A Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein revolucionou completamente nossa compreensão do universo que nos rodeia Ela permite explicar desde o nascimento do universo até a órbita dos planetas e os buracos negros. E também teve consequências bem práticas, como o GPS que você usa Mas o que é exatamente essa teoria e por que ela foi tão revolucionária? Até o início do século 20, a física era regida pelas leis de Isaac Newton O físico e matemático inglês dizia que a gravidade era uma força causada pela massa dos objetos e fazia com que eles fossem atraídos um direção ao outro.
O objeto com mais massa atrai mais intensamente Por isso nos mantemos sobre o chão da Terra. Ela nos atrai para o seu centro Por isso também os planetas se movem ao redor do Sol Mas imagine que o Sol de repente desaparecesse por completo. .
. Segundo a teoria de Newton, os planetas do Sistema Solar sairiam instantaneamente das suas órbitas, já que não haveria mais a força de gravidade do Sol atraindo-os. Para ele, a gravidade era uma força de ação imediata, independente da distância entre os corpos Mas Einstein encontrou um problema Segundo seus cálculos, a luz era a coisa mais rápida do universo.
Nenhum corpo com massa alcançava uma velocidade superior à da luz, nem a força de gravidade A luz do Sol leva cerca de oito minutos para percorrer os quase 150 milhões de quilômetros que o separam da Terra Então, se o Sol desaparecesse, como seria possível que a Terra fosse liberada da sua órbita antes que as pessoas aqui deixassem de ver o sol brilhar? Problemas desse tipo mostraram a Einstein que a gravidade poderia ter uma explicação diferente da que pensou Newton Nos dez anos que ele passou pensando nisso, entre 1905 em 1915, o físico alemão criou a Teoria da Relatividade Geral. Ele imaginou as três dimensões do espaço e a dimensão do tempo juntas, formando uma espécie de tecido que nos rodeia e que é deformado pela presença dos corpos.
E ele chamou isso de "espaço-tempo" Quando a gente aplica esse pensamento aos planetas e estrelas, é como se o Sol fosse uma bola pesada, colocada no meio de uma cama elástica A bola faz com que o tecido se curve, certo? É essa curvatura que cria o que nós sentimos como força de gravidade Então, a Terra e os outros planetas permanecem em órbita não porque o Sol simplesmente os atrai, como pensava Newton Pra Einstein, isso acontece porque o Sol é uma estrela tão massiva que os outros corpos seguem a curvatura que ela gera no tecido do espaço-tempo A partir daí, a gravidade já não pode ser considerada uma força de atração entre dois corpos, como dizia Newton Ela é o efeito que a curvatura do espaço-tempo tem sobre os corpos Pensando nisso, o que aconteceria se o Sol desaparecesse? Segundo Einstein, a perturbação que isso causaria no espaço-tempo formaria uma onda gravitacional que viajaria até os planetas.