olá sou fernando cunha akira foco filmes e hoje vou te passar alguns esquemas básicos de iluminação esse vídeo vai ser muito útil para quem ainda não está entendendo muito bem o esquema de luz da iluminação em si está tendo dificuldades para iluminar os vídeos eu vou mostrar esquemas muito básicos mas eles servirão como base para esquemas mais complexos se você entender a motivação do posicionamento da qualidade e da intensidade de luz de cada refletor que a gente vai usar mas vai poder adaptar esses esquemas para as suas necessidades [Música] para começar eu vou te mostrar
o que a gente pode fazer com apenas um refletor mas antes não se esqueça de se inscrever aqui no nosso canal do youtube e curtir a nossa página do facebook aqui na descrição do vídeo eu coloquei também um link pra vocês se inscrever na nossa lista de e mails a gente tá vendo com uma novidade nos próximos meses e quem tiver inscrito na nossa lista vai ficar sabendo antes de todo mundo e pode ficar tranquilo que a gente vai cuidar muito bem do seu endereço de email não vai compartilhar com ninguém e também não vai
ficar enchendo a sua caixa de e mail com mensagem fique tranquilo vem um refletor que eu usei aqui foi um refletor muito simples um refletor abertuda makuta bond 300 lotes e é importante que você utiliza um refletor de luz dura porque você precisa de muita potência de luz a luz soft ela pode sim ser potente mas ela perde muita potência com a distância e como a gente está usando um refletor é importante que essa potência se mantenha por mais tempo que a gente vai usar um rebatedor eu tô eu vou usar sempre um prateado porque
ele rebate mais a luz mas você pode sim fazer com um branco principalmente nesse primeiro exemplo que o refletor vem de frente uma opção se você não tiver um rebatedor profissional é utilizar uma placa de isopor ela funciona muito bem e é usada até profissionalmente em cinema placa de isopor funciona tão bem com um rebatedor ir para o lado prata você pode comprar uma coisa especializado um papel profissional que reflete ou você pode improvisar também com papel alumínio ali ele vai fazer a mesma função a primeira opção é posicionar o refletor aproximadamente 45 graus é
importante que você levante o refletor play ficar um pouco mais alto que o ator é assim que a gente está acostumado a ver as sombras no dia a dia e outra importância do retorno mais alto é que a sombra projetada no fundo na parede no seu cenário ela vai descer e vai tirar aquela sombra feia que fica no cenário para suavizar a sombra que no rosto do ator que é o fred no caso a gente vai usar o rebatedor do lado prata perceber que quando mais próximo chegou do rosto dele mais suave ficam à sombra
e quando eu me afasto o contraste aumento 8 fica mais contra o estado outra opção é pegar esse mesmo refletor e colocar ele como contra luz também a 45 graus além do ator você agora vai precisar usar o lado prata do rebatedor porque você precisa voltar muita luz para o rosto dele porque senão não vai compensar com contra luz essa luz é muito utilizada pra noda uma luz mais artística uma luz quem está acostumado aqui no setor ainda foco filmes mas quem faz moda alguma coisa mais artística utiliza muito e se encontra bem marcado vamos
ver agora um esquema com três pontos de luz quando eu comecei a profissão quando comecei a estudar sobre iluminação tudo o que encontraram três pontos de luz com a luz principal a 45 graus a luz de preenchimento também a 45 graus só que do lado oposto e o contra luz mas isso pode trazer alguns problemas e hoje eu costumo iluminar de outra forma eu já vou te mostrar como e porquê mas antes a gente tem que entender o conceito de cada uma destas luzes para você gravar bem isso na cabeça a primeira luz é a
luz principal é ela que dá o conceito da iluminação ali ela que vai te dar à luz mais forte da cena ela que vai projetar e sombras no cenário e no rosto do ator essa luz aqui no estúdio eu posso colocar em qualquer lugar mas em novelas cinema curta metragem normalmente ela é motivada por alguma coisa seja uma janela um abajur ou até mesmo o sol aí a gente tem essa motivação na cena a gente traz à luz principal do mesmo lado para fazer sentido pra quem tá vendo eu vou posicionar a minha luz principal
a 45 graus no mesmo lugar que eu posicionei que não estava usando apenas um refletor essa é a primeira luz que têm que posicionar a luz principal e ela pode ser dura ou suave depende da intenção da sua cena depois é hora de posicionar a luz de preenchimento a sua função é controlar o contraste ou seja deixar as sombras mais suave ou mais duras disso aí você vai controlar com a luz de preenchimento por isso é importante que essa luz seja suave eu usei o mesmo refletor só que coloquei uma soft box na frente e
o posicionamento ideal dela é ficar atrás da câmera porque quando a gente coloca ela lado oposto da luz principal e ainda mais se ela não for uma luz soft corre o risco de você ter sombras duplas no rosto perceba no rosto do fred que a gente tem duas sombras projetadas no nariz uma de cada lado isso é muito feio a gente tem que evitar a qualquer custo o controle do contraste se faz alternando a intensidade da luz de preenchimento quanto mais forte for a luz de preenchimento mais suave serão as sombras ou seja menor será
o contraste percebo que quando eu diminua a intensidade da luz de preenchimento as sombras no rosto do fred ficou mais evidente por último você tem o contra luz que como o nome já diz vem por trás do ator e serve para separar o ator do fundo a três do fundo e dar volume para a sua cena o contra a luz pode vir do lado oposto da luz principal do centro ou do mesmo lado da luz principal isso vai depender do que você quer com a cena e de quem você está gravando tem cabelo curto tem
cabelo longo tipo de roupa você vai precisar experimentar ok a luz de contra no momento é uma luz dura porque a gente quer focalizar ela apenas um ator os atores evitando que ela pegue na lente da câmera para você não ter flecha na imagem se você ainda não sabe o que é uma luz dura e uma luz suave a gente tem um vídeo aqui no canal só clicar aqui do lado eu explico exatamente essa diferença entre nos dura e suave é muito importante você saber isso para você começar a iluminar e experimentar com seus equipamentos
isso que acabei de passar apenas uma base você é a partir daí vai desenvolver as suas técnicas para melhorar a sua a sua iluminação a sua técnica de iluminação se você curtiu esse vídeo não se esqueça de curtir aqui mesmo no youtube que é muito importante para nós o seu jorginho seu curtir aqui que ajuda o nosso canal a crescer e se você ficou com alguma dúvida é só mandar a pergunta aqui mesmo pelo youtube que eu vou fazer de tudo pra responder todo mundo aqui um grande abraço e até o próximo tutorial [Música]