AS SETE IGREJAS | Evidências NT

342.43k views4092 WordsCopy TextShare
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
Episódio 10 da temporada: Evidências Apocalipse. -- Texto, Roteiro e Apresentação: Rodrigo Silva ...
Video Transcript:
a guerras terremotos símbolos misteriosos Juízo Final estes são os elementos que marcam dos livros mais desafiadores de todos os tempos o Apocalipse estamos vivendo o fim do mundo podemos desvendar os mistérios desse livro começa agora evidências Temporada Especial Apocalipse 1 Ah que bom estar com você para o nosso encontro semanal aqui no seu programa Evidências na TV novo tempo mas eu não gostaria de começar o assunto de hoje sem primeiro oferecer para você e sua família inteiramente grátis o guia de estudos evidências com assuntos importantes de religião filosofia história e acima de tudo sobre a
palavra de Deus E como você pode adquirir é fácil aponte o seu celular para o QR Code que aparece aí na sua tela aí você vai cair no cadastro vai preencher com seus dados e o guia de estudos chegará em sua casa em qualquer lugar do Brasil você também pode pedir pelo telefone através do zero operadora 1221 27 3121 ou pelo site novo tempo.com/estudo ou biblia.com.br em diferentes pesquisas têm demonstrado a importância da religião na vida social de cada cidadão ou cidadã desse mundo especialmente no ocidente onde a maioria das pessoas ainda se declaram cristãos
alguns consideram a participação numa igreja de suma importância para a sua saúde mental outros julgam que a relevância da igreja não passa de um compromisso social e nada mais e para os cristãos primitivos aqueles que foram os primeiros a receber as revelações do Apocalipse o que significava para eles fazer parte da igreja O que as cartas destinadas a Eles teriam a nos dizer hoje em dia as sete cartas de João endereçadas às igrejas da Ásia menor tem chamado a atenção de muitos pesquisadores da Bíblia Sagrada o texto direcionado a cada comunidade parece digitado diretamente por
Jesus e a visão se deu no chamado dia do Senhor mas bom seria se alguns especialistas acreditam que o termo dia do Senhor no Apocalipse refere-se a volta de Jesus pois no antigo testamento em diversas ocasiões o dia do juízo final é descrito como sendo o Terrível e grande dia do Senhor o sentido pois seria arrebatado fui até o dia do Senhor peça porém contra esta Proposta o fato de que em todas as passagens do Antigo Testamento o dia do Senhor o dia escatológico usa a expressão grega da septuaginta de remera kirill literalmente o dia
que pertence ao Senhor enquanto aqui no Apocalipse a expressão a diferente ele escreve queria que remete era literalmente o dia senhorial outros por causa disso entendem que João estaria fazendo referência ao Imperador de Roma seria mais ou menos assim nos documentos mais antigos expedidos no Brasil era comum escrever no dia primeiro de março é de Nosso Senhor de 1936 meio à Comarca de etc era uma forma oficial de se inscrever um documento bem redigido então acreditam que o Apocalipse teria se valido de uma forma mais ou menos assim para falar da sua arrebatação no dia
Imperial de fato foram achados no Egito e na Ásia menor inscrições que atestam que os reis e imperadores eram chamados e kirios senhor e isto no período Romano tinha também um dia em especial do Imperador chamado Sebastian hemmer em grego era o dia no qual o aniversário ascensão ao trono era celebrada todo mês hora eu sei que parece fazer sentido mas a minha dificuldade com essa proposta estar em dois pontos primeiro porque ainda não se encontrou nenhum caso em que kiriakos se aplicasse um dia Imperial específico isso por si só não é uma prova final
eu sei mas demonstra que a hipótese se baseia no argumento do Silêncio os dias que Eu mencionei há aqui eles variavam de imperador para Imperador logo será necessário que João complementasse a frase dizendo arrebatado fui no dia do Senhor Imperador nas calendas do mês de março algo mais ou menos assim e ele não faz desse jeito outro problema é que não sendo esta uma nomenclatura obrigatória não teria sentido João usá-la em reconhecimento ao Imperador cuja divindade ele estava questionando Síria incongruente com propósito do Apocalipse reforçando essa minha Desconfiança de acordo com Flávio Josefo os judeus
recusavam chamar César de senhor porque eles defendiam que somente Deus é o único senhor e Policarpo martirizado Poucos Anos depois da morte de João preferiu morrer a dizer que César era Senhor então fica sem sentido achar que João estaria se referindo a Domiciano quando escreveu dia do Senhor e existem ainda alguns que pensam que o dia do Senhor se tratava do dia de domingo pois este ficou posteriormente reconhecido como o dia do Senhor especialmente não alguns documentos os pais da igreja isto por se tratar do dia da Ressurreição de Cristo acontece porém que esses documentos
patrísticos são todos os posteriores a revolta de bar kochba de 135 depois de Cristo EA ação de Adriano contra os judeus que foi um divisor de águas no cristianismo as campanhas anti-semitas do Imperador Adriano somadas as mudanças na liderança do cristianismo que agora era representada mais com Gentil de Alexandria e Roma do que por judeus de Alexandria e da Palestina fez com que estes fossem aos poucos os cristãos deixando de lado as práticas judaicas para não serem confundidos com segmento judeu e entre essas práticas a guarda do sábado agora transferir transferir essa situação pô e
para os dias de João seria um anacronismo Não há nada no Novo Testamento que indique claramente a transferência do sábado para o domingo palhaça a palavra domingo aplicado o primeiro dia da semana nem aparece nas escrituras eu ainda prefiro pensar que João tinha em mente o dia de sábado quando ele falou arrebatado fui no dia do Senhor Esse é o dia de guarda no judaísmo vamos falar um pouco sobre as cartas enviadas por John você não precisa ficar preso à literalidade do número sete cartas certamente havia outras igrejas da Ásia menor e o conteúdo poderia
ser válido para várias igrejas mas se assim for alguém pode perguntar por que João escreveu apenas uma carta geral para todas as igrejas ao invés de sete cartas talvez por causa do significado do número 7 ou seja as cartas queriam dizer muito mais do que simplesmente o conteúdo e imediato de cada uma delas as igrejas destinados são Éfeso Esmirna pérgamo tiatira sardes Filadélfia e laodiceia tem uma nota explicativa imediatamente antes do início da Primeira carta que me intriga esta nota diz o seguinte Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão
direita e dos sete candelabros as sete estrelas são os anjos das sete igrejas e os sete candelabros são as sete igrejas em Apocalipse 1 verso 20 o fato de Cristo segurar as sete estrelas em sua mão direita pode significar controle ou proteção nós temos essa mesma expressão no Salmo 73 23 toda via eu estou sempre contigo diz o Salmo tu me seguras pela mão direita curiosamente essa moeda que você vem seu vídeo estava em circulação nos dias de João e ela mostra no verso um filho do Imperador Domiciano bem ficado do céu brincando com sete
estrelas G1 e seria coincidência A imagem não sei é difícil afirmar Talvez João até se aproveitasse daquela imagem conhecida da moeda do imperador para dar uma mensagem rever Siva quem sustenta o seu povo é Cristo e não filho de um Imperador de ficado o fato é que o Espírito Santo partir do conhecido para o desconhecido para tornar a mensagem inteligível Ah João e a todos os seus leitores Outro ponto que me chama atenção é a identidade desses sete anjos das igrejas uns pensam que poderiam ser anjos literais que estariam diante de Deus estariam a cargo
de cuidar do povo de Deus outros acreditam que se trata de mensageiros os encarregados de transportar as cartas pela Ásia menor Afinal a palavra ângulos em grego quer dizer tanto anjo Quanto mensageiro e agora fazendo uma rápida de agressão alguns devem estar se perguntando como era o sistema de Correios daquele tempo como as cartas seriam e como elas sairiam de Patmos para as igrejas da Ásia menor bem aqui há duas possibilidades a primeira que elas podem ter ido de maneira clandestina ou então o que seguirão normalmente uma vez que esse tipo de exílio imposto Ah
João não o impedia de comunicar-se com seus discípulos seja como for uma olhadela na correspondência e no correio do antigo Império Romano Talvez nos ajude a entender um pouco no contexto dessas cartas especiais visual havia cartas particulares e cartas abertas ou cartas Gerais essa por exemplo que eu já mostrei no programa anterior é uma carta de arianos para o seu irmão Paulus provavelmente a mais antiga carta original trocado entre cristãos sim mas havia também cartas Gerais aquelas oficiais em nome do imperador eram as mais frequentes esse tipo de carta geral funcionava mais ou menos assim
ela muitas vezes era escrita em tom pessoal de forma direta como se fosse direcionada a uma pessoa em particular porém era para ser lida em lugares diferentes lugares públicos li esse primeiro no endereço do destinatário depois de outras províncias era uma forma de economizar dinheiro pois sairia caro produzir uma carta e assim as comunidades relacionadas tinham através da leitura geral da cata notícias do que estava acontecendo em províncias irmãs o mesmo pode ter acontecido com as cartas de João no Apocalipse elas Talvez rezassem as cópias de igreja para igreja uma linha depois passava para outra
e assim por diante havia até o caso de algumas cartas escritas em nome do imperador serem endereçadas a um indivíduo ou província em particular a mesma nunca ser entregue ali o costume era reescrever a carta numa parede e fixa la no lugar público para que quem quisesse e soubesse leira é claro pudesse Leila ou até copiá-la se desejasse a que você tem um exemplo disso nessa carta Imperial escrita na parede da antiga cidade de afrodísias esta era uma ocorrência muito comum naquele tempo as sete cartas podem ter seguido nessa linha não de serem escritas uma
parede não é isso mas de serem lidas em diferentes comunidades apesar do seu Tom pessoal as igrejas destinatárias eram grupos discretos reunidos em casas de alguns dos membros nesse tempo não havia capelas catedrais nem nada parecido com isso as igrejas funcionavam nos lares é que o cristianismo naquela época era uma religião ilícita E por isto eles não podiam jamais ter templos próprios e era improvisar o local de assembleias escavações feitas por exemplo na cidade de Corinto revelam que as casas dos ricos tinham geralmente um Átrio de 55 metros quadrados e o triclínio ou uma sala
de jantar com 36 metros quadrados a partir daí gerou o Connor dedos que a igreja de Corinto caso se reunissem na casa de um rico Não comportaria mais do que 50 pessoas numa única região há quem pense no entanto que esse número poderia ser maior e que os cristãos talvez se reunissem embaixo de um lugar ao mesmo tempo ali na cidade sobre as cartas propriamente ditas e o seu significado é claro talvez tenhamos uma pista se atentarmos como outros documentos da época descreviam o curso da história usando períodos distintos simbolizados por grupos ideias eu vou
explicar melhor para você e é que desde os peças o mundo estava perdendo o sentido cíclico da história zoroastro falava de uma linha do tempo de marcada por períodos de 3 mil anos cada quinhão da criação ao juízo final Virgílio e Ovídio falavam de Augusto trazendo a era de ouro antecedida pela era de ferro de prata e de bronze de igual modo os apocalipses judaicos também traziam uma periodização simbólica da história este por exemplo é uma parte do livro de Enoque descoberto nas cavernas do Mar Morto que contém o chamado Apocalipse dos Animais neste Apocalipse
a história dividida em três períodos cada um subdividido em diferentes grupos de animais simbólicos que representariam tanto um personagem humano quanto a era que ele representa um apocalipse das semanas é um breve relato da história da humanidade em uma série de semanas e diz respeito aos elementos do mundo é Nokia teria aprendido que esses eventos futuros viriam por meio de uma visão Celestial dada por Santos Anjos e compreendia em tábuas Celestiais eu dei esses exemplos para que você possa ver que é viável do ponto de vista hermenêutico enxergar nas sete cartas do Apocalipse sete períodos
da história do Povo de Deus a diferença é que nesse caso os apocalipses Apócrifos que Eu mencionei e os documentos peça e Romanos falavam de uma história por inspiração humana geralmente retratando a história do ponto de vista do autor para o passado mas no caso do Apocalipse que era inspirado por Deus a proposta é ver o futuro é exatamente o que vemos no capítulo 1 verso 19 revelar as coisas que são Isto é as que pertencem ao tempo do autor e as que hão-de acontecer depois destas Ou seja no futuro dele Jesus é visto e
pelos candelabros O que quer dizer que ele acompanha a trajetória da igreja ao longo dos séculos veja como todas as cartas tem sempre uma ênfase na volta de Jesus Éfeso a repente se não venho a Ti Apocalipse 2 verso 5 Esmirna sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida Apocalipse 2 verso 10 pérgamo portanto arrepende ti se não venho a Ti sem demora Apocalipse 2 16 tiatira conservai o que tendes até que eu venha Apocalipse 2 25 sites se não vigiares virei como ladrão e não conhecer as de modo nenhum a hora
em que virei contra ti Apocalipse 3 vs 3 Filadélfia venho sem demora Apocalipse 3 verso 11 e laodicéia eis que estou a porta e bato Apocalipse 3 verso 20 você percebeu que interessante em cada igreja ao anúncio a idade da volta de Jesus sendo que na igreja dias Minas ele é feito de maneira indireta falando da coroa da justiça e na igreja de Apocalipse ele não anuncia a brevidade da volta ele já está às portas Observe também como já mencionamos no programa sobre a estrutura que acima do Apocalipse como estas cartas sinalizam para Apocalipse Capítulo
21 e 22 que descrevem a Nova Jerusalém vamos novamente para tela aqui nós vamos ver o bloco B que está no início do Apocalipse e o bloco B linha que está mais no final estou comparando então Apocalipse 2 a 6 o capítulo 2 o Capítulo 6 como capítulo 19 ao 22 verso 5 no bloco B está assim Ao Vencedor dar-lhe-ei que se alimente da Árvore da Vida que se encontra no paraíso de Deus você vai para o final do livro no meio da praça de uma margem A outra está a Árvore da Vida no início
O Vencedor de modo nenhum o dano da segunda morte no final Esta é a segunda morte o lago de fogo ali na primeira parte Contra Eles pelejarei com a espada que sai da minha boca no final saiu da sua boca uma espada afiada para com ela ferir as nações na primeira parte do primeiro bloco darei um novo nome ao qual ninguém conhece exceto aquele que o recebe no final tem um nome escrito que ninguém conhece exceto ele mesmo como você pode ver nesses exemplos aqui eu já falei nisso no programa anterior nós vemos como que
o primeiro bloco do Apocalipse é muito semelhante ao final nesse caso específico eu estava citando apenas pontos que estão na sete cartas e como essas promessas são similares ao que temos no final do livro com a realização dessas promessas de cristo o que que o Apocalipse está nos ensinando que a primeira parte mostra a igreja militante a igreja que combate que sofre e a última parte e a igreja Triunfante gloriosa recebendo a Vitória das mãos de Jesus por isso cada carta tem também um elogio uma advertência e uma promessa de Cristo a cada uma das
igrejas primeira igreja Éfeso desejável a cidade de Éfeso estava num ponto geograficamente desejável admirável possui o mais belo ponto da Ásia ocidental a cidade estava enfeitada com os mais lindos templos ali ficava o Templo da deusa Diana ou Artemis que já comentamos em programas anteriores havia também um grande teatro para cerca de 30 mil pessoas nesta cidade onde se adorava Deus estátuas e árvores Paulo Apolo Áquila e Priscila fundaram uma igreja cristã o evangelho converteu muitos cidadãos da cidade de Éfeso Na época de Paulo Timóteo era o pastor da cidade de Éfeso ela é elogiada
na carta do Apocalipse pelo seu zelo tra a lealdade as doutrinas E por que reprovava as obras dos nicolaítas mas o que tinha os nicolaítas quem eles eram Irineu de Lyon que viveu Poucos Anos depois de João falava dos nicolaítas que levava uma vida de indulgência desenfreada Hipólito afirma que O diácono like Nicolau foi o autor da heresia e da seita dos nicolaítas mas para vários autores essa referência aos nicolaítas seria apenas simbólica assim como o Apocalipse também fala dos seguidores de Balaão que a pouco seriam mencionados também na carta a alma reprovação não é
que os Efésios abandonaram seu primeiro amor e o Império da iniquidade que Paulo já testemunhava estava aparecendo ali por isso que o Apocalipse diz lembra-te arrepende ti e volta a prática das primeiras obras Éfeso representa o cristianismo primitivo aquele cristianismo do amor puro do verdadeiro do Zelo evangelístico enfim a igreja dos Apóstolos do primeiro século Esmirna esse nome significa cheiro suave a cidade de Esmirna ficava 22 km ao norte de Éfeso ela ficava sobre a bela Enseada do mar Egeu a cidade de Esmirna possui uma planta aromática chamada mirra o seu perfume era realmente suave
no centro da cidade havia um pequeno Monte chamado pago e no seu topo um santuário dedicado a divindade grega mese Policarpo o pastor da Igreja de Esmirna no período patrístico e é ali que o apóstolo João fala conheço a tua tribulação a tua pobreza mas tu és rico Apocalipse 2 verso 9 não há reprovação para essa igreja ser interessante Esmirna tornou-se em 303 depois de Cristo Arena para a morte de muitos Mártires cristãos E se for um terrível período de perseguição ao cristianismo onde eles eram lançados aos leões queimados vivos ou colocados em Estacas um
dos últimos a morrer herói camente as mina foi Policarpo o líder da igreja enquanto ele enfrentava multidão sedenta de sangue o imperador romano exigia que ele Juraci por César e amaldiçoasse a Cristo mas Policarpo respondeu por 80 anos eu sirvo a Jesus e ele nunca me fez nenhum mal como eu poderia blasfemar o nome do meu rei que me salvou a igreja Perfumaria o mundo com os em Esmirna EA Igreja Cristã do período da perseguição do segundo ao quarto do século pérgamo elevação pega mas estava localizada no cume de uma montanha e esta esplendorosa cidade
era conhecida pelos seus muitos templos pagãos e por uma grande biblioteca com cerca de 200 mil volumes pérgamo instituiu o primeiro culto de adoração ao Imperador vivo isso em 29 anos se Cristo na época de Augusto e isso porque ela talvez é referida no Apocalipse com o sendo o lugar onde Satanás tem o seu trono mas há quem Pense também que essa possa ser uma referência ao templo de Zeus que foi descoberto desmontado e hoje está no museu de Berlim na Alemanha a antipas era o provável pastor da igreja mencionado na carta uma tradição tardia
diz que ele foi queimado no ventre de um bezerro de latão que foi aquecido até ficar incandescente a Esmirna edito Conserva o teu nome pois não de gaste a minha fé Apocalipse 2 verso 3 agora vem a reprovação não Jesus falou o seguinte para essa igreja tenho porém contra ti algumas coisas tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão também tu tens os que mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas encontra a Igreja de Éfeso odiava a obra dos nicolaítas a igreja de pérgamo sustentava a doutrina deles percebeu pérgamo representa portanto terceiro período da
história do cristianismo quando o império romano estabelece o líder de todas as igrejas cristãs e assim começa a mandar dar ingerência sobre a igreja o período muitas tradições não encontradas na Bíblia foram colocados o cristianismo esse período vai do 4º ao 6º século tiatira sacrifício a cidade em si dava a impressão de fraca tornando forte foi construída por ser eu conduzi ler as de Alexandre o Grande foi construída para ser uma cidade-sede de Guarnição militar o elogio da carta conheço as tuas obras o teu amor EA tua fé e o teu serviço e a tua
perseverança e as duas últimas obras que são mais numerosas do que as primeiras Apocalipse 2 19 à igreja desse período organizou orfanatos hospitais missões esta era uma congregação realmente preocupada e dedicada em atender as necessidades das pessoas porém ter uma reprovação Jesus disse tenho contra ti que toleras essa mulher Jezabel que a si mesmo assim declaro a profetisa e que ensina e seduz os meus servos a praticarem a prostituição a comer em coisas sacrificadas aos Ídolos Apocalipse 2 verso 20 Jezabel foi uma princesa Fenícia e sacerdotisa de Baal um Deus Pagão da natureza ela promoveu
a adoração do Sol e contribuiu para desviar Israel do seu relacionamento especial com Deus te atira representa pois esse período do cristianismo na terra quando o próprio cristianismo assumiu características de depotismo perseguindo aqueles que discordavam de seus preceitos esse período vai do século 16 ao século 16 sardes A etimologia incerta mas a cidade que tem o nome de sardes foi construída sobre uma rocha ela ficava numa elevação de cerca de 500 metros era a capital do Império da Lídia um dos mais ricos do mundo antigo a moeda cunhada aliás surgiu na cidade de sites como
elogio muito pouco havia para ser elogiado Jesus disse tem em sardes umas pouco o que não contaminaram suas vestiduras o resto vivia só de aparência do passado era um vivo morto e qual conselho que Jesus da seja vigilante consolida o resto que ele está para morrer lembra-te de que tens Recebido e ouvido arrependo.de guarda sabe representa o quinto período do cristianismo na terra Quando ocorreu a reforma protestante sobre Martinho Lutero e outros mas passado o fervor da reforma os cristãos esfriaram na fé e começaram de novo a viver do passado triste a situação de sardes
do século 16 a 18 Filadélfia amor fraternal a cidade de Filadélfia foi fundada por athalo rei de pérgamo também conhecido como Filadelfo a sua localização geográfica era a porta de entrada para o Oriente estava sujeita a frequentes terremotos era uma cidade magnificente a igreja de dessa cidade deve ter sido notável pois recebeu e a parte de Cristo e nenhuma repressão Filadélfia representa o período do século 19 quando o grandes movimentos missionários revitalizaram a fé da igreja o reavivamento impeliu a igreja como nunca Dantes aí vem Laudicéia o juízo do Povo laodiceia era uma das cidades
mais prósperas de toda a Ásia Menor Ela Serviu de símbolo do cristianismo moderno justamente aquele do qual fazemos parte hoje essa igreja de laodicéia eu acho que não preciso explicar para você você pode sozinho ler a Bíblia e no auto exame verificar se essa carta de Laudicéia não é justamente um quadro do cristianismo de nossos dias mas note não se trata de uma igreja condenando a outra é um alto juízo que a igreja faz de si mesmo ou melhor que Cristo faz a igreja aquela que ele tanto amou Leia essa carta reflita por si mesmo
pergunte a si mesmo como está o estado espiritual e lembre-se nós estamos no período de Laudicéia mas não precisamos estar no estado de Laudicéia às sete igrejas da Ásia representaram sete períodos da história da igreja cristã em todas as suas épocas as igrejas mostram que Deus ainda está cuidando do seu povo em meio a história desse mundo da mesma forma Deus quer hoje cuidar da sua vida e da sua história nada foge do controle de Deus só mais um pouco e logo estaremos para sempre com Jesus [Música]
Related Videos
AS SETE TROMBETAS - PARTE 1 | Evidências NT
28:06
AS SETE TROMBETAS - PARTE 1 | Evidências NT
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
223,877 views
7 IGREJAS DO APOCALIPSE - TURQUIA | Série Viaje Comigo
21:16
7 IGREJAS DO APOCALIPSE - TURQUIA | Série ...
Viaje Comigo
1,315,283 views
A MERETRIZ DO APOCALIPSE | Evidências NT
28:01
A MERETRIZ DO APOCALIPSE | Evidências NT
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
297,804 views
AS SETE IGREJAS DE APOCALIPSE - Hernandes Dias Lopes (Pregação Completa)
59:10
AS SETE IGREJAS DE APOCALIPSE - Hernandes ...
Canal Verdade e Vida
38,590 views
O MILÊNIO FINAL | Evidências NT
28:01
O MILÊNIO FINAL | Evidências NT
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
516,170 views
AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE - Hernandes Dias Lopes
55:42
AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE - Hernandes ...
Hernandes Dias Lopes
776,084 views
JESUS NO APOCALIPSE | Evidências NT
28:02
JESUS NO APOCALIPSE | Evidências NT
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
199,397 views
A GRANDE APOSTASIA | Evidências NT
28:01
A GRANDE APOSTASIA | Evidências NT
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
206,273 views
O ENIGMA DO ANTICRISTO | Evidências NT
28:04
O ENIGMA DO ANTICRISTO | Evidências NT
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
1,049,773 views
Especial Egito - José, o Governador do Egito | Evidências NT
28:01
Especial Egito - José, o Governador do Egi...
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
1,357,017 views
O TRONO DE DEUS | Evidências NT
28:05
O TRONO DE DEUS | Evidências NT
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
338,052 views
APOCALIPSE UMA CARTA DE AMOR | Evidências NT
28:02
APOCALIPSE UMA CARTA DE AMOR | Evidências NT
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
90,222 views
UM CONFLITO NO CÉU | Evidências NT
28:02
UM CONFLITO NO CÉU | Evidências NT
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
416,030 views
MULHER EM FUGA | Evidências NT
28:01
MULHER EM FUGA | Evidências NT
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
148,382 views
O JUÍZO E AS TESTEMUNHAS MÁRTIRES | Evidências NT
28:01
O JUÍZO E AS TESTEMUNHAS MÁRTIRES | Evidên...
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
204,548 views
QUÃO PERTO ESTAMOS DO FIM
28:01
QUÃO PERTO ESTAMOS DO FIM
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
735,186 views
CONHEÇA A CIDADE DE ÉFESO #RodrigoSilva #Turquia #Éfeso #Apocalipse
38:03
CONHEÇA A CIDADE DE ÉFESO #RodrigoSilva #T...
Rodrigo Silva Arqueologia
803,117 views
Bíblia Fácil Apocalipse - Tema 2 - As 7 igrejas
56:00
Bíblia Fácil Apocalipse - Tema 2 - As 7 ig...
Bíblia Fácil
517,299 views
AS SETES IGREJAS DO APOCALIPSE
52:26
AS SETES IGREJAS DO APOCALIPSE
Hernandes Dias Lopes
56,853 views
OS CAVALEIROS DO APOCALIPSE - PARTE 1 | Evidências NT
28:01
OS CAVALEIROS DO APOCALIPSE - PARTE 1 | Ev...
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
548,152 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com