivar matrícula se tem alguma questão do cão o que for entre em contato com o nosso contato aqui de WhatsApp e eu vou tirar algumas dúvidas aqui agora viu Eh agora me matriculei no ponto riscado espiritualidade viceral Denis Lopes gratidão
Denis Quem mais está se matriculando agora no curso da magia e da espiritualidade a magia de pemba e a espiritualidade viceral você que tá se matriculando agora me ó os cursos são fant Fantástico Super indico e estudar com a lei é gratificante Bet penker gratidão Bet Denis excelente o valor Alexandre muito irmão muito olha toda a minha equipe foi contra toda a minha equipe falou que não poderia lançar um curso com a nossa estrutura que não teria como bancar manter essa estrutura com esse valor de mensalidade o tamanho da nossa produção o tamanho da nossa
estrutura de gravação de filmagem de edição de vídeo de para receber todo mundo então esse valor não existe em nenhum lugar nenhum tipo de curso que você tenha essa qualidade essa estrutura Por esse valor que é o valor que mal paga um almoço se você sair se você sair com a sua esposa com o seu marido com a sua família com a sua namorada com o seu namorado para jantar o valor dessa mensalidade não paga uma janta então não é possível você continuar sem estudar porque eu estou fazendo tudo o que é possível para você
estudar agora eu estou dando o acesso maior para você estudar que é um valor pequenininho e tô dando a oportunidade ainda de valor pequenininho para também estudar magia também estudar espiritualidade E você tem uma formação completa de religião de magia e de espiritualidade então o momento é agora o link tá aqui você que já se matriculou que tá se matriculando escreva aqui eu quero saber quem é que está se matriculando agora matriculada nos dois fonoaudióloga Luciara Jacob isauri eu e obrigado pela atenção já me matriculando o Denis Quem mais tá se matriculando agora já fiz
minha matrícula Micheline seini quem mais Maurício Gomes o curso de teologia é excelente os módulos são muito bem divididos excelente Maurício Gomes gratidão gratidão Maurício Gomes Vivian serve para quem é de Salvador o curso é online você pode estar no Japão você pode estar nos Estados Unidos você pode estar em tudo quant é lugar e mais uma novidade mais uma novidade você que se matricular agora vai ganhar três aulões então mais uma novidade você que já se matriculou e você que se matricular agora vai ganhar três aulões comigo e o primeiro é sobre prosperidade e
espiritualidade para você que tá sempre na escassez para você que tá em dúvida se vai se matricular ou não para você que tá aí sempre apertado e não sabe lidar com essa energia que é o dinheiro vai ter um aulão sobre prosperidade e espiritualidade Como ter uma vida espiritual e Próspera eu vou te dar um aulão Então esse teu investimento vai voltar muitas vezes para você porque eu vou te ensinar sobre prosperidade prosperidade e espiritualidade por qu a espiritualidade é abundante e Próspera vou repetir a espiritualidade é extremamente abundante e extremamente Próspera a espiritualidade é
tão abundante e tão Próspera quanto a natureza ela é muito abundante o que não é Próspero é o discurso religioso uso esse discurso que dinheiro é sujo que é mais fácil o o o camelo passar no buraco da agulha do que um RIC por céu Isso isso isso não é um absurdo isso né você demonizar a prosperidade você demonizar uma vida confortável você exaltar uma vidra e acreditar que a vida tem que ser sofrimento ou acreditar que esse planeta é um planeta de expiação que é um planeta de dor não dá mais para viver desse
jeito Nós não somos pecadores esse não é um planeta de expiação e a gente não pode viver demonizando a energia do dinheiro e a prosperidade ela deve circular é uma energia maravilhosa a espiritualidade ela é muito Próspera porque se eu não for Próspero não dá para ajudar os outros para eu ajudar as pessoas eu preciso ser Próspero Então vou te dar um aulão sobre prosperidade e espiritualidade você que se matricul agora e vou dar um outro aulão sobre orixá exu e entidade Exu que é a maior dúvida antigamente as pessoas diziam que não existia orixá
Exu na umbanda e as pessoas no canoé diziam que a entidade Exu não é Exu então PR vou dar um aulão sobre orixá Exu entidade exu e vou dar um terceiro aulão sobre desenvolvimento mediúnico incorporação então é muita coisa por um valor irrisório é muita coisa por um valor que não paga mesmo nem um almoço nem uma janta você não sai com a sua namorada com o seu namorado com o seu amigo para jantar e nem para almoçar com o valor dessa mensalidade então eu fiz isso para que você possa estudar comigo agora que você
venha estudar muita gratidão O link tá aqui a magia de pemba tem o segundo módulo com os cristais sim no curso online você tem tanto o primeiro quanto o segundo online E aí isso complementa o presencial não substitui complementa né Eh gratidão sou tri aluna espiritualidad viceral ponto riscado e teologia Juliana Antoni ai gratidão gratidão amo fazer as aulas gratidão mil vezes muita gratidão Marcos Vinícius Deus é prosperidade com certeza meu irmão dúvidas podem postar as suas dúvidas aqui e me falar se você já se matriculou então na teologia de umbanda na espiritualidade de vicero
na magia de pemba depois de muo espera finalmente vou cursar espiritualidade viceral a lei equipe agradecido Igor Gonçalves gratidão Igor vou buscar essas esses materiais gratidão Rodrigo Sheila o conteúdo desse curso é o mesmo do curso que estava no umband Dead não agora tem mais conteúdo né no um Band Dead a teologia de umband tinha um ano agora a teologia de umbana tem 1 ano e meio a espiritualidade viceral não estava no umband EAD e o curso magia de pemba o curso magia de pemba é o mesmo que tava no umband AD a teologia de
umband é a mesma base Mas eu sou outra pessoa né então hoje a minha maneira de ensinar teologia de umbanda hoje melhorou muito né Eh quem já está matriculado no curso de teologia também vai ter acesso a essas três aulas vai ag tá com certeza comigo ninguém perde todo mundo ganha irmã tudo que eu ofereci aqui para quem comprou antes vai ter quem comprou antes é o maior beneficiário de tudo né tudo que eu oferecer você tá ganhando também sono na teologia de umbanda interessei pelos cursos que tá oferecendo o que tenho que fazer Joyce
entre em contato entre em contato com o contato do aluno né no link do curso aqui tem um contato de WhatsApp entre em contato com o nosso WhatsApp e você vai conversar aí com nosso suporte né Então as meninas do suporte estão nesse momento ligadas para te ajudar viu para tudo que você precisar aí ó magia de pem Uberlândia terá segundo módulo em Uberlândia nós não temos o segundo módulo marcado por isso eu recomendo que faça o curso online no curso online o conteúdo do segundo módulo você vai ter acesso também de maneira online terminando
teologia pode fazer sacerdócio marbia o sacerdócio É apenas para quem já concluiu teologia mas para quem é méd de corporação há mais de 7 anos e para quem tem missão de ser dirigente espiritual né então não basta só fazer a teologia mas a teologia é a base sem teologia não tem sacerdócio a teologia é a base a teologia é a base teórica do sacerdócio né quem se matricular na teologia de umbanda vai ter acesso durante 3S anos 3 anos de acesso o curso tem duração de 1 ano e 8 meses e 3 anos de acesso
viu Eh já estou matriculado em Teologia gratidão Verinha Nascimento gratidão Gostei do cocar Ah tô em casa né tô aqui na minha casa gratidão me matriculando agora na espiritualidade viceral Juli Denis Lopes feito a matrícula Rita espen as inscrições as inscrições vão até quando dá uma olhadinha quando você clica no link lá ele diz né o valor e até onde vai e eu entendo que o ideal é você fazer agora faça agora sua matri Não deixe para amanhã Não deixe para depois faça agora sua matrícula em Teologia de umbanda e acesse então tem a oportunidade
o privilégio de estudar magia comigo estudar espiritualidade comigo estudar religião comigo o conteúdo programático da teologia jumb é maravilhoso é um conteúdo riquíssimo então muita gratidão gratidão gratidão se vocês T alguma dúvida eu fico aqui para responder vou pegar um copinho d'água se você tem dúvida me inscreva me escreva aqui se você tem dúvida se você tem alguma dúvida escreva para mim vou pegar um copinho d'água vamos lá gratidão por tudo que você é na minha vida Cristina Maria gratidão Como compro o ponto riscado com desconto já to da teologia de umbanda Bet Bet entra
em contato Eh ó vou falar o número do nosso suporte ao aluno o DDD é 11 e é 960 96 9133 se o suporte tiver aí quiser digitar o número do suporte aqui para quem tá quem já tá na teologia que é adquirir o ponto riscado da espiritualidade viceral ou você clica nesse link e por esse link que tá aqui você vai ter acesso ao WhatsApp do nosso suporte o número do nosso suporte ele é o 11 Deixa eu ver se eu escrevo aqui ó supor app é o 11 96 096 9133 pronto esse é
o nosso suporte no site tem três cursos eh para fazer os três sim eh como está dizendo ficaríamos com a formação completa teria que somar os três valores certo certo Você tem o valor da teologia de um banda que tá com 30% de desconto Você tem o valor da espiritualidade viceral que tá com 50% de desconto E você tem o valor da magia de pema que tá com 50% de desconto você pode adquirir só a teologia de umbanda ou pode adquirir a teologia de Umbanda e espiritualidade viceral ou teologia de umbanda e Magia de pemba
ou teologia de umbanda magia de pemba e espiritualidade viceral eh Vou fazer o curso porque Aprendo muito com você gratidão gratidão Fábio pode fazer os três cursos simultâneos sim eu indico uma ordem eu indico a ordem da curiosidade né eu falo para as pessoas que o mais importante é a sua curiosidade né então a ordem da curiosidade O que é que te dá curiosidade eu falo assim o melhor livro para ler o que dá mais curiosidade o melhor conteúdo é o que dá mais curiosidade mestre Tive uma experiência de quase incorporação de um Caboco e
eu nem sabia que tinha esse dom como saber que o cabuco qual cabuco está comigo com o tempo Juli viu com o tempo assim com o tempo você vai aprendendo né vai entendendo ele pode se mostrar em sonho para você pode se mostrar na sua intuição ou às vezes conversando com outro Caboco também né você pode receber o nome dele eh existe a possibilidade de uma lista de livros para ser lido durante o curso Pois me perco é eu vou indicando os livros durante a aula né nas aulas eu vou dando aula e vou indicando
os livros então não dá para se perder não né é hora de acabar com a disputa de ego isso não é umbanda Maria Lúcia gratidão Maria Lúcia então fiquem à vontade aqui para tirar alguma dúvida muita muita muita gratidão né o objetivo de hoje era a gente falar um pouquinho assim sobre as da Umbanda e abrir essa black friday então boa black friday para vocês aproveita essa black friday se matricule agora e escreve aqui para mim Acabei de matricular Vou fazer o curso de teologia de umbanda se tiver dúvida chame aí o suporte converse com
o suporte viu gratidão gratidão gratidão mais alguma dúvida mais alguma dúvida pode me chamar vejo tudo que aparece você meu sonho é te conhecer Fábio DP Tem como comprar o livro autografado conversa com meu suporte aí ó lá o telefone do suporte 9696 9133 você que já tá na teologia e quer fazer agora espiritualidade viceral com 50% de desconto e a Magia de pema com 50% de desconto você que tem qualquer dúvida manda mensagem pro meu suporte é o 11 96 096 9133 gratidão gratidão gratidão a toda a minha equipe de marketing gratidão a pau
gratidão Ana gratidão Malu gratidão loran gratidão Letícia gratidão Tom gratidão a todos todos todos e todas que estão aqui junto comigo dando essa estrutura né uma estrutura que nem teria como a gente manter com esse valor mas firmei o pé para que você possa fazer teologia de umbanda chegou a sua hora o momento é esse e aproveite para se aprofundar na magia e na espiritualidade porque isso vai a sua vida gratidão gratidão gratidão gratidão ó lá comprei magia de pema fiz presencial em São Paulo a magia mudou o jogo marketing digital gratidão gratidão muita muita
muita gratidão que o chalá nos abençoe que todos os orixás nos abençoe eu aguardo vocês lá na teologia de umbanda os encontrarei ao vivo uma vez por mês nas nossas aulas ao vivo pelo me gratidão aé saravar