e chegamos à modernidade senhoras e senhores deixamos para trás já a antiguidade clássica antiguidade oriental deixamos para trás a a idade média a filosofia helenística e adentramos então ao que nós chamamos de idade moderna idade moderna que ficará conosco por um bom tempo senhoras e senhores muito bem quando nós começamos a ver essa transição do pensamento medieval para o pensamento moderno ou para o que nós chamamos de renascença nós vamos encontrar exatamente conceitos opostos conceitos esses que marcaram efetivamente essa transição não vejo nessa tabela montada com todo carinho para você você encontra aqui os contrapontos
das duas linhas de pensamento o pensamento medieval eo pensamento renascentista que será a base do pensamento moderno quando nós falamos de um dell centrismo medieval o que nós estamos querendo dizer é que por razões óbvias expressas na palavra de deus é o centro de todas as coisas mas o que significa dizer que deus é o centro de todas as coisas significa dizer que deus é o criador e que o homem vai buscar de alguma maneira todo o esforço necessário para estar com este criador mesmo ele sendo profundo na renascença essa relação muda quando nós nos
referimos ao antropocêntrico mesmo homem no centro não leve em consideração sequer a hipótese de nós estamos falando de um ateísmo o agnosticismo eo ateísmo não deus agnosticismo a negação do conhecimento divino não é isso tanto é que as obras renascentistas as mais conhecidas como a última ceia de leonardo da vinci a amazona das rochas é que mais você vai encontrar a pintura da capela sistina por miguel ângelo as estátuas de miquelângelo como moisés rei da via pietá são elementos absolutamente religiosos mas carregados de uma humanidade antropocêntrica sem tamanho então antropocêntrico não significa ateísmo significa percentual
somente antropocêntrico o homem no centro e agora a relação homem deus muda porque agora é influenciada pelo pensamento agostiniano deus não deus deus é influenciada pelo pensamento agostiniano mas a concepção que se que surge no renascimento influenciado nessa concepção vai se entender que agora deus está em busca da sua criação deus vai buscar a sua criação por isso o homem está no centro o homem é alvo direto de deus a partir daí não o contrário não um homem buscando a deus não mas sim deus buscando o homem à sua criação é o que você vai
encontrar por exemplo um movimento chamado reforma protestante você quer maior expressão do antropocentrismo do que a reforma protestante do século 16 em que o nosso amigo lutero vai dizer que a salvação do homem está diretamente ligada à justificação que ele tem pela fé em deus foi que ele tem homem em deus pois bem a dmed é marcada pelo conformismo talvez você nunca tenha ouvido falar mas seu pai já ouviu falar sua mãe já ouviu falar de uma síndrome conformista com todo respeito àquelas que têm esse nome que eu vou falar agora chamada de síndrome da
gabriela o que é a síndrome da gabriela algum tempo atrás uma rede de televisão muito famosa aqui no brasil fez uma novela chamada gabriela cravo e canela baseada na obra de jorge amado ea música tema da novela em determinado momento dizia da seguinte maneira eu nasci assim eu cresci assim eu vou ser sempre assim isso nada mais é do que o conformismo herança medieval deus me fez servo de deus colocou o cervo na terra para trabalhar e obedecer logo se eu sou um cervo qual é o meu destino traçado por deus trabalhar em obedecer e
nada além disso não sairemos disso aqui na renascença nós teremos a crença no progresso a crença no trabalho árduo trabalho duro é o capitalismo nascente onde todos podem ter uma oportunidade de ascender economicamente conseqüente sus e conseqüentemente socialmente também é a crença que a burguesia desenvolve na crença no trabalho no merecimento no crescimento econômico e social o medievalismo é muito forte com seu pensamento acético o que é o ascetismo a negação dos prazeres mundanos é a negação do conforto quanto mais eu sofrer quanto mais eu penar mais próximo estarei da salvação surgiram aí então ordens
religiosas que pregam a auto flagelação como forma de sentir as dores de cristo no seu corpo a renascença não à renascença fala de hedonismo hedonismo que significa prazer a busca pelo prazer ea justificativa de tudo que eu faço tem que me dar prazer a vida coletiva dá lugar a um indivíduo que busca a sua o seu espaço na cidade que busca ser um elemento gradativamente maior inclusive de participação política porque daqui a pouco começará a se contestar também essa idéia de um estado absoluto porque o indivíduo não vou inferir e não vou interferir melhor dizendo
os destinos da nação à qual pertenço a verdade está na bíblia a verdade está contida na bíblia not not que eu não disse que a verdade é a bíblia diz que a verdade está contida na bíblia e isso é o pensamento medieval e quando eu afirmo que a verdade é a ciência eu não estou negando ou a contribuição daquilo que vem na bíblia porque se deus deu ao homem racionalidade ele o deu para que pudesse interpretar a bíblia sem a necessidade de um intermediário que a igreja por isso que voltando ao conceito da reforma protestante
um dos grandes uma das grandes temas para a reforma protestante é a livre interpretação da bíblia sem a ação da igreja a natureza é fonte de pecado e por que a natureza fonte de pecado pergunto onde estava adão e eva onde estavam melhor dizendo adão e eva quando pecaram no paraíso na natureza vivendo ao natural a bíblia diz que eles andavam nos e não sentiu vergonha disso certo dia instalar a mulher andando pelo jardim a serpente que era a mais vil de todas as criaturas se aproximar dela lhe pergunta é verdade que se você comer
qualquer fruto da do jardim você vai morrer ea mulher responde não não não foi isso que deus disse deus disse que nós podemos comer de todos os frutos - deste que é o fruto do bem e do mal falar do conhecimento bem na mão a serpente de certamente você não morrerá porque é o comer da do fruto você terá a consciência do bem e do mal e você será igual a deus autonomia a mulher resiste ela não quer comer a serpente continua tentando tentando não como não como a semente fala comigo eu andava aí a
serpente apela ela diz boba como emagrece ela vai comigo aconteça emagrece não está no texto é uma inferência licença poética bayesiana nesse momento mas convencida de que ela vai ser do bem e do mal vai ter coisa também de uma mulher leva o fruto para o homem ele também come do fruto os olhos se abrem à espera da inocência pecado entra no mundo então a natureza é fonte de todo pecado do pensamento medieval no pensamento renascentista não no pensamento renascentista a natureza é bela o corpo humano é belo corpo humano embora carregado de erotização sim
mas ele é belo basta você ver as representações dos corpos femininos e masculinos a idade é moderna na renascença há uma supervalorização do corpo humano e da natureza em si ela precisa ser estudada pensamento medieval nos diz que o homem foi um equívoco de deus e tal qual deus fez com não é que destruiu a unidade fará o ser humano também mais uma vez essa instituição qualquer momento a renascença vai dizer que não a renascença vai dizer que o ser humano é o ápice é o auge da criação divina porque deus criou o homem à
sua imagem e semelhança com a mesma capacidade criativa portanto o ser humano independente de gênero é é a expressão física da genialidade e da criação divina esse é o momento do renascimento nós estamos vivendo é portanto uma nova concepção de mundo começa a surgir a concepção das ciências na observação dos fenômenos de como isso afeta a vida particular geral da sociedade aquilo que de fato nós vamos encontrar nesse cenário e destacamos então inicialmente galileu galilei conhecido de todos nós galileu galilei que vai se chocar com a teoria do chelsea centrismo vai inventar o telescópio vai
questionar as verdades naturais da igreja chamamos isso de renascimento científico e ele desenvolverá um método que até hoje nós utilizamos né sobre o estudo da ciência na elaboração de hipóteses que é a observação a experimentação ea prova matemática disso com a regularidade dos fatos se repetindo então nós temos aí é a possibilidade de gerar hipóteses para o entendimento da natureza através não mais mitos não mais de lendas mas sim através de uma observação meticulosa e acurada do que de fato é aquele fenômeno científico aquele fenômeno natural e nós temos isaac newton você sabe que um
dia você sabe que isaac newton lembrava muito não dele mas da mãe dele na época era lançar porque isaac newton tornou a nossa vida no ensino médio um pesadelo para nós que somos uma noites porque até este abençoado aparecer a física meu amigo minha amiga era puramente filosófica não tinha cálculo matemático olha que delícia esse sujeito aqui ele enfiar goela abaixo da física cálculos matemáticos se tem noção da desumanidade que é isso você tem que ficar lembrando de equação de torres ld-2 pirralhos d m sobre kaká de trabalho que é diretamente proporcional ao produto da
força pelo deslocamento pelo conselho do ângulo formado em que deduzir essas fórmulas e o pior de tudo fazer as conversões eu estou falando com r puxado interior porque está me dando revolta de lembrar disso eu lembro do meu sofrimento que foi no ensino médio não sei se o seu é assim o meu apoio foi terrível foi terrível e isaac newton lembrava muito a mãe desse sujeito com todo respeito a ser isaac newton conta a história que ele após um determinado momento sei lá que ele estava fazendo ali se assenta numa macieira a aaa da inglaterra
está por lá e cá e uma maçã na cabeça eu quero passar na cabeça e teria logicamente que é uma lenda ela teria elaborado a teoria de adaptar à lei da gravitação universal às vezes eu fico pensando que ele poderia ter por exemplo vivido no brasil e ter ficado embaixo de uma jaqueira eu acho que o resultado seria mais agradável para nós né imagine uma já tem instalada na cabeça de isaac newton e impedindo de respirar e conseqüentemente impedindo de desenvolver essas teorias todas essas leis todas esses cálculos todos que nós temos que viver obviamente
que isso nada mais é do que um desabafo de uma noite que sofreu demais no ensino médio com tudo isso mas isaac newton obviamente não vamos desprezar é de fato é o grande nome não tenha dúvida é fã mas tico no que diz respeito ao seu desenvolvimento e pensamento da física clássica da gravitação universal comprovando as teorias de galileu galilei eu vou é trocar a lousa e já retornam pra gente concluir esse conceito de início da ciência moderna quem tudo ok pessoal troquei a lousa como eu falei pra vocês pra gente fechar o nosso nosso
entendimento introdutório do que é essa esse pensamento moderno que está é amparado diretamente na construção do pensamento científicos pensamento científico moderno anda de mãos atadas aí com a filosofia da modernidade os grandes nomes desse pensamento científico como a de cá como bacon como isaac newton county a john locke todos eles estão ligados à questão da ciência são homens da ciência ea ciência é a nova vamos dizer assim vai se tornar algo que eu vou dizer aqui deixará os meus amigos agnósticos e ateus um tanto quanto bravos mas é o que você pode fazer desconectados e
não gostava que eu falar agora tá é o seguinte a nova religião agora é a ciência se á a a religião mística dominou a antiguidade ea medievalidade agora a ciência nova religião quem então cabe aí a discussão nesse momento inicial sobre ciência e progresso elas estão diretamente associadas e aí vem a questão sobre o que de fato a ciência representa em termos de neutralidade é a ciência neutra é a ciência há algo que está no contexto na base de uma sociedade absolutamente representadas em interesses escusos ciência nas juntamente com o capitalismo essa ciência nas juntamente
com o absolutismo com esse mundo moderno então a ciência vai prestar serviço obviamente aos poderosos aqueles que detêm o poder porque porque se pra fazer ciência eu preciso de financiamento eu preciso de grana eu preciso de de apoio político por exemplo tem que ter leis que não tornem crime a dissecação de cadáveres por exemplo então tem que medir se associar desse contexto religioso e tudo mais então a pergunta é a ciência realmente é neutra no que diz respeito ao seu desenvolvimento até atende a interesses maiores porque é fato que deter o conhecimento científico torna alguém
ou alguma nação extremamente poderosa de ter o conhecimento científico faz com que aquele que o detento tenha poder sobre quem não o tem mais do que isso precisamos então passará ao que a filosofia a fazer a refletir sobre a finalidade das ciências mais pra frente nós vamos ver um filósofo que diz exatamente isso não há nada intrinsecamente bom nem intrinsecamente mau que determina se é bom ou mau é a vontade à vontade com a qual você lida com a coisa falaremos dele mais pra frente e no caminho das ciências matemáticas e naturais nós vamos nos
deparar no século 18 com o novo bloco de ciências que são as ciências humanas o século 18 com o advento da industrialização dessa nova realidade a consolidação do capitalismo nos traz a economia como sendo a primeira estrutura científica humana ela traz ainda alguns alguns lampejos ciências exatas por conta da matemática das estatísticas e tudo mais mas podemos considerar assim uma ciência humana século 19 século 20 vai ser o didi prodígio ozu com a quantificação das ciências humanas sociologia ciência política geografia ou contexto de organização de uma história nós vamos ter aí a partir do pensamento
de marx o materialismo dialético nós teremos a todo o processo de desenvolvimento da antropologia as ciências humanas em 5 começam a se delicia começa a ter essa característica em bilica só que como eu coloco aqui para você temos problemas que uma noite é um problema camarada sabe que sabe como funciona uma noite vou explicar pra você só é assim você tem um grupo de exatas engenheiros e um grupo de humanas história publicidade e propaganda pessoal todo acaba energia o que o pessoal de exatas faz troca a lâmpada ouvir o pessoal de humanas faz uma fogueira
e começa a fazer dança étnica em volta da fogueira são mundos completamente distintos no camarada completamente distintos e as ciências humanas são problemáticas porque elas não são exatas veja pra começo de conversa o que você vai estudar coexiste com você coexiste com o pesquisador o antropólogos que vai a uma tribo indígena com a idéia de observar como é que funciona aquela tribos em contato com o homem branco não consegue fazer isso porque ele é um homem branco já está em contato com aquela tribo e consequentemente não vai poder assistir na plenitude como aquela tribo líbia
vai ter de meter um lampejo talvez com uma certa profundidade mas manter a não ser que ele se integra aquela comunidade mesmo assim não vai ser completo segundo devido a essa situação e ter objetividade distanciamento do da questão da pesquisa é impossível dentro das ciências humanas é absolutamente impossível não tem como não se envolver que seja minimamente e o ser humano ele é um bicho complexo tão complexo que ele ainda está perguntando da modernidade quem ele é de onde ele veio onde ele vai o que está fazendo ali anos e anos de filosofia não consegue
responder isso para o ser humano aliás as perguntas aumentam isso gera problemas o processo empírico no processo de experimentação mas as ciências humanas surgiram e se vão se consolidar como justamente instrumentos de estudo do ser humano na sociedade que os sexos concluímos então essa fase introdutória sobre a ciência moderna que está nascendo nós estamos vendo nascer agora no nosso próximo encontro começaremos a falar especificamente do racionalismo do empirismo da crítica razão caminharemos aí pela modernidade é isso um grande abraço e até agora tu tu tu tu tu