e em algum momento da sua vida você já parou para pensar que existe algo de errado no brasileiro sabe você viu japonês com treinamento limpando a sujeira que nem foi ele que fez no estádio de futebol já tá no espaço público um respeito e quase cerimonial enquanto joga por ali notícias e exemplo de pessoas que jogam lixo pela janela do carro não tá nem aí para o meio ambiente que detona as próprias florestas mesmo sem dó e aquela galera que sem o menor pudor ouvir música no alto no transporte público o mesmo no próprio carro
desfilando pelas ruas e essa criatividade e improviso que a NASA ainda não vai estudar porque a nossa sociabilidade é tão diferente da moral social existente em outros países no pensamento social brasileiro tem diferentes autores que tentam explicar o pelo menos entender essa situação é muito rico repertório de pesquisas sociológicas e antropológicas feitas para tentar identificar o que que o brasileiro tem dentre os autores mais conhecidos a gente pode citar o Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro Roberto da Matta Sérgio Buarque de Holanda Ah sim entendi essência da sociabilidade do brasileiro a parte da característica da cordialidade
é em Raízes do Brasil uma das obras mais importantes que busca entender o povo brasileiro o Sérgio Buarque usa uma expressão que ele atribui ao poeta e Diplomata Ribeiro corpo o brasileiro é o homem cordial essa oportunidade não diz respeito necessariamente a gentileza ou a solidariedades por cordial Sérgio Buarque se refere a relações que partem do coração ou seja ações que são construídas mais pela emotividade pelo sentimento do que pela racionalidade e pela vontade essa característica vai gerar um tipo de sociabilidade marcada aquela intimidade pelo pessoalista e por uma confusão entre o que é público
Eo que é privado O problema é que a modernidade ao ângulo da racionalidade estado para funcionar precisa de um enorme aparato burocrático e constrói um monte de procedimentos objetivos para lidar com a vida social explico para ter uma conta no banco de um CPF o número que identifica e registra todas as suas ações formais na sociedade na frente do banco por seu amigo e te conhecer pelo apelido de Infância sem seu CPF você não consegue abrir a conta nem que ele te conheça por Joaquim a barriga de Sá feito de grilo ou qualquer outra denominação
de outrora análise de ver Iana que Sérgio Buarque lança sobre a sociedade entende que o estado precisa ser impessoal para funcionar bem como as instituições sociais que existem para organizar a vida pública mas o brasileiro ao Brasileiro né Pensa um pouco no nosso passado o Brasil esteve em toda sua história organizada é um tipo de sociedade patriarcal desde a colonização O que estabeleceu por aqui foi um sistema de organização social baseada na posse de terra aqui na relação que os seus donos tinham com quem ali morava o trabalhava a terra não era pública mas sim
propriedade privada e o seu donatário fazer o que queria com o quê e com quem estava nela imagina só 338 anos escravismos formal legalizaram e uma mentalidade escravagistas que ainda circula por aí nos dias de hoje a pessoa escravizada é como uma coça muito mais do que como ser humano como em geral era uma figura masculina um senhor de terno proprietário da bagaça toda nossa sociedade construiu a partir de um patriarcado nisto com que se chama de patrimonialismo quer dizer quem mandava era o homem que obtinha e Matinho poder a partir das suas Posses e
do seu património ele pode porque ele é dono sabe você não manda em mim porque não é você quem paga as minhas contas e como a gente está falando de um meio Rural pensa que as relações que existem nas terras são as relações do seu dono com a sua família e com aquilo que ele considera ser seu seu relações de proximidade e intimidade muito mais pessoais EA motivos o que Racionais e legais ou você acha que a lei chegava a casa grande a ponto de inibiu pai de fazer o que bem entendia com as outras
pessoas da família e com os trabalhadores quando o pai tá um a gente sabe o que ele tá fazendo mas aqui era tudo em ó baseado nas relações de proximidade e intimidade dentro da propriedade e e nos domínios rurais autoridade do proprietário de terras não Sofia resto tudo se fazia consoante a sua vontade muitas vezes caprichosa e despótico no domínios rurais é o tipo de família organizada segundo as normas clássicas de velho direito romano-canônico mantidas na península ibérica através de inúmeras gerações prevalece como base e centro de toda a organização dos escravos das plantações e
das casas e não somente escravos como agregados de latão um círculo familiar e com ele autoridade tendência do Pater famílias esse núcleo bem característico em todos comporta como se o modelo da antiguidade em que a palavra família derivada de famosos se acha estritamente vinculada a ideia de escravidão e em que mesmo os filhos são apenas membros livres do vasto corpo inteiramente subordinado ao Patriarca pensou agora faz as contas de 1.582 o Brasil Uma colônia de Portugal e uma sociedade fundada e patriarcal patrimonialista são 322 anos em 1822 Brasil se torna independente conquista sua independência política
mas a estrutura social continua a mesma inclusive o escreve até 889 ano da Proclamação da República serão mais 67 anos basicamente na mesma estrutura social a escravidão foi abolida no ano mas tanto ela quanto toda a prática social ficava nessa terra 389 anos não somem do nada a partir da implementação da República aqui a gente presenciam distanciamento entre o que uma sociedade moderna exige e o que a gente sabia fazer quando o Brasil começa a se industrializar e a se organizar essa contradição vai aparecer com mais força como eu disse a modernidade exige racionalidade burocracia
e impessoalidade mas toda a nossa experiência social tava fundada no modelo primitivo de família patriarcal nas relações de intimidade pessoais e motivos sentimentais resultado quando sujeito a sua no cargo público Acontece muito dele confundir o recurso a pensar em qual recurso como se ele fosse Pessoal Privado Sérgio Buarque de Holanda afirma que a partir daí surge o funcionário patrimonial aquele que trata o assunto público como se fosse particular distribuir funções empregos direitos de maneira pessoal e não de acordo com a situação objetiva do indivíduo na sociedade como a formação e a capacitação por exemplo é
a velha prática de conseguir uma vaga por indicação cara se você faz ou já fez isso numa empresa imagina o que pode acontecer com cargos públicos comissionados essa forma de vínculo doméstico familiar pessoal criados em ambiente patriarcal é o oposto do que é preciso é uma sociedade de pessoas livres e de inclinação e igualitária ela proporciona aqueles casos de formulação de críticas ao estado e aos bens públicos por aqueles que se sentem ameaçados em seus privilégios familiares e o quadro familiar torna-se assim tão poderoso e exigente que sua sombra persegue os indivíduos mesmo fora do
recinto doméstico A Entidade privada precede sempre neles A Entidade pública a nostalgia dessa organização compacta única e intransferível onde prevalecem necessariamente as preferências fundadas em Laços afetivos não podia deixar de marcar nossa sociedade nossa vida pública todas as nossas atividades representando o único setor onde o princípio de autoridade em disputado a família Colonial forneci a ideia mais normal de Poder da respeitabilidade da obediência e da coesão entre homens o resultado era predominarem em toda a vida social sentimentos próprios na comunidade doméstica naturalmente particular ista e antipolítico uma invasão do público pelo privado do estado pela
família entendi quer ver o bem público como se fosse privado entendi o cara que acha que o ônibus havia pública é o quarto dele onde dá para ouvir música que ele quer no volume que ele bem entender [Música] E aí o alce com razão do seu ponto de vista condenam por motivos parecidos usamos familiares excessivamente estreitos exigentes Isto é os condenam por circunscrever em demasiado o horizonte da criança dentro da paisagem doméstica pode ser respondido de Rigor só hoje Tais ambientes chegam a constituir muitas vezes verdadeiras escolas de inadaptados e até de psicopatas então na
prática Quando o brasileiro sai da sua casa carregando essa herança cultural de mais de 500 anos de patriarcalismo e se defronta com a sociedade objetivo ele quer fazer valer assim mesmo e aos seus próprios interesses movidos por emoções ele tem a sociedade e o tempo todo busca colocar suas emoções à frente Sérgio Buarque faz uma análises como brasileiro recusos ritualistas sociais os cerimoniais de respeito e polidez são facilmente trocados pelo personalismo e pela tentativa frequente de aproximar O que deveria ser pessoal Sérgio Buarque diz o brasileiro quando acontece é só na aparência ela não vem
de dentro e aparece somente como uma forma que o brasileiro usa para se defender a sociedade para manter intocados as suas emoções e o modo afetivo com a hora enxerga vida exemplo disso é quando a gente usa os diminutivos no tratamento de pessoas entidades com o objetivo de tornar as pessoas mais próximas mais íntimas a gente tem de omitir os sobrenomes das pessoas do tratamento social e usa em vez disso uma comigo isso acontece até no aspecto religioso nós não conhecemos por exemplo a Santa Teresa de vista mas se você falar de Santa Terezinha aí
a galera vai associar um nome acerta a mesma coisa pode ser percebida quando você ver um jogo de futebol entre a Seleção Brasileira EA uma seleção europeia nas camisas dos europeus estão escritos em geral seus sobrenomes e nas camisas dos brasileiros os seus apelidos usando tipos ideais weberianos Sérgio barco diz que a gente é meio que o oposto do japonês que usam ritualismo quase que religioso nos tratamentos sociais a partir do é mais gestos e referências nós não nos preocupamos com cerimoniais em sociedade nem na religião Nossa religiosidade em SIP nada sem esforço nosso ritualismo
frouxo isso produz Nossa moral social mais baseada nos sentimentos e nos sentidos e menos na racionalidade e na vontade por isso nossas relações são ditados por um caráter emotivo em termos objetivos para ser um bom vendedor de Qualquer que seja o produto não seria necessário se tornar um amigo do cliente para ter boas notas não seria necessário convencer emocionalmente professor para conseguir uma vaga de emprego não seria necessário conhecer e ser amigo de alguém de dentro da empresa para conseguir um contrato com uma produtora musical não seria preciso ser filho de um cantor já famoso
para passar na Peneira não precisaria fazer amizade com o treinador e para alcançar o importante cargo público não será necessário ser filho do presidente também não precisava levar o 7 a 1 da Alemanha porque isso não é normal isso é só a forma de sociabilidade Que Nós criamos de acordo com 7 e quando essa é a contribuição do brasileiro para civilização cordialidade brasileira emocionava aí quer saber a gente nem precisa esperar nada a ver ele nos explicar há várias explicações do Brasil feitas por brasileiros a gente só não lê e não valoriza os cientistas que
temos aqui e você o que pensa deixa aqui nos comentários deixa sua curtida aqui no vídeo também porque isso ajuda a nossa indicado a outras pessoas aliás inscrever custa zero reais você vai poder acompanhar o trabalho desenvolvido por aqui se ativar as notificações vai saber até quando tiver vídeo novo assim que o vídeo foi publicado Muito obrigado pela companhia e um abraço para você e